Não autenticado |

Isabela Venturoza de Oliveira

    • Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (PPGAS/UNICAMP), mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (PPGAS/USP) e licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP). Integrou a comissão editorial da Cadernos de Campo - revista dos alunos de Pós-graduação em Antropologia Social da USP (2013) e a comissão organizadora da Sexta do Mês - evento mensal dos alunos do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da USP. É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP) e do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (UNICAMP). Atua principalmente nos seguintes temas: gênero, violência e feminismo.

       

      Links:    

    • OLIVEIRA, I.V. ; ANDRADE, L.F. ; PRATES, P.L. ; MISTURA, T.F. . Tensões e Desafios na Intervenção com Homens Autuados pela Lei Maria da Penha: O Caso dos Grupos Reflexivos no Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero & Direito (UFPB) , v. 1 , p. 219 - 240 , 2015. ISSN: 21797137.
    • OLIVEIRA, ISABELA VENTUROZA DE . Imagem-Violência: A Comunicação da Violência pela Imagem Violenta Ponto.Urbe (USP) , v. 1 , p. 1 - , 2015. ISSN: 19813341.
    • VENTUROZA, I. ; SOUSA, L. P. ; SOUZA, Luís Antônio F. . Jovens em unidades femininas de privação de liberdade nos Estados de Pará e São Paulo: entre discursos e efetivação de direitos. Crianças, Adolescentes e Jovens: políticas inventivas transversalizantes, v. 1, p. 217 - 230, 2015.
    • SOUZA, Luís Antônio F. ; TEIXEIRA, J. D. ; OLIVEIRA, I. V. . Breves anotações a respeito da vulnerabilidade e violência: condições de mulheres no sistema de justiça criminal. Transversalizando no ensino, na pesquisa e na extensão, v. 1, p. 380 - 400, 2012.
    • SOUZA, Luís Antônio F. ; MARCHIORI, T. ; OLIVEIRA, I. V. ; SCHMIDT, N. C. ; SILVA, D. G. . Políticas locais de segurança pública. Políticas de Segurança Pública no Estado de São Paulo, v. 1, p. 177 - 201, 2009.
    • SOUZA, Luís Antônio F. ; MARCHIORI, T. ; OLIVEIRA, I. V. ; FERREIRA, G. L. . O sistema policial no estado de São Paulo e o processo de reforma pós-redemocratização. Politicas de Segurança Pública no Estado de São Paulo, v. 1, p. 33 - 52, 2009.
    • VENTUROZA, I. . Gênero em perspectiva . Sociologia, Ciência & Vida , São Paulo , . .
    • VENTUROZA, I. . Limites e experimentações em uma etnografia com homens. In: III Seminário de Antropologia da UFSCar , 2014 , São Carlos. Anais do III Seminário de Antropologia da UFSCar. : , 2014. p. 171 - 183.
    • VENTUROZA, I. . Os sentidos de ser homem em contextos de violência. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 ? Desafios Atuais dos Feminismos , 2013 , Florianópolis. Anais Eletrônicos - Fazendo Gênero 10 ? Desafios Atuais dos Feminismos. Florianópolis : , 2013.
    • OLIVEIRA, I. V. . Enfrentar a violência contra as mulheres. : , 2012 (Científica)
    • VENTUROZA, I. ; ANDRADE, L. F. ; PRATES, P. L. . Relatório de Atividades: Grupo Reflexivo com Homens Refugiados. 2015 (Relatorio_tecnico)
    • SOUZA, Luís Antônio F. ; OLIVEIRA, I. V. . Relatório de Pesquisa de Vitimização de Pompéia-SP.. 2011 (Relatorio_tecnico)
    • VENTUROZA, I. . 'Por que o homem não vai na ?delegacia do homem??' Notas sobre os múltiplos níveis de uma etnografia sobre relações violentas. 2013 (Outra)
    • VENTUROZA, I. . Os sentidos de ser homem em contextos de violência. 2013 (Seminário)
    • VENTUROZA, I. . Homens e violência: um estudo sobre a produção das masculinidades. 2013 (Congresso)
    • OLIVEIRA, I. V. . Gênero e escola: um diálogo possível. 2012 (Conferência)
    • MACEDO, A. ; TEIXEIRA, J. D. ; OLIVEIRA, I. V. ; TEIXEIRA, R. . O Estatuto da Criança e do Adolescente, o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-educativo e a Política de Assistência a Jovens em Conflitos com a Lei. 2012 (Conferência)
    • OLIVEIRA, I. V. . Entre o físico e o simbólico: um olhar sobre o corpo da mulher violada.. 2011 (Simposio)
    • OLIVEIRA, I. V. . Do simbólico ao físico: um olhar sobre o corpo da mulher violada. 2011 (Congresso)
    • CAMPOS, C. H. ; OLIVEIRA, I. V. . Entrevista com Carmen Hein de Campos. 2012 Website (Observatório de Segurança Pública da UNESP)
    • SOUZA, Luís Antônio F. ; OLIVEIRA, I. V. . I Seminário Michel Foucault: Corpo, Sexualidade e Direito. 2010 (Unesp)
    • SOUZA, L. A. F. ; OLIVEIRA, I. V. . I Seminário de Segurança Pública: controle social, democracia e gênero. 2011 (Observatório de Segurança Pública da UNESP)
    • SOUZA, L. A. F. ; OLIVEIRA, I. V. . I Fórum de Pesquisa sobre Vitimização de Mulheres no Sistema de Justiça Criminal. 2011 (Observatório de Segurança Pública da UNESP)
    • LEMOS, F. C. S. ; SOUZA, Luís Antônio F. ; OLIVEIRA, I. V. . II Fórum sobre vitimização de mulheres no sistema de justiça criminal. 2012 (UFPA)
    • VENTUROZA, I. . II ENUMAS - Encontro do Núcleo de Estudos de Marcadores Sociais da Diferença. 2013 (NUMAS/USP)
    • BRAGA, L. V. ; DALBO, T. L. ; FILENO, F. A. ; MACHADO, B. F. ; OLIVEIRA, I. V. . Sexta do Mês. 2014 (PPGAS/USP)
    • SANTOS, C. V. V. ; TEIXEIRA, C. M. ; TEIXEIRA, J. M. ; LIMA, L. F. ; VENTUROZA, I. . Mesas-redondas e palestras do projeto de extensão "Gênero, Educação e Direitos Humanos. 2016 (Instituto Federal de São Paulo (IFSP))
    • BRAGA, G. T. ; VENTUROZA, I. ; ZAMBONI, M. B. ; LOPES, P. . III Encontro de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença. 2014 (NUMAS/PPGAS/USP)
    • OLIVEIRA, I. V. . Observatório de Segurança Pública. Boas práticas e avaliação das ações relativas às políticas de segurança pública, no Estado de São Paulo.. 2009
    • OLIVEIRA, I. V. . Observatório de Segurança Pública. Boas práticas e avaliação das ações relativas às políticas de segurança pública, no Estado de São Paulo.. 2010
    • OLIVEIRA, I. V. . Observatório de Segurança Pública. Boas práticas e avaliação das ações relativas às políticas de segurança pública, no Estado de São Paulo.. 2010
    • OLIVEIRA, I. V. . Relatório Científico de Progresso.. 2011
    • OLIVEIRA, I. V. . Relatório Científico Final. 2012
    • OLIVEIRA, I. V. . Relatório Científico de Progresso. 2012
    • Nome do projeto: Observatório de Segurança Pública. Boas práticas e avaliação das ações relativas às políticas de segurança pública, no Estado de São Paulo. (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, I. V. , SOUZA, L. A. F. .
      Descrição: O presente projeto está realizando um levantamento, identificação, acompanhamento, documentação e análise das ações relativas às boas práticas e políticas de segurança pública no município de Marília e região, localizada no centro-oeste do Estado de São Paulo. Uma pesquisa detalhada está sendo implementada, envolvendo as políticas de segurança no período de 1989 a 2003, em relação a dados estatísticos sobre criminalidade. Os dados estão sendo coletados em universidade, relatórios, jornais, instituições e outros. O material coletado será disponibilizado pelo sítio na Internet, este está sendo desenvolvido para o acompanhamento das principais questões, iniciativas, debates e projetos voltados para as políticas de segurança pública no Brasil. Esse sítio, sem fins lucrativos, sediado na Unesp, Campus de Marília, pretende compartilhar e realizar um debate com instituições que visam os mesmos propósitos da área em estudo. O sítio está disponibilizado na internet pelo endereço e sua construção está sendo realizada para o acesso a todas estas informações mediante convênios com órgãos da administração pública e entidades da sociedade civil, fornecerá uma bibliografia e construirá um espaço para troca de informações.
    • Nome do projeto: Do simbólico ao físico: um olhar sobre o corpo da mulher violada. (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, I. V. .
      Descrição: O presente projeto busca problematizar o modo como os discursos policial, médico e jurídico vem colaborando com a definição e regulação dos comportamentos de gênero. Pretende-se lançar luz sobre os mecanismos políticos de controle que envolvem e, muitas vezes, restringem o corpo da mulher e a sexualidade dos indivíduos. Para isso, torna-se necessário voltar os olhos às violências as quais a mulher é sistematicamente submetida e cujas formas ? diretas ou indiretas, sócio-econômicas ou políticas, individuais ou coletivas, públicas ou privadas ? expressam não apenas uma violação do Direito, mas sobretudo a manutenção de uma forma de conceber o mundo. Neste contexto, o pensamento de Foucault (1981) apresenta-se como instrumento vital para a reflexão sobre as condições nas quais se dá o controle dos corpos no meio social. Assim, buscando entender o caráter normativo dos discursos, através de análise sociológica sobre a questão do controle simbólico e dos comportamentos de gênero socialmente construídos, a presente pesquisa utilizará como campo de observação as entidades que compõem a Rede Mulher de Marília.
    • Nome do projeto: A Construção social da vitimização:perfil das mulheres vítimas de violência no sistema de justiça criminal (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, I. V. , SOUZA, Luís Antônio F. .
      Descrição: O presente projeto pretende estudar o perfil da vitimização feminina nas instituições da justiça criminal em dois estados brasileiros que, por sua vez, possuem peculiaridades inerentes às suas realidades. Parte-se do pressuposto de que as mulheres enfrentam forte discriminação e se encontram em desvantagem social e simbólica nas instituições da justiça criminal o que aponta para um paradoxo: a recente legislação voltada para a proteção da mulher vítima de violência doméstica ainda não consegue dar conta de suas atribuições. A identificação do perfil de vitimização e a compreensão de que esta está fortemente interligada à vulnerabilidade social das mulheres no Brasil podem contribuir para a elaboração de políticas públicas específicas, em consonância ao II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e Relatório do Grupo de Trabalho voltado para as Mulheres Encarceradas. Serão levados em consideração os perfis das mulheres que sofreram violência sexual, mulheres submetidas ao encarceramento e à internação em unidades para jovens. Assim, pretende-se verificar se há correlação entre os perfis das mulheres nestes três processos de vitimização em que o encarceramento precoce, a violência sexual e o cárcere podem surgir como pontos de articulação das várias formas de violência em que a mulher brasileira, sobretudo em seus estratos mais baixos, está submetida. Para realizar a pesquisa, o projeto pretende se concentrar em duas capitais (São Paulo e Belém) e em algumas cidades do interior destes dois Estados.
    • Nome do projeto: Reprodução Assistida no Brasil: Aspectos sócio- demográficos e desafios para as políticas públicas (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, I. V. , GARCIA, S. M. .
      Descrição: A demanda por serviços baseados nas TRAs tem crescido substancialmente nos países europeus e nos Estados Unidos. Mas também no Brasil, há demanda crescente por serviços de reprodução assistida que, em sua vasta maioria, são oferecidos por clínicas privadas a um custo significativamente elevado. Essa proposta tem como objetivos principais: 1. Analisar o marco jurídico legal no que se refere ao uso das tecnologias de reprodução assistida no Brasil vis-à-vis os modelos europeus e americano; 2. Conhecer o mercado da concepção no Brasil por meio da oferta dos serviços público e privado (tipo
    • Nome do projeto: Os sentidos de ser homem em contextos de violência: um olhar sobre a produção das masculinidades (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, I. V. .
    • Nome do projeto: Gênero, Educação e Direitos Humanos (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, I. V. , SANTOS, C. V. V. , TEIXEIRA, J. M. , TEIXEIRA, C. M. , LIMA, L. F. .
      Descrição: O projeto pretende promover um espaço de articulação para formação, pesquisa e extensão em estudos de gênero, a partir da produção de um ciclo de atividades de pesquisa e extensão visando constituir um espaço para a profusão de discussões teóricas bem como de aproximações temáticas com experiências etnográficas cujo objetivo é introduzir algumas noções gerais das teorias de gênero, corpo e sexualidade, problematizando formas de poder, diferença e desigualdade que são socialmente produzidas, e que acabam por tornarem-se referências na configuração de regras jurídicas e políticas públicas.
    • Nome do projeto: Homens e feminismo(s): um estudo sobre a construção de homens como sujeitos políticos no ativismo feminista (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, I. V. .
      Descrição: Esta pesquisa pretende analisar as definições e tensões a respeito de determinados sujeitos políticos que orbitam em torno de versões contemporâneas do feminismo praticado no Brasil. Nesse sentido, objetiva-se mapear as percepções sobre a participação de homens no ativismo político dito feminista, primeiramente a partir de instituições e atores ligados à Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG). Em outro plano, a pesquisa de campo deve ainda compreender os discursos presentes entre diferentes orientações do feminismo praticado principalmente por mulheres (cis e trans). Busca-se, dessa forma, explorar uma série de questões a respeito da possibilidade de que homens sejam adjetivados como ?feministas?, assim como os conflitos, receios e desafios que a nomeação causa tanto em termos de identificação quanto de capacidade de ação. Tais barreiras fundamentam-se no questionamento em relação à capacidade dos homens em compreender, produzir empatia e se comprometer politicamente com o feminismo, bem como no papel que eles podem/devem desempenhar no movimento feminista. Em última análise, trata-se de verificar como essa pluralidade de atores mobiliza determinados termos e noções como ?protagonismo?, ?mulher?, ?gênero?, ?machismo?, produzindo sujeitos, legitimidades e exclusões.
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2012 ).
        Outras informações: Iniciação Científica
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Pesquisadora assistente no projeto "Reprodução Assistida no Brasil: aspectos sociodemográficos e desafios para as políticas públicas".
        Outras informações: Pesquisadora Assistente
    • Cadernos de Campo (USP. 1991):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Revista dos alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP.
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • RARI - Revista Acadêmica de Relações Internacionais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Parecerista no Vol. 1, nº 3, publicada em julho de 2013.
    • Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Secretaria Municipal de Políticas de Atenção a Mulher de Jandira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Oficinas sobre gênero, violência contra a mulher e Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), realizadas em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Jandira (SP), com mulheres usuárias dos equipamentos e dos programas sociais do governo federal.
        Outras informações: Consultora
    • Colégio Santa Cruz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Oficinas sobre questões de gênero, sexualidade, feminismo e direitos humanos, realizadas com estudantes do ensino fundamental 2, a partir de parceria firmada com o Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença da Universidade de São Paulo (NUMAS/USP), do qual faço parte.
        Outras informações: Consultora
    • Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisadora contratada para facilitar e produzir relatoria de consultas a estudantes e professores no Projeto "Indicadores da Qualidade na Educação - Ensino Médio", coordenado por parceria entre Ação Educativa, UNICEF, MEC, INEP e SNJ.
        Outras informações: Pesquisadora
    • Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Técnica e colaboradora da ONG Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, atuando com problemáticas de gênero e interseccionalidades nos projetos da entidade.
        Outras informações: Colaboradora
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professora colaboradora no projeto de extensão ?Gênero, Educação e Direitos Humanos?, coordenado pelos profs. Carlos Vinicius Veneziani dos Santos e Cyntia Moraes Teixeira.
        Outras informações: Professora/pesquisadora
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professora colaboradora no curso de formação continuada ?Introdução aos estudos de gênero: corpo, diferenças e políticas?, ao lado das professoras Sônia Nussenzweig Hotimsky, Rocío Alonso Lorenzo, Jacqueline Moraes Teixeira, Luiza Ferreira Lima e Letizia Patriarca.
        Outras informações: Professora colaboradora