Não autenticado |

Eduardo Socha

    • Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2015) com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin, mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2006) e graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Traduziu o livro "Quasi una Fantasia", de Theodor W. Adorno. É membro da comissão editorial da coleção Adorno, na Editora Unesp. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do conhecimento, Teoria crítica, História da Filosofia, Estética.

       

      Links:    

  • Livros publicados: 1
    • SOCHA, E. ; BOSCO, F. . Ensaios brasileiros contemporâneos - Indisciplinares. Rio de Janeiro : Fundação Nacional das Artes, 2016 . 352p. ISBN: 9788575071809.
    • SOCHA, EDUARDO . Notas sobre o progresso em Adorno (ainda) ETHIC@ (UFSC) , v. 20 , p. 585 - 611 , 2021. ISSN: 16772954.
    • SOCHA, E. . O novo tema da 'Eroica' de Beethoven e o sublime musical em Adorno REVISTA LIMIAR , v. 7 , p. 28 - 49 , 2020. ISSN: 2318423X.
    • SOCHA, E. . Uso mercantilizado do belo e o sublime: notas sobre Imitação da vida (2013), de Mathias Poledna REVISTA LIMIAR , v. 6 , p. 3 - 19 , 2019. ISSN: 2318423X.
    • SOCHA, E. . Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. IMPRESSO) , v. 42 , p. 91 - 118 , 2019. ISSN: 01013173.
    • SOCHA, E. . MÚSICA INFORMAL: PERSPECTIVAS ATUAIS DO CONCEITO ADORNIANO KRITERION (UFMG. IMPRESSO) , v. 59 , p. 133 - 156 , 2018. ISSN: 0100512X.
    • SOCHA, E. . Para um conceito materialista de tempo musical. A teoria dos tipos nos fragmentos de Adorno sobre Beethoven DISCURSO , v. 49 , p. 161 - 184 , 2019. ISSN: 23188863.
    • SOCHA, EDUARDO . Sismogramas do choque: considerações sobre o choque em 'Teoria da vanguarda', de Peter Bürger, e em 'Filosofia da nova música', de Theodor W. Adorno Kriterion (UFMG. Impresso) , v. 55 , p. 133 - 152 , 2014. ISSN: 0100512X.
    • SOCHA, E. . O problema da forma na música contemporânea Artefilosofia (UFOP) , v. 4 , p. 95 - 104 , 2008. ISSN: 18098274.
    • SOCHA, E. . Adorno e a morfologia do tempo musical de Karlheinz Stockhausen. Os filósofos e seus repertórios, v. 5, p. 177 - 201, 2019.
    • SOCHA, E. . Crise da razão e crise da tonalidade: uma nova problemática do tempo. Henri Bergson: Crítica do negativo e pensamento em duração, v. 1, p. 175 - 189, 2010.
    • SOCHA, E. . Quando a música pensa (filosofia e música em Adorno). Dossiê Especial: Escola de Frankfurt, v. 1, p. 21 - 23, 2009.
    • SOCHA, E. . Duração bergsoniana e continuidade em La Mer (Debussy). Ensaios sobre Música e Filosofia, v. , p. 223 - 236, 2007.
    • SOCHA, E. . Política de cartoon . Cult , São Paulo , 01 nov. 2016.
    • SOCHA, E. . A invenção da duração (o tempo em Bergson) . Cult (São Paulo) , São Paulo , 01 dez. 2010.
    • SOCHA, E. . Quando Lévi-Strauss ouviu Chopin no Mato Grosso (artigo) . Revista CULT , , 01 dez. 2009.
    • SOCHA, E. . A ostentação teórica da insignificância (resenha sobre Siegfried Kracauer) . Cult (São Paulo) , , 01 abr. 2009.
    • SOCHA, E. . Frédéric Worms (entrevista) . Cult (São Paulo) , , 01 ago. 2009.
    • SOCHA, E. . Estilo tardio (resenha) . Cult (São Paulo) , , 01 jul. 2009.
    • SOCHA, E. ; BOSCO, F. . Caetano Veloso (entrevista) . Cult (São Paulo) , , 01 mai. 2009.
    • SOCHA, E. ; SAVIAN FILHO, J. . Marilena Chaui (entrevista) . Cult (São Paulo) , , 01 mar. 2009.
    • SOCHA, E. . André Comte-Sponville (entrevista) . Cult (São Paulo) , , 01 dez. 2008.
    • SOCHA, E. . Norman Lebrecht (entrevista) . Cult (São Paulo) , , 01 ago. 2008.
    • SOCHA, E. . Naomi Klein (entrevista) . Revista CULT , , 01 jun. 2008.
    • SOCHA, E. . Paul Ricoeur - Aventuras da memória e a dificuldade do perdão (resenha) . Revista CULT , , 01 mai. 2008.
    • SOCHA, E. . Jean-Claude Guillebaud (entrevista) . Revista CULT , , 01 mar. 2008.
    • SOCHA, E. . O riso perplexo de Beckett, Ionesco e Genet . Revista Biblioteca EntreLivros , , 15 dez. 2007.
    • SOCHA, E. . O silêncio de Cage . A Notícia (SC) , , 16 jan. 2007.
    • SOCHA, E. . Música para o fim do tempo . A Notícia (SC) , , 19 set. 2006.
    • SOCHA, E. . Debussy, início da modernidade . A Notícia (SC) , , 02 mai. 2006.
    • SOCHA, E. . O continente que deu ritmo ao mundo . Revista Biblioteca EntreLivros , , 15 mar. 2007.
    • SOCHA, E. . O bergsonismo em Debussy: duração e temporalidade musical. In: I Encontro de Pós-Graduandos FFLCH-USP , 2006 , . Anais do I Encontro de Pós-Graduandos. : , 2006.
    • SOCHA, E. . Presença de Bergson na concepção adorniana de tempo musical. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2006 , . Livro de Atas/XII Encontro Nacional de Filosofia. Salvador : Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2006. p. 153 - 154.
    • SOCHA, E. . Duração bergsoniana e a continuidade narrativa em La Mer. In: I Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música , 2005 , São Paulo. I Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música. : , 2005.
    • SOCHA, E. . Apresentação à edição brasileira - Quasi una fantasia. São Paulo : Ed. Unesp , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • ADORNO, T. W. ; SOCHA, E. . Quasi una fantasia. São Paulo : Ed. Unesp , 2018 (Tradução)
    • SOCHA, E. . Lacan além da clínica. São Paulo : Ed. Bregantini , 2017 (Organização de edição especial)
    • ADORNO, T. W. ; SOCHA, E. . Para a metacrítica da teoria do conhecimento (revisão de tradução). São Paulo : Editora Unesp , 2015 (Revisão técnica)
    • SOCHA, E. . Material e música informal. Duas categorias determiantes na autonomia do sujeito musical em Adorno. Ouro Preto : Revista Artefilosofia , 2009 (Tradução)
    • SOCHA, E. . Dossiê Especial: Filosofia Francesa Contemporânea. São Paulo : Editora Bregantini , 2010 (Organização de edição especial)
    • SOCHA, E. . Dossiê Especial: Escola de Frankfurt. São Paulo : Editora Bregantini , 2009 (Organização de edição especial)
    • SOCHA, E. . "Apresentação à edição brasileira" in "Berg: o mestre da transição ínfima" de T. W. Adorno. São Paulo : Ed. Unesp , 2010 (Tradução)
    • SOCHA, E. . A aventura estruturalista. São Carlos : r@u: revista de antropologia social dos alunos do ppgas-ufscar , 2009 (Tradução)
    • SOCHA, E. ; MANZI, R. . Não existe Grande Outro. : Revista CULT , 2008 (Tradução)
    • SOCHA, E. . O corpo segundo Merleau-Ponty e Lacan. : Revista CULT , 2008 (Tradução)
    • SOCHA, E. . As narrativas modernistas de Danto e Adorno (e Cage). São Paulo : Associação Editorial Humanitas , 2007 (Tradução)
    • SOCHA, E. . Revista ethica (Filosofia-Ufsc). 2021 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer revista Famecos (PUC-RS). 2021 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer revista Cadernos de Filosofia Alemã (Usp). 2021 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer revista Limiar (Unifesp). 2020 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer revista Direito Público. 2021 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer revista Trans/form/ação (Unesp-Marília). 2021 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer revista em curso (Ufscar). 2020 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer revista Artefilosofia (Ufop). 2019 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer revista em curso (Ufscar). 2019 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer revista kínesis (unesp-marília). 2018 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer revista em curso (Ufscar). 2018 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer Revista Direito e Práxis. 2017 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer Revista Direito e Práxis. 2015 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer ad hoc Revista PET-UFPR. 2013 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer ad hoc Revista Síntese. 2011 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer ad hoc Revista Humanidades em Diálogo. 2008 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Parecer ad hoc Revista Humanidades em Diálogo. 2007 (Parecer)
    • SOCHA, E. . Adorno's Quasi una fantasia as thought models. 2019 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . Literatura engajada e autonomia em Adorno. 2018 (Conferência)
    • SOCHA, E. . Tempo em Dialética negativa e ?estilo tardio? em Theodor W. Adorno. 2017 (Conferência)
    • SOCHA, E. . Quasi una fantasia: escritos musicais como modelo crítico em Adorno. 2018 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . Estéticas e suas implicações. 2018 (Conferência)
    • SOCHA, E. . Adorno e as vanguardas das décadas de 1950 e 1960. 2017 (Conferência)
    • SOCHA, E. . Fim da expressão musical? Adorno e o envelhecimento da nova música. 2017 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . Teoria crítica: ruptura e impasses. 2017 (Conferência)
    • SOCHA, E. . Democracia e Indústria Cultural. 2017 (Conferência)
    • SOCHA, E. . Adorno: crítica da pós-modernidade. 2017 (Conferência)
    • SOCHA, E. . Sobre a fenomenologia da graça em Bento Prado Júnior. 2017 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . O tempo inquieto: recusa à ontologização do devir em Dialética negativa. 2016 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . O sublime em Beethoven à luz da interpretação de Adorno. 2015 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . Barafonda e o embate com a cidade. 2015 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . Conflicting Times: Adornos Interpretation of Stockhausens New Morphology of Musical Time. 2014 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . Shock experience and musical modernity in Adorno. 2013 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . On dissociation of time in Adorno's Philosophie der neuen Musik. 2013 (Conferência)
    • SOCHA, E. . A categoria de choque em Filosofia da nova música. 2012 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . Dissociação do tempo em Filosofia da nova música. 2012 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . Adorno pós-moderno? A interpretação de Fredric Jameson sobre o conceito de 'música informal'. 2011 (Conferência)
    • SOCHA, E. . A crítica adorniana à negação do tempo musical. 2010 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . Crise da razão em Bergson e crise da tonalidade em Debussy. 2008 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . Bergsonismo musical: forma aberta e ritmização em Jeux, de Debussy. 2007 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . O bergsonismo em Debussy: duração e temporalidade musical. 2006 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . Presença de Bergson na concepção adorniana de tempo musical. 2006 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . Duração bergsoniana e continuidade discursiva em 'La Mer'. 2005 (Comunicacao)
    • SOCHA, E. . O que significa traduzir Adorno hoje?. 2021 LELPrat - Universidade Federal de São Paulo
    • SOCHA, E. . I Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música. 2005 (USP/UFMG Fapesp)
    • SOCHA, E. . 8th International Meeting of the Association for Adorno Studies. 2019 (FFLCH/USP)
    • SOCHA, E. . Coloquio Adorno - Reinvenção da Dialética. 2016 (FFLCH/USP)
    • SOCHA, E. . Minicurso: Adorno - Tradução e música. 2019 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SOCHA, E. . Minicurso: Pensar por modelos - considerações sobre o método na dialética negativa. 2019 (UFSCar - Departamento de Filosofia)
    • SOCHA, E. . O conceito de indústria cultural na Dialética do Esclarecimento. 2016 (Pós-graduação em Filosofia - UFABC)
    • SOCHA, E. . Sobre a indústria cultural hoje. 2012 (Curso COGEAE - PUC/SP)
    • SOCHA, E. . Adorno e a indústria cultural. 2017 (Espaço Cult)
    • SOCHA, E. . Minicurso: Indústria cultural ainda - limitações e contemporaneidade do conceito. 2020 (UFSCar)
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Engenharia de Computação
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - 2020 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Fundação Editora Unesp:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Membro da comissão editorial da "Coleção Adorno" na Ed. Unesp, responsável pela organização e tradução das obras de Theodor W. Adorno no Brasil
        Outras informações: Membro de comissão editorial