Não autenticado |

Maria Eduarda da Mota Rocha

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004). Foi professora visitante na Universidade Paris III (Sorbonne Nouvelle) e Paris II (Panthéon-Assas). Sua tese de doutorado, intitulada A Nova retórica do capital: a publicidade brasileira em tempos neoliberais, foi publicada pela Edusp e recebeu o prêmio Jabuti em 2011 (terceiro lugar na categoria "comunicação"). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Sociologia e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Tem experiência nas áreas de Sociologia da Cultura, da Comunicação e do Consumo, com ênfase nos seguintes temas: publicidade, cultura de consumo, mídia e democracia. É bolsista de produtividade CNPq II.

       

      Links:    

    • Teoria Social
    • FERREIRA, J. ; ROCHA, M. E. M. . Estudos de Sociologia. Recife : Editora da UFPE, 2009 . 322p. ISBN: 1415000.
    • FERREIRA, J. ; ROCHA, M. E. M. . Estudos de Sociologia. Recife : Editora da UFPE, 2008 . 252p. ISBN: 1415000.
    • FERREIRA, J. ; ROCHA, M. E. M. . Estudos de Sociologia. Recife : Editora da UFPE, 2007 . 214p. ISBN: 1415000.
    • ROCHA, M. E. M. . A Nova Retórica do Capital: A Publicidade Brasileira em Tempos Neoliberais. São Paulo : EDUSP, 2010 . 272p. ISBN: 9788531411731.
    • ROCHA, M. E. M. . Pobreza e cultura de consumo em São Miguel dos Milagres. Maceió (AL) : Edufal, 2002 . 192p. ISBN: 8571770980.
    • ROCHA, M. E. M. . O Jornal Nacional e o rito de destituição de Dilma Rousseff Revista de Ciências Sociais (UFC) , v. 50 , p. 359 - , 2019. ISSN: 23184620.
    • ROCHA, M. E. M. . Eleições 2018. Algumas notas crítico-analíticas VISIONI LATINOAMERICANE , v. 20 , p. 1 - , 2019. ISSN: 20356633.
    • ROCHA, M. E. M. ; FIGUEIREDO, C. P. . Entrevista à revista Eptic Eptic On-Line (UFS) , v. 20 , p. 75 - 86 , 2018. ISSN: 15182487.
    • ROCHA, M. E. M. . Nacionalismo e diversidade: do programa 'Esquenta', da Rede Globo, à cerimônia de abertura das olimpíadas do Rio 2016 Revista Política e Sociedade , v. 16 , p. 159 - 177 , 2017. ISSN: 21757984.
    • ROCHA, M. E. M. . Notas sobre a dualidade entre 'alta' e 'baixa' culturas no campo cultural brasileiro Ideias (UNICAMP) , v. 1 , p. 00 - , 2013. ISSN: 01047876.
    • ROCHA, M. E. M. . O Núcleo Guel Arraes, da Rede Globo, e a consagração cultural da 'periferia' Sociologia & Antropologia , v. 03 , p. 557 - 578 , 2013. ISSN: 22367527.
    • ROCHA, M. E. M. . Celso Furtado e a Formação da Cultura Brasileira Eptic (UFS) , v. 14 , p. 5 - , 2012. ISSN: 15182487.
    • ROCHA, M. E. M. . Em busca de um ponto cego: notas sobre a sociologia da cultura no Brasil e a diluição da mídia como objeto sociológico Sociedade e Estado (UnB. Impresso) , v. 26 , p. 25 - 38 , 2011. ISSN: 01026992.
    • ROCHA, M. E. M. . Consumo traz felicidade? A publicidade no centro da cultura. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso) , v. 8 , p. 161 - 179 , 2011. ISSN: 18064981.
    • ROCHA, M. E. M. . O investimento em cultura como estratégia de construção de marca: o caso dos bancos brasileiros a partir dos anos 90 Estudos de Sociologia (Recife) , v. 16 , p. 109 - 136 , 2010. ISSN: 1415000X.
    • ROCHA, M. E. M. . Publicidade e internet: a difícil convergência Galáxia (PUCSP) , v. 17 , p. 81 - 93 , 2009. ISSN: 1519311X.
    • FERREIRA, J. ; ROCHA, M. E. M. . Entre a inclusão e a democracia digital: a atuação do Estado e do terceiro setor em comunidades pobres da região metropolitana do Recife Liinc em Revista , v. 5 , p. 100 - 116 , 2009. ISSN: 18083536.
    • ROCHA, M. E. M. . O Canto da Sereia: notas sobre o discurso neoliberal na publicidade brasileira pós 1990 Revista Brasileira de Ciências Sociais , v. 22 , p. 81 - 92 , 2007. ISSN: 01026909.
    • ROCHA, M. E. M. . Dos marxismos aos pós-modernismos: a noção de mídia em Jameson e Baudrillard Estudos de Sociologia (Recife) , v. 11 , p. 5 - 30 , 2006. ISSN: 1415000X.
    • ROCHA, M. E. M. . Do mito ao simulacro: a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard Galáxia (PUCSP) , v. 10 , p. 117 - 128 , 2005. ISSN: 1519311X.
    • ROCHA, M. E. M. . Sob o signo da prosperidade: a publicidade brasileira depois do Golpe Revista Comunicação Midiática , v. 3 , p. 151 - 170 , 2006. ISSN: 16789822.
    • ROCHA, M. E. M. . A nova retórica do grande capital. A publicidade brasileira entre o neoliberalismo e a democratização Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso) , v. Vol.1 , p. 50 - 76 , 2005. ISSN: 18064981.
    • ROCHA, M. E. M. . Entrevista com o Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos Plural (USP) , v. , p. 135 - 152 , 1996. ISSN: 01046721.
    • ROCHA, M. E. M. . A cultura do corpo Plural (USP) , v. , p. 66 - 87 , 1998. ISSN: 01046721.
    • ROCHA, M. E. M. . KulturSoziologie in LateinAmerika. Handbuch Kultursoziologie, v. 3, p. 273 - 298, 2017.
    • ROCHA, M. E. M. ; SILVA, J. A. . Pânico social e animalização do usuário: o crack na Folha de São Paulo. Crack e Exclusão social, v. 01, p. 251 - 285, 2016.
    • ROCHA, M. E. M. . 2) Notas sobre a dualidade entre ?alta? e ?baixa? culturas no campo cultural brasileiro.. Reflexões sobre a Comunicação Contemporânea., v. 1, p. 75 - 88, 2013.
    • ROCHA, M. E. M. ; SILVA, B. . As Políticas Cultrais em Pernambuco e o Governo Lula: Rumo a uma Convergência. Federalismo e políticas culturais no Brasil, v. , p. 131 - 158, 2013.
    • MORAES, Fabiana ; ROCHA, M. E. M. . Tão perto, tão longe: o cotidiano encantado dos famosos na revista Caras brasileira. A Vida Como Um Filme:Fama e Celebridade no Século XXI, v. , p. 105 - 121, 2011.
    • FERREIRA, J. ; ROCHA, M. E. M. . Democracia Digital: Para além da idéia de justiça distributiva. Informação, conhecimento e poder - mudança tecnológica e inovação social, v. 01, p. 307 - 328, 2011.
    • ROCHA, M. E. M. . Juventude, política e consumo: imagens juvenis na publicidade brasileira a partir de 1964. Presença das juventudes pernambucanas, v. 01, p. 103 - 122, 2010.
    • FERREIRA, J. ; ROCHA, M. E. M. . Digital democracy: beyond the idea of distributive justice. Information, power and politics, v. 1, p. 189 - 206, 2010.
    • ROCHA, M. E. M. . As pesquisas em comunicação de massa no Brasil e os estudos culturais latino-americanos: de Theodor Adorno a Jesus Martín-Barbero. América Latina em Perspectiva, v. 1, p. 243 - 362, 2009.
    • MUTZBENGER, R. ; ROCHA, M. E. M. ; SOARES, P. M. . MUTZENBERG, R. ; ROCHA, Maria Eduarda da Mota ; SOARES, Paulo Marcondes Ferreira . Theodor W. Adorno: pensar contra o pensamento é pensar o que desagrada ser pensado. A modernidade como desafio teórico: ensaios sobre o pensamento social alemão., v. 1500, p. 229 - 269, 2008.
    • ROCHA, M. E. M. . Guel Arraes: leitura social de uma biografia. Guel Arraes - um inventor no audiovisual brasileiro, v. , p. 111 - 126, 2008.
    • ROCHA, M. E. M. . O núcleo Guel Arraes e a reconstrução da imagem d TV Globo. Guel Arraes - um inventor no audiovisual brasileiro, v. , p. 93 - 110, 2008.
    • ROCHA, M. E. M. . Estado, televisão e opinião pública: as disputas em torno do modelo de radiodifusão brasileiro. Discursos e práticas de qualidade, v. , p. 112 - 132, 2008.
    • ROCHA, M. E. M. . A 'mídia' nas obras de Fredric Jameson e Jean Baudrillard. Cenários, Teorias e Epistemologias da Comunicação, v. , p. 225 - 241, 2007.
    • ROCHA, M. E. M. . O Ocupe Estelita e a 'nova política' . El País , São Paulo , 10 nov. 2014.
    • ROCHA, M. E. M. . Lições de uma eleição . El País , São Paulo , 26 out. 2014.
    • ROCHA, M. E. M. . Antipetismo e ódio de classe . El Pais , São Paulo , 08 out. 2014.
    • ROCHA, M. E. M. . A Periferia na TV: Entre a festa e a violência (reproduzido de El País) . Observatório da Imprensa , Brasília , 08 ago. 2014.
    • ROCHA, M. E. M. . Excessiva emotividade . El País , , 14 jul. 2014.
    • ROCHA, M. E. M. . A representação da periferia na televisão brasileira, entre a festa e a violência . El País , , 06 jul. 2014.
    • ROCHA, M. E. M. . Tem gringo no samba? FHC visita Regina Casé em programa da Globo . Observatório da Imprensa (São Paulo) , Brasília , 22 fev. 2011.
    • ROCHA, M. E. M. . A sedução do desenvolvimento . Observatório da Imprensa (São Paulo) , Brasília , 25 jan. 2011.
    • ROCHA, M. E. M. . Caminhos da Publicidade . Folha.com , São Paulo , 27 out. 2010.
    • ROCHA, M. E. M. . Caminhos da Publicidade . Folha de São Paulo - Top of Mind , São Paulo , 27 out. 2010.
    • ROCHA, M. E. M. . O merchandising compromete a qualidade artística da obra . Continente , , 01 abr. 2010.
    • ROCHA, M. E. M. . Um domingo em São Miguel dos Milagres . O jornal , Maceió - AL , 11 jan. 2009.
    • ROCHA, M. E. M. . O Núcleo Guel Arraes e a consagração cultural da 'periferia'. In: 36 Encontro Anual da ANPOCS , 2012 , Aguas de Lindoia. Anais do 36 Encontro Anual da Anpocs. São Paulo : ANPOCS, 2012. p. 1 - 28.
    • ROCHA, M. E. M. . O Núcleo Guel Arraes e a consagração cultural da 'periferia'. In: 36 Encontro Anual da ANPOCS , 2012 , Águas de Lindóia. Anais do 36 Encontro Anual da Anpocs. São Paulo : ANPOCS, 2012. p. 1 - 1.
    • ROCHA, M. E. M. . ROCHA, M. E. M. . Juventude, política e consumo: imagens juvenis na publicidade brasileira a partir da década de 1960. In: 34 Encontro Anual da ANPOCS, 2010, Caxambu. 34 Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo : ANPOCS, 2010. v. 01. p. 190-190.. In: 34 Encontro Anual da ANPOCS , 2010 , Caxambu. 34 Encontro Anual da Anpocs. São Paulo : anpocs, 2010.
    • ROCHA, M. E. M. . Juventude, política e consumo: imagens juvenis na publicidade brasileira a partir da década de 1960. In: 34 Encontro Anual da ANPOCS , 2010 , Caxambu. 34 Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo : ANPOCS, 2010. p. 190 - 190.
    • ROCHA, M. E. M. . Entre a inclusão e a democracia digital: a atuação do Estado e do terceiro setor em comunidades pobres da região metropolitana do Recife. In: 32 Encontro Anual da ANPOCS , 2008 , Caxambu. Anais do 32 Encontro Anual da ANPOCS. : , 2008.
    • ROCHA, M. E. M. . Guel Arraes e TV Globo: tensões entre a arte e a indústria. In: XXXI Encontro Nacional da Intercom , 2008 , Natal. Anais do XXXI Encontro da Intercom. São Paulo : Intercom, 2008.
    • ROCHA, M. E. M. . Dos marxismos aos pós-modernismos: a mídia nas obras sociológicas de Fredric Jameson e Jean Baudrillard. In: Encontro Anual da COMPOS , 2006 , . Anais do Encontro Anual da COMPOS. : COMPOS, 2006.
    • ROCHA, M. E. M. . A publicidade e a saturação da audiência: o caso brasileiro. In: 29 Encontro Anual da ANPOCS , 2006 , Caxambu. Anais do 29 Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo : ANPOCS, 2006.
    • ROCHA, M. E. M. . O investimento em cultura como estratégia de construção de marca: a publicidade de bancos brasileiros nos anos 90. In: ANPOCS , 2007 , Caxambu. Anais do 30 Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo : ANPOCS, 2007.
    • ROCHA, M. E. M. . O investimento em cultura como estratégia de construção de marca: a publicidade de bancos brasileiros nos anos 90. In: ANPOCS , 2007 , Caxambu. 31 Encontro Anual da Anpocs 2007. São Paulo : Anpocs, 2007. p. 211 - 211.
    • ROCHA, M. E. M. . O fruto podre da industrialização: notas sobre a representação da cidade na publicidade brasileira de automóveis. In: XIII Congresso da SBS , 2007 , Recife. Desigualdade, Diferença, reconhecimento. Recife : Sociedade Brasileira de Sociologia, 2007. p. 277 - 277.
    • ROCHA, M. E. M. . Estado, TV e opinião pública: as disputas em torno do modelo de radiodifusão brasileiro. In: XIII Congresso de Sociologia da SBS , 2007 , Recife. Desigualdade, Diferença, Reconhecimento. Recife : Sociedade Brasileira de Sociologia, 2007. p. 277 - 277.
    • ROCHA, M. E. M. . Dos marxismos aos pós-modernismos: a mídia nas obras sociológicas de Fredric Jameson e Jean Baudrillard. In: XV Reunião Anual da Compós , 2006 , Bauru. Anais da Compós. Bauru : Compós, 2006.
    • ROCHA, M. E. M. . O consumo precário: pobreza e cultura de consumo em um município do litoral nordestino. In: IV Congresso Latinoamericano de Ciências da Comunicação , 1998 , . Anais do ALAIC. Recife : Alaic, 1998.
    • ROCHA, M. E. M. . Publicidade e cultura de consumo. In: Compós , 1999 , Belo Horizonte. Anais da COMPOS. UFMG : COMPOS, 1999.
    • ROCHA, M. E. M. . A publicidade e a saturação da audiência: o caso brasileiro. In: ANPOCS , 2006 , Caxambu. Anais da ANPOCS. São Paulo : ANPOCS, 2006.
    • ROCHA, M. E. M. . O consumo precário: pobreza e cultura de consumo em um município do litoral nordestino. In: I Encontro da ALA , 2005 , Rosário. I Congresso Latino-americano de Antropologia. Rosario : Universidad de Rosario, 2005. p. 1 - 16.
    • ROCHA, M. E. M. . Publicidade e Cultura de Consumo: um estudo de recepção. In: VIII Reunião Anual da Compós , 1999 , Belo Horizonte (MG). CD-ROM da VIII Compós. Belo Horizonte (MG) : Compós, 1999.
    • ROCHA, M. E. M. . Publicidade e formas de vida: um estudo de caso. In: IV Congresso latinoamericano de Ciências da Comunicação - ALAIC , 1998 , Recife (PE). Caderno de Resumos do ALAIC. Recife (PE) : FASA - UNICAP, 1998.
    • ROCHA, M. E. M. . Publicidade e pobreza: um dueto bem brasileiro. In: XXI Congresso da Intercom , 1998 , Recife (PE). Anais da Intercom. Recife (PE) : UFPE, 1998.
    • ROCHA, M. E. M. . O consumo precário: pobreza e cultura de consumo em um município do litoral nordestino. In: 50a. Reunião da SBPC , 1998 , Natal (RN). Anais da SPBC. Natal : UFRN, 1998.
    • ROCHA, M. E. M. . Estudos de Sociologia - Revista do PPGS/UFPE. Recife : Editora da UFPE , 2009 (Comissão Editorial)
    • ROCHA, M. E. M. . Entrevista para a revista Algo Mais. 2011 (Outra)
    • ROCHA, M. E. M. . Entrevista para o Jornal do Commercio - Revista Arrecifes - 10 de abril de 2011. 2011 (Outra)
    • ROCHA, M. E. M. . Parecer para a revista Sociedade e Estado, vol. 25, n 3, set./dez. 2010. 2010 (Parecer)
    • ROCHA, M. E. M. . Parecer para a revista Estudos de Sociologia, vol 16, n. 1 (segundo parecer). 2010 (Parecer)
    • ROCHA, M. E. M. . Parecer para a revista Estudos de Sociologia, vol 16, n. 1 (primeiro parecer). 2010 (Parecer)
    • ROCHA, M. E. M. . Entrevista para a revista Forum edição 54. 2007 (Outra)
    • ROCHA, M. E. M. . A reconstrução sociológica do conceito de cultura de consumo. 2013 (Comunicacao)
    • ROCHA, M. E. M. . Coordenação de Mesa-Redonda: Sociologia da Cultura no Brasil. 2013 (Outra)
    • ROCHA, M. E. M. . Apontamentos sobre a sociologia da cultura no Brasil. 2010 (Seminário)
    • ROCHA, M. E. M. . Juventude, política e consumo: imagens juvenis na publicidade brasileira a partir da década de 1960. 2010 (Congresso)
    • ROCHA, M. E. M. ; CARVALHO, Dirceu ; RAMALHO, Cristiano . A Cobertura da Mídia no caso Paula Oliveira. 2009 TV Universitária
    • ROCHA, M. E. M. ; RAMALHO, Cristiano ; CARIDADE, A. . Consumo compulsivo. 2009 TV UNiversitária
    • ROCHA, M. E. M. ; MARIS, Stella ; MARROQUIM, R. . Opinião Pernambuco. 2012 TV Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . A hegemonia em jogo na eleição do Recife. 2012 Jornal do Commercio
    • ROCHA, M. E. M. . Eleições 2012. 2012 TV Jornal
    • ROCHA, M. E. M. . Eleições 2012. 2012 portal NE10 do Sistema Jornal do Comérico de Comunicação
    • ROCHA, M. E. M. ; BITENCOURT, S. . CBN em debate. 2013 Rádio CBN
    • ROCHA, M. E. M. . Protestos de Rua e Violência Policial. 2013 TV Jornal
    • ROCHA, M. E. M. . Entrevista para a matéria: Quando a língua atrapalha. 2013 Diario de Pernambuco - Caderno Viver
    • ROCHA, M. E. M. . Recife: Meca do Mercado de Luxo. 2014 Folha de Pernambuco
    • ROCHA, M. E. M. . Entrevista para a matéria: Em busca de experiências. 2014 Diario de Pernambuco
    • ROCHA, M. E. M. ; MARROQUIM, R. . Opinião Pernambuco. 2016 TV Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Entrevista. 2016 Suplemento Cultural Pernambuco
    • ROCHA, M. E. M. . E tome infelicidade. 2016 Continente Multicultural (revista e web)
    • ROCHA, M. E. M. . Brasil: o que está em jogo?. 2016 UFPE NA LIUTA (youtube)
    • ROCHA, M. E. M. . Brasil: o que está em jogo?. 2016 UFPE NA LIUTA (youtube2016
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2017 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Les médias au Brésil. 2019 Radio France Inter
    • ROCHA, M. E. M. . Les médias au Brésil. 2019 Radio France Inter
    • ROCHA, M. E. M. . Brasil hoje. 2019 Radio France Internacional
    • ROCHA, M. E. M. ; ESCOBAR, J. C. ; MOLINA, C. . Reality Shows no Brasil. 2005 TV Univesritária
    • ROCHA, M. E. M. . Diversidade sexual: o papel da mídia. 2007 TV Universitária
    • ROCHA, M. E. M. ; LIMA, M. C. ; ROCHA, H. . O papel político do jornalista. 2006 Tv Universitária
    • ROCHA, M. E. M. . Programa Fora da Curva. 2018 Rádio Universitária
    • ROCHA, M. E. M. ; PETERS, G. ; RODRIGUES, A. ; MACIEL, L. C. . A recepção da obra de Pierre Bourdieu na Sociologia Brasileira. 2017 (UFPE)
    • ROCHA, M. E. M. ; CAVALCANTI, J. S. ; WEBER, S. . XIII Congresso da SBS. 2007 (Sociedade Brasileira de Sociologia)
    • ROCHA, M. E. M. . O coneito de estilização da vida em Pierre Bourdieu: elementos para uma teoria do consumo. 2015
    • ROCHA, M. E. M. . Dos marxismos aos pós-modernismos: a mídia nas obras de Jameson e Baudrillard. 2006
    • Nome do projeto: Dos marxismos aos pós-modernismos: a mídia nas obras sociológicas de Baudrillard e Jameson. Prodoc - CAPES (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, M. E. M. .
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do PRODOC - CAPES, programa a que estive vinculada entre março de 2005 e julho de 2006.
    • Nome do projeto: Inclusão Digital em Pernambuco: Políticas em Perspectiva Comparada (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, M. E. M. , FERREIRA, J. , LIMA, M. C. .
      Descrição: O projeto investiga iniciatovas de inclusão e democratização digitais do Estado e do terceiro setor em Pernambuco.
    • Nome do projeto: Coque Vive: mídias e sinergia - Criatividade para romper os muros (in)visíveis (2006 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROCHA, M. E. M. , FECHINE, Yvana , FREITAS, A. .
      Descrição: O projeto articula iniciativas de intervenção no bairro do Coque, um dos mais estigmatizados da cidade do Recife. Essas iniciativas se concentram em processos de formação técnica e humana que tem a comunicação como recurso e objeto de discussão, tais como oficinas, cursos, seminários, exibição de filmes, publicações e a montagem de uma Estação de Difusão de Conteúdos Digitais no bairro.
    • Nome do projeto: Unidade de Inclusão Digital Coque Livre (2010 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROCHA, M. E. M. , FECHINE, Yvana .
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa-intervenção, realizada na comunidade do Coque, por meio da qual se busca articular a atuação com meios digitais em espaços populares com uma reflexão sobre as práticas envolvidas Com mais de 12 mil moradores, o Coque é uma comunidade estigmatizada no Recife como uma das mais violentas da capital. Além dos graves problemas de desemprego, educação, saúde, moradia e saneamento, os moradores do Coque sofrem com o preconceito provocado pela atuação histórica na comunidade de grupos criminosos ligados, sobretudo, ao narcotráfico. Programas de rádio e TV referem-se, com naturalidade, à gente perigosa do Coque e, nos jornais locais, o bairro já foi apresentado até como a morada da morte . A implantação de uma unidade de inclusão digital (UID) no Coque é parte de uma estratégia de transformação das representações midiáticas do bairro dentro e fora da comunidade por meio do incentivo à produção e ao manuseio de tecnologias de informação e de comunicação, de tal modo que, a partir da juventude do próprio bairro, seja possível agendar outras visibilidades, outras formas de falar sobre a comunidade. Incorporando o espaço e estrutura da Estação Digital de Difusão de Conteúdo, plataforma de produção audiovisual já em funcionamento na comunidade, a UID pretende ampliar as condições para a geração de conteúdos sobre o Coque e a partir do Coque, propiciando: 1) realização oficinas de capacitação e exploração técnico-expressiva dos meios digitais (edição e gravação em software, confecção de hardware experimental para áudio, manipulação de Vídeo em tempo real, produção de imagem digital). 2) disponibilização de um laboratório de informática de uso livre (abrigado em uma associação comunitária que atua há mais de 20 anos no Coque), com monitoramento pedagógico, 3) organização de eventos/ atividades que propiciem a discussão sobre os usos sociais das novas tecnologias da comunicação, bem como permitiam o intercâmbio de práticas e saberes entre a universida. Sit
    • Nome do projeto: A reconstrução sociológica do conceito de cultura de consumo (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, M. E. M. .
      Descrição: A pesquisa propõe-se a reconstruir o conceito de ?cultura de consumo? a partir da contribuição de autores fundamentais da sociologia da cultura, notadamente Pierre Bourdieu, Theodor Adorno e Max Horkheimer. O objetivo principal é ir além de um uso mais descritivo desse conceito, freqüente em trabalhos do campo de estudos do consumo, para identificar e sistematizar os princípios organizativos da cultura de consumo, bem como as suas relações com a reprodução das sociedades capitalistas. Os processos de estilização e de estetização do consumo apontados por aqueles autores podem ser a base de uma proposta de reconstrução sociológica daquele conceito.
    • Nome do projeto: Ações em Rede Coque Vive (2013 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROCHA, M. E. M. , FECHINE, Yvana , MELO, C. T. V. .
      Descrição: 2013 - Atual Ações em rede Coque Vive 2013-2014 Descrição: A Rede Coque Vive é composta pelo Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco e Assis (NEIMFA), pelo Movimento Arrebentando Barreiras Invisíveis (MABI) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio de uma equipe constituída por alunos egressos, professores, estudantes de graduação e pós-graduação de quatro departamentos (Ciências Sociais, Psicologia e Orientação Educacionais, Administração Escolar e Planejamento Educacional e Comunicação Social). O Departamento de Comunicação Social vem capitaneando, desde a sua criação, as ações da Rede Coque Vive, a partir da atuação das professoras Yvana Fechine e Cristina Teixeira, na coordenação e orientação de suas atividades. Todas as ações desenvolvidas no âmbito da Rede Coque Vive vêm sendo realizadas de forma contínua, de modo voluntário ou como parte de projetos apoiados com editais do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado, além de recursos de outras instituições, como o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Caixa Econômica Federal (editais e premiações). Para o período 2013-2014, serão desenvolvidas, entre outras, as seguintes atividades: 1) Manutenção da Estação Digital de Difusão de Conteúdos (Estação Coque Vive): produção de vídeos e registro de eventos no e a partir do Coque; 2) Funcionamento do Cineclube popular Coque Vive Cine Coque; 3) Articulação e participação nas atividades da Rede Coque (R)Existe: promoção de debates, ciclos de formação e pesquisa em torno dos direitos humanos (ênfase no direito à moradia), da relação entre mídia e movimentos sociais, mobilização e redes sociais digitais; promoção de reuniões de articulação política e comunitária e organização de eventos de rua em torno do direito à moradia..
    • Nome do projeto: A Cobertura midiática do crack (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, M. E. M. , SILVA, J. A. .
      Descrição: Como parte do projeto mais abrangente sobre Os Condicionantes Sociais do Abuso do Crack, coordenado por Jessé Souza e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a pesquisa sobre a cobertura midiática do crack deverá revelar as categorias fundamentais que organizam o discurso sobre o crack na mídia brasileira. Sob minha coordenação, tal pesquisa toma como recorte o site da Folha de São Paulo no período de janeiro de 2012 a outubro de 2014.
    • Nome do projeto: O corpo negro e a identidade nacional: a transmissão televisiva dos jogos da seleção brasileira na Copa de 2014 (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, M. E. M. .
      Descrição: O futebol é um espaço importante de representação da nacionalidade ao por em cena certas disposições corporais que, no caso brasileiro, são entendidas como típicas do povo em sua totalidade. Já foi salientado que, ?tratando-se da atuação da seleção brasileira de futebol, chega a ser impressionante o modo como se passa, sem nenhuma mediação considerável, da avaliação do time para a avaliação do povo? (Guedes, 21). A equação que identifica os jogadores ao ?povo? se funda em uma heixis corporal que tornaria concreta e visível a forma ?brasileira? de estar no mundo. A sua valoração positiva ou negativa oscila em caso de vitória ou derrota, sendo a excessiva emocionalidade do negro geralmente responsabilizada pelos fracassos, de modo que a ele se atribui um déficit civilizatório.
    • Nome do projeto: A recepção da obra de Bourdieu na sociologia brasileira do final do século XX e começo do século XXI (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, M. E. M. , PETERS, G. , RODRIGUES, A. , MACIEL, L. C. , PANICA, T. .
      Descrição: A pesquisa sobre a recepção da obra de Bourdieu na sociologia brasileira é parte de uma investigação mais ampla que envolve pesquisadores franceses e brasileiros, sobre a circulação das ideias de Bourdieu no continente americano.O Brasil foi um destino particularmente importante para as ideias de Pierre Bourdieu. Se, do ponto de vista francês, nós aparecemos como um cenário de penetração ampla e precoce dessas ideias quando comparados a outros países da América Latina (Sapiro e Bustamante, 2009), do ponto de vista local, os dados do Scielo indicam que Bourdieu é o segundo autor mais citado nas ciências sociais brasileiras, só ficando atrás de Foucault (Bortoluci et alli, 2015). Desse modo, compreender os meandros desse processo de circulação das ideias é parte da autocompreensão da própria sociologia brasileira, tanto do ponto de vista de suas disputas internas, quanto de suas formas de inserção no contexto internacional. O projeto focará as obras de Sérgio Miceli, Renato Ortiz, Jessé Souza e Frederick Vandenbergh, buscando identificar as apropriações de conceitos e ideias de Bourdieu, bem como as mediações construídas pelos autores brasileiro de modo a ajustar tais conceitos e ideias às injunções do campo acadêmico nacional.
    • Nome do projeto: Fora da Curva (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROCHA, M. E. M. , REIS, P. M. , VELOSO, A. , SANTANA, A. , FECHINE, Y. .
      Descrição: O Fora da Curva é um programa de rádio veiculado na Rádio Universitária e nas redes sociais, diariamente. Participo da equipe de planejamento e apresento a edição da quinta-feira.
    • Nome do projeto: Sociologia Fora da Curva (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROCHA, M. E. M. , HAMLIN, C. , BRITO, Y. F. .
      Descrição: O projeto propõe a elaboração de material didático (vídeos e podcasts) para o Ensino Médio, a partir do acervo do Programa Fora da Curva, disponível no seu canal do YouTube. Para isso, propõe a avaliação, seleção e organização de playlist de vídeos, a partir de temas e teor sociológico abordados pelo programa que permitam o debate em sala de aula e estimulem o pensamento crítico. Propõe também a colaboração com o programa a partir da pesquisa e sugestão de temas em sintonia com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM ? Sociologia).
    • Nome do projeto: Dos marxismos aos pós-modernismos: uma análise comparativa das trajetórias teóricas de Jameson e Baudrillard (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, M. E. M. .
      Descrição: Este projeto propõe uma análise das trajetórias que conduziram Jameson e Baudrillard do marxismo ao pós-modernismo. Como centro da reflexão, tomaremos a noção de mídia e as suas articulações com os domínios da política, da economia e da cultura mais ampla. Assim poderemos trazer elementos para a discussão sobre a pertinência e persistência das análises desses autores diante do novo sistema de comunicação baseado nas tecnologias digitais.
    • ROCHA, M. E. M. . Democracia e Política em Bourdieu. 2005 - Tradução
    • ROCHA, M. E. M. . O corpo violento: razão prática e emoções na Religião Pugilística. 2005 - Tradução
    • ROCHA, M. E. M. . Frederic Martel: Smart - o que você não sabe sobre a internet. 2015 - Tradução
    • ROCHA, M. E. M. . Seminário Internacional Faces da Resistência. Tradução da conferência do Prof. Jean Baptiste Comby. 2015 - Tradução
    • ROCHA, M. E. M. . Minicurso Mídia e Meio-Ambiente (Prof. Jean Baptiste Comby). 2015 - Tradução
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Comunicação Social - Jornalismo
        Nome da Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
        Ano de conclusão: 1994
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Ano de conclusão: 2006
    • Faculdades de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade Católica de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Professor Assistente I
    • Universidade Federal de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Estudos de Sociologia (Recife):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Sociedade Brasileira de Sociologia:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Université Panthéon-Assas:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Professor Visitante
    • Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Professor Visitante