Não autenticado |

Alex Gomes da Silva

    • Formado no curso de História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre pelo Programa de História Social da Universidade de São Paulo (USP), desenvolve, atualmente, nessa mesma instituição, pesquisa de doutoramento como requisito para obtenção do título de Doutor em História Social. Possui experiência na área de História, atuando como professor no ensino estadual e, no âmbito acadêmico, na Universidade de Santo Amaro (UNISA). Na área de pesquisa acadêmica, o foco analítico concentra-se principalmente nos seguintes temas: cultura, imprensa, intelectuais, Brasil getulista, Portugal salazarista, Estado Novo, Revista Atlântico, iberismo, hispanismo e Gilberto Freyre no pós-guerra.

       

      Links:    

    • GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INTERDISCIPLINARES SOBRE CULTURA, POLÍTICA E SOCIABILIDADE. - UNESP
    • SILVA, A. G. . Autores, obras e temas da esquerda brasileira e portuguesa sob a perspectiva do projeto cultural da revista Atlânticoi Cadernos Cedem , v. 3 , p. 03 - 22 , 2012. ISSN: 22360247.
    • SILVA, A. G. . A recriação "atlântica" do processo colonizador português. A revista Atlântico (1941-1945). Revista Angelus Novus , v. 2 , p. 110 - 141 , 2011. ISSN: 21795487.
  • Trabalhos em Anais: 4
    • SILVA, A. G. . Cultura luso-brasileira sob a perspectiva do projeto cultural da revista Atlântico.. In: Olímpiada USP de inovação , 2011 , São Paulo. Olímpiada USP de inovação. : , 2011.
    • SILVA, A. G. . A revista do Brasil durante o Estado Novo (1938-1943). A seção Letras Portuguesas.. In: XVII Encontro Regional de História Anpuh São Paulo. , 2006 , Assis. XVII Encontro Regional de História Anpuh São Paulo.. : , 2006.
    • SILVA, A. G. . A Revista do Brasil durante o Estado Novo (1938-1943). A seção Letras Portuguesas.. In: Congresso de Iniciação Científica Unesp , 2006 , Assis. Congresso de Iniciação Científica Unesp. : , 2006.
    • SILVA, A. G. . A Revista do Brasil durante o Estado Novo (1938-1943). A seção Pesquisas e Documentos.. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2007 , Araraquara. XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. : , 2007.
    • SILVA, A. G. . A revista Atlântico e a tentativa de construção de um novo paradigma.. 2011 (Seminário)
    • SILVA, A. G. . ARQUIVO: SEÇÃO LETRAS PORTUGUESAS ( 3ª Fase Revista do Brasil 1938-1943). 2006 (Seminário)
    • SILVA, A. G. . Diálogos através do atlântico: intelectuais portugueses e brasieliros na revista Atlântico.. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, A. G. . A recriação altlantica do processo colonizador portugues. A revista Atlantico (1941-1945).. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, A. G. . A revista do Brasil durante o Estado Novo (1938-1943). A seção Pesquisas e Documentos.. 2007 (Comunicacao)
    • SILVA, A. G. . A revista do Brasil durante o Estado Novo (1938-1943). A seção Letras Portuguesas. 2006 (Comunicacao)
    • SILVA, A. G. . A Revista do Brasil Durante o Estado Novo (1938-1943). A seção letras portuguesas. 2006 (Comunicacao)
    • SILVA, A. G. . A Revista do Brasil durante o Estado Novo (1938-1943): a seção Letras Portuguesas.. 2006
    • SILVA, A. G. . A Revista do Brasil durante o Estado Novo (1938-1943): a seção Pesquisas e Documentos.. 2007
    • SILVA, A. G. . A Revista do Brasil durante o Estado Novo (1938-1943): as seções Letras Portuguesas e Pesquisas e Documentos.. 2007
    • SILVA, A. G. . Dois "Brasis", vários "Portugais": projeto de (des)nacionalização pelas letras. A revista Atlântico (1941-1945).. 2010
    • SILVA, A. G. . Cultura luso-brasileira em perspectiva: Portugal, Brasil e o projeto cultural da revista Atlântico (1941-1945).. 2011
    • Nome do projeto: A Revista do Brasil durante o Estado Novo (1938-1943): a seção "Letras Portuguesas". (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. .
      Descrição: Centrado na terceira fase da publicação e, especificamente, na seção Letras Portuguesas (1938-1943), o trabalho visou pôr em discussão o perfil monolítico atribuído à imprensa brasileira na década de 1930. Foi tendo em vista essa proposta que a Revista do Brasil, na categoria simultânea de fonte e objeto de pesquisa, foi mobilizada no intuito de discutir essa questão. Neste sentido, o objetivou-se verificar como as análises de Lúcia Miguel Pereira na referida seção colaboraram para reconstruir o clima da época e como dialogavam com as restrições impostas pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
    • Nome do projeto: Gilberto Freyre e o iberismo no pós-guerra. (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. .
      Descrição: Com o objetivo de alinhar perspectivas aos estudos produzidos sobre a obra e o pensamento de Gilberto Freyre, optamos por realizar uma análise focada no entendimento do processo de desenvolvimento das ideias do sociólogo pernambucano no panorama mundial criado no pós-guerra, tendo como premissa a hipótese de que a razão, o peso e a projeção dessas resultam do recrudescimento dos debates travados nesse contexto em torno da descolonização e da questão racial. Buscaremos avaliar o impacto das ideias freirianas tendo como pano de fundo o cenário mundial inaugurado com o fim da Segunda Guerra Mundial, partindo do entendimento de que perfazem um apelo à revalorização de um modelo de organização posto em descrédito devido à configuração de um novo modelo de civilização, que pagaria o seu tributo à modernidade e ao avanço industrial. A questão a ser discutida e analisada pela pesquisa gira em torno, portanto, do mundo ibérico projetado por Freyre. Buscaremos reconstruir em que medida as definições e conceitos subjacentes a esse mundo permitem, no contexto inaugurado pelo pós-guerra, difundir uma imagem positiva das nações ibéricas, bem avaliar qual o seu grau de comprometimento com os projetos e modelos de civilização que ganharam corpo logo após a vitória aliada.
    • Nome do projeto: Cultura luso-brasileira em perspectiva: Portugal, Brasil e o projeto cultural da revista Atlântico (1941-1945). (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. .
      Descrição: A revista Atlântico foi parte integrante de um projeto maior açambarcado por Portugal e Brasil no começo da década de 1940. Para sermos mais precisos, 1941 é o ano da assinatura do acordo cultural luso-brasileiro que acabou resultando, dentre outros elementos, na idealização de um projeto cujo cerne assenta-se na criação de uma revista de ?cultura? e ?arte?. Desse processo, surge Atlântico, revista que deve seu nome ao intento de ?encontrar uma palavra suficientemente elástica, ondulante, para sintetizar o vago e o concreto das nossas aspirações, o sonho e a realidade do nosso ideal?, segundo as palavras de um dos seus diretores, António Ferro. Fundada em 1942, a revista Atlântico tem como propugnadores o diretor do Secretariado da Propaganda Nacional (SPN) de Portugal, António Ferro, e o diretor do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), Lourival Fontes. A presente pesquisa, que abrange o período de 1941 (ano da assinatura do Acordo Cultural luso-brasileiro) a 1945 (que marca tanto o fim da vigência do DIP quanto o término da primeira fase de Atlântico), pretende discutir a idéia defendida por seus articulistas de que a ?natureza? da revista Atlântico, isto é, por ser um periódico de ?cultura, de literatura e de arte?, ?abstêm-se de tratar dos problemas sociais, políticos ou econômicos do mundo moderno, até quando dizem respeito à vida do Brasil ou de Portugal?. Ademais, pelo fato de congregar um feixe de intelectuais bastante diversificado, a análise sistemática da revista Atlântico objetiva avaliar e compreender a maneira pela qual autores e obras aparecem no corpo da publicação.
    • Nome do projeto: A Revista do Brasil durante o Estado Novo (1938-1943): a seção "Pesquisas e Documentos". (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. G. .
      Descrição: Ao longo de toda a seção Pesquisas e Documentos foram publicados documentos de diversas naturezas: cartas, pronunciamentos, panfletos, versos e pesquisas. Há, no entanto, uma substancial predominância da primeira dentre o conjunto das publicações veiculadas: mais de 60% das páginas que deram corpo a Pesquisas e Documentos foram estruturadas mediante a apresentação de missivas -- endereçadas e escritas pelos mais variados grupos de intelectuais e políticos da época a que se referem. A análise do conjunto das idéias e argumentos defendidos por Tarquínio no decurso de toda a seção fora de grande valia no que concerne às seguintes constatações: permitiu perscrutar a prática de historiador de Tarquínio, o qual, por meio de elementos particulares, adentra a um universo rico em significados, pois calcado na historicidade das estruturas, estruturas cuja amplitude, cumpre assinalar, circunda e extravasa os limites decorrentes da superfície dos fatos; forneceu indícios que atestaram a contraposição entre o que era veiculado e difundido pelos órgãos de doutrinação do Estado e o que realmente correspondia ao passado nacional, sem cortes ou omissões, passado esse expresso em alguns de seus matizes pelas páginas que configuraram a seção Pesquisas e Documentos.
    • Graduacao:
      • Curso: HISTORIA
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho
        Título: A Revista do Brasil durante o Estado Novo (1938-1943): a seção
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de Santo Amaro
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Aluno/Bolsista/CNPq
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Aluno/Bolsista/CNPq
    • Escola Estadual Leny de Barros:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Professor de Historia
    • E E Deputado Heitor Cavalcanti:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Profer ossde Historia
    • E E Dr Reynaldo do Nascimento Falleiros:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professor de Historia
    • Universidade Estadual Paulista Campus de Franca:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Professor Centro Alfabetização Paulo Freire
    • E. E. Reverendo Almir Pereira Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Jornada Básica
    • Universidade de Santo Amaro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Professor-Tutor Ensino a Distância
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - Atual ).
        Outras informações: Professor Tutor EaD