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Roberta dos Reis Neuhold

    • Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Universidade do Minho, mestrado em Sociologia (USP), especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense), bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (USP) e Pedagogia (Universidade Federal de São Carlos). Foi membro da equipe de avaliadores do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Sociologia, consultora da Unesco na avaliação dos cursos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), analista educacional do Serviço Social da Indústria (SESI-SP) e docente da Escola de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente integra o corpo docente da Fundação Hermínio Ometto | Uniararas e é colaboradora do Banco Nacional de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação. Tem experiência na área das Ciências Sociais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da educação, formação de professores, ensino de Sociologia, educação a distância, Sociologia política, movimentos sociais e cidadania.

       

      Links:    

    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Positivismo e ensino de Sociologia: notas sobre as propostas de Benjamin Constant para o ensino secundário e as escolas normais nos primeiros anos da República Saberes em Perspectiva , v. 3 , p. 15 - 28 , 2013. ISSN: 22377891.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Notas sobre a história da Sociologia no ensino secundário de Portugal Revista Brasileira de Sociologia , v. 1 , p. 131 - 145 , 2013. ISSN: 23180544.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . O conceito exclusão e seus dilemas Revista Urutágua (Online) , v. n. 5 , p. 19 - , 2004. ISSN: 15196178.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Extensão universitária e movimento estudantil: a experiência do Escritório Piloto. Cultura e extensão universitária: perspectivas de institucionalização de uma política pública, v. , p. 82 - 99, 2012.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . La enseñanza de Sociología en las escuelas brasileñas. In: Congreso Latinoamericano de Estudiantes de Posgrado de Ciencias Sociales , 2014 , Ciudad de México. Anais do Congreso Latinoamericano de Estudiantes de Posgrado de Ciencias Socialles. : , 2014.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Notas sobre a história da Sociologia no ensino secundário de Portugal. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2013 , Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. : , 2013.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Luchas sociales y políticas públicas brasileñas de rehabilitación de inmuebles abandonados: el 'Movimento dos Quintais da Mooca' en São Paulo. In: XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología , 2013 , Santiago. Anais do XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología. : , 2013.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . A produção acadêmica sobre o ensino de Ciências Sociais na educação básica: um mapeamento dos debates na Sociedade Brasileira de Sociologia. In: Second ISA Forum of Sociology , 2012 , Buenos Aires. Second ISA Forum of Sociology. : , 2012.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Os movimentos sociais e a definição de agendas e de políticas públicas: as lutas urbanas por habitação popular no Brasil (décadas de 1990 e 2000). In: CEISAL (Consejo Europeo de investigaciones sociales de América Latina): memória, presente y porvenir , 2013 , Porto. Anais do VII CEISAL: memória, presente y porvenir. Porto : Consejo Europeo de investigaciones sociales de América Latina, 2013.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Propostas para o ensino de Sociologia na educação básica: o caso brasileiro. In: VII Congresso Português de Sociologia , 2012 , Porto. Anais do VII Congresso Português de Sociologia. : , 2012.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Ocupações de imóveis vazios por movimentos de moradia e políticas habitacionais no centro da cidade de São Paulo. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia , 2011 , Recife. XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. : , 2011.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . As contribuições do campo acadêmico-científico aos debates sobre a institucionalização da Sociologia na educação básica. In: 35º Encontro Anual da ANPOCS , 2011 , Caxambu. Anais do 35º Encontro Anual da Anpocs. : , 2011.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Contribuições do meio acadêmico-científico aos debates sobre o ensino de Sociologia na escola básica. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia , 2011 , Curitiba. Anais do XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Curitiba : , 2011.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Movimentos populares urbanos no Brasil contemporâneo: a luta pelo direito à moradia na área central da cidade de São Paulo. In: XVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología , 2009 , Buenos Aires. XVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. : , 2009.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas. In: Seminário de Cultura e Extensão 2004: Universidade e Sociedade: USP 70 anos , 2004 , São Paulo. Caderno de projetos de ação cultural e de atividades de extensão apresentados pelos discentes. : , 2004.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Cidade de Areia. In: Seminário de Cultura e Extensão: Universidade e Sociedade: USP 70 anos , 2004 , São Paulo. Caderno de projetos de ação cultural e de atividades de extensão apresentados pelos discentes. : , 2004.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Movimentos Sociais e Sociedade Civil: Associações por Melhorias Urbanas e Contra a Violência: Três Trajetórias na Periferia Sul de São Paulo. In: XIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2005 , São Paulo. XIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. : , 2005.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Movimentos sociais e experiências de luta por moradia na área central da cidade de São Paulo a partir da década de 1990. In: XIV Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2006 , São Paulo. XIV Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. : , 2006.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Os movimentos de sem-teto e a luta pelo direito à moradia na área central da cidade de São Paulo. In: III Simpósio Lutas Sociais na América Latina , 2008 , Londrina. Anais do III Simpósio Lutas Sociais na América Latina. : , 2008.
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis ; SILVA, Marisilda ; CARIGNATO, Lucirene ; CARVALHO, Ivaneide ; PALMA, João . Movimento Popular de Saúde da Zona Leste: uma fotografia. São Paulo : , 2007 (Cartilha)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis ; HANDFAS, A. ; SILVA, I. L. F. . Guia de Livros Didáticos PNLD 2015 - Sociologia. 2014 (Relatorio_tecnico)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Parecer de trabalhos de Ciências Humanas do 20º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2012 (Parecer)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Capacitação pela TV Escola por meio de Tecnologia Digital Interativa. 2010 (Consultoria)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Propostas para o ensino de Sociologia na educação básica: o caso brasileiro. 2012 (Congresso)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . As áreas degradadas por atividade mineradora nos centros urbanos: propostas para reincorporá-las ao cotidiano das cidades e dos seus habitantes. 2009 (Seminário)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Os movimentos de sem-teto e as ocupações de imóveis ociosos na área central: o registro da imprensa. 2007 (Comunicacao)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Movimentos Sociais e Sociedade Civil: Associações por Melhorias Urbanas e Contra a Violência: Três Trajetórias na Periferia Sul de São Paulo. 2005 (Simposio)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Movimentos sociais e experiências de luta por moradia na área central da cidade de São Paulo a partir da década de 1990. 2006 (Simposio)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Ocupação Cultural da Cadopô. 2004 (Escritório Piloto)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Seminário Movimentos Sociais, Políticas Públicas e Universidade. 2005 (Escritório Piloto do Grêmio Politécnico)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . III Semana de Extensão Universitária (SEMEXA). 2004 (Escritório Piloto do Grêmio Politécnico da USP, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP, Serviço de Assessoria Jurídica Universitário (SAJU USP), Oim iporama ore rekó, Núcleo de Ação e Crítica (IP USP))
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . O ensino de Ciências Humanas. 2013 (SESI - Departamento Regional do Estado de São Paulo)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Leitura e produção textual em Ciências Humanas. 2013 (SESI - Departamento Regional do Estado de São Paulo)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . A pesquisa em Ciências Humanas. 2013 (SESI - Departamento Regional do Estado de São Paulo)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Instrumentos e procedimentos avaliativos. 2013 (SESI - Departamento Regional do Estado de São Paulo)
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis ; BECKER, K. ; GAMBI, R. F. ; GOLDBERG, D. ; GUERRA, M. ; NASCIMENTO, A. S. ; POZZER, M. R. O. ; RIPARDO, P. ; SANDRINI, M. ; TANI, W. . Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas por Atividade Mineradora. 2002
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis ; ALTERTHUM, M. ; BELOTO, G. ; BUCHEB, C. ; CHAMMAS, L. F. ; CUNHA, J. N. ; NOBRE, T. ; PERCASSI, J. ; ROSSETTO NETTO, A. ; RUSSO, E. ; SAMPAIO, M. C. ; SARAIVA, C. ; TANAKA, G. ; YUHASZ, D. ; FRANCISCO, M. ; DEPIERI, A. ; NASCIMENTO, G. . Cidade de Areia: Projeto Integrado e Participativo de Reforma Física e de Ocupação dos Espaços do Centro Educacional e Esportivo Raul Tabajara. 2001
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Movimentos sociais e sociedade civil: associações por melhorias urbanas e contra a violência - Três trajetórias na periferia sul da cidade de São Paulo. 2005
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Movimentos sociais e estratégias da luta por moradia: as ocupações de imóveis na área central da cidade de São Paulo. 2006
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Movimentos sociais e sociedade civil: associações por melhorias urbanas e contra a violência. 2004
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Os movimentos de moradia e sem-teto e as ocupações de imóveis ociosos: a luta por políticas públicas habitacionais na área central da cidade de São Paulo. 2009
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Relatório analítico sobre os resultados da avaliação do material didático-pedagógico do ProInfo Integrado e sobre o acompanhamento de um projeto implementado em sala de aula por cursistas do curso de Elaboração de Projetos. 2010
    • NEUHOLD, Roberta dos Reis . Relatório descritivo sobre o nível de utilização das tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas do Estado do Espírito Santo. 2010
    • Nome do projeto: Cidade de Areia (2001 - 2002
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NEUHOLD, Roberta dos Reis .
      Descrição: Projeto integrado e participativo de reforma física e de ocupação dos espaços do Centro Educacional e Esportivo Raul Tabajara, no bairro da Barra Funda, São Paulo (SP).
    • Nome do projeto: Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas por Atividade Mineradora (2002 - 2004
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NEUHOLD, Roberta dos Reis .
      Descrição: O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas por Atividade Mineradora foi idealizado por um conjunto de estudantes da Universidade de São Paulo, integrantes do Escritório Piloto do Grêmio Politécnico. Realizado entre 2002 e 2004, objetivava elaborar uma proposta para a recuperação de regiões exploradas pela atividade mineradora próximas aos centros urbanos, criando parâmetros para a formulação e avaliação de políticas públicas. O projeto piloto foi desenvolvido no Parque do Lago, na cidade de Embu, São Paulo. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Embu e com o financiamento do Fundo de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. O projeto reuniu estudantes de diferentes cursos (Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Direito, Engenharia, Geologia, História e Pedagogia), além de professores de Antropologia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia.
    • Nome do projeto: Os movimentos de moradia e sem-teto e as ocupações de imóveis ociosos: a luta por políticas públicas habitacionais na área central da cidade de São Paulo (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NEUHOLD, Roberta dos Reis .
      Descrição: Estudo sobre as experiências dos movimentos de moradia e sem-teto que reivindicam políticas habitacionais para a população de baixa renda na área central da cidade de São Paulo. A investigação recorreu a entrevistas (com coordenadores dos movimentos de moradia e sem-teto), pesquisa bibliográfica, documental (em jornais e nos arquivos dos movimentos) e de campo (visita a imóveis ocupados). Confirmou-se a hipótese de que tais movimentos conseguiram expor suas reivindicações, viabilizar a inclusão de parcela dos seus integrantes em diferentes linhas de atendimento habitacional e se tornar protagonistas de projetos inéditos de reforma e reciclagem de imóveis abandonados na área central para o uso residencial. Entretanto, a despeito dessas conquistas, a postura do poder público frente às suas demandas alternou-se entre, de um lado, o uso da violência institucional, que silencia e desqualifica as formas de dissenso, e, de outro lado, o desenvolvimento de políticas que permaneceram afastadas da perspectiva de universalização de direitos.
    • Nome do projeto: Sociologia do ensino de Sociologia: os debates acadêmicos sobre a constituição de uma disciplina escolar (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NEUHOLD, Roberta dos Reis .
      Descrição: A formação da Sociologia como disciplina escolar exemplifica como diferentes forças sociais concorrem na fabricação do currículo. Esta pesquisa centrou-se em uma dessas forças sociais o campo científico para analisar a participação de intelectuais e sociedades científicas no processo de constituição do ensino de Sociologia como objeto de pesquisa das Ciências Sociais e Educação. A investigação recorreu à pesquisa documental, seguida de um esforço de revisão bibliográfica que lhe forneceu substrato teórico e metodológico. Suas principais fontes foram a revista Sociologia, os programas de pós-graduação, os anais de sete edições do Congresso Brasileiro de Sociologia e o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os materiais coletados, tratados e analisados a partir de uma abordagem qualitativa, resultaram na construção de um mapa da produção acadêmica, organizada em dois contextos intelectuais: entre 1939 e 1955, momento em que a Sociologia como disciplina escolar foi reconhecida pelos intelectuais como parte do processo de institucionalização da Sociologia como ciência e profissão; e entre 1993 e 2013, quando as questões referentes ao percurso de escolarização da Sociologia adentraram a agenda de pesquisa de programas de pós-graduação. Ao todo, a pesquisa identificou mais de duas centenas de artigos, 50 dissertações e teses e 22 grupos de pesquisa. Concluiu que, entre 1939 e 1955, o meio acadêmico problematizou as funções universais e científicas do ensino de Sociologia, ao mesmo tempo em que se interessou por métodos de difusão dos conhecimentos das Ciências Sociais. A despeito dessa produção, o ensino de Sociologia não chegou a compor projetos investigativos autônomos. A maior parte dos trabalhos desempenhou um papel político de demarcar posição no debate sobre o lugar da Sociologia no quadro das ciências, estabelecer um escopo de atuação profissional para os cientistas sociais e expor inquietações relativas à didática da Sociologia no ensino superior. Nesse sentido, confirmou-se a hipótese de que o ensino de Sociologia se configurou como um objeto de pesquisa invisível ou, nas palavras de Bourdieu, ilegítimo para o campo científico. Essa invisibilidade associa-se à própria hierarquização entre, de um lado, atividades de pesquisa e formação de bacharéis, e, de outro e em posição de subordinação, atividades de ensino e formação de licenciados. No caso da produção contemporânea, verificou-se que se encontra em curso um processo de formação de uma área científica, nos termos de António Nóvoa, do ponto de vista acadêmico (produção dos programas de pós-graduação), científico (organização de grupos de pesquisa e eventos científicos) e curricular (criação de disciplinas, linhas de pesquisa e cursos na pós-graduação). Contudo, essa produção permanece circunscrita a alguns grupos de pesquisadores, com poucas evidências de opções teórico-metodológicas afins e sem reconhecimento por parte de cientistas sociais e pedagogos de áreas de pesquisa já estabelecidas. A tese divide-se em três capítulos, além da Introdução e Conclusão . O primeiro capítulo Ensino de Sociologia e sociedades científicas propõe uma reflexão a respeito da formação da Sociologia como disciplina escolar a partir da experiência de países como Brasil, Portugal, Estados Unidos e França e à luz dos debates sobre o currículo como construção social. O segundo Intelectuais e ensino de Sociologia (1939-1955) e terceiro capítulos Debates acadêmicos contemporâneos (1993-2013) fazem um balanço das atividades acadêmicas registradas em revistas especializadas, eventos científicos e, em período recente, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Título: A área de ciências humanas nas propostas curriculares brasileiras: notas sobre o ensino médio no pós-1990
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Título: Movimentos sociais e sociedade civil: associações por melhorias urbanas e contra a violência
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 2013
    • Plural (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
    • Escritório Piloto:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Coordenadora
    • Centro de Direitos Humanos Pablo Gonzáles Olalla:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Coordenadora de campo da pesquisa Avaliação Participativa do Direito à Saúde na Zona Leste da Cidade de São Paulo. Realização: Movimento Popular de Saúde da Zona Leste da Cidade de São Paulo e Centro de Direitos Humanos Pablo Gonzáles Olalla . Apoio: Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Brasil) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
        Outras informações: Coordenadora de pesquisa
    • Serviço Social da Indústria:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2014 ).
        Outras informações: Área: Avaliação do Ensino; Currículos e Programas Atividades desenvolvidas: planejamento e implementação de ações relacionadas à formação continuada de docentes; assessoria técnica/pedagógica à equipe escolar no desenvolvimento, implementação e acompanhamento de projetos educacionais na educação básica, na modalidade presencial e a distância; pesquisa, elaboração e seleção de materiais e recursos de apoio didático-pedagógico aos docentes; pesquisa, revisão e produção de materiais didáticos.
        Outras informações: Analista Técnico Educacional
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • GETUSP:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Consultoria técnica especializada do projeto Capacitação pela TV Escola por meio de Tecnologia Digital Interativa, gerida pela Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação. Atividades: avaliação dos cursos do Proinfo Integrado (Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional) - Introdução à Educação Digital; Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC; e Elaboração de Projetos - em relação à efetividade e ao impacto das formações oferecidas no Estado do Espírito Santo, Brasil.
        Outras informações: Consultora
    • Fundação Padre Anchieta:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Professora da Escola de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
        Outras informações: Professora
    • Instituto Madre Vicunha:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professora
    • Centro Universitário Herminio Ometto de Araras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professora do curso de Pedagogia.
        Outras informações: Professor
    • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2014 - Atual ).
        Outras informações: Colaboradora do Banco Nacional de Itens.
        Outras informações: Elaborador e revisor de itens
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Membro da equipe de avaliadores do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD 2015) de Sociologia
        Outras informações: Avaliadora PNLD 2015