Não autenticado |

Emerson Ribeiro

    • Professor adjunto da Universidade Regional do Cariri URCA/CE. Formado em Geografia pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Com Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri. Coordenador da Pós Graduação em Geografia MINTER USP/URCA; Coordenador do PIBID e do Diretório de Pesquisa Geografia e Criatividade, com experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia Humana e Ensino, atuei como professor do ensino básico, coordenador pedagógico desde 2001 e Diretor no Estado de São Paulo até 2011. Trabalho com os seguintes temas: Geografia Urbana, Geografia Arte e Criatividade, Estágio Supervisionado e práticas pedagógicas, formação de professores, instalação geográfica e interdisciplinaridade.

       

      Links:    

    • Pesquisa atividade industrial
    • Geografia e Criatividade
  • Livros publicados: 2
    • RIBEIRO, Emerson . Arte e a Criatividade em Geografia: Práticas Pedagógicas em Instalações Geográficas. Fortaleza : Universidade Regional do Cariri, 2016 . 124p. ISBN: 9788561613754.
    • RIBEIRO, E. . CAMINHOS E DESCAMINHOS: A FERROVIA E A RODOVIA NO BAIRRO BARCELONA EM SOROCABA/SP : A produção espacial no processo de industrialização e urbanização em Sorocaba. São Paulo : ANNABLUME, 2009 . 172p. ISBN: 9788574199.
    • RIBEIRO, Emerson . INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS - PENSANDO A AVALIAÇÃO CONSTRUTIVA PARA SE TRABALHAR A GEOGRAFIA NA SALA DE AULA. Revista do Departamento de Geografia , v. 28 , p. 65 - , 2015. ISSN: 22362878.
    • SOARES, ANAEL RIBEIRO ; RIBEIRO, Emerson . ANÁLISE DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA OBRA TERRAS DO SEM FIM, DE JORGE AMADO Boletim de Geografia (UEM) , v. 32 , p. 121 - 132 , 2014. ISSN: 01025198.
    • RIBEIRO, Emerson . VERTERE AKROS CAMBIARE ? O ENSINO POR INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS Revista de Ensino de Geografia , v. 4 , p. 51 - 65 , 2013. ISSN: 21794510.
    • SOARES, A. R. ; CARDOZO, M. A. ; RIBEIRO, Emerson . A UNIVERDADE COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA A PARTIR DAS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS Para Onde!? (UFRGS) , v. 7 , p. 17-24 - 24 , 2013. ISSN: 19820003.
    • RIBEIRO, Emerson . Pesquisa e criatividade na formação do professor de Geografia Geografia Ensino & Pesquisa , v. 17 , p. 107 - 116 , 2013. ISSN: 22364994.
    • RIBEIRO, E. . OS CAMINHOS DE FERRO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ASCENSÃO E QUEDA- 1860-1990. Revista Percurso (Online) , v. 4 , p. 33 - 57 , 2012. ISSN: 21773300.
    • RIBEIRO, E. . A CRIATIVIDADE EM GEOGRAFIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO: LANTERNAS GEOGRÁFICAS GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais , v. 2 , p. 61 - 75 , 2011. ISSN: 21780463.
    • RIBEIRO, E. . AVALIAÇÃO OU PESCARIA? - por uma distinta possibilidade da aprendizagem em Geografia na construção de instalações geográficas Revista Brasileira de Educação em Geografia , v. 1 , p. 91 - 104 , 2011. ISSN: 22363904.
    • RIBEIRO, E. . Da Criação ao Criador- Reconstruindo a Sala de Aula por Instalações Geográficas Cadernos de cultura e ciência (URCA) , v. 2 , p. 08 - 12 , 2010. ISSN: 19805861.
    • RIBEIRO, E. . Caminhos- Rodovia e Ferrovia na urbanizaçao do bairro Barcelona Sorocaba/sp Intertextos (Manaus) , v. 1 , p. 10 - 14 , 2005. ISSN: 14159066.
    • RIBEIRO, E. . No caminho do Sul, de vila a cidade a criação de um centro/subcentro: Bairro Barcelona Anais da Associação dos Geógrafos Brasileiros , v. AGB , p. 177 - 178 , 2004. ISSN: 01030884.
    • RIBEIRO, Emerson . Processo metodologico para as intalações geográficas:por outra formação de novos professores. FORMAÇÃO E DOCENCIA EM GEOGRAFIA narrativas, saberes e práticas, v. 1, p. 379 - 396, 2016.
    • RIBEIRO, A. ; RIBEIRO, Emerson . Análise do conceito de território na obra Terras do sem fim, de Jorge Amado. GESTÃO DO TERRITÓRIO, POLÍTICAS LOCAIS E DESENVOLVIMENTO SEUSTENTÁVEL, v. 1, p. 17 - 225, 2014.
    • SOARES, A. R. ; RIBEIRO, Emerson . ENSINO DE GEOGRAFIA E LIVRO DIDÁTICO. GEOGRAFIA E CRIATIVIDADE: O USO DO RPG COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA, v. iv, p. 1 - 215, 2012.
    • RIBEIRO, Emerson . Avaliação ou Pescaria? por uma distinta possibilidade da aprendizagem. Geografia ensino e pesquisa: produzindo saberes, v. , p. 85 - 96, 2012.
    • RIBEIRO, E. . Boletim informativoa APEOESP . Boletim informativo da APEOESP-SOROCABA , Regional , 13 jul. 2009.
    • Alexandre, D. L. ; RIBEIRO, E. ; SILVA, Carlos. A. B. . PENSANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA PELO VIÉS DA FORMAÇÃO DOCENTE: A PROPOSTA POR INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS. In: II Seminário de Educação Geográfica da UFPB: Saberes e cultura na Educação Geográfica: escola, universidade e sociedade , 2017 , João Pessoa. Anais do II Seminário de Educação Geográfica da UFPB: Saberes e cultura na Educação Geográfica: escola, universidade e sociedade. João Pessoa : edugeo, 2017. p. 164 - 175.
    • SOBREIRA NETO, J. L. ; RIBEIRO, Emerson . A Chapada do Araripe: Uma abordagem Metodológica para o Estudo do Meio. In: II EREPEG , 2016 , Campina Grande. http://iiierepeg.wixsite.com/erepeg2016/copia-copia-copia-gt1. : , 2016.
    • RIBEIRO, Emerson ; PINHEIRO, A. C. ; LIMA JUNIOR, G. S. . Instalações Geográficas. In: II EREPEG Retrospectivas e Perspectivas Curriculares para o Ensino de Geografia , 2016 , Campina Grande. APRESENTAÇÃO GT3: Diferentes linguagens no ensino de Geografia: novas possibilidades. : , 2016. p. 1 - 12.
    • RIBEIRO, Emerson ; SILVA, J. F. . A IMPORTANCIA DO PIBID/URCA PARA A REGIÃO DO CARIRI: ARTE, CULTURA E A GEOGRAFIA EM INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS. In: CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO , 2016 , NATAL. Anais III CONEDU. CONEDU : CONEDU, 2016. p. 1 - 12.
    • RIBEIRO, Emerson ; ALENCAR, G. C. F. . Anais do II Simpósio Internacional e III Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte: espaços Sensíveis geografias da percepção e da emoção ? Goiânia, 23 à 25 de Outubro de 2015 ? Editora: Gráfica UFG/Laboter ISBN: 978 - 85 - 68359 - 70 - 9 329 A ARTE/GEOGRÁFICA E APOÉTICA DE PATATIVA DO ASSARÉ EM SALA DE AULA. In: Anais do II Simpósio Internacional e III Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte: espaços Sensíveis geografias da percepção e da emoção ? Goiânia, 23 à 25 de Outubro de 2015 ? Editora: Gráfica UFG/Laboter ISBN: 978 - 85 - 68359 - 70 - 9 1 II , 2015 , Goiania. Anais do II Simpósio Internacional e III Simpósio Nacional [recurso eletrônico] / organizado por Eguimar C haveiro et al . ? Goiânia: Gráfica UFG/Laboter, 2015.. Goiania : , 2015. p. 329 - 341.
    • RIBEIRO, Emerson . Uma nova interface entre a Arte e a Geografia - Aparelho Humano Habitado. In: XIII Encontro Cearense de História da Educação ? ECHE, do III Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação ? ENHIME e do III Simpósio Nacional de Estudos Culturais e Geoeducacionais - SINECGEO , 2014 , FORTALEZA/CE. Encontro Cearense de Historiadores da Educação, XIII; Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação, III; Simpósio Nacional de Estudos Culturais e Geoeducacionais. Fortaleza/CE : Livro Digital Fortaleza: Imprece, 2014., 2014. p. 1771 - 1775.
    • RIBEIRO, Emerson ; SILVA, M. T. M. ; OLIVEIRA, B. A. . TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOCONSERVAÇÃO COM OS ALUNOS DA E.E.M. VIRGÍLIO TÁVORA-BARBALHA-CE. In: Encontro Nacional das Licenciaturas (5. : 2014 : Natal, RN). Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes / V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do Pibid , 2014 , NATAL/RN. Encontro Nacional das Licenciaturas (5. : 2014 : Natal, RN). Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes / V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do Pibid. NATAL : Natal, RN: EDUFRN, 2014., 2014. p. 301 - 302.
    • RIBEIRO, Emerson . PIBID/URCA- A arte, a cultura e a geografia em instalações geográficas.. In: Encontro Nacional das Licenciaturas (5. : 2014 : Natal, RN). Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes / V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do Pibid. , 2014 , NATAL/RN. XI Seminário de Iniciação Docência Professores em espaço de formação: mediações, práxis e saberes docentes. NATAL : Natal, RN: EDUFRN, 2014., 2014. p. 3014 - 3014.
    • RIBEIRO, Emerson . Geografia e Arte: Elementos para uma Cartografia do Cheiro representada no Coco na forma de Instalações Geográficas. In: A JANGADA DE PEDRA? ? Geografias Ibero-Afro-Americanas. Atas do Colóquio Ibérico de Geografia , 2014 , GUIMARÃES/PORTUGAL. A JANGADA DE PEDRA? ? Geografias Ibero-Afro-Americanas. Atas do Colóquio Ibérico de Geografia. GUIMARÃES : Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho, 2014. p. 500 - 507.
    • RIBEIRO, Emerson ; PEREIRA, C. G. E. . Estágio supervisionado - Novas metodologias para ensinar geografia.. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS , 2014 , VITÓRIA/ES. A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemonicos. : , 2014. p. 1 - 13.
    • RIBEIRO, Emerson . CRIATIVIDADE EM GEOGRAFIA- CAPTURANDO A ESCOLA EM POLIFONIA ESCOLAR. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS- XVII ENG , 2012 , Belo Horizonte. Tema: Entre escalas, poderes, ações, Geografias. : , 2012. p. 1 - 1.
    • RIBEIRO, Emerson . Juazeiro do Norte ao Redor do Ponto Crítico. In: II SINECGEO ? Simpósio Nacional de Estudos Culturais e Geoeducacionais ? V ECEGE ? Encontro Cearense de Geografia da Educação , 2013 , Crato. II SINECGEO ? Simpósio Nacional de Estudos Culturais e Geoeducacionais ? V ECEGE ? Encontro Cearense de Geografia da Educação. : , 2013. p. 109 - 115.
    • Alexandre, D. L. ; RIBEIRO, Emerson . A prática de Ensino no Estágio Supervisionado. In: XVI Semana de iniciação científica/ II semana de extensão , 2013 , Crato. XVI Semana de Iniciação Científica e II Semana de Extensão. : , 2013. p. 48 - 48.
    • SOUSA, J. A. ; RIBEIRO, Emerson . A INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: E A DISTRIBUIÇÃO?. In: XVI Semana de iniciação científica/ II semana de extensão , 2013 , Crato. XVI Semana de Iniciação Científica e II Semana de Extensão. : , 2013.
    • COSTA, L.D. ; RIBEIRO, Emerson . Relato do estágio supervisionado e sua prática. In: II Sinegeo/ V Ecege: Hierópolis: o sagrado, o profano e o urbano , 2013 , Crato. II Sinegeo/ V Ecege: Hierópolis: o sagrado, o profano e o urbano. : , 2013. p. 40 - 41.
    • COSTA, L.D. ; RIBEIRO, Emerson . Estágio supervisionado em Geografia: notas sobre o meio ambiente o cultivo de hortaliças. In: XVI Semana de iniciação científica/ II semana de extensão , 2013 , Crato. XVI Semana de Iniciação Científica e II Semana de Extensão. : , 2013. p. 20 - 20.
    • COSTA, L.D. ; RIBEIRO, Emerson . Estágio e sua prátia de ensino. In: IV Colóquio de formação docente , 2013 , Crato. IV colóquio de formação docente: a contribuição do ensino das áreas específicas para a formação e o trabalho docente, 2013.. : , 2013. p. 1 - 1.
    • RIBEIRO, Emerson . ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PESQUISA-AÇÃO ENSINO CRIATIVO POR INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS. In: 12º ENPEG ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA , 2013 , JOÃO PESSOA. FORMAÇAO PESQUISA E PRÁTICAS DOCENTES: REFORMAS CURRICULARES EM QUESTÃO. JOAO PESSOA : UFBP, 2013. p. 1 - 1200.
    • CARDOZO, M. A. ; SOARES, A. R. ; RIBEIRO, E. . SUBVERTENDO A CARTOGRAFIA A PARTIR DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: INSTALAÇÃO GEOGRÁFICA COMO MÉTODO AVALIATIVO. In: 12º ENPEG ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA , 2013 , JOÃO PESSOA. FORMAÇAO PESQUISA E PRÁTICAS DOCENTES: REFORMAS CURRICULARES EM QUESTÃO. JOAO PESSOA : UFBP, 2013. p. 1 - 1200.
    • Silva. R. S. MICHEL ; RIBEIRO, E. . PRODUÇÃO INDUSTRIAL E AS TRANSFORMAÇÕES NA CIDADE DO INTERIOR PAULISTA: O CASO DE SOROCABA-SP. In: Anais do XVI Encontro de Geógrafos Brasileiros - Porto Alegre , 2010 , PORTO ALEGRE. Anais do XVI Encontro de Geógrafos Brasileiros - Porto Alegre Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças Espaço de Diálogos e Práticas. PORTO ALEGRE : AGB, 2010. p. 1 - 8.
    • RIBEIRO, E. ; Silva. R. S. MICHEL . DE INSTALAÇÕES e PERFORMANCE: A ARTE NA GEOGRAFIA ESCOLAR, DA TEORIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA. In: XVI Encontro de Geógrafos Brasileiros - Porto Alegre Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças Espaço de Diálogos e Práticas , 2010 , PORTO ALEGRE. XVI Encontro de Geógrafos Brasileiros - Porto Alegre Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças Espaço de Diálogos e Práticas. PORTO ALEGRE : AGB, 2010. p. 1 - 11.
    • RIBEIRO, E. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS- O ENSINO GEOGRÁFICO POR INSTALAÇÕES. In: IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro , 2009 , RIO CLARO. IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro. RIO CLARO : UNESP -RIO CLARO, 2009. p. 1 - 14.
    • RIBEIRO, E. . A PRODUÇÃO DO ESPAÇO, DE CAMINHOS INDIGENAS NA CONFIGURAÇÃO DA RODOVIA RAPOSO TAVARES NO ENCONTRO COM O BAIRRO BARCELONA-SOROCABA/SP. In: 1º SIMPGEO do Estado de São Paulo - unesp Rio Claro , 2008 , Rio Claro. Simpósio de Pós-graduação em Geografia do Estado de São. Rio Claro : Rio Claro : UNESP : AGETEO, 2008, 2008.
    • RIBEIRO, E. . Caminhos e descaminhos: a ferrovia e a rodovia no bairro barcelona em sorocaba/sp. In: II Sepegeh , 2006 , São Paulo. Seminário de Pós-Graduação em Geogrfia Humana sepegeh 2.2006:sp. : , 2006.
    • RIBEIRO, E. . No caminho do Sul, de vila a cidade a criação de um centro/subcentro: Bairro Barcelona.. In: ?Setenta anos da AGB: As transformações do espaço e a geografia no século XXI? , 2004 , Goiânia. Caderno de Resumos do VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. Goiânia : AGB, 2004. p. 178 - 178.
    • RIBEIRO, E. . IGUAPE- UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. In: 5º EPIC , 2002 , SOROCABA. IGUAPE- UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. SOROCABA : UNISO, 2002. p. 59 - 236.
    • RIBEIRO, E. . PROFESSOR EVENTUAL: DIFICULDADES DO ENSINAR. In: 4º ENCONTRO DE PESQUISADORES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA , 2001 , SOROCABA. ENCONTRO DE PESQUISADORES E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA. SOROCABA : UNISO, 2001. p. 11 - 312.
    • RIBEIRO, E. . A CIDADE DE SOROCABA AS MARGENS DA RODOVA RAPOSO TAVARES, UM LUGAR DE CONTRASTE: BAIRRO BARCELONA E VILA SÁBIA. In: I SEPEGE-2003 PESQUISA EM GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI , 2003 , SÃO PAULO. http:// www.geografia.fflch.usp.br. SÃO PAULO : DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA, 2003.
    • RIBEIRO, E. . PROFESSOR EVENTUAL. In: EPIC , 2000 , SOROCABA. 3º EPIC. : , 2000.
    • RIBEIRO, Emerson . Comissão Cientifica IV Colóquio Internacional A Educação pelas imagens e suas Geografias. 2015 (Parecer)
    • RIBEIRO, Emerson . COMISSÃO CIENTIFICA do II COLÓQUIO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA CARIRI CEARENSE. 2014 (Parecer)
    • RIBEIRO, Emerson ; SILVA, J. M. O. ; SEEMANN, J. . Comitê Assessor de Avaliação Interna na Seleção de Projetos para a Integração no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/URCA e PIBIC/CNPq -2014. 2014 (Parecer)
    • BASTOS, F. H. ; SILVA, J. M. O. ; RIBEIRO, Emerson . Comitê Assessor de Avaliação Interna na Seleção de Projetos para a Integração no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/URCA e PIBIC/CNPq 2013-2014. 2013 (Parecer)
    • RIBEIRO, Emerson ; BASTOS, F. H. ; SILVA, J. M. O. . Comitê Assessor de Avaliação Interna na Seleção de Projetos para a Integração no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/URCA e PIBIC/CNPq 2012. 2012 (Parecer)
    • RIBEIRO, Emerson . UMA NOVA INTERFACE ENTRE A ARTE E A GEOGRAFIA: APARELHO HUMANO HABITADO. 2014 (Seminário)
    • SOARES, A. R. ; CARDOZO, M. A. ; RIBEIRO, Emerson . A GEOGRAFIA DA CRIATIVIDADE FAZ DA UNIVERSIDADE UM ESPAÇO DE RESISTÊNCIA. 2013 (Simposio)
    • RIBEIRO, Emerson . Instalações Geográficas- pensando a avaliação construtiva para se trabalhar a geografia em sala de aula. 2013 (Simposio)
    • RIBEIRO, E. . Prática Pedagógica e Avaliação: Lanternas Geográficas. 2011 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, E. . XI ENPEG- Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. 2011 (Seminário)
    • Silva. R. S. MICHEL ; RIBEIRO, E. . PRODUÇÃO INDUSTRIAL E AS TRANSFORMAÇÕES NA CIDADE DO INTERIOR PAULISTA: O CASO DE SOROCABA-SP. 2010 (Congresso)
    • RIBEIRO, E. . DE INSTALAÇÕES e PERFORMANCE: A ARTE NA GEOGRAFIA ESCOLAR, DA TEORIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA.. 2010 (Congresso)
    • RIBEIRO, E. ; Silva. R. S. MICHEL . O uso do vídeo na sala de aula. 2009 (Conferência)
    • RIBEIRO, E. ; ALMEIDA MARCELINO . Tese coletivo na luta. 2009 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, E. . II SEPEGEH. 2006 (Seminário)
    • RIBEIRO, E. . No caminho do Sul, de vila a cidade a criação de um centro/subcentro: Bairro Barcelona. 2004 (Congresso)
    • RIBEIRO, E. ; 2 . IGUAPE- UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. 2002 (Seminário)
    • RIBEIRO, E. . PROFESSOR EVENTUAL: DIFICULDADES DO ENSINAR. 2001 (Seminário)
    • RIBEIRO, E. . Professor Eventual. 1999 (Seminário)
    • RIBEIRO, E. ; 2 . Congresso de estudantes -une. 1999 (UNE)
    • RIBEIRO, E. ; 2 . SEMANA DE GEOGRAFIA UNISO. 2000 (CENTRO ACADEMICO DE GEOGRAFIA)
    • RIBEIRO, E. ; ALMEIDA MARCELINO ; MAZINI, ANDRÉ . II ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 2009 (APEOESP E UNISO)
    • RIBEIRO, Emerson . IIl COLÓQUIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: a pesquisa como base da form(ação) do(a) professor (a). 2012 (URCA- Nucleo de estudos e pesquisas pedagógicas NEP.)
    • RIBEIRO, E. . IV COLÓQUIO DE FORMAÇÃO DOCENTE a contribuição do ensino das áreas específicas para a formação e o trabalho docente. 2013 (Universidade Regional do Cariri)
    • RIBEIRO, Emerson . I SEPEGE SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. 2016 (URCA - Departamento de Geociências MINTER)
    • RIBEIRO, Emerson ; OLIVEIRA, P. W. A. ; CHAVEIRO, E. F. ; SILVA, J. F. . Missão Cientifica e do Seminário LEMCCAE - Dona Alzira. 2017 (UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI)
    • RIBEIRO, Emerson . I AMOSTRA DE MÍDIA E INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS. 2017 (Departamento de Geociências -URCA)
    • RIBEIRO, E. ; 2 . GEOGRAFIA. 1998 (UNISO)
    • RIBEIRO, E. ; Silva. R. S. MICHEL . O Uso do Video em Sala de Aula. 2009 (UNISO E APEOESP-SOROCABA)
    • Nome do projeto: Integração do São Francisco e Suas Intervenções Socioculturais e Ambientais no espaço (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RIBEIRO, E. , SOUZA, J. A. .
      Descrição: Realizar com a comunidade do baixio das palmeiras análise e implicações sobre a transposição do Rio São Francisco diante do espaço em estudo.
    • Nome do projeto: Imagens, geografias e educação (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, E. , SEEMANN, J. , OLIVEIRA JUNIOR, W. M. , COSTA, M. H. B. E. V. , CAZETTA, V. , FERRAZ, C. B. O. , GOTTERT, J. D. , GIRARDI, G. , PARRA, H. Z. M. , QUEIROZ FILHO, A. C. , PREVE, A. M. H. , FERNANDES, G. V. , NUNES, F. G. .
      Descrição: Descrição: O Projeto como um todo surge na perspectiva de adensamento das conversas, escritos e pesquisas desenvolvidas nos últimos anos por vários pesquisadores da interface Imagens, Geografia e Educação, que vem apontando a questão da linguagem como um dos alinhavos (sem dúvida, tenso) entre estes três campos do conhecimento. Trata-se da constituição/consolidação de uma rede de pesquisas por meio da integração de laboratórios e grupos de pesquisas que compartilham idéias e posturas produzidas a partir da crítica, instaurada nos meios científicos, decorrente da chamada crise paradigmática, em grande medida associada à questão da linguagem. Partindo da importância assumida pelas imagens no mundo contemporâneo, este projeto busca a consolidação de seis núcleos acadêmicos Campinas [UNICAMP/USP/UNIFESP], Dourados [UFGD/UNESP-Presidente Prudente], Vitória [UFES], Florianópolis [UDESC/Colégio de Aplicação-UFSC], Natal [UFRN] e Crato [URCA] de estudo e criação visual e audiovisual de obras que atuam ou venham potencializar novas maneiras de imaginar o espaço (Massey, 2008) tendo em vista a constituição de uma nova política da espacialidade. O projeto busca adensar os conhecimentos teóricos em torno das criações em imagens, notadamente vídeos e filmes, e instalações geográficas, pelos grupos de pesquisa desta rede, os quais reúnem alunos de graduação e pós-graduação, além de professores das redes de ensino. Tendo em vista o quanto obras em linguagem audiovisual ou fotográfica atuam na educação visual e, portanto, participam das políticas de criação de memórias públicas, a aposta deste projeto é a de realizar obras que tenham potência poética no burilamento da imaginação espacial e que venham a se constituir como obras de circulação em ambientes educativos, visto que cada núcleo se propõe trabalhar em estreita relação com professores de geografia e outras disciplinas, tanto nos estudos acerca da educação pelas/nas/com as imagens quanto na criação de obras visuais e audiovisuais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jorn Seemann - Integrante / Wenceslao Machado de Oliveira Junior - Coordenador / Maria Helena Braga e Vaz da Costa - Integrante / Valéria Cazetta - Integrante / Claudio Benito Oliveira Ferraz - Integrante / Jones Dari Göttert - Integrante / Gisele Girardi - Integrante / Henrique Zoqui Martins Parra - Integrante / Antonio Carlos Queiroz Filho - Integrante / Ana Maria Hoepers Preve - Integrante / Glauco Vieira Fernandes - Integrante / Flaviana Gasparotti Nunes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
    • Nome do projeto: NOVAS LINGUAGENS DE ENSINO: GEOGRAFIA NUMA ABORDAGEM POÉTICA DE PATATIVA DO ASSARÉ (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, E. , ALENCAR, G. C. F. , Silva. M. C .
      Descrição: A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar geograficamente as entrelinhas dos poemas do majestoso artista Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como patativa do Assaré, um renomado poeta e ao mesmo tempo artista popular sertanejo brasileiro conhecido nacionalmente e mundialmente pelas suas obras poéticas. Buscando e decifrando os conceitos e noções geográficas dos poemas e transforma-los em novas linguagens para a geografia escolar vindo a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.
    • Nome do projeto: PIBID-As instalações geográficas como representação de lugares e saberes como patrimônio cultural e ambiental no ensino de geografia. (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, E. , LOPES, T. C. , SOARES, A. R. , Alexandre, D. L. , SILVA, M. T. M. , SILVA, J. F. .
      Descrição: Com a inserção do Curso de Geografia nas escolas públicas pretendemos contribuir no fortalecimento institucional do ensino de geografia das escolas públicas. Neste mesmo sentido pretendemos promover a interação e atuação da Universidade Regional do Cariri ? URCA, junto aos professores e alunos da rede oficial de ensino dos municípios da Região do Cariri, tomando como referencia o Projeto; As instalações geográficas como representação de lugares e saberes como patrimônio cultural e ambiental no ensino de geografia. Esse processo busca a promoção e a produção do conhecimento geográfico, atentando para a necessidade da preservação ambiental e cultural respeitando as especificidades das condições geoambientais do Cariri cearense no contexto do semi-árido nordestino. Com isto, buscaremos promover uma consciência ambiental e patrimonial entre os estudantes de ensino médio das escolas respectivamente localizadas nos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, ambos inseridos na Região Metropolitana do Cariri.
    • Nome do projeto: Prática de ensino: por outra formação de professores em geografia. (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, E. , SOARES, A. R. , CARDOZO, M. A. , SOUZA, J. A. , OLIVEIRA, K. F. , SIMAO, J. O. L. , COSTA, L.D. .
      Descrição: Contribuir para outra formação de professores de geografia visando a transformação da sala de aula pelas instalações geográficas, focando no processo criativo do aluno, e explorando o processo de avaliação
    • Nome do projeto: As instalações geográficas na prática criativa e docente em geografia. (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, E. , Oliveira. F. L .
      Descrição: Essa pesquisa visa obter novos elementos para a formação de professores com a pretensão de mostrar como ensino de Geografia Escolar e avaliação pode encontrar na Arte e na construção de instalações e performance sua relação de ensino aprendizagem.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade do Estado de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de Sorocaba
        Título: Professor Eventual: as dificuldades do ensinar.
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal da Paraíba
        Ano de conclusão: 2016
    • Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidade de Sorocaba:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1999 - 1999 ).
        Outras informações: pesquisador
    • Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - 1998 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade Regional do Cariri:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • INEC/UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2011 ).
        Outras informações: PROFESSOR PÓS-GRADUAÇÃO
    • geografia esnsino e pesquisa ufsm:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Secretaria de Educação do Estado do Ceará- Crato:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).