Não autenticado |

Carlos Eduardo Dias Souza

    • Possuo graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007, campus Seropédica), mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2010) e doutorado em andamento em Sociologia na Universidade de São Paulo. Desde a graduação venho trabalhando temas relacionados à história da educação no Império do Brasil e à sociologia da cultura e da educação, como instituições, currículo, socialização escolar e atuação política.

       

      Links:    

    • Luz sobre o quadro negro: instrução, unidade e nação no Império Brasileiro
    • E o samba e o santo pegaram o trem. Carnaval, candomblé e simbolismo no subúrbio carioca (Madureira, 1890-1923)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Instruir para educar: ensino e questão nacional no Rio de Janeiro oitocentista (1822-1860) Revista HISTEDBR On-line , v. 13 , p. 17/2 - 34 , 2013. ISSN: 16762583.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Alunos, leitores e cidadãos: apontamentos sobre a formação dos alunos do Colégio Pedro II no Império (1837-1854) ARS HISTORICA , v. 3 , p. 1 - , 2012. ISSN: 2178244X.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . A medicina - e as crônicas - em nome da ordem numa cidade rumo à civilização: o Rio de Janeiro entre 1850 e 1905 Espacialidades , v. 2 , p. 1/3 - 21 , 2009. ISSN: 1984817X.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . 'Confia na lança do santo guerreiro!': cultura e política na carreata de São Jorge do Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Império Serrano. In: V Encontro do GT História das Religiões e das Religiosidades - ANPUH , 2015 , Salvador. Anais do V Encontro do GT História das Religiões e das Religiosidades - ANPUH: Devoções, festas e sociabillidades. Maringá : Revista Brasileira de História das Religiões, n. 21, jan. 2015, 2014. p. 46 - 61.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Abílio César Borges: um olhar sobre a educação no Brasil imperial. In: 38º Encontro Anual da Anpocs , 2014 , Caxambu. Anais do 38º Encontro Anual da Anpocs. : , 2014.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . O progresso como horizonte, a tradição como base - França, Estados Unidos e Brasil nos escritos de Abílio César Borges. In: III Encontro de São Lázaro , 2012 , Salvador. III Encontro de São Lázaro - livro de resumos e programação. Salvador : Quarteto, 2012. p. 134 - 135.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Formação e renovação intelectual no Império do Brasil: liberalismo, monarquismo e abolicionismo entre os alunos do Colégio Pedro II (1861-1889). In: 36º Encontro Anual da ANPOCS , 2012 , Águas de Lindoia. 36º Encontro Anual da ANPOCS - Programas e Resumos. São Paulo : Anpocs, 2012. p. 160 - 160.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Entre a monarquia e a república: formação intelectual e ação política entre os egressos do Colégio Pedro II (1861-1900). In: XXVI Simpósio Nacional de História: Anpuh 50 anos , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo : ANPUH-SP, 2011.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . E o samba pegou o trem: cultura e sociabilidade popular no subúrbio carioca na Primeira República. In: XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio , 2010 , Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro : NUMEN, 2010.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Pela boa sociedade: os debates acerca da Criação do Colégio Pedro II. In: I Seminário Nacional de Pós-graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder. , 2008 , Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Nacional de Pós-graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder. Caderno de Resumos.. Rio de Janeiro : NUMEN, 2008. p. 9 - 9.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Pela boa sociedade: os debates acerca da criação do Colégio Pedro II. In: I Seminário Nacional de Pós-graduandos em História das Instituições , 2008 , Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Nacional de Pós-graduandos em História das Instituições: Instituições, cultura e poder. Textos completos. Rio de Janeiro : NUMEN, 2008.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Rio de Janeiro, cidade-artifício no Brasil oitocentista. In: IV Simpósio Nacional de História Cultural , 2008 , Goiânia. Anais do IV Simpósio Nacional de História Cultural - Resumos. Goiânia : Editora da UCG, 2008.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Rio de Janeiro, cidade-artifício no Brasil oitocentista. In: IV Simpósio Nacional de História Cultural , 2008 , Goiânia. Anais eletrônicos - IV Simpósio Nacional de História Cultural. Goiânia : Editora da UCG, 2008.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Os bacharéis e o Império: identidades. In: XIII Encontro Regional de História Anpuh-Rio , 2008 , Seropédica. Cadernos de resumos e programação: XIII Encontro Regional de História Anpuh-Rio. Rio de Janeiro : Armazém das Letras, 2008. p. 142 - 143.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Os bacharéis e o Império: identidades. In: XIII Encontro Regional de História Anpuh-Rio: Identidades , 2008 , Seropédica. Anais eletrônicos do XIII Encontro Regional de História: Identidades. Seropédica : EDUR, 2008.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias ; GONCALVES, M. A. . Os intelectuais e o Império: a contribuição do ensino secundário. In: 14° SIICUSP , 2006 , São Paulo. 14° SIICUSP - Programas e Resumos. São Paulo : EdUsp, 2006.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias ; GONCALVES, M. A. . Os bacharéis e o Império: o ensino secundário e a formação do Estado-nação no Brasil oitocentista.. In: XVII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ , 2007 , Seropédica. Anais da ... Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica : Decanato de Pesquisa e Pós-graduação/EDUR, 2007.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . O ensino secundário e a formação do Estado-nação brasileiro no Império. In: XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. , 2007 , São Leopoldo. Anais - XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo : Unisinos, 2007.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias ; GONCALVES, M. A. . O ensino e a questão nacional no Império. In: XVIII Salão de Iniciação Científica - XV Feira de Iniciação Científica , 2006 , Porto Alegre. XVIII Salão de Iniciação Científica - XV Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Porto Alegre : UFRGS/Propesq, 2006. p. 849 - .
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias ; GONCALVES, M. A. . A Inspetoria de Instrução Pública e a questão nacional no Império.. In: XVI Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ , 2006 , Seropédica. Anais da ... Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica : Editora Universidade Rural, 2006.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias ; GONCALVES, M. A. . Ensinando a ser brasileiro: civilidade e nação no Império. In: XV Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ , 2006 , Seropédica. Anais da ... Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica : Editora Universidade Rural, 2006.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . O Colégio Pedro II e a formação dos intelectuais no Império (1850-1860). In: Usos do Passado , 2006 , Niterói. Livro de Resumos do XII Encontro regional de História. Niterói : , 2006.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Educação e Nação no Rio de Janeiro do século XIX. In: 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2005 , São Paulo. Anais do 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo : EdUSP, 2005.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias ; GONCALVES, M. A. . Luz Sobre o Quadro Negro: Instrução, Unidade e Nação no Império Brasileiro. In: XIV Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ , 2004 , Seropédica. Anais da XIV Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ. Seropédica : Editora Universidade Rural, 2004.
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Luz Sobre o Quadro Negro: Instrução, Unidade e Nação no Império Brasileiro. In: XXIII Simpósio nacional de História , 2005 , Londrina. XXIII Simpósio Nacional de História - Programas e Resumos. Londrina : Gráfica Editorial Mídia, 2005. p. 483 - .
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Resenha de Ivana Stolze Lima - Cores, marcas e falas: sentidos da mestiçagem no Império do Brasil. : Revista História e-História , 2009 (Resenha)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . As Guerras Ocultas do Brasil. Nova Iguaçu : Gráfica da UNIG , 2002 (Redação)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Abílio César Borges, João Köpke e a educação como política no segundo reinado. 2015 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . O currículo escolar como espaço de inovação durante o Segundo Reinado. 2014 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . 'Confia na lança do santo guerreiro!': cultura e política na carreata de São Jorge do GRES Império Serrano/RJ. 2014 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . A socialização da elite imperial no Segundo Reinado: os casos do Colégio Pedro II, do Colégio Culto à Ciência e do Ginásio Baiano.. 2013 (Seminário)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . O progresso como horizonte, a tradição como base - França, Estados Unidos e Brasil nos escritos de Abílio César Borges. 2012 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Formação e renovação intelectual no Império do Brasil: o Colégio Pedro II e o Ginásio Baiano em perspectiva. 2012 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Império Serrano: história, memória e tradição nas escolas de samba do Rio de Janeiro. 2011 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Entre a monarquia e a república: formação intelectual e ação política entre os egressos do Colégio Pedro II (1861-1900). 2011 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . E o samba pegou o trem: cultura e sociabilidade popular no subúrbio carioca na primeira república. 2010 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Pela boa sociedade: os debates acerca da criação do Colégio Pedro II. 2008 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Rio de Janeiro, cidade-artifício no Brasil oitocentista. 2008 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Os bacharéis e o Império: identidades. 2008 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Luz sobre o quadro negro: instrução, unidade e nação no Império brasileiro. 2004 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Instrução e nação no Império: a cntribuição do ensino secundário. 2005 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . O ensino de humanidades no currículo escolar do Colégio Pedro II (1837-1850). 2006 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Educação e nação no Rio de Janeiro do século XIX. 2005 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . Os intelectuais e o Império: a contribuição do Colégio Pedro II. 2006 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias . O Colégio Pedro II e a formação dos intelectuais no Império. 2006 (Comunicacao)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias ; MORAES, P. A. . II Semana de História da UFRRJ - Novas abordagens no ensino e pesquisa em história. 2006 (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias ; SOARES, A. E. S. ; SAAVEDRA, R. F. ; NOGUEIRA, S. A. A. ; SILVA, D. C. N. . II Encontro de História de Piraí: História, Cultura, Patrimônio. 2010 (CEAD UniRio)
    • NOGUEIRA, S. A. A. ; SAAVEDRA, R. F. ; SILVA, D. C. N. ; SOARES, A. E. S. ; SOUZA, Carlos Eduardo D. . III Encontro de História de Piraí - Identidade[s] e ideia de nação. 2011 (História Unirio pólo Piraí)
    • SAAVEDRA, R. F. ; SILVA, D. C. N. ; SOARES, A. E. S. ; NOGUEIRA, S. A. A. ; SOUZA, Carlos Eduardo Dias ; MACEDO, A. M. C. . V Jornada de História. 2012 (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias ; NOGUEIRA, S. A. A. ; SILVA, D. C. N. ; SOARES, A. E. S. ; SAAVEDRA, R. F. . I Encontro de História de Piraí - Domínios e Campos do Fazer História. 2010 (UNIRIO-EAD pólo Piraí)
    • SOUZA, Carlos Eduardo Dias ; CARNEIRO, J. B. . Candomblé, umbanda e outras encanterias: o Brasil e a África (re)inventados nas religiões de matriz africana. 2011 (Anpuh / USP)
  • Projetos de Pesquisa: 2
    • Nome do projeto: Cultura e Mudança Social: Civilização e Artifício no Rio de Janeiro (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, Carlos Eduardo Dias , GONCALVES, M. A. , SOUZA, R. H. R. .
      Descrição: A pesquisa investiga a educação no Brasil do século XIX, destacando o processo de secularização, afinado com uma concepção de mundo burguesa. Adota-se uma perspectiva comparativa de gênero, analisando as alterações que afetam o ensino voltado para mulheres e homens, a partir do pressuposto de que o oitocentos elegeu como arautos da modernidade, de um lado, os viajantes, de outro, os médicos higienistas formados pela Faculdade de Medicina, criada em 1829.
    • Nome do projeto: Mapeamento de Casas de Religiões de Matriz Africana no Rio de Janeiro (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, Carlos Eduardo Dias , GIACOMINI, S. M. .
      Descrição: Mapeamento das casas religiosas de matriz africana no Rio de Janeiro visando a sua localização através de aplicação de questionário e de geo-referenciamento em parceria com o NIMA-Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em História
        Nome da Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
        Título: O ensino secundário e a formação do Estado-nação no Império Brasileiro
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: História Social da Cultura
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2007 ).
        Outras informações: Estágio de iniciação à pesquisa entre Março e Julho de 2004 (Estágio SINTEEG/UFRRJ), e como bolsista de iniciação científica do CNPq (CNPQ/PIBIC-balcão) entre Agosto de 2004 e Agosto de 2007.
        Outras informações: Bolsista de iniciação científica
    • Centro de Ensino Novação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professor de História das turmas do segundo segmento do ensino fundamental.
        Outras informações: Professor
    • Pré-Vestibular para Negros e Carentes:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Movimento Pré-Vestibular para Negros e Carentes - Núcleo Cabuçu / Nova Iguaçu
        Outras informações: Professor voluntário
    • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Participação no grupo de pesquisa "Nação e Nacionalismos nas Américas", coordenado pelo professor Marco Antonio Villela Pamplona, e no grupo "Interseção Africana", coordenado pela professora Ivana Stolze Lima. Pesquisador voluntário da pesquisa de Mapeamento das Casas de Religião de Matriz Africana do Rio de Janeiro.
        Outras informações: Bolsista de mestrado
    • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2013 ).
        Outras informações: Professor-tutor presencial no polo Piraí do curso de graduação em Licenciatura em História oferecido pela UNIRIO na modalidade semipresencial por meio do consórcio CEDERJ/UAB; Bolsista UAB.
        Outras informações: Docente do ensino semipresencial
    • Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2013 ).
        Outras informações: Lotado no Colégio Estadual Dr. Mário Guimarães (matrícula 0963921-2), em Nova Iguaçu/RJ, desde junho de 2010, e no CIEP 351 - Ministro Salgado Filho (matrícula 0955698-6), em Belford Roxo/RJ, entre outubro de 2009 e fevereiro de 2011. Atuei ainda, cumprindo complementação de carga horária ou fazendo hora extra, no Colégio Estadual Bom Pastor (Belford Roxo), no CIEP 166 - Abílio Augusto Távora, no Instituto de Educação Rangel Pestana (ambos em Nova Iguaçu), no Colégio Estadual Antônio Houaiss (Méier, RJ), no Colégio Estadual Compositor Manacéia José de Andrade, no Colégio Estadual Astolfo Rezende (ambos em Madureira, RJ) e no Colégio Estadual Vicente Licínio Cardoso (Praça Mauá, RJ). Abandonei o cargo em maio de 2013. Solicitei exoneração em 24/07/2013.
        Outras informações: Docente I
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Vinculado à área de História do Brasil do Instituto de História da UFRJ. Encerramento de contrato solicitado em junho de 2013.
        Outras informações: Professor substituto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).