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Lucas Pinheiro Gariani

    • Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Possui titulação de bacharelado e licenciatura em ciências sociais pela mesma instituição, com intercâmbio acadêmico na Université Paris VII, por meio de bolsa de mérito acadêmico. Pesquisa temas que compreendem as áreas de Sociologia da Educação, Sociologia do Ensino Superior e Sociologia do Conhecimento. Atua no Grupo de Pesquisa de Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento (GPSECC) da USP. Atualmente, é professor de sociologia na rede pública estadual de São Paulo.

       

      Links:    

    • GARIANI, LUCAS PINHEIRO . As relações entre o público e o privado em instituições de ciência e tecnologia: uma análise do projeto IPT Open Experience PLURAL (USP) , v. 29 , p. 142 - 161 , 2022. ISSN: 01046721.
    • GARIANI, LUCAS PINHEIRO . A gênese da sociedade do espetáculo: Teatro em Paris, Berlim, Londres e Viena. Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais , v. 7 , p. 91 - 98 , 2015. ISSN: 22372423.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 1
    • GARIANI, L. P. . Caso USP: como o mercado financeiro cerca a ciência . Outras Palavras , , . .
    • GARIANI, L. P. . Entre patrimônio e cidade: conflitos e mediações na produção do Canteiro Aberto Vila Itororó. In: XXXI Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia , 2017 , Montevideo. Entre patrimônio e cidade: conflitos e mediações na produção do Canteiro Aberto Vila Itororó. : , 2017.
    • GARIANI, LUCAS PINHEIRO . A articulação de novos saberes especializados na reestruturação do ensino superior federal no Brasil: um estudo de caso da Universidade Federal do ABC. 2019 (Seminário)
    • GARIANI, LUCAS PINHEIRO . A USP e a São Remo: a atuação dos programas Avizinhar (1998-2006) e Aproxima-Ação (2013-2021). 2021 (Congresso)
    • GARIANI, LUCAS PINHEIRO . A emergência do campo acadêmico sobre educação superior: o contexto estadunidense e europeu. 2021 (Seminário)
    • GARIANI, LUCAS PINHEIRO . A privatização velada do IPT e da Universidade Pública: a ciência e a tecnologia públicas cercadas pelo mercado financeiro. 2021 (Comunicacao)
    • GARIANI, L. P. . Democratização, responsabilização e reorganização da Universidade no século XXI: o caso da Universidade Federal do ABC. 2019 (Congresso)
    • GARIANI, L. P. . O campo científico e as políticas públicas de reestruturação do ensino superior no Brasil (1984- 2016). 2019 (Congresso)
    • GARIANI, L. P. . A articulação de novos saberes especializados na reestruturação do ensino superior federal no Brasil: um estudo de caso da Universidade Federal do ABC. 2019 (Seminário)
    • GARIANI, LUCAS PINHEIRO . Conjuntura na Pós-Graduação. 2020 (Seminário)
    • GARIANI, L. P. . Entre patrimônio e cidade: conflitos e mediações na produção do Canteiro Aberto Vila Itororó. 2017 (Seminário)
    • GARIANI, L. P. . Entre patrimônio e cidade: conflitos e mediações na produção do Canteiro Aberto Vila Itororó. 2017 (Congresso)
    • GARIANI, L. P. . Participação e Comunidade: o caso da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2015 (Comunicacao)
    • GARIANI, L. P. . 6º Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP. 2020 (Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da USP)
    • Nome do projeto: Entre patrimônio e cidade: conflitos e mediações na produção do Canteiro Aberto Vila Itororó (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GARIANI, L. P. , FRUGOLI JR., H. .
      Descrição: A partir da linha de análise de uma Antropologia do Patrimônio Cultural, que se filia a determinadas perspectivas de uma Antropologia Urbana, trata-se de construir uma interlocução analítica entre patrimônio e cidade. A proposta deste projeto se sustenta em torno de uma etnografia a ser realizada no Canteiro Aberto Vila Itororó, interessada nos processos de mobilização do patrimônio cultural para a construção de espaços públicos. O eixo mais amplo deste empreendimento se sustenta em torno da investigação da concepção e realização da politica pública patrimonial em questão, atentando principalmente para a articulação entre a esfera pública municipal, as entidades privadas envolvidas e os setores sociais participantes.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento (GPSECC) (2010 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: GARIANI, L. P. , CARVALHO, J , RODRIGUES, L , HEY, A , BORGES, C , PIMENTEL, C , CHAVES, V , ANANIAS, R , LOURO, P , FERNANDES, M , PAIVA, I , GIANNECCHINI, L , JORGE, I , MARCELINO, G , TOMEI, F , NIEMIETZ, C , MOURÃO, C , SOUSA, C , ANTUNES, C , FONSECA, B. , FERREIRA, A. , GARCIA, S .
      Descrição: O GPSECC foi criado em 2010 e, desde então, organiza-se em torno de discussões sobre cultura, educação e conhecimento, envolvendo pesquisas de pós-graduandos/as, graduandos/as e estudantes de Iniciação Científica. Tendo por referência a teoria social de Pierre Bourdieu, exploram-se as potencialidades de uma abordagem transversalista para o estudo dos bens simbólicos e de sua economia, na sociedade brasileira contemporânea. Objetiva-se articular as dimensões estruturais da organização social, os processos e o funcionamento institucionais e as representações e práticas dos membros de diversos grupos sociais, tendo em vista entender as relações de dominação nas sociedades de classes contemporâneas. O Grupo elabora uma agenda semestral de trabalho e reúne-se quinzenalmente na FFLCH.
    • Nome do projeto: A gênese de um novo modelo universitário para o sistema de educação superior no Brasil: o caso da Universidade Federal do ABC (UFABC) (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GARIANI, L. P. .
      Descrição: Esta pesquisa procurou investigar uma das chaves de mudança que têm caracterizado a reestruturação do sistema de educação superior no Brasil a partir do início dos anos 2000. Trata-se de examinar a emergência e institucionalização de um novo modelo acadêmico e organizacional para as instituições de educação superior no país, que propõe mudanças específicas na organização institucional, acadêmica e curricular da universidade, sintetizadas pela ideia de criação dos bacharelados interdisciplinares. Para tanto, esta pesquisa se baseia em um estudo de caso sobre a concepção da Universidade Federal do ABC (UFABC), que é tomada como a primeira experiência de institucionalização desse modelo. Partindo de uma abordagem histórica e relacional, a pesquisa buscou examinar esse processo por meio de duas operações metodológicas. A primeira, dedicou-se à reconstrução das disputas travadas na intersecção entre os campos político, acadêmico e universitário no país em torno da reforma universitária. A pesquisa aponta que esse modelo foi elaborado por determinadas frações dominantes do campo acadêmico e científico. Sua institucionalização teve como condição as transformações nas relações de força entre agentes do campo político, acadêmico e universitário no interior do Estado, redefinidas a partir da mudança do grupo político na administração do governo federal em 2003. A segunda operação, debruçou-se sobre a construção do perfil social do grupo responsável pela elaboração do projeto pedagógico da UFABC e sobre a análise da trajetória familiar, profissional e acadêmica de seis cientistas e engenheiros desse grupo. A partir do exame de suas trajetórias singulares, a pesquisa buscou compreender as visões desse grupo a respeito da interdisciplinaridade.
    • Nome do projeto: A Favela Jardim da Felicidade e a problemática da moradia em São Paulo (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GARIANI, L. P. , AMERICO, A. S. D. , SCIFONI, S. , LOPES, C. M. .
      Descrição: Trata-se de um projeto desenvolvido no âmbito do Laboratório de Geografia Urbana sob coordenação da Profa. Dra. Simone Scifone. Intitulado "A Favela Jardim da Felicidade e a problemática da moradia em São Paulo" o projeto tem, entre seus conteúdos, o debate sobre a problemática da moradia nas grandes cidades, particularmente no que se refere a questões sobre a formação de favelas e da periferia, a produção social e contraditória do espaço urbano, as intervenções urbanísticas e a segregação socioespacial.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Estagiário de pesquisa na Fundação Seade, atuando na coleta de dados referentes à Pesquisa de Conjuntura das Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Pecompe).
        Outras informações: Estagiário
    • A CASA - Museu do Objeto Brasileiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Estágio no Núcleo Educativo do Museu do Objeto Brasileiro, atuando em diversas atividades como atendimento e orientação ao publico, pesquisa e documentação, manutenção do acervo, entre outras.
        Outras informações: Estagiário
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professor de sociologia da rede pública estadual de São Paulo.
        Outras informações: Professor Contratado