Não autenticado |

Silvio Pereira da Silva

    • É mestre em Letras Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela USP Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e especializado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Fundação Santo André Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Atualmente, cursa doutorado na Faculdade de Educação da USP, na área de linguagem e educação. É professor de Literatura e Língua Portuguesa e exerce a função de coordenador dos cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado, na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

       

      Links:    

    • SILVA, S. P. . Linguagem e Interpretação. São Bernardo do Campo : Editora do Autor, 2011 . 128p. ISBN: 9788578142087.
    • SILVA, S. P. . Linguagem: manifestação cultural. São Bernardo do Campo : Editora do Autor, 2011 . 152p. ISBN: 9788578142056.
    • SILVA, S. P. . Linguagem: análise das estruturas linguísticas e narrativas. São Bernardo do Campo : Editora do Autor, 2011 . 144p. ISBN: 9788578142186.
    • SILVA, S. P. ; MELLO, P. S. . Linguagem, Língua e Literatura na prática docente. São Bernardo do Campo : Editora do Autor, 2014 . 72p. ISBN: 9788578142872.
    • PERIN, A. L. ; SILVA, S. P. ; SILVA, S. P. . ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. O Texto Narrativo/ a construção de paragrafos, v. 1, p. 68 - 70, 2012.
    • PERIN, A. L. ; SILVA, S. P. . ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Conceitos e noções Gerais de Dissertação, v. 1, p. 1 - 256, 2012.
    • SILVA, S. P. ; MELLO, P. S. . LITERATURA INFANTIL: LEITURA, LITERATURA E INFÂNCIA.. Conhecimento: pesquisa, fundamentos e prática, v. 01, p. 55 - 59, 2014.
    • SILVA, S. P. ; MELLO, P. S. . LITERATURA INFANTIL: UMA LITERATURA PARA ENCANTAR E FORMAR. Conhecimento: pesquisa, fundamentos e prática, v. 01, p. 51 - 54, 2014.
    • SILVA, S. P. . O LEITOR E AS NARRATIVAS TESTEMUNHAIS. Linguagem, Língua e Literatura na prática docente, v. 1, p. 39 - 44, 2014.
    • SILVA, S. P. ; JARAMILLO, M. L. M. C. . CONSTRUCCIÓN PRÁCTICA DE LA UTOPÍA: ESPERANZA Y DECEPCIÓN. Linguagem, língua e Literatura na prática docente, v. , p. 23 - 30, 2014.
    • SILVA, S. P. . Os espaço da mulher na sociedade espanhola do pós-guerra. In: I Congresso brasileiro de Hispanistas , 2000 , Niterói. I Congresso brasileiro de Hispanistas. : , 2000.
    • SILVA, S. P. . Apresentação do Projeto Ler e Conhecer para o Curso de Pedagogia - UMESP. 2012 (Outra)
    • SILVA, S. P. . Literatura e Ensino: O Estudo da literatura Contemporânea na Educação de Nível Médio no Brasil. 2014 (Conferência)
  • Programa de Rádio ou TV: 3
    • TREVISAN, P. A. L. ; SILVA, S. P. ; BRIDI, M. D. ; FURLIN, M. . Aula de leitura é necessariamente aula de literatura?. 2012
    • FURLIN, M. ; JARAMILLO, M. L. M. C. ; MELLO, P. S. ; SILVA, S. P. . A produção literária de autoria feminina e suas contribuições para a literatura brasileira e hispano-americana. 2011 Elluminate
    • SILVA, S. P. . The art of Work and the work of art. 2013
    • SILVA, S. P. . Congresso Científico Metodista. 2011 (Universidade Metodista de São Paulo UMESP)
    • SILVA, S. P. . Programa de Inclusão pedagógica - Língua Portuguesa. 2010 (UMESP - Universidade Metodista de São Paulo)
    • SILVA, S. P. . Atualização em Língua Portuguesa: Gramática e Produção de texto. 2010 (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo)
    • SILVA, S. P. . Português instrumental. 2010 (UMESP - Universidade Metodista de São Paulo)
    • SILVA, S. P. . Programa de Inclusão Pedagógica EAD - Oficina de Portuguesa (Curso de curta duração ministrado/Outra).. 2011 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • SILVA, S. P. . Dia da Universidade Aberta. 2011 (Universidade Metodista de Ensino Superior)
    • SILVA, S. P. . Oficina de Língua Portuguesa Básica - Programa de Inclusão Pedagógica EAD. 2011 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • SILVA, S. P. . Oficina de Língua Portuguesa - Programa de Inclusão Pedagogica. 2012 (Universidade Metodista de Ensino Superior)
    • SILVA, S. P. . Língua Portuguesa Básica - Programa de Inclusão Pedagógica. 2012 (Universidade Metodista de Ensino Superior)
    • SILVA, S. P. . Leitura e conhecimento: Formando Leitores Competentes - Programa Atualiza. 2012 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • SILVA, S. P. . Literatura. 2004 (Material didático - pró-universiário - manuais)
    • SILVA, S. P. . O segundo momento do modernismo brasileiro a poesia In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010 (Material didático)
    • SILVA, S. P. . A prosa do terceiro momento do modernismo ou pós-modernismo In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010 (Material didático)
    • SILVA, S. P. . A poesia da geração de 45 e o concretismo In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010 (Material didático)
    • SILVA, S. P. . . Os dêiticos In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010 (Material didático)
    • SILVA, S. P. . Coesão textual In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010 (Material didático)
    • SILVA, S. P. . Palavras, estilo e sentido: aspectos semânticos In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010 (Material didático)
    • SILVA, S. P. . Conectivos In PEREIRA, Andrea da Silva, ( org.) Linguagem e ideologia. 2010 (Material didático)
    • SILVA, S. P. . O texto narrativo/ a construção de parágrafos In PERIN, André Luiz (Org.) Análise e Desenvolvimento de Sistemas de informação. 2012 (Material didático)
    • SILVA, S. P. . Conceitos e noções Gerais de Dissertação In PERIN, André Luiz (Org.) Análise e Desenvolvimento de Sistemas de informação. 2012 (Material didático)
    • SILVA, S. P. . ILVA, Silvio Pereira da. ( org.) Linguagem: Manifestação Cultural. 2011 (Material didático)
    • SILVA, S. P. . SILVA, Silvio Pereira da. ( org.) Linguagem e interpretação/ Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Material didático)
    • SILVA, S. P. . SILVA, Silvio Pereira da. ( org.) Linguagem: Comunicação e Sociedade. 2011 (Material didático)
    • SILVA, S. P. . Figuras de Linguagem ou de estilo. 2011 (Material didático)
    • Nome do projeto: O CINEMA E A LITERATURA (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, S. P. .
      Descrição: O projeto tem o propósito de estudar a relação entre cinema e literatura, apresentando filmes que mantêm algum tipo de relação com a literatura, focando a adaptação de textos narrativos, e também outros filmes que estabeleçam uma relação com o processo literário em virtude do temas trabalhados. Algumas questões teóricas referentes à articulação literatura e cinema, serão levantadas no processo de discussão, visando a aprimorar o diálogo entre as produções artísticas. Aspectos referentes à crítica literária e cinematográfica serão abordados, através de Estudos de aspectos estéticos e estilísticos através da análise de filmes com propostas estéticas diferenciadas.
    • Nome do projeto: LIBRAS na Universidade: Reflexões e Práticas Docentes (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, S. P. , TREVISAN, P. A. L. , SZABO, L. C. , Osmar Roberto Pereira .
      Descrição: Resumo do projeto: Este projeto vincula-se ao Curso de Letras Português/Espanhol da Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, da modalidade a distância e está ligado à proposta de inclusão da Universidade, especificamente à inclusão de pessoas surdas, seguindo a Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a necessidade de adaptação dos órgãos públicos e privados na inclusão dos sujeitos surdos, falantes da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. O objetivo deste projeto abrange três aspectos: divulgação à comunidade da importância e da necessidade da inclusão do surdo nos meios sociais essencialmente oralizados; a conscientização dos alunos, futuros professores, sobre a posição que essa modalidade de comunicação ocupa e o treinamento dos alunos na teoria e na prática da LIBRAS capacitando-os a produzir materiais didático-pedagógicos para o ensino-aprendizagem da língua de sinais e a aplicar tais materiais em instituições de ensino formais e não-formais. De forma geral, a proposta deste projeto de extensão se pauta em três áreas: o curso de formação via teleaulas, o projeto de orientação de conscientização, capacitação, treinamento e a produção de materiais didático-pedagógicos para divulgação e difusão cultural da LIBRAS em comunidades distantes. Os resultados esperados são a instrumentalização de grupos em distantes regiões do Brasil participantes do curso a fim de que eles possam divulgar o conhecimento adquirido sobre a LIBRAS em suas comunidades locais, possibilitando, assim, a disseminação cultural por meio dos materiais produzidos e da aplicação deste projeto em si. Palavras-chave: Projeto, extensão, LIBRAS, difusão.
    • Nome do projeto: Ler e Conhecer (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, S. P. , PRAUN, L. D. , SANTOS JR, O. O. , SANTOS, D. L. , TORRE, M. V. L. , JACONI, S. M. R. , MASTROTTI, M. D. , MATIAS, A. P. S. .
      Descrição: O Projeto Ler e Conhecer tem natureza interdisciplinar e objetiva o envolvimento do conjunto de Faculdades que compõem a estrutura da Universidade Metodista de São Paulo e seus respectivos cursos. Para tal, a proposta tem como ponto de partida o incentivo às práticas de leitura e o interesse pelo conhecimento, de forma a reafirmar a missão da Universidade em promover educação de qualidade, voltada à formação da pessoa humana como ser integral , dotado de espírito crítico e de capacidade de participação social e política , em base a uma atuação institucional comprometida com a justiça e solidariedade humana, com a inclusão social atuante no sentido de ultrapassar a tarefa meramente informativa, orientando-se para propiciar elementos de cultura geral à comunidade acadêmica (PDI, 2008-2012, p. 71-72). A proposta é articular a implementação do Projeto Ler e Conhecer a partir da Faculdade de Humanidade e Direito, em integração com as demais faculdades, tanto nos cursos presenciais como naqueles na modalidade EaD.
    • Nome do projeto: Projeto de Extensão em EAD - Do que as crianças brincam? Brincadeiras tradicionais e culturas: imaginação, territórios e infâncias. (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, S. P. , MELLO, P. S. , SILVA, M. R. P. , SILVA, P. R. S. , CAMPANARO, P. K. .
      Descrição: O projeto parte da constatação de pesquisas na área da Educação que apontam o desaparecimento de algumas brincadeiras tradicionais que compõem o universo lúdico infantil. Assim, propõe, em uma perspectiva interdisciplinar que envolve os cursos de Pedagogia, Letras e Ciências Sociais modalidade EAD - da Faculdade de Humanidades e Direito (FAHUD), um projeto de extensão que tem por objetivo resgatar e compartilhar as brincadeiras tradicionais presentes nas diferentes localidades em que se inserem os polos de apoio presencial EAD. O projeto está organizado em dois momentos, em que no primeiro, os/as estudantes farão o levantamento das brincadeiras da região e o estudo do contexto social em que estas estão inseridas; e num segundo momento, a partir deste levantamento e estudo, irão elaborar e executar um plano de ação junto às instituições educacionais na perspectiva da preservação destas brincadeiras como patrimônio lúdico cultural.
    • Nome do projeto: Ler e Conhecer: compartilhando saberes entre universidade e comunidade (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, S. P. , SANTOS, D. L. , JACONI, S. M. R. , MASTROTTI, M. D. , FURLIN, M. , Marcia Barbosa Velasques .
      Descrição: O Projeto Ler e Conhecer: compartilhando saberes entre universidade e comunidade pretende constituir-se enquanto projeto de natureza institucional, objetivando o envolvimento das faculdades que compõem a estrutura da Universidade Metodista de São Paulo e seus respectivos cursos. O objetivo é ampliar as discussões e atividades já desenvolvidas durante o projeto ler e conhecer (desenvolvido entre 2012 e primeiro semestre de 2014). Nessa etapa do projeto, pretende-se ampliar das ações já encaminhadas em projeto anterior e, procurando despertar o interesse pela leitura em diálogo com a comunidade interna e externa.
    • Nome do projeto: Projeto Ler e Conhecer (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, S. P. .
    • SILVA, S. P. . Oficina de Inclusão Pedagógica Língua Portuguesa. 2011 - Programa de inclusão pedagógica
    • SILVA, S. P. . Oficina de Inclusão Pedagógica Língua Portuguesa. 2009 - Programa de inclusão pedagógica
    • SILVA, S. P. . Língua Portuguesa Básica. 2012 - Programa de inclusão pedagógica
    • SILVA, S. P. . Língua Portuguesa Básica. 2010 - Programa de inclusão pedagógica
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português/Inglês
        Nome da Instituição: Faculdade de São Bernardo do Campo
        Ano de conclusão: 1990
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Educação - Opção: Linguagem e Educaçã
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Centro Universitário Fundação Santo André
        Ano de conclusão: 1992
    • Academos (São Bernardo do Campo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Revista eletrônica publicada pela FAINAM - São Bernardo do Campo
    • Universidade Metodista de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Colégio Metodista de São Bernardo do Campo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2008 ).
        Outras informações: Fui contratado como professor do colégio Metodista de São Bernardo do Campo em 1999, e depois, a partir de 2005, passei a trabalhar também na Universidade Metodista de São Paulo, em cursos de graduação e pós-graduação. Em 2008, desliguei-me do colégio, ficando só na Universidade.
        Outras informações: Professor
    • FIA - FACULDADE INTERACAO AMERICANA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2011 ).
        Outras informações: Professor Adjunto IV
    • Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1989 - 2010 ).
        Outras informações: Trabalhei por mais de 20 anos na rede pública estadual, inicialmente como professor contratado e depois como efetivo, até pedir exoneração em abril de 2010.
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental e médio