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Julio William Curvelo Barbosa

    • Possui graduação em Letras - Bacharelado (Habilitação em Linguística) pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Lingüística pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística da Universidade de São Paulo (2008), doutorado em Letras/Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística da Universidade de São Paulo (2012) com estágio Sanduíche na Universidade Rutgers (10/2010 a 09/2011) e Pós-Doutorado do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (04/2013-06/2015), com bolsa PNPD/CAPES (2013-2014 e 2014-2015). Durante o Pós-Doutorado, atuou como docente colaborador em disciplinas de Graduação e Pós-Graduação do mesmo departamento. Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Parnaguá, ministrando disciplinas nos cursos de Graduação em Letras-Português e Letras-Português/Inglês, e coordena o subprojeto de Língua Portuguesa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do campus, o qual também coordenou em 2016. Atualmente, participa do Grupo de Pesquisa "Novas perspectivas para a língua portuguesa na sala de aula", registrado no CNPq. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria Gramatical, atuando principalmente nos seguintes temas: morfossintaxe, gramática gerativa, variação paramétrica, predicação, estrutura argumental e ensino de gramática.

       

      Links:    

    • Estudos dos Princípios e Parâmetros Linguísticos
    • A Linguística e sua interface com outras ciências
    • Estudos Gramaticais: questões teóricas e prático-metodológicas
    • Desenvolvimento de metodologias para educação em língua portuguesa
    • BARBOSA, JULIO WILLIAM CURVELO ; MINUSSI, RAFAEL DIAS . Padrões de modificação adjetival e leitura de intensidade na composição em português brasileiro, inglês e hebraico Cadernos De Estudos Linguisticos , v. 63 , p. e021026 - , 2021. ISSN: 24470686.
    • MINUSSI, R. D. ; BARBOSA, J. . ENSINO DE MORFOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ESTRUTURA PARA O ESTUDO DAS CLASSES DE PALAVRAS E DA FORMAÇÃO DE PALAVRAS REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 19 , p. 130 - 163 , 2021. ISSN: 16788931.
    • BARBOSA, J. . Ter estado resultante não é ter construção resultativa: predicados secundários pseudo-resultativos e orações adjuntas de resultado no português brasileiro DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 34 , p. 547 - 576 , 2018. ISSN: 1678460X.
    • TOMASI, CAROLINA ; BARBOSA, JULIO WILLIAM CURVELO . Aproximac-o-es teo-ricas em -Is the man who is tall happy?: An animated conversation with Noam Chomsky-: sistemas input e output e o conceito greimasiano de enunciac-a-o ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 13 , p. 40 - 51 , 2017. ISSN: 19804016.
    • BARBOSA, J. ; ARMELIN, P. ; SCHER, A. P. . Discussing parametric variation: is there dative shift in Brazilian Portuguese? ESTUDOS LINGUÍSTICOS (LISBOA) , v. 11 , p. 35 - 60 , 2015. ISSN: 16470346.
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    • SCHER, A. P. ; BARBOSA, J. . Objetos compartilhados? Observações acerca das construções de verbos seriais dativas. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE , 2014 , Natal. 25ª Jornada Nacional do GELNE - Caderno de Resumos e Programação. Natal : Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. p. 1320 - 1321.
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    • BARBOSA, J. . Variação paramétrica em predicados complexos e nomes compostos: um estudo translinguístico. In: VIII Congresso da Associação Brasileira de Linguística , 2013 , Natal. Anais do VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. : , 2013.
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    • BARBOSA, J. . Contextos de referência anafórica em português brasileiro: O caso do pronome ele. In: XVII Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina LATINA (ALFAL) , 2014 , João Pessoa. XVII CONGRESSO INTERNACIONAL ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA (ALFAL). : , 2014.
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    • BARBOSA, J. . Variação paramétrica em predicados complexos e nomes compostos: um estudo translinguístico. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN , 2013 , Natal. Anais do VIII Congresso Internacional da ABRALIN. : , 2013.
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    • BARBOSA, J. . A estrutura sintática das chamadas ?construções resultativas em PB. In: XXII Encontro Nacional da ANPOLL , 2008 , Goiânia. Caderno de Resumos - XXIII ENANPOLL. : , 2008.
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    • BARBOSA, J. . Motivações sintáticas e semânticas para a ausência de construções resultativas em PB. In: II Seminário Integrado de Pesquisas em Lingüística , 2008 , . Anais do II SINPEL. : , 2008.
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    • BARBOSA, J. . Revisando a estrutura argumental e sintática das construções resultativas do português brasileiro. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística , 2007 , . Caderno de Resumos - V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. : , 2007. p. 531 - 532.
    • BARBOSA, J. . Small Clauses e as Construções Resultativas no PB. In: Encontro do GT de Teoria da Gramática da ANPOLL , 2005 , Ouro Preto. Caderno de Resumos - Encontro do GTTG 2005. : , 2005.
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    • BARBOSA, J. . Bloqueio de predicados complexos resultativos em PB: restrições sobre a estrutura argumental. In: VIII Encontro do CELSUL , 2008 , Porto Alegre. VIII Encontro do CELSUL - Programação e resumos. Pelotas : Educat, 2008. p. 359 - 361.
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    • BARBOSA, J. . Are the resultative constructions in BP really resultatives?. In: IV Encuentro de Gramatica Generativa , 2007 , Mendoza. IV Encuentro de Gramatica Generativa - Resúmenes. : , 2007.
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    • BARBOSA, J. . As Construções Resultativas no PB e no inglês: comparando as estruturas argumentais e a modificação de eventos. In: 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universiadade de São Paulo , 2006 , São Paulo. 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universiadade de São Paulo - Resumos. : , 2006.
    • BARBOSA, J. . Small Clauses Adjunto. In: 53º Seminário do GEL , 2005 , São Carlos. 53º Seminário do GEL - Resumos. : , 2005.
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    • BARBOSA, J. . Parecer ad hoc - E-book 'Minha carta para Paulo Freire' - II Jornada PIBID / RP Unespar. 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, J. . Parecer - Comissão científica do II SINCAR. 2020 (Parecer)
    • BARBOSA, J. . Parecerista ad hoc - Revista LinguíStica. 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, J. . Parecerista ad hoc - Revista LinguíStica. 2016 (Parecer)
    • BARBOSA, J. . Parecerista ad hoc - Cadernos de Estudos Linguísticos (Unicamp). 2017 (Parecer)
    • BARBOSA, J. . Parecerista do(s) curso(s) de Letras da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2017. 2017 (Parecer)
    • BARBOSA, J. . Parecer - Textos selecionados ABRALIN ? Natal/2013. 2014 (Parecer)
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    • BARBOSA, J. . Parecerista ad hoc - Revista Veredas. 2014 (Parecer)
    • BARBOSA, J. . Parecerista ad hoc - Revista Entrepalavras. 2013 (Parecer)
    • BARBOSA, J. . Parecerista ad hoc - Portuguese Linguistic in the United States (PLUS 2013). 2013 (Parecer)
    • BARBOSA, J. . Parecerista ad hoc - Portuguese Linguistic in the United States (PLUS 2013). 2013 (Parecer)
    • BARBOSA, J. . Parecerista ad hoc - Portuguese Linguistic in the United States (PLUS 2013). 2013 (Parecer)
    • BARBOSA, J. . 1o Treinamento de Corretores - Correção Online (VUNESP). 2013 (Extensao_tecnologica)
    • BARBOSA, J. . Correção On-line das Provas de Redação do SARESP 2012 (VUNESP). 2013 (Outra)
    • BARBOSA, J. . Consultoria linguística particular - Processo Judicial Trabalhista. 2013 (Consultoria)
    • BARBOSA, J. . Relatório Final FAPESP: A estrutura sintática das chamadas 'construções resultativas' do PB. 2008 (Relatorio_tecnico)
    • BARBOSA, J. . Relatório Parcial FAPESP: A estrutura sintática das chamadas 'construções resultativas' do PB. 2007 (Relatorio_tecnico)
    • BARBOSA, J. . Relatório Final PIBIC - Predicação em adjunção: o caso dos adjetivos e dos gerúndios. 2006 (Relatorio_tecnico)
    • BARBOSA, J. . Relatório Parcial PIBIC - Predicação em adjunção: o caso dos adjetivos e dos gerúndios. 2005 (Relatorio_tecnico)
    • BARBOSA, J. . Relatório Final PIBIC - Small Clauses Adjunto. 2005 (Relatorio_tecnico)
    • BARBOSA, J. . Relatório Parcial PIBIC - Small Clauses Adjunto. 2004 (Relatorio_tecnico)
    • BARBOSA, J. . Parecerista ad hoc - Revista LinguíStica. 2013 (Parecer)
    • Minussi, R. D. ; BARBOSA, J. . No escape from prepositions: don?t try (adjective) compounding in the privacy of your own Spell-Out. 2021 (Comunicacao)
    • PILATI, E. ; BARBOSA, J. . 10 motivos para levar o conceito de ?Faculdade da Linguagem? para a sala de aula. 2020 (Conferência)
    • PILATI, E. ; MAIA, M. ; BARBOSA, J. ; Minussi, R. D. ; MENDEZ, L. S. ; GOMES, A. P. Q. ; ABREU, K. N. M. ; TEIXEIRA, A. P. ; LEITAO, M. . Formação de professores de Língua Portuguesa no Brasil: construindo um panorama. 2021 (Outra)
    • BARBOSA, J. . Aplicação dos conteúdos gramaticais frente aos PCNs e à BNCC: desafios teóricos, empíricos e metodológicos. 2019 (Conferência)
    • BARBOSA, J. . Existe lugar para a Linguística Formal no ensino de gramática nas escolas?. 2018 (Conferência)
    • Minussi, R. D. ; BARBOSA, J. . Interpretação idiomática e modificação: composição em português brasileiro, inglês e hebraico. 2018 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . Parâmetros na Gramática Gerativa: desafios empíricos e metodológicos. 2018 (Conferência)
    • Minussi, R. D. ; BARBOSA, J. . Uma proposta de Aprendizagem Linguística Ativa para o ensino de morfologia. 2019 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. ; Minussi, R. D. . Desafios no ensino de morfossintaxe: avaliando a questão das interfaces e propostas metodológicas. 2019 (Conferência)
    • BARBOSA, J. . Derivando modificação e predicação a partir da configuração sintática: o caso das construções resultativas em PB e inglês. 2007 (Outra)
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    • BARBOSA, J. . Algumas considerações acerca do apagamento da preposição 'para' no português brasileiro. 2016 (Comunicacao)
    • Minussi, R. D. ; BARBOSA, J. . Padrões de modificação nominal e interpretação idiomática na composição em português brasileiro, inglês e hebraico. 2017 (Comunicacao)
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    • BARBOSA, J. . Construções seriais resultativas, construções pseudo-seriais e construções pseudo-resultativas. 2015 (Comunicacao)
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    • BARBOSA, J. ; SCHER, A. P. ; ARMELIN, P. . Variação micro- e macroparamétrica em construções dativas: o caso do Caso no português brasileiro. 2014 (Comunicacao)
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    • BARBOSA, J. ; ARMELIN, P. ; SCHER, A. P. . Parametric Variation observations from Brazilian Portuguese: is there dative shift in Romance?. 2013 (Comunicacao)
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    • BARBOSA, J. . Contextos de referência anafórica em português brasileiro: O caso do pronome 'ele'. 2014 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. ; SCHER, A. P. ; ARMELIN, P. . Micro- and macroparametric variation in datives: the case of Brazilian Portuguese Case. 2014 (Comunicacao)
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    • BARBOSA, J. . Composto ou sintagma? Uma comparação das expressões nominais complexas em português brasileiro e inglês. 2013 (Comunicacao)
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    • BARBOSA, J. . Crosslinguistic correlations between event perspective and complex predicate structure: a preliminary analysis. 2011 (Conferência)
    • BARBOSA, J. . Crosslinguistic correlations between event perspective and complex predicate structure: a preliminary analysis. 2011 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . Crosslinguistic correlations between event perspective and complex predicate structure: a preliminary analysis. 2011 (Conferência)
    • BARBOSA, J. . Estratégias de verbalização com construções analíticas e verbos causativos: tentativas de classificação de predicados complexos no PB. 2010 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. ; SIMIONI, L. . Aquisição do parâmetro de composicionalidade: uma análise translinguística. 2009 (Outra)
    • BARBOSA, J. . Classificando predicados complexos em PB e inglês: assimetrias na perspectiva de evento. 2009 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . Quão complexos são os Predicados? Revisitando o Parâmetro de Composicionalidade à luz de um estudo translingüístico. 2009 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . A estrutura sintática das chamadas ?construções resultativas em PB. 2008 (Outra)
    • BARBOSA, J. . Bloqueio de predicados complexos resultativos em PB: restrições sobre a estrutura argumental. 2008 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . Motivações sintáticas e semânticas para a ausência de construções resultativas em PB. 2008 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . Are the resultative constructions in BP really resultatives?. 2007 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . Derivando modificação e predicação a partir da configuração sintática: o caso das construções resultativas em PB e inglês. 2007 (Outra)
    • BARBOSA, J. . Particípios resultativos, particípios estativos e a possibilidade de ocorrência de construções resultativas no PB. 2007 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . Revisando a estrutura argumental e sintática das construções resultativas do português brasileiro. 2007 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . As Construções Resultativas no PB e no inglês: comparando as estruturas argumentais e a modificação de eventos. 2006 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . On the argumental structure of the so-called 'resultative constructions in BP'. 2006 (Outra)
    • BARBOSA, J. . Small Clauses e as Construções Resultativas no PB. 2005 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . Small Clause Adjunto: resultativas no PB?. 2005 (Outra)
    • BARBOSA, J. . Small Clauses Adjunto. 2004 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . Small Clauses e as Construções Resultativas no PB. 2005 (Outra)
    • BARBOSA, J. ; MENDEZ, L. S. . Palestra sobre o filme 'The Linguists'. 2013 (Conferência)
    • BARBOSA, J. . Variação paramétrica em predicados complexos e nomes compostos: um estudo translinguístico. 2013 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. . A influência da Perspectiva de evento sobre a noção de parâmetro: observando predicados complexos. 2013 (Comunicacao)
    • ARMELIN, P. ; BARBOSA, J. . Variações paramétricas em línguas românicas e germânicas: uma análise para as construções dativas. 2012 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. ; ARMELIN, P. . Parametric variation, event framing and morphophonological constraints : a comparative study of datives and double object constructions. 2011 (Comunicacao)
    • BARBOSA, J. ; Minussi, R. D. . Compositionality in nouns and sentences: analyzing compounds and complex predicates. 2009 (Comunicacao)
    • Minussi, R. D. ; BARBOSA, J. . For a redefinition of the notion of compounds and compounding. 2008 (Outra)
    • ROCHA, S. R. ; BARBOSA, J. ; Minussi, R. D. ; NASSER, J. A. ; MENDEZ, L. S. ; BAIA, M. F. A. . Membro da comissão organizadora do X Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo - ENAPOL. 2007 (Departamento de Lingüística - FFLCH - USP)
    • BARBOSA, J. . Organizador da Palestra do Tardes de Linguística na USP Prof. Dr. Maximiliano Guimarães. 2010 (Departamento de Linguística - Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, J. . Mesário no VIII Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de São Paulo. 2005 (Departamento de Linguísica - Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, J. . Mesário no IX Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de São Paulo. 2006 (Departamento de Linguística - Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, J. . Monitor no SULA 4 - Semantics of the Under-represented Languages in the Americas. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, J. . Monitor no VI Congresso Internacional de Linguística Africana (6 WOCAL Brazil). 2008 (Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, J. . Monitor no II Seminário de Programas de Pós-Graduação da Área de Letras e Linguística. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • MULLER, A. ; SCHER, A. P. ; BARBOSA, J. . Organizing Committee - Workshop on Morphology and Interpretation. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • SCHER, A. P. ; ARMELIN, P. ; BARBOSA, J. ; BASSANI, I. S. ; CARVALHO, J. M. R. ; ESPADARO, M. ; LAZZARINI-CYRINO, J. P. ; Minussi, R. D. ; NOBREGA, V. A. ; OLIVEIRA, K. R. D. ; RODERO-TAKAHIRA, A. G. . III Colóquio Brasileiro de Morfologia. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • MACHADO, D. Z. ; CECCATO, I. ; BARBOSA, J. . II Jornada de Letras. 2015 (Universidade Estadual do Paraná)
    • VIGNOLI, J. C. S. ; SILVA, A. H. L. ; ZAMBONI, A. S. Q. ; VASCONCELOS, B. A. ; MACHADO, D. Z. ; CECCATO, I. ; BARBOSA, J. ; CONCHALO, M. H. S. . VII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários - SELLF. 2016 (Universidade Estadual do Paraná)
    • ZAMBONI, A. S. Q. ; MENDONCA, C. T. ; PAGOTO, C. ; MACHADO, D. Z. ; NATAL, D. I. S. ; BARROS, D. E. C. ; LUIZ, E. A. ; FIGUEIREDO, F. ; SANCHES, G. J. ; CECCATO, I. ; XAVIER, J. C. B. V. ; BARBOSA, J. ; KUROWSKY, K. ; CONTO, L. ; PEREIRA, M. J. ; PALMA, M. D. ; TAVARES, N. R. K. ; MAESO, P. B. M. ; COSTA, R. M. P. . VIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários - SELLF. 2019 (Universidade Estadual do Paraná)
    • Minussi, R. D. ; PILATI, E. ; BARBOSA, J. ; LIMA, S. M. M. . II Encontro Nacional sobre Ensino de Língua Portuguesa. 2019 (Universidade Federal de São Paulo)
    • BARBOSA, J. . Mesário no IX Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de São Paulo. 2008 (Departamento de Linguística - Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, J. . Tópicos em Morfologia Distribuída: origens, fundamentos e interfaces. 2019 (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
    • BARBOSA, J. . Oficina On-line de Ensino de Gramática - Aplicação científica no ensino de gramática: caminhos e obstáculos. 2020 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    • BARBOSA, J. . IX Jornada do PET-Letras UFPE - Ciência da aula de português? O papel da Linguística e os desafios do ensino de Língua Portuguesa no Brasil. 2020 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • BARBOSA, J. . Gramaticoteca em práticas de leitura e escrita. 2021 (Universidade Estadual de Montes Claros)
    • BARBOSA, J. . Inatismo, metacognição e ensino de gramática: a metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa no ensino de sintaxe e morfologia. 2021 (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
    • BARBOSA, J. . Estrutura argumental do verbo: interface morfologia-sintaxe. 2014 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • Nome do projeto: Projeto de Iniciação Científica PIBIC - Small Clauses Adjunto (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, J. , NEGRAO, E. V. .
      Descrição: O objetivo deste projeto foi discutir as implicações teóricas e empíricas das sentenças conhecidas como small clauses (ou mini-orações) que ocupam uma posição de adjunto da sentença, como [VP [VP A Mariai foi trabalhar] [SC eci um trapo]]. As perguntas principais foram: a) É possível a ocorrência de small clauses em posição de adjunção? b) Caso seja possível, que tipo de categoria ocupará a posição de sujeito dessa small clause? c) Existe alguma hierarquia estrutural entre as projeções máximas dentro da small clause? d) Há alguma possibilidade de movimento a partir da posição de sujeito da small clause? A partir de resenhas teóricas dos trabalhos sobre small clauses, como Schein (1995), Foltran (1999), Stowell (1997) e Hornstein (1999), foram apontadas as propriedades teóricas de cada trabalho, dentro de concepções distintas dentro do modelo teórico da Gramática Gerativa, e chegou-se à conclusão de que, para evitar a violação de princípios como a Teoria Temática e a Teoria do Caso, papéis temáticos devem ser analisados como traços a serem checados. A categoria vazia que retoma um dos argumentos do verbo seria uma cópia não pronunciada desse argumento, conforme proposto por Hornstein (1999). Dessa maneira, existiria uma small clause, e o seu sujeito sofreriam um movimento licenciado por movimento lateral (sideward movement), para a posição de onde receberia outro papel temático como proposto em Nunes (2001).
    • Nome do projeto: A conceitualização do evento e a organização da informação em português brasileiro (2007 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, J. , NEGRAO, E. V. , VIOTTI, E. C. , LOPES, M. F. , YEGHIAZARYAN, L. , NASSER, J. A. , OLIVEIRA, A. M. R. P. , CANEVER, F. , BARGUIL, A. L. M. , CARLOS, D. , RESENES, M. S. , FERNANDES, C. P. , FONG, S. , CORTESE, J. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa a investigar fenômenos da interface entre a gramática e a cognição. Seu objetivo é estudar a relação que existe entre a conceitualização cognitiva dos eventos e sua codificação em português brasileiro. São dois os interesses específicos do projeto: um é analisar as relações que existem entre as sentenças passivas, as senteças médias e as sentenças ergativas, para levantar hipóteses que expliquem o aumento da ergativização em português brasileiro; o outro é ver como essas construções se comportam no discurso e qual sua função em termos de organização de informação. Nos dois casos, as ciências da cognição e da interação entram em jogo como explicadores da motivação de construções sintáticas e discursivas.
    • Nome do projeto: A estrutura sintática das chamadas "construções resultativas em PB" (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, J. , NEGRAO, E. V. .
      Descrição: Neste trabalho, é retomada a questão sobre a existência de construções resultativas no português brasileiro (PB), conforme debatido nos trabalhos de Foltran (1999), Marcelino (2000), e Lobato (2004), inter alia, apresentando evidências teóricas e empíricas contra a afirmação de que existam em PB construções resultativas sintaticamente ou semanticamente equivalentes às construções resultativas presentes em línguas como o inglês, por exemplo. A partir de alguns trabalhos sobre as construções resultativas do inglês, como Hoekstra (1988) e Levin & Rappaport-Hovav (1995), foi mostrado que as propriedades básicas dessas construções no inglês se mostram bem distintas das propriedades das construções citadas pelos trabalhos sobre o PB. Com base em um critério que leva em conta as propriedades das construções resultativas no inglês, mostrou-se que existe uma diferença semântica quanto ao tipo de modificação que o predicado resultativo exerce sobre a sentença em inglês e em PB, seguindo a semântica de eventos neo-Davidsoniana (PARSONS, 1990); enquanto na primeira o predicado resultativo denota o estado resultante da ação, na segunda, o predicado secundário é, na verdade, um modificador do estado resultante, já denotado pelo conteúdo semântico expresso no complexo verbo+argumento interno. A partir da tipologia de Talmy (2000), foi estendida a proposta de impossibilidade de amálgama (conflation) de certos elementos semânticos em línguas românicas à impossibilidade de formação de resultativas. Incapaz de realizar amálgama de modo ao verbo, o PB realiza, ao invés do modo, a semântica de causa amalgamada ao co-evento no verbo, enquanto inglês realiza a semântica de estado resultante em um satélite, e modo e causa amalgamados ao verbo. A partir dos resultados obtidos pela análise semântica, a análise sintática buscou explicar tanto a restrição de amálgama de modo quanto à impossibilidade de formação de construções resultativas em PB. Seguindo a teoria de estrutura argumental de Hale & Keyser (1993, 2002), foi proposta uma estrutura de predicados complexos para as resultativas do inglês a partir da estrutura deadjetival, responsável pela formação de verbos inacusativos. A restrição de formação desses predicados complexos em PB é explicada pela marcação negativa do Parâmetro de Composicionalidade nessa língua, (SNYDER, 1995), impedindo a inserção de itens lexicais de classe aberta (raízes) em posições marcadas com o traço [+Afixal], condição sine qua non para a formação de predicados resultativos como os do inglês.
    • Nome do projeto: Variação paramétrica em predicados complexos e nomes compostos: um estudo translinguístico (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, J. , NEGRAO, E. V. .
      Descrição: O objetivo da tese foi discutir a noção de Parâmetro dentro da Gramática Gerativa (CHOMSKY, 1986, inter alia), com base na observação de dados do português brasileiro (doravante PB) e do inglês, partindo das definições apresentadas no Parâmetro de Composição (SNYDER, 1995, 2001). A partir da descrição das propriedades formais dos dados das duas línguas acima mencionadas, esta tese mostra que o Parâmetro de Composição da maneira como é definido precisa ser reformulado, seja do ponto de vista do seu escopo empírico, seja da sua definição formal, pelos seguintes fatos: (a) os nomes compostos N+N do inglês se mostram semanticamente idênticos a expressões nominais complexas do tipo N + de + N do PB, e o Parâmetro de Composição depende exatamente da presença de compostos N+N para explicar sua distinção paramétrica; (b) a definição de predicados complexos proposta por Snyder é muito abrangente, dado que o PB apresenta construções que, segundo a formulação do referido parâmetro, não deveriam ser permitidas nessa língua, como (i) construções causativas, (ii) construções locativas (iii) construções dativas e (iv) construções perceptuais. É motivado, então, propor que essas construções não devam ser consideradas parte do escopo do parâmetro proposto por Snyder (op. cit.). Por conta da necessidade da reformulação dos fenômenos empíricos abarcados pelo Parâmetro de Composição, é apresentada uma nova análise em que há não um, mas dois parâmetros em jogo. Restritos pelo Parâmetro de Emolduração, predicados complexos puros, como construções resultativas, verbo+partícula e, consequentemente, isolamento de preposição, são impossíveis em PB por consequência das suas características tipológicas de emolduração sendo essa uma língua emoldurada pelo verbo (TALMY, 2000) analisada nesta tese como apresentando uma configuração estrutural semelhante a uma estrutura diádica composta (HALE; KEYSER, 2002). Já nomes compostos e construções de alternância dativa (construções dativas e construções de objeto duplo) são compatíveis com propriedades de estruturas diádicas básicas (idem). O segundo parâmetro o Parâmetro de Realização Fonológica de Núcleos é o responsável por explicar a diferença, em PF, na ordem dos elementos que participam dessas construções, apesar de leituras semânticas idênticas quando comparando inglês e PB. O suporte teórico do quadro teórico da Morfologia Distribuída (HALLE; MARANTZ, 1993) é utilizado nesta tese, pois ele permite enquadrar expressões nominais e expressões verbais sob o mesmo modelo de análise sintática. Além disso, a proposta de Mateu & Rigau (1999) para acomodar a teoria sobre as propriedades tipológicas das línguas naturais feita por Talmy (2000) permite que as intuições e análises deste último autor pudessem ser incorporadas nesta tese, para explicar a distinção entre PB e inglês em termos puramente sintáticos, i.e., em propriedades dos traços formais e categorias funcionais envolvidas. Como consequência do modelo em que a análise é desenvolvida, esta tese sugere que as noções de variação paramétrica devam ser revistas, já que o locus da variação (léxico versus sintaxe), assim como suas propriedades distintivas deixam de ser motivadas dentro de um sistema computacional que deriva tanto expressões nominais quanto verbais.
    • Nome do projeto: Predicados complexos, verbos seriais e perspectiva de evento: argumentos para uma escala de polissíntese (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, J. , SCHER, A. P. .
      Descrição: O objetivo principal deste projeto foi investigar o possível grau de extensão para a noção de emolduração (framing) da Semântica Cognitiva e suas descobertas empíricas, contribuindo para o debate acerca da noção de parâmetros dentro da Gramática Gerativa. O objetivo específico foi mostrar que essa relação intra-teórica permite uma análise alternativa do Parâmetro de Polissíntese (Baker, 1996). Com base nas propriedades de perspectiva de emolduração de evento (Talmy, 2000) apresentadas em Barbosa (2012) para predicados complexos, foi proposto que existe uma variação no grau de polissíntese entre predicados complexos e construções com verbos seriais, e, possivelmente, do fenômeno de cliticização. A partir da observação dessas construções, sugeriu-se que o parâmetro proposto por Baker (1996) pode apresentar uma cobertura empírica maior caso seja analisado como uma escala, ao invés de ser visto como uma única restrição binária. A partir da observação das relações sintáticas dos verbos seriais, construções polissintéticas e outros predicados complexos com base na Gramática Gerativa, em especial os conceitos da Morfologia Distribuída (Halle & Marantz 1993 et. seq., Marantz 1997), este projeto investigou as propriedades relevantes para cada uma dessas construções, tentando estabelecer uma relação entre as noções de coordenação, a, e composição, sugerindo a presença de graus de polissíntese nas línguas naturais. Ainda que a noção de escalas paramétricas tenha se mostrado questionável a partir dos resultados da pesquisa, a reflexão acerca do tema contribuiu para a consolidação das propostas binárias de variação paramétrica, uma contribuição desejável na busca por universais linguísticos.
    • Nome do projeto: Formação de Palavras, Estrutura Argumental e Geometria de Traços sob a perspectiva da Morfologia Distribuída. (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, J. , Minussi, R. D. , ARMELIN, P. , SCHER, A. P. , BASSANI, I. S. , NOBREGA, V. A. .
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de ampliar o escopo dos estudos em Morfologia Distribuída na pesquisa em Linguística no Brasil. Faremos isso por meio de discussões sobre processos de formação de palavras, concatenativos ou não, nas línguas naturais, bem como sobre questões relacionadas à noção de estrutura argumental, e à ideia de geometria de traços para os sistemas pronominais e flexionais das línguas naturais, sempre fundamentadas pelo modelo da Morfologia Distribuída. Os estudos focam línguas como o português brasileiro (PB), o espanhol peninsular (EP), o inglês, o japonês e o hebraico, investigando, em particular, questões tais como prefixação de negação e de repetição, retroação ou reversão no PB, prefixação de formalidade no japonês, sufixação para a formação de verbos denominais, também em PB, formação de nominalizações em PB e em hebraico, de termos aumentativos e diminutivos no PB e em outras línguas românicas, formações do tipo de mesclagem e truncamento em PB e EP, questões relacionadas à estrutura argumental de predicados verbais, nominais e adjetivais, além de questões voltadas para o detalhamento do conjunto de traços do sistema flexional do PB. Com esse trabalhos, pretendemos identificar, nas línguas em foco, propriedades mais gerais das línguas naturais.
    • Nome do projeto: Projeções funcionais, Caso e semântica dativa: definindo uma hierarquia paramétrica (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, J. , SCHER, A. P. .
      Descrição: Este projeto teve como objetivo maior averiguar se as relações entre ordem dos argumentos dos predicados com semântica dativa/benefactiva nas línguas do mundo podem variar de maneira análoga à proposta de alinhamento entre línguas ergativas e línguas nominativas, vista em Sheehan (2014). O objetivo específico foi continuar a pesquisa sobre construções com verbos seriais, como visto em Barbosa (2014), e justificar uma separação entre dois grupos de verbos seriais, com base em duas propriedades sintáticas mais gerais: coordenação e subordinação. Para comprovar essa divisão, foram observadas expressões do português brasileiro consideradas como instâncias de verbos seriais, como ?peguei, pensei assim? (Pal 2004), ?foi fez? (Rodrigues 2006), ?veio e falou? (Bernardo 2008). Esses seriam casos típicos de estruturas de coordenação, em contraste a outras expressões como demorei marcar o hotel, sair jantar, botar o celular carregar, botar o bolo assar, entre outras. Estas construções aparentam uma relação próxima com construções benefactivas e construções locativas, o que permite um contraste interessante com os dados de Pal (2004), Rodrigues (2006) e Bernardo (2008). A partir da comparação das relações sintáticas entre essas construções e os dados de construções com verbos seriais já consagrados na literatura, foi proposta uma análise em que as construções ditas seriais no português brasileiro são derivadas a partir de restrições paramétricas que levam em conta as projeções funcionais relevantes para essa distribuição, bem como as leituras semânticas distintas dentro os vários tipos de construções com verbos seriais.
    • Nome do projeto: Projeto de Iniciação Cienífica PIBIC - Predicação em adjunção: o caso dos adjetivos e dos gerúndios (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, J. , NEGRAO, E. V. .
      Descrição: Neste projeto, foi continuada a discussão acerca das small clauses adjunto, tema do projeto concluído no primeiro semestre de 2005. O objetivo foi observar as diferenças sintáticas e semânticas entre construções resultativas do inglês como The jackhammer pounded me deaf (lit. "A britadeira bateu me surdo") e small clauses adjunto de sujeito com gerúndio, como A britadeira me ensurdeceu batendo/ A britadeira batendo me ensurdeceu. As questões principais foram: a) As sentenças do inglês e do PB são equivalentes? 2) Existe uma diferença aspectual na denotação dos verbos em cada língua? 3) Como lidar com construções resultativas com verbos inergativos, como "He ran his shoesoles threadbare"? Ao longo da pesquisa, foram abordadas as análises de Hoekstra (1988), Levin&Rappaport-Hovav (1995) e Marcelino (2000), para se chegar a um conjunto de propriedades definidoras das construções resultativas em inglês, e suas possíveis equivalências em PB. Por fim, foi proposta uma reanálise dos dados em Lobato (2004), com base em testes empíricos que classificam as "resultativas do PB" como fenômeno distinto daquele que ocorre no inglês (e outras línguas germânicas).
    • Nome do projeto: PIBID - LINGUAGERANDO: EXPERIÊNCIAS COM LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES (2016 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: BARBOSA, J. , STABILE, A. V. S. , FRANCA, B. P. S. , RODRIGUES, C. L. , COSTA, C. F. M. , FIGUEIRA, D. P. S. M. , CARMO, F. M. , RODRIGUES, F. D. , SOARES, I. F. P. , RAIMUNDO, J. B. , AGUIAR, J. A. , VICTAL, L. R. F. , ALMEIDA, L. L. , ALVES, M. S. , FERREIRA, M. R. , SANTANA, M. S. , TARACHUQUE, P. C. , CARDOSO, S. A. , CORDEIRO, S. L. S. , PABST, T. R. , NASCIMENTO, V. J. .
    • Nome do projeto: Ensino de português e Gramática Gerativa: perspectivas teóricas e abordagens práticas (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, J. .
      Descrição: O objetivo deste grupo de pesquisa é apresentar e discutir teorias linguísticas que abordam a questão do ensino de português. Em um primeiro momento, a intenção do grupo será contribuir para a formação acadêmica dos alunos dos cursos de Letras da UNESPAR/Paranaguá, abordando questões relativas à futura atuação profissional dos alunos enquanto professores do ensino básico. Para cumprir essa tarefa, as atividades do grupo podem ser divididas em duas etapas, descritas a seguir: a. Construir um corpo de conhecimento sobre os aspectos gramaticais envolvidos no conhecimento das línguas naturais, por meio de teorias descritivas sobre a linguagem humana Em um primeiro momento, o objetivo do grupo de estudos será familiarizar os alunos com as teorias linguísticas mais recentes envolvendo concepções descritivas sobre a linguagem humana. Esse trabalho será realizado por meio de leitura de textos teóricos e de discussões periódicas (semanais ou quinzenais) sobre o material lido pelos integrantes do grupo. O papel das leituras e discussões é capacitar o aluno/pesquisador/professor de língua a raciocinar de maneira científica, de modo a entender a base epistemológica que compõe as teorias apresentadas, para que esse aluno seja capaz de manipular o conhecimento sobre a língua que fala/ensina e possa refletir sobre o material didático disponível a ele. b. Capacitar os alunos envolvidos a reconhecer e analisar os métodos de ensino de língua materna e suas características, de modo a problematizar suas aplicações e identificar suas limitações A partir da apresentação das teorias mais relevantes e seus conceitos fundamentais, a tarefa seguinte é associar o conhecimento teórico ao conhecimento prático, ainda que por meio indireto (leituras e discussões). Com utilização de textos voltados para a temática do ensino de gramática, o aluno passará a adquirir conhecimento acerca da questão do ensino e sua contextualização no Brasil, o que permitirá que o estudante seja capaz de problematizar essas questões e associar o conhecimento teórico já adquirido aos modelos de ensino vigentes, avaliando sua eficácia. Com a realização das atividades descritas acima, acreditamos que a participação dos discentes no grupo de estudos permita contribuir para a formação desses alunos, e capacitá-los a realizarem pesquisas relacionadas ao conhecimento linguístico e ao ensino de português, partindo de uma teoria formal, a Gramática Gerativa. Essas pesquisas podem ser de cunho teórico, no sentido de permitirem uma reflexão mais aprofundada sobre o conhecimento linguístico e seu papel no ensino de gramática, tanto quanto no aspecto prático, resultando na avaliação de materiais já existentes, tanto quanto na eventual elaboração de novos materiais didáticos, possivelmente mais eficientes e adequados aos contextos e situações de ensino vividas pelos professores de português no ensino básico. A segunda etapa do projeto consiste na divulgação e transmissão desse conhecimento aos professores do Ensino Básico, por meio de uma ação de extensão em conjunto com o Núcleo Regional de Ensino, de modo a realizar oficinas com os professores das redes municipal e estadual, como atividades de formação continuada e de aprimoramento teórico e técnico desses profissionais. Assim, tanto os professores da UNESPAR quanto os discentes vinculados ao projeto serão responsáveis pela elaboração e aplicação dessas atividades em conjunto com os professores das escolas participantes.
    • Nome do projeto: Implicações empíricas teóricas e metodológicas na Gramática Gerativa: complexidade morfossintática, análise paramétrica e o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Básico (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, J. .
      Descrição: Este projeto discutiu as noções de Parâmetro dentro da Gramática Gerativa, mais especificamente a questão da variação paramétrica na Estrutura Argumental das línguas. A partir da observação translinguística da presença de determinadas manifestações sintáticas de primitivos semânticos como estado resultante, posse, deslocamento e causa, o trabalho abordou fenômenos como as construções com verbos seriais, construções resultativas, construções dativas, construções de objeto duplo, dentre outros fenômenos de relevância morfossintática. O objetivo geral do trabalho foi comparar esses fenômenos sintáticos em termos de suas características morfossintáticas como Caso, independência fonológica, movimento sintático e ordem de constituintes. Além da discussão teórica delineada, o projeto apresentou um adendo que mostrava o início de uma pesquisa em torno do ensino de Língua Portuguesa e as implicações de uma eventual adoção dos conceitos da Gramática Gerativa e sua aplicação dentro de modelos metodológicos voltados ao trabalho com a intuição do aluno. Tal discussão teórica veio como complemento de aplicação prática do material teórico resultante das pesquisas sobre o português brasileiro, e se relaciona com o projeto de extensão que criou um grupo de estudos sobre o tema no campus de Paranaguá da UNESPAR.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: BARBOSA, J. .
      Descrição: Subprojeto Língua Portuguesa
    • Nome do projeto: Ensino de gramática na Educação Básica: metodologias, conhecimento científico e metacognição (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, J. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal discutir e desenvolver propostas de ensino apoiadas em metodologias de base científica no ensino de gramática. A partir da discussão em Barbosa (2019), a pesquisa a ser feita será dividida em duas frentes: no lado teórico/crítico, serão contempladas análises de textos sobre Linguística e ensino de Língua Portuguesa, a presença de conteúdo científico em livros didáticos e o papel da gramática nos documentos oficiais que guiam as propostas curriculares e os materiais de apoio dos professores do Ensino Básico. A segunda faceta da pesquisa se dará em âmbito metodológico/prático, com a elaboração de propostas de oficinas de Língua Portuguesa para o ensino de morfologia e sintaxe no Ensino Fundamental II e Ensino médio, seguindo a proposta de Pilati (2017), com uma abordagem gerativista para o ensino em seu método de Aprendizagem Linguística Ativa (ALA). Neste método, as atividades escolares são baseadas em torno de um ensino que (i) concilia o conhecimento prévio do aluno, desenvolvendo (ii) seu conhecimento profundo dos fenômenos estudados e (iii) suas habilidades metacognitivas. Assim, o trabalho traz uma proposta concreta de obter evidências para a afirmação de que a contribuição maior da Linguística deve ser a aplicação do conhecimento teórico na prática, por meio de metodologias de base científica, e não no ensino de teorias aos alunos, trazendo luz para o debate acerca das visões de como deve se dar a influência da visão científica no ensino de gramática.
  • Outras produções técnicas: 3
    • BARBOSA, J. . Anais do VII Seminário de Estudos Linguísticos - SELLF (ISSN 2178-2873). 2017 - Anais de evento científico
    • BARBOSA, J. . Anais do VIII Seminário de Estudos Linguísticos - SELLF (ISSN 2178-2873). 2020 - Anais de evento científico
    • BARBOSA, J. . Anais II SINPEL - UFSC - 2008. 2008 - Cd-rom - anais do ii seminário integrado de pesquisas em linguística
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Bacharelado (Habilitação em Lingüística)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Small Clauses adjunto e as construções resultativas no PB (Iniciação Científica PIBIC 2004-2006)
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Pós-Graduação em Semiótica e Lingüística Geral
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Pós-graduação em Semiótica e Lingüística Geral
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Linguística (Rio de Janeiro):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Revista Entrepalavras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Veredas (UFJF. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Revista Virtual de Estudos da Linguagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Universidade Estadual do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • CADERNOS DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS (UNICAMP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Web Revista Linguagem, Educação e Memória:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).