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Ana Cristina Yokoyama

    • Pós-Graduanda (Mestrado) do Programa de Língua, Literatura e Cultura Japonesa da FFLCH- USP, onde desenvolve pesquisa sobre a arte performática do Butoh da Família Ohno. Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Estudou por 3 anos -2000/2003- Butoh com Kazuo Ohno e Yoshito Ohno no Kazuo Ohno Dance Studio- Yokohama- Japão. Membro da Associação Brasileira de Nôgaku (ABN) onde pesquisa a Escola Hôsho de Teatro Noh. Atriz da criação teatral KyotoSevilla, contemplada pelo Ministério da Cultura para Residência Artística no Kazuo Ohno Dance Studio - Japão, em 2015. Integrante da pesquisa artística com a Aldeia indígena Gapgir do povo Paiter Suruí- RO- na construção de um espetáculo teatral para a recuperação de suas tradições linguísticas, de 2011 a 2013. Atriz e pesquisadora da Cia Teatro Balagan de 2007 a 2015. Orientadora Artística do Projeto Ademar Guerra, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do Projeto Vocacional -Teatro da Prefeitura da Cidade de São Paulo, fomentando grupos teatrais em formação na capital e no interior do Estado, de 2006 a 2016. Contemplada, em 2019, pela bolsa de pesquisa "Himoji" do Research Center for Nonwritten Cultural Materials do Institute for the Study of Japanese Folk Culture da Kanagawa University, em Yokohama, Japão.

       

      Links:    

  • Livros publicados: 1
    • SANTOS, M. T. L. ; MACHADO, A. ; SALVADOR, A. ; YOKOYAMA, A. C. ; Gustavo Xella ; marlui miranda ; DIAS, N. ; BADRA, C. ; SAYAD, B. ; AZTUTMAN, R. ; PAULA, M. ; SCHNEIDER, M. ; ANDRADE, M. ; MEDINA, M. ; GUEDES, L. ; LOZANO, C. . Balagan: Companhia de Teatro. São Paulo : Cia Teatro Balagan, 2014 . 288p. ISBN: 9788585871079.
    • YOKOYAMA, A. C. . O campo onde brotou o butoh: antes do filho o pai. In: IV Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses do Programa de pós-graduação em Letras, Literatura e Cultura Japonesa da USP , 2017 , São Paulo. IV Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses do Programa de pós-graduação em Letras, Literatura e Cultura Japonesa. : , 2017.
    • YOKOYAMA, A. C. . A travessia do butoh de Yoshito Ohno ao encontro do pai. 2016 (Conferência)
    • YOKOYAMA, A. C. . O campo onde brotou o butoh: antes do filho o pai. 2017 (Comunicacao)
    • YOKOYAMA, A. C. ; DESGRANGES, F. ; SIMOES, G. ; SOLER, M. ; MAGIOLO, L. ; RANGEL, T. . iNerte (Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral). 2007 (Conferência)
    • YOKOYAMA, A. C. ; DESGRANGES, F. ; SIMOES, G. ; SOLER, M. ; MAGIOLO, L. ; RANGEL, T. . iNerte (Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral). 2006 (Congresso)
    • YOKOYAMA, A. C. ; RANGEL, T. ; MAGIOLO, L. ; SOLER, M. ; SIMOES, G. ; DESGRANGES, F. . iNerte (Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral). 2006 (Simposio)
    • YOKOYAMA, A. C. . Compartilhando o Butoh. 2004 (Congresso)
    • YOKOYAMA, A. C. ; OHARA, A. ; OHNO, Y. ; OHARA, A. ; MIZOHATA, T. . Yuba recebe Yoshito Ohno. 2015 (Associação Comunidade Yuba e Kazuo Ohno Dance Studio)
    • YOKOYAMA, A. C. ; BAND, E. ; GIMENES, R. ; FELDMAN, D. ; ROXO, A. ; FLORES, G. . Mostra Teatro Vocacional: Processos- Semelhanças e Diferenças. 2008 (Secretaria Municipal de Cultura- Projeto Vocacional)
    • YOKOYAMA, A. C. ; BAND, E. ; GIMENES, R. ; FELDMAN, D. ; FLORES, G. ; MATOS, C. ; RESTIFE, S. ; MARTINS, P. ; TOBAR, M. S. . Mostra de Processos do Teatro Vocacional. 2008 (Secretaria Municipal de Cultura- Projeto Vocacional)
    • YOKOYAMA, A. C. . Mostra Vocacional Dança, Música e Teatro. 2009 (Secretaria Municipal de Cultura- Projeto Vocacional)
    • YOKOYAMA, A. C. ; SALVADOR, A. ; Leonardo Antunes ; Gisele Petty ; MEDINA, M. ; SANTOS, M. T. L. ; DIAS, N. ; Gustavo Xella . Olhar a Gosto. 2009 (Cia Teatro Balagan)
    • YOKOYAMA, A. C. ; ITOCAZO, G. ; Mendes, Barbara Dantas ; BORTOLDO, R. V. ; NISHIE, K. ; RAMOS, V. I. ; NAKAGAWA, S. F. . IV Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses. 2017 (Universidade de São Paulo- Departamento de Letras Orientais- FFLCH-USP)
    • YOKOYAMA, A. C. ; TANAKA, T. . Espetáculo de Teatro Kyôgen com Tadashi Ogasawara. 2017 (Aliança Cultural Brasil- Japão e H.B.S. Turismo)
    • Matsubara, Leiko M. ; YOKOYAMA, A. C. ; BELINI, L. S. ; Tavares, Débora F. ; Lopes, Beatriz K. M. ; FERNANDES, G. O. ; Pinto, Maria Luísa V. ; NISHIE, K. ; Kase, Juliana . V Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japonese. 2019 (Centro de Estudos Japoneses- USP)
    • YOKOYAMA, A. C. ; SALVADOR, A. ; DIAS, V. ; HELENA, T. . Mostra Final Teatro Vocacional. 2009 (Secretaria Municipal de Cultura- Projeto Vocacional)
    • YOKOYAMA, A. C. ; SANTOS, M. T. L. . Butoh: corpos múltiplos. 2012 (Cia Teatro Balagan)
    • YOKOYAMA, A. C. . O Butoh de Kazuo Ohno. 2008 (Oficina da Palavra Casa Mario de Andrade)
    • YOKOYAMA, A. C. . O Butoh de Kazuo Ohno. 2006 (Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC)
    • YOKOYAMA, A. C. . O Butoh de Kazuo Ohno. 2006 (Prefeitura Municipal de Suzano)
    • YOKOYAMA, A. C. . Butoh. 2006 (Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo)
    • YOKOYAMA, A. C. . Compartilhando o Butoh de Kazuo Ohno. 2004 (XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp)
    • YOKOYAMA, A. C. ; SALVADOR, A. ; Gisele Petty . O butoh no processo de KyotoSevilla. 2015 (Escola Livre de Teatro de Santo André- ELT)
    • YOKOYAMA, A. C. . Iniciação Teatral. 1997 (Prefeitura de Ilha Solteira)
    • YOKOYAMA, A. C. . Exploração e Re-Significação de Elementos da Natureza. 2006 (Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC)
    • YOKOYAMA, A. C. ; Gisele Petty . Oficina Formação do Olhar. 2010 (Cia Teatro Balagan)
    • YOKOYAMA, A. C. . Oficina de Butoh. 2008 (Secretaria de Estado da Cultura)
    • YOKOYAMA, A. C. ; ITOCAZO, G. ; NAKAGAWA, S. F. . A travessia do butoh de Yoshito Ohno ao encontro do pai. 2016 (Galeria Toyo Art Design)
    • NAKAGAWA, S. F. ; YOKOYAMA, A. C. . Oficina de Mangá: criação de personagens. 2018 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária- USP)
    • YOKOYAMA, A. C. ; SOLER, M. ; MONTEIRO, J. . Ensaio Aberto e Vivência- Onishi não pode dançar. 2008 (Secretaria Municipal de Cultura)
    • YOKOYAMA, A. C. ; MORI, K. . Panorama do Movimento Literário Okinawano Moderno e Contemporâneo. 2016 (Acadêmica)
    • Nome do projeto: Perspectivas Intercambiáveis: o teatro na Aldeia Gãpgir (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. , Marcio Medina , marlui miranda , SANTOS, M. T. L. , SALVADOR, A. , Eduardo Okamoto , Alexandre Toller .
      Descrição: O projeto Perspectivas Intercambiáveis: o teatro na Aldeia Gãpgir propõe o aprofundamento de um intercâmbio cultural, iniciado em fevereiro de 2011, entre dois coletivos: o de artistas e estudantes, coordenados pela Profa. Dra. Maria Thais Lima Santos, sediados na cidade de São Paulo, e o de artistas-ameríndios Paiter Suruís , da Aldeia Gãpgir, de Cacoal, em Rondônia. As atividades deste intercâmbio fundam-se nas relações teatro/interculturalidade. Porém, diferentemente dos pressupostos transculturais, que com frequência balizam as estas relações, no teatro contemporâneo, o projeto toma como referência o conceito de perspectivismo, sintetizado pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro em estudos de cosmologias ameríndias, e pauta-se na percepção de diferenças: a apreensão da realidade é sempre parcial, uma perspectiva ou ponto de vista. Aprofunda-se, portanto, o respeito às singularidades como fundamento de interações pessoais, sociais e interculturais.
    • Nome do projeto: Um fio de memória: Um encontro com o butoh de Kazuo ohno (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. , Maria Thais Lima Santos , Maria Lúcia Puppo .
      Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em artes cênicas
    • Nome do projeto: INERTE- Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. , SOLER, M. , DESGRANGES, F. , SIMOES, G. , MAGIOLO, L. .
      Descrição: O grupo investiga o ato do espectador teatral ante as proposições cênicas contemporâneas, realizando estudos de recepção e também debates performativos, propostos após os espetáculos
    • Nome do projeto: O papel do malandro na chanchada brasileira (1996 - 1997
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. , FERREIRA, M. N. .
      Descrição: Pesquisar e analisar o papel do malandro nos filmes de chanchada brasileira.
    • Nome do projeto: Conceitos estéticos trans-temporais e espaciais: a tradição cultural da cópia e a arte contemporânea no Japão (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. , Kobayashi, Erika , Hamaya, Pedro Y. B. , Moretto, Nadya , Fukushiro, Luiz Fernando P. , Dori, Yukie , Barreto, Lizia Y. , Takiguti, Karina A. E. , Maués, Juliana , Kase, Juliana , Kanno, Jéssica , Job, Ivette , Saiki, Fernando , Sakano, Fernanda , Faria, Daniela , OKANO, M , Chen, Cristina , Nakahara, Alexandre , KAWAHARA, Y. , Nakamura, Mariany T. , Miyashiro, Rafael , TACASEY, H. , NAKAGAWA, S. F. , NISHIE, K. , AVANCINI, A. J. , ITOCAZO, G. , SENE, J. L. L. , CORDARO, M. H. H. , Yanagihara, Priscila .
      Descrição: Iniciado em agosto de 2018, este projeto de pesquisa tem por objeto discutir as estéticas ? origens, teorias e práticas ? da cópia e da arte contemporânea japonesa. No final do século XIX, o Japão foi identificado pelo Ocidente como uma nação de copiadores, quando introduziu tecnologia estrangeira, resultando em rápida industrialização e avanço econômico. Ausência de originalidade e autenticidade, questões de deslocamentos e circulações de objetos artísticos e suas relações diacrônicas serão fonte de diálogo com a produção contemporânea. As conexões entre os tópicos serão, portanto, trans-temporais e trans-espaciais, considerando também possível produção relacionada ao Brasil. O referencial teórico terá como ponto de partida as obras: The Culture of Copying in Japan: Critical and historical perspectives, organizada por Rupert Cox, e Japanese Art after 1945: Scream against the sky, de Alexandra Monroe, a serem acrescidas com outras fontes bibliográficas. Os encontros são mensais, com apresentações de resultados de pesquisas individuais em texto escrito e discussões em grupo. Ao final pretende-se publicar livro impresso ou eletrônico com todos os projetos reunidos e editados.
    • Nome do projeto: Estação USP (2005 - 2006
      Natureza: Extensao
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. , Flavio Desgranges .
      Descrição: Projeto de extensão universítária em artes, educação e ciências realizado em cidades do interior paulista.
    • Nome do projeto: Butoh: corpos múltiplos (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. .
      Descrição: Projeto desenvolvido junto a artistas da área de dança e teatro.
    • Nome do projeto: Cabras: cabeças que voam, cabeças que rolam (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. , SCHNEIDER, M. , MOREIRA, A. , TEIXEIRA, F. , SLIVAR, G. , LOZANO, C. , GUEDES, L. , MEDINA, M. , PAULA, M. , Gisele Petty , DIAS, N. , SANTOS, M. T. L. , Luis Alberto de abreu , Wellington Campos , Hilda Gil , Leonardo Antunes , Gustavo Xella , PENAFIEL, D. .
      Descrição: Tem como tema central a cultura do banditismo, precipitada no mito de Lampião e seu bando. A Cia Teatro Balagan faz uma proposição artística em termos temáticos e de linguagem de um dos movimentos emblemáticos da cultura brasileira: o Cangaço e dos possíveis diálogos e paralelismo com outros movimentos de resistência que, de formas distintas, durante as primeiras décadas do Século XX organizaram, em confrontos diretos ou não com o Estado, centros paralelos de poder como, por exemplo, a Coluna Prestes - movimento político, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias - e o movimentos dos Coronéis - que tem em Horácio de Mattos, uma figura emblemática por ter criado um poder paralelo ao estado no sertão baiano. Participou até a metade do processo de pesquisa, ainda em andamento
    • Nome do projeto: O Trágico e o Animal (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. , Gisele Petty , Gustavo Xella , Leonardo Antunes , Hilda Gil , Vera Monteiro , Wellington Campos , marlui miranda , Luis Alberto de abreu , SANTOS, M. T. L. , SALVADOR, A. , DIAS, N. , MEDINA, M. , PENAFIEL, D. .
      Descrição: propõe a verticalização destes dois temas e o desenvolvimento de duas encenações: Prometheus Nostos e Recusa dando continuidade as investigações e aspirações artísticas voltadas para uma prática cotidiana que não se limita a um resultado espetacular ainda que o constitua numa certa etapa do trabalho, e encare-o como nova fonte de pesquisas e estudo, a fim de experimentar, aprender, compartilhar e tornar público. Esse projeto, diferente do que tem sido o trajeto de estudo da Cia, tem como ação fundamental transformar aquilo que já se tornou espetáculo hoje Prometheus Nostos em pesquisa, por meio da investigação dos distintos modos de torná-lo público (a cada apresentação, em cada contexto e para cada público). Esse exercício central acontecerá concomitantemente às atividades que organizam o cotidiano da Casa Balagan: realização de palestras, apresentações dos processos artísticos, acolhimento de outros grupos, discussões, trocas, parcerias com outros artistas, etc. O projeto O Trágico e o Animal favorece a manutenção do cotidiano de pesquisa já estabelecido, além de possibilitar o aprofundamento do trabalho técnico dos atores a partir dos seguintes eixos: o trabalho com a palavra (em seus aspectos semântico e sonoro); as formas narrativas; o papel do coro na ação cênica; a dança e o canto como matérias expressivas. Um dos eixos do trabalho desenvolvido pela Balagan é a reflexão prática e teórica sobre o trabalho do ator. No projeto Do Inumano ao mais-Humano vislumbramos um outro modelo de atuação, que, ainda que não elimine o conceito de representação da tradição teatral ocidental, se fundamente em outras matrizes culturais e poéticas..
    • Nome do projeto: Recusa (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. , marlui miranda , Luis Alberto de abreu , SANTOS, M. T. L. , SALVADOR, A. , Eduardo Okamoto .
      Descrição: O projeto Recusa investiga a cultura e o pensamento dos povos ameríndios, eleito como matéria para os estudos do tema inumano-animal, e permite-nos explorar novos paradigmas que definem os conceitos de humano, natureza, cultura e, porque não, de arte. Um fato noticiado pela imprensa brasileira em 2008 (Folha de S. Paulo, 16 de Setembro de 2008. Caderno Brasil), que relata a situação dos dois últimos membros de uma etnia indígena isolada: os Piripikuras, encontrados em terras de fazendas madeireiras no Noroeste do Mato Grosso, foi o mote incial da pesquisa que tem como inspiração o conceito de perspectivismo ameríndio, formulado pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. Em linhas gerais, o perspectivismo afirma que, para os povos ameríndios, os animais se vêem como humanos ao mesmo tempo em que enxergam os humanos como animais; assim, o elemento comum entre animais e homens não seria sua animalidade , como na tradição greco-latina mas sim, a humanidade
    • Nome do projeto: Do Inumano ao mais humano (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. , Gisele Petty , Gustavo Xella , Leonardo Antunes , SANTOS, M. T. L. , SALVADOR, A. , DIAS, N. , SAYAD, B. , MEDINA, M. .
      Descrição: O conceito de inumano pode ser definido de diferentes formas: o que não é humano; o que está além, ou aquém, do humano; aquilo que o homem rejeita como humano; o que é anterior, ou posterior, ao humano, entre tantas outras. A fertilidade do conceito se estende a várias esferas do trabalho criativo: a temática, a técnica, a poética, a estética, etc. E atinge, fundamentalmente, o elemento humano da cena, o ator. O tema central se desdobra em subtemas que serão a base para a composição de quatro Estudos Cênicos. Esta experiência criativa fomentará o nosso reencontro com os princípios estudados com Jurij Alschitz e nos permitirá um novo olhar sobre o teatro dramático e o conceito de humano que dele emerge. 1 O Trágico: a partir do mito de Prometeu, este híbrido de homem e deus, iniciaremos a investigação de um inumano que se caracteriza por aquilo que está acima, ou ainda, que é maior que o homem. 2 O Grotesco: a expressão daquilo que é rejeitado, e ao mesmo tempo fascina o homem. As deformidades, a loucura, o desvario, a desmesura. Inspirados em figuras da literatura do final da Idade Média, como D. Quixote e Pantagruel, pretendemos explorar o limiar existente entre o devaneio e o real. 3 A Natureza (a partir da mitologia do Candomblé): Um Orixá manifesto através do corpo do filho de santo é natureza, é sagrado, é além do humano. A dança é o próprio Orixá, e o elemento da natureza que a ele corresponde. Esta unidade pode ser explorada a partir da relação com a música, o canto, a construção e a manipulação de objetos, entre outros elementos potencialmente comuns ao rito e ao teatro. 4 O Animal (a partir do folguedo ameríndio Toro Candil): Como sátira às touradas espanholas, agregando elementos da cultura guarani, o Toro Candil é um jogo de representação a partir do sacrifício animal e da oferenda religiosa. Um corpo criado artificialmente por um homem sustenta a carcaça de uma cabeça de touro, em que os chifres são substituídos por tochas de fogo. Imagem inaugural do universo híbrido onde homem e animal, sagrado e profano, lançam o ator no perigo eminente do fogo e do jogo. 5 Do Inumano ao mais-Humano um estudo sobre o dramático: A investigação sobre o Inumano através do estudo do trágico, do grotesco, da natureza e do animal, permite-nos redimensionar as conexões entre ator-persona-personagem e vislumbrar esta relação para além de uma representação mimética.. Finaciador(es): Programa Municipal de Fomento ao Teatro - Auxílio finaceiro..
    • Nome do projeto: Imin Nô (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. , TAKESHITA, Y. , ASATO, R. , IKOMA, K. , TANAKA, Y. , TANAKA, M. , TSURUTA, Y. , YAMAGUCHI, H. , TAKIGAHARA, I. , NAGATA, K. , SALVADOR, A. , AMINO, C. , ZACHEO, N. , BELOLI, L. , MASCARENHAS, F. , FIQUERA, A. , OGASAWARA, J. , NAGAI, A. , TANAKA, T. , SANO, B. .
      Descrição: A Associação Brasileira de Nôgaku (ABN), ativa desde 2008 e fundada oficialmente em 2013, é formada por artistas japoneses (imigrantes) e artistas e pesquisadores brasileiros. Das 5 (cinco) Escolas/Estilos existentes - Kanze, Komparu, Hosho, Kongo e Kita- 4 (quatro) têm representantes ativos na ABN. O primeiro grupo de Nô no Brasil foi fundado em 1939 por Nobuyuki Komparu e esteve ativo até 1990, com participantes das Escolas Kanze e Hosho. O Teatro Noh, com aproximadamente 600 anos de existência no Japão, é dotado de refinamento e simbolismo extremos, integrando a atuação, a música, o canto e a dança. A ABN é composta pelos grupos: Houyou Kai-Escola Kanze, Brasil Hosho Kai-Escola Hosho, Shouyou Kai-Escola Kita e Brasil International Noh Institute-Escola Kongo.
    • Nome do projeto: KyotoSevilla (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YOKOYAMA, A. C. , Gisele Petty , ANTUNES, A. S. B. .
      Descrição: Pesquisa para a criação do espetáculo homônimo. As experiências estéticas e pedagógicas que nos chegam do Butô de Kazuo Ohno são indissociáveis de sua figura feminina criada em Admirando La Argentina, ou seja, a dança japonesa já inspirada, influenciada pela dança espanhola. O projeto propõe a experiência de adentrar o universo do Butô, adentrando paralelamente o universo do Flamenco pois, imaginamos que assim podemos, criativamente, mergulhar numa dança através da outra. O quê, criativamente, uma pode revelar da outra? Repensar o Butô a partir da dança espanhola, pode revelar elementos ainda desconhecidos para nós, desta expressão artística oriental. Kazuo reuniu essas duas experiências de dança em sua criação, num só corpo, o seu. Em KyotoSevilla faremos o contrário, levando à cena uma dançarina de cada linguagem, criando o encontro de uma com a outra, no mesmo tablado. O Flamenco dançará o Butô e o Butô dançará o Flamenco. Os artistas pesquisadores, se propuseram realizar residência artística e pesquisa de campo nos dois países: Japão e Espanha, especificamente nas cidades de Kyoto e Sevilla, que nomeiam a pesquisa e a criação. A cidade de Kyoto é considerada o centro cultural do Japão, capital milenar do país até o século XIX, é a região imperial onde arte, natureza e cultura reúnem grande parte do imaginário que o Japão projetou no ocidente. A Espanha é historicamente e miticamente a Europa bárbara, e Sevilha é um dos principais berços da cultura flamenca. Assim como o lugar que o Butô ocupa na arte oriental, conhecido como a dança das trevas, o Flamenco é a música, o canto, a dança dos camponeses fugitivos na Europa moura, árabe, cigana e judia. Estender as duas referências culturais, o Butô e o Flamenco, presentes em Admirando La Argentina para duas referências territoriais, geográficas, onde essas culturas germinam é, neste projeto, ampliar as relações dessas referências, não só no campo da arte, mas na vida de um povo, nas maneiras, costumes e modos de viver. Para tanto, KyotoSevilla terá como inspiração também, duas fontes literárias: o romance Kyoto do escritor japonês prêmio Nobel de Literatura Yasunari Kawabata e Sevilha Andando de João Cabral de Mello Neto, poeta brasileiro que considerava Sevilha sua segunda casa, depois de Recife .
    • Graduacao:
      • Curso: Artes Cênicas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Um Fio de Memória: um encontro com o butoh de Kazuo Ohno
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Programa de Letras, Língua, Literatura e Cultura Japonesa
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Título do Projeto: ?Perspectivas Intercambiáveis: o teatro na Aldeia Gãpgir? Docente Responsável: Profa. Dra. Maria Thais Lima Santos Unidade e Departamento de Execução: ECA//CAC- Depto. De Artes Cênicas Categoria: Artes Performativas
        Outras informações: Pesquisador
    • Cia Teatro Balagan:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2015 ).
        Outras informações: Artista
    • Secretaria De Cultura do Estado de SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2014 ).
        Outras informações: Orientadora no Projeto Artístico Ademar Guerra, orientando na manutenção e formação de grupos teatrais, com sede em cidades do interior paulista. Projeto da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
        Outras informações: Orientador em Artes Cênicas
    • Escola Técnica de Teatro Macunaíma:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professora de Corpo
    • Escola Técnica de Teatro In Cena:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professora de Corpo
    • Prefeitura da Cidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Associação Brasileira de Nôgaku:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Grupo KyotoSevilla:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Ryoden Asahi Tecnica:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1994 ).
        Outras informações: Período em que fui Dekassegui juntamente com toda minha família no Japão, empresa do grupo Mitsubishi localizada em Shizuoka ken, kikugawa shi.
        Outras informações: Empregado contratado