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Gabriela Dioguardi

    • Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa - Linguística Textual -FFLCH -USP - Orientadora: Professora Doutora Zilda Gaspar Oliveira de Aquino - Mestra em Filologia e Língua Portuguesa FFLCH -USP - Orientadora:Professora Doutora Zilda Gaspar Oliveira de Aquino - Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2006). Defesa realizada em 30/05/2014. Banca: Prof. Dra. Helena Nagamine Brandão e Prof. Dra. Vanda Elias. Título da Dissertação: ARGUMENTAÇÃO E REDES SOCIAIS: O TWEET COMO GÊNERO E A EMERGÊNCIA DE NOVAS PRÁTICAS COMUNICATIVAS

       

      Links:    

    • AQUINO, Z. G. O. ; DIOGUARDI, G. . Aprender a argumentar, argumentando: o gênero tweet no ensino de língua materna Revista Linha D'Água , v. 28 , p. 45-62 - 62 , 2015. ISSN: 22364242.
    • AQUINO, Z. G. O. ; DIOGUARDI, G. . Argumentação nas redes sociais: o tweet ? caracterização e funcionamento ContraPonto , v. 3 , p. 70 - 92 , 2013. ISSN: 22379940.
    • FREITAS, G. A. C. ; DIOGUARDI, G. . Navalha do Apontador. São Paulo : Pasavento , 2018 (Revisão)
    • FREITAS, G. A. C. ; DIOGUARDI, G. . Navalha do Apontador. São Paulo : Pasavento , 2018 (Orelha de Livro)
    • AQUINO, Z. G. O. ; SEGUNDO, P.G. ; MAREGA, L. M. P. ; CAVALCANTE FILHO, U. ; SANTOS, T. J. F. ; DIOGUARDI, G. . EPED IV. São Paulo : Paulistana , 2015 (Organização de Livro)
    • DIOGUARDI, G. . Perspectivação conceptual e metaforização na compreensão de tweets. 2018 (Conferência)
    • DIOGUARDI, G. . TWITTER E AS NOVAS PRÁTICAS COMUNICATIVAS. 2017 (Conferência)
    • DIOGUARDI, G. . Processos de Referenciação no Twitter: a hashtag. 2017 (Comunicacao)
    • DIOGUARDI, G. . ?Entre telas?: contexto, cognição e estratégias cognitivas na formação de interlocutores críticos no Twitter.. 2018 (Comunicacao)
    • DIOGUARDI, G. . Twitter e estratégias argumentativas em sala de aula: trajetória de pesquisa. 2015 (Conferência)
    • DIOGUARDI, G. . Referenciação e marcas de orientação argumentativa em tweets. 2015 (Comunicacao)
    • DIOGUARDI, G. . Intertextualidade e Construção de Sentidos em Tweets Argumentativos. 2015 (Comunicacao)
    • DIOGUARDI, G. . Aprender a escrever, escrevendo: uma contribuição do gênero tweet para a escrita do texto argumentativo. 2015 (Comunicacao)
    • DIOGUARDI, G. . Trajetória de Pesquisa de Dissertação de Mestrado. 2015 (Comunicacao)
    • DIOGUARDI, G. . Investigando o texto nas redes sociais: tweet, argumentação e coerência. 2014 (Conferência)
    • DIOGUARDI, G. . Argumentação e Twitter: a Hashtag como rema e estratégia argumentativa. 2014 (Comunicacao)
    • DIOGUARDI, G. . Ambiente virtual ou gênero textual? Uma abordagem metodológica para o twitter. 2012 (Comunicacao)
    • DIOGUARDI, G. . Procedimentos argumentativos em um gênero textual contemporâneo: marcadores e modalizadores como estratégias argumentativas no tweet. 2012 (Comunicacao)
    • DIOGUARDI, G. . Ambiente virtual ou gênero textual? Uma abordagem metodológica para o twitter. 2012 (Comunicacao)
    • DIOGUARDI, G. . Enem concentra prova de humanas em temas sociais. 2016 Estadao Educação
    • AQUINO, P. D. Z. G. O. ; SEGUNDO, P. ; BENTO, E. J. ; DIOGUARDI, G. ; MAREGA, L. ; JORGE, T. ; CAVALVANTE, U. . VI EPED - Encontro de pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2014 (FFLCH/USP/SP- DLCV - Programa de Filologia e Língua Portuguesa)
    • Nome do projeto: Discurso político, Cognição e Argumentação (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIOGUARDI, G. , AQUINO, P. D. Z. G. O. , PALUMBO, R. , MARQUES-SILVA, A. , COSTA, L. F. B. , FERREIRA, F. M. , PINTO, J. D. F. .
      Descrição: O projeto tem por proposta proceder a uma interface entre a Linguística Cognitiva e os estudos acerca da Argumentação, a fim de analisar o discurso político.Mais especificamente, buscam-se ocorrências de frames e metáforas a fim de se compreender suas funções no discurso em termos cognitivo-argumentativos. Interessa observar o discurso governamental, assim como o de políticos que ocupem cargos de destaque. O embasamento teórico diz respeito aos trabalhos de Goffman (1986), Tannen (1993), Lakoff 92004), Fauconnier e Turner (1994) entre outros, noa âmbito da Cognição, e de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996 [1958]), entre outros, no que diz respeito à Argumentação. O projeto vinvula-se ao Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: FFLCH - USP
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: FFLCH - USP
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Colégio PIO XII:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2019 ).
        Outras informações: Prof. de LP - Int. e Prod de textos- Gram/EM
    • Colégio Pentágono:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Viva:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Professora
    • Colégio Vital Brazil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Proessora/ LP
    • FFLCH - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).