Não autenticado |

Laís de Almeida Cardoso

    • Doutora (2017) e Mestre (2006) em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. Bacharel e Licenciada em Letras (Português e Italiano) pela Universidade de São Paulo (2000); Bacharel e Licenciada em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989); Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009). Atuou como professora alfabetizadora por 25 anos e como Orientadora Pedagógica por 14 anos no Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré (1985-2022). Atuou ainda como bióloga na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1989-1997). Autora dos livros infantis 'Cada bicho tem seu canto' (Volta e Meia, 2017), 'Cada bicho tem seu canto 2' (Volta e Meia, 2021), 'Cada bicho tem seu canto 3' (Volta e Meia, 2023), 'A vela e o vento' (Volta e meia, 2022) e 'O menino e a caixa' (Nova Alexandria, 2022). Foi também autora, colaboradora e revisora pedagógica dos Sistemas de Ensino Mackenzie. Palestrante e Assessora Pedagógica com foco na Formação Continuada de Professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisadora na área de Alfabetização e Literatura Infantil e Juvenil.

       

      Links:    

    • CARDOSO, L. A. ; LIMAVERDE, R. . Cada bicho tem seu canto 3 - Animais Marinhos. São Paulo : Volta e Meia, 2023 . 64p. ISBN: 9786589427278.
    • CARDOSO, L. A. . O menino e a caixa. São Paulo : Nova Alexandria, 2022 . 32p. ISBN: 9786586189933.
    • CARDOSO, L. A. ; UHART, B. . A vela e o vento. São Paulo : Volta e Meia - Nova Alexandria, 2022 . 48p. ISBN: 9786589427100.
    • CARDOSO, L. A. . Cada bicho tem seu canto 2: Biomas brasileiros. São Paulo : Volta e Meia - Nova Alexandria, 2021 . 68p. ISBN: 9786589427001.
    • CARDOSO, L. A. . Cada bicho tem seu canto. São Paulo : Volta e Meia, 2016 . 56p. ISBN: 9788565746465.
    • CARDOSO, L. A. . Alfabetização Contextualizada - um projeto interdisciplinar Sistema Mackenzie em Revista , v. 1 , p. 9 - 10 , 2018. ISSN: 23589353.
    • CARDOSO, L. A. . Confecção de jogos para alfabetização Sistema Mackenzie em Revista , v. 1 , p. 11 - 13 , 2018. ISSN: 23589353.
    • CARDOSO, L. A. . LITERATURA, SOCIEDADE E IDENTIDADE CULTURAL: UM DIÁLOGO ENTRE ?AS MÃOS DOS PRETOS?, DE LUIS BERNARDO HONWANA, ?POR QUE O NEGRO É PRETO?, DE CÂMARA CASCUDO, E MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE Revista Crioula (USP) , v. 13 , p. 1 - , 2013. ISSN: 19817169.
    • CARDOSO, L. A. . Poesia na Educação Infantil: Desconstruindo mitos. Educação literária mudanças em movimento: poesia e oralidade, v. 1, p. 58 - 68, 2024.
    • CARDOSO, L. A. . Darth Vader e Lord Voldemort: monstros do nosso tempo e os ecos da infância. O mal na narrativa para crianças e jovens: olhares da literatura e do ensino, v. 1, p. 34 - 49, 2020.
    • CARDOSO, L. A. . Oralidade e tecnologia no mundo digital. (Re)Visões do maravilhoso e do fantástico nas interfaces da literatura infantil e juvenil: sempre há uma vez..., v. , p. 198 - 219, 2015.
    • CARDOSO, L. A. . Tramas e suportes: sobreposição e entrelaçamento em três diferentes mídias ? literatura, quadrinhos e cinema: um diálogo entre tecnologia e oralidade. Tecendo literatura:entre vozes e olhares, v. 1, p. 193 - 212, 2015.
    • CARDOSO, L. A. . Darth Vader e Lord Voldemort: monstros do nosso tempo; ecos de antigamente. In: IV Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional , 2018 , Rio de Janeiro. Monstruosidades ficcionais - Caderno de Resumos. Rio de Janeiro : Dialogarts, 2018. p. 211 - 213.
    • CARDOSO, L. A. . Projeto Personagem - A arte de criar. In: I Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas , 2018 , Barueri - SP. I Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas - Caderno de Resumos. : , 2018. p. 8 - 9.
    • CARDOSO, L. A. . Nicolau tinha uma ideia - e você?. In: I Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas , 2018 , Barueri - SP. I Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas - Caderno de Resumos. : , 2018. p. 3 - 3.
    • CARDOSO, L. A. . Entre meninos e homens: um estudo sobre as representações da infância e da puberdade em Capitães da Areia e O menino grapiúna, de Jorge Amado. In: VI Colóquio de Literatura Brasileira , 2016 , Salvador BA. Curso Jorge Amado 2016 - Programação e Resumos. Salvador BA : Fundação Casa de Jorge Amado, 2016.
    • CARDOSO, L. A. . O poder do mito na era da tecnologia: a sobrevivência da oralidade no mundo digital. In: II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional , 2014 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos e Programação. : Dialogarts, 2014. p. 11 - 272.
    • CARDOSO, L. A. . III Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas. 2021 (Seminário)
    • CARDOSO, L. A. . Poesia na Educação Infantil: desconstruindo mitos. 2023 (Comunicacao)
    • CARDOSO, L. A. . O professor e a mediação na leitura. 2022 (Conferência)
    • CARDOSO, L. A. . Práticas de Literacia na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para a música e para a poesia. 2021 (Comunicacao)
    • CARDOSO, L. A. . Educação para a sensibilidade: poesia em sala de aula. 2019 (Conferência)
    • CARDOSO, L. A. . O homem que amava caixas e a Cultura Maker. 2019 (Comunicacao)
    • CARDOSO, L. A. . A Era dos Multiletramentos ? Alfabetização visual, Letramento digital e outros conceitos contemporâneos. 2019 (Comunicacao)
    • CARDOSO, L. A. . II Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas. 2019 (Seminário)
    • CARDOSO, L. A. . Darth Vader e Lord Voldemort - monstros do nosso tempo; ecos de antigamente. 2018 (Comunicacao)
    • CARDOSO, L. A. . Nicolau tinha uma ideia - e você?. 2018 (Comunicacao)
    • CARDOSO, L. A. . I Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas. 2018 (Seminário)
    • CARDOSO, L. A. . Projeto Personagem - A arte de criar. 2018 (Comunicacao)
    • CARDOSO, L. A. . Alfabetização contexualizada: desenvolvendo habilidades e competências a partir de um projeto interdisciplinar. 2017 (Conferência)
    • CARDOSO, L. A. . Entre meninos e homens: um estudo sobre as representações da infância e da puberdade em Capitães da Areia e O menino grapiúna, de Jorge Amado. 2016 (Comunicacao)
    • CARDOSO, L. A. . O papel do professor como mediador entre a Literatura Infantil e o Pré-leitor ou leitor iniciante. 2015 (Conferência)
    • CARDOSO, L. A. . Modelos de aprendizagem. 2013 (Conferência)
    • CARDOSO, L. A. . O poder do mito na era da tecnologia: a sobrevivência da oralidade no mundo digital. 2014 (Comunicacao)
    • CARDOSO, L. A. . Valentões no pátio da literatura infantil: uma análise de cenas de bullying presentes em diferentes intensidades na literatura para crianças e jovens. 2011 (Comunicacao)
    • CARDOSO, L. A. . Desvios e atalhos no percurso do herói: papel das florestas na literatura para crianças e jovens. 2010 (Comunicacao)
    • CARDOSO, L. A. . I Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas. 2018 (Instituto Presbiteriano Mackenzie)
    • CARDOSO, L. A. . II Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas. 2019 (Instituto Presbiteriano Mackenzie)
    • CARDOSO, L. A. . III Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas. 2021 (Instituto Presbiteriano Mackenzie)
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 2
    • CARDOSO, L. A. ; KONISHI, Y. Y. ; BLANCATO, D.G. . Sistema de Ensino Ediouro Mackenzie. 2012 (Sistema de ensino)
    • CARDOSO, L. A. ; BLANCATO, D.G. ; KONISHI, Y. Y. . Sistema Mackenzie de Ensino. 2007 (Sistema de ensino)
    • Nome do projeto: Alfabetização Contextualizada - Projeto Pedagógico com o livro Cada bicho tem seu canto (2016 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CARDOSO, L. A. .
      Descrição: A alfabetização é um momento marcante na vida de uma criança. Porém a alfabetização é um longo processo, que tem início geralmente quando ela nem está em idade escolar, no momento em que descobre o mundo letrado, por meio da identificação e escrita de seu próprio nome, de letras avulsas, de palavras encontradas em cartazes, revistas, livros e vários outros suportes. Além disso, a alfabetização não termina quando a criança aprende a decodificar o código escrito, lendo palavras ou até mesmo enunciados ou frases curtas sem que um significado lhe seja atribuído. Um projeto de alfabetização contextualizada conduz o aluno mais facilmente ao universo da leitura e da escrita, sem que ele perceba que está se alfabetizando, como se tudo não passasse de uma gostosa brincadeira. Para isso, jogos orais e escritos devem ser somados a textos interessantes e desafiadores, tornando o ensino da língua mais dinâmico e prazeroso.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Título: ?Hora da história?: consistência e planejamento na utilização da Literatura Infantil em sala de aula
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Letras Português Italiano
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
      • Curso: Biologia
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 1989
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Instituto Presbiteriano Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
    • Literartes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Revisão e consultoria