Não autenticado |

Juliana Pádua Silva Medeiros

    • Juliana Pádua Silva Medeiros, mestre em Letras pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP - 2011), é pesquisadora em Literatura para Crianças e Jovens sob a vertente das Estratégias cognitivas de leitura, Formação do leitor, Diálogos intersemióticos, Teoria comparada e Múltiplas linguagens. Tem especialização em Literatura e Artes Visuais pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV - 2004) e graduação em Letras pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF - 2002). É professora na educação básica no Colégio São Domingos, arte-educadora nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, bem como membro do Grupo de Pesquisa em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens da Faculdade de Filosofia Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

       

      Links:    

    • Produções literárias e culturais para crianças e jovens
    • Diálogos híbridos na formação do leitor literário: teoria, prática e experimentação
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Sentido Inverso - Antologia de poemas. São Paulo - SP : Andross Editora e Eventos Educacionais, 2008 . p. ISBN: 9788599267288.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Retratos Urbanos - Antologia de crônicas. São Paulo - SP : Andross Editora e Eventos Educacionais, 2008 . p. ISBN: 9788599267257.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Da cartografia textual ao mapa cognitivo: a representação do leitor contemporâneo nas obras 'Abrindo caminho' e 'A maior flor do mundo' Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , v. VIII , p. 1793 - 1796 , 2014. ISSN: 19809026.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Da leitura às releituras: um relato de experiência sobre literatura oral e experimentação multissemiótica Literartes , v. 4 , p. 123 - 139 , 2014. ISSN: 23169826.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Ser ou não ser, eis a questão!: Uma análise da obra 'Zé Diferente' sob a lente dos estudos comparados e antropológicos Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , v. VIII , p. 1797 - 1800 , 2014. ISSN: 19809026.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Leitura em cena: Vivências em sala de aula com livro de imagens Literartes , v. 3 , p. 82 - 101 , 2013. ISSN: 23169826.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Revista JIOP Revista JIOP , v. 3 , p. 1 - 444 , 2012. ISSN: 21766045.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Revista Eletrônica Pedagogia em Foco Revista Eletrônica Pedagogia em Foco , v. 7 , p. 1 - 362 , 2012. ISSN: 21783039.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Navegar é preciso: O leitor contemporâneo e os desafios da leitura hipertextual Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , v. VI , p. 664 - 667 , 2012. ISSN: 19809026.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O leitor navegante e as (a)venturas da arquitetura labiríntica Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , v. VI , p. 650 - 663 , 2012. ISSN: 19809026.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Entre olhares e linguagens: a construção da metáfora na literatura e no cinema. Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas, v. , p. 181 - 200, 2016.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Leitura em cena: um relato de experiência sobre vivências com livro de imagens na educação básica e na formação de professores. IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil - Celebrando a leitura, v. , p. 105 - 110, 2015.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O cenário como elemento fantástico em ?Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa?.. IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil - Celebrando a leitura, v. , p. 100 - 105, 2015.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O mundo editado: um relato de experiências sobre exercícios de ver e de produção midiática. Educomunicação e diversidade: integrando práticas, v. , p. 97 - 106, 2016.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Na era da conectividade: os múltiplos links na rede hipertextual da literatura para crianças e jovens.. impósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa: a formação de novas gerações de falantes de português no mundo., v. , p. 702 - 705, 2012.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Por mares nunca dantes navegados: o perfil do leitor contemporâneo.. III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa: a formação de novas gerações de falantes de português no mundo, v. , p. 695 - 702, 2012.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A aventura de ler em ?A história sem fim?. A aventura de ler em ?A história sem fim?, v. , p. 692 - 695, 2012.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Pela via de acesso do comparativismo representações do leitor do terceiro milênio em obras contemporâneas de literatura para infância e juventude de língua portuguesa. Literatura e comparativismo contemporâneo: narrativa, poesia e cinema, v. 1, p. 139 - 149, 2013.
    • LOPES, C. C. ; MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Entre o ser, o ter e o fazer: Uma análise da obra Zé Diferente.. Tecendo literatura: entre vozes e olhares, v. 1, p. 81 - 92, 2013.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Entre links e plugs: O leitor contemporâneo na rede hipertextual. Língua Portuguesa: Ultrapassar fronteiras, juntar culturas, v. , p. 24 - 36, 2010.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A ativação de links no processo de leitura dos hipertextos. A Língua Portuguesa no Mundo, v. , p. - , 2008.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A burocracia é burra . Tribuna da Região , Iturama - MG , . .
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; Spenlger, Maria Laura Pozzobon ; LOPES, C. C. . Links e Livros: A literatura contemporânea para crianças e jovens interconectada por redes hipertextuais. In: V Simpósio de Literatura Infantil e Juvenil , 2012 , Florianópolis - SC. Anais do V Simpósio de Literatura Infantil e Juvenil. Florianópolis - SC : Unisul, 2012.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Por mares nunca dantes navegados: O perfil do leitor contemporâneo. In: III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2011 , Macau - China. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo,. : , 2011.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; LOPES, C. C. ; BORGES JUNIOR, J. D. . A aventura de ler em ?A história sem fim?. In: III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguea , 2011 , Macau - China. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. : , 2011.
    • Spenlger, Maria Laura Pozzobon ; LOPES, C. C. ; MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Na era da conectividade: Os múltiplos links na rede hipertextual da literatura para crianças e jovens. In: III Simpósio de Estudos de Língua Portuguesa , 2011 , Macau - China. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. : , 2011.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Abrindo caminhos para a mediação de uma leitura eficiente. In: V Encontro de Literatura Infantil e Juvenil , 2008 , Rio de Janeiro - RJ. V Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. : , 2008.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Navegar é preciso, mesmo não sendo preciso: A multíplicidade de conexões na rede hipertextual da literatura para crianças e jovens. In: 32º Congresso Internacional de IBBY - A forza das minorías , 2010 , Santiago de Compostela - Esp.. A forza das minorías. : , 2010.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A ativação de links no processo de leitura dos hipertextos. In: I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - IV Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na Escola: Letramento e Representação - III Encontro do Grupo Mudança Gramatical do Português - II Encontro do Grupo Morfologia Histórica do Português , 2008 , São Paulo - SP. A Língua Portuguesa no Mundo. : , 2008.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Entre links e plugs: O leitor contemporâneo na rede hipertextual. In: II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - V Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na Escola: Letramento e Representação - IV Encontro do Grupo Mundança Gramatical do Português - IV Encontro do Grupo Morfologia Histórica do Português , 2009 , Évora - Portugal. Língua Portuguesa: Ultrapassar fronteiras, juntar culturas. : , 2009.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A ativação de links no processo de leitura dos hipertextos. In: I Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa - IV Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na Escola: Letramento e Representação - II Encontro Anual do Grupo Morfologia Histórica do Português , 2008 , São Paulo - SP. A Língua Portuguesa no Mundo. : , 2008.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Entre links e plugs: O leitor contemporâneo na rede hipertextual. In: II Simpósio Munidal de Estudos de Língua Portuguesa - V Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na Escola: Letramento e Representação - IV Encontro do Grupo Mudança Gramatical do Português - IV Encontro do Grupo Morfologia Histórica do Português , 2009 , Évora - Portugal. Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. : , 2009.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Navegar é preciso, mesmo não sendo preciso: A multiplicidade de conexões na rede hipertextual da literatura para crianças e jovens. In: 32nd Internacional IBBY Congress , 2010 , Santiago de Compostela - Espan. 32º Congreso Internacional de IBBY - A forza das minorías. : , 2010.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Cara a cara, cor a cor: Incorporando a diversidade como ato de amor. In: IV Seminário de literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina - UNISUL , 2009 , Palhoça - SC. IV Seminário de literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina. : , 2009.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Entre realidade e fantasia: Um olhar-menino ressignificando contextos de guerra. In: IV Seminário de literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina - UNISUL , 2009 , Palhoça - SC. IV Seminário de literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina. : , 2009.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; BORGES JUNIOR, J. D. . "O olho vê e a imaginação transvê": Uma análise sobre a representação da imagem do leitor em A História Sem Fim. In: XVIII Congresso de Leitura do Brasil , 2009 , Campinas - SP. XVIII Congresso do COLE. : , 2009.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Viagem pelos trilhos da ilustração: A leitura do não-verbal em obras infantis. In: LV Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos - GEL , 2007 , Franca - SP. Grupo de Estudos Linguísticos. : , 2007.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A literatura infantil abrindo caminhos para o leitor contemporâneo. In: I Seminário Internacional Literatura, Guerra e Paz: Discursos da memória , 2007 , São Paulo - SP. VII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. São Paulo - SP : , 2007.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Abrindo caminhos para a mediação de uma leitura eficiente. In: V Encontro de Literatura Infantil e Juvenil , 2008 , Rio de Janeiro - RJ. V Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. : , 2008.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A leitura de imagens abrindo caminhos. In: LIV Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos - GEL , 2006 , Araraquara - SP. Grupo de Estudos Linguísticos. : , 2006.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Relações intersemióticas em Abrindo Caminho, de Ana Maria Machado. In: I Encontro de Pesquisa em Andamento do Curso de Letras , 2004 , Votuporanga - SP. Centro Universitário de Votuporanga. : , 2004.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A construção dos sentidos abrindo caminhos. In: I Encontro de Pesquisa de Letras , 2004 , Três Lagoas - MS. Programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. : , 2004.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; COSTA, Anedyged Vital ; SOUZA, Daniela Cristina Machado de ; TEIXEIRA, Márcio . Condensação de Dom Casmurro em análise. In: L Seminário do Grupo Estudos Lingüísticos - GEL , 2002 , São Paulo - SP. Grupo de Estudos Lingüísticos. : , 2002.
  • Outras Produções Bibliográficas: 117
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Imitabichos. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A mulher gigante da casa 88. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resnha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O papel roxo da maçã. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Juca e Chico: Histórias de dois meninos em sete travessuras. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A divina comédia de Dante. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Tanto-faz-como-tanto-fez. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A contagem dos Sacis. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O balão. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A onça Dolores e o bode Quirino. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O mar e o outras coisas de que também me lembro. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Sonho de uma noite de verão. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O menino de caracóis na cabeça. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A caixa de lembranças. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A grande ursa. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Vamos ver o papai. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A princesa Angela. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Frriit-Flacc. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O mistério do coelho pensante. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Entre Linhas. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . As 14 pérolas da sabedoria judaica. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O menino de olhar apertadinho que enxergava longe.... São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . As aventuras de Pinóquio. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Natal com lua cheia, chuva miúda e perfume de jasmim. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Pega esconde. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Divinas travessuras. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A onça e o Saci. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Curupira: O guardião da floresta. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Malasaventuras: Safadezas de Malasartes. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O coelho que não sabia gatês. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Ismael e Chopin. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Como treinar seu wiking. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2010 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Estranhas histórias. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O livro do pé. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Mais narrativas preferidas. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O curumim poeta. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Quando passam as nuvens. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . No fundo do faz de conta. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Ave viola. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A gata mirrada e outros poemas. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Jaridm de versos. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Beto e Bia em Não pode, não!. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A Cinderela das bonecas. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Em nome da mãe, em nome do pai. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Sangue de barata. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Auto da barca do inferno. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Estrelas de São João. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Doroteia, a centopeia. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A máscara do leão. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2010 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Abrapracabra. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Minhocas comem amendoins. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Paisagens. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Três velhinhas tão velhinhas. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Dicionário engraçado: Reflexões de um adolescente. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Tem um juve no meu lustre. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Otolina na escola. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Os heróis do tsunami. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Você quer ser meu amigo?. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Cocô de passarinho. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O menino-vazio. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Que coragem, Lili. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . As aventuras do rato roqueiro. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O livro de todas as coisas. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Cadê o bicho, cadê?. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Poemas sapecas e rimas traquinas. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Piolho na Rapunzel e outros bichos em verso. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Bichos da cidade. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Um, dois, feijão com arroz. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . TIRI-BIRI-BIRI-BIS. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Caco Coelho adora ler. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Quando a família sai de férias. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Art & Max. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Asa de papel. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Cantigamente. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O garimpeiro do Rio das Garças. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Sempre perto. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A caminho de casa. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Cocorico. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2010 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O lobo não morde. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O tanque de areia. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Chapeuzinho Vermelho. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Chapeuzinho Vermelho. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2013 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O urso. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Meu primeiro amor. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A princesa Maribel. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2010 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Um avião e uma viola. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Tom. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Move tudo. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . As invenções de Ivo. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Obrigado a todos. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Um barco em meu nome. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Outra vez. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2012 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O galinho que interrompia. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A princesa e a ervilha. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2010 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Minha princesa africana. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2010 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Você. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2010 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A pequena tartaruga verde. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2010 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Laís, a fofinha. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . João Esperto leva o presente certo. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O livro dos pássaros mágicos. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O Brasil que veio da África. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Coisas de onça. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Ops. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Foi assim! Não foi assim! Não, foi assim não!. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A menina, a vaca e o avô. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O silêncio de Júlia. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Trinca-Trova. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Fumaça. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Sapo Ivan e Olavo. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Voa pipa, voa. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O cão e o gato. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2010 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O lobo voltou. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Assim ou Assado?. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O camelo, o burro e a água. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Vagalovnis. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Pé de sapato. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Fábulas de Esopo - Adaptações em pop-up. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Viagem ao céu. São Paulo : BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ONLINE , 2011 (Resenha)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A configuração do leitor contemporâneo e os desafios da leitura hipertextual nas obras de literatura para infância e juventude. 2011 (Conferência)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A história do livro de estórias: Um perpassar pela materialidade da obra literária. 2011 (Conferência)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A interface entre o verbal e o não-verbal na literatura para crianças e juventude. 2008 (Conferência)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; LOPES, C. C. . Entre o Eu e o outro: Uma análise da obra ?Zé Diferente? sob a lente do sagrado e da antropologia. 2011 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Navegar no hipertexto: Uma aventura labiríntica do leitor contemporâneo na construção dos sentidos. 2011 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Por mares nunca dantes navegados: O perfil do leitor contemporâneo. 2011 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; BORGES JUNIOR, J. D. ; LOPES, C. C. . A aventura de ler em ?A história sem fim?. 2011 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; LOPES, C. C. ; Spenlger, Maria Laura Pozzobon . Na era da conectividade: Os múltiplos links na rede hipertextual da literatura para crianças e jovens. 2011 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Navergar é preciso, mesmo não sendo preciso: A multiplicidade de conexões na rede hipertextual da literatura para crianças e jovens. 2010 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Navegar é preciso: A representação do leitor imersivo em Abrindo Caminho, de Ana Maria Machado. 2010 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; Spenlger, Maria Laura Pozzobon ; BORGES JUNIOR, J. D. ; LOPES, C. C. . Imagens de Alice e Pinocchio (re)significadas pela arte. 2010 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A ativação dos links abrindo caminhos no processo de leitura de hipertextos. 2009 (Comunicacao)
    • ROSA, A. J. V. ; MURARI, M. ; MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Inclusão digital continuada através do auxílio on-line. 2008 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Relações intersemióticas em Abrindo Caminho, de Ana Maria Machado. 2004 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A construção dos sentidos abrindo caminhos. 2004 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A leitura de imagens abrindo caminhos. 2006 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Viagem pelos trilhos da ilustração: A leitura do não-verbal em obras infantis. 2007 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A literatura infantil "abrindo caminhos" para o leitor contemporâneo. 2007 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Abrindo "caminhos" para a mediação de uma leitura eficiente. 2008 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A ativação de links no processo de leitura dos hipertextos. 2008 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O fazedor de poemas em língua de brincar: O projeto estético de Manoel de Barros na literatura para crianças. 2008 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; BORGES JUNIOR, J. D. . "O olho vê e a imaginação transvê": Uma análise sobre a representação da imagem do leitor em A História Sem Fim. 2009 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Entre realidade e fantasia: Um olhar-menino ressignificando contextos de guerra. 2009 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Entre links e plugs: O leitor contemporâneo na rede hipertextual. 2009 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; COSTA, Anedyged Vital ; SOUZA, Daniela Cristina Machado de ; TEIXEIRA, Márcio . Condensação de Dom Casmurro em análise. 2002 (Comunicacao)
    • Spenlger, Maria Laura Pozzobon ; LOPES, C. C. ; MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; BORGES JUNIOR, J. D. . I Encontro Nacional de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens/Literatura e Sociedade. 2010 (Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . III Encontro Nacional de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens. 2016 ()
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . II Encontro Nacional de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens. 2015 ()
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O livro infantil na sociedade hipermidiática. 2010 (Fundação Municipal de Ensino e Cultura)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Intercâmbio em práticas de leitura e escrita. 2009 (Fundação Credirama Viva)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Entre o verbal e o não-verbal: A leitura crítica nos exemplares de literatura infantil. 2010 (Escola Dinâmica)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A artesania textual: O fazer artístico nas produções escritas das crianças. 2010 (Escola Dinâmica)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Produção literária. 2011 (Oficinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A configuração do leitor contemporâneo e os desafios da leitura hipertextual nas obras de literatura para infância e juventude,. 2011 (Fundação Educacional de Fernandópolis)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Aspectos do cinema na literatura. 2011 (Oficinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Alfabetismo visual: A formação de um olhar plurissensível na literatura para crianças e jovens. 2011 (Faculdade Aldete Maria Alves)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A história do livro de estórias: Um perpassar pela materialidade da obra literária. 2011 (Faculdade Aldete Maria Alves)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A história do livro para crianças: Um passeio desde a cultura oral até a hipermídia. 2011 (Fundação Municipal de Ensino e Cultura)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . O Olho vê e a percepção transvê: literatura e cinema para crianças na contemporaneidade'. 2013 (Oficinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; CUNHA, Maria Zilda da ; OLIVEIRA, Maria Cristina Xavier de . Diálogos híbridos na formação do leitor: teoria, prática e experimentação. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Sob a lente da poesia, o mundo (trans)forma-se e se (re)cria: Atividade de experimentação para compor um narrativa e/ou conceito a partir dos recursos da fotografia e das artes plásticas.. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Escrita literária. 2012 (Oficinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Literatura e cultura africana. 2012 (Oficinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Interpretação eficiente: A palavra e a imagem. 2012 (Oficinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; Spenlger, Maria Laura Pozzobon . Preto no branco: Atividades de leitura crítica acerca da cultura de raízes africanas em obras literárias e cinematográficas. 2012 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; RIBEIRO, Joana Marques ; LOPES, C. C. . Entre olhares e linguagens: a construção da metáfora na literatura e no cinema. 2014 (VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil - I Seminário Internacional de Práticas de Mediação Literária)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Mapeando o processo de ensinoaprendizagem: o uso das cartografias poéticas como mecanismo de avaliação. 2016 ()
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A interface entre o verbal e o não-verbal na literatura para criança e juventude. 2008 (Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Literatura Infanto-Juvenil: Um novo olhar sobre o texto. 2006 (Fundação Educacional de Fernandópolis)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Análise do texto literário infantil abrindo caminhos. 2006 (Fundação Educacional de Fernandópolis)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A interface entre o verbal e o não-verbal na literatura Infantil. 2007 (Fundação Educacional de Fernandópolis)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Ético? Estético? Eco?! Uma nova abordagem no processo de leitura. 2007 (Fundação Educacional de Fernandópolis)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Perceber é saber: A interferência dos sistemas de conhecimento na leitura contemporânea. 2007 (Fundação Educacional de Fernandópolis)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Leitura dinâmica e práticas de aprendizagem. 2006 (Fundação Educacional de Fernandópolis)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Oficina de textos de Literatura Infanto-Juvenil. 2003 (Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . No tear das análises: O processo de construção de sentidos nos textos publicitários e histórias em quadrinhos. 2008 (Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Oficina de análise de filmes. 2010 (Oficinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A interface entre o verbal e o visual na literatura infantil. 2009 (Oficinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A literatura infanto-juvenil afro-brasileira. 2009 (Oficinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Oficina de leitura crítica de histórias em quadrinhos. 2010 (Oficinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Oficina de literatura infantil: Análise de obras. 2010 (Oficinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Os contos de fadas na era digital. 2010 (Proddados Consultoria - IV Encontro Regional de Educadores)
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . A literatura africana e o cinema. 2013 (Oficinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • CUNHA, Maria Zilda da ; BASEIO, Maria Auxiliadora ; GUIMARÃES, Maria de Lourdes ; OLIVEIRA, M. C. X. ; MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Diálogos híbridos na formação do leitor literário. 2013 (Material didático)
    • Nome do projeto: Desempenho Oral em Língua Estrangeira: Falar ou não falar? Eis a questão... (2001 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEDEIROS, Juliana Pádua Silva , SOUZA, Daniela Cristina Machado de , Dias, Elen , Ramanholi, Durval Aparecido .
      Descrição: Análise do processo de aquisição de L2.
    • Nome do projeto: Diálogos híbridos na formação do leitor literário: teoria, prática e experimentação (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MEDEIROS, Juliana Pádua Silva , CUNHA, Maria Zilda da .
      Descrição: O projeto propõe um trabalho voltado ao desenvolvimento de salas de aula laboratoriais, cujo objetivo é trabalhar experimentalmente o diálogo e a interação entre artes e linguagens híbridas, vislumbrando a formação do leitor literário. Tais salas estarão voltadas para a capacitação de professores, agentes culturais, pesquisadores, líderes educadores, que, de uma maneira geral, operam com a formação de leitores no atual contexto cultural, em que as linguagens híbridas e o diálogo interartes predominam. A proposta consiste em ampliar e desenvolver os repertórios de linguagens dos participantes com reflexões teóricas e experimentações realizadas em salas de aula-laboratório, equipadas com recursos adequados, isto é, com recursos de áudio-visual e aparelhos multimídia. Nessas classes laboratoriais, os professores e outros profissionais poderão, por meio de oficinas específicas, não só refletir teoricamente sobre o diálogo interartes e entre linguagens, mas também ter a oportunidade devivenciar na prática o diálogo de linguagens. Propor, por meio de estudos de caso, mapeamento de interações artísticas e, principalmente, experimentação de diálogos e interações híbridas, com vistas ao trabalho em salas de aulas.
    • Nome do projeto: Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens 2 (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEDEIROS, Juliana Pádua Silva , LOPES, C. C. , CUNHA, Maria Zilda da .
    • Nome do projeto: Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens 2 (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEDEIROS, Juliana Pádua Silva , LOPES, C. C. , CUNHA, Maria Zilda da .
    • Nome do projeto: Produções literárias e culturais para crianças e jovens (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEDEIROS, Juliana Pádua Silva , BORGES JUNIOR, J. D. , LOPES, C. C. , Spenlger, Maria Laura Pozzobon , CUNHA, Maria Zilda da , OLIVEIRA, Maria Cristina Xavier de .
      Descrição: Estuda-se a produção literária para crianças e jovens e sua relação com a cultura, com a história e sociedade. Perspectiva, que leva a investigar os diálogos da literatura com as demais artes, com outras produções culturais, neste mundo representado por novos e diferentes meios de linguagens, novas mídias e diferentes suportes. Para que a discussão possa abranger diferentes meios produtores e analíticos desse diálogo, o grupo prevê encontros nacionais e internacionais abrindo espaço para que especialistas de diferentes áreas possam trazer sua contribuição para esse fórum de debates e reflexões. Assim, estabelece-se uma perspectiva interdisciplinar de estudo. Pretende-se ainda o aprofundamento das reflexões sobre as relações que as crianças (diante do hibridismo de códigos e linguagens)estabelecem com a linguagem da literatura; buscam-se elementos para uma mediação necessária à formação do leitor literário.
    • Nome do projeto: Roda de leitura em cena (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEDEIROS, Juliana Pádua Silva , OLIVEIRA, E. K. .
      Descrição: O projeto ?Leitura em cena? ? parceria da Associação de Leitura do Brasil/ALB com a Profa. Dra. Eliana Kéfalas Oliveira, da Universidade Federal de Alagoas/UFAL - tem o propósito de realizar uma pesquisa na qual se pretende estabelecer diálogos entre teoria e prática sobre as perspectivas metodológicas para a formação do leitor literário na Educação Básica. Em contraposição às práticas de formação de leitor em que se prioriza uma concepção excessivamente informativa e classificatória sobre o texto literário, a proposta da perspectiva assumida neste projeto é a de priorizar o contato direto com a obra literária, explorando no ato de ler o campo expressivo do corpo e da voz. Para tanto, o projeto cria, através do ambiente virtual vinculado à Roda de Pesquisadores da ALB*, um grupo de estudos e um fórum virtual em que professores da rede pública de ensino de Maceió, estagiários da Licenciatura em Letras da UFAL e os associados da ALB poderão dialogar sobre algumas metodologias expressivas de trabalho com a leitura literária que tenham como foco a escuta do corpo no ato de ler. *A Roda dos Pesquisadores da Associação de Leitura do Brasil foi criada em 2008 com o objetivo de aproximar os pesquisadores em leitura, associados à entidade, proporcionando intercâmbios entre as suas produções, divulgando referências bibliográficas e bancos de dados, oferecendo material de apoio para leitura e pesquisa etc.
    • Nome do projeto: Com a palavra, a imagem!: Um estudo investigativo sobre os diálogos entre artes visuais e literatura (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MEDEIROS, Juliana Pádua Silva .
      Descrição: Por meio de análises críticas e experimentações artísticas, propõe-se investigar as relações dialógicas entre texto literário e desenho, pintura, grafite, fotografia, cinema, animação, história em quadrinhos, multimídia, entre outros, objetivando assim compreender de que forma se dá o processo de criação, bem como a tradução intersemiótica.
    • Nome do projeto: Expedição ao Vale do Jequitinhonha (2013 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: MEDEIROS, Juliana Pádua Silva , FREIRE, C. M. .
      Descrição: O Colégio São Domingos prima, em seu projeto pedagógico, pela valorização da subjetividade como importante elemento para a formação e o desenvolvimento dos sujeitos. Nessa esteira, os diferentes saberes são considerados e seu aprimoramento é sempre incentivado, tanto nos professores quanto nos alunos ? assim, todos são aprendizes na teia que interconecta as diversas áreas, nos distintos níveis e segmentos de ensino. A Expedição ao Vale do Jequitinhonha pode ser considerada uma síntese dessa concepção, pois foi um estudo de meio que extrapolou a barreira das disciplinas de História e Língua Portuguesa, dos conteúdos programáticos, dos temas listados, da faixa etária dos alunos (13 a 18 anos), das séries envolvidas (9º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Médio) e dos segmentos de ensino. Com esse desenho, a expedição circulou pelas localidades mineiras de Belo Horizonte; Ribeirão das Neves, Justinópolis; Serro, Milho Verde; Diamantina; Turmalina, Campo Buriti, Campo Alegre; Minas Novas, Quilombo Gravatá; Araçuaí, Aldeia Cinta Vermelha; Itinga; Itaobim, Comunidade do Pasmado; Jequitinhonha; Almenara; Salto da Divisa; e baianas de Belmonte; Santa Cruz de Cabrália; Porto Seguro, e Arraial d?Ajuda. Foram abordados aspectos múltiplos nos locais pelos quais a expedição passou: antropológicos, artísticos, arquitetônicos, estéticos, éticos, geográficos, históricos, linguísticos, políticos, religiosos, sociológicos. Todos os participantes, nos onze dias em que estiveram juntos, viveram comunitariamente com todas as vantagens e desvantagens inerentes a isso, encararam o presente estudo de meio como aprendizes, porque era essa a condição e a disposição de todos: turistas-aprendizes. Esse rico estudo de meio itinerante seguiu o curso do rio de mesmo nome, da fonte à foz, vislumbrando alargar horizontes para além dos limites fixados pelos estereótipos midiáticos, bem como alcançar um olhar mais crítico e investigativo sobre as múltiplas linguagens nos seus diferentes suportes materiais e imateriais: busca das facetas do Brasil (pluralidade geográfica, social, religiosa, étnica, linguística e cultural). Tal aventurança inspirou-se em grandes autores: Mário de Andrade: que inspirou a proposta transdisciplinar assemelha-se por meio da obra "O turista aprendiz"; João Guimarães Rosa: que forneceu a essência da expedição: a concepção de travessia, presente em toda a obra do escritor; João Cabral de Melo Neto: cuja severinidade de seu auto de Natal pernambucano esteve presente na expedição ao realizarmos um percurso cru pelas entranhas de terras empoeiradas (o contrastivo "vale da miséria", tão rico culturalmente); e Carlos Drummond de Andrade: cujo cenário mineiro por ele descrito, onde o povo "fala pouco e ouve muito, passa por bobo e é inteligente [...]" (paráfrase do poema "Ser mineiro"), foi também um dos nossos espaços de análise. Nesse viés, os projetos Mosaico da identidade nacional: A singularidade do Brasil a partir de sua pluralidade cultural, sob coordenação do professor Cosme F Marins, e Se pode olhar, veja. Se pode ver, repare: A leitura de imagens e as imagens das leituras, sob coordenação da professora Juliana P. S. Medeiros, propuseram um estudo investigativo e ARTEsanal que registrou ? por meio da escrita, do desenho, da fotografia e/ ou dos recursos audiovisuais ? a experiência no Vale do Jequitinhonha, visando: identificar, descrever, exemplificar, compilar, relacionar, distinguir, inferir/ deduzir, interpretar, comparar, confrontar, analisar, contestar, debater/ problematizar, enfim, narrar crítico e/ ou esteticamente os aspectos sociais, culturais, religiosos, arquitetônicos e geográficos da região supracitada.A leitura dessas leituras de ordem antropológica, cultural, econômica, estética, geográfica, histórica linguística, literária, sociológica, suprarregional, enfim, humana, foi resultante de um complexo estar-no-mundo.
    • Nome do projeto: Se pode olhar, veja. Se pode ver, repare.: A leitura de imagens e as ?imagens? das leituras (2013 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: MEDEIROS, Juliana Pádua Silva .
      Descrição: Na epígrafe do livro Ensaio sobre a cegueira, José Saramago alerta: ?Se pode olhar, veja. Se pode ver, repare.?. Tal colocação do escritor português coloca em xeque a percepção através do olho, sugerindo ao indivíduo a capacidade de enxergar a realidade em que está inserido sob uma perspectiva mais questionadora. Este projeto, buscando alcançar um olhar mais crítico e investigativo sobre as múltiplas linguagens, propõe atividades de leitura (audio)visuais, objetivando analisar construção dos sentidos em tirinhas, quadrinhos, charges, cartuns, fotografias, pinturas, desenhos, gravuras, grafites, publicidades, propagandas, curtas/longas-metragens etc, uma vez que a imagem, também, veicula aspectos históricos, sociais e ideológicos de uma determinada cultura, bem como dialoga com outros códigos.
    • MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Olhar de descoberta: um bate-papo sobre livros para infância e formação do leitor literário. 2015 - Palestra
    • Graduacao:
      • Curso: Administração Pública
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
        Ano de conclusão: 2012
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Fundação Educacional de Fernandópolis
        Título: Não houve trabalho de conclusão
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Letras Clássicas e Vernáculas
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 2011
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Fundação Educacional de Votuporanga
        Ano de conclusão: 2004
        Status do curso: Incompleto
      • Nome da Instituição: Fundação Educacional de Votuporanga
        Ano de conclusão: 2004
    • Centro Educacional e Profissionalizante de Ouroeste:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Escola Dinâmica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2013 ).
        Outras informações: Trabalha-se Literatura Infanto-Juvenil, também, nas aulas de Técnicas de Redação. A Instituição pertence ao Sistema Anglo de Ensino.
    • Instituto Educacional e Profissionalizante de Iturama:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: A instituição oferece cursos técnicos a nível do segundo grau.
    • Escola Estadual Olinda Corrêa Borges:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Professor voluntário de Inglês de 1ª a 4ª série.
    • Colégio Objetivo de Iturama:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2002 - 2002 ).
        Outras informações: O conteúdo ministrado de Artes Visuais era trabalhado, paralelamente, nas aulas de Técnicas de Redação.
        Outras informações: Estagiária
    • Fundação Credirama Viva:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2013 ).
        Outras informações: Professor efetivo
    • Fundação Educacional de Fernandópolis:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Revista Pedagogia em Foco (FAMA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Instituto de Apoio à Cultura, Língua e Literatura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: OFICINAS MINISTRADAS: A literatura infanto-juvenil afro-brasileira - 24h A interface entre o verbal e o visual na literatura infantil - 24h Literatura infantil: Análise de obras - 30h Leitura crítica de histórias em quadrinhos - 30h Análise de filmes - 30h Aspectos do cinema na literatura - 30h Produção literária - 30h Escrita literária - 30h Literatura e cultura africana - 30h Interpretação eficiente: A palavra e a imagem - 30h A literatura africana e o cinema - 32h O Olho vê e a percepção transvê: literatura e cinema para crianças na contemporaneidade - 16h
        Outras informações: Arte-educador
    • Associação de Leitura do Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Colégio São Domingos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Arte-educadora no projeto "Se pode olhar, veja. Se pode ver, repare.: A leitura de imagens e as ?imagens? das leituras". Orientadora de monografias.
        Outras informações: Professor
    • Biblioteca Monteiro Lobato:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Produção da Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil Online. Elaborada pela Seção de Bibliografia e Documentação da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, desde uma primeira edição em 1953 a BBLIJ dedica-se a fornecer um panorama crítico dessa literatura. Trata-se de uma publicação que reúne resenhas analíticas da produção literária para crianças e jovens propondo-se a servir de referência para pesquisadores, bibliotecários, professores, mediadores de leitura e público em geral, como também divulgar e ampliar a circulação dessa produção, além de orientar a formação de acervos das bibliotecas.
        Outras informações: Resenhadora