Não autenticado |

Luciana Aparecida Paraguassu Amaral

    • Sou mestre em Letras/Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Atualmente, sou doutoranda pelo mesmo programa, com cooperação do Programa de Linguística da Universidade de Groningen (Holanda). Possuo bacharelado e licenciatura em Letras (Habilitações: Português e Linguística) pela mesma instituição. Durante o período de pós-graduação, ministrei aulas em dois cursos de extensão: "Ensino de Gramática: Reflexões Semânticas", oferecido pela UFMG e pela ABRALIN; e "A Gramática e a Linguística em Sala de Aula", oferecido pela USP. Fui estagiária do Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino (PAE) da USP, atuando como monitora da disciplina "Elementos de Linguística". Interesso-me principalmente pelas áreas de Semântica Formal, Ensino de Gramática e Aquisição e Aprendizagem de línguas.

       

      Links:    

    • Semântica Formal
    • Ensino de Gramática
    • Semântica Lexical
    • MULLER, A. L. P. ; GUEDES, Marcela Martins de Freitas ; CIOLA, L. B. ; AMARAL, L. A. P. ; TRIDA, K. N. T. . Semântica na Escola!. Campinas : Curt Nimuendajú, 2020 . E-bookp. ISBN: 9786587924045.
    • AMARAL, L. A. P. . As Contribuições da Semântica para o Ensino do Tempo Gramatical e do Aspecto. A Gramática e a Linguística em sala de aula, v. 1, p. 226 - 264, 2022.
    • AMARAL, L. A. P. . Semântica na Escola!. In: 1º Congresso de Cultura e Extensão da USP , 2021 , . 1º Congresso de Cultura e Extensão da USP. : , 2021.
  • Apresentações de Trabalho: 7
    • AMARAL, L. A. P. . Constructions that denote plural events in Brazilian Portuguese: A study on the acquisition of the distinction 'Plural vs. Episodic'. 2023 (Outra)
    • AMARAL, L. A. P. . Duas abordagens no Estudo da Sintaxe. 2022 (Seminário)
    • AMARAL, L. A. P. . O Estudo dos Papéis Temáticos: Possíveis Contribuições para o Ensino. 2021 (Comunicacao)
    • AMARAL, L. A. P. . O Estudo dos Papéis Temáticos: Possíveis Contribuições para o Ensino das Vozes Verbais. 2022 (Comunicacao)
    • AMARAL, L. A. P. . Imperfectividade. 2022 (Seminário)
    • AMARAL, L. A. P. . Aspecto Gramatical e Acionalidade na Flexão de Passado no Português Brasileiro. 2019 (Simposio)
    • AMARAL, L. A. P. . A interação entre o aspecto gramatical e a acionalidade no tempo passado do português brasileiro. 2018 (Simposio)
    • AMARAL, L. A. P. ; MULLER, A. L. P. ; FERREIRA, L. F. ; BORGES, R. S. ; GOMES, A. P. Q. ; MARTINS, N. P. ; SHIMODA, L. T. ; TOMASI, C. ; SILVA, F. R. ; GONZALEZ, L. F. ; MEIRELLES, L. L. ; SOUZA, R. A. ; BERTUCCI, R. A. ; BARCELLOS, M. E. M. ; SILVA, L. L. ; CONEGLIAN, A. . Ensino da Gramática: Reflexões Semânticas. 2022 (Faculdade de Letras/UFMG)
    • SANTANA, A. L. ; SILVA, B. P. ; MARANGONI JUNIOR, C. E. ; VIEIRA, C. L. ; COELHO, C. S. ; MOREIRA, F. F. ; MARTINS, G. M. G. ; PEDROSO, J. W. ; BARBOSA, J. ; AMARAL, L. A. P. ; GOMES, M. P. ; OLIVEIRA, R. A. ; SILVA, S. N. L. ; ROCHA, T. K. ; TANGUELE, K. . A Gramática e a Linguística em sala de aula. 2021 (Faculdade de filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • Nome do projeto: Interação entre o aspecto gramatical e a acionalidade no tempo passado do português brasileiro (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, L. A. P. , MULLER, A. L. P. .
      Descrição: Neste projeto de iniciação científica, visamos analisar a interação entre o aspecto gramatical e o aspecto lexical, também denominado ?acionalidade?, na geração das várias possibilidades de interpretação que a língua portuguesa disponibiliza para o uso das flexões verbais que constituem o pretérito do indicativo no português.
    • Nome do projeto: Semântica na Escola! (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AMARAL, L. A. P. , MULLER, A. L. P. , TRIDA, K. N. T. , CIOLA, L. B. , GUEDES, M. M. F. .
      Descrição: Para auxiliar na resolução das dificuldades do ensino de gramática, nas aulas de Língua Portuguesa da Educação Básica, em escolas públicas do Estado de São Paulo, propõe-se uma metodologia baseada em jogos, debates e na Máquina Semântica.
    • Nome do projeto: Semântica & Ensino (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, L. A. P. , MULLER, A. L. P. , FERREIRA, L. F. , SILVA, L. V. , VILANOVA, L. R. C. .
      Descrição: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a análise linguística/semiótica como uma das áreas temáticas do ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental. No entanto, nem os professores de língua portuguesa, nem os livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático, seguem de forma adequada essa orientação. A razão disso está provavelmente no fato de que ela demanda uma formação qualificada e especializada, a qual os professores da Educação Básica e os autores de livros didáticos não possuem. As editoras, por outro lado, não estão interessadas em implementar mudanças significativas, porque isso oneraria mais seu custo. Na área de semântica, em particular, apenas a semântica lexical é abordada, negligenciando-se a existência de uma semântica que trata da combinação dos itens lexicais para formar constituintes e sentenças -a semântica gramatical. Apesar de já existir um amplo conhecimento acerca da semântica gramatical da língua portuguesa nas universidades, pouco desse conhecimento tem sido incorporado ao Ensino Fundamental. Diante disso, a transposição didática e a aplicação desse conhecimento produzido na universidade têm uma relevância significativa para as práticas de análise linguística/semiótica no Ensino Fundamental. Desse modo, este projeto tem como objetivo a elaboração de material didático contendo atividades de análise linguística/semiótica para o aluno do Ensino Fundamental. O material terá como foco a semântica gramatical da língua portuguesa, com a finalidade de ampliar o desempenho linguístico dos alunos. Um material que supra as lacunas acerca da semântica gramatical no ensino de língua portuguesa e que atenda as orientações da BNCC no que tange à análise linguística/semiótica.
    • Nome do projeto: A Gramática e a Linguística na Sala de Aula (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AMARAL, L. A. P. , MULLER, A. L. P. , SANTANA, A. L. , SILVA, B. P. , MARANGONI JUNIOR, C. E. , VIEIRA, C. L. , COELHO, C. S. , MOREIRA, F. F. , MARTINS, G. M. G. , PEDROSO, J. W. , BARBOSA, J. , TANGUELE, K. , GOMES, M. P. , OLIVEIRA, R. A. , SILVA, S. N. L. , ROCHA, T. K. .
      Descrição: Promover a apresentação e a difusão das descobertas pela pesquisa em linguística junto a professores que ensinam português na rede pública e/ou provada de ensino básico (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos). Pretende-se, assim, instrumentalizar os participantes com conceitos de descrição (meta-)linguística que deverão facilitar e ressignificar sua prática de ensino de gramática e redação.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos em Semântica Formal (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: AMARAL, L. A. P. , MULLER, A. L. P. , FERREIRA, L. F. , GOMES, A. P. Q. , MENDES, L. S. , SILVA, L. V. , VILANOVA, L. R. C. , FERREIRA, M. B. , FLUD, I. , HELENO, V. F. , NICLEVICZ, G. , ROCHA, R. M. R. E. , MOURA, D. M. C. .
      Descrição: Apresentar e discutir artigos e capítulos de livros cujos temas são do âmbito da Semântica Formal, com o intuito de ampliar conhecimentos.
    • Nome do projeto: Aspecto Gramatical e Acionalidade na Flexão do Passado no Português Brasileiro (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, L. A. P. , MULLER, A. L. P. .
      Descrição: Neste projeto de iniciação científica, visamos estudar o diálogo entre o aspecto gramatical e o aspecto lexical na geração das várias possibilidades de interpretação que nos disponibiliza a língua portuguesa para o uso do pretérito do indicativo.
    • Nome do projeto: Ensino da Gramática: Reflexões Semânticas (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AMARAL, L. A. P. , SILVA, F. R. , SILVA, L. L. , BARCELLOS, M. E. M. , BERTUCCI, R. A. , SOUZA, R. A. , MEIRELLES, L. L. , GONZALEZ, L. F. , TOMASI, C. , MULLER, A. L. P. , SHIMODA, L. T. , MARTINS, N. P. , MENDES, L. S. , GOMES, A. P. Q. , BORGES, R. S. , FERREIRA, L. F. , CONEGLIAN, A. .
      Descrição: O objetivo deste curso é, através das reflexões provenientes da semântica, proporcionar um olhar crítico sobre as práticas de ensino de gramática. Espera-se que ele ajude os professores a compreender a importância da semântica como uma base teórica fundamental para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Linguística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Lingüistica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).