Não autenticado |

Raija Maria Vanderlei de Almeida

    • Professora há mais de 20 anos e uma das fundadoras do curso de graduação em Educomunicação, UFCG. Atualmente leciono disciplinas Mídia e Infância, Comunicação em Espaços de Educação Formal e Linguagem Publicitária em Espaços Educativos, sempre na perspectiva da educação para a mídia. Minha formação acadêmica tem base na graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela UFPB e com mestrado sobre Propaganda Política: construindo imagens para a legitimação do poder (2003). Há mais de 15 anos meu olhar de pesquisadora tem se voltado para a relação entre mídia-infância-educação, orientando e desenvolvendo diversos trabalhos nessa linha temática. Doutora da USP em História Social sob a orientação do Professor Doutor Marcos Silva com o tema: O mito Pocahontas na Disney Renaissance: Das narrativas de um mito fundador aos dilemas identitários dos Estados Unidos da década de 1990.

       

      Links:    

    • Jovens e consumo midiático em tempos de convergência
    • BEZERRA, J. J. ; Almeida. Raija . Anais do Congresso de Comunicação. Recife : Faculdade Maurício de Nassau, 2005 . 146p. ISBN: 8589476073.
    • JACKS, N. ; Almeida. Raija ; TOALDO, M. M. ; Noll. Gisele ; LOPES, D.Lopes . Brasil em Números: Dados para pesquisas de comunicação e cultura em contextos regionais. Florianópolis : INSULAR, 2014 . 280p. ISBN: 9788574747965.
    • Almeida. Raija . Culturas E Identidades Na Disney Da Década De 1990. Uma Máquina De Ensino Na Era Da Globalização EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA , v. 4 , p. 87 - , 2018. ISSN: 24475971.
    • Almeida. Raija . O Vídeo na Educação Infantil: Os Impactos do Uso do Vídeo nas Práticas Educativas Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 34 , p. R6-2687-1 - , 2011. ISSN: 21754683.
    • MATOS, G. A. F. ; MELO, A. K. B. ; BRITO, A. F. V. ; Almeida. Raija . Propaganda e Mudanças Sociais Uma experiência de intervenção educomunicativa com a propaganda social Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 16 , p. R42-0272-1 - , 2014. ISSN: 21754683.
    • Silva, Iêgo J. ; Almeida. Raija . Dança x Mídia: A Arte e o Entretenimento Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 13 , p. R47-0911-1 - , 2014. ISSN: 21754683.
    • Almeida. Raija . 'Alô Governador': rádio, prpoaganda política e formação da cidadania Revista do CCHLA (UFPB) , v. 9 , p. 174 - 185 , 2002. ISSN: 14144417.
    • Almeida. Raija . Mídias e educação infantil II Colóquio Nacional Estudos Interdisciplinares sobre Infância e Juventude , v. 1 , p. 1 - , 2011. ISSN: 21759332.
    • Almeida. Raija . TV EDUCATIVA E MÍDIA INFANTIL Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade , v. 1 , p. 234 - , 2010. ISSN: 19823657.
    • Almeida. Raija . Apropriação das narrativas populares pela indústria cultural: Crenças e ritos. Anais do encontro Cultural de Laranjeiras: 20 anos , v. , p. - , 1994. ISSN: .
    • Almeida. Raija . A relação entre cliente e agência no mercado publicitário de João Pessoa Caderno de resumos do V CCHLA em Debate , v. , p. - , 1996. ISSN: .
    • Almeida. Raija . As políticas Sociais no discurso da propaganda política I ENACOPS (Encontro em Análises de Conjuntura e Políticas Sociais). , v. , p. - , 2002. ISSN: .
    • Almeida. Raija . Empresa cidadã. Os programas socias e seus impactos dentro e fora da empresa 10º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais , v. , p. - , 2001. ISSN: .
    • Almeida. Raija . O papel social da propaganda Política como legitimadora do poder IX Simpósio de Comunicação da Região Sudeste , v. , p. - , 2002. ISSN: .
    • Almeida. Raija . Apropriação das narrativas populares pela indústria cultural: Crenças e ritos. Anais do encontro cultural de laranjeiras , v. , p. - , 1994. ISSN: .
    • Almeida. Raija . Empresa cidadã. Os programas socias e seus impactos dentro e fora da empresa 10º congresso brasileiro de assistentes sociais , v. 1 , p. CO- 005 - , 2001. ISSN: .
    • Almeida. Raija . O papel social da propaganda política como legitimadora do poder IX Simpósio de Comunicação da Região Sudeste , v. 1 , p. 87 - , 2002. ISSN: .
    • Almeida. Raija . Alô governador. o papel da propaganda política na formação da cidadania Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 1 , p. 2002_NP3vaz - , 2002. ISSN: 21754683.
    • Almeida. Raija . Propaganda Política: Construindo imagens para a legitimação do poder Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 1 , p. 2003_NP03_almei - , 2003. ISSN: 21754683.
    • SILVA, M. ; LIMA, Marinalva Vilar de ; Almeida. Raija ; BRITO, R. R. . Pocahontas: o poder da imagem na história das américas pelo cinema da Disney. Ver a cidade: Imagens e a experiência social, v. , p. 101 - 131, 2020.
    • SILVA, M. ; LIMA, Marinalva Vilar de ; NASCIMENTO, C. G. ; Almeida. Raija . Spirit: O cinema de animação e o resgate da resistência dos nativos americanos durante a conquista do oeste.. Narrar a história na contemporaneidade: o cinema e a experiência histórica, v. 1, p. 126 - 142, 2019.
    • Almeida. Raija ; SOARES, Ismar. O. ; VIANA, Claudemir. E. ; XAVIER, Jurema. B. . Estudando refletindo e praticando educomunicação na educação formal. Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural, v. 1, p. 434 - 443, 2017.
    • Almeida. Raija ; LOPES, D.Lopes ; JACKS, N. ; Noll. Gisele . João Pessoa. Capitais brasileiras: dados históricos, demográficos, culturais e midiáticos, v. , p. 145 - 163, 2016.
    • Almeida. Raija . Comunicação nos espaços de educação formal. Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 3º Congresso, v. 1, p. 452 - 463, 2015.
    • Almeida. Raija . O auto de Eneida . Jornal Contraponto , , . .
    • Almeida. Raija . A menina e a bailarina . jornal contraponto , , 12 out. 2012.
    • Almeida. Raija . Panorama da formação em Educomunicação da UFCG.. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO , 2018 , SÃO PAULO. Anais do II CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO. : , 2018.
    • Almeida. Raija . Pocahontas: A história das Américas no cinema de animação da Disney.. In: XXIV Encontro Estadual de História ANPUH-SP , 2018 , Guarulhos. XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. : , 2018.
    • JUNQUEIRA, M. ; PURDY, S. ; Almeida. Raija . Disney e Pocahontas: a reconstrução de um mito.. In: IV ENEUA ? Encontro Nacional de História dos Estados Unidos , 2017 , São Paulo. IV ENEUA ? Encontro Nacional de História dos Estados Unidos. : , 2017. p. 21 - 22.
    • ALMEIDA, M. E. B. ; Almeida. Raija . A TV ONLINE E AS NOVAS FORMAS DE APRENDER. In: V Seminário Web Currículo: Educação e Cultura Digital , 2017 , São Paulo. Anais do V Seminário Web Currículo: Educação e Cultura Digital. São Paulo : Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. p. 724 - 727.
    • Almeida. Raija . Comunicação nos espaços de educação formal. In: IICongresso Literacia media e cidadania , 2015 , Lisboa. Comunicação nos espaços de educação formal. : , 2015.
    • Almeida. Raija ; PEREIRA, Sara. . Comunicação nos espaços de educação formal. In: 3° Congresso de Literacia, Media e Cidadania , 2015 , Lisboa. Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 3º Congresso. Braga -Portugal : CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho, 2015. p. 452 - 463.
    • Almeida. Raija . Comunicação nos espaços de educação formal. In: 3° Congresso de Literacia, Media e Cidadania , 2015 , Lisboa. 3° Congresso de Literacia, Media e Cidadania. : , 2015.
    • Matos, Gabriela ; Almeida. Raija . Propaganda e mudanças socias. In: Intercom 2014 , 2014 , . Intercom ? Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. : , 2014.
    • Almeida. Raija . Mídias e educação infantil. In: II Colóquio de estudos interdisciplinares sobre Infância e Juventude. Violência infanto-juvenil: Dilemas da sociedade brasileira , 2011 , . II Colóquio de estudos interdisciplinares sobre Infância e Juventude. Violência infanto-juvenil: Dilemas da sociedade brasileira. : , .
    • Almeida. Raija . Educação para os meios. In: I Colóquio de professores, pesquisadores e estudantes de Educomunicação , 2011 , . I Colóquio de professores, pesquisadores e estudantes de Educomunicação. : , 2011.
    • Almeida. Raija . mídias e educação infantil. In: II Colóquio de estudos interdisciplinares sobre Infância e Juventude. Violência infanto-juvenil: Dilemas da sociedade brasileira , 2011 , . II Colóquio de estudos interdisciplinares sobre Infância e Juventude. Violência infanto-juvenil: Dilemas da sociedade brasileira. : , .
    • Almeida. Raija . Contribuições da Educomuncação no Projeto Escola Amiga do corpo de toas as gerações. In: Encontro de Extensão Universitária da UFCG , 2010 , . Encontro de Extensão Universitária da UFCG. : , .
    • Almeida. Raija . : A Mídia Infantil nas TVs Educativas. In: XI SEPE: Semana de ensino e extensão , 2010 , Campina Grande. XI SEPE: Semana de ensino e extensão UFCG. : , 2010.
    • Almeida. Raija . O papel da propaganda política na formação da cidadania. In: VI CCHLA em Debate , 2002 , João Pessoa. VI CCHLA em Debate. : , 2002. p. 90 - .
    • Almeida. Raija . A TV e o Brasil no início da era digital. In: III Congresso de Comunicação da Faculdade Maurício de Nassau , 2005 , Recife. Anais do III Congresso de Comunicação. Recife : Editora Ensino Superior Bureau Jurídico, 2005. p. 135 - 145.
    • Almeida. Raija . A propaganda política na Era Maranhão. In: Intercom 2002 , 2005 , Belo Horizonte. A história da mídia Paraibana. Campina Grande - PB : , 2005.
    • Almeida. Raija . Propaganda política: construindo imagens para a legitimação do poder. In: Intercom , 2003 , . XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. : , .
    • Almeida. Raija . Propaganda política: construindo imagens para a legitimação do poder. In: Congresso Brasileiro de Ciências da comunicação , 2003 , Belo Horizonte. Intercom 2003. : , 2003.
    • Almeida. Raija . Alô Governador: Rádio, propaganda política e formação da cidadania. In: CCHLA em Debate , 2002 , . Revista CCHLA em debate. João Pessoa : UFPB, 2002.
    • Almeida. Raija . Alô Governador. O papel social da propaganda política como legitimadora do poder. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , 2002 , Salvador. Intercom 2002. : , 2002.
    • Almeida. Raija . O papel social da Propaganda política como legitimadora do poder. In: IX Simpósio de Comunicação da região Sudeste , 2002 , Rio de Janeiro. IX Simpósio de Comunicação da região Sudeste. : , 2002.
    • Almeida. Raija . A relação entre cliente e agência no mercado publicitário de João Pessoa. In: V CCHLA Conhecimento em debate , 2000 , João Pessoa. V CCHLA Conhecimento em Debate: caderno de resumos. João Pessoa : V CCHLA conhecimento em Debate, 2000. p. 89 - 90.
    • Almeida. Raija ; ALENCAR, J. ; JUNIOR, O. ; TRIGUEIRO, O. M. . A apropriação das narrativas populares pela indústria cultural: crenças e ritos. In: CCHLA - conhecimento em debate , 2000 , João Pessoa. Caderno de resumos conhecimento em debate 2000. João Pessoa : UFPB, 2000. p. 37 - 37.
    • Almeida. Raija ; ALENCAR, J. ; JUNIOR, O. ; TRIGUEIRO, O. M. . A apropriação das narrativas populares pelos mass media: Crenças e superstições. In: Encontro Coltural de Laranjeiras , 1995 , Aracajú. Encontro Cultural de Laranjeiras. Aracajú : Fundação estadual de cultura, 1995. p. 299 - 308.
    • Almeida. Raija . Empresa cidadã. os programas sociais e seus impactos dentro e fora da empresa. In: 10º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais , 2001 , Rio de Janeiro. Caderno de resumos. Rio de Janeiro : Univernidade Estadual do Rio de Janeiro, 2001. p. 194 - 194.
    • Almeida. Raija . Empresa cidadã. Os programas Sociais e seus impactos dentro e fora da empresa. In: 10º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais , 2001 , Rio de Janeiro. Trabalho, Direitos e Democracia. Rio de Janeiro : Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2001.
    • DPAULA, I. ; Almeida. Raija . Projeto cine Periferia. 2013 (Assessoria)
    • POLITICO, D. M. M. ; Almeida. Raija . Campanha Política Eleitoral majoritária do PMDB. 1998 (Outra)
    • Salles Lucas ; Almeida. Raija . Campanha Política Eleitoral majoritária do PMDB. 2002 (Outra)
    • Salles Lucas ; Almeida. Raija . Campanha Política Eleitoral Majoritária do PMDB. 2006 (Outra)
    • Almeida. Raija . O Sonho de Inacim. 2006 (Elaboracao_de_projeto)
    • Almeida. Raija ; DPAULA, I. . Sumindo no Mapa. 2006 (Elaboracao_de_projeto)
  • Apresentações de Trabalho: 27
    • Almeida. Raija . Pocahontas: A história das Américas no cinema de animação da Disney.. 2018 (Congresso)
    • Almeida. Raija . Mídia e infância: a produção audiovisual e o imaginário infantil. 2018 (Conferência)
    • Almeida. Raija . Panorama da formação em Educomunicação da UFCG. 2018 (Conferência)
    • Almeida. Raija . Apresentação do curso de comunicação social noturno. 2012 (Conferência)
    • Almeida. Raija . Apresentação do curso de comunicação social diurno. 2012 (Conferência)
    • Almeida. Raija . Cultura comunicação e redes sociais. 2011 (Conferência)
    • Almeida. Raija . Apresentação do curso de Comunicação social da UFCG Diurno. 2012 (Conferência)
    • Almeida. Raija . Comunicação nos espaços de educação formal. 2015 (Congresso)
    • Almeida. Raija ; JACKS, N. . Jovens e consumo cultural em tempos de convergência. 2014 (Conferência)
    • Almeida. Raija . O vídeo na Educação infantil. 2013 (Conferência)
    • Almeida. Raija ; JACKS, N. . Consumo cultural em tempos de convergência midiática. 2013 (Congresso)
    • Almeida. Raija ; LOPES, D.Lopes . Jovem e consumo midiático em tempos de convergência. 2013 (Seminário)
    • JACKS, N. ; Almeida. Raija . Rede Brasil Conectado - Pesquisa Jovem e consumo midiático em tempos de convergência.. 2013 (Congresso)
    • Almeida. Raija . Mídia, infância e Consumo. 2013 (Conferência)
    • Almeida. Raija . Erotização Infantil. 2011 (Conferência)
    • DPAULA, I. ; CUSTÓDIO, Luiz ; Almeida. Raija . Cultura e redes sociais. 2011 (Conferência)
    • Almeida. Raija . Relato de experiências PIATI. 2011 (Outra)
    • Almeida. Raija . A Mídia e a educação infantil - dia 8. 2011 (Conferência)
    • Almeida. Raija . A Mídia e a educação infantil. 2011 (Conferência)
    • Almeida. Raija . A criança e a mídia. 2011 (Conferência)
    • Almeida. Raija . O Papel Social da Propaganda. 2011 (Conferência)
    • Almeida. Raija . As redes sociais e as Ongs. 2011 (Conferência)
    • Almeida. Raija . A importância da Comunicação nas ONGS. 2011 (Conferência)
    • Almeida. Raija . Apresentação do Curso de Comunicação Social Noite. 2011 (Conferência)
    • Almeida. Raija . Apresentação do curso de Comunicação Social Manhã. 2011 (Conferência)
    • Almeida. Raija . Apressentaçao do curso de Comunicação Social Noite. 2010 (Conferência)
    • Almeida. Raija . Apresentaçao do Curso de Comunicação Social da Manhã. 2010 (Conferência)
    • Vaz, Almeida ; VASCONCELOS, L. F. . O guia eleitoral influencia no voto do eleitor?. 2014 TV Cabo Branco
    • Salles Lucas ; Almeida. Raija . Campanha Política eleitoral do PMDB. 2002 TV Cabo Branco, TV Tambaú, TV O Norte, TV Correio
    • POLITICO, D. M. M. ; Almeida. Raija . Campanha Política eleitoral do PMDB. 1998 TV Cabo Branco, TV Correio, TV O Norte, TV Tambaú
    • POLITICO, D. M. M. ; Almeida. Raija . Propaganda Política Governamental. 1997 Globo
    • Salles Lucas ; Almeida. Raija . Campanha Política eleitoral do PMDB. 2006 TV Cabo Branco, TV Tambaú, TVCorreio, TV o Norte
    • Almeida, Ronaldo Monte de ; Almeida. Raija . Lançamento do livro Memória do Fogo. Autor: Ronaldo Monte de Almeida. 2006 (Editora Objetiva)
    • Yara Matos ; Almeida. Raija . VI CCHLA Conhecimento em Debate. 2002 (UFPB)
    • Badaró, Paulo ; Almeida. Raija ; DPAULA, I. . I Workshop de Produção Audiovisual. 2008 (UFPB)
    • Almeida. Raija ; CUSTÓDIO, Luiz ; BARBOSA, M. . Intercom Nordeste 2010. 2010 (UEPB)
    • CUSTÓDIO, Luiz ; Almeida. Raija . INTERCOM NORDESTE 2010. 2010 (Intercom)
    • CUSTÓDIO, Luiz ; Almeida. Raija . Coordenação do Intercom Júnior ? IJ5 Comunicação Multimidia. 2010 (Intercom)
    • MARACAJA, E. A. ; Almeida. Raija . Festival de Inverno de Campina grande. 2011 (Prefeitura Municipal de Campina Grande)
    • Almeida. Raija ; RAMOS, V. . Aula Inaugural do curso de especialização em Gestão e Produção Cultural. 2013 (Universidade Federal de Campina Grande)
    • Almeida. Raija ; BORBOREMA, N. M. . 1° Simpósio de comunicação do nordeste. 2016 (Universidade Federal de Campina Grande)
    • Almeida. Raija ; NUNES, M. . Ciclo de Debates Educom. 2016 (Universidade Federal de Campina Grande)
    • Almeida. Raija ; DPAULA, I. . Muda Pedregal. 2015 (Instituto Agregar)
    • Almeida. Raija ; BRITO, R. R. . I SIMPÓSIO: HISTÓRIA E RETÓRICA DA IMAGEM. 2019 (UFCG)
    • Badaró, Paulo ; Almeida. Raija ; DPAULA, I. . Oficina de Capacitação em Produção Audiovisual. 2008 (UFPB)
    • Almeida. Raija . Módulo de Planejamento de Campanha Publicitária. 2003 (Universidade Federal da Paraíba)
    • Badaró, Paulo ; Almeida. Raija ; DPAULA, I. . Oficina de Capacitação em Produção Audiovisual. 2008 (UFPB)
    • Almeida. Raija . Criação De Produtos Midiáticos De Intervenção Social. 2010 (INTERCOM)
    • Almeida. Raija . Criação de uma campanha Publicitária: CUFA LIIBRA 2011. 2011 (CUFA Campina grande)
    • Almeida. Raija . Educomunicação fundamentos e aplicações. 2014 ()
    • Almeida. Raija . Mídia e consumo infantil. 2013 ()
    • Almeida. Raija . Mídias na educação infantil. 2012 (UFCG)
    • Almeida. Raija . Mídias na Educação Infantil. 2011 (Unidade de Educação Infantil)
    • Almeida. Raija . Mídias na Educação Infantil. 2011 (UFCG)
    • Almeida. Raija . Mídias e educação Infantil. 2011 (UFCG)
    • Almeida. Raija . Mídias e educação Infantil. 2011 (UFCG)
    • Almeida. Raija . Criação de uma campnha publicitária: Cufa Liibra 2011. 2011 (CUFA - Central Única das Favelas)
    • Almeida. Raija . O poder do vídeo nas suas mãos. 2011 (CUFA - Central Única das Favelas)
    • Almeida. Raija . O poder do vídeo nas suas mãos. 2010 (CUFA - Central Única das Favelas)
    • Almeida. Raija ; Badaró, Paulo . I Workshop de produção Audiovisual. 2008 (UFPB)
    • Badaró, Paulo ; Almeida. Raija . Minissérie Geração Saúde 2. 2008 (Material didático)
    • Almeida. Raija . Educomunicação fundamentos e aplicações. 2014 (Mini curso)
    • Almeida. Raija . Mídia e consumo infantil. 2013 (Aula magna)
    • Almeida. Raija . A Publicidade e a Propaganda no Brasil. 2006 (Material didático)
    • Nome do projeto: Agência: Boomerang - Campanha Publicitária: A Prodígio Academia é mais. ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência: Criativi - Campanha Publicitária: Alergomed: Hoje ela não me vence mais. ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência: Star - Campanha Publicitária: Marezzia Serigrafia& Confecções ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência: UP - Campanha Publicitária: Skill: Inglês sem enrolação, só na Skill ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência Código - Campanha Publicitária: Bar e restaurante Mr. Caipira ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência: Isca - Dicopast, aqui tem: variedade, qualidade e preço baixo. ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência: Malagueta - Planc Engenharia: Mais que viver, morar. ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência: Jobs - Campanha Publicitária: MAQ-LAREM: resultados mais confiáveis. ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência Focco - Campanha Publicitária: Mundo BF ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência:Emage - Campanha Publicitária: Cachaça Volúpia ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência: Portal - Campanha Publicitária: Magicar ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência:@Brasil - Furtacor: A moda para quem faz da vida uma arte. ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência: Lume - Campanha publicitária OX MEN ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Agência: ITEM - Campanha Publicitária: TAM Linhas Aéreas ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
    • Nome do projeto: Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade- PIAT (2003 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Almeida. Raija , SILVA, K. Q. E. .
      Descrição: Na condição de educadores universitários o nosso foco maior tem sido a EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL desenhando assim práticas e sensibilidades curriculares que estimulem a relação dialógica entre as gerações e o encontro sábio e criativo entre o velho e o novo. A intergeracionalidade e a interculturalidade têm respaldado as nossas práticas extensionistas e possibilitado a circularidade entre os saberes acadêmicos e os saberes populares, entre os saberes dos jovens, infantes e adultos e os saberes dos velhos, e sobretudo, têm alicerçado a vivência de uma cultura de paz entre os diferentes.
    • Nome do projeto: Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade- PIAT (2003 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Almeida. Raija , SILVA, K. Q. E. .
      Descrição: Na condição de educadores universitários o nosso foco maior tem sido a EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL desenhando assim práticas e sensibilidades curriculares que estimulem a relação dialógica entre as gerações e o encontro sábio e criativo entre o velho e o novo. A intergeracionalidade e a interculturalidade têm respaldado as nossas práticas extensionistas e possibilitado a circularidade entre os saberes acadêmicos e os saberes populares, entre os saberes dos jovens, infantes e adultos e os saberes dos velhos, e sobretudo, têm alicerçado a vivência de uma cultura de paz entre os diferentes.
    • Nome do projeto: Mídia, infância e educação (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Almeida. Raija , OLIVEIRA, V. L. D. .
      Descrição: Esta linha de pesquisa pretende analisar a relação do vídeo na educação infantil e seus impactos nas práticas educativas, penetrando num meio muito sutil e delicado, inter e transdisciplinar dos estudos da educação e suas interfaces com a cultura, mídias e as práticas educomunicativas
    • Nome do projeto: Comunicação, Educação e Transformação Social (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Almeida. Raija , SILVA, K. Q. E. , LOPES, D.Lopes .
      Descrição: Existe hoje uma necessidade de diálogo entre linguagens e conteúdo das mídias e as práticas educacionais críticas. A escola como mediadora e espaço de leitura crítica é também um local de produção e endereçamento de respostas às mídias. Sendo a cultura midiática a primeira cultura da criança, o papel da escola é fazer a transição desta para uma cultura elaborada. Através de uma abordagem interdisciplinar integrada este grupo de pesquisa visa ampliar e agregar diferentes áreas de conhecimento, como a educação, a comunicação, a sociologia, e setores da sociedade para discutir novas formas de abordagem do campo midiático dentro e fora do espaço da educação formal, aproximando a comunidade, lhe dando vez e voz dentro do processo dessa pesquisa. São objetivos do grupo de pesquisa ? Produção de um Blog com conteúdos educomunicativos para auxiliar nos projetos pedagógicos de professores e/ou oficineiros que planejam usar a linguagem e recursos midiáticos. ? Produção e publicação de artigos. ? Integração com pesquisas que se relacionam com o tema. ? Levantamento bibliográfico do tema. ? Levantamento de filmes, vídeo, jogos, cd´s e kit´s pedagógicos e educomunicativos. Este grupo faz parte da Rede Brasil Conectado (redebrasilconectado.wordpress.com) composto por membros de 47 universidades, entre federais e particulares, dentre os quais há participantes pertencentes a 55 grupos de pesquisa. Atualmente a rede desenvolve a pesquisa nacional comparativa chamada Jovem e consumo midiático em tempos de convergência, sob a coordenação e vice coordenação, respectivamente, das pesquisadoras Nilda Jacks e Mariângela Toaldo, ambas da UFRGS. Os grupos que compõem a Rede estão disponíveis no link abaixo: https://docs.google.com/file/d/0B4eH51McBDfVU2RvV1NhaktDUEE/edit?usp=sharing
    • Nome do projeto: Aluno Integrado (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Almeida. Raija , Raija Almeida .
      Descrição: Projeto de Educação a Distância vinculado ao MEC e ao Governo do Estado da Paraíba para preparar alunos do ensino médio para o uso das tecnologias voltadas para a educação.
    • Nome do projeto: Educação Popular, Patrimonial, Intergeracional e ambiental: experiências transdisciplinares (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Almeida. Raija .
      Descrição: O Programa destina-se a atender comunidades populares do campo e da cidade do estado da Paraíba, beneficiando a comunidade interna das universidades públicas representadas por professores, alunos de graduação e pós-graduação e servidores técnico-administrativos, bem como a comunidade externa representada por movimentos comunitários do campo e da cidade, Centros de Convivência, alunos e profissionais da Educação de escolas públicas da Educação Básica do campo e da cidade, moradores de bairros populares, agricultores, gestores públicos e Organizações não Governamentais. Estima-se que com essas ações 1.000 pessoas de diferentes idades serão contempladas.
    • Nome do projeto: Educação popular, patrimônial, intergeracional e ambiental: experiências transdiscilinres (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Almeida. Raija , SILVA, K. Q. E. .
    • Nome do projeto: EducomGames (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija , LOPES, D.Lopes .
      Descrição: Grupo de pesquisa registrado pelo CNPq
    • Nome do projeto: Cine periferia em Ação (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija , DPAULA, I. .
      Descrição: Projeto cultural de produção audiovisual popular.
    • Nome do projeto: Podemos +: Rede de cursinho populares (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Almeida. Raija , LOPES, D.Lopes , NUNES, M. .
    • Nome do projeto: Curso de Especialização em Produção Cultural (2013 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Almeida. Raija .
      Descrição: Na finalidade de traçar parâmetros para a formação do Produtor Cultural, é necessário observar sua inserção dentro do complexo social. Traçar essas observações é buscar, de certo modo, o processo de formação de uma simbologia. É trazer a formação de um olhar coletivo e convencionalizado sobre o que é o termo produção e o que esse termo diz associado ao termo cultura. Mas não estagna em seus conceitos terminológicos. Entender sua atuação dentro de um contexto complexo da sociedade parece ser o mais apropriado para requisitar os entrelaçamentos do Produtor Cultural diante das necessidades sociais, artísticas e mercadológicas que hoje esse profissional está inserido.
    • Nome do projeto: jovens e consumo midiático em tempos de convergência (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Almeida. Raija , JACKS, N. , LOPES, D.Lopes , TOALDO, M. M. .
      Descrição: Projeto financiado pelo Cnpq e coordenado por Nilda Jakcs
    • Almeida. Raija ; SILVA, K. Q. E. . Seu Abel: Histórias e memórias. 2013 - Documentário
    • Graduacao:
      • Curso: Comunicação Social
        Nome da Instituição: Universidade Federal da Paraíba
        Ano de conclusão: 1995
    • Mestrado:
      • Curso: Serviço Social
        Nome da Instituição: Universidade Federal da Paraíba
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Universidade Federal da Paraíba:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Associação Paraibana de Ensino Renovado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2008 ).
        Outras informações: Curso de Publicidade e Propaganda
        Outras informações: Profesor Adjunto I
    • Faculdade Paraibana:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2008 ).
        Outras informações: Professor Adjunto I
    • Uniuol:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Pós Gaduação
        Outras informações: Horista
    • Faculdade de Tecnologia de João Pessoa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professora do curso de Sistemas para Internet (web Design) da Disciplina de Comunicação Digital.
        Outras informações: Assistente I
    • Secretaria do Estado da Comunicação Institucional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Assistente de Gabinete
    • Universidade Federal de Campina Grande:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Governo do Estado da Paraíba:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Cad 6
    • Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).