Não autenticado |

Willian Magalhães de Alcantara

    • Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Geografia também pela UFPE; Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - campus Várzea Grande.

       

      Links:    

    • Desenvolvimento Urbano.
    • FIORAVANTI, L. M. ; ALCÂNTARA, W. M. . Atlas socioespacial de Primavera do Leste - 2017: contribuições para políticas públicas.. Cuiabá : IFMT, 2017 . 72p. ISBN: 9788568861028.
    • ALCÂNTARA, W. M. ; FIORAVANTI, L. M. . O agronegócio globalizado no sudeste Mato-Grossense: o caso de Primavera do Leste MEDIUS - Rev. Acad. IFMT-PDL , v. 1 , p. 35 - 45 , 2018. ISSN: 2595203X.
    • FIORAVANTI, L. M. ; ALCÂNTARA, W. M. . A regulação híbrida nos espaços metropolitanos: uma breve discussão sobre o papel e o alcance do pluralismo jurídico Revista GeoPantanal , v. 11 , p. 47 - 63 , 2016. ISSN: 15174999.
    • ALCÂNTARA, W. M. ; CASTILHO, C. J. M. . O ACESSO A SERVIÇOS DE JUSTIÇA PARA OS POBRES EM RECIFE-PE: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA, À LUZ DE UM ESTUDO DO TERRITÓRIO Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais , v. 02 , p. 138 - , 2013. ISSN: 22388052.
  • Capítulos publicados: 2
    • ALCÂNTARA, W. M. . CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE A RESPEITO DO USO DO TERRITÓRIO PAULISTA PELA DEFENSORIA PÚBLICA. TEMAS APROFUNDADOS DA DEFENSORIA PÚBLICA, v. 2, p. 133 - 154, 2014.
    • ALCÂNTARA, W. M. . Acesso à Justiça e Uso do Território: análise geográfica do trabalho do Projeto Justiça Cidadã em Recife. Democracia, direitos humanos e mediação de conflitos: do local ao internacional, v. , p. - , 2011.
    • ALCÂNTARA, W. M. ; ALCOVER, B. C. ; LEANDRO, S. H. B. ; ANJOS, E. P. ; RIBEIRO, J. P. M. . O Sistema de Informações Geográficas para mapeamento e proposições socioespaciais em Primavera do Leste - MT. In: IV Workif - Workshop de Ensino, Pesquisa, extensão e Inovação do IFMT , 2016 , Cuiabá. Anais do IV Workif - Workshop de Ensino, Pesquisa, extensão e Inovação do IFMT. : , 2016. p. 354 - 357.
    • LEANDRO, S. H. B. ; ALCOVER, B. C. ; OLIVEIRA, M. S. ; XAVIER, A. ; FIORAVANTI, L. M. ; ALCÂNTARA, W. M. . Reflexões sobre a segregação socioespacial em Primavera do Leste. In: 68ª Reunião anual da SBPC , 2016 , Porto Seguro - BA. Anais da 68ª Reunião anual da SBPC. : , 2016.
    • ALCÂNTARA, W. M. ; FIORAVANTI, L. M. . CINEGEO: Aprendendo Geografia a partir da sétima arte. In: XIV Encontro Regional de Geografia , 2016 , Cidade de Goiás. Anais do XIV Encontro Regional de Geografia: Geopolítica do cerrado: natureza, economia e política. : , 2016.
    • ALCÂNTARA, W. M. . Os pobres e o acesso à justiça: considerações a respeito da atuação da Defensoria Pública. In: 2º Simpósio Internacional sobre as Geografias da Violência e do Medo. Pelo Direito à vida: a construção de um espaço cidadão. , 2008 , Recife. Anais do 2º Simpósio Internacional sobre as Geografias da Violência e do Medo. Pelo Direito à vida: a construção de um espaço cidadão.. Recife : Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2008.
    • ALCÂNTARA, W. M. . O acesso a serviços de justiça numa perspectiva de transformação socioespacial contribuição a uma abordagem espacial do acesso à justiça a populações pobres da cidade do Recife. In: XII Encontro de Geógrafos da América Latina , 2009 , Montevidéu. XII Encontro de Geógrafos da América Latina. : , 2009.
    • ALCÂNTARA, W. M. . O Neoliberalismo: história e implicações (David Harvey). : , 2009 (Resenha de livro publicada no site do Observatório das Metrópoles)
    • ALCÂNTARA, W. M. . Agropecuária e sustentabilidade. 2017 (Conferência)
    • ALCÂNTARA, W. M. . Cartografia Escolar. 2016 (Outra)
    • ALCÂNTARA, W. M. ; CASTILHO, C. J. M. . A Defensoria Pública em Recife: considerações sobre o uso do território. 2009 (Simposio)
    • ALCÂNTARA, W. M. . O acesso a serviços de justiça numa perspectiva de transformação socioespacial contribuição a uma abordagem espacial do acesso à justiça a populações pobres da cidade do Recife. 2009 (Congresso)
    • ALCÂNTARA, W. M. . Os pobres e o acesso à justiça: considerações a respeito da atuação da Defensoria Pública. 2008 (Simposio)
    • ALCÂNTARA, W. M. . Jornada Científica do IFMT - campus Primavera do Leste. 2016 (Instituto Federal do Mato Grosso)
    • ALCÂNTARA, W. M. . Cartografia Escolar para professores. 2017 (IFMT)
    • BEZERRA, A. C. V. ; ALCÂNTARA, W. M. . Capacitação para professores de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Recife. 2008 (Secretaria de Educação do município do Recife)
    • BEZERRA, A. C. V. ; ALCÂNTARA, W. M. . Gestão de Áreas Urbanas. 2009 (Material didático)
    • ALCÂNTARA, W. M. . Caderno Conceito e Ação 3: Da alfabetização cartográfica à leitura crítica e ao mapeamento consciente. 2010 (Materialdidático)
    • ALCÂNTARA, W. M. . Caderno Conceito e Ação 4: Mundo atual: Perversidades ou possibilidades?. 2011 (Material didático)
    • Nome do projeto: CINEGEO: Aprendendo Geografia a partir da sétima arte. (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALCÂNTARA, W. M. , FIORAVANTI, L. M. , CARVALHO, D. .
      Descrição: A realização do projeto consiste no ensino de temas geográficos, a partir da exibição e discussão de diversos filmes. O objetivo é que os alunos possam aprender Geografia de uma maneira mais dinâmica, lúdica e cultural. A cada semana, sempre às quintas-feiras à noite, será exibido um filme abordando um determinado tema de relevância. Cada exibição será precedida de uma apresentação, de duração de uma hora, na qual o professor extensionista e o pesquisador colaborador ministrarão uma aula sobre o tema em questão. Neste momento, serão fornecidas informações iniciais sobre o filme, bem como instruções para os estudantes a respeito de quais aspectos eles deverão observar com maior atenção. Serão destinadas aproximadamente duas horas para a exibição do filme. Sucederá cada exibição a discussão sobre o filme. Com duração de uma hora, esta etapa será destinada a esclarecimentos de dúvidas, à discussão dos principais pontos e à avaliação pelo professor da apreensão do tema e da compreensão do filme por parte dos alunos.
    • Nome do projeto: O uso do Sistema de Informações Geográficas para mapeamento e proposições socioespaciais (Chamada CNPq-SETEC/MEC N º 17/2014) (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALCÂNTARA, W. M. , FIORAVANTI, L. M. , ALCOVER, B. C. , OLIVEIRA, M. S. , LEANDRO, S. H. B. , BROCKER, R. V. P. , VASCONCELOS, T. C. .
    • Nome do projeto: O uso do Sistema de Informações Geográficas para mapeamento e proposições socioespaciais (Chamada CNPq-SETEC/MEC N º 17/2014) (2015 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: ALCÂNTARA, W. M. , FIORAVANTI, L. M. , ALCOVER, B. C. , LEANDRO, S. H. B. , PORTO, J. P. S. , ANJOS, E. P. .
      Descrição: O projeto faz parte da "Chamada CNPq-SETEC/MEC N º 17/2014 - Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica". O objetivo da pesquisa é, por meio da tecnologia de softwares de Sistemas de Informações Geográficas e da realização de trabalhos de campo, indicar e desvelar espaços da cidade de Primavera do Leste cuja população apresenta maior "vulnerabilidade social". Esse conceito será problematizado no decorrer da pesquisa. O estudo será exposto em um Atlas SocioEspacial e tem como instituição colaboradora a Secretaria Municipal de Assistência Social de Primavera do Leste (MT).
    • Nome do projeto: CINEGEO: Aprendendo a partir da sétima arte. (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALCÂNTARA, W. M. , ANJOS, E. P. , GUEDES, A. C. S. M. , CAFE, L. S. , BACCHINI, P. H. F. , TEIXEIRA, S. A. , SOUZA, T. C. .
      Descrição: A realização do projeto consistiu no ensino de temas das disciplinas de Geografia, Sociologia, História, Literatura, Língua Portuguesa, Língua Espanhola e informática, a partir da exibição e discussão de diversos filmes. O objetivo foi que os alunos pudessem ampliar seus conhecimentos sobre diversos temas de uma maneira mais dinâmica, lúdica e cultural. A cada semana, foi exibido um filme abordando um determinado tema de relevância. Foram 17 filmes durante o período de 04 de agosto a 08 de dezembro. Cada exibição foi precedida de uma apresentação, na qual um professor extensionista ministrou uma aula sobre o tema em questão. Neste momento, foram fornecidas informações iniciais sobre o filme, bem como instruções para os estudantes a respeito de quais aspectos eles deveriam observar com atenção maior. Foram destinadas aproximadamente duas horas para a exibição do filme. Sucedeu cada exibição a discussão sobre o filme. Esta etapa era destinada a esclarecimentos, à discussão dos principais pontos e à avaliação pelo professor da apreensão do tema e da compreensão do filme por parte dos estudantes.
    • Nome do projeto: Entre mobilidade e imobilidade: uma discussão sobre o transporte em Primavera do Leste, MT. (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALCÂNTARA, W. M. , FIORAVANTI, L. M. , LORENZZON, A. L. R. , GERALDO, A. G. P. , SIQUEIRA, L. S. .
      Descrição: Este projeto refere-se a uma pesquisa que pretende problematizar o uso do ônibus e da bicicleta na cidade de Primavera do Leste. Serão desvendados os benefícios e os problemas do transporte oferecido pelo Estado (o ônibus) e daquele encontrado do cotidiano dos cidadãos (a bicicleta). A pesquisa apresenta como objetivo principal questionar em que medida os transportes geram mobilidade à população de menor renda, mas, também são responsáveis por certa imobilidade de escolhas, na medida em que não se configuram como alternativas sempre viáveis para seus usuários. A pesquisa será realizada por alunos do Ensino Médio Técnico Integrado principalmente por meio de revisão bibliográfica e de entrevistas a moradores e usuários do transporte público de Primavera do Leste. Como resultado, são esperadas proposições para uma maior mobilidade dos habitantes de Primavera do Leste.
    • Nome do projeto: Dinâmicas da urbanização e do mercado imobiliário em Primavera do Leste, MT (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALCÂNTARA, W. M. , FIORAVANTI, L. M. , ROCHA, M. D. C. , ESCAME, M. E. F. , OLIVEIRA, A. A. .
      Descrição: Primavera do Leste é uma das cidades cuja economia mais cresce no estado do Mato Grosso. Tanto as primeiras nucleações urbanas quanto sua emancipação política estão diretamente ligadas ao agronegócio e à dinâmica por ele alavancada. A riqueza gerada no campo e a necessidade de infraestrutura para circulação e armazenagem da produção da agroindústria são responsáveis por grandes transformações no urbano. Parte dessas mudanças socioespaciais pode ser compreendida a partir do mercado imobiliário, o qual, por sua vez, ilumina processos da produção do espaço. O principal objetivo da pesquisa é problematizar, a partir das dinâmicas imobiliárias, a urbanização de Primavera do Leste. Por meio de levantamento bibliográfico e de trabalhos de campo, serão destacadas as implicações espaciais desse processo. A pesquisa será realizada por alunos do Ensino Médio Técnico Integrado.
    • Nome do projeto: Atlas socioespacial de Poxoréu - MT (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALCÂNTARA, W. M. , FIORAVANTI, L. M. , MARQUES JUNIOR, J. C. .
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo a elaboração de um atlas socioespacial do município de Poxoréu, no sudeste matogrossense. O município possui um passado de atração populacional e geração de riqueza com a exploração diamantífera. No entanto, nos dias de hoje, o município perde habitantes e as atividades econômicas ali realizadas não têm atendido à maioria da população. A partir de dados disponíveis no Instituto Brasiliero de Geografia e Estatística (IBGE), coleta de dados em trabalhos de campo, revisões bibliográficas, consulta às informações disponíveis nas secretarias municipais etc., elaborar-se-á um atlas com informações do meio natural, das atividades econômicas, de dinâmicas populacionais e da oferta de serviços públicos, principalmente. Para isso, a pesquisa contará com a participação do professor coordenador e do estudante bolsista. O principal recurso utilizado será o computacional: serão utilizados os programas Microsoft Excel e o Quantum GIS. O primeiro para tabulação de dados e geração de planilhas e gráficos e o segundo para a geração dos mapas. A intenção é que o resultado da pesquisa contribua para a criação de políticas públicas que tragam melhorias para os poxorenses.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Título: Urbanização Brasileira
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Caixa Econômica Federal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2008 ).
        Outras informações: Técnico Bancário
    • Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Agente Censitário Municipal
    • Projeto Rumo à Universidade:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Professor de Geografia (fund II e médio)
    • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - Atual ).