Não autenticado |

Jose da Silva Simões

    • Possui graduação em Língua Portuguesa e Língua e Literatura Alemã pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP (1987), iniciou o curso superior de graduação em Letras (Português-Inglês-Alemão) - Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP-Assis (1982), tendo feito mestrado em Língua Alemã pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP (1997) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP (2007) com estágio de doutorado em Romanística - Eberhard-Karls-Universität Tübingen (2006). Tem um pós-doutoramento no Institut für Dolmetschen und Übersentzen da Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg/Alemanha (2013). Desde 2008 é professor doutor da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) no curso de bacharelado e licenciatura de Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Alemã e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Alemão como Língua estrangeira, Aquisição/Aprendizagem/Ensino de Alemão como Língua Estrangeira, Diacronia da Língua Portuguesa, Linguística Textual e Linguística de Corpus.

       

      Links:    

    • Aquisição de alemão como língua estrangeira: aprendizagem e ensino
    • Estudos contrastivos português/alemão: classes de palavras; textos e história
    • Aquisição de alemão como língua estrangeira: aprendizagem e ensino
    • O ensino de alemão no Brasil: passado, presente e futuro
    • Formação de Corpora do Português Paulista
    • SIMÕES, José da Silva . História do Português Paulista, Série Estudos, Vol. V. São Paulo : Editora Humanitas, 2019 . 382p. ISBN: 9788577323722.
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, V. ; COSTA, A. C. F. . Projeto História do Português Paulista: Corpora Históricos do Português Paulista. São Paulo : Faculdade de Filosoifa, Letras e Ciências Humanas, 2014 . 3000p. ISBN: 0000000000000.
    • SIMÕES, José da Silva ; MANOEL, P. S. F. ; MORAIS, P. U. . Projeto História do Português Paulista: Corpora Históricos do Português Paulista: Edição de Memórias Históricas e Diários de Viagem. Vol. 2. São Paulo : Faculdade de Filosoifa, Letras e Ciências Humanas, 2013 . 280p. ISBN: 0000000000000.
    • SIMÕES, José da Silva ; MANOEL, P. S. F. ; MORAIS, P. U. . Projeto História do Português Paulista: Corpora Históricos do Português Paulista: Edição de Memórias Históricas e Diários de Viagem. Vol. 2. São Paulo : Faculdade de Filosoifa, Letras e Ciências Humanas, 2014 . 250p. ISBN: 0000000000000.
    • SIMÕES, José da Silva ; MANOEL, P. S. F. ; SANTANA, B. E. S. ; MORAIS, P. U. . Projeto História do Português Paulista: Corpora Históricos do Português Paulista: Edição de Memórias Históricas e Diários de Viagem. Vol. 3.. São Paulo : Faculdade de Filosoifa, Letras e Ciências Humanas, 2014 . 300p. ISBN: 0000000000000.
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena . Cartas Paulistas dos séculos XVIII e XIX: uma contribuição para os corpora do PHPB. São Paulo : Associação Editorial Humanitas, 2006 . 200p. ISBN: 8598292893.
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena . O corpus histórico do português paulista: características e potencialidades REVISTA DA ABRALIN , v. 16(3) , p. 225 - 243 , 2017. ISSN: 01027158.
    • COSTA, ALESSANDRA FERREIRA CASTILHO DA ; SIMÕES, JOSÉ DA SILVA . Transposição da oralidade à escrituralidade na tradução: edição crítica da Textlinguistik de Eugenio Coseriu em português Pandaemonium Germanicum (Online) , v. 18 , p. 158 - 187 , 2015. ISSN: 19828837.
    • SIMÕES, José da Silva . Aspectos de pragmaticalização de marcadores discursivos no alemão e no português Pandaemonium Germanicum (Online) , v. 12 , p. 100 - 124 , 2008. ISSN: 19828837.
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena . Traços lingüístico-discursivos em corpora do Português Brasileiro Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 23 , p. 1018 - 1028 , 2006. ISSN: 14130939.
    • SIMÕES, José da Silva . A anteposição dos adjetivos predicativos no português culto falado no Brasil Filologia e Lingüística Portuguesa , v. 8 , p. 145 - 190 , 2006. ISSN: 15174530.
  • Capítulos publicados: 17
    • PUH, M. ; SIMÕES, José da Silva . Ensino e aprendizagem de línguas na 'pós-pandemia': reflexões e experiências para o contexto universitário. Línguas, ensino e formação: experiências e aprendizagens da pandemia, v. 1, p. 79 - 103, 2022.
    • OLIVEIRA, M. ; SOUSA, Adriana ; PEREIRA, H. B. ; SANTOS, H. ; SIMÕES, José da Silva ; RIBEIRO, P. B. . Perfil das escolas: fins do XIX e início do XX. Para a História do Português Brasileiro. Vozes, veredas, voragens., v. VII, p. 601 - 630, 2009.
    • SIMÕES, José da Silva . A gramaticalização das orações de gerúndio no português brasileiro do século XVIII ao século XX. História do Português Brasileiro, v. V, p. 222 - 283, 2019.
    • KEWITZ, Verena ; SIMÕES, José da Silva . Características e potencialidades dos corpora do português paulista. História do Português Brasileiro, v. II, p. 244 - 292, 2019.
    • KEWITZ, Verena ; SIMÕES, JOSÉ DA SILVA . O corpus do Projeto Para a História do Português Brasileiro: a constituição de corpora históricos baseada em critérios de tradições discursivas. História do Português Brasileiro, v. 1, p. 206 - 243, 2019.
    • SIMÕES, José da Silva . A formação inicial de professores de alemão e a investigação de processos cognitivos da aquisição, da aprendizagem e do ensino de Alemão como Língua Estrangeira na Universidade de São Paulo. A formação inicial de professores de alemão e a investigação de processos cognitivos da aquisição, da aprendizagem e do ensino de Alemão como Língua Estrangeira na Universidade de São Paulo, v. , p. 243 - 274, 2015.
    • SIMÕES, José da Silva . A importância da história dos gêneros para a constituição de corpora diacrônicos. História do Português Brasileiro no Rio Grande do Norte: Análise linguística e textual da correspondência de Luís da Câmara Cascudo a Mario de Andrade - 1924 -1944, v. , p. 55 - 94, 2012.
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, V. . Recortes temáticos e mapeamento de Tradições Discursivas no corpus PHPB. Para a História do Português Brasileiro: abordagens e perspectivas, v. VIII, p. 21 - 28, 2010.
    • SIMÕES, José da Silva . A subordinação hipotática: hipotáticas gerundiais. Para a História do Português Brasileiro: abordagens e perspectivas, v. VIII, p. 138 - 145, 2010.
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena . Tradições discursivas e organização de corpora. Para a história do português brasileiro: Vozes, veredas, voragens. Tomo II, v. VII, p. 467 - 530, 2009.
    • KEWITZ, Verena ; SIMÕES, José da Silva . A constituição de corpora diacrônicos do português brasileiro e seus traços lingüístico-discursivos. Estudos sobre o Português Brasileiro, v. 8, p. 31 - 49, 2009.
    • Castilho da Costa, Alessandra ; SIMÕES, José da Silva . As atas paroquiais de batismo, casamento e óbito como gêneros discursivos. Linhas e entrelinhas: as diferentes leituras das atas paroquiais dos setecentos, v. , p. 35 - 58, 2009.
    • KEWITZ, Verena ; SIMÕES, José da Silva . Normas linguísticas, história social, contatos linguísticos e tradições discursivas: transformando encruzilhadas em novos caminhos para a constituição de corpora diacrônicos. História do Português Brasileiro, v. 1, p. 699 - 720, 2009.
    • SIMÕES, José da Silva . A gramaticalização das orações de gerúndio no Português Brasileiro do séc. XVIII ao séc. XX. História do Português Brasileiro, v. 1, p. 417 - 464, 2009.
    • SIMÕES, José da Silva . As entrevistas, os diálogos e as elocuções formais: aspectos de sintaxe do português culto falado no Brasil. Modelos de Análise Linguística, v. 1, p. 47 - 66, 2009.
    • SIMÕES, José da Silva . Estratégias de organização tópica em textos orais de brasileiros e alemães. Estudos lingüísticos contrastivos em Alemão e Português, v. , p. 151 - 186, 2008.
    • SIMÕES, José da Silva . Variação das orações reduzidas de gerúndio e orações desenvolvidas conjuncionais. Sintaticização, semanticização e discursivização das orações reduzidas de gerúndio no Português Brasileiro. Para a História do Português Brasileiro. Vol. VI: Novos dados, novas análises, v. 6, p. 335 - 386, 2006.
    • SIMÕES, JOSÉ DA SILVA ; MANOEL, PATRÍCIA SIMONE FERUCIO . O português brasileiro do séc. xviii: evidências de uma norma em construção. In: Gallæcia. III Congresso Internacional de Linguística Histórica. Homenagem aos professores Ramón Lorenzo e Antón Santamarina , 2017 , . Gallaecia. Estudos de lingüística portuguesa e galega. : Universidade de Santiago de Compostela. Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, .
    • KÜHNEL, Gabriela ; SIMÕES, José da Silva . Contribuições de uma análise contrastiva alemão-português como suporte para o acesso à obra Vom Roraima zum Orinoco de Theodor Koch-Grünberg. Insumos para o acervo digital da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - USP. In: 22.º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) , 2014 , São Paulo. 22.º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP). São Paulo : Pró-Reitoria de Graduação, 2014. p. 1 - 3.
    • LEITE, L. F. C. ; SIMÕES, José da Silva . A perspectiva dos viajantes alemães do século XIX sobre o cenário natural do Brasil. In: 22.º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) , 2014 , São Paulo. 22.º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP). São Paulo : Pró-Reitoria de Graduação, 2014. p. 1 - 3.
    • SIMÕES, José da Silva . Para a organização de corpora históricos do português paulista: a seleção de gêneros textuais e suas tradições discursivas. In: IX Semana de Filologia na USP , 2014 , São Paulo. IX Semana de Filologia na USP. São Paulo : Faculdade de Filosoifa, Letras e Ciências Humanas, 2014. p. 1 - 25.
    • SIMÕES, José da Silva ; MANOEL, P. S. F. . Análise contrastiva de memórias históricas sobre a Capitania de São Paulo: Frei Gaspar da Madre de Deus e Marcelino Pereira Cleto, um caso de retextualização em contraste - português brasileiro e português europeu séc. XVIII. In: IV Seminário do Projeto de História do Português Paulista II , 2014 , São Paulo. IV Seminário do Projeto de História do Português Paulista II. São Paulo : Faculdade de Filosoifa, Letras e Ciências Humanas, 2014. p. 1 - 20.
    • SILVA, L. P. ; SIMÕES, José da Silva . Traços de oralidade na produção de cartas e memórias: análise de hábitos de escrita no séc. XVIII na Capitânia de São Paulo? o caso da hipossegmentação de vocábulos. In: 22.º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) , 2014 , São Paulo. 22.º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP). São Paulo : Pró-Reitoria de Graduação, 2014. p. 1 - 15.
    • NICOLETTE, C. ; SIMÕES, José da Silva . Cultura letrada do século XVIII: o caso de Marcelino Pereira Cleto. In: 22.º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) , 2014 , São Paulo. 22.º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP). São Paulo : Pró-Reitoria de Graduação, 2014. p. 1 - 15.
    • SIMÕES, José da Silva . Manifestações de interlíngua em aprendizes de Alemão como Língua Estrangeira. In: XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística , 2009 , Uberlândia. Anais do XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional. Uberlândia : Universidade Federal de Uberlândia, 2009.
    • SIMÕES, José da Silva . Processos de recepção (input) e apropriação (intake) na aquisição do alemão como língua estrangeira: problematizando acerca de uma visão integrada das teorias de aquisição de segunda língua. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN e o XX Instituto , 2011 , Curitiba. Programa do VII Congresso Internacional da ABRALIN e o XX Instituto. Curitiba : Editora da UFPR, 2011.
    • SIMÕES, José da Silva . Grammatikalisierungsprozesse komplexer Sätze: eine kontrastive Analyse Portugiesisch/Deutsch. In: XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios Germanísticos , 2012 , Guadalajara / México. Anales XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios Germanísticos. Guadalajara / México : Universidad de Guadalajara, 2012.
    • SIMÕES, José da Silva . Die Curriculumentwicklung von einem neuen Modell der Lehrausbildung an der Universität São Paulo. In: Formação de Professor de Alemão no Brasil: Programas - Perfis - Perspectivas , 2011 , Belo Horizonte. Anais do Formação de Professor de Alemão no Brasil: Programas - Perfis - Perspectivas. São Paulo : Instituto Goethe, 2011.
    • SIMÕES, José da Silva . Desafios e possibilidades da formação incial de professores de Alemão como Língua Estrangeira: um modelo de supervisão de estágios. In: I° Colóquio Internacional de Formação de professores de línguas estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino , 2012 , Rio de Janeiro/RJ. Anais do I° Colóquio Internacional de Formação de professores de línguas estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino. Rio de Janeiro/RJ : Editora da UFRJ, 2012.
    • SIMÕES, José da Silva . Índices de pragmaticalização no Português Brasileiro. In: Castilho USP - II Congresso de Linguística Histórica , 2012 , São Paulo. Anais do Castilho USP - II Congresso de Linguística Histórica. São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 2012.
    • SIMÕES, José da Silva . Seleção de gêneros textuais segundo aportes teóricos das Tradições Discursivas e da Linguística de Corpus: critérios para a constituição de corpora históricos do Português Brasileiro. In: VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais , 2011 , Natal/RN. Anais do VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Natal/RN : Editora da UFRN, 2011.
    • CUNHA, M. C. C. ; SIMÕES, José da Silva . A era pós-método e intercultural: contribuições para a facilitação do ensino/aprendizagem da língua alemã no Brasil. In: Epog - VI Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP , 2011 , São Paulo. Epog - VI Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP. São Paulo : Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, 2011.
    • GRONINGER, N. P. M. ; SIMÕES, José da Silva . Falar alemão na primeira aula? Não brinca!. In: Epog - V Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP , 2010 , São Paulo. Epog - V Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP. São Paulo : Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, 2010.
    • FERRARI, B. ; SIMÕES, José da Silva . Os desdobramentos de uma abordagem plurilíngüe na aula de LE: a interferência do inglês na aprendizagem do alemão. In: Epog - V Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP , 2010 , São Paulo. Epog - V Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP. São Paulo : Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, 2010.
    • SIMÕES, José da Silva . Processos de recepção (input) e apropriação (intake) na aquisição do alemão como língua estrangeira: problematizando acerca de uma visão integrada das teorias de aquisição de segunda língua. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística , 2011 , Curitiba. VII Congresso Internacional da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. Curitiba : Editora da UFPR, 2011.
    • MOURA, A. S. ; SIMÕES, José da Silva . Língua alemã e sua relação com o saber em um programa socioeducativo. In: 19.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP , 2011 , São Paulo. 19.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP. São Paulo : Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, 2011.
    • FERRARI, B. ; SIMÕES, José da Silva . Os desdobramentos de uma abordagem plurilíngue na aula de LE: A interferência do inglês na aprendizagem do alemão. In: 8.o Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2011 , Belo Horizonte. 8.o Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Belo Horizonte/MG : Editora da UFMG, 2011.
    • SIMÕES, José da Silva . A formação de professores de alemão como língua estrangeira : um modelo para a monitoria das atividades de estágio em um curso de Licenciatura em Letras. In: 8.o Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2011 , Belo Horizonte. 8.o Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Belo Horizonte/MG : Editora da UFMG, 2011.
    • SCHÄFER, Anna Carolina ; SIMÕES, José da Silva . O processo de aprendizagem da língua alemã sob o ponto de vista de seus aprendizes em diferentes contextos: Crenças sobre aquisição de vocabulário. In: 8.o Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2011 , Belo Horizonte. 8.o Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Belo Horizonte/MG : Editora da UFMG, 2011.
    • SCHÄFER, Anna Carolina ; SIMÕES, José da Silva . O processo de aprendizagem da língua alemã sob o ponto de vista de aprendizes em diferentes contextos: variações, regularidades e implicações da ?cultura de aprender línguas? para a motivação. In: 18.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP , 2010 , São Paulo. 18.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP. São Paulo : Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, 2010.
    • GARCIA, D. S. ; SIMÕES, José da Silva . Análise contrastiva de marcadores conversacionais: echt, em alemão, e mesmo, em português brasileiro. In: 18.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP , 2011 , São Paulo. 18.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP. São Paulo : Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, 2011.
    • CANDIDO, L. F. ; SIMÕES, José da Silva . Catalogação, descrição e edição de documentos impressos em língua alemã na Brasiliana Digital. In: 19.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP , 2011 , São Paulo. 19.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP. São Paulo : Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, 2011.
    • FAGUNDES, L. ; SIMÕES, José da Silva . Fatores motivacionais no aprendizado de alemão como língua estrangeira por alunos de uma comunidade carente. In: 18.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP , 2010 , São Paulo. 18.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP. São Paulo : Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, 2010.
    • De Angelis, V. ; SIMÕES, José da Silva . Estratégias de aprendizagem usadas por alunos de língua alemã: rumo à autonomia. In: 18.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP , 2010 , São Paulo. 18.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP. São Paulo : Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, 2010.
    • MELO, T. M. ; SIMÕES, José da Silva . A influência dos meios digitais no processo de ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira para jovens: mecanismos e estratégias de uso. In: 18.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP , 2010 , São Paulo. 18.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP. São Paulo : Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, 2010.
    • SILVA, N. A. S. ; SIMÕES, José da Silva . O processo de ensino e aprendizagem do alemão como segunda língua estrangeira: dificuldades e alternativas. In: 18.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP , 2010 , São Paulo. 18.o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP. São Paulo : Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, 2010.
    • SIMÕES, José da Silva ; TOPFSTEDT, Rachel . Refletindo sobre a autonomia no ensino de língua estrangeira alemã em uma abordagem intercultural. In: Congresso Internacional Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades - PBL2010 , 2010 , São Paulo. Anais do Congresso Internacional Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades - PBL2010. : , 2010.
    • SIMÕES, José da Silva ; SCHÄFER, Anna Carolina ; VICTORINO, Vânia . A ausência de motivação entre aprendizes de língua alemã carentes: origens e soluções. In: Congresso Internacional Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades - PBL2010 , 2010 , São Paulo. Anais do Congresso Internacional Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades - PBL2010. : , 2010.
    • SIMÕES, José da Silva ; REIS, Elaine Rodrigues . Brincando em sala de aula: meios alternativos no ensino de língua alemã. In: Congresso Internacional Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades - PBL2010 , 2010 , São Paulo. Anais do Congresso Internacional Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades - PBL2010. : , 2010.
    • SIMÕES, José da Silva ; OLIVEIRA, Jéssica F. . A importância da autonomia no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira em comunidades carentes. In: Congresso Internacional Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades - PBL2010 , 2010 , São Paulo. Anais do Congresso Internacional Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades - PBL2010. : , 2010.
    • SIMÕES, José da Silva ; HERRERA SILVA, Karina . O papel da cultura no ensino-aprendizagem de língua estrangeira para crianças: dificuldades e estratégias. In: Congresso Internacional Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades - PBL2010 , 2010 , São Paulo. Anais do Congresso Internacional Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades - PBL2010. : , 2010.
    • SIMÕES, José da Silva . Mudança linguística e gêneros textuais: análise diacrônica de tradições discursivas. In: Atas do II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso e do VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal , 2009 , São Paulo. Anais. São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP), 2007. p. 89 - .
    • SIMÕES, José da Silva . La pragamatización de marcadores discursivos: un análisis contrastivo español-portugués-alemán. In: 17 Congreso de la Asociación Alemana de Hispanistas - Deutscher Hispanistentag , 2009 , Tübingen - Alemanha. El español - lengua global - Nuevos horizontes de los estudios hispánicos. Tübingen : Universität Tübingen, 2009. p. 212 - 213.
    • SIMÕES, José da Silva . Pragmaticalização de marcadores discursivos: porque e weil - o caso das construções explicativasdo português e do alemão. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN , 2009 , João Pessoa/PB. VI Congresso Internacional da ABRALIN - Anais. João Pessoa/PB : CNPQ / CAPES / EDITORA CONTEXTO, 2009. p. 2055 - 2066.
    • SIMÕES, José da Silva . Subsídios para a história do ensino de língua portuguesa em São Paulo (1850-1930). In: Simpósio Internacional - Livro Didádico: Educação e História , 2007 , São Paulo. Livro Didático: Educação e História. São Paulo : FE-USP, 2007.
    • KEWITZ, Verena ; SIMÕES, José da Silva . A tensão entre tradição e inovação nos textos: reflexões para a constituição de corpora diacrônicos do Português Brasileiro. In: XV Congreso Internacional de la ALFAL, Asociación de Lingüística de América Latina , 2008 , Montevideo. XV Congreso Internacional de la ALFAL, Asociación de Lingüística de América Latina. Montevideo : ALFAL, Asociación de Lingüística de América Latina, 2008.
    • SIMÕES, José da Silva . Marcadores conversacionais interacionais e ideacionais do português falado culto e do alemão falado culto. In: III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 1996 , Campinas. Anais - III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Campinas : ABRAPA - Associação Brasileira de Associações de Professores de Alemão, 1996. p. 394 - 399.
    • SIMÕES, José da Silva . Prefácio ao livro Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. Rio de Janeiro : Letra Capital , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • Castilho da Costa, Alessandra ; SIMÕES, José da Silva . Linguística do Texto. SAO PAULO : Editora Cortez , 2014 (Tradução)
    • SIMÕES, José da Silva ; MACIEL, P. S. F. . Projeto História do Português Paulista: Edição de Memórias Históricas e Diários de Viagem. FFLCH-USP, CD-ROM.. SAO PAULO : FFLCH-USP , 2013 (CD-Rom)
    • VITRAL, Lorenzo ; RAMOS, Jânia ; SIMÕES, José da Silva . Gramaticalização: uma abordagem formal.. São Paulo : Editora PUC SP/EDUC , 2008 (Resenha)
    • SIMÕES, José da Silva . Quem é essa menina?. São Paulo : Ática , 2002 (Tradução)
    • SIMÕES, José da Silva . A historicidade de textos. São Paulo : FFLCH-USP , 2005 (Tradução)
    • CASTILHO, Ataliba Teixeira de (Org.) ; SIMÕES, José da Silva . VI Seminário do Projeto Para a História do Português Brasileiro. 2004 (Relatorio_tecnico)
    • SIMÕES, José da Silva . Análise contrastiva de processos de gramaticalização de sentenças complexas do alemão e do português. 2012 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . O ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos entre pesquisa e sala de aula. 2011 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Subordinação Hipotática Gerundial - apresentação de capítulo da coleção História do Português Paulista. 2010 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . A história da língua portuguesa no Brasil - O Português Brasileiro até o séc. XVIII: evidências de uma norma em construção. 2018 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva . A história da língua portuguesa no Brasil - evidências da distinção das variantes europeia e brasileira a partir do século XVIII. 2019 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva . O papel da autonomia na aprendizagem de alemão como língua estrangeira: uma interpretação sociocultural em contexto brasileiro. 2017 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . A história da Língua Portuguesa no Brasil. 2017 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena . Características e potencialidades dos corpora do Português Paulista. 2016 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Edição de dois testamentos paulistas do séc. XVII. 2016 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Edição de memórias históricas de Francisco José de Lacerda e Almeida, Pedro Taques e cartas de José Arouche Toledo Rendon. 2016 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Aquisição e ensino de Alemão como Língua Estrangeira: a formação inicial de professores e a investigação de processos cognitivos da aquisição, da aprendizagem e do ensino de Alemão como Língua Estrangeira na Universidade de São Paulo. 2015 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Documentos do Rio Grande do Norte: entre oralidade e escrita. 2017 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Formação de corpora históricos do Português Paulista: estado de arte até 2017. 2017 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . O português brasileiro de São Paulo no séc. XVII e no séc. XVIII em um corpus histórico de textos: fontes para o estudo da difusão de normas. 2017 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . O corpus do Projeto Para a História do Português Brasileiro: a constituição de corpora históricos baseada em critérios de tradições discursivas. 2015 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva ; MANOEL, P. S. F. . O português brasileiro do séc. XVIII: evidências de uma norma em construção. 2015 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Formação de corpus do PHPP II: edições concluídas e em andamento (XVIII-XIX). 2015 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Testamentos paulistas e suas tradições discursivas: aspectos linguísticos-textuais. 2016 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . As pesquisas do Subprojeto Formação de Corpora do Português Paulista: as edições e suas potencialidades. 2016 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva ; MANOEL, P. S. F. . Análise contrastiva de memórias históricas portuguesas e brasileiras do séc. XVIII: contribuições das tradições discursivas para a análise diacrônica do Português Brasileiro em São Paulo. 2014 (Congresso)
    • SILVA, L. P. ; SIMÕES, José da Silva . Traços de oralidade na produção de cartas e memórias: análise de hábitos de escrita no séc. XVIII na Capitânia de São Paulo? o caso da hipossegmentação de vocábulos. 2014 (Simposio)
    • NICOLETTE, C. ; SIMÕES, José da Silva . Cultura letrada do século XVIII: o caso de Marcelino Pereira Cleto. 2014 (Simposio)
    • SIMÕES, José da Silva ; KÜHNEL, G. . Concepções linguísticas de viajantes alemães do séc. XIX: Martius, Spix e Koch Grünberg. 2014 (Simposio)
    • SIMÕES, José da Silva . Para a organização de corpora históricos do português paulista: a seleção de gêneros textuais e suas tradições discursivas. 2014 (Seminário)
    • SIMÕES, José da Silva . Formação de Corpora da Língua Portuguesa em São Paulo: a experiência do Projeto Caipira. 2014 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . A textualização de construções gerundiais no Português Paulista: gêneros textuais e suas tradições discursivas. 2014 (Simposio)
    • SIMÕES, José da Silva . Desafios da Formação Inicial de Professores de Línguas Estrangeiras: A Importância do Suporte de Pressupostos da Linguística para o Desenvolvimento de Estratégias de Ensino de Alemão como Língua Estrangeira. 2012 (Simposio)
    • SIMÕES, José da Silva . Em Defesa de um Princípio de Relevância, a par do Princípio de Projeção e do Princípio de Recorrência na Análise Multissistêmica da Língua. 2013 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva . Rezeptions- (input) und Aneignungsprozesse (intake) im Fremdsprachenerwerb Deutsch als Fremdsprache durch brasilianische Lerner. 2013 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . A anteposição dos adjetivos predicativos no português culto falado no Brasil. 2013 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva ; FERRARI, B. ; CUNHA, M. C. C. . A pesquisa empírica de processos de aquisição, aprendizagem e ensino de alemão como língua estrangeira. 2013 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . Em busca de normas linguísticas do português brasileiro do séc. XVIII ? Constituição de corpora a partir de critérios discursivo-tradicionais. 2013 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . Neuere Erkenntnisse der Geschichte des brasilianischen Portugiesischen am Bespiel von einigen sprachspezifischen Phänomenen des PB. 2013 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva . Análise contrastiva dos gêneros textuais da epistolografia militar portuguesa hispânica. 2013 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva . Índices de pragmaticalização no Português Brasileiro. 2011 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Manifestações de interlíngua em aprendizes de Alemão como Língua Estrangeira. 2009 (Comunicacao)
    • GARCIA, D. S. ; SIMÕES, José da Silva . Análise contrastiva de marcadores conversacionais: echt, em alemão, e mesmo, em português brasileiro. 2010 (Comunicacao)
    • CUNHA, M. C. C. ; SIMÕES, José da Silva . A era pós-método e intercultural: contribuições para a facilitação do ensino/aprendizagem da Língua Alemã no Brasil. 2011 (Comunicacao)
    • GARCIA, D. S. ; SIMÕES, José da Silva . Análise contrastiva de marcadores discursivos: echt, em alemão, e mesmo, em português brasileiro. 2011 (Congresso)
    • GARCIA, D. S. ; SIMÕES, José da Silva . Análise contrastiva de marcadores discursivos: echt, em alemão, e mesmo, em português brasileiro. 2011 (Outra)
    • SILVA, N. A. S. ; SIMÕES, José da Silva . O processo de ensino e aprendizagem do alemão como segunda língua estrangeira: dificuldades e alternativas. 2011 (Congresso)
    • SILVA, N. A. S. ; SIMÕES, José da Silva . O processo de ensino e aprendizagem do alemão como segunda língua estrangeira: dificuldades e alternativas. 2011 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . Desafios e possibilidades da formação incial de professores de Alemão como Língua Estrangeira: um modelo de supervisão de estágios. 2012 (Outra)
    • SIMÕES, José da Silva . Grammatikalisierungsprozesse komplexer Sätze: eine kontrastive Analyse Portugiesisch/Deutsch. 2012 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . Índices de pragmaticalização no Português Brasileiro. 2012 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . A formação de professores de alemão como língua estrangeira : um modelo para a monitoria das atividades de estágio em um curso de Licenciatura em Letras. 2011 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . Die Curriculumentwicklung von einem neuen Modell der Lehrausbildung an der Universität São Paulo. 2011 (Simposio)
    • SIMÕES, José da Silva . Processos de recepção (input) e apropriação (intake) na aquisição do alemão como língua estrangeira: problematizando acerca de uma visão integrada das teorias de aquisição de segunda língua. 2011 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . Seleção de gêneros textuais segundo aportes teóricos das tradições discursivas e da lingüística de corpus: critérios para a constitituição de corpora históricos do português brasileiro?. Simpósio Temático ?História da Língua e Tradições Discursivas. 2011 (Simposio)
    • SIMÕES, José da Silva . Corpora históricos do português brasileiro: aportes teóricos das Tradições Discursivas e da Linguística de Corpus e sua aplicação para a seleção e análise lingüística de textos. 2011 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . A importância da história dos gêneros para a constituição de corpora diacrônicos. 2010 (Seminário)
    • SIMÕES, José da Silva . Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais: experiências e reflexões. 2010 (Outra)
    • SIMÕES, José da Silva . O ensino de língua por modelos da literatura: a escola e suas tradições discursivas. 2010 (Seminário)
    • SIMÕES, José da Silva . O ensino de alemão como língua estrangeira em plataformas virtuais: entre a intervenção didático-pedagógica e a pesquisa acerca dos processos de aquisição de língua estrangeira. 2010 (Outra)
    • SIMÕES, José da Silva . Índices de pragmaticalização no português. 2010 (Simposio)
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, V. . Recortes temáticos e mapeamento de Tradições Discursivas no corpus PHPB. 2010 (Seminário)
    • SIMÕES, José da Silva . A subordinação hipotática gerundial. 2010 (Seminário)
    • SILVA, K. H. ; SIMÕES, José da Silva . O papel da cultura no ensino-aprendizagem de língua estrangeira para crianças: dificuldades e estratégias. 2010 (Congresso)
    • JESUS, J. F. O. ; SIMÕES, José da Silva . A importância da autonomia no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira em comunidades carentes. 2010 (Congresso)
    • REIS, E. R. ; SIMÕES, José da Silva . Brincando em sala de aula: meios alternativos no ensino de língua alemã. 2010 (Congresso)
    • SCHAFER, A. C. ; VICTORINO, V. M. ; SIMÕES, José da Silva . A ausência de motivação entre aprendizes de língua alemã carentes: origens e soluções. 2010 (Congresso)
    • TOPFSTEDT, R. D. ; SIMÕES, José da Silva . Refletindo sobre a autonomia no ensino de língua estrangeira alemã em uma abordagem intercultural. 2010 (Congresso)
    • VALE, A. F. F. ; SIMÕES, José da Silva . O aprendizado de uma língua estrangeira como veículo de inserção social: processo de ensino-aprendizagem e metodologias de ensino de língua estrangeira. 2010 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . Pragmaticalização de marcadores discursivos: porque e weil - o caso das construções explicativasdo português e do alemão. 2009 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . La pragamatización de marcadores discursivos: un análisis contrastivo español-portugués-alemán. 2009 (Congresso)
    • SIMÕES, José da Silva . A gramaticalização/pragmaticalização dos marcadores discursivos de étimo conjuncional no alemão e no português. 2008 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Konjunktional- und Gerundialsätze im brasilianischen Portugiesisch in Diskurstraditionen vom 18. bis zum 20. Jahrhundert. 2006 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva ; LICH, Werner . Die Rolle der Ortskraft in deutschen Begegnungsschulen im Ausland. 1991 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva ; GRAFMANN, Henri ; TIMM, Hartwig . Die Jugendlichen und das Erwachsenwerden, eine Textsammlung mit Arbeitsvorschlägen für den Fremdsprachenunterricht. 1992 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva ; OLIVEIRA, Cláudio . Uma escola em São Paulo - Possibilidades e dificuldades de instalação de um programa de prevenção. 1999 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Variação das orações reduzidas de gerúndio e orações desenvolvidas conjuncionais. Sintaticização, semanticização e discursivização das orações reduzidas de gerúndio no Português Brasileiro. 2004 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena . Cartas Paulistas dos séculos XVIII e XIX. 2005 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena . Traços lingüístico-discursivos em corpora do Português Brasileiro. 2005 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena . A constituição de corpora diacrônicos do Português Brasileiro e seus traços lingüístico-discursivos. 2005 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Variation der Konjunktional- und Gerundialsätze als Konkurrenzformen in der Diachronie des brasilianischen Portugiesisch. 2006 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva . Konjunktional- und Gerundialsätze im brasilianischen Portugiesisch in Diskurstraditionen vom 18. bis zum 20. Jahrhundert. 2006 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva . Konjunktional- und Gerundialsätze im brasilianischen Portugiesisch in Diskurstraditionen vom 18. bis zum 20. Jahrhundert. 2006 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva . A importância das tradições discursivas para a constituição e análise de corpora diacrônicos do Português Brasileiro. 2006 (Seminário)
    • SIMÕES, José da Silva . A história da Língua Portuguesa no Brasil: o trabalho com manuscritos dos séculos XVIII e XIX. 2007 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva . A história do gerúndio no Português Brasileiro. 2007 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena . Tradições Discursivas e organização de corpora. 2007 (Conferência)
    • SIMÕES, José da Silva ; COSTA, Alessandra F. Castilho da . As atas paroquiais de batismo, casamento e óbito como gêneros discursivos. 2007 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Alguns aspectos de sintaticização e discursivização das orações de gerúndio no Português Brasileiro. 2007 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Mudança lingüística e gêneros textuais: análise diacrônica de tradições discursivas. 2007 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Subsídios para a história do ensino de língua portuguesa em São Paulo (1850-1930). 2007 (Comunicacao)
    • KEWITZ, Verena ; SIMÕES, José da Silva . Normas lingüísticas, história social, contatos lingüísticos e tradições discursivas: transformando encruzilhadas em novos caminhos para a constituição de corpora diacrônicos. 2008 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Música pop e rock nas aulas de alemão como língua estrangeira. 1990 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . O trabalho de professores de alemão não-nativos no exterior. 1991 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Marcadores conversacionais interacionais e ideacionais do português brasileiro falado culto e do alemão falado culto. 1996 (Comunicacao)
    • SIMÕES, José da Silva . Ora pois, uma língua bem brasileira ? A identidade da língua portuguesa no Brasil. 2015 Revista Pesquisa
    • SIMÕES, José da Silva . As marcas do português Brasileiro. 2015 Revista Pesquisa - FAPESP
    • SIMÕES, José da Silva . Pesquisa investiga origens e particularidades do português falado no Brasil. 2015 Rádio USP
    • SIMÕES, José da Silva . Mostrar a Cidade. 2001 (Projeto Mostrar a Cidade)
    • SIMÕES, José da Silva ; FISCHER, E. G. . VIII Jornada de Língua Alemã: Contribuições da Linguística Aplicada ao Ensino de Alemão como Língua Estrangeira. 2012 (Faculdade de Filosofia Letras E Ciências Humanas - USP)
    • SIMÕES, José da Silva . Exposição 500 Anos de Alemães no Brasil. 2014 (Área de Língua e Literatura Alemã - Departamento de Letras Modernas - FFLCH-USP)
    • SIMÕES, José da Silva ; SOUZA, C. R. . Simpósio+Exposição 500 Anos de Alemães no Brasil. 2014 (Área de Língua e Literatura Alemã - Departamento de Letras Modernas - FFLCH-USP)
    • SIMÕES, José da Silva ; Steffen, Joachim ; Woytowicz, Lisa . Jornada de Língua Alemã 2017. 2017 (Departamento de Letras Modernas - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • SIMÕES, José da Silva . VI Jornada de Língua Alemã - Pesquisas em Linguística Aplicada ao Alemão. 2010 (Departamento de Letras Modernas)
    • SIMÕES, José da Silva ; Castilho da Costa, Alessandra . Simpósio temático "História da Língua e Tradições Discursivas" no VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais. 2011 (PPGEL - Programa de pós-graduação em estudos da linguagem)
    • PEREZ, J. P. ; LOUSADA, E. G. ; SIMÕES, José da Silva . Empreender nas Letras?. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • AQUINO, M. C. ; SIMÕES, José da Silva . Jornada de Língua Alemã 2019. 2019 (Área de Língua e Literatura Alemã do Departamento de Letras Modernas (FFLCH-USP))
    • KEWITZ, Verena ; SIMÕES, José da Silva . Secretaria do I Seminário sobre Linguagem, Cognição e Complexidade. 2011 (Instituto de Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Campinas)
    • SIMÕES, José da Silva ; WAGNER, Ursula . A prevenção ao uso abusivo de drogas para alunos da educação fundamental. 2004 (Fundação FEAC -Fedaração das Entidades Assistenciais de Campinas)
    • SIMÕES, José da Silva . E-Mail-Partnerschaften im DaF-Unterricht. 2005 (ARPA - Associação Riograndense de Professores de Alemão)
    • SIMÕES, José da Silva ; GRAFMANN, Henri . Die Arbeit mit Texten im DaF-Unterricht. 1992 (IPBA - Instituto Pedagógico Brasil-Alemanha)
    • SIMÕES, José da Silva ; MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia . Lingüística Textual e Tradições Discursivas. 2007 (Universidade Federal da Bahia (UFBA))
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, V. . Gramática Funcionalista. 2013 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN))
    • SIMÕES, José da Silva . Workshop 'Linguística Contrastiva: Alemão/Português'. 2013 (Faculdade de Filosofia Letras E Ciências Humanas - USP)
    • SIMÕES, José da Silva . Diachrone portugiesische und brasilianische Syntax. 2006 (Eberhard-Karls Universität Tübingen)
    • SIMÕES, José da Silva . Theorien des Fremdsprachenerwerbs und DaF-Didaktik. 2016 (Associação Paulista de Professores de Alemão)
    • SIMÕES, José da Silva . Tópicos Avançados I: As Tradições Discursivas aplicadas ao estudo da história do português brasileiros. 2008 (Programa de Pós-Graduação em Linguística do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes)
    • SIMÕES, José da Silva ; CARVALHO, M. C. D. . Lern(er)autonomie. 2016 (Associação Paulista de Professores de Alemão)
    • SIMÕES, José da Silva ; COSTA, A. C. F. ; KEWITZ, V. . Formação de Corpora do Português Paulista. 2013
    • SIMÕES, José da Silva . Sintaticização, semanticização e discursivização de estruturas hipotáticas e para-hipotáticas do Português Brasileiro. 2011
    • SIMÕES, José da Silva ; MODOLO, Marcelo . Organização do Corpus Diacrônico do Português Paulista e tratamento empírico dos dados. 2011
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena ; Castilho da Costa, Alessandra . Formação de Corpora do Português Paulista. 2015
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena ; Castilho da Costa, Alessandra . Formação de Corpora do Português Paulista. 2014
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena . Formação de Corpora do Português Paulista. 2017
    • SIMÕES, JOSÉ DA SILVA ; KEWITZ, Verena . Formação de Corpora do Português Paulista. 2018
    • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena ; Castilho da Costa, Alessandra . Formação de Corpora do Português Paulista. 2016
    • Nome do projeto: A gramaticalização de marcadores discursivos do Alemão e do Português e seu papel no processo de sintaticização, semanticização e discursivização de construções paratáticas e hipotáticas: uma perspectiva discursivo-cognitiva (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMÕES, José da Silva , GARCIA, D. S. , AZEVEDO, M. D. .
      Descrição: O trabalho situa-se na interface das áreas de Língua Alemã e Língua Portuguesa, mais especificamente nos domínios da Sintaxe, da Semântica e do Discurso e suas relações com a Lingüística de Texto. Dentro desse contexto, o projeto visa os seguintes objetivos: 1) uma análise contrastiva dos processos de gramaticalização das sentenças complexas do Alemão e do Português; tomando como base 2) uma análise dos diferentes graus de agregação e integração sintática das estruturas sentenciais do Alemão e do Português em textos falados e escritos; e 3) a investigação do processo de gramaticalização dos marcadores discursivos do Alemão e do Português. Com a análise contrastiva a ser empreendida através deste projeto, pretende-se também fornecer subsídios para a formação de professores de Alemão como língua estrangeira.
    • Nome do projeto: O aprendizado de uma língua estrangeira como veículo de inserção social: processo de ensino-aprendizagem e metodologias de ensino de alemão como língua estrangeira (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMÕES, José da Silva , SILVA, N. A. S. , MELO, T. M. , De Angelis, V. , FAGUNDES, L. , DOMINGUES, K. A. P. , WITT, M. N. , MOURA, A. S. , SILVA, K. H. , JESUS, J. F. O. , REIS, E. R. , VICTORINO, V. M. , SCHAFER, A. C. , TOPFSTEDT, R. D. , VALE, A. F. F. .
      Descrição: O objetivo principal deste trabalho é de fazer com que alunos de graduação atuem como agentes de formação em comunidades carentes, promovendo o aprendizado de língua estrangeira como forma de inserção social. Para tal, pretende-se: (1) identificar uma comunidade onde o projeto de aulas de língua estrangeira será implantado (escola pública, comunidade de bairro, etc.) e traçar o diagnóstico social da mesma; (2) discutir as diferentes abordagens e metodologias de ensino de língua estrangeira, identificando aquelas que melhor se adaptem à comunidade em que se aplica o projeto; (3) elaborar um relatório com o registro das dificuldades e avanços dos alunos envolvidos no processo de aprendizagem da língua estrangeira, acompanhado das estratégias desenvolvidas para vencer os obstáculos encontrados; (4) pesquisar como a aprendizagem de uma língua estrangeira pode favorecer a absorção de indivíduos no mercado de trabalho; (5) pesquisar a importância do aprendizado de línguas estrangeiras diante de um mundo globalizado e que promove uma maior mobilidade social; (6) pesquisar sobre questões interculturais que envolvem (a) a divulgação da imagem do Brasil na mídia estrangeira e (b) uma reflexão a respeito do papel do professor de língua estrangeira como agente de divulgação da cultura brasileira na interação com falantes de uma língua estrangeira específica.
    • Nome do projeto: Formação Inicial de Professores de Língua Estrangeira: A Pesquisa em Aprendizagem e Ensino de Língua Alemã (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMÕES, José da Silva .
      Descrição: Aprimoramento da formação inicial dos alunos da Licenciatura em Letras (Alemão), de forma a oferecer-lhes uma visão mais ampla da atuação do profissional de Letras, tanto na esfera pública como no ensino em instituições particulares;
    • Nome do projeto: Edição de memórias históricas e diários de viagem dos séculos XVI a XVIII: Projeto História do Português Paulista (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMÕES, José da Silva , MACIEL, P. S. F. , KEWITZ, V. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo a seleção e edição filológica de memórias históricas e diários de viagem produzidos no Brasil, sobretudo no território paulista. Tratam-se de textos bastante representativos da afirmação de que a constituição dos gêneros textuais é fruto de adaptações e inovações de outros gêneros: Simões (2011). Além disso, trazem descrições e narrativas que dão espaço ao surgimento das mais diversas expressões linguísticas. Paralelamente à seleção e edição dos textos, pretende-se, neste projeto, levantar dados genealógicos dos autores das memórias e diários, aspectos do entorno sociohistórico dos textos, entre outros fatores relevantes para os estudos linguísticos. O projeto de edição de memórias históricas e diários de viagem dos séculos XVI a XVIII tem por objetivo principal reunir exemplares de textos que sirvam como fonte de pesquisa acerca da História do Português Paulista. O projeto temático de equipe homônimo reúne pesquisadores de várias universidades paulistas (USP, UNICAMP, UNESP). Cadastrado na FAPESP (processo n.o 06/55944-0), o Projeto Caipira foi submetido a uma renovação que abrangerá os anos de 2012 a 2016. Em sua primeira edição, os pesquisadores da equipe de corpora já reuniram amplo material de pesquisa, mas para realizar investigações mais fidedignas, ainda se faz necessário reunir uma grande gama de tipos de textos que possam atestar as variantes do português brasileiro ao longo de cinco séculos.
    • Nome do projeto: O ensino de Alemão com Língua Estrangeira: Alemão no Campus (2010 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SIMÕES, José da Silva , BATTAGLIA, M. H. V. , FERRARI, B. , CUNHA, M. C. C. , SILVA, M. , RIOS, F. , HELUANY, A. C. .
      Descrição: Análise e aplicação de métodos e materiais didáticos para o ensino do alemão como LE, proporcionando a formação continuada aos estudantes que atuam como monitores nos cursos de cultura e extensão ?Alemão no campus?
    • Nome do projeto: Formação de Corpora do Português Paulista (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMÕES, José da Silva , Castilho da Costa, Alessandra , KEWITZ, V. .
      Descrição: O subprojeto Formação de corpora do Português Paulista integra com outros nove subprojetos o Projeto História do Português Paulista, Projeto Temático de Equipe (FAPESP Processo 2011/51787-5) e tem por objetivo coletar e editar textos de interesse para a história do Português Paulista, do século XVI ao XX. Sua missão principal, portanto, é a de reunir os materiais coletados e editados no seu âmbito e no bojo de outros subprojetos do PHPP, de maneira a uniformizar o material, atendendo, assim, à metodologia de trabalho orientada por conceitos ligados à Linguística de Corpus e aos pressupostos das Tradições Discursivas.
    • Nome do projeto: Idiomas sem Fronteiras - Alemão (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SIMÕES, José da Silva , Woytowicz, Lisa .
      Descrição: O Programa Idiomas sem Fronteiras - Alemão (IsF-Alemão) tem como objetivo preparar os estudantes de graduação e pós-graduação para programas de intercâmbio na Alemanha, bem como colaborar com o processo de internacionalização das universidades federais por meio do ensino deste idioma aos seus servidores.
    • Nome do projeto: Formação de corpora do Português Paulista (2011 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SIMÕES, José da Silva , KEWITZ, Verena , Castilho da Costa, Alessandra .
      Descrição: O Subprojeto Formação de corpora do Português Paulista assumiu os encargos que, durante a vigência do Projeto Temático anterior do PHPP, eram de responsabilidade da Comissão de Linguística de Corpus do PHPP: selecionar, coletar e editar textos de interesse para a história do Português Paulista, do século XVI ao XX. Este Subprojeto tem por missão principal, portanto, reunir os materiais coletados e editados no seu âmbito e no bojo de outros Subprojetos do PHPP, de maneira a uniformizar o material, atendendo, assim, à metodologia de trabalho adotada pela atual equipe e já exposta na proposta submetida à FAPESP.
    • Nome do projeto: Sintaticização, semanticização e discursivização de estruturas hipotáticas e para-hipotáticas do Português Brasileiro. (2006 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMÕES, José da Silva , MODOLO, Marcelo , CASTILHO, Ataliba Teixeira de (Org.) , KEWITZ, V. , COSTA, A. C. F. , OLIVEIRA, M. .
      Descrição: Pesquisador do Projeto Temático de Equipe "História do Português Paulista - Projeto Caipira" (FAPESP, Processo 2006/55944-0) COLABORAÇÃO EM OUTROS SUBPROJETOS DE PESQUISA DO PROJETO CAIPIRA Sub-projeto de pesquisa nº. 13 ?Organização do Corpus Diacrônico do Português Paulista e tratamento empírico dos dados? Pesquisadores principais: Marcelo Módolo (USP), José da Silva Simões e Verena Kewitz Sub-projeto de pesquisa nº. 2 Formação do português paulista culto e o papel das grandes escolas (1820-1934). Pesquisador principal: Marilza de Oliveira (USP)
    • Nome do projeto: Letramentos e Abordagens Plurais para Contextos Bilíngues e Não Bilíngues de Ensino de LE/L2 (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMÕES, José da Silva , PUH, M. , PAETZHOLD, Paula , BOLDRIN, R. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo geral oferecer meios de compreensão, interpretação e análise de contextos bilíngues e não bilíngues em que ocorre o ensino de línguas estrangeira ou segunda, visando abordagens plurais e letramentos e fomentando discussão e reflexão a partir de experiência docente e leituras bibliográficas. Além disso, como objetivos específicos, pretende-se apresentar e discutir diferentes acepções dos conceitos de alfabetização e letramento (digitais, críticos e multiletramentos); investigar e refletir criticamente a aplicação das abordagens plurais enquanto processos de conscientização e sensibilização no ensino de línguas; conhecer e aprofundar conhecimentos sobre os princípios metodológicos que envolvem autonomia, abordagens voltadas para ação e reflexividade; e contribuir no melhoramento da leitura e escrita de textos acadêmicos e científicos.
    • BACCIN, P. G. ; ORTALE, F. L. ; SIMÕES, José da Silva . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Daniela Aparecida Vieira, sob o título:A Didatização de Materiais Autênticos para o Ensino do Italiano Língua Estrangeira. 2011 - Banca examinadora
    • BATTAGLIA, M. H. V. ; GLENK, E. ; SIMÕES, José da Silva . Membro da Banca Examinadora da Qualificação de Mestrado de Camila Costa José, sob o título: "A polissemia das preposições - estudo de um caso da preposição alemã über". 2011 - Banca examinadora
    • SIMÕES, José da Silva ; MEIRELES, S. ; ORTALE, F. L. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Bianca Ferrari, sob o título:Os desdobramentos de uma abordagem plurilíngue na aula de língua estrangeira: A transferência do inglês na aprendizagem do alemão. 2011 - Banca examinadora
    • SIMÕES, José da Silva ; BRUNO, F. A. T. C. ; PEUSCHEL, K. . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Nora Paula Marie Gröninger, sob o título: ): Investigação dos desdobramentos de um curso intensivo, interativo de Língua Alemã para brasileiros. 2011 - Banca examinadora
    • CASTILHO, Ataliba Teixeira de (Org.) ; ILARI, R. ; SIMÕES, José da Silva . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Flávia Orci Fernandes sob o título "Sintaticização e semanticização das construções ANDAR, CONTINUAR, FICAR, VIVER + gerúndio na história do Português Paulista". 2011 - Banca examinadora
    • BATTAGLIA, M. H. V. ; GLENK, E. M. F. ; SIMÕES, José da Silva . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Marcos Antônio Alves Araújo Filho, sob o título:O prefixo ver- na língua alemã: uma abordagem construcionista. 2012 - Banca examinadora
    • SIMÕES, José da Silva ; BATTAGLIA, M. H. V. ; ORTALE, F. L. . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de: Max Clark de Castro Cunha, sob o título: A era Pós-método e Intercultural: Contribuições para a facilitação do ensino/aprendizagem da Língua Alemã no Brasil. 2012 - Banca examinadora
    • SIMÕES, José da Silva ; REDONDO, T. L. ; HEISSE, E. P. . Membro da Banca Examinadora da Qualificação de Mestrado de Mônica Fontoura da Silva, sob o título: "Análise dos textos humorísticos em "Berliner Illustrirte Zeitung" na sociedade alemã dos anos 30. 2010 - Banca examinadora
    • Graduacao:
      • Curso: Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras E Ciências Humanas Usp
        Ano de conclusão: 1987
      • Curso: Licenciatura (Português-Alemão)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1987
      • Curso: Letras (Português-Inglês-Alemão) - Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 1982
    • Mestrado:
      • Curso: Língua Alemã
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras E Ciências Humanas Usp
        Ano de conclusão: 1997
    • Doutorado:
      • Curso: Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras E Ciências Humanas Usp
        Título: Sintaticização, discursivização e semanticização das orações de gerúndio no português brasileiro
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Sintaxe diacrônica do português brasileiro
        Nome da Instituição: Eberhard Karls Universität Tübingen
        Título: Sintaticização, discursivização e semanticização do gerúndio no português brasileiro
        Ano de conclusão: 2006
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg
        Ano de conclusão: 2013
      • Nome da Instituição: Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Friedrich Wilhelm Universität Zu Bonn
        Ano de conclusão: 1992
      • Nome da Instituição: Instituto Pedagógico Brasil Alemanha
        Ano de conclusão: 1988
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2021
        Status do curso:
    • Faculdade de Filosofia Letras E Ciências Humanas Usp:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Nikolaus Cusanus Gymnasium:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (1991 - 1992 ).
        Outras informações: Professor visitante com bolsa de intercâmbio do Pädagogischer Austauschdienst (PAD) do Kultusministerium da República Federal da Alemanha
        Outras informações: Professor
    • Goethe Institut São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Editora Ática:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1998 - 2004 ).
        Outras informações: Leitor crítico de literatura infanto-juvenil de originais de obras em língua portuguesa e língua
        Outras informações: Leitor Crítico
    • Editora Moderna S A:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Autor de suplementos pedagógicos para livros de literatura infanto-juvenil, com especialização em Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
        Outras informações: Autor de suplementos pedagógicos
    • Yazigi:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1986 - 1986 ).
        Outras informações: Professor de Língua Alemã em curso livre
        Outras informações: Professor
    • Banco Bamerindus do Brasil S A:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1983 - 1985 ).
        Outras informações: Escriturário
    • Eberhard Karls Universität Tübingen:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professor de Sintaxe do Português Brasileiro
    • Pandaemonium Germanicum (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Revista do GELNE (UFC):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas Fehler und Fehlerkorrektur/Erros e correções nas expressões escrita e oral da língua alemã Deutschunterricht planen/Planejamento de aulas: da lição do livro didático à aula de alemão Methoden des fremdsprachlichen Deutschunterrichts: Eine Einführung/Alemão como LE: Introdução à Metodologia Fertigkeit Hören/O ensino-aprendizagem da compreensão oral do alemão como LE Grammatik lehren und lernen/O ensino-aprendizagem de gramática do alemão como LE Deutsch als 2. Fremdsprache/Alemão com 2a Língua Estrangeira Landeskunde und Literaturdidaktik/Didática do ensino de literatura e cultura alemães Deutsch im Primarbereich/Alemão no ensino fundamental
        Outras informações: Tutor
    • Pandaemonium Germanicum (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Revista Internacional de Linguística Iberoamericana:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista de artigos relacionados à Língua Portuguesa
    • Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professor do curso "Proseminar - Kontrastive Linguistik (Portugiesisch/Deutsch)"
        Outras informações: Professor Visitante
    • Revista de Estudos da Linguagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: membro ad hoc
    • Journal of Historical Sociolinguistics:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: membro ad hoc
    • Colégio Humboldt (Humboldtschule) - Sociedade Escolar Barão do Rio Branco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1988 - 2008 ).
        Outras informações: Professor da Educação Básica
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).