Não autenticado |

Bianca Rigamonti Valeiro Garcia

    • Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com a pesquisa intitulada ?Por Que Quanto Mais Cedo Melhor?: uma análise discursiva das justificativas neurológicas do ensino de inglês para crianças?, e mestre pela mesma instituição. Professora de inglês desde 1997, dedicada ao trabalho com crianças de educação infantil e ensino fundamental desde 2004. Atuou como assessora para a escrita dos Direitos de Aprendizagem do Ciclo Interdisciplinar e Autoral para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, trabalhando também na formação dos professores da Rede Municipal. Desde 2014 atua como autora e formadora do Programa de Formação de Professores de Inglês da Rede Municipal de Jundiaí (SP), em parceria com a Oxford University Press. Também escreveu o livro Trabalhando com Canções Jogos e Rimas em inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental (ed. Cortez ? no prelo), em parceria com diversas autoras. Em 2013 atuou como autora do programa de formação e formadora de professores de línguas estrangeiras da rede municipal de Jundiaí, atuando com os professores das escolas regulares e do centro de línguas, e, também, com a equipe de supervisão de inglês, com apoio da FCAV. Formadora e coautora dos roteiros para o Programa de Formação de Professores SMESP-FAFE 2012 (Teaching English to Young Learners), consultora e formadora de professores em escolas de ensino regular (Escola Projeto Vida e CONSA), autora e leitora crítica de materiais didáticos. Em 2012 atuou como tutora em um curso de formação de professores de inglês patrocinado pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Fundação Padre Anchieta, e também coordenou a área de Tecnologia Educacional da Escola Projeto Vida, fomentando ações de integração tecnológica às práticas docentes e gerindo a equipe de TE. Em 2011 participou do grupo de pesquisa integrado pelas universidades POLI-USP e FEUSP para implantação e análise do programa UCA ?Um Computador por Aluno?, atuando como formadora de professores na aplicação de tecnologias nas práticas docentes da Escola de Aplicação da USP. Em 2009 publicou o livro ?Produção do Texto em Língua Inglesa?.

       

      Links:    

    • GARCIA, B. R. V. ; MILTON, J. . Produção do Texto em Língua Inglesa. Curitiba : IESDE, 2009 . 284p. ISBN: 9788538702726.
    • GARCIA, B. R. V. ; FERRAZ, F. S. M ; MIRANDA, D. S. ; PIRIS, E. L ; SILVA, C. L. C. R. . Análises do Discurso: o diálogo entre as várias tendências na USP. São Paulo : Editora Paulistana, 2009 . p. ISBN: 978-85-99829-.
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . The Neuroascesis of Teaching English to Children. In: EPOGELLI , 2016 , São Paulo. Caderno de Resumos EPOGELLI. : , 2016. p. 7 - 7.
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . QUÃO CEDO É O SUFICIENTE? O PERÍODO CRÍTICO DE APRENDIZAGEM EM SITES DE ESCOLAS BILÍNGUES. In: EPED , 2016 , São Paulo. A multimodalidade nos estudos discursivos CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO. : , 2016. p. 30 - 30.
    • GARCIA, B. R. V. . Organização do tempo e do espaço na escola: rotinas e rituais. In: XVII SEMANA DA EDUCAÇÃO - OS DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO , 2015 , Ubatuba. XVII SEMANA DA EDUCAÇÃO - OS DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO Organização Acadêmica: Quadro-síntese do Evento. : , 2015. p. 7 - 7.
    • GARCIA, B. R. V. . ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ESTUDANTES EM FASE DE LETRAMENTO. In: 3 Simpósio Municipal de Educação: Currículo e a Reinvenção da Escola , 2015 , Jundiaí. 3o Simpósio de Educação - Cadeno de Anais. : , 2015.
    • GARCIA, B. R. V. . Aumentando a Massa Cinzenta (?): uma análise discursiva dos dizeres das coordenadoras pedagógicas sobre o ensino de inglês para crianças. In: III Simpósio Nacional/ I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade , 2012 , Campinas. III SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SOCIEDADE DILEMAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE. : , 2012.
    • GARCIA, B. R. V. . O Ensino de Inglês para Crianças no Discurso das Coordenadoras. In: V EPOG , 2010 , São Paulo. V Encontro de Pós-Graduandos - EPOG. : , 2010.
    • GARCIA, B. R. V. ; REYES, D. P. ; AMARAL, F. V. . CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO LÚDICO EM UM CURSO LIVRE DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NA FE-USP. In: XXVI JELI: Jornada de Ensino de Língua inglesa , 2010 , Jaú. O Processo de Aprender e Ensinar Inglês na Contemporaneidade. : , 2010. p. 31 - 31.
    • GARCIA, B. R. V. . Os Sentidos do Ensino de Inglês para Crianças na Mídia. In: XXVI JELI: Jornada de Ensino de Língua inglesa , 2010 , Jaú. O Processo de Aprender e Ensinar Inglês na Contemporaneidade. : , 2010. p. 30 - 30.
    • GARCIA, B. R. V. . Analisando o Bilinguismo dos Pequenos. In: IV EPOG - Encontro de Pós Graduandos da FFLCH , 2009 , . IV EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH. : , 2009. p. 73 - 75.
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . Relatando o Inglês dos Pequenos. In: Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso , 2009 , Campinas. Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso. : , 2009. p. 20 - 20.
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . O bilinguismo dos Pequenos - uma análise discursiva das práticas de ensino de inglês para crianças. In: II CIAD - Colóquio Internacional de Análise do Discurso , 2009 , São Carlos. II CIAD - A ordem do Olhar: discurso, semiologia, história. São Carlos : ufscar, 2009.
    • GARCIA, B. R. V. . (Re)invenções da Língua Estrangeira: Reflexões sobre o percurso legal do ensino de LE no Brasil. In: Seminário Internacional de Linguística - texto discurso e ensino , 2009 , São Paulo. Caderno de atividades e resumos. São Paulo : Universidade Cruzeiro do Sul, 2009.
    • GARCIA, B. R. V. . O Ensino de Inglês para Crianças nas Concepções da Mídia. In: I EPED Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2009 , São Paulo. Programação geral. Sessões de comunicação. Caderno de resumos. : , 2009. p. 32 - 33.
    • GARCIA, B. R. V. . Analisando o Poder Divertido. : , 2004 (Resumos Publicados em Anais de Congressos)
    • GARCIA, B. R. V. . Poder Divertido - Um Estudo das Relações de Poder em Sala de Aula. : , 2003 (Resumos Publicados em Anais de Congressos)
    • GARCIA, B. R. V. ; SIQUEIRA, M. C. ; CASSALHO, C. . Proposta Curricular 2016 - Áreas do Conhecimento - Inglês. 2016 (Assessoria)
    • GARCIA, B. R. V. ; RODRIGUES, L. A. D. ; DUBOC, A. P. M . Direitos de Aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral. 2016 (Assessoria)
    • GARCIA, B. R. V. . Orientações Pedagógicas do Centro de Línguas Antonio Houaiss. 2016 (Assessoria)
    • GARCIA, B. R. V. . Elaboração do Plano Curricular com ênfase nos planos da disciplina inglês. 2013 (Consultoria)
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . GRUPO 14: GESDELE ? GRUPO DE ESTUDOS SEMÂNTICOS E D ISCURSIVOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (FFLCH/USP). 2016 (Outra)
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . The Neuroascesis of Teaching English to Children. 2016 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . QUÃO CEDO É O SUFICIENTE? O PERÍODO CRÍTICO DE APRENDIZAGEM EM SITES DE ESCOLAS BILÍNGUES. 2016 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. . A Neuroascese no Ensino de Inglês para Crianças. 2015 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. . Organização o Tempo e do Espaço na escola: rotinas e rituais. 2015 (Conferência)
    • GARCIA, B. R. V. . ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ESTUDANTES EM FASE DE LETRAMENTO. 2015 (Simposio)
    • GARCIA, B. R. V. . O Ensino de Inglês para Crianças no Brasil: sentidos, características e implicações práticas. 2015 (Conferência)
    • SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. ; GARCIA, B. R. V. . A Poesia de Ginsberg. 2014 (Outra)
    • GARCIA, B. R. V. . Aumentando a Massa Cinzenta (?): uma análise discursiva dos dizeres das coordenadoras pedagógicas sobre o ensino de inglês para crianças. 2012 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . Designing Activities for Young Learners: some practical ideas. 2012 (Conferência)
    • GARCIA, B. R. V. . O Ensino de Inglês para Crianças no Discurso das Coordenadoras. 2010 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. ; REYES, D. P. ; AMARAL, F. V. . CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO LÚDICO EM UM CURSO LIVRE DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NA FE-USP. 2010 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. . Os Sentidos do Ensino de Inglês para Crianças na Mídia. 2010 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . O bilinguismo dos Pequenos - uma análise discursiva das práticas de ensino de inglês para crianças. 2009 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. . (Re)invenções da Língua Estrangeira: Reflexões sobre o percurso legal do ensino de LE no Brasil. 2009 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. . O Ensino de Inglês para Crianças nas Concepções da Mídia. 2009 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. . O jogo nos manuais de professores: concepções de língua estrangeira, jogo, professor e aluno. 2005 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. . Analisando o Poder Divertido. 2004 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. . Why Can't We Be Friends?. 2003 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. . Poder Divertido - Um Estudo das Relações de Poder em Sala de Aula. 2003 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. . Just Playing Games...?. 2003 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. . Teaching Cockney: why do we always have to be standard after all???. 2003 (Outra)
    • GARCIA, B. R. V. . O poder Divertido: o papel dos jogos na sala de aula de inglês como LE. 2005 (Comunicacao)
    • GARCIA, B. R. V. . Aprendizado de segunda língua pode ter início aos três anos, dizem especialistas. 2016 Folha de São Paulo
    • GARCIA, B. R. V. . Os 10 erros mais comuns de brasileiros ao falar inglês - e dos nativos de inglês ao falar português. 2016 BBC Brasil
    • SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. ; GARCIA, B. R. V. . VIII EAGiLE. 2006 (Universidade de São Paulo)
    • SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. ; GARCIA, B. R. V. . VII EAGiLE. 2005 (Universidade de São Paulo)
    • SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. ; GARCIA, B. R. V. . VI EAGiLE. 2003 (Universidade de São Paulo)
    • GARCIA, B. R. V. ; SEGUNDO, P. R. G ; PIRIS, E. L ; FERRAZ, F. S. M ; SILVA, C. L. C. R. . I EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2009 (USP)
    • GARCIA, B. R. V. ; PAULO, ; SILVA, C. L. C. R. ; CARLOS, J. T. ; MIRANDA, D. S. ; BRITO, L.A.M ; VELOSO, S. R. A. . II EPED - II Encontro de Pós Graduandos em Estudos Discursivos. 2010 (FFLCH-USP)
    • GARCIA, B. R. V. . III Simpósio Nacional/ I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2012 (IEL / UNICAMP)
    • GARCIA, B. R. V. . Formação das Gestoras do Núcleo de Línguas Estrangeiras de Jundiaí. 2016 (Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí)
    • GARCIA, B. R. V. . Formação em Serviço de Professores de Inglês da Rede Municipal. 2016 (Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí)
    • GARCIA, B. R. V. ; RODRIGUES, L. A. D. . Curso de Formação de Professores de Inglês do Ensino Fundamental I. 2012 (SME/DOT Ensino Fundamental e Médio)
    • GARCIA, B. R. V. . A Era Pós-Método: refletindo sobre a sala de aula de língua estrangeira. 2014 (Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo)
    • GARCIA, B. R. V. . Teaching Foreign Languages to Language Learners. 2015 (FEUSP)
    • GARCIA, B. R. V. ; ORTALE, F. L. ; FERRONI, R. . Formação de Professores de Língua Estrangeira: desafios do ensino atual. 2015 (DLM Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP - Serviço de Cultura e Extensão Universitária)
    • GARCIA, B. R. V. . Formação de Professores de Inglês do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Jundiaí. 2014 (Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí / Oxford University Press)
    • GARCIA, B. R. V. . Relatório Capes 01. 2008
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . Relatório Capes 02. 2009
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . Relatório de Atividades de Pesquisa 04. 2010
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . Relatório de Atividades de Pesquisa 05. 2011
    • GARCIA, B. R. V. ; REYES, D. P. ; AMARAL, F. V. . CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO LÚDICO EM UM CURSO LIVRE DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NA FE-USP. 2010
    • GARCIA, B. R. V. ; REYES, D. P. ; AMARAL, F. V. ; DONNINI, L. . Learning Through Digital Games. 2010
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . Relatório para Exame de Qualificação. 2015
    • GARCIA, B. R. V. ; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. . Relatório de Atividades de Pesquisa 03. 2009
    • GARCIA, B. R. V. . Núcleo LE Jundiaí - Formação das Formadoras. 2016 (Material online - núcleo de língua estangeira jundiaí - formação das formadoras)
    • GARCIA, B. R. V. ; MILTON, J. . Produção do Texto em Língua Inglesa. 2009 (Material didático para ensino superior)
    • GARCIA, B. R. V. ; CARANTI, M. L. M. . Le@p Educação Infantil: Orientações Curriculares e Didáticas. 2009 (Diretrizes curriculares para o ensino de língua inglesa)
    • GARCIA, B. R. V. ; CARANTI, M. L. M. ; MARTINS, M. C. F. . Le@p Extra: Orientações Curriculares e Matriz de Conteúdos de Avaliação.. 2010 (Diretrizes curriculares para o ensino de língua inglesa)
    • GARCIA, B. R. V. ; CARANTI, M. L. M. ; MARTINS, M. C. F. . Le@p F1: Orientações Curriculares e Projetos de Trabalho. 2011 (Diretrizes curriculares para o ensino de língua inglesa)
    • GARCIA, B. R. V. . Teacher Bibi's Online Courses. 2010 (Curso online de ensino de língua inglesa (desenvolvido na plataforma moodle))
    • GARCIA, B. R. V. ; RODRIGUES, L. A. D. . Oficina 06 - Routines and Rituals. 2012 (Orientações para oficina de formação de professores de inglês da rede municipal de são paulo)
    • GARCIA, B. R. V. ; RODRIGUES, L. A. D. . Oficina 10 - Case Studies. 2012 (Orientaçõesparaoficinadeformaçãodeprofessoresdeinglêsdaredemunicipaldesãopaulo)
    • Nome do projeto: Programa PROINFO - UCA (2011 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GARCIA, B. R. V. , RODRIGUES, L. A. D. , Lopes, Roseli .
      Descrição: O programa UCA (um computador por aluno), vinculado ao Ministério da Educação, organiza-se em quatro pilares: infraestrutura, formação de professores, avaliação e pesquisa. Atuei como formadora na formação de professores, sob a coordenação da Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes (coordenadora geral IES Global SP-USP). As atividades desenvolvidas consistiram na organização, acompanhamento e avaliação de cursos híbridos (com encontros presenciais e atividades a distância) para professores pertencentes a escolas de São Paulo participantes do UCA. .
    • Nome do projeto: GESDELE - Grupo de Estudos Semânticos e Discursivos em Língua Inglesa (2007 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GARCIA, B. R. V. , SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M. , FERNANDES, J. A. U. .
      Descrição: Investigação, pela perspectiva teórico-metodológica da Semantica da enunciação, da Semântica do Acontecimento, da Análise do Discurso, de pressupostos da teoria da desconstrução e da psicanálise, a questão da significação e do funcionamento semãntico-discursivo de exemplares de discursos de naturezas variadas (didático-pedagógico, ecológico, fílmico, publicitário, midiático, entre outros).
    • GARCIA, B. R. V. . Relatório do Ciclo de Palestras. 2009 - Relatório do ciclo de palestras da etapa de preparação pedagógica do programa de aperfeiçoamento de
    • GARCIA, B. R. V. ; et al . My Dream Trip. 2008 - Portfolio digital
    • GARCIA, B. R. V. ; et al . Our Schedules. 2007 - Portfolio digital
    • GARCIA, B. R. V. ; et al . Sixth Year Online. 2008 - Portfolio digital
    • GARCIA, B. R. V. . Leitura Crítica dos Cadernos do Aluno e do Professor (LEM Inglês) - 5a série/ 6o ano, 6a série/ 7o ano e 7a série/ 8o ano). 2013 - Leitura crítica
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
        Título: não requerido
        Ano de conclusão: 2010
      • Curso: letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O Poder Divertido: o papel dos jogos em aulas de inglês como língua estrangeira
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Escola Bakhita:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Ensino de Língua Inglesa para alunos da educação infantil e do ensino fundamental I, com foco em comunicação oral
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Escola Projeto Vida:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Instituto de Idiomas Perdizes Ltda.:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2004 ).
    • On Time Language Center:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1998 - 2002 ).
        Outras informações: professor de inglês
    • Yázigi Mooca:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2008 ).
        Outras informações: Elaboração do conceito de pesquisa digital para levantamento de necessidades do corpo docente/discente; Formação de professores de inglês em práticas reflexivas com foco em diferentes áreas didáticas, como: trabalho com alunos de nível avançado, adaptação de material didático para necessidades específicas de grupos discentes, motivação nas aulas de língua inglesa, entre outros, com emprego de observação de aulas e seções de feedback reflexivo com emprego de tecnologias diversas, com foco em desenvolvimento da análise crítica de aspectos didáticos; Aplicação de workshops específicos para professores de crianças de 3 a 5 anos
        Outras informações: Assessora
    • Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Formadora de Professores
    • Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Programa de formação continuada para seiscentos professores de língua inglesa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental..
        Outras informações: Docente
    • Fundação Carlos Alberto Vanzolini:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Assessora de Formação das Supervisoras de Ensino da Rede Municipal de Jundiaí.
        Outras informações: Assessora de Formação
    • Fundação Padre Anchieta:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Formadora-tutora do curso de formação de professores de inglês para o Ensino Fundamental e Médio para professores da rede estadual de São Paulo (parte do Concurso para PEB II).
        Outras informações: Tutora
    • Colégio Nossa Senhora Aparecida:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Consultora
    • Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Formação de Professores de Inglês do Ensino Fundamental I patrocinada pela Oxford University Press Brasil
        Outras informações: Formadora de Professores
    • Editora CEREJA Ltda.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Produção de Manual de Professor para uma coleção de Inglês de Ensino Fundamental para o PNLD 2017.
        Outras informações: Leitora Crítica