Não autenticado |

Joana Soares Marques

    • Doutorada em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2016), possui graduação em Sociologia pela Universidade do Porto (com um ano especialização em Estudos do Desenvolvimento na Universidade de Bergen, Noruega), mestrado em Economia Social e Solidária pelo ISCTE-IUL (Portugal, 2010) e pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais pelo ISCTE-IUL (Portugal, 2011). A sua trajetória tem se desenvolvido na pesquisa de diferentes formas de transformação social, através de diversos enfoques e abordagens como trabalho, cultura, ação coletiva, política social, educação e economia solidária, com trabalho de campo desenvolvido entre três continentes. Colabora como assistente de pesquisa no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-IUL) e no Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (CENEDIC-USP).

       

      Links:    

    • Educação
    • Trabalho, Cultura e Ação Coletiva
    • Educação
    • Participação Social
    • Políticas Públicas
    • Ambientes de aprendizagem
    • Sociedade do Conhecimento e Competências
    • Educação
    • Turismo
    • Ambiente
    • Desenvolvimento Comunitário
    • Veloso, Luisa ; SEBASTIAO, J. ; MARQUES, J. S. ; Duarte, A. . Espaço e aprendizagem: Política educativa e renovação de edifícios escolares. Coimbra : Almedina, 2015 . 206p. ISBN: 9789724057835.
    • Brigida Brito ; MARQUES, J. S. ; Alarcão, N. . Desenvolvimento Comunitário: das Teorias às Práticas: Turismo, Ambiente e Práticas Educativas em São Tomé e Príncipe. Lisboa : Gerpress, 2009 . 409p. ISBN: 9789899609402.
    • MARQUES, J. S. . Social and Solidarity Economy: Between Emancipation and Reproduction Occasional Paper Series , v. 1 , p. 1 - , 2014. ISSN: 23122226.
    • Duarte, A. ; Veloso, Luisa ; MARQUES, J. S. ; SEBASTIAO, J. . Site-specific focus groups: analysing learning spaces International Journal of Social Research Methodology (Print) , v. 18 , p. 381 - 398 , 2014. ISSN: 13645579.
    • Veloso, Luisa ; MARQUES, J. S. ; Duarte, A. . Changing education through learning spaces: impacts of the Portuguese school buildings? renovation programme CAMB J EDUC , v. 44 , p. 401 - 423 , 2014. ISSN: 0305764X.
    • Veloso, Luisa ; SEBASTIAO, J. ; CANTO-MONIZ, G. ; Duarte, A. ; MARQUES, J. S. . Espaços de aprendizagem e políticas de educação: 40 anos de arquitetura escolar. 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Conhecimento, atores e recursos, v. 2, p. 531 - 558, 2014.
    • MARQUES, J. S. ; Veloso, Luisa ; SEBASTIAO, J. . HOW TO REBUILD A SECONDARY SCHOOL: SPACE, KNOWLEDGE AND EDUCATION. The International handbook of cultures of education policy: international issues in policy-outcome relationships, v. 1, p. 59 - 101, 2013.
    • MARQUES, J. S. . Da Economia Solidária ao Turismo Solidário: para uma conceptualização e práticas reflexivas. Desenvolvimento Comunitário: das teorias às práticas - Turismo, Ambiente e Práticas Educativas em São Tomé e Príncipe, v. 1, p. 82 - 97, 2009.
    • MARQUES, J. S. . Turismo, Solidariedade e Desenvolvimento: Convergências e divergências em contexto insular africano. Abrindo Trilhos, Tecendo Redes. Reflexões e Experiências de Desenvolvimento Local em contexto Lusófono, v. 1, p. 1 - 190, 2009.
    • MARQUES, J. S. . Centro de Recursos Ferreira Cardoso . Eiffel , Amadora , 01 jun. 2007.
    • MARQUES, J. S. . Social and Solidarity Economy: between emancipation and reproduction. In: Potential and Limits of Social and Solidarity Economy , 2013 , Genéve. Potential and Limits of Social and Solidarity Economy. : , 2013.
    • SEBASTIAO, J. ; Veloso, Luisa ; MARQUES, J. S. ; Duarte, A. . THE OLD BECOMES NEW? LEARNING SPACES AND POLITICS OF EDUCATION. In: THE 10TH CONFERENCE OF THE EUROPEAN SOCIOLOGICAL ASSOCIATION , 2011 , Geneve. SOCIAL RELATIONS IN TURBULENT TIMES. : , 2011. p. 231 - 231.
    • MARQUES, J. S. ; Rogério Roque Amaro . Solidarity Economy in Macaronesia: an innovative concept. In: XVII ISA World Congress of Sociology , 2010 , Gothenburg. Sociology on the move. : , 2010. p. 297 - 297.
    • MARQUES, J. S. . Perceptions and participation of local communities in Protected Areas: analysis of experiences in Cape Verde and Sao Tome & Principe. In: Seminar Protected Areas in the Community of Portuguese Speaking Countries , 2008 , Maputo. Proceedings of the Seminar Protected Areas in the Community of Portuguese Speaking Countries. : , 2008.
    • MARQUES, J. S. . Da Economia Solidária ao Turismo Solidário: análise de experiências em contexto insular africano. In: X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais , 2009 , Braga. X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. : , 2009.
    • MARQUES, J. S. . Solidarity Tourism - a possible framework for building up a positive relationship between tourism, communnity development and conservation in protected areas. In: Seminar on Ecotoutism and Protected Areas in Africa: contributing to community development and consevation , 2008 , Maputo. Ecotoutism and Protected Areas in Africa: contributing to community development and consevation. : , 2008.
    • MARQUES, J. S. . Da Economia Solidária ao Turismo Solidário: análise de experiências em contexto insular africano. 2008 (Congresso)
    • MARQUES, J. S. . 'Perceptions and participation of local communities in Protected Areas: analysis of experiences in Cape Verde and Sao Tome & Principe. 2008 (Seminário)
    • MARQUES, J. S. . Solidarity Tourism - a possible framework for building up a positive relationship between tourism, community development and conservation in protected areas. 2008 (Seminário)
    • MARQUES, J. S. . From Solidarity Economy to Solidarity Tourism: for a reflexive theory and practice. 2008 (Congresso)
    • SEBASTIAO, J. ; Duarte, A. ; Veloso, Luisa ; MARQUES, J. S. . The old becomes new? Learning spaces and politics of education. 2012 (Congresso)
    • Veloso, Luisa ; MARQUES, J. S. ; SEBASTIAO, J. ; Duarte, A. . How to rebuild a secondary school: Space, knowledge and social relations. 2011 (Conferência)
    • Veloso, Luisa ; MARQUES, J. S. . Architects and education policy: the role of a public programme in the configuration of the professional field. 2012 (Seminário)
    • Duarte, A. ; Veloso, Luisa ; MARQUES, J. S. . Os focus group dinâmicos na Sociologia da educação: virtudes e potencialidades. 2012 (Congresso)
    • Veloso, Luisa ; MARQUES, J. S. . Education and space within the frame of a public policy. 2012 (Congresso)
    • MARQUES, J. S. . Experimentação, emancipação e reprodução na economia social e solidária: um olhar a partir dos casos Brasil e Portugal. 2013 (Congresso)
    • MARQUES, J. S. . Coletivos de trabalhadores-artistas: debatendo condições de trabalho e formas de organização e ação coletiva no Brasil e em Portugal. 2016 (Seminário)
    • MARQUES, J. S. . Solidarity economy and counter-hegemony in the world-system: insights from Brazil and Portugal. 2012 (Comunicacao)
    • Brigida Brito ; MARQUES, J. S. . Encontro Internacional de Desenvolvimento Local. 2009 (Centro de Estudos Africanos)
    • Veloso, Luisa ; SEBASTIAO, J. ; MARQUES, J. S. ; Duarte, A. . Espaço e Aprendizagem: resultados de investigação e projetos de renovação de escolas. 2015 (CIES-IUL)
    • MARQUES, J. S. ; Brigida Brito ; Alarcão, N. . Seminário Internacional Turismo, Educação, Ambiente e Desenvolvimento Comunitário. 2008 (Centro de Estudos Africanos)
    • Nome do projeto: Rose - The relevance of Science Education (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, J. S. , Azevedo, J. , Couto, A.I. .
      Descrição: 'ROSE, The Relevance of Science Education' is an international comparative project meant to shed light on affective factors of importance to the learning of science and technology. Key international research institutions and individuals work jointly on the development of theoretical perspectives, research instruments, data collection and analysis.
    • Nome do projeto: Precarização do trabalho, desigualdades e dinâmicas de ação coletiva (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, J. S. , Ruy Braga , Leonardo Mello e SIlva .
      Descrição: O projeto pretende cruzar experiências de investigação em torno das temáticas da precarização do trabalho, da desigualdade e das dinâmicas de ação coletiva em Portugal e no Brasil. Fomentando o intercâmbio entre investigadores do Brasil e Portugal, em particular entre jovens investigadores que se encontram em formação, pretende-se diversificar as suas competências, acentuar a dimensão internacional dos programas de formação pós-graduada das instituições envolvidas, partilhar práticas de investigação exemplares e reforçar as dinâmicas de cooperação bilateral. O conjunto de encontros e seminários a realizar proporcionarão ainda a oportunidade de produzir trabalhos e publicações conjuntas.
    • Nome do projeto: Programa Internacional para a Análise das Competências de Adultos (PIAAC) (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, J. S. , Ávila, P. .
      Descrição: 'Programa Internacional para a Análise das Competências de Adultos' - o projecto visa assegurar, nas suas várias vertentes, a participação de Portugal no PIAAC (The Programme for the International Assessment of Adult Competencies). O PIAAC é um estudo comparativo internacional, promovido pela OCDE, dirigido à avaliação das competências da população adulta, com idades entre os 16 e os 65 anos, no qual participam mais de 30 países. Após o IALS (International Adult Literacy Survey), este será o primeiro grande estudo internacional neste domínio. As competências dos adultos serão avaliadas através de uma metodologia directa que implica a realização de uma prova em computador ou em papel. Os domínios de competências em avaliação nesta pesquisa são literacia, numeracia e resolução de problemas em ambientes tecnológicos.
    • Nome do projeto: Estudo Piloto integrado no processo de Acompanhamento e Monitorização do Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, J. S. , Veloso, Luisa , SEBASTIAO, J. , Duarte, A. .
      Descrição: O estudo integra-se no processo de acompanhamento e monitorização do ?Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário?, tendo como preocupação central analisar a importância das escolas como contextos de aprendizagem, atendendo ao princípio, definido a nível político, do acesso equitativo à educação e a centralidade dos processos conhecimento e aprendizagem em qualquer sociedade. Visa-se analisar o impacto da intervenção do Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário sobre as dinâmicas socioeducativas e os usos e apropriações dos novos espaços, em articulação com recomendações e propostas de intervenção no referido Programa.
    • Nome do projeto: Impactos do turismo no desenvolvimento comunitário em África (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, J. S. , Brigida Brito , Alarcão, N. .
      Descrição: Estudo comparativo em contexto insular africano, sobre os impactos do turismo no desenvolvimento das populações locais, considerando-se os benefícios resultantes do incremento do sector e os efeitos perversos que resultam negativamente para a totalidade ou parte dos grupos comunitários. A análise comparativa tem por base dois Pequenos Estados Insulares (PEI), que reúnem um conjunto de traços comuns, apesar das particularidades próprias que os diferenciam. Os países em estudo são Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, dois Pequenos Estados Insulares da África Subsahariana, geograficamente localizados no Oceano Atlântico, sentindo os efeitos da insularidade, da natureza arquipelágica, da pequena dimensão, da distância e do isolamento. Ambos são marcados por um passado histórico comum, de influência portuguesa, com independências políticas recentes, sendo denominadas de jovens democracias. Do ponto de vista sociocultural, os dois casos são caracterizados pela prevalência de sociedades crioulas e miscigenadas, com população reduzida e jovem, evidenciando mobilidade e a viver em situação de pobreza e de vulnerabilidade. Dadas as condições geográficas e as particularidades ambientais, paisagísticas e socioculturais, o turismo pode ser considerado como uma opção estratégica importante para a prossecução da redução da pobreza e promoção do desenvolvimento comunitário. Contudo, o investimento no sector, a implementação dos projectos e os efeitos produzidos apresentam diferenças significativas. O objectivo geral do Projecto é a análise comparativa dos impactos produzidos a nível comunitário, identificando as melhorias realizadas nas condições de vida das populações locais e os efeitos negativos gerados, ou agravados, nas duas realidades insulares. Com a prossecução do Projecto, procura criar-se condições para a abertura de uma nova linha de investigação no âmbito do Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE) vocacionada para a realização de estudos e consultorias nas área
    • Graduacao:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
        Título: Nós e os outros - as políticas de cooperação para o desenvolvimento em questão
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Economia Social e Solidária
        Nome da Instituição: Inst. Superior de Ciência do Trabalho e da Empesa
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Inst. Superior de Ciência do Trabalho e da Empesa
        Ano de conclusão: 2011
    • Escola Profissional Gustave Eiffel:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Docente/ Coordenadora do Centro de Recursos Educativos Responsável pela criação e organização do Centro de Recursos/ Biblioteca; Catalogação do fundo documental; Dinamização de actividades lúdicas e pedagógicas extra-curriculares; Organização das Jornadas Pedagógicas da Escola; Apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem.
        Outras informações: Formação Profissional
    • Faculdade de Letras da Universidade do Porto:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Projeto ROSE, The Relevance of Science Education
        Outras informações: Pesquisa Cientifica
    • Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Projeto Social
    • Oporto British School:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Ensino
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Instituto Universitário de Lisboa:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Centro de Estudos Africanos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Bolseira do projecto ?O impacto do turismo no desenvolvimento comunitário: análise de experiências insulares?; Experiência de trabalho de campo em África (Cabo Verde e São Tomé e Príncipe) com formação a técnicos locais e acompanhamento do processo de recolha de dados através da aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas; Colaboração na organização do Seminário Internacional de São Tomé e Príncipe "Educação, Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Comunitário".
        Outras informações: Bolsista