Não autenticado |

Beatriz Masson Francisco

    • Possui Graduação em Letras - Português/Inglês Bacharelado e Licenciatura pela FFLCH/USP (2015) e Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela FFLCH/USP (2019). Durante o mestrado, estudou a forma narrativa da série contemporânea inglesa Harry Potter, bem como o potencial que esta obra teve para formar leitores em nosso país. Idealizou e foi a principal ministrante de três edições do curso de difusão Harry Potter: Caminhos Interpretativos, durante os anos de 2018, 2019 e 2020, na Universidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH/USP e é professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Ensino Médio e Técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (ETEC/CEETPS).

       

      Links:    

    • HOSSNE, A. S. ; FRANCISCO, B. M. ; PAIVA, V. M. V. ; BABO, C. C. ; GHILARDI, N. ; NAKAGOME, P. T. ; FLORENCIO, F. J. S. O. ; NUNES, A. C. H. ; TRINDADE, F. A. ; BAUTE, L. F. R. ; TAVARES, B. S. . Harry Potter: Caminhos Interpretativos. Campinas : Pontes Editores, 2021 . 213p. ISBN: 9786556373249.
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter: Caminhos Interpretativos - um estudo de caso sobre os leitores empíricos da série de J.K. Rowling REVISTA RASCUNHOS CULTURAIS , v. 11 , p. 126 - 143 , 2020. ISSN: 21773424.
    • NAKAGOME, P. T. ; FRANCISCO, B. M. . A Massa na Literatura: A Recepção Crítica de Harry Potter ESTAÇÃO LITERÁRIA , v. 13 , p. 425 - 439 , 2014. ISSN: 19831048.
    • FRANCISCO, B. M. . Do romanesco ao romance de formação . Conhecimento Prático: Literatura , São Paulo , 10 ago. 2018.
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter: uma análise à luz do Bildungsroman. In: XV Congresso Internacional da Abralic , 2017 , Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV congresso internacional da Abralic. : , 2017. p. 3093 - 3103.
    • FRANCISCO, B. M. . Em defesa de Harry Potter. : , 2020 (Texto publicado em site)
    • FRANCISCO, B. M. . Vinte anos de Harry Potter no Brasil. : , 2020 (Texto publicado em site)
    • FRANCISCO, B. M. . Existe um tipo de literatura melhor que outro?. : , 2020 (Texto publicado em site)
    • FRANCISCO, B. M. . J.K. Rowling: questões de autoria, subcriação e interpretação. : , 2020 (Texto publicado em site)
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter e a função fraterna. : , 2021 (Texto publicado em site)
    • FRANCISCO, B. M. . As horcruxes de Joanne: um estudo comparado das performatividades autorais de J.K. Rowling e Robert Gailbraith. 2023 (Comunicacao)
    • FRANCISCO, B. M. . O personagem Harry Potter na literatura e no cinema. 2023 (Comunicacao)
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter: uma história entre a fantasia e a realidade. 2022 (Conferência)
    • FRANCISCO, B. M. . Entre homens e monstros: a construção do personagem Remo Lupin, de Harry Potter. 2021 (Comunicacao)
    • FRANCISCO, B. M. . Leitura, literatura e afeto: considerações sobre Harry Potter e seus leitores. 2019 (Conferência)
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter e o Cálice de Fogo - Clube de Leitura. 2019 (Conferência)
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter e seus leitores. 2019 (Comunicacao)
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter: do romanesco ao romance de formação. 2018 (Conferência)
    • FRANCISCO, B. M. . O herói romanesco; uma análise comparada de Harry Potter e Percy Jackson. 2018 (Conferência)
    • FRANCISCO, B. M. . A literatura jovem adulto e a formação do leitor. 2018 (Conferência)
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter: reflexões sobre formação e leitura na obra de J.K. Rowling. 2018 (Comunicacao)
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter: um romance de formação de leitores. 2017 (Conferência)
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter, seu enredo e seus leitores: reflexões sobre formação na obra de J.K. Rowling. 2017 (Conferência)
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter: uma análise à luz do Bildungsroman. 2017 (Comunicacao)
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter: um romance de formação de leitores. 2015 (Comunicacao)
    • FRANCISCO, B. M. . O conceito de literatura no século XXI: a recepção crítica de Harry Potter. 2014 (Comunicacao)
    • FRANCISCO, B. M. . Curso na USP sobre Harry Potter. 2019 Programa Metrópolis
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter forma leitores críticos sem abrir mão da emoção. 2019 Agência Universitária de Notícias/USP
    • PASSOS, D. M. P. ; FRANCISCO, B. M. . XV EAGiLE - Encontro de Alunos de Graduação em Inglês como Língua Estrangeira. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • PASSOS, D. M. P. ; FRANCISCO, B. M. . XVI EAGiLE - Encontro de Alunos de Graduação em Inglês como Língua Estrangeira. 2014 ()
    • HOSSNE, A. S. ; NAKAGOME, P. T. ; FRANCISCO, B. M. ; MURAKAMI, R. Y. . I Jornada Leitores e Leituras na Contemporaneidade. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • HOSSNE, A. S. ; NAKAGOME, P. T. ; FRANCISCO, B. M. ; MURAKAMI, R. Y. ; CRUZ, T. M. . II Jornada Leitores e Leituras na Contemporaneidade. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • HOSSNE, A. S. ; NAKAGOME, P. T. ; FRANCISCO, B. M. ; MURAKAMI, R. Y. ; CRUZ, T. M. . III Jornada Leitores e Leituras na Contemporaneidade. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • FRANCISCO, B. M. ; HOSSNE, A. S. . Harry Potter: Caminhos Interpretativos. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • FRANCISCO, B. M. ; HOSSNE, A. S. . Harry Potter: Caminhos Interpretativos. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • FRANCISCO, B. M. ; HOSSNE, A. S. . Harry Potter: Caminhos Interpretativos. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter: da Teoria Literária à Prática Escolar. 2021 (Universidade Federal de Alfenas - MG)
    • FRANCISCO, B. M. ; TAVARES, B. S. . A construção do mundo mágico: da literatura ao cinema. 2021 (Curso Livre)
    • FRANCISCO, B. M. . Harry Potter na sala de aula: da leitura mediada às práticas de escrita. 2023 (Universidade Federal do Acre)
    • FRANCISCO, B. M. ; TAVARES, B. S. . Harry Potter: o caminho da literatura ao cinema. 2021 (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS)
    • Nome do projeto: O Conceito de Literatura no Século XXI: A Recepção Crítica de Harry Potter (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCISCO, B. M. , PUGLIA, D. .
      Descrição: Iniciada em agosto de 2013, a pesquisa de iniciação científica sem bolsa ?O Conceito de Literatura no Século XXI: A Recepção Crítica de Harry Potter? propôs a análise de notícias impressas e online e críticas literárias acerca da série de livros inglesa Harry Potter. Por intermédio desse corpus, a pesquisadora investigou as noções de juízo de valor literário e como se dá a formação do cânone na sociedade atual.
    • Nome do projeto: Harry Potter: Caminhos Interpretativos (2018 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FRANCISCO, B. M. , HOSSNE, A. S. .
    • Nome do projeto: Leitores e leituras de Harry Potter (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCISCO, B. M. .
      Descrição: Harry Potter, a série escrita pela britânica J.K. Rowling, é mundialmente famosa por ter quebrado vários recordes de venda: até o ano de 2017, os sete livros já haviam vendido mais de meio bilhão de exemplares mundo afora, criando uma extensa rede de leitores apaixonados pelas aventuras de Harry, Rony e Hermione. Em um primeiro momento, este trabalho tenta entender quais elementos da narrativa de Harry Potter contribuiriam para a geração de tamanha comoção. Ao dividir a obra em três blocos narrativos, analiso como foram construídos o espaço da narrativa (Hogwarts), a relação de amizade entre o trio principal de personagens, bem como o crescimento e amadurecimento do próprio Harry, tendo em vista os paradigmas da novela romanesca estudados por Frye e do romance de formação, segundo os estudos de Bakhtin, Lukács e Moretti. Realizo, ainda, uma pesquisa de campo com leitores empíricos da série com o objetivo de constatar se a minha leitura analítica justificaria o fato de Harry Potter ser uma obra literária de extrema relevância na vida de tantos leitores. Os resultados coletados mostram a reflexão que estes leitores fazem sobre o espaço da narrativa, sobre o trio de personagens principais e sobre a importância que a série teve em suas formações pessoais e em suas formações enquanto leitores. Por fim, debato a respeito dos elementos que fariam Harry Potter se perpetuar no tempo, além de apontar como a experiência e a memória afetiva que os leitores da série criam com ela são bastante relevantes para a construção do olhar crítico sobre o texto de Harry Potter.
    • Nome do projeto: Harry Potter: a mitopoética da contemporaneidade (Título provisório) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCISCO, B. M. .
      Descrição: Nenhuma outra obra de fantasia talvez sido tão comentada em nosso século XXI quanto Harry Potter (1997 ? 2007). Os sete livros escritos pela autora inglesa J.K. Rowling se tornaram extremamente conhecidos e populares ao redor do mundo, tendo ganhado adaptações cinematográficas e narrativas que expandem seu universo até os dias de hoje. Reconhecendo a importância dessa obra para a literatura de fantasia e para a formação de leitores ao redor do mundo, nosso projeto tem a intenção de investigar a construção da mitopoética em que a série se baseia, partindo dos conceitos de Mundo Primário, Mundo Secundário e Mitopoética, apresentados por J.R.R. Tolkien no ensaio ?Sobre Estórias de Fadas? e no poema ?Mitopéia?, respectivamente. Trabalhamos com a hipótese de que a gênese do Mundo Secundário de Harry Potter se ancora em um contraponto narrativo, onde o Mundo da Magia apresenta constantes pontos de conexões com o Mundo Primário, indo da construção do espaço narrativo - simbolizado pela Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts - até a concepção daquilo que é entendido por Magia dentro deste mundo ? concepção esta evidenciada pelos processos de formação do protagonista Harry Potter e deformação de seu oponente, o vilão Lord Voldemort.
    • Nome do projeto: Harry Potter: um romance de formação de leitores (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCISCO, B. M. , HOSSNE, A. S. .
      Descrição: Desenvolvida ao longo dos anos de 2014 e 2015, esta pesquisa de Iniciação Científica propôs analisar a série inglesa Harry Potter à luz da teoria do Romance de Formação. Em nosso ponto de vista, a obra de J.K. Rowling recupera alguns elementos desta forma literária, bem como os atualiza de acordo com a realidade do leitor do século XXI. Em nossa pesquisa, mostramos como esses elementos literários se articularam com o texto da narrativa.
    • Nome do projeto: Projeto de Extensão Espaço das Letras (PREAE 4865) (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FRANCISCO, B. M. , BORGES, R. R. .
    • Graduacao:
      • Curso: Abi - Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 7
    • Cultura Inglesa - São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Estagiário Acadêmico
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Centro Educacional Castilho Santos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2022 ).
        Outras informações: Professor
    • Red Balloon:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2019 ).
        Outras informações: Professor
    • Livraria da Vila:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Mediador de leitura
    • Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Etec Professor Armando José Farinazzo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2023 - Atual ).
        Outras informações: Professora de ensino médio e técnico