Não autenticado |

Waldir Moreira de Sousa Júnior

    • Waldir M. de Sousa Jr possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2011) com habilitação Grego/Português. É mestre e doutor em Letras (área de concentração: Letras Clássicas) pela FFLCH-USP. Traduziu a peça "As Fenícias" de Eurípides do grego para o português. Realiza pesquisa sobre tragédia grega, especificamente sobre o dionisismo na obra trágica (peças completas e fragmentárias) de Eurípides. Fez três estágios de docência em Ensino Superior (PAE-USP) e foi monitor/professor de grego por quatro anos junto ao Projeto Minimus (EMEF Amorim Lima). É coordenador do Clube do Livro Referência no Colégio Catamarã Referência.

       

      Links:    

    • SOUSA JUNIOR, W. M. . 'Christus Patiens' e a Recepção da Tragédia de Eurípides no Império Bizantino CODEX: Revista Discente de Estudos Clássicos , v. 1 , p. 100 - , 2018. ISSN: 21761779.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Hipsípile, As Fenícias e Antíope: uma trilogia euripidiana? Phaos - Revista de Estudos Clássicos , v. 18 , p. 1 - , 2018. ISSN: 26258058.
    • DE SOUSA JUNIOR, WALDIR MOREIRA . A construção de uma identidade democrática para Teseu: uma comparação entre Baquílides (ditirambos 17 e 18) e Eurípides (As Suplicantes). CODEX: Revista Discente de Estudos Clássicos , v. 5 , p. 49 - , 2017. ISSN: 21761779.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Etéocles Golpista? Uma Comparação entre Os Sete Contra Tebas de Ésquilo e As Fenícias de Eurípides HÉLADE (RIO DE JANEIRO) , v. 3 , p. 117 - 134 , 2017. ISSN: 15182541.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . A narrativa mítica coral como forma de enunciação trágica em As Fenícias de Eurípides Phaos - Revista de Estudos Clássicos , v. 16 , p. 91 - 104 , 2016. ISSN: 25268058.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Eurípides retórico: estudo e tradução do agón lógon de Etéocles e Polinices (As Fenícias, 443-637) ALETHÉIA (GOIÂNIA) , v. 1 , p. 45 - 65 , 2017. ISSN: 19832087.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . A tragédia 'As Bacantes' de Eurípides sob a ótica dos estudos de gênero Cantareira (UFF) , v. 1 , p. 5 - 17 , 2016. ISSN: 16777794.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Tradução da tragédia fragmentária Édipo de Eurípides Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios , v. 3 , p. 90 - 107 , 2015. ISSN: 23183446.
    • DE SOUSA JUNIOR, WALDIR MOREIRA . Não matem o poeta trágico. In: Projeto Nascente USP , 2018 , São Paulo. Finalista Nascente 2018. : , 2018.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . O dionisismo na tragédia Hipsípile de Eurípides. In: XXII Seminário de Teses em Andamento , 2016 , Campinas. XXII SETA - Caderno de Resumos. : , 2016. p. 25 - 26.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . À procura do culto dionisíaco nos cantos corais de As Bacantes de Eurípides.. In: Seminário de Tese em Andamento - Unicamp , 2015 , Campinas. Caderno de Resumos. : , 2015. p. 31 - 32.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Dionisismo em Fragmentos: o caso da tragédia Hipsípile de Eurípides. In: XXXV Semana de Estudos Clássicos - Tradição e Transmissão da Antiguidade , 2016 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos: XXXV Semana de Estudos Clássicos - Tradição e Transmissão da Antiguidade. : , 2016. p. 28 - 28.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . A recepção de Eurípides em Constantinopla: uma leitura da tragédia Christus Patiens. In: XXIV Semana de Estudos Clássicos , 2016 , Juiz de Fora. XXIV Semana de Estudos Clássicos - Fronteiras e Limites. : , 2016. p. 53 - 53.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Eurípides em Bizâncio: 'Christus Patiens' e a formação de um cânone euripidiano. In: XIII Semana de Estudos Clássicos , 2016 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2016. p. 6 - 6.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . As Peças Fragmentárias de Eurípides a respeito de Teseu. In: 34a Semana de Estudos Clássicos , 2015 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. : , 2015.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Dois Poeta, um herói: a construção de um Teseu democrático entre Baquílides e Eurípides. In: XX Congresso da SBEC , 2015 , Mariana. XX Congresso da SBEC - Programação e Resumos. : , 2015. p. 65 - 65.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . A masculinidade de Penteu transvestida: uma análise comportamental a partir da identidade de gênero. In: VI CIEAM Discursos, Identidades, Sexualidades , 2015 , Assis. VI CIEAM Discursos, Identidades e Sexualidades. : , 2015. p. 51 - 52.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . As Fenícias de Eurípides e as Dionísias: uma leitura ritualística. In: Discere et docere: aprender e ensinar os clássicos , 2014 , Juiz de Fora. XXIII SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS. Discere et docere: aprender e ensinar os clássicos. : , 2014.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Retórica e Agòn Lógon em As Fenícias de Eurípides. In: III Congresso Brasileiro de Retórica , 2014 , São Paulo. Caderno de resumos e programação. : Seatle : CreateSpace-Ondemand Publishing LLC. Amazon CO, 2014. p. 20 - 20.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Eurípides entre o mito trágico e o mito tradicional aristotélico - tradução e estudo do prólogo de 'As Fenícias'. In: XIX Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2011 , São Paulo. XIX Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2011.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . A recepção bizantina da tragédia grega: estudo sobre a formação da Tríade Euripidiana.. In: XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - I Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos Clássicos , 2013 , Brasília. O Futuro do Passado. : , 2013.
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Revista Cantareira. 2015 (Parecer)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Antíope, Hipsípile, As Fenícias: uma trilogia euripidiana. 2017 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . A ironia coral no êxodo de As Bacantes. 2017 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . O inconsciente grego da Europa: o papel da cultura grega na formação do pensamento europeu. 2017 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Christus Patiens e a recepção da tragédia de Eurípides no império bizantino. 2017 (Conferência)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . O dionisismo na tragédia Hipsípile de Eurípides. 2016 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Dionisismo em Fragmentos: o caso da tragédia Hipsípile de Eurípides. 2016 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . A recepção de Eurípides em Constantinopla: uma leitura da tragédia Christus Patiens. 2016 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . As Peças Fragmentárias de Eurípides a respeito de Teseu. 2015 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Dois poetas, um herói: a construção de um Teseu democrático entre Baquílides e Eurípides. 2015 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . À procura do culto dionisíaco nos cantos corais de As Bacantes de Eurípides.. 2015 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Os cantos corais de As Bacantes de Eurípides sob olhar do culto dionisíaco.. 2015 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . A masculinidade de Penteu transvestida: uma análise comportamental a partir da identidade de gênero. 2015 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . O espaço narrativo do Coro na peça As Fenícias. 2014 (Conferência)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . As Fenícias de Eurípides e as Dionísias: uma leitura ritualística. 2014 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Justiça e Agòn em As Fenícias de Eurípides. 2014 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Retórica e Agòn Lógon em As Fenícias de Eurípides. 2014 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Eurípides entre o mito trágico e o mito tradicional aristotélico - tradução e estudo do prólogo de 'As Fenícias'. 2012 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Eurípides entre o mito trágico e o mito tradicional aristotélico - tradução e estudo do prólogo de 'As Fenícias'. 2012 (Conferência)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . A mythopoiesis em As Fenícias de Eurípides. 2012 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . A recepção bizantina da tragédia grega: estudo sobre a formação da Tríade Euripidiana.. 2013 (Comunicacao)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Mito e Ritual em As Fenícias de Eurípides. 2013 (Seminário)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . XXI Congresso da SBEC. 2017 (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos)
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . Eurípides entre o mito trágico e o mito tradicional aristotélico - tradução e estudo do prólogo de 'As Fenícias'. 2011
    • SOUSA JUNIOR, W. M. . As Fenícias de Eurípides: Estudo e Tradução. 2013
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: Eurípides entre o mito trágico e tradicional aristotélico: Estudo e Tradução de "As Fenícias" (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA JUNIOR, W. M. .
    • Nome do projeto: Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA JUNIOR, W. M. , CORREA, P. C. .
      Descrição: O projeto visa introduzir, durante o período experimental de um ano, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na auto-estima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da adquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Dois métodos de ensino, largamente empregados na Inglaterra e EEUU ("Athenaze", Oxford University Press, 2011; "Minimus", Cambridge University Press, 1999) e criados especificamente para alunos dessas faixas etárias, serão traduzidos e adaptados pelos discentes que ministrarão as aulas de língua. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo, de modo a verificar em que medida, na EMEF Desembargador Amorim Lima, após um ano de estudo, verifica-se (ou não) um melhor desempenho acadêmico dos alunos quanto à leitura, à compreensão da gramática e à resolução de problemas, e se esses métodos são eficazes em nosso contexto. Além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais" no final de cada mês, ministradas por 16 professores doutores da FFLCH, sobre mitos para o 4o ano e, para o 6o ano, aulas sobre o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica. Essas aulas oferecerão aos alunos uma introdução à mitologia e aos diversos gêneros literários, aos autores e às obras clássicas, ampliando os seus horizontes culturais e, ao mesmo tempo, motivando a aprendizagem do grego e do latim.
    • Nome do projeto: Clube do Livro Referência (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SOUSA JUNIOR, W. M. .
      Descrição: No Clube do Livro Referência, os alunos têm a oportunidade de ler e conversar sobre seus livros favoritos. Neste espaço de leitura, favorece-se um contato amigável com a literatura, estimula-se a observação, a reflexão e o debate. Alunos fazem exposições e relacionam livros ao cotidiano e ao cinema. Também há espaço para a escrita. Compomos um livro contendo as redações feitas ao longo do ano. As atividades são registradas em um blog (https://clreferencia.blogspot.com/).
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Eurípides entre o mito trágico e o mito tradicional aristotélico - tradução e estudo do prólogo de
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: Letras - Português e Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Braz Cubas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: pesquisador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Colégio Catamarã Referência:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Português no Ensino Fundamental II. Responsável pela organização do Clube do Livro Referência. Tutor (educação personalizada).
        Outras informações: Professor