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Marcos Fernandes Pupo Nogueira

    • LIvre-docente e pesquisador com Bacharelado em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (1985), Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista, desde 2014. Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, de 1981 a 1995, e também coordenador de Festivais de Música como os Encontros de Orquestras Jovens (1984-1987) e o Festival de Inverno de Campos do Jordão (1989-1990). Do início de sua carreira profissional, em 1972, dedica-se modo contínuo ao ensino de disciplinas teóricas e de análise musical tanto em instituições de ensino técnico de música, como a Fundação das Artes de São Caetano do Sul e a Escola Municipal de Música da cidade de São Paulo, quanto em instituições de ensino superior, entre elas a Faculdade de Artes Alcântara Machado. Desde 2004 é Professor efetivo do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) na qual atua na área de Artes, com ênfase na intersecção da Teoria Musical, Análise e História da Música, principalmente nos seguintes temas: morfologia na música polifônica e processos temáticos da composição. Possui trabalhos já consolidados acerca dos processos composicionais relacionados à organização e desenvolvimento temático na obra de Carlos Gomes e sua escrita orquestral. É líder do Grupo de Pesquisa Teorias da Música, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.

       

      Links:    

    • Análise musical e história da música
    • Teoria musical - Fraseologia
    • NOGUEIRA, M. P. . Muito Além do Melodramma: os prelúdios e sinfonias das óperas de Carlos Gomes. São Paulo : Editora Unesp, 2006 . 320p. ISBN: 8571396841.
    • FIGUEIREDO, D. ; NOGUEIRA, M. P. . Giovanni Bassano e a arte de diminuir Revista acadêmica 4'33'' revista on-line de investigación musical , v. 21 , p. 97 - 108 , 2021. ISSN: 1852429X.
    • PEINADO, M.C. ; NOGUEIRA, M. P. . As Cadências Cromáticas de Nicola Vicentino OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 27 , p. 1 - 26 , 2021. ISSN: 15177017.
    • NOGUEIRA, M. P. ; CARDOSO, F. . Imitative polyphonic density and cadence plan for two motets of the mid sixteen-century MUSICA THEORICA , v. 1 , p. 113 - 138 , 2016. ISSN: 25255541.
    • Carcoso, F.L.P. ; NOGUEIRA, M. P. . Estudo Comparativo de Publicações de Época dos Motetos Magnum Haereditatis Mysterium de A. Willaert Revista Música , v. 14 , p. 211 - 224 , 2014. ISSN: 01033525.
    • NOGUEIRA, M. P. . FORMA E SIMULTANEIDADE NA MÚSICA POLIFÔNICA DO SÉCULO XVI : análise do Recercare Decimo a tre voci de Willaert Opus (Belo Horizonte. Online) , v. vol.20 , p. 95 - 117 , 2014. ISSN: 15177017.
    • NOGUEIRA, M. P. . Agrupamentos Sonoros Plenos na Música de Simultaneidades Acústicas e Estruturais Música Hodie , v. Vol. 2 , p. 87 - 97 , 2012. ISSN: 16763939.
    • NOGUEIRA, M. P. . Aspectos de Transformação Temática no Noturno para o II Ato de 'Condor' de Carlos Gomes OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 12 , p. 54 - 64 , 2006. ISSN: 15177017.
    • NOGUEIRA, M. P. . Um Tesouro Orquestral na Obra de Carlos Gomes Caderno Paulista Xxix História Em Movimento , v. , p. - , 2001. ISSN: .
    • NOGUEIRA, M. P. . O Jovem Carlos Gomes e sua Formação Caderno Paulista Xxix História Em Movimento , v. , p. - , 2001. ISSN: .
    • NOGUEIRA, M. P. . A Escrita Sinfônica de Carlos Gomes nas Três Versões para a Peça de Abertura da Ópera Fosca Sociedade Brasileira de Musicologia , v. 3 , p. - , 2001. ISSN: .
    • NOGUEIRA, M. P. ; Carcoso, F.L.P. ; IAFELICE, C. C. . RELAÇÕES ESTRUTURAIS ENTRE TEXTO E MÚSICA EM PROCESSOS IMITATIVOS NO MOTETO A QUATRO VOZES: uma abordagem a partir da perspectiva de duos em exórdios. Teorias, poéticas e práticas da Música Antiga, v. , p. 43 - 82, 2021.
    • NOGUEIRA, M. P. ; RIBEIRO-PEREIRA, J. M. ; TOMAS, L. ; ESPINA, Y. . Agrupamentos Sonoros Plenos: a dimensão polifônica da forma. Cadernos de Teoria das Artes - ?Arte & Teoria?, v. Vol 3, p. 67 - 94, 2014.
    • FONTERRADA, M. T. O. ; Kater, Carlos ; Figueiredo, Sérgio ; Brito, Teca Alencar ; Petraglia, Marcelo ; NOGUEIRA, M. P. . Porque Estudar Música Erudita. Música na Escola, v. , p. 122 - 123, 2012.
    • NOGUEIRA, M. P. . Ferramentas analíticas para a polifonia imitativa do século XVI. In: IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical , 2017 , São Paulo. Análise musical e teoria aplicada: confluências e continuidades. São Paulo : EITAM, 2017. p. 29 - .
    • NOGUEIRA, M. P. ; CARDOSO, F. ; IAFELICE, C. C. . Perspectivas teóricas e analíticas para a música polifônica imitativa dos séculos XIV ao XVI.ISBN 19835973. In: XXV Congresso da ANPPOM , 2015 , Vitória. Anais do XXV Congresso da Anppom. Vitória : Universidade Federal do Espirito Santo, 2015.
    • TEIXEIRA, W. ; NOGUEIRA, M. P. . A Articulação Musical no Contexto da Metamorfose da Palavra Cantada e da sua Inflênciana Formação de Agrupamentos Fraseológicos na Música Instrumental. In: II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical , 2011 , São Paulo. II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. São Paulo : UNESP- Instituto de Artes, 2011. p. 166 - 176.
    • Caio Giovaneti de Barros ; NOGUEIRA, M. P. . Teorias do Agrupamento Sonoro: definições e propriedades da escrita dos elementos temporalmente discretos. In: XXII Congresso da ANPPOM , 2012 , João Pessoa. Eletrorevista. João Pessoa : Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2012. p. 2161 - 2168.
    • Rinaldi, Arthur ; NOGUEIRA, M. P. . Contornos e Processos formais na definição de formas musicais. In: XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música , 2011 , Uberlandia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlandia : ANPPOM, 2011. p. 1631 - 1636.
    • NOGUEIRA, M. P. . Espaço, linha e complexidade acústica na formação dos agrupamentos sonoros. In: XXI Congresso da Associação Nacionalde Pesquisa e Pós-gradua'cão em Música , 2011 , Uberlandia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlandia : Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2011. p. 1833 - 1838.
    • Caio Giovaneti de Barros ; NOGUEIRA, M. P. . Revisão e Ampliação com notas explicativas do livro 'Fraseologia Musical'de Esther Scliar. In: XX Congresso da Anppom , 2010 , Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis : ssociação Nacional de pesquisa e Pós-graduação em Música, 2010. p. 1441 - 1447.
    • NOGUEIRA, M. P. . Princípios para o estudo da metamorfose da palavra em música: motivo e perspectiva temática na história e teorias da música ocidental. In: XX Congresso da APPOM , 2010 , Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis : Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2010. p. 1582 - 1586.
    • Bruno Lacerda ; NOGUEIRA, M. P. . Reflexões sobre estudo Musicológico direcionado ao Arranjo no Século XX. In: XIX Congresso da ANPPOM , 2009 , Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba : ANPPOM, 2009. p. 156 - 159.
    • Cristiane Miranda Rocha Martins ; NOGUEIRA, M. P. ; André Martins . Aplicações da Teoria da Informação em Problemas de Análise Musical e Reconstrução Musicológica. In: XIX Congresso da ANPPOM , 2009 , Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba : ANPPOM, 2009. p. 711 - 713.
    • Cristiane Miranda Rocha Martins ; NOGUEIRA, M. P. . Recompondo o Passado: Gesualdo pelo olhar de Stravinsky. In: XIX Congresso da ANPPOM , 2009 , Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba : ANPPOM, 2009. p. 707 - 710.
    • NOGUEIRA, M. P. . Ritornelo e Sinfonia no "L'Orfeo" de Claudio Monteverdi: tematicismo e integração ao drama. In: XIX Congresso da ANPPOM , 2009 , Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba : ANPPOM, 2009. p. 761 - 764.
    • NOGUEIRA, M. P. . Diferenças de construção temática em duas aberturas de ópera: Carlos Gomes e Verdi (Un. Aveiro, PT). In: Performa'07 Encontros de Investigação em Performance , 2007 , Aveiro. Performa'07. Aveiro - Portugal : Universidade de Aveiro, 2007. p. 37 - 37.
    • NOGUEIRA, M. P. . Carlos Gomes como compositor orquestral:Sinfonia de. In: VI Encontro de Musicologia Histórica , 2006 , Juiz de Fora. Anais do VI Encontro de Musicologia Histórica. Juiz de Fora : Centro Cultural Pró-Música, 2006. p. 203 - 221.
    • NOGUEIRA, M. P. . Estudo comparado da construção temática do Prelúdio de Maria Tudor, de Carlos Gomes, e da Sinfonia de La Forza del Destino, de Verdi. In: XVI Congresso ANPPOM , 2006 , Brasília. XVI Congresso Programa de Pós-Graduação em Música em Contexto. Brasília : Universidade de Brasilia-Instituto de Artes - Departamento de Música, 2006. p. 524 - 534.
  • Outras Produções Bibliográficas: 26
    • NOGUEIRA, M. P. ; Monica Lucas ; BONIS, M. F. ; TARSO, P. ; FERRAZ, S. ; PADOVANI, J. H. ; BARROS, C. ; ALMADA, C. . Ferramenas Analíticas para a Polifonia Imitativa do Século XVI. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2017 (Cadernos de Resumos)
    • Silva, José Ivo da ; NOGUEIRA, M. P. . Vigor Criativo, Villa-Lobos em seu último período:análise de Fantasia em três movimentos em forma de choros. São Paulo : Editora Unesp , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • NOGUEIRA, M. P. . Todas as Águas- Edino Krieger, 80 anos. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2008 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Beethoven Eterno. São paulo : Universidade de São Paulo , 2008 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Osusp evoca Sibelius. São paulo : Universidade de São Paulo , 2007 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Osusp recita Shakespeare. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2007 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Osusp canta o Brasil. São Paulo : Orquestra Sinfônivca da Usp , 2007 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . OSUSP e a Música de Concerto Brasileira. São Paulo : Orquestra Sinfônica da Usp , 2008 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Concerto Mário Ficarelli- 70 anos. São Paulo : Orquestra Sinfônica da USP , 2005 (Notas de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Concerto Quarteto de Cordas Da cidade ? 70 anos. São Paulo : Orquestra Sinfônica da Usp , 2005 (Notas de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Concerto Mário Ficarelli- 70 anos. São Paulo : Orquestra Sinfônica da USP , 2005 (Notas de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Abertura ?Ano 30 Osusp?. São Paulo : Orquestra Sinfônica da USP , 2005 (Notas de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Os Choros para Orquestra de Camargo Guarnieri. São Paulo : Orquestra Sinfônica da USP , 2004 (Notas de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Série Academia - Ciclo Tchaikovsky - Guarnieri - Osusp. : , 2003 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Série Academia - Ciclo Tchaikovsky - Guarnieri - Osusp. : , 2003 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Série Cordas - Osusp. : , 2002 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Osusp Academia - As Quatro Sinfonias de Brahms - Osusp. : , 2002 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Concerto Stravinsky - 30 Anos da Morte do Compositor - Osusp. : , 2001 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Arnold Schoenberg - Osusp. : , 2001 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Tarde com os compositores russos - Osusp. : , 2001 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Giuseppe Verdi - 100 anos - Osusp. : , 2001 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Sob o Signo de um Século, Bartók, Schoenberg e Stravinsky como Clássicos do Século XX - Osusp. : , 2000 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Orchesterkonzert - USP Sinfonietta. : , 2000 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Brasil 500 anos - Osusp. : , 2000 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Série Universitária - Osusp. : , 2000 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. . Missa em Si menor - J. S. Bach. : , 2000 (Nota de Programa)
    • NOGUEIRA, M. P. ; BARROS, C. A. . Art Research Journal. 2022 (Parecer)
    • NOGUEIRA, M. P. ; Moreira, A.L. ; GURBENICOV, C. ; SALLES, Paulo de Tarso . Comitê Científico. 2017 (Consultoria)
    • NOGUEIRA, M. P. ; Monica Lucas ; BARROS, C. A. . Perspectivas para a pesquisa em Polifonia Modal e em Poética Musical. 2019 (Conferência)
    • PEREIRA, F. C. ; NOGUEIRA, M. P. . Divisione harmonica della diapason nelle sue parti:Zarlino's renumbering of modes based on the primacy of ionian over dorian as the first in the series. 2018 (Congresso)
    • NOGUEIRA, M. P. ; Monica Lucas . Relações entre incipid textual e configuração mínima compartilhada (CMC) em exórdios do 'Motecta festorum'de Palestrina. 2017 (Conferência)
    • NOGUEIRA, M. P. . Ferramentas Analíticas para a Polifonia Imitativa do século XVI. 2017 (Conferência)
    • PEREIRA, F. C. ; NOGUEIRA, M. P. . HapMac (History, Analysis, Pedagogy) Conference University of Nottingham. 2016 (Congresso)
    • NOGUEIRA, M. P. . Analise Musica da Música Polifonica Imitativa: agrupamentos sonoros plenos. 2015 (Conferência)
    • NOGUEIRA, M. P. ; CARDOSO, F. ; IAFELICE, C. C. . Perspectivas teóricas e analíticas para a música polifônica imitativa dos séculos XIV ao XVI.. 2015 (Congresso)
    • NOGUEIRA, M. P. ; CARDOSO, F. . ??Why do you persecute me??:Cadential Plan and Imitative Polyphonic Fabric in Clemens non Papa?s Venitvox de coelo? Boston University EUA. 2015 (Congresso)
    • NOGUEIRA, M. P. . Aspectos de Forma e Simultaneidade na Música Polifônica do Século XVI. Universidade Católica do Porto Portugal. 2013 (Conferência)
    • NOGUEIRA, M. P. . Analise Musical e História da Música: uma reavaliação. 2013 (Conferência)
    • Rinaldi, Arthur ; NOGUEIRA, M. P. . Contornos e Processos Formais na Definição de Formas Musicais. 2011 (Comunicacao)
    • Caio Giovaneti de Barros ; NOGUEIRA, M. P. . Revisão e Ampliação com notas explicativas do livro 'Fraseologia Musical'de Esther Scliar. 2010 (Comunicacao)
    • Cristiane Miranda Rocha Martins ; NOGUEIRA, M. P. . Aplicações da Teoria da Informação em Problemas de Análise Musical e Reconstrução Musicológica. 2009 (Comunicacao)
    • NOGUEIRA, M. P. ; Rodrigues, Lutero ; CASNOK, Y. B. . Performance, interpretação e análise musical. 2011 (Conferência)
    • NOGUEIRA, M. P. . Espaço, linha e complexidade acústica na formação dos agrupamentos sonoros. 2011 (Comunicacao)
    • NOGUEIRA, M. P. . Complexidade e Diversidade na Criação/ Pesquisa em Música. 2011 (Conferência)
    • NOGUEIRA, M. P. . Considerações sobre a Relação entre Textura e Forma na Música Polifónica- Universidade de Coimbra-Portugal. 2012 (Comunicacao)
    • Caio Giovaneti de Barros ; NOGUEIRA, M. P. . Teorias do Agrupamento Sonoro: definições e propriedades da escrita dos elementos temporalmente discretos. 2012 (Comunicacao)
    • NOGUEIRA, M. P. . Estudo Comparado da construção temática do prelúdio de Maria Tudor de Carlos Gomes e da Sinfonia de La Forza del Destino de Verdi. 2006 (Congresso)
    • NOGUEIRA, M. P. . Carlo Gomes como compositor orquestral: Sinfonia de Il Guarany. 2004 (Comunicacao)
    • NOGUEIRA, M. P. . Princípios para o estudo da metamorfose da palavra em música: motivo e perspectiva temática na história e teorias da música ocidental. 2010 (Comunicacao)
    • NOGUEIRA, M. P. . Diferenças de construção temática em duas aberturas de ópera: Verdi e Carlos Gomes-Aveiro PT. 2007 (Comunicacao)
    • NOGUEIRA, M. P. . Ritornelo e Sinfonia no Orfeo de Monteverdi. 2009 (Comunicacao)
    • NOGUEIRA, M. P. . Idéias Musicais : O Espaço Polifônico, ouvindo a simultaneidade (série de 13 programas). 2013 Rádio Cultura FM
    • NOGUEIRA, M. P. ; THOMAZ, L. V. ; TARSO, P. ; Moreira, A.L. ; Pascoal, M. L. ; Jank. Helena . I Encontro Internacional de Análise Musical. 2009 (UNESP-USP_ UNICAMP)
    • NOGUEIRA, M. P. ; BORTZ, Graziela ; SALLES, Paulo de Tarso ; FERAZ, Silvio ; Moreira, A.L. . II Encontro de Teoria e Análise Musical. 2011 (UNESP, USP e UNICAMP)
    • Moreira, A.L. ; FERAZ, Silvio ; BORTZ, Graziela ; NOGUEIRA, M. P. ; SALLES, Paulo de Tarso ; GURBENICOV, C. ; MANNIS, J. A. ; MERHI, S. . III Encontro Internacional de Teoria e An'alise Musical. 2013 (UNESP, UNICAMP, USP, unirio)
    • Moreira, A.L. ; Gurbenikoff, Carole ; Pascoal, M. L. ; NOGUEIRA, M. P. ; TARSO, P. . 4ºEncontro Internacional de Teoria e Análise Musical. 2017 (Departamento de Musica da Universidade de São Paulo)
    • Monica Lucas ; NOGUEIRA, M. P. ; DINIZ, P. ; DOMINGOS, N. ; KUHL, P. M. . VIII Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII. 2017 (ECA- USP)
    • Monica Lucas ; BARROS, C. ; NOGUEIRA, M. P. ; DOMINGOS, N. ; CARDOSO, F. ; IAFELICE, C. C. . X Encontro de Pesquisadore em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII. 2019 (Escoloa de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo)
    • SCHAUB, S. O. ; Moreira, A.L. ; NOGUEIRA, M. P. . EITAM 5 ? V Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. 2019 (Instituto de Artes da UNICAMP)
    • ALBANO, S. ; CASTAGNA, P. ; NOGUEIRA, M. P. . Congresso da Associação Nacional de pesquisa e Pós graduação. 2019 (ANPPOM)
    • NOGUEIRA, M. P. ; Thomas, Lia Vera ; KERR, D. M. . XVII CONGRESSO DA ANPPOM. 2007 (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA)
    • Nome do projeto: Motivo e perspectiva temática nas formas instrumentais originadas ou relacionadas a formas vocais (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, M. P. , Caio Giovaneti de Barros , Rinaldi, Arthur , PUCCINI, R. .
      Descrição: Estudo dos processos de transformações de algumas formas vocais, notadamente o moteto e a "chanson",em formas instrumentais como o 'ricercare" e a "canzona". A investigação apontou indícios importantes de que as formas instrumentais tendem a apresentar maior definição motívica de suas figuras rítmicas e melódicas, ou seja, uma tendência a o tematismo mais desenvolvido devido a ausência estruturante do texto.
    • Nome do projeto: Revisão Crítica e Notas explicativas do Livro Fraseologia Musical de Esther Scliar (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, M. P. , Cristiane Miranda Rocha Martins , Caio Giovaneti de Barros .
      Descrição: O livro "Fraseologia Musical" de Esther Scliar é um dos únicos sobre o assunto em português. No entanto apresenta diversos problemas terminológicos e de edição gráfica e por isso mereceu um trabalho de análise e revisão crítica. Dessa forma, objetivou-se criar o conhecimento necessário para uma possível reedição do livro ampliado e revisado contribuindo para a criação de material musical didático-teórico de qualidade em língua portuguesa. O trabalho dividiu-se em três partes: reedição e correção dos exemplos musicais, análise dos termos a partir da bibliografia indicada pela própria autora e uma investigação sobre os critérios de delimitação de agrupamentos elencados por Scliar.
    • Nome do projeto: Repertório Orquestral dos séculos XVII a XX: formas e a relação com a musica dramática (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, M. P. , Bruno Lacerda , Silva, José Ivo da .
      Descrição: Apontar como as várias técnicas de orquestração tiveram um destacado incremento como elemento estrutural no discurso musical nas diferentes formas sinfônicas particularmente a forma da sinfonia que surgiu como um brevíssima peça instrumental na ópera do século XVII. A sinfonia é estudada nesta pesquisa por sua interação histórica e técnico-estética com outras formas e gêneros musicais, especialmente a ópera e gêneros afins. O pressuposto é que parte substancial do repertório instrumental e sinfônico prosperou a partir do universo da música vocal lírica e dramática, seja a partir das formas instrumentais autônomas ou semi-autônomas integradas ao drama, (sinfonias, ritomelos, abertura, prelúdios, intermezos).
    • Nome do projeto: Forma e Simultaneidade na Música Polifônica do século XVI (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, M. P. , CARDOSO, F. , IAFELICE, C. C. .
      Descrição: O projeto se situa na área da teoria musical e corresponde ao estudo dos agrupamentos discretos da forma musical, especificamente dirigido ao repertório polifônico da música europeia pré-tonal. Tem por objetivo desenvolver ferramentas analíticas relacionadas a este campo de estudo que sejam operacionais quando dirigidas à simultaneidade polifônica, notadamente a imitativa. Busca tratar o repertório polifônico a partir de uma estratégia metodológica em que as diferentes vozes sejam estudadas não apenas como unidades melódicas separadas ou segmentos lineares, mas de maneira integrada quanto aos aspectos métrico (acentual), rítmico (duracional), de organização do espaço de alturas, de condução vocal contrapontística e de inter-relação motívica, a partir da notação historicamente circunstanciada das obras. O desafio teórico consiste em determinar em que medida e de que maneira é possível adequar ao repertório polifônico pré-tonal ? considerada a sua complexidade textural ?, os conceitos de forma musical a partir de suas unidades discretas de agrupamentos (que nesta pesquisa são denominados como Agrupamentos Sonoros Plenos) e da teoria tematicista e motívica. O termo agrupamento empregado neste projeto se refere ao modo como os segmentos fraseológicos passaram a ser conhecidos, principalmente após a publicação do ?The Rhythmic Structures of Music?, de Grosvenor Cooper e Leonard B. Meyer, na década de 1960. A terminologia foi adotada em outras publicações posteriores, principalmente nos Estados Unidos, e tem se consolidado, ao menos em língua inglesa. Na pesquisa descrita neste projeto a utilização desta terminologia conjugada com os adjetivos ?sonoro? e ?pleno? tem por objetivo evitar a conotação de segmentos lineares que, em geral, possuem os termos tradicionais da fraseologia, tais como figura, inciso, frase, período e seção, ou em todos os ?níveis arquitetônicos?, para usar a terminologia utilizada por Cooper e Meyer no trabalho citado. Evidencia-se deste modo que agrupamento em texturas polifônicas deve ser considerado a partir da complexidade das relações sonoras, métricas e duracionais dos elementos que o compõem.
    • Nome do projeto: Estrutura imitativa e Texto em dois motetos do século XVI: Adrian Willaert e Clemens Non Papa (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, M. P. , Carcoso, F.L.P. , IAFELICE, C. C. , PEINADO, M. C. .
      Descrição: ?Magnum haereditatis mysterium?aquattro é um dos poucos motetos de Willaert que utiliza um cantus firmus migrante. Por meio de uma estratégia que envolve análises motívica e cadencial concluímos que algumas palavras e expressões são intensificadas por um tratamento imitativo dos motivos. Duas passagens do texto são destacadas: templum dei factus est uterus nesciens virum e non est pollutus ex ea carnem assumens, esta última revelando uma maior densidade imitativa e constituindo o núcleo dramático do moteto. ?Venit vox de coelo? de Clemens non Papa sobre a passagem da Bíblia que se refere à conversão de Saul, não tem um cantus firmus, mas apresenta uma textura complexa de polifonia imitativa. Um exemplo é particularmente eloquente: aquele que anuncia a seção dramática ?Saul, Saul, por que você me persegue? É difícil para você bater-se contra os aguilhões? por meio de uma cadência semi-perfeita com movimento em terça paralela de cantizans-tenorizans duplo,em uma remodelagem contrastante da estrutura imitativa. Para ambos os motetos o conceito de ?análise modular? (Schubert, 2007), ?agrupamento sonoro?(Nogueira, 2014),?célula de fuga? (Milson, 2006),?motivicidade?(Rifkin, 1997) e a identificação de frase do soggetto (Rivera, 1993), foram todas elas centrais para a análise estrutural. Os modelos de cadência e as análises modais foram baseadas em Meier (1988) e Smith (2011). As atribuições de inflexões silábicas e melódicas para os dois motetos foram avaliadas com as fontes primárias dos manuscritos e das publicações indicadas nas referências bibliográficas.
    • Nome do projeto: RELAÇÕES ESTRUTURAIS ENTRE TEXTO E MÚSICA EM PROCESSOS IMITATIVOS NO MOTETO A QUATRO VOZES: uma abordagem a partir da perspectiva de duos em exórdios (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, M. P. , Carcoso, F.L.P. , IAFELICE, C. C. , FIGUEIREDO, D. , PEINADO, M. C. .
      Descrição: O projeto é dedicado ao desenvolvimento de ferramentas analíticas para a música dos séculos XV e XVI, predominantemente em polifonia imitativa. A motivação para esta dedicação advém da reflexão quanto à necessidade de aplicar ao repertorio em foco processos de analise que favoreçam o discernimento da estrutura imitativa, combinando informações derivadas do texto e da escrita mensural, bem como aspectos modais, cadenciais e de agrupamentos temáticos nestas composições. As especulações do grupo se dirigem principalmente aos motetos do século XVI. Este segmento privilegiado do repertorio ? tanto quantitativa quanto qualitativamente ? apresenta em geral uma complexa textura polifônica caracterizada por um fluxo contínuo de condução formal, plena de imbricamentos de vozes, movimentos cadenciais de diversos tipos e graus e desenvolvimentos diversificados dos soggetti ? e que um tanto anacronicamente podemos chamar de ?estrutura temática?. O presente projeto objetiva contribuir para o esclarecimento da densa trama de linhas em contraponto e das confluências verticais, e as implicações de ambas na ressonância da textura polifônica, que oferece uma nova dimensão ao texto.
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado Em Composição Em Regência
        Nome da Instituição: Faculdade de Artes Alcântara Machado
        Ano de conclusão: 1985
      • Curso: Música - Composição e Regência
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 1981
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Música Com Habilitação em Composição
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1974
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Música
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 1998
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de Coimbra
        Ano de conclusão: 2012
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Instituto de Artes- Unesp
        Ano de conclusão: 2014
        Status do curso:
    • Fundação das Artes de São Caetano do Sul:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1972 - 1985 ).
    • Universidade de Ribeirão Preto:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1981 - 1994 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Santa Marcelina:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1985 - 1986 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola Municipal de Música:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2004 ).
        Outras informações: professor
    • Faculdade de Artes Alcântara Machado:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Fundação Armando Álvares Penteado:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1991 - 2004 ).
        Outras informações: Período de licença não remunerada entre 1996 a 1998.
        Outras informações: Professor
    • Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1981 - 1994 ).
        Outras informações: Entidade mantida pela Sociedade Lítero Musical de Ribeirão Preto
        Outras informações: Maestro Titular
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Pareceres na área da Teoria e Análise Musical para encaminhamento de bolsasde Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado
    • OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).