Não autenticado |

Karen Rizzato Pires

    • PIRES, K. R. . Gráficos e dados nas Ciências Sociais. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Políticas Públicas de Acesso ao Ensino Superior nos Governos FHC e Lula (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRES, K. R. , BALBACHEVSKY, E. .
      Descrição: Este projeto de iniciação científica tem como objetivo comparar as políticas públicas para a educação nos governos FHC e Lula, especificamente no que diz respeito ao acesso ao ensino superior. A comparação tem por finalidade verificar se houve ou não uma continuidade entre os escopos das políticas de acesso desses dois governos. Ademais, buscaremos indícios que possivelmente apontem para uma conclusão sobre a efetividade dessas políticas no que tange à democratização do ensino superior como uma contrapartida aos favorecimentos concedidos às instituições de ensino privadas. Democratização essa que entendemos, para além de um aumento progressivo do número absoluto de estudantes universitários ao longo desse período, como um processo de real inclusão social e racial.
    • Nome do projeto: Instituições Políticas, Padrões de Interação Executivo-Legislativo e Capacidade Governativa (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRES, K. R. , RICCI, P. , SILVA, G. P. , FREITAS, A. M. , FIGUEIREDO, A. M. C. , GUARNIERI, F. H. E. , BARBERIA, L. G. , DINIZ, S. , LIMONGI, F. M. P. .
      Descrição: O principal objetivo do projeto é estudar o impacto das variáveis institucionais sobre o desempenho do governo. O escopo do projeto vem sendo redefinido e ampliado a cada versão. A linha de continuidade da pesquisa é dada por seu objeto e por sua orientação metodológica. Em sua versão inicial, o projeto se inseria na literatura sobre transições entre regimes. Por razões óbvias, esta deixou de ser a referência central deste projeto. Em consonância com as preocupações dominantes na literatura comparada, o projeto se orientou para o estudo da democratização e do funcionamento da democracia. O projeto continua a privilegiar as variáveis explicativas institucionais e, dentro delas, as ligadas ao processo decisório. Mantemos ainda nossa afiliação ao neo-institucionalismo e o compromisso com a mensuração objetiva das variáveis explicativas empregadas.
    • Nome do projeto: As origens das regras eleitorais no Brasil: o Código Eleitoral de 1932 (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRES, K. R. , RICCI, P. , ZULINI, J. P. , SILVA, G. P. , BRAGA, M. S. S. , FAGUNDES, L. P. , KARAWEJCZYK, M. , LOPES, R. H. , AFLALO, H. M. , NOBREGA JUNIOR, J. L. , LUCIO, V. T. .
      Descrição: Este projeto procura entender as causas e que levaram o governo revolucionário a elaborar um Código Eleitoral em 1932 com uma serie de medidas inovadoras (voto feminino, voto secreto, justiça eleitoral, sufrágio obrigatório, representação classista, representação proporcional). A hipótese principal desse trabalho é que o escopo das elites da época era manter o controle no processo eleitoral sobre as velhas oligarquias republicanas. O estudo, por meio de uma análise baseada em fontes inéditas e até agora não exploradas - jornais, arquivos pessoais, resultados eleitorais oficiais -, foca o momento da formulação e da implementação do Código Eleitoral. Os efeitos prático da implementação destas medidas serão observados considerando os pleitos federais de 1933 e 1934 e os pleitos municipais que ocorreram entre 1934 e 1937 em todos os estados. Este projeto visa estimular o dialogo entre áreas afins. Com vista nisso, criou-se um grupo interdisciplinar de jovens profissionais (estudantes e professores) da historia e da ciência política.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • REVISTA PRIMEIROS ESTUDOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2019 ).
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • LEVIATHAN (SÃO PAULO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).