Não autenticado |

Cíntia Medina de Souza

    • Graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Mestre em História Social pela mesma instituição com auxílio da Bolsa Fapesp. Realizou estágios no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), no Grupo de Políticas Públicas para Acesso à Informação (G-POPAI / USP), onde pesquisou sobre acesso a bens culturais no Brasil. Investigou sobre a história da regulamentação do mercado de livros inglês, entre os séculos XV e XVIII, e sobre a gênese do direito do autor na Inglaterra no século XVIII. Concentra-se na pesquisa dos objetos culturais e seu papel na investigação da sociedade capitalista, isto é, em sua função de captar as transformações sociais provocadas pelas constantes crises econômicas inerentes à própria lógica do capital. Atualmente, está no doutorado, pela mesma instituição, onde pesquisa o papel da filmografia do diretor britânico em apreender as principais mudanças efetuadas pelas crises do capital a partir do período de reestruturação neoliberal implementada pelo governo de Margareth Thatcher e seus sucessores. Por consequentemente como seus filmes dissertam sobre a real característica do capitalismo em tempos de globalização.

       

      Links:    

    • História Social - História Moderna e Contemporânea / História Cultural
    • MEDINA, C. ; PARRA, A. . O fetiche da tecno-produtividade digital em Ken Loach: a uberização laboral no filme Você não estava aqui EM TEMPO DE HISTÓRIAS , v. 1 , p. 689 - 708 , 2020. ISSN: 23161191.
    • MEDINA, CÍNTIA ; PARRA, ADRIANO . Tempo e capital AURORA (UNESP. MARÍLIA) , v. 13 , p. 9 - 36 , 2021. ISSN: 19828004.
    • MEDINA, C. . A obra cinematográfica como fonte histórica: por uma abordagem crítico-materialista Marx e o Marxismo , v. 8 , p. 359 - 387 , 2020. ISSN: 23189657.
    • MEDINA, C. . Uma reflexão histórica da intensificação da reificação humana no capitalismo contemporâneo representada no filme Futuro da História, de Fiona Tan. In: XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio , 2018 , Niterói. Anais do Encontro Internacional: História & Parceria. : , 2018.
    • MEDINA, C. . A criação do copyright na regulamentação do mercado de livros inglês no século 18.. In: III Encontro de Pesquisa em História , 2014 , Belo Horizonte. ANAIS DO III ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA UFMG. Belo Horizonte : Temporalidades - Revista de História, 2014.
    • MEDINA, C. . A inserção da mulher na Esfera Pública burguesa: da identidade coletiva à classificação como gênero feminino na cultura literária inglesa dos séculos 17 e 18. In: VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escrita, circulação, leituras e recepções , 2015 , São Paulo. Anais do VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escrita, circulação, leituras e recepções. : , 2015.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • MEDINA, C. ; CORREA, A. F. . Tempos Internacionais: fusões, exotismo, anti-racismo na música eletrônica dançante. Rio de Janeiro : Revista Brasileira de Educação Especial , 2010 (Tradução)
    • MEDINA, C. . Eu, daniel Blake e o drama social da arte em tempos de austeridade capitalista. 2020 (Seminário)
    • MEDINA, C. . A obra cinematográfica como fonte histórica na sociedade contemporânea: uma abordagem crítico-teórica. 2019 (Simposio)
    • MEDINA, C. . Entre doidos e malucos, estimular ou preservar: o papel editorial do Instituto Nacional do Livro na produção literária brasileira entre 1970 e 1975.. 2017 (Congresso)
    • MEDINA, C. . A criação do copyright na regulamentação do mercado de livros inglês no século 18.. 2014 (Simposio)
    • MEDINA, C. . Um privilégio ou uma propriedade literária: a instituição do copyright para a regulamentação do mercado de livros inglês no século 18.. 2013 (Congresso)
    • Obra Coletiva ; MEDINA, C. . Projeto Araribá e Projeto Moderna Plus. 2010 (Material didático de história para ensino fundamental e médio)
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Produção e obra do historiador José Honório Rodrigues - Iniciação Científica
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2008 ).
        Outras informações: Arquivista
    • Grupo de Políticas Públicas para Acesso à Informação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Editora Moderna:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Editora assistente de livros didáticos de História e Sociologia
        Outras informações: Editora assistente de livros didáticos
    • Coletivo TV Cambridge:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Instrutora na criação e direção de curta-metragem
        Outras informações: Instrutora na criação e direção de curtas
    • Colégio CNE Pitágoras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Professora de História no Ensino Fundamental e Médio
        Outras informações: Professora
    • Faculdade de Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Instrutora na formação de professores no Programa Pós-graduandos nas escolas, da Faculdade de Educação FE-USP
        Outras informações: Instrutora
    • L´Arche Lambeth - London UK:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Educadora na oficina de Artes no Ensino e Aprendizagem de pessoas com necessidades especiais
        Outras informações: House Assistant
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Participação do programa a partir da participação do curso em Ensino e Fundamentos Pedagógicos da Prática Docente na Educação Superior (Preparação Pedagógica).
        Outras informações: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- FFLCH/USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Participou da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino junto à disciplina FLH0402 - Teoria da História II, ministrada aos alunos da Graduação do Curso de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
        Outras informações: Estágio Docência
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Docência, acompanhamento e suporte pedagógico; Preparação de cursos nas área de história via modalidade à distância - EaD; Acompanhamento e orientação de trabalhos de conclusão de curso; Acompanhamento de atividades de estágio; Suporte aos estudantes UNIVESP; Acompanhamento e orientação do Projeto Integrador.
        Outras informações: Programa Formação Didático-Pedagógico - EaD