Não autenticado |

Gabriel Nascimento dos Santos

    • Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), tendo recebido o título de mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu a graduação em Letras Inglês Português pela Universidade Estadual de Santa Cruz. É professor de Língua Inglesa/Ensino de Línguas/Campo da Educação na Universidade Federal do Sul da Bahia, tendo sido Visiting Scholar das seguintes universidades: University of Pennsylvania, Estados Unidos, King's College London, Reino Unido, e University of South Australia, Australia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz. É autor de "Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo" (Letramento Editorial), entre muitos outros livros. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Racismo (UFSB). É sócio da Latin American Studies Association (LASA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). É membro do GT em práticas identitárias em Linguística aplicada da ANPOLL. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores de línguas estrangeiras, Racismo no ensino-aprendizagem de línguas, interfaces entre linguagem e racismo e racismo linguístico.

       

      Links:    

    • Linguagem, racismo e Linguística
    • Linguagem, racismo e ensino de línguas
    • Língua (gem), racismo e discurso
    • NASCIMENTO, Gabriel . Fotografias de linguística aplicada: ensino crítico de línguas para o século XXI. São Paulo : Pimenta Cultural, 2023 . 174p. ISBN: 9786559396702.
    • ALOMBA RIBEIRO, M. D. ; SILVA, J. S. E. ; NASCIMENTO, Gabriel ; SANTANA, G. S. . Diálogos fronteiriços: linguagens em perspectiva. Ananindeua-PA : Itacaiúnas, 2019 . 193p. ISBN: 9788595351608.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte : Letramento Editorial, 2019 . 119p. ISBN: 8595303002.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Este fingimento e outros poemas. São Paulo : Editora García, 2017 . p. ISBN: 9788555122177.
    • NASCIMENTO, Gabriel . O Maníaco das onze e meia. Rio de Janeiro : Editora Multifoco (Desfecho romances), 2016 . 138p. ISBN: 9788559961737.
    • NASCIMENTO, Gabriel . ANTOLOGIA- Concurso Literário Bahia de Todas as Letras. Ilhéus : EDITUS (UESC), 2010 . 292p. ISBN: 9788598493596.
    • NASCIMENTO, Gabriel . O pretuguês de Carolina Maria de Jesus e o português de Regina Dalcastagne Carta aberta à escritora Conceição Evaristo Fórum Linguístico , v. 20 , p. 9332 - 9341 , 2023. ISSN: 19848412.
    • WINDLE, JOEL ; HEUGH, KATHLEEN ; FRENCH, MEI ; ARMITAGE, JANET ; DOS SANTOS, Gabriel Nascimento . Southern multilingual moves in education: agency, citizenship, and reciprocity Critical Inquiry in Language Studies , v. 1 , p. 1 - 19 , 2023. ISSN: 15427587.
    • DAVID, M. T. ; SANTOS, GABRIEL NASCIMENTO DOS . As Influências das Línguas Bantu no Português de Brasil: origens e trajetórias rumo ao pretoguês Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos , v. 4 , p. 137 - , 2023. ISSN: 25956329.
    • NASCIMENTO, Gabriel . A linguagem como zona do não-ser na vida de pessoas negras no sul global Revista Gragoatá (UFF) , v. 28 , p. 01 - 19 , 2023. ISSN: 23584114.
    • NASCIMENTO, Gabriel . 'Racializar' a Linguística ou questionar o verbo 'racializar'? Fórum Linguístico , v. 19 , p. 7300 - 7310 , 2022. ISSN: 19848412.
    • SANTOS, NICOLAS DE OLIVEIRA ; NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, MARIA D'AJUDA . Nexos de internacionalização e língua inglesa à luz do paradigma do racismo epistêmico: O caso do Future-se REVISTA X , v. 16 , p. 1528 - , 2021. ISSN: 19800614.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; WINDLE, JOEL . The Unmarked Whiteness of Brazilian Linguistics: From Black-as-Theme to Black-as-Life Journal of Linguistic Anthropology , v. 31 , p. 283 - 286 , 2021. ISSN: 10551360.
    • NASCIMENTO, Gabriel . ENTRE O LÓCUS DE ENUNCIAÇÃO E O LUGAR DE FALA: MARCAR O NÃO-MARCADO E TRAZER O CORPO DE VOLTA NA LINGUAGEM TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 60 , p. 58 - 68 , 2021. ISSN: 2175764X.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . A língua como pátria ou a língua como direito? A identidade de um estrangeiro professor de PLE Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 24 , p. 242 - 262 , 2021. ISSN: 19832400.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; WINDLE, J. ; PEREIRA, L. M. S. . O nexo de raça e classe no ensino de Língua Inglesa Das ordens de interação às ordens do ser Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens , v. 1 , p. 681 - 707 , 2020. ISSN: 26756781.
    • NASCIMENTO, Gabriel . O negro-tema na Linguística: rumo a uma descolonização do racialismo e do culturalismo racialista nos estudos da linguagem POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 27 , p. 68 - 94 , 2020. ISSN: 22376844.
    • SANTOS, GABRIEL NASCIMENTO DOS ; WINDLE, J. . The Nexus of Race and Class in ELT: From Interaction Orders to Orders of Being Applied Linguistics , v. 1 , p. 2 - , 2020. ISSN: 1477450X.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racism in English Language Teaching? Autobiographical Narratives of Black English Language Teachers in Brazil Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 19 , p. 959 - 984 , 2019. ISSN: 19846398.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Etnicidade e raça em atividades de língua inglesa em uma universidade na Bahia CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO) , v. 49 , p. 208 - 225 , 2019. ISSN: 01001574.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Ethnicity and race in English Language Activities at a university in Bahia CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 49 , p. 208 - 224 , 2019. ISSN: 19805314.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Raça e resistência ao racismo em atividades de língua inglesa no Sul da Bahia Revista X , v. 14 , p. 121 - 137 , 2019. ISSN: 19800613.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Os brancos saberão resistir Revista ABPN , v. 11 , p. 331 - 347 , 2019. ISSN: 21772770.
    • NASCIMENTO, Gabriel . O negro na ciência brasileira contemporânea através de duas amostras Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online) , v. 18 , p. 110 - 123 , 2018. ISSN: 15196186.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, MARIANA ROSA . Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social Revista Horizontes de Linguistica Aplicada , v. 16 , p. 131 - 157 , 2017. ISSN: 22370951.
    • SANTOS, GABRIEL NASCIMENTO DOS ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, MARIANA ROSA . O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E A IDENTIDADE DE CLASSE SOCIAL: ALGUNS APONTAMENTOS Trabalhos em Linguística Aplicada , v. 55 , p. 541 - 563 , 2016. ISSN: 2175764X.
    • NASCIMENTO, Gabriel . As identidades de classe social/raça no ensino-aprendizagem de língua estrangeira: algumas considerações Palimpsesto (Rio de Janeiro. Online) , v. 23 , p. 535 - 552 , 2016. ISSN: 18093507.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Análise semântica e pragmática dos significantes neguinho (a) e nego (a) no século XIX e no mundo contemporâneo Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. 14 , p. 2347 - 2355 , 2010. ISSN: 15198782.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O texto no Português como Língua Estrangeira (PLE): Entre blogs e redes sociais RevLet: Revista Virtual de Letras , v. 06 , p. 24 - , 2014. ISSN: 21769125.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Moderno, pós-moderno ou pós-colonial? A (im) possibilidade de Definição da identidade do ensino de língua estrangeira Revista Fórum Identidades , v. 15 , p. 265 - 286 , 2014. ISSN: 19823916.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O Texto no Português como Língua Estrangeira (PLE): Entre Blogs e Redes Sociais Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira - SIPLE , v. 06 , p. 01 - , 2014. ISSN: 23166894.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . A relação entre o professor crítico-reflexivo e o material didático de LE Revista Querubim , v. 21 , p. 97 - , 2013. ISSN: 18093264.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O professor crítico-reflexivo e o livro didático de PLE Revista de Letras Norte@mentos , v. 6 , p. 53 - , 2013. ISSN: 19838018.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. . Simulacro e representação identitária no livro didático de língua inglesa Caminhos em Linguística Aplicada , v. 15 , p. 39 - 62 , 2016. ISSN: 21768625.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Multiculturalismo na rede: os blogs e as redes sociais como mecanismos de comunicação intercultural Intercâmbio (PUCSP) , v. 29 , p. 01 - 18 , 2014. ISSN: 14134055.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O gênero ?blog? e a produção escrita na internet: possibilidades para a aula de língua estrangeira/português como língua estrangeira Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro) , v. 18 , p. 41 - 63 , 2012. ISSN: 18069142.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O discurso digital e a construção de sentidos: estratégias da rede nas relações linguísticas em conjuntura com o comportamento social vigente Revista Fólio , v. 3 , p. 291 - 301 , 2012. ISSN: 18060153.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Como aprimorar o aprendizado de português língua estrangeira na internet? Análise da contribuição das ferramentas tecnológicas Revista Anagrama (USP) , v. 05 , p. 01 - , 2012. ISSN: 19821689.
  • Capítulos publicados: 13
    • WINDLE, JOEL ; NASCIMENTO, Gabriel . From Symbolic Domination to the Coloniality of Power: Contributions to the Study of Educational Inequalities. The Bloomsbury Handbook of Bourdieu and Educational Research, v. 1, p. 74 - 88, 2024.
    • NASCIMENTO, Gabriel . On Facing Racism in ELT: Black Teachers and Racially Relevant Pedagogies in Discussion. Critical Pedagogies for Modern Languages Education Criticality, Decolonization, and Social Justice, v. 01, p. 149 - 162, 2023.
    • LIMA, F. P. ; SANTOS, GABRIEL NASCIMENTO DOS . Corpus que tem corpo e corpo/corpus: linguagem, corporeidade e identidade negra na performance. Fotografias de linguística aplicada: ensino crítico de línguas para o século XXI, v. 1, p. 109 - 140, 2023.
    • MASTRELLA-DE-ANDRADE, MARIANA ROSA ; CASTELLO, A. ; NASCIMENTO, Gabriel . Identidades de professores/as de inglês na mídia: tendências à homogeneização e possibilidades de contradiscursos. Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania, v. 1, p. 81 - 104, 2023.
    • SOUZA, L. M. T. M. ; NASCIMENTO, Gabriel . Questioning epistemic racism in issues of language studies in Brazil :The case of Pretuguês versus popular Brazilian Portuguese. Southernizing Sociolinguistics: Colonialism, Racism, and Patriarchy in Language in the Global South, v. 1, p. 67 - 89, 2022.
    • NASCIMENTO, Gabriel . On (Dis)Inventing language as a zone of nonbeing: black teachers in ELT and linguistic racism in Brazil. The Anti-Racism Linguist: A Book of Readings, v. 1, p. 59 - 89, 2023.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo linguístico. Suleando Conceitos em Linguagens: decolonialidades e epistemologias outras, v. 1, p. 311 - 314, 2022.
    • NASCIMENTO, Gabriel . A (des) racialização de pesquisadores como estratégia de luta: rumo a uma linguística aplicada antirracista. Linguística Aplicada, Raça e Interseccionalidade na Contemporaneidade (Volume 1), v. 1, p. 228 - 254, 2022.
    • LIMA, F. P. ; NASCIMENTO, Gabriel . Construção da autenticidade na escrita e etnicidade negra: relações em comum?. Diálogos fronteiriços: Linguagens em perspectivas., v. 1, p. 12 - 21, 2019.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Identidade classe social e ensino de línguas no mundo globalizado. Questões identitárias no ensino de línguas estrangeiras, v. 1, p. 51 - 70, 2019.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. . O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E A IDENTIDADE DE CLASSE SOCIAL: ALGUNS APONTAMENTOS. Innovations and Challenges in Language Teaching and Materials Development, v. , p. 1 - , 2017.
    • NASCIMENTO, Gabriel . O livro didático de língua inglesa, raça e classe social: como estamos (sub) representados. Currículo, relações étnico-raciais e práticas educacionais, v. 01, p. 49 - 62, 2017.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Aprender/ensinar português como Língua Estrangeira utilizando recursos da internet: uma abordagem comunicativa. Português como Língua Estrangeira na UESC: Questões Identitárias e Culturais, v. 1, p. 238 - 248, 2012.
    • NASCIMENTO, Gabriel . O 'Lulismo' se transformará em uma teoria? . Jornal Diário de Ilhéus , Ilhéus-BA , 12 nov. 2012.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Esquerda ou Direita, Centro ou Fora? Ilusões na democracia multipartidária . Diário de Ilhéus , Ilhéus-BA , 11 out. 2012.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Aula de Português é aula de Língua Materna ou de Língua Estrangeira? . Jornal Diário de Ilhéus , Ilhéus-BA , 15 mar. 2012.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Obrigar alunos a rezar o Pai Nosso é INCONSTITUCIONAL! . Diário de Ilhéus , Ilhéus-BA , 17 jan. 2012.
    • NASCIMENTO, Gabriel . As cristas do Capitalismo ocidental: os atentados ao World Trade Center . Jornal Diário de Ilhéus , Ilhéus-BA , 14 set. 2011.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Professor é mão-de-obra barata! . Jornal Diário de Ilhéus , , 29 jul. 2011.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Fala é fala, escrita é escrita! . Jornal Diário de Ilhéus , , 27 mai. 2011.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Poema: "PROCURA SEM FIM" . Diário Bahia (Diário, o Jornal do Sul da Bahia) , , . .
    • NASCIMENTO, Gabriel . Você sabe o que é Banco Central? . Jornal Diário de Ilhéus , , . .
    • NASCIMENTO, Gabriel . Dilma é "presidente" ou "presidenta"? . Jornal Diário de Ilhéus , Ilhéus , 08 jan. 2010.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Se essa moda pega... . Jornal Diário de Ilhéus , , 08 fev. 2011.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Poema "Saudade" . Diário, o jornal do Sul da Bahia , Itabuna-Bahia , 17 jul. 2010.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Banco Central, uma viagem pelo atraso de Ilhéus . JORNAL DIÁRIO DE ILHÉUS , Ilhéus-BA , 12 fev. 2010.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Crônica "MAR NEGRO" . DIÁRIO, o jornal do Sul da Bahia , Itabuna-BA , 31 out. 2009.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Poema "INVERÍDICO" . DIÁRIO, o jornal do Sul da Bahia , Itabuna-BA , 12 mar. 2009.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Soneto "ITABUNA" . DIÁRIO, o Jornal do Sul da Bahia , Itabuna-BA , 01 set. 2009.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Poema "RAIO DE SOL" . DIÁRIO, o Jornal do Sul da Bahia , Itabuna-BA , 07 mar. 2009.
    • NASCIMENTO, Gabriel . ENSINO SEM FRONTEIRAS: uma questão de atitude . JORNAL BAHIA ONLINE , Salvador-BA , 15 fev. 2010.
    • NASCIMENTO, Gabriel . ENSINO SEM FRONTEIRAS: uma questão de atitude . JORNAL DIÁRIO DO SUL , ILHÉUS-BA , 12 fev. 2010.
    • NASCIMENTO, Gabriel . A linguagem na racialidade e racialidade na linguagem: vozes silenciadas de professores negros de Língua Inglesa. In: X Congresso Brasileiro dos(as) Pesquisadores(as) Negros(as) , 2018 , Uberlândia. X Congresso Brasileiro dos(as) Pesquisadores(as) Negros(as) - Relatório de Livro. Uberândia-MG : Associação Brasileira dos(as) Pesquisadores(as) Negros(as), 2018. p. 159 - 1.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O Texto no Português como Língua Estrangeira (PLE): entre blogs e redes sociais. In: V Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras , 2013 , Ilhéus-BA. Caderno de resumos. : , 2013.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O aprendizado de português como língua estrangeira na internet: contribuição das ferramentas tecnológicas. In: III Seminário Nacional de Português como Língua Estrangeira e II Jornada Nacional de Linguística e Letras , 2012 , Ilhéus-BA. Caderno de Resumos. : , 2012. p. S/N - S/N.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O aprendiz de PLE e as redes sociais: processos discursivos na interlocução entre o ?eu? e o ?outro?. In: IV SEPEXLE ? SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM LETRAS , 2012 , Ilhéus-BA. Anais. Ilhéus-BA : , 2012. p. 1 - 1.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O ensino de Português como Língua estrangeira e as tecnologias de Informação e Comunicação. In: Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2012 , Maringá-PR. Caderno de resumos. : , 2012.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O gênero ?blog? e a produção escrita na internet: possibilidades para a aula de língua estrangeira/português como língua estrangeira. In: I Congresso Internacional de Estudos Filológicos/ VI Seminário de Estudos Filológicos , 2012 , Salvador-BA. LIVRO DE RESUMOS- Filologia, críticas e processos de criação. : , 2012.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O APRENDIZ DE PLE E AS REDES SOCIAIS: PROCESSOS DISCURSIVOS NA INTERLOCUÇÃO ENTRE O ?EU‟ E O ?OUTRO‟. In: IV SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM LETRAS (UESC) , 2012 , Ilhéus. Caderno de resumos. : , 2012.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Multiculturalismo na rede: os blogs e redes sociais como mecanismos de comunicação intercultural.. In: 18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (InPLA) , 2011 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2011.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Multiculturalismo na rede: os blogs e redes sociais como mecanismos de comunicação intercultural. In: 17º Seminário de Iniciação Científica e 11ª Semana de Pesquisa e Pós-graduação , 2011 , Ilhéus-BA. Caderno de resumos 2011. : , 2011.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NA INTERNET: análise das estratégias de Ensino/Aprendizagem. In: I Simpósio Baiano de Licenciaturas: Estágio supervisionado, formação e desenvolvimento profissional docente , 2011 , Vitória da Conquista. I Simpósio Baiano de Licenciaturas: Estágio supervisionado, formação e desenvolvimento profissional docente- Anais eletrônicos. : , 2011.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . A comunicação intercultural entre as empresas hispanobrasileiras. In: 16º Seminário de Iniciação Científica da UESC , 2010 , Ilhéus-BA. Acervo de Anais: Seminários de Inciação Científica da UESC. : , 2010.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . OS BLOGS CORPORATIVOS DA UESC: uma abordagem discursiva. In: III Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras (SEPEXLE) , 2011 , Ilhéus. III Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras: Pesquisa e ensino no curso de Letras. Anais.. : , 2011.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . OS BLOGS CORPORATIVOS DA UESC: uma abordagem discursiva. In: Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras (SEPEXLE) , 2010 , Ilhéus -BA. III SEPEXLE- Ensino e pesquisa no curso de Letras- caderno de resumos. : , 2010.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; SANTOS, R. C. F. ; ALMEIDA, L. . O inglês não-padrão como protesto nas músicas "Bad boys" e "Three little birds", de Bob Marley. In: Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras (SEPEXLE) , 2010 , Ilhéus-BA. III SEPEXLE ? Ensino e Pesquisa no curso de Letras ? caderno de resumos. Ilhéus - BA : , 2010.
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . ANÁLISE SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DOS SIGNIFICANTES ?NEGUINHO (A)?, E ?NEGO (A). In: XIV Congresso de Linguística e Filologia , 2010 , Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF. Rio de Janeiro : Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2010. p. 2347 - 2355.
    • ALOMBA RIBEIRO, M. D. ; NASCIMENTO, Gabriel . ANÁLISE SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DOS SIGNIFICANTES ?NEGUINHO (A)?, E ?NEGO (A). In: XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA , 2010 , Rio de Janeiro. Livro de Resumos: Cadernos do CNFL. Rio de Janeiro : CiFeFiL, 2010. p. 41 - 41.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Projeto Skills for Prosperity- British Council. 2021 (Consultoria)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Parecer do trabalho: 'Motivação e identidade no ensino-aprendizagem de língua estrangeira'. 2017 (Parecer)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Grupo de Trabalho Inclusão social de estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas na pós-graduação. 2015 (Assessoria)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Por uma perspectiva raciolinguística. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo linguístico e decolonialidade. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo Linguístico. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Por uma linguística antirracista: a atuação de pesquisadores negros num cenário notadamente branco. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Vidas Negras: cineclube virtual. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo linguístico e ensino de PLE. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Educação Antirracista e formação docente: entre silenciamentos, exclusões e potências. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Neither European nor Brazilian Portuguese: pretoguês como língua de resistência no ensino de PLE. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Como ensinar inglês antirracista para estudantes negros nas universidades federais. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Linguagem, educação e racismo- UFRA. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo Linguístico: Uma análise das tecnologias linguísticas de discriminação racial. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo e linguagens do babado. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Linguagens em tempos inéditos. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Marcar a língua do branco para entender o racismo linguístico. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo e linguagem. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . O mito da democracia racial. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo linguístico. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Conferência de abertura: Racismo como estrutura ou racismo como estruturação. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . O ensino de língua em uma perspectiva antirracista libertadora. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo linguístico. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Afeto, corpo e colonialidade. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . A (des) racialização de pesquisadores como estratégia de luta: rumo a uma linguística aplicada antirracista. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Conferência de abertura: Racismo linguístico e direito à língua como igualdade racial. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo linguístico, discurso racista e currículo racista no ensino de línguas. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo Linguístico. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Desconstrução de discursos e expressões racistas. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Falar como um livro ou falar como um branco: racismo na educação linguística no Brasil. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . InterRacionalização. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo linguístico e decolonialidade. 2020 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Formação de professores de línguas no Brasil: história, política e encruzilhadas epistemológicas.. 2019 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . ?Racismo no ensino de língua inglesa: narrativas autobiográficas de professores negros de língua inglesa?. 2019 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Letramentos de reexistência e sobrevivência. 2019 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo, Linguagem e Decolonialidade: escrevivências contra o epistemicídio do pensamento negro. 2019 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . O ?eu? dos ?eus? numa terra de brancos falantes de inglês: vozes racializadas de professores negros de língua inglesa. 2019 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . As novas nuances do discurso racista. 2018 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Leisure activities in English textbooks: social class identity construction. 2016 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Linguagem, racismo epistêmico e universalidade na ausência de negros na pós-graduação. 2018 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . O negro na ciência brasileira contemporânea através de duas amostras. 2017 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . A linguagem na racialidade e racialidade na linguagem: vozes silenciadas de professores negros de Língua Inglesa. 2018 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Racismo linguístico e a importância da história da África na luta antirracista. 2019 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Pensamento negro contemporâneo insurgente. 2019 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Debatedor na mesa: 'Imperialismos e descolonizações'. 2019 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Palestra de encerramento: O epistemicídio do pensamento negro. 2019 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Políticas da morte e morte dos corpos: decolonialidades, racismo epistêmico e escrevivências literárias. 2018 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Negros na Produção do Conhecimento Cientifico. 2016 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Desafios do movimento nacional de pós-graduandos. 2016 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Regulamentação da profissão de cientista no Brasil. 2016 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Identidade e ensino-aprendizagem de línguas. 2016 (Conferência)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Minicurso convidado: Multiletramentos no ensino de inglês: em foco o letramento digital. 2015 (Outra)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Identidades de classe social no ensino-aprendizagem de língua inglesa: o caso do livro didático. 2015 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . A identidade do ensino de língua estrangeira na contemporaneidade: moderno, pós-moderno ou pós-colonial?. 2015 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . A comunicação intercultural entre as empresas hispanobrasileiras. 2010 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . O Texto no Português como Língua Estrangeira (PLE): entre blogs e redes sociais. 2013 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . The relationship between Refective English Teachers and English Textbooks. 2013 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . O Texto no Português como Língua Estrangeira (PLE): entre blogs e redes sociais. 2013 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O aprendizado de português como língua estrangeira na internet: contribuição das ferramentas tecnológicas. 2012 (Seminário)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Aprender/Ensinar Portugues como Língua Estrangeira utilizando recursos da Internet: uma abordagem comunicativa. 2012 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . O Ensino de Portugues como Língua Estrangeira e as (novas) tecnologias. 2012 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Portuguese as a Foreign Language at UESC: technology and its influence to the teaching/learning. 2012 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . O aprendiz de PLE e as redes sociais: processos discursivos na interlocução entre o ?eu‟ e o ?outro‟. 2012 (Seminário)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O gênero ?blog? e a produção escrita na internet: possibilidades para a aula de língua estrangeira/português como língua estrangeira. 2012 (Congresso)
    • NASCIMENTO, Gabriel . O Ensino de Português como Língua Estrangeira e as Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . : O Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): a busca de subsídios tecnológicos e a sua importância enquanto difusores da cultura brasileira (UESC/CNPq). 2011 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Multiculturalismo na rede: os blogs e redes sociais como mecanismos de comunicação intercultural. 2011 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . O ensino português língua estrangeira na internet: análise das estratégias de ensino/aprendizagem. 2011 (Simposio)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Multiculturalismo na rede: os blogs e redes sociais como mecanismos de comunicação intercultural. 2011 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; SANTOS, R. C. F. . O uso dos anglicismos na revista exame: uma análise qualitativa. 2011 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Minicurso: "Multiculturalismo na rede: os blogs como estratégia de ensino". 2011 (Outra)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALMEIDA, L. ; SANTOS, R. C. F. . O inglês não-padrão como protesto nas músicas "Bad boys" e "Three little birds", de Bob Marley. 2010 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Os Blogs corporativos da UESC: uma abordagem discursiva. 2010 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . A importância da identidade como discurso cultural. 2010 (Comunicacao)
    • ALOMBA RIBEIRO, M. D. ; NASCIMENTO, Gabriel . Análise semântica e pragmática dos significantes "neguinho (a)", e "nego (a)" no século XIX e no mundo contemporâneo. 2010 (Congresso)
    • ALOMBA RIBEIRO, M. D. ; NASCIMENTO, Gabriel . A reafirmação pragmática e semântica como forma de discursividade em frases do tipo vou sair lá fora por falantes do português do brasil. 2010 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; BORGES, Islânia Carla ; FILHO, Odilon Pinto de Mesquita . Competência comunicativa entre os alunos da terceira série do ensino médio. 2009 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Minicurso: Linguística Aplicada e Ensino de Língua Estrangeira: a contribuição das TICs, com as profas. Dra. Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro e Msc. Maria Goretti dos Santos Silva (Círculo de Estudos Linguísticos e Literários). 2012 (Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)/ Centro Acadêmico de Letras Prof. Ruy Póvoas)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Minicurso: Atlas Linguístico da Bahia: um estudo sobre os tabus linguísticos (Círculo de Estudos Linguísticos e Literários). 2012 (Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)/ Centro Acadêmico de Letras Prof. Ruy Póvoas)
    • NASCIMENTO, Gabriel . IV Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras (SEPEXLE). 2012 (Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC))
    • NASCIMENTO, Gabriel . III Seminário Nacional de Português como Língua Estrangeira e II Jornada Regional de Linguística e Letras. 2012 (Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC))
    • NASCIMENTO, Gabriel . XVII Encontro Baiano dos Estudantes de Letras. 2013 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Seminário: A Internacionalização da Ciência Brasileira: Realidade e Desafios. 2015 (Associação Nacional de Pós-graduandos)
    • NASCIMENTO, Gabriel . 3º Fórum Acadêmico de Linguística Aplicada. 2014 (Universidade de Brasília)
    • NASCIMENTO, Gabriel . 4º Salão Nacional de Divulgação Científica. 2015 (Associação Nacional de Pós-graduandos)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da UFSB.. 2019 (Universidade Federal do Sul da Bahia)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Curso de curta duração: Conversação básica em inglês para trabalhadores carentes do setor hoteleiro de porto seguro. 2019 (Universidade Federal do Sul da Bahia)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Curso: Inglês para o Turismo na Vila Valdete/Vila Parracho. 2019 (Universidade Federal do Sul da Bahia)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Curso Poéticas expandidas e o ato de escrever. 2019 (UFSB)
    • NASCIMENTO, Gabriel . "Oficina de escrita ?lugares do existir". 2019 (Universidade Federal do Sul da Bahia)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Tópicos de conversação básica em inglês- Conversation at a crossroads. 2019 (Universidade Federal do Sul da Bahia)
    • NASCIMENTO, Gabriel . CURSO BÁSICO DE ALEMÃO. 2012 (Centro Academico de Letras Prof. Ruy Póvoas/UESC)
    • NASCIMENTO, Gabriel . OFICINA DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA. 2012 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Inglês para o Turismo na Vila Valdete/Vila Parracho. 2019 (Universidade Federal do Sul da Bahia)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Curso de inglês para os trabalhadores de turismo. 2019 (Universidade Federal do Sul da Bahia)
    • NASCIMENTO, Gabriel . Tópicos de conversação básica em inglês- Conversation at a crossroads. 2019 (Universidade Federal do Sul da Bahia)
    • NASCIMENTO, Gabriel ; SANTOS, R. C. F. . INTENSIVÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O ENEM 2012. 2012 (Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC))
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Relatório parcial do projeto de Iniciação Científica 2009-2010. 2009
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Relatório final do projeto de Iniciação Científica 2009-2010. 2010
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Relatório Parcial de Pesquisa 2010-2011. 2011
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Relatório Final de Iniciação Científica- 2010-2011. 2011
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Relatório Final de Iniciação Científica- 2011-2012. 2012
    • NASCIMENTO, Gabriel ; ALOMBA RIBEIRO, M. D. . Relatório Parcial de Iniciação Científica- 2011-2012. 2012
    • Nome do projeto: A comunicação intercultural entre as empresas hispanobrasileiras (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, Gabriel , ALOMBA RIBEIRO, M. D. .
      Descrição: A presente pesquisa visou analisar as relações interculturais existentes no âmbito empresarial entre as empresas hispanobrasileiras. Nesse sentido foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica e, logo após, pesquisas in loco, a fim de investigar a importância das relações interculturais, assim como o papel da Universidade e, especificamente, da Linguística Aplicada e dos Estudos Culturais, para prover pressupostos sobre as relações linguísticas ( e, portanto, culturais) existentes no âmbito dos negócios.
    • Nome do projeto: Multiculturalismo na rede: os blogs e redes sociais como mecanismos de comunicação intercultural e a interface Português como Língua Estrangeira (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, Gabriel , ALOMBA RIBEIRO, M. D. .
      Descrição: Este trabalho busca analisar os blogs e redes sociais da internet como mecanismos de comunicação intercultural. Visando refletir a importância de estudos acerca da pragmática cultural este trabalho se torna viável à medida que com o advento da internet grandes redes sociais surgiram, crescendo, dessa forma as relações interculturais. Esta pesquisa busca analisar de forma aprofundada redes sociais e blogs como o Facebook, o Twitter, o Orkut, o Linkedin, o Livemocha, o Google Buzz, entre outros como cenários de forte multiculturalismo. Nesses sites há comunidades multiculturais incomensuráveis. A maioria dos servidores oferece versões de idiomas em várias línguas, o que permite que muitas pessoas que não falem uma língua estrangeira possam se juntar à comunidade multicultural. O trabalho será realizado através de pesquisa bibliográfica acerca dos Estudos Culturais e de pesquisa qualiquantitativa exploratória com usuários dessas redes de diferentes países.
    • Nome do projeto: O Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): a busca de subsídios tecnológicos e a sua importância enquanto difusores da cultura brasileira. (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, Gabriel , ALOMBA RIBEIRO, M. D. .
      Descrição: O presente estudo visa investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (as TICs) no ensino/aprendizado de Português como Língua Estrangeira. Tal trabalho fundamenta-se na perspectiva de difundir a cultura brasileira numa época histórica em que o Brasil ganha espaço no âmbito diplomático, político e econômico internacional. Numa perspectiva histórica, a crise econômica de 2008 fez cair em recessão as atividades econômicas dos Estados Unidos e das potências europeias e asiáticas, impactando todo o movimento econômico do planeta. Essa recessão fez com que o Real se valorizasse sobremodo, incentivando mais investimentos na moeda nas Bolsas de Valores em todo mundo, e a compra de ações de empresas brasileiras. Como demonstram Lacoste & Rajagopalan (2005) a expansão de uma língua está condicionada à sua situação econômica e política. Logo, a cultura de uma língua se expande quando a língua é importante no cenário internacional. Nesse sentido as TICs tornam-se valiosas ferramentas para o aprendizado de Português como Língua Estrangeira (PLE) porque possibilitam a difusão da cultura brasileira. Lévy (1998) analisa que por trás de toda técnica das tecnologias de informação existem seres situáveis e datáveis, e por isso seres culturais, que divulgam e apresentam traços de sua cultura. Pretende-se pesquisar como as TICs podem ser usadas em salas de PLE visando-se a maior facilidade de acessar e divulgar a cultura nacional, e uma possível e já discutida internacionalização do Português do Brasil. Este estudo embasa-se, como pesquisa bibliográfica, nas teorias de Ensino/Aprendizagem de LE/L2 e, mais especificamente PLE, assim como uma pesquisa bibliográfica a respeito da importância das TICs em outros projetos educacionais.
    • Nome do projeto: Raça e resistência ao racismo em atividades de inglês no sul da Bahia: auto) (bio) grafias da aprendizagem (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, Gabriel .
      Descrição: O ensino de inglês tem sido permeado por desigualdades sociais e raciais das mais diversas formas, incluindo as hierarquias de gênero e sexualidade (TÍLIO e JÚNIOR, 2014), classe social (SANTOS&MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2016) e raça (FERREIRA e CAMARGO, 2013; JORGE, 2016). Neste trabalho nos interessamos na relação entre ensino de línguas e uma perspectiva racial na Linguística Aplicada, que Rosa e Flores (2017) chamam de Raciolinguistics. Neste trabalho objetivo Investigar como se dá a construção de identidade dos estudantes negros de língua inglesa na Formação Geral do Campus Sosígenes Costa, no sentido de perceber de que maneira essas identidades se constroem enquanto identidades de resistência na língua (e não à língua) permitindo ou não aos estudantes se sentirem estimulados a estudar mais a língua inglesa.
    • Nome do projeto: Conversação básica em inglês para trabalhadores carentes do setor hoteleiro de Porto Seguro (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NASCIMENTO, Gabriel , SOUZA, S. P. .
      Descrição: Este projeto se justifica pela intensa necessidade de aprimoramento tecnológico dos trabalhadores em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de maioria negra de Porto Seguro, por meio da oferta de cursos para que eles possam melhorar seus currículos. Num momento de forte crise econômica, a melhoria dos currículos é fundamental para que um trabalhador desempregado possa, finalmente, se estruturar e conseguir um novo empego, dentre outros aspectos. Este trabalho se justifica pelo nexo com a comunidade local provocado pelo projeto da UFSB e se arrefece na necessidade de apontar caminhos para o desenvolvimento local por meio do diálogo com o próprio mundo do trabalho e com os trabalhadores negros locais, sendo essa a maioria de trabalhadores do setor hoteleiro.
    • Nome do projeto: Estratégias de comunicação e letramento digital via Whatsapp: letramentos de reexistência e antirracismo nas práticas letradas locais (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, Gabriel .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar as práticas de letramento em grupos de whatsapp de duas cidades baianas do interior do Sul da Bahia, Belmonte e Ilhéus, no intuito de entender como se dá o uso do áudio do whatsapp como tática de comunicação por pessoas negras sem acesso à escrita em língua portuguesa (que são comumente chamadas de analfabetas). Com o advento das redes de comunicação telemáticas (Levy, 1993), o whatsapp aparece como espaço que ainda não tem sido suficientemente analisado em estudos acadêmicos. As pessoas normalmente têm usado o whatsapp para, mais do que substituir as formas de comunicação comuns, complementá-las. Por isso, vendas, campanhas, saudações, discussões e, portanto, letramentos de reexistência (SOUZA, 2011) se dão através do whatsapp. Podemos entender letramentos de reexistência, tomando o caso das pessoas negras, como práticas letradas (onde não distinguimos aqui alfabetização escolarizada versus aquilo que não se aplica a esse contexto) das pessoas negras que resistem ao racismo com suas vidas, em suas comunidades, e se apropriam dessas redes e meios como uma forma de continuar existindo. Trago a este projeto a ideia de antirracismo a partir das escritas de Davis (1983, 2003), retomando as próprias práticas antirracistas dos povos negros, de maneira que, como no período escravocrata (MOURA, 2014), atualmente continuam existindo práticas de resistência aos mais diversos racismos impostos aos corpos negros que são negligenciadas, o que denominamos aqui de antirracismo. Nesse caso, ligo resistência negra à reexistência no letramento por pessoas negras como mote de investigação do whatsapp enquanto suporte de escrita, vídeo, chamadas, iconografia etc. Muito sobre letramento digital tem sido investigado desde a década de 60 nos Estados Unidos. É o caso da formatação do que conhecemos hoje como Ambiente Virtual de Aprendizagem, que, desde a década de 60, tem permitido a verificação de como aspectos como sua aplicação no ensino de línguas através do computador (HUBBARD e LEVY, 2006), a troca linguística entre pessoas de duas línguas com interesse de aprendizagem mútua (como é o caso do Teletandem, analisado por TELLES, 2015, e o Café Intercultural da UFSB, Edital CJA/ UFSB Nº 002/2018), bem como a abordagem dos recursos visuais de escrita, como é o caso dos emojis (PAIVA, 2016) e o próprio whatsapp como redes de formação de professores (GUNTER et al, 2019). Em nosso caso, queremos analisar a rede como ferramenta de existência de práticas de letramento dos povos negros de duas cidades de maioria negra na Bahia, que são Belmonte e Ilhéus. Desde Nascimento (2019) venho defendendo que o campo da linguagem seja compreendido como um espaço cujas análises ainda desnudam pouco o supremacismo branco que causa racismo epistêmico (MIGNOLO, 2000) ao negligenciar práticas locais de povos não-brancos por meio da linguagem. Por isso, esta pesquisa vai ao cerne dessa posição e tem como objetivo entender a comunicação, que sempre foi algo estratégico desses povos africanos pré-coloniais (BUSSOTI, 2015), não foi completamente apagada e tem permitido o surgimento de formas de letramento de reexistência, sobretudo após os impactos da COVID-19. Nesta pesquisa pretendemos investigar como se dão as práticas de comunicação e letramento digital de pessoas negras não escolarizadas, ou com pouca escolaridade, em grupos de whatsapp de dois municípios baianos, Ilhéus e Belmonte, de maneira a compreender como elas englobam um letramento de reexistência negra naquele espaço, bem como observar como essas práticas são vistas por terceiros que ocupam o mesmo ambiente virtual.
    • Nome do projeto: Racismo linguístico e cidadania linguística entre professores de língua inglesa de Itabuna e Ilhéus-BA (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, Gabriel .
      Descrição: O racismo linguístico, além de estar em termos da língua, como "ovelha negra" e "lado negro da vida", também se dá na forma como aprendemos e ensinamos línguas. Professores negros de língua inglesa são vítimas, por vezes, dessa forma de racismo. Por exemplo, ao se desacreditar o trabalho de professores negros de inglês ou confundi-los como professores de outras áreas, não sendo reconhecidos como portadores de competência de conhecimento de uma língua estrangeira o racismo linguístico está sendo praticado. O conceito de racismo linguístico foi por mim desenvolvido em Nascimento (2019), ao passo que Cidadania linguística é um conceito em desenvolvimento entre pesquisadores do Brasil e da África do Sul no Think tank dos BRICS intitulado "Multilingualism, Linguistic Citizenship and Vulnerability: a comparative focus on South Africa and Brazil", grupo do qual sou membro, que visa estabelecer, mais do que direitos linguísticos, a noção de cidadania linguística junto aqueles que tiveram sua cidadania negada desde sempre. Em projeto similar, registrado na unidade executora, com título "Antiracism and gender equality in English language teaching in Brazil: linguistic racism and raciolinguistics", o pesquisador proponente deste projeto coletará dados a partir de uma consultoria concedida à agência British Council do Reino Unido, em que haverá análise da relação entre diversidade e ensino de línguas em três estados. Tendo como ponto de partida ambos os projetos vinculados a instituições internacionais, neste projeto propomos averiguar como, a partir de uma formação antirracista em nível de formação continuada ofertada pela UFSB, professores de língua inglesa de Itabuna e Ilhéus-BA constroem suas identidades em relação ao racismo linguístico e cidadania linguística em língua inglesa. Os dados vão servir para amparar a discussão entre Brasil e África do Sul, no âmbito do Think tank dos BRICS e sobre a diversidade no ensino de língua inglesa, como no caso do projeto junto à Agência Conselho Britânico, além de permitir a construção de uma formação antirracista em língua inglesa no Sul da Bahia.
    • Nome do projeto: RACISMO E ANTIRRACISMO NO ENSINO DE LÍNGUAS NO ESTADO DA BAHIA-BRASIL (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, Gabriel , ALOMBA RIBEIRO, M. D. , WINDLE, J. , NDIMANDE, B. , SANTOS, K. B. , BRITO, E. P. , CAMPOS, J. G. S. , SANTOS, N. O. , COSTA, L. F. O. , GONCALVES, G. S. , SANTOS, K. J. R. , DIAS, R. S. , BONFIM, M. A. L. .
      Descrição: Muitos estudos abordando a interação entre raça e racismo nos estudos de linguagem foram desenvolvidos nos Estados Unidos e no Brasil nas últimas décadas (ANYA, 2016; ANZALDUA, 1987; KUBOTA E LIN, 2006; ALIM, 2012; JORGE, 2012; FERREIRA, 2015; NASCIMENTO, 2019). Eles centram-se na necessidade de questionar o papel da linguagem na conformação do racismo e também o papel da linguagem como uma invenção (MAKONI & PENNYCOOK, 2007) que co-naturaliza a existência do racismo (Rosa & Flores, 2017) nas comunidades de prática linguística ou no ensino de línguas. Esta proposta tem como objetivo entender quais são as práticas antirracistas que já existem no ensino de línguas no Estado da Bahia, Brasil. Através desse olhar, queremos compreender como o próprio racismo afeta o ensino de línguas, seja global, local ou glocalmente. No objeto desta proposta não está somente a tentativa de explicar como se dá o racismo no ensino de línguas, mas como os professores resistem ao racismo. Nessa direção, a conhecida educadora negra Glória Ladson-Billings (1994) passou a recolher dos professores, não suas trajetórias de horror, mas as de sucesso. A esse tipo de pedagogia, que inclui aprendizes negros e negras, ela passou a chamar de pedagogias culturalmente relevantes. Nesta pesquisa, tendo como ponto de partida a existência de racismo na língua e na linguagem, pela ação humana racista no ocidente, investigaremos como se dá o racismo e antirracismo no ensino de línguas na Bahia por meio da realização de uma formação continuada em nível de pós-graduação (aperfeiçoamento). O trabalho de campo será feito com coleta de dados etnográficos de professores negros e brancos de línguas, e nosso interesse gira em torno de investigar quais são suas pedagogias racialmente relevantes que constroem noções de cidadania linguística e pertencimento linguístico, como isso é manifestado nas aulas e quais pedagogias podem ser sistematizadas como tecnologias educacionais no nosso campo do saber. Este projeto inclui as seguintes propostas (apoiadas em chamadas específicas): PIG834-2021- Racismo linguístico e cidadania linguística entre professores de língua inglesa de Itabuna e Ilhéus-BA , vinculado ao CFPPTS-UFSB, e PVJ891-2021- Racismo e antirracismo no ensino de inglês: pedagogias racialmente relevantes de professoras e professores de língua inglesa na educação básica, vinculado ao IHAC-CJA, ambos com cotas de bolsa aprovadas e devidamente executadas no âmbito da UFSB por meio de bolsa do CNPq (Edital PROPPG nº 03/2021) e IC-UFSB (Edital PROPPG nº 10/2021), além da disciplina IJA0067 - RACISMO LINGUÍSTICO E RACISMO NO ENSINO DE LÍNGUAS - T01, ministrada no Campus Jorge Amado da UFSB. Também se vincula a este Projeto pedagógico de curso de aperfeiçoamento em antirracismo no ensino de línguas em nível de pós-graduação (Aperfeiçoamento), a ser ministrado no âmbito do Grupo de Linguagem e Racismo, que é executor desta pesquisa.
    • Nome do projeto: Inglês na Vila Valdete (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NASCIMENTO, Gabriel , PINHEIRO, L. B. .
      Descrição: O projeto se refere à oferta de cursos de língua em inglesa (em nível instrumental) para moradores da Vila Valdete e Vila Parracho, Porto Seguro. Um dos cursos, em formato de projeto piloto, está em aplicação em mesmo local, já colhendo resultados positivos. A ideia da oferta dos cursos é possibilitar a educação em segunda língua para moradores da periferia que se identificam com a possibilidade de aprender o inglês como língua estrangeira.
    • Nome do projeto: Antiracism and gender equality in English language teaching in Brazil: linguistic racism and raciolinguistics (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, Gabriel .
      Descrição: This statement of purpose for consulting services in English language teaching focuses on providing Skills for Prosperity Programme with consultancy on antiracism and gender equality within Request for Proposal (RFP) call. This proposal aims at pointing to the core values that will inform the services provided by the consultant as well as putting forward a diagnosis on how racism affects English language teaching in Brazil. The services include the writing of specialized documents and reviewing steps and the situation of Skills for Prosperity Programme within the objectives regarded previously.
    • NASCIMENTO, Gabriel . Parecer manuscrito do periódico Ethical Lingua. 2020 - Parecer manuscrito do periódico ethical lingua
    • NASCIMENTO, Gabriel . Parecer manuscrito do periódico Revista X. 2020 - Parecer manuscrito do periódico revista x
    • NASCIMENTO, Gabriel . Parecer ad hoc para o Journal of Sociolinguistics. 2021 - Parecer manuscrito do periódico journal of sociolinguistics
    • NASCIMENTO, Gabriel . Parecer ad hoc para o periódico Critical Studies in Education. 2021 - Parecer manuscrito do periódico critical studies in education
    • NASCIMENTO, Gabriel . Parecer ad hoc para a Revista da ABRALIN. 2020 - Parecer manuscrito do periódico revista da abralin
    • NASCIMENTO, Gabriel . Parecer manuscrito do periódico Applied Linguistics-. 2022 - Parecer manuscrito do periódico applied linguistics
    • NASCIMENTO, Gabriel . Parecer para a editora Multilingual Matters. 2022 - Parecer para a editora multilingual matters
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz
        Título: O professor crítico-reflexivo e o livro didático de PLE
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística Aplicada
        Nome da Instituição: Universidade de Brasília
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Universidade Estadual de Santa Cruz:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Grapiúba- o Jornal dos alunos de Letras da UESC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Editor-chefe
    • Colégio Estadual Maria de Lourdes Veloso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa e Língua Portugue
    • Filial Congregação das Irmãs Franciscanas Hosp. da Conceição:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • Revista Desempenho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Editor-chefe
    • Revista Desempenho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Portaria do MEC Nº 929, de 14 de setembro de 2015
    • Universidade Federal do Sul da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - Atual ).
        Outras informações: Nomeado em caráter efetivo pela Portaria Reitoria/UFSB n. 143/2018 (D.O.U. de 09/02/2018)Declarado Professor Assistente A, Nível II pela Portaria Reitoria/UFSB n. 245/2020Declarado estável pela Portaria Reitoria/UFSB n. 795/2021 (Boletim de Serviço Edição n 09 - Universidade Federal do Sul da Bahia)Declarado Professor Adjunto I pela Portaria Reitoria/UFSB n. 917/2021Removido, a pedido, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa para o Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais do Campus Jorge Amado, pela Portaria Reitoria/UFSB n. 422/2020Declarado Professor Adjunto II pela Portaria Reitoria/UFSB n. 197/2023.
        Outras informações: Professor Adjunto II (Portaria 197/2023)
    • Conselho Nacional de Saúde:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Representando a direção nacional da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO).
    • Ethical Lingua- Journal of Language Teaching and Literature:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Ethical Lingua: Journal of Language Teaching and Literature:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Publicado pela Universitas Cokroaminoto Palopo- Indonésia
    • British Council:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Consultor do projeto Skills for Prosperity
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • University of Pennsylvania:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Visiting Scholar
    • King's College London:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2023 - 2024 ).
        Outras informações: Visiting Scholar
    • University of South Australia:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Visiting Fellow