Não autenticado |

Nara Hiroko Takaki

    • Possui graduação em Inglês e Português pela Universidade de São Paulo (1988), graduação em Licenciatura: Inglês e português pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Letras modernas (Português e Inglês) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2008). É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguagem, interpretação, sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos críticos, decolonialidades, translinguagem, pós-humanismo. Líder do grupo de pesquisa Educação crítica, criativa e ética por Linguagens, Transculturalidades e Tecnologias. Membro do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL. Membro do Projeto Nacional de Letramentos (USP). Autora de Leitura na formação de professores de inglês da rede pública: a questão da reprodução de leitura no ensino de inglês e de Letramentos na Sociedade digital: navegar é e não é preciso. Coautora de Letramentos em Terra de Paulo Freire e de Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens e de Educação crítica em línguas/linguagens em grupos de estudos. Link Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8574-5842. Contato: narahi08@gmail.com

       

      Links:    

    • Letramentos e Sociedade, Educação Crítica, Formação de Professor, Ensino de Língua Inglesa
    • Linguagens, Identidade e Ensino
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; RANDE, Gabriela Claudino . Educação crítica de línguas/linguagesn em grupos de estudos. São Paulo : NARA HIROKO, 2022 . 209p. ISBN: 9786559396061.
    • TAKAKI, NARA HIROKO ; MÓR, Walkyria Monte . CONSTRUÇÕES DE SENTIDO E LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO NA ÁREA DE LÍNGUAS/LINGUAGENS. Campinas : Pontes Editores, 2017 . 283p. ISBN: 9788571138940.
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; MACIEL, R. F. . LETRAMENTOS EM TERRA DE PAULO FREIRE. Campinas : Pontes Editores, 2017 . 306p. ISBN: 9788571135406.
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; MACIEL, R. F. . Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas : Pontes Editores, 2015 . 288p. ISBN: 9788571135406.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Leitura na formação de professores de de inglês da rede pública: a questão da reprodução de leitura no ensino de inglês. Jundiaí : Paco Editorial, 2011 . 142p. ISBN: 9788563381538.
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; Ruberval Franco Maciel . LETRAMENTOS EM TERRA DE PAULO FREIRE. Campinas : Pontes Editores, 2014 . 289p. ISBN: 9788571135406.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso. Jundiaí : Paco Editorial, 2012 . 228p. ISBN: 9788581480251.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emotion, Silence and Meaning Making in Translanguaging Towards Social Justice in Strangers Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 23 , p. 1 - 19 , 2023. ISSN: 19846398.
    • MATIAS, D. P. ; TAKAKI, NARA HIROKO . Decolonialidades na observação e coparticipação de estágio em inglês no ensino médio https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v16i28.18142 , v. 16 , p. 135 - 150 , 2023. ISSN: 29650712.
    • TAKAKI, NARA HIROKO ; Leandro Queiroz . Orientações freireanas nas políticas curriculares e pesquisas de língua/linguagens REVISTA DA ABRALIN , v. XXI , p. 288 - 311 , 2022. ISSN: 01027158.
    • ANDRADE, A. V. F. ; OLIVEIRA, J. P. ; SILVA, N. L. da ; TAKAKI, Nara Hiroko . REFLEXÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS SOBRE LINGUAGEM A PARTIR DE PERSPECTIVAS DO CÍRCULO DE BAKHTIN E SUAS INTERSECÇÕES COM OS LETRAMENTOS CRÍTICOS, A DECOLONIALIDADE E O PÓS-HUMANISMO Pensares em revista , v. 27 , p. 8 - 32 , 2023. ISSN: 23172215.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . (Self)critical reflexivity, decolonial Southern social/cognitive justice and affection in languages REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 28 , p. 1 - 24 , 2023. ISSN: 1809449X.
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; ALENCAR, E. B. A. ; NASCIMENTO, B. S. . Formação em Inglês pelas Perspectivas Críticas Decoloniais Sulistas: (auto)crítica reflexiva nas perguntas REVISTA RASCUNHOS CULTURAIS , v. 13 , p. 218 - 241 , 2022. ISSN: 21773424.
    • Imaoka, E. K. ; TAKAKI, NARA HIROKO . Perspectivas críticas de justiça social para formação em língua inglesa REVISTA PHILOLOGUS , v. 27 , p. 166 - 178 , 2021. ISSN: 14136457.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Critical Literacy with (Freire) and for the Other (Levinas): Ethics/Social Justice as Enigmatic Becoming Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 21 , p. 627 - 655 , 2021. ISSN: 19846398.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Teorías recientes de literacidad crítica para el inglés con fines específicos Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 20 , p. 519 - 547 , 2020. ISSN: 19846398.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . EXERCISING SOUTHERN AND DECOLONIAL (SELF)CRITIQUE IN TRANSLANGUAGING: FOR A JUNTOS STANCE REVISTA X , v. 15 , p. 32 - 54 , 2020. ISSN: 19800614.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Por uma autoetnografia/autocrítica reflexiva INTERLETRAS (DOURADOS) , v. 8 , p. 1 - 20 , 2020. ISSN: 18071597.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . THOUGHT-PROVOKING ?CONTAMINATION?: APPLIED LINGUISTICS, LITERACIES AND POSTHUMANISM TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 58 , p. 579 - 611 , 2019. ISSN: 2175764X.
    • TAKAKI, NARA HIROKO ; Daniel de Mello Ferraz ; MIZAN, S. . Repensando a Educação Linguística com Contribuições de Ricoeur e Monte Mór Pensares em revista , v. 15 , p. 22 - 46 , 2019. ISSN: 23172215.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Towards Translanguaging with Students at Public School: multimodal and transcultural aspects in meaning making Calidoscópio , v. 17 , p. 163 - 183 , 2019. ISSN: 21776202.
    • TAKAKI, NARA HIROKO ; Fernanda Belarmino Santana . ENTENDENDO OS NOVOS LETRAMENTOS DA PERSPECTIVA EDUCACIONAL: FOCO NAS PRÁTICAS SOCIAIS DIÁRIAS REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES , v. 1 , p. 1 - , 2014. ISSN: 23173793.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . EXPANDINDO O ENSINO DE INGLÊS NOS ANOS INICIAIS: ASPECTOS TRANSCULTURAIS E TRANSLÍNGUES-MULTIMODAIS Letras & Letras (UFU) , v. 34 , p. 147 - 175 , 2018. ISSN: 19815239.
    • LEITE, R. R. ; TAKAKI, NARA HIROKO . Aspectos translíngues e imigração: o que se vê na mídia, o que se entende do outro e de si Diálogos Educacionais em Revista , v. 9 , p. 1 - 12 , 2017. ISSN: 21799989.
    • Jane Pereira Arimura ; TAKAKI, NARA HIROKO . Letramentos no WhatsApp: agência horizontalizada em PIBIC em Letras Letras Escreve , v. 4 , p. 51 - 68 , 2014. ISSN: 22388060.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . EPISTEMOLOGIA-ONTOLOGIA-METODOLOGIA PELA DIFERENÇA: LOCUS TRANSFRONTEIRA EM IRONIA MULTIMODAL TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 55 , p. 1 - 26 , 2016. ISSN: 2175764X.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Cosmopolitismo, processos tradutórios e ética do Sul: particularidades em pesquisas de língua, cultura e sociedade Agalia (A Corunha) , v. 108 , p. 209 - 227 , 2013. ISSN: 11303557.
    • Giovani Ferreira ; TAKAKI, Nara Hiroko . Epistemologias de novos e múltiplos letramentos, identidade pós-moderna: repensando perspectivas para o ensino e aprendizagem de línguas Primeira Escrita , v. 1 , p. 119 - 133 , 2014. ISSN: 23590335.
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; IFA, SERGIO . Transliteracies in internship of pre-service teachers of English: focus on meaning making Interfaces Brasil/Canadá , v. 14 , p. 99 - 124 , 2014. ISSN: 19845677.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Construindo perspectiva educacional crítica no ensino pelo MOODLE SCITIS , v. 1 , p. 41 - 49 , 2014. ISSN: 23592222.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Initial Academic Literacies/EAP/Genre Practices: Towards Horizontal and Participatory Online-Offline Learning in a Changing World Open Journal of Social Sciences , v. 02 , p. 30 - 45 , 2014. ISSN: 23275952.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Fonologia e Fonética na universidade: uma experiência SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM , v. 17 , p. 322 - 346 , 2014. ISSN: 22374876.
    • FERREIRA, G. ; TAKAKI, Nara Hiroko . Letramento digital crítico nas aulas de inglês em escola indígena de MS Web-Revista Discursividade: Estudos Linguísticos , v. 2 , p. 83 - 103 , 2013. ISSN: 19836740.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Ética pelo diálogo em meio aos letramentos: perspectivas para pesquisas de formação de alunos e professores de línguas Calidoscopio (Online) , v. 11 , p. 52 - 63 , 2013. ISSN: 21776202.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Contribuições de teorias recentes de letramentos críticos para inglês instrumental Revista Brasileira de Linguistica Aplicada , v. 12 , p. 971 - 996 , 2012. ISSN: 19846398.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . O ensino de línguas estrangeiras em meio às globalizações: as novas tecnologias e suas implicações na sociedade Revista X , v. 2 , p. 39 - 55 , 2009. ISSN: 19800614.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . DA METODOLOGIA DE PESQUISA EM LETRAMENTOS E SOCIEDADE PARA A ÉTICA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DA COMUNIDADE CIENTÍFICA, Polifonia (UFMT) , v. 19 , p. 87 - 109 , 2012. ISSN: 0104687X.
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; MACIEL, R. F. . MEMES ONLINE; IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOB A ÓTICA DOS NOVOS LETRAMENTOS Contexturas , v. 1 , p. 29 - 50 , 2011. ISSN: 01047485.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Experimenting with multimodal literacy at university: Interpreting the film Eyes Wide Shut Critical literacy , v. 4 , p. 54 - 63 , 2010. ISSN: 17530873.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Repensando os vídeos games através da hermenêutica de Ricoeur Revista de Ciências Humanas (Viçosa) , v. 7 , p. 109 - 118 , 2009. ISSN: 15191974.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Uma experiência de letramento com professores em constante formação. Crop (FFLCH/USP) , v. 12 , p. 1 - 367 , 2007. ISSN: 14156253.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Linguagem e tradução cultural Crop (FFLCH/USP) (Cessou em 2006) , v. 11 , p. 364 - , 2006. ISSN: 14156253.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . (Re)reading narratives and dancing in anguage education from (de)colonial perspectives. Decolonizing Applied linguistics research in Latin America. Moving to a multilingual mindset, v. 1, p. 76 - 98, 2023.
    • Leandro Queiroz ; TAKAKI, NARA HIROKO . Decolonialidade e língua/linguagem: diferença linguística como reflexo da diferença colonial em contexto brasileiro. INSURGÊNCIAS DECOLONIAIS NA LINGUÍSTICA APLICADA: estudos e experiências, v. 6, p. 39 - 60, 2023.
    • TAKAKI, N. H. ; RODRIGUES, M. G. V. ; MESQUITA, R. M. ; TAKAKI, NARA HIROKO . Vocalizações críticas decoloniais com iniciação científica na formação em inglês. Educação crítica de línguas/linguagens em grupos de estudos, v. 1, p. 161 - 191, 2022.
    • Imaoka, E. K. ; Noelene Da Costa Lima Silva ; Rosana Iriani Daza de Garcia ; TAKAKI, Nara Hiroko . Justiça social crítica enredada com intersubjetividades e agenciamentos decoloniais com línguas/linguagensna formação. Educação crítica de línguas/linguagens em grupos de estudos, v. 1, p. 73 - 107, 2022.
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; BIONDO, Fabiana ; KANASHIRO, D. S. K. ; ROCHA, P. GPatrícia Graciela da Rocha. . Linguagens, identidade e educação: interfaces de pesquisa. Estudos de linguagens - Múltiplas perspectivas, v. 1, p. 149 - 174, 2022.
    • BARROS, A. L. E. C. ; TAKAKI, Nara Hiroko . A linguagem sob a perspectiva Bakhtiniana. Diálogos sobre discurso - arte(s), mídias e práticas sociais, v. 1, p. 189 - 210, 2021.
    • Clarissa Menezes Jordão ; JUCÁ, Leina ; TAKAKI, NARA HIROKO . Zooming in and out com professores de inglês. Formação docente em língua inglesa. Diferentes perspectivas, v. 1, p. 1 - 220, 2019.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . LANGUAGE TEACHER EDUCATION IN BRAZIL: A NEXUS OF NARRATIVES AND DANCING FROM A SOUTHERN DECOLONIAL PERSPECTIVE. Diversidade e tecnologias no ensino de línguas, v. 1, p. 137 - 162, 2020.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . É que somos sendo: o papel da (auto)crítica nos letramentos. Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade, v. 1, p. 197 - 216, 2019.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Formação linguística educacional: "modelo" interconectado de letramento crítico na universidade com Merry-go-round de Langston Jughes. (Trans)formação de professores de línguas: demandas e tendências da pós-modernidade, v. 1, p. 157 - 182, 2019.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas: perspectiva transcultural e transdisciplinar com WhatsApp. Educação linguística em línguas estrangeiras, v. 1, p. 1 - 343, 2018.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Os intelectuais como professores: elaborações preliminares para estudos de matérias sobre imigração atual na mídia brasileira. Letramentos em prática na formação inicial de professores de inglês, v. 1, p. 7 - 380, 2018.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . PERSPECTIVAS DERRIDIANAS E LINGUAGEM DIGITAL: APROXIMAÇÕES. Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens, v. 1, p. 169 - 194, 2017.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Futebol, linguagens e sociedade. LETRAMENTOS EM TERRA DE PAULO FREIRE, v. 1, p. 25 - 42, 2017.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Ideias para letramentos críticos nas aulas de inglês dos anos iniciais: complementando Cervetti, Pardales e Damico. Formação, ação, reflexão. Trajetórias do PNAIC-TO, v. 1, p. 133 - 160, 2016.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramentos da globalização: revendo criatividade, criticidade e ética na educação em línguas/linguagens. A línguística aplicada no Brasil: rumos e passagens, v. 1, p. 167 - 192, 2016.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Ressignificando a cultura do olhar em jogos digitais. Gêneros e letramentos em múltiplas esferas de atividade, v. 1, p. 217 - 236, 2016.
    • TAKAKI, NARA HIROKO ; MACIEL, R. F. . Futebol, Linguagens e Sociedade. Campinas: Pontes Editores. LETRAMENTOS EM TERRA DE PAULO FREIRE, v. 1, p. 25 - 42, 2015.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Researchers and teachers´continuous education: ethical and transformative literacies within global times. Manifestações. ensaios críticos de língua e literatura, v. 1, p. 183 - 200, 2016.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Influências das práticas de espiritualidades no ensino e pesquisa de línguas uma emergência na Linguística Aplicada. Língua estrangeria e formação cidadã: por entre discursos e práticas, v. 1, p. 111 - 132, 2015.
    • Ruberval Franco Maciel ; TAKAKI, Nara Hiroko . Novos letramentos pelos memes: muito além do ensino de línguas. Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente, v. 44, p. 53 - 82, 2015.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Futebol, Linguagens e Sociedade. LETRAMENTOS EM TERRA DE PAULO FREIRE, v. 1, p. 25 - 42, 2014.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Influências das práticas de espiritualidades no ensino e pesquisa de línguas: uma emergência na Linguística Aplicada. Língua Estrangeira e Formação Cidadã: por entre discursos e práticas, v. 33, p. 111 - 131, 2013.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramentos e hibridismos em contexto pantaneiro: conhecimento local nas práticas de língua inglesa. Pantanal Sul-Mato_Grossense: a diversidade em destaque, v. , p. 1 - 269, 2011.
  • Trabalhos em Anais: 24
    • TAKAKI, NARA HIROKO ; Karla Ferreira Costa . Professor sem Fronteiras: agentes de universidades e de escolas públicas de MS na LA educacional. In: V CONGRESSO LATINO-AMERICANO de FORMAÇÃO de PROFESSORES DE LÍNGUAS , 2014 , Goiânia. Caderno de resumos. : , 2014. p. 117 - 118.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Multimodalidades, construção de sentido e formação cidadã em Letras e em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. In: VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais , 2017 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2017. p. 720 - 720.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: SMARTPHONES E RECURSOS HUMANOS. In: VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas , 2017 , Londrina. Caderno de resumos. : , 2017. p. 66 - 66.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . O que acontece quando trazemos perspectivas multi-inter-trans-culturais na formação de professores de línguas/linguagens? Foco na imigração recente no Brasil pelas mídias. In: VII Semana de Letras -Ensino e pesquisa na área de Letras: desafios e perspectivas , 2017 , Jardim. Caderno de Resumos. : , 2017. p. 5 - 5.
    • TAKAKI, NARA HIROKO . ESCOLHAS LINGUÍSTICAS, MULTIMODAIS E TRANSCULTURAIS NA MÍDIA: RECONSTRUINDO IMAGENS DE (I)MIGRANTES NO BRASIL. In: 18 Congresso Mundial de Linguística Aplicada , 2017 , Rio de Janerio. ABSTRACT BOOKLET. : , 2017. p. 28 - 28.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . ÉTICA NA FORMAÇÃO E PESQUISA DE PROFESSOR E ENSINO DE LÍNGUAS. In: IV CongressoLlatino-Americano de Professores de Línguas , 2013 , Brasília. Anais do IV CongressoLlatino-Americano de Professores de Línguas. : , 2013.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Práticas de letramentos digitais por vinte e quatro horas: como ficam as instituições de ensino?. In: XVIII Semana de Letras e II Jornada de Estudos de Linguagens: memória e pesquisa , 2013 , Campo Grande. Resumos da XVIII Semana de Letras e II Jornada de Estudos de Linguagens: memória e pesquisa. : , 2013.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Mesa redonda III: Possibilidades nas aulas de inglês. In: II SEFELI e I Sijmpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação , 2013 , Aracajú. Anais do II SEFELI e I Simpósio Trnasculturalidade, Linguagem e Educação. : , 2013.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Convergência e Divergência Online: sem tempo para a não-aprendizagem. In: 19º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. 5º Seminário Internacional deLinguística , 2013 , São Paulo. Anais do 19º InPLA-SIL 2013. : , 2013. p. 301 - 301.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Novas tecnologias no ensino de inglês: foco na construção de sentido, no letramento crítico visual, na ética pós-colonial e na formação inicial de professores. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI language and Literature in the age of Technology , 2012 , . Caderno de resumos III Congresso Internacional da ABRAPUI Language and Literature in the age of Technology. : , 2012.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Éticas pós-coloniais, letramentos e comunidades de emergência: contribuições para o ensino de inglês via Moodle. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI Language and Literature in the age of Technology , 2012 , Florianópolis. Caderno de Resumos III Congresso Internacional da ABRAPUI. : , 2012.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Literacies, Education and Differences: resignifying meaning making in transcultural environments. In: Xi Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses , 2011 , Salvador. CADERNO DE RESUMOS. : , 2011. p. 01 - 106.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Novos letramentos e políticas linguísticas: perspectivas para pesquisa em formação de professores de línguas. In: 18 º INPLA , 2011 , São Paulo. caderno de Programação 18º INPLA. : , 2011.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Pesquisas interinstitucionais: letramentos, ensino de língua inglesa e cidadania. In: IX Congresso Brasieliro de Linguística Aplicada , 2011 , Rio de Janeiro. Resumo em comunicação coordenada. : , 2011.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Novos letramentos e políticas linguísticas: perspectivas para pesquisa em formação de professores de línguas. In: INPLA , 2011 , São Paulo. Caderno de Resumos 18 INPLA. : , 2011.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: DE QUE PERSPECTIVA?. In: SEFELI , 2011 , SÃO CRISTÓVÃO. I SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LINGUA INGLESA. São Cristóvão : Biblioteca Central da UFS, 2011. p. 38 - 38.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Complexity in Local Alternatives for Literacies in Brazil: understanding informed choices on a relational and temporary basis. In: Mobility language Literacy Conference , 2011 , Cidade do Cabo. http://www.moblanglit.com/index.php/abstracts. : , 2011.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Novos letramentos na era digital: navegar é preciso?. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI , 2007 , Belo Horizonte. Anais do I Congresso Internacional da ABRAPUI. Belo Horizonte : Editora da FALE, 2007.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Resituando letramentos no ensino de língua estrangeira na universidade, na sociedade. In: 4º CELLI , 2010 , Maringá. Caderno de Resumos. : , 2010.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Formação de Professores de Ensino de Língua Estrangeira: navegar é e não é preciso. In: III Congresso Latino-Americano de Professores de Línguas , 2010 , Taubaté. III CLAFPL. Taubaté : Editora Casa da Cultura, 2010.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Reeducating our own Ritas´ complex identities in complex world. In: II Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts , 2010 , São Paulo. II Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts - Caderno de resumos. : , 2010.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Novos letramentos na era digital: navegar é preciso?. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI , 2007 , Belo Horizonte. I Congresso Internacional da ABRAPUI. : , 2007.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Dynamic cultural translations: university teacher and students´ literacies. In: IX Congresso Internacional da ABECAN , 2007 , Salvador. Brasil-Canadá: conexões, saberes, desenvolvimentos. Salvador : EDUUFA, 2007.
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Meaning making through navigating inside/outside university. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação , 2008 , Recife. Multimodalidade e Ensino. : , 2008.
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; Simone Gonzales . Como seria uma educação pelas imagens? Quais os sentidos dela para a formação de professores e pesquisadores de línguas/linguagens?. Moji das Cruzes : Ed. dos Autores , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Resistindo e re-existindo de forma educacional (auto)crítica e (trans)formativa. Campinas : Pontes Editores , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Muito mais que o escafandro e a borboleta que habita em nós-outros: assemblage humana/não humana nos tornando outros. São Pauo : Pimenta Cultural , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Letramentos e comunidades: transformação ou reprodução de sentidos no WhatsApp?. : , 2018 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . O que acontece quando o eu e o outro são investigados por meio de uma mudança epistemológica?. : , 2017 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Educação, Tecnologias: aprendendo com WhatsApp, Moodle e Recursos Educacionais Abertos. : , 2016 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Literacies in English Language Education in Brazil: resignifying in global times. : , 2015 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . PIBIC EM TEMPOS DE LETRAMENTOS: DIFERENÇAS NOS OLHARES PARA VERMOS OUTROS.. : , 2015 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . ESCOLHAS LINGUÍSTICAS, MULTIMODAIS E TRANSCULTURAIS NA MÍDIA: RECONSTRUINDO IMAGENS DE (I)MIGRANTES NO BRASIL.. : , 2017 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: SMARTPHONES E RECURSOS HUMANOS. : , 2018 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Multimodalidades, construção de sentido e formação cidadã em Letras e em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. : , 2015 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Whose power, knowledge and agency in encounters of productions and receptions of meanings related to (im)migration?. : , 2018 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Professor sem fronteiras; agentes de universidades e de escolas públicas de MS na LA educacional. Goiânia : UFG , 2014 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • Jany Baena Fernandes ; TAKAKI, NARA HIROKO . Construção do conhecimento no AVEA num curso de formação continuada de professores.. : , 2014 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . LETRAMENTOS NO PLURAL: PERSPECTIVA DO DISSENSO POR ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. : , 2014 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Literacies within internship of pre-service teachers of English. : , 2014 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . IV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI. : , 2014 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramentos na Sociedade Digital: construindo hermenêutica crítica online. : , 2009 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Inclusão, Letramentos e o Lugar da Língua Inglesa. : , 2009 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Meaning making through navigating inside/outside university. : , 2007 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Dynamic cultural translations: university teacher and students´ literacies. : , 2007 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Reeducating our own Ritas´ complex identities in complex world. : , 2010 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Formação de Professores de Ensino de Língua Estrangeira: navegar é e não é preciso. : , 2010 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Resituando letramentos no ensino de língua estrangeira na universidade e na sociedade. : , 2010 (Resumos publicados em anais de congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Leitura na formação de professores de inglês da rede pública: a questão da reprodução de leitura no ensino de inglês. : , 2004 (Dissertação de Mestrado)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso. : , 2008 (Tese de doutoramento)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de pareceres para resumos da 3ABRALITEC. 2024 (Assessoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer para arevista MOARA. 2024 (Assessoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer para African Journal of Mathematics and Computer Science Research. 2023 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer para Asian Journal of Education and Social Studies. 2023 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Parecer para Asian Journal of Advanced Research and Reports. 2023 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Parecer para Asian Journal of Education and Social Studies. 2023 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Parecer para Asian Journal of Education and Social Studies. 2023 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para Asian Journal of Language, Literature and Culture Studies. 2023 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para The Editorial Board of English Language Teaching Canadian Center of Science and Education. 2023 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Parecer para The Editorial Board of English Language Teaching Canadian Center of Science and Education. 2023 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emisssão de parecer para TLA. 2023 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para RBLA. 2023 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para International Journal of Sociology and Anthropology. 2023 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . JEmissão de parecer para Journal of Comparative & International Higher Education. 2023 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para African Journal of Educational Management, Teaching and Entrepreneurship Studies (AJEMATES). 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer para Pensares em Revista. 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para Journal of Advanced Research and Reports. 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer para Journal of Comparative &International Higher Education. 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para revista Trabalhos em Linguística Aplicada. 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer 2 para Asian Journal of Education and Social Studies. 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer 1 para Asian Journal of Language, Literature and Cultural Studiesand Social Studies. 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer 1 para Asian Journal of Education and Social Studies. 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer 2 para English Language Teaching. 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer 1 para English Language Teaching. 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para Revista Brasileira de Linguística Aplicada. 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para revista DELTA. 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer de capítulo de livro. 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para periódico A1. 2022 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para International Journal of Sociology and Anthropology. 2023 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para HEHAL. 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para 4 resumos do SIEL- UFMS. 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para Ideação. 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para Linguagem & Ensino. 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para Linguagem & Ensino. 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Membro de comitê científico do III Seminário Internacional da Associação de Professores de Línga Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IIISIABRALITEC). 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Avaliadora do INTEGRA UFMS- 2022. 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para Journalof Education, Society and Behavioural Science. 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Membro de Comitê Científico da ABRALITEC. 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer para revista Calidoscópio. 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para Asian Journal of Social Studies and Economics. 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Integrante do Conselho Editorial da revista Decode. 2022 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para Journal of Media and Communication Studies. 2022 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Avaliação de um e-book, como Consultor Ad Hoc, submetido ao Edital Agecom nº 04/2021, PUBLICA UFMS, com a emissão de um parecer.. 2021 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para Revista Ideação. 2022 (Consultoria)
    • SILVA, I. A.Iury Aragonez da Silva ; TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer do projeto Intra-ação na educação digital onlife: uma leitura pós-humanista de uma sala de aula de francês como língua adicional. 2021 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de pareceres para Revista Brasileira de Linguística Aplicada. 2021 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer para Signótica. 2021 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer para Asian Journal of Education and Social Studies. 2021 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de pareceres para Journal of Media and Communication Studies. 2021 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer ad hoc para Calidoscópio. 2021 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de pareceres para CONELA. 2020 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Consultoria de projeto de pesquisa. 2020 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Consultoria de projeto de pesquisa. 2020 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer Rehal. 2020 (Assessoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer - RBLA. 2020 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer Revista X. 2020 (Assessoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer - Raído. 2020 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Parecer TLA. 2020 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer para Journal of Media and Communication Studies. 2020 (Assessoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Leitura crítica do Currículo Referência MS Língua Inglesa Ensino Fundamental 2019. 2019 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer - Calidoscópio. 2020 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Leitora crítica Currículo Referência MS língua inglesa no Ensino fundamental 2019. 2019 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Parecerista de artigos e resumos da ABRALITEC. 2019 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer ad hoc Papéis. 2019 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer ad hoc Revista Polissemia. 2019 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer ad hoc Trabalhos em Linguística Aplicada. 2019 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer ad hoc Revista X. 2019 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer ad hoc The Specialist. 2019 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Parecer ad hoc Letras Raras. 2019 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Parecer do International Journal of English and Literature. 2019 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . parecerista de Journal of Media and Communication. 2019 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Parecerista ad hoc revista Calidoscópio. 2019 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . I Seminário Internacional da ABRALITEC. 2018 (Assessoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer ad hoc para revista Papéis. 2016 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer técnico para revista Guavira. 2017 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de parecer de artigo para Revista Letras e Letras, vol 34. 2018 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Parecer ad hoc para Revista Signótica. 2017 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer para Academic Journals. 2017 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de parecer para Journal of English and Literature. 2017 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Parecer ah hoc para revista Papéis. 2017 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Emissão de 2 pareceres para International Journal of English and Literature. 2016 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Emissão de 2 pareceres para RBLA. 2017 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Parecerista para bolsas de doutorado do PPGEL/UFMT. 2016 (Consultoria)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Consultor ad hoc da revista Papéis. 2015 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO ; SOUZACeleida Maria Costa de Souza, C. M. C. . Avaliação de Curso de Letras Licenciatura, habilitação português/inglês e suas literaturas (UEMS). 2017 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Parecer para Journal of African Studies of development. 2016 (Parecer)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . 2 pareceres para International Journal of English and Literature. 2016 (Parecer)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . parecer para artigo da Revista Diálogos Interdisciplinares. 2016 (Parecer)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Parecer para FAPDF. 2016 (Parecer)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Parecer para bolsa de doutorado do PPEL/UFMT. 2016 (Parecer)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Dois Pareceres para Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA). 2016 (Parecer)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Integrante do quadro de consultores externos pela Divisão de Pesquisa/PROPP/UEMS. 2015 (Consultoria)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Línguística e Linguística Aplicada. 2019 (Seminário)
    • TAKAKI, NARA HIROKO ; Ruberval Franco Maciel . Letramentos em terra de Paulo Freire. 2014 (Simposio)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramentos e perspectivas. 2011 (Comunicacao)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Transposição das teorias de letramentos para a sala de aula das escolas públicas. 2011 (Comunicacao)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramentos críticos e ensino de inglês. 2011 (Comunicacao)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramentos na formação continuada de professores. 2011 (Comunicacao)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Mesa-redonda: Educação e Transculturalidade. 2011 (Congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramento visual: ampliando as possibilidades de leitura. 2011 (Outra)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Novos letramentos e políticas linguísticas: perspectivas para pesquisa em formação de professores de línguas. 2011 (Outra)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2011 (Comunicacao)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Complexity in local alternatives for literacies in Brazil: Understanding informed choices on a relational and temporary basis. 2011 (Conferência)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Formação de Professor de Ensino de Língua Estrangeira: navegar é e não é preciso. 2010 (Congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . O que podemos aprender com os video games?. 2010 (Outra)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Resituando letramentos no ensino de língua estrangeira na universidade, na sociedade. 2010 (Outra)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Inclusão, letramentos e o lugar da língua inglesa. 2009 (Seminário)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramentos na sociedade digital: construindo hermenêutica crítica online. 2009 (Congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramento crítico no meio digital: implicações na educação. 2008 (Outra)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Navegando criticamente dentro e fora da universidade. 2008 (Simposio)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramento crítico no meio digital: implicações na educação. 2008 (Outra)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Navegando criticamente dentro e fora da universidade. 2008 (Comunicacao)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Literacies in the digital age: navigating is and is not precise. 2008 (Outra)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Dynamic cultural translations: university teacher and students´ literacies. 2007 (Congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Novos letramentos na era digital: navegar é e não é preciso?. 2007 (Congresso)
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; TAILCHE, K. ; SOUZARenata Quirino de Souza, R. Q. . An Interview with Dr. Nara Hiroko Takaki. 2011 YouTube
    • TAKAKI, NARA HIROKO ; Joel Windle ; Daniel de Mello Ferraz . Universidade, sociedade e ética: para quem?. 2020 YouTube
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; MAHER, T. de J. M. ; SILVASimone Batista da Silva, S. B. ; FAVORITO, W. . Repertórios, direitos linguísticos, (in)visibilidades e identidades: entendendo com Teca Maher 20 anos de trnasculturalidade, linguagem e educação. 2023 e-book
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Letramentos críticos e formação de professores. 2011 Internet
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; Vivina Sol . 1º Enconctro Científico da UFMS/CPAQ. 2010 (UFMS _CPAQ)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . I Workshop de Ensino de Língua Inglesa: parceria entre UFMS, UEMS, APLIEMS e Escolas Públicas de Aquidauana e Anastácio. 2010 (UFMS)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . II Workshop de Ensino de Língua Inglesa: parceria entre UFMS, UEMS, APLIEMS e Escolas Públicas de Aquidauana e Anastácio. 2011 (UFMS/CPQ)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . XV Semana de Letras Letramentos na Formação de Cidadãos Críticos e Conectados: desafios nas inovações colaborativas. 2011 (UFMS/CPAQ)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . III Workshop de Ensino de Língua Inglesa: parceria entre UFMS, UEMS, APLIEMS e Escolas. 2011 (UFMS)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . IV Workshop de Ensino de Língua Inglesa: parceria entre UFMS, UEMS, APLIEMs e Escolas Públicas de Aquidauana e Anastácio. 2011 (UFMS/CPAQ)
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; Edelberto Pauli Junior ; Isabel Cristina Ratund ; Raimunda Madalena Araújo Maeda ; ASSUNÇÃO, Rosalina Brites de ; DORNELES,Marcos Rogério Heck Dorneles M. R. H. . I Simpósio Nacional de Línguas e Literaturas. 2014 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; Ruberval Franco Maciel ; Daniel de Mello Ferraz ; TILIO, R. C. ; Adriana Lucia de Escobar Chaves de Barros . XI CBLA Linguística Aplicada para Além das Fronteiras. 2015 (ALAB)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . II Encontro do GEPFIP. 2015 (UFMS)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . I ENCONTRO DE ESTUDOS DE LINGUAGENS. 2017 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . IX Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais. 2017 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . I Fórum Internacional de Cultura, Literatura e Linguística Aplicada (FICLLA): Práticas e transgressões. 2018 (Universidade Federal do Paraná)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . II Seminário Internacional de estudos de Linguagens e XX Semana de Letras. 2018 (UFMS)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Recursos/repertórios espaciais da Linguística Aplicada em MS: sentido de assemblage no conhecimento e nas práticas distribuídas as. 2018 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . II Seminário Internacional da ABRALITEC. 2019 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE))
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; ARAÚJO-SILVA, Gilvaldo B. . I Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ? I SIABRALITEC. 2018 (IFSul - Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Sapucaia do Sul)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . I Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (I SIABRALITEC). 2018 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense ? IFSul, câmpus Sapucaia do Sul-RS)
    • TAKAKI, NARA HIROKO ; MACIEL, R. F. ; SANTOS, Maria Aparecida Lima . III Seminário Nacional sobre a BNCC Uma outra base é possível. 2019 (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . III Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma outra base é possível. 2020 (UFMS)
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; DUBOC, A. P. ; Daniel de Mello Ferraz ; MÓR, Walkyria Maria Monte ; Lynn Mario T. M. de Souza . Evento acadêmico internacional XI Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: linguagem, cultura, educação e tecnologia/Ciclo II - Educação linguística, formação docente, políticas e decolonialidade. 2022 (USP)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Membro da comissão Organizadora do XIV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos / Ciclo III - Educação Linguística, Formação Docente, Políticas e Decolonialidade. 2023 (USP)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Ouvinte - XIV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos / Ciclo III - Educação Linguística, Formação Docente, Políticas e Decolonialidade. 2023 (USP)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . IV ENCONTRO NACIONAL DEVELOPING NEW LITERACIES IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS. 2012 (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Oficina de inglês instrumental: leituras para o presente-futuro em mundo contemporâneo. 2010 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Pesquisa de sala de aula. 2006 (Setor de Cultura e Extensão - FFLCH - USP)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Reconsiderando a prática. 2007 (Setor de Cultura e extesnão - FFLCH - USP)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Atividades práticas (ou nem tanto) embasadas de letramentos críticos situados. 2016 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. 2017 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Exercitando multiletramentos com decolonialidade Freireana. 2021 (UNICAMP)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Questionamentos outros na construção de sentidos com: crítica é sinônimo de decolonial?. 2022 (ABRALITEC)
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Multiletramentos, emoções e éticas. 2023 (Universidade Estadual de Campinas)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Oficina:questionamentos outros na construção de sentidos começando com: crítica é sinônimo de decolonial?. 2022 (SIABRALITEC)
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Relatório Técnico. 2012
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Morfosintasse e semântica da língua inglesa: precauções na hora da entrevista. 2009 (Ead)
    • Nome do projeto: Contribuições dos estudos de ética para pesquisas em educação, letramentos, formação de professores de línguas (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko .
      Descrição: Muito tem sido publicado a respeito da formação continuada de alunos e professores de línguas e pouco sobre a formação continuada dos pesquisadores de línguas. essa pesquisa focaliza tal fomração pela perspectiva pós-colonial de questões éticas.
    • Nome do projeto: Developing transnational literacies: knowledge exchange Brazil-Canada (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , MÓR, Walkyria Maria Monte , Ruberval Franco Maciel , SOUZA, L. M. T. M. , Andrea Machado de Almeida Mattos , BRYDON, D. , Ian Martin , Brian Morgan , Vanderlei Zachi , TAVARES, R. .
      Descrição: Descrição: The project builds on the partnership between the Centre for Globalization and Cultural Studies at the University of Manitoba (directed by Diana Brydon) and the National Curriculum Project in English at the University of Sao Paulo (directed by Walkyria Monte Mor and Lynn Mario de Souza). From this core, the partnership involves researchers at the University of Winnipeg, Glendon College, York University, and the University of Waterloo in Canada and the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS), the Federal University of Alagoas, the Federal University of Sergipe, the Getulio Vargas Foundation, Rio, and APLIEMS (Association of English Teachers of Mato Grosso do Sul), the Federal University of Mato Grosso do Sul, in Brazil. Each co-investigator brings distinctive expertise to this project. Our co-creation of knowledge and understanding will synthesize and build on existing work across the disciplines with the aim of mobilizing our findings in accessible ways in classroom and web-based settings, building institutional capacity, and training the next generation of teachers, translators, and researchers in both countries
    • Nome do projeto: Projeto nacional de letramentos. Ciclo II Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , JESUS, D. M.Dánie Marcelo de Jesus , Paulo Rogério Stella , JUCA,Leina Claudia Viana Jucá L. C. V. , IFA, SERGIO , Luiz Henrique Magnani Xavier de Lima , Cielo Griselda Festino , MIZAN, S. , Joel Windle , COSTA, M. A. M. , Miriam Jorge , SILVARoberto Bezerra da Silva, R. B. , Delvânia Góes , Divanize Carboniere , Maria Amália Vargas Façanha , KINDERMANN, C. A. E. , Marlene de Almeida Augusto Souza , Luiz Otávio Costa Marques , MOR, W. M. , Denise Bertoli Braga , Lynn Mario T. M. de Souza , ROCHAClaudia Hilsdorf Rocha, C. H. , SIVA,Simone Batista da Siva S. B. , TAGATA, W. M. , Sandra Gattolin , Andrea Machado de Almeida Mattos , Clarissa Menezes Jordão , ZENOBIO Livia Fortes Silva Zenóbio, L. F. S. , Vera Helena Gomes Wielewichi , Vanderlei José Zacchi , Maria Helena Vieira Abraão , Ana Paula Martinez Duboc , Daniel de Mello Ferraz , Luciana Ferrari de Oliveira Fiorot , MACIEL, R. F. .
      Descrição: Texto informado pela líder : "O Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia dá continuidade ao Projeto Nacional de Formação de Professores: Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas, indicado em 2015 como um dos cinco projetos mais relevantes do Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP, para a CAPES. Prevê o desenvolvimento de um plano de atividades voltado para estudos, pesquisas e a promoção de formação de professores de línguas, focalizando questões, perspectivas e conceitos condizentes aos propósitos do projeto: culturais (pluralidade, diversidade; hibridismo; heterogeneidade etc); sociais (conceitos de sociedades e comunidades, de indivíduos/cidadãos, mobilidade social, superdiversidade e outros); (formas diferentes de se promover educação); linguísticas (concepções de língua; multimodalidade na comunicação, na interação; letramentos críticos); tecnológicas (uso de tecnologias; mudanças epistemológicas e ontológicas relacionadas à tecnologia digital)."
    • Nome do projeto: Projeto Nacional de Formação de Professores, Educação Crítica, Novos Letramentos e Multiletramentos (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , SARMENTOSimone Sarmento , S. , Marlene de Almeida Augusto Souza , TARoseanne Tavares VARES, R. , KINDERMAN, C. E. , Karla Costa , COSTA, M. A. M. , Luiz Otávio Costa Marques , ZENOBIO Livia Fortes Silva Zenóbio, L. F. S. , Luciana Ferrari de Oliveira Fiorot , Daniel de Mello Ferraz , Ana Paula Martinez Duboc , Claudia Hilsdorf Rocha , MÓR, Walkyria Maria Monte , Ana Antonia Assis Peterson , Maria Helena Vieira Abraão , Vanderlei José Zacchi , Vera Helena Gomes Wielewichi , Clarissa Menezes Jordão , Denise Bertoli Braga , Andrea Machado de Almeida Mattos , Sandra Gattolin , SOUZA, L. M. T. M. , MACIEL, R. F. , Paulo Rogério Stella .
      Descrição: Projeto Nacional de Formação de Professores, Educação Crítica, Novos Letramentos e Multiletramentos desenvolvido por diversas universidades brasileiras, com núcleo sede na Universidade de São Paulo (USP). Coordenação: Profa. Dra. Walkyria Monte Mór e Prof. Dr. Lynn Mario T. Menezes de Souza (DLM - USP).
    • Nome do projeto: COMPLEXIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTO DE MUDANÇAS (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , Ruberval Franco Maciel .
      Descrição: Mudanças na forma de construir conhecimento por meio de multi(hiper)modalidade da linguagem podem ser observadas na sociedade digital, a exemplo do que vem acontecendo nas salas de aula, demandando novas políticas curriculares para a prática de ensino e formação de cidadão. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar e interpretar documentos oficiais e suas relações com práticas de sala de aula, realizadas por docentes do ensino fundamental e do ensino médio. A partir da aproximação entre universidade e escolas pública, busca-se expandir noções de multi(hiper)modalidade de linguagem, cultura, identidade, realidade, poder, ensino de língua estrangeiras, formação continuada de professor, cidadania, sociedade. Trata-se de uma pesquisa interinstitucional, colaborando com o núcleo de pesquisa em matro Grosso do Sul, coordenado pelo Prof. Me Ruberval F. Maciel da UEMS. O núcleo sede do Projeto Nacional de Letramentos pertence a USP, sob a liderança de Lynn Mario Trindade Menezes de Souza e Walkyria Monte Mó (ambos da USP)), autores das OCEMs (Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Línguas Estrangeiras).
    • Nome do projeto: OFICINA DE INGLÊS INSTRUMENTAL: LEITURAS PARA O PRESENTE-FUTURO EM MUNDO CONTEMPORÂNEO (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko .
      Descrição: O curso teve como objetivo desenvolver habilidades concernentes ao uso da língua inglesa pela oralidade e escrita com foco na construção crítica do aluno pela ótica das teorias de inglês instrumental, novos letramentos, multiletramentos e teorias pós-coloniais. A metodologia adotada incluiu aulas expositivas, participativas e a natureza contingencial do processo de ensino-aprendizagem. A escolha de materiais contou com a co-autoria dos alunos provenientes de diversas áreas de conhecimento buscando atender as suas necessidades e interesses. Por ser inovador incluindo interdisciplinaridade e multimodalidades na construção de sentido, pelas produções de saberes dos alunos envolvendo engajamento, capacidade crítica e interpretativa, percepção das relações lo cais-globais, o curso atingiu seus objetivos.
    • Nome do projeto: Novos Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas em Letras: ressignificando em tempos globais (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko .
      Descrição: Pesquisas e documentos curriculares oficiais enfatizam que o aprendiz e trabalhador dos tempos digitais precisa desenvolver novos letramentos/multiletramentos além da fluência em línguas (Cope, Kalantzis, 2012; Monte Mór, Menezes de Souza, 2006; Jordão, 2012; Gee, 2004; Takaki, 2012). Salientam também que há novas formas de construção de conhecimento, de usos de língua/linguagem, de relações de poder e de relacionamentos e o fato de que uma formação mais holística com aspectos educacionais trans-inter-multi-culturais é premente. Inclui epistemologias do sul (Santos, Meneses, 2010) em confronto com as do norte, ambas heterogêneas em seus interiores, sem o apagamento das diferenças/alteridades existentes e emergentes. Utiliza-se dessas diferenças para a promoção de justiça social situada e revisada. Questões epistemológicas convencionais abrem espaço para a constante ressignificação multi-inter-transdisciplinar de saberes para a decolonização de pressupostos e agência humana de forma hegemônica e propicia epistemologias de performance, que segundo Lankshear e Knobel (2008) não necessariamente pressupõem modelos, e exemplares pré-existentes para que um aprendiz saiba lidar com a complexidade translíngue (Canagarajah, 2013) e sociocultural. Os ambientes digitais propiciam maior divisão de poder e saber (Foucault, 1973) deslocando coautorias do paradigma vertical para o horizontal com a inclusão de valores locais (Canagarajah, 2007; Freire 1998; Pennycook 2007; Rajagopalan, 2003; Roxane, 2011). Vale a pena investigar como os participantes desta pesquisa constroem sentido no meio digital, compartilham conhecimento, interagem de forma colaborativa, criativa e crítica. Esta proposta considera as novas tecnologias, as transmídias (Lemke, 1998) e a linguagem/língua como prática social valorizando a argumentação, a descrição, a multimodalidade (Kress, 2003), a inter-trans-disciplinaridade, estudos transculturais e o papel da língua inglesa, aspectos que caracterizam as comunidades globalizadas e digitais.
    • Nome do projeto: Laboratório UFMS Línguas (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , Auri Claudionei Matos Frübel , Isabel Cristina Ratund , Edelberto Pauli Junior .
      Descrição: O 'Projeto UFMS Línguas' tem como meta oferecer cursos básicos de língua inglesa, língua espanhola a acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, bem como a qualquer habitante das comunidades de Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti. Coordenador: Auri Claudionei Matos Frubel Integrante: Nara Hiroko Takaki; Integrante: Isabel Cristina Ratund; Integrante: Edelberto Pauli Júnior
    • Nome do projeto: Projeto Laboratório de Línguas (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , Auri Claudionei Matos Frübel , Isabel Cristina Ratund , Edelberto Pauli Junior .
      Descrição: Os cursos serão oferecidos a toda comunidade (acadêmica e não acadêmica) de Aquidauana, Anastácio, Dois irmãos do Buriti, Miranda, Nioaque e Bodoquena.
    • Nome do projeto: Transdisciplinaridades: compreendendo e praticando resumo/abstract/resumen (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , Isabel Cristina Ratund , Ruberval Franco Maciel , ASSUNÇÃO, Rosalina Brites de , Ione Vier Dalinghaus , Ana Karla Pereira de Miranda , Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha .
      Descrição: Com base na percepção de que há uma crescente demanda por instrução formal em Instituições de Ensino Superior no Brasil e na necessidade de projetos que atendam às necessidades da comunicação escrita e de natureza científica, este Projeto de Extensão tem como objetivo oferecer bases teóricas e práticas para a compreensão de transdisciplinaridades e transculturalidades pelo gênero resumo em língua portuguesa, abstract em língua inglesa e resumen em língua espanhola. Para tais fins, o público alvo é formado por aprendizes de diversas Instituições de Ensino Superior de Aquidauana e regiões.
    • Nome do projeto: Ler se lendo: tecnologia, mídia e imigração (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , Andrea Machado de Almeida Mattos , Joel Windle , MACIEL, R. F. , Nelagley Marques , SOTANA, E. C.Edvaldo Correa Sotana , Leandro Queiroz , BASSINELLO, P. Z. , ABSALON, Wadner .
      Descrição: Braidotti (2006) entende a ética e subjetividade nomádicas como reconfiguração dos modos de ser num mundo mediado por tecnologias e globalização. Seria um posicionamento fundamentado na base da diferença que acaba por influenciar a articulação entre ontologia, epistemologia e metodologia. Pressupõe multi-inter-transdisciplinaridade, decolonização de fronteiras rígidas de pensamento e agência coletivas. Implica uma revisão permanente da modernidade, identidade e cultura de fronteira (Santos, 1994), da pluralidade de estudos culturais interconectados com de realidades translíngues e transculturais mantendo a dinâmica do eu e sua relação com o outro nem sempre harmoniosa. Nesses meandros é que este projeto investiga como a imagem dos imigrantes recentes no Brasil e, em especial em MS, é construída e difundida pela mídia digital e como aqueles se posicionam nessa relação multi-trans-semiótica (Kress, 2010; Menezes de Souza, 2015). Conta com graduandos, pós-graduandos e docentes trabalhando com a função das Letras/Línguas/Linguagens/Inter-Trans-culturalidades/Trans-Inter-disciplinaridades e que avaliam sites sobre imigração orientados por epistemologia-ontologia-metodologia qualitativa, interpretativa e autocrítica. A ideia é se distanciar de leituras e saberes do senso comum e ressignificar leituras da palavra e do mundo (Freire, 2005) e, portanto, reler se relendo suas histórias e as do outro, as quais influenciam as maneiras de se ler o imigrante em situação de vulnerabilidade social, por exemplo. Outra base teórica é o transligualismo que problematiza conceitos de normas, identidade, cultura, ?posse? de linguagem/língua, cidadania em fronteiras de permanente contato com a diferença (Canagarajah, 2013) ou zonas de contato (Pratt, 1991). Prevendo que a pluralidade linguística-cultural do repertório do usuário é móvel (Blommaert, 2013), outras indexicalizações, éticas e subjetividades nomádicas podem emergir e deslocar preconceitos.
    • Nome do projeto: Práticas translíngues na escola pública: repertórios críticos, criativos e transformativos (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , Karla Ferreira Costa , MACIEL, R. F. , RIBAS, M. M. G. , GRANDE, Gabriela Claudino , MARÇAL, Michele Gomes , LEITE, Rosileny Ribeiro , SOUZA, Gegebel Fátima de , MONTEIRO, Flávia dos Santos , Alecsandra Leite Pereira Harper , Soraya Costa Honda , BIONDO, Fabiana .
      Descrição: Este projeto visa a elaborar e executar práticas sociais-pedagógicas (oficinas/workshops semanais) para expandir a autoria de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública. O enfoque baseia-se na expansão de repertórios e recursos translíngues, multimodais diferenciados e na formação docente e discente seguindo orientações epistemológicas-ontológicas-metodológicas atuais que se abrem para a criação de espaços de performatividades e aprendizagens criativas, críticas e coletivas. O projeto envolve alunos do sexto ao nono anos do ensino fundamental e alunos em formação inicial do curso de Letras de universidade pública, uma oportunidade para a geração de insumos que subsidiam a entrada de alunos no ensino médio, o estágio supervisionado e a formação em pré-serviço e a continuada. A abordagem enfatiza a metodologia qualitativa, interpretativa e exploratória na elaboração de oficinas/workshops com noções de letramentos críticos e multimodais. Essa iniciativa que conta com uma parceria entre universidade e escola pública, por meio de oficinas/workshops realizadas no espaço desta última, propicia a compreensão das diferenças de identidades, práticas de letramentos sociais que integram as duas comunidades. Dessa forma, esse trabalho auxilia ambas as instituições a se apropriarem de aspectos translíngues, transculturais e transdisciplinares que ressignifiquem desenhos de currículos e suas práticas da perspectiva educacional crítica, inclusiva e transformativa em contextos emergentes de diferenças e superdiversidades.
    • Nome do projeto: Café com autores e leitores (2017 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , Mario Márcio Godoy Ribas .
      Descrição: Não é recente o fato de que há evidências de que os alunos de Letras prescindem de mais práticas ampliadas de leitura com vistas a terem um melhor desempenho durante o curso, como também na Iniciação Científica, na elaboração do TCC, na elaboração do Relatório de Estágio Obrigatório, na produção científica escrita, dentre outras possibilidades na formação contínua do cidadão. Este projeto de ensino visa a construir pontes entre as aulas de Letras e a produção de conhecimento de fora mais individualizada e gradativa, dois aspectos que são importantes na formação geral do aluno. Muitas vezes, a sala de aula não dá conta desse tipo de enfoque. Tem como objetivo desenvolver relações produtivas e amplas entre leitor de Letras e diversos materiais de leitura, incluindo os translíngues e multimodais, pela perspectiva de letramento críticos. Também busca promover a transformação de leitor consumidor para leitor construtor de sentidos ao debaterem as temáticas dos textos previamente lidos e desenvolver consciência sobre a organização e elaboração desses textos.
    • Nome do projeto: PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) (2017 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , SILVA, FFacunda Concepción Mongelos Silva. C. M. .
      Descrição: O PIBID - UFMS utiliza uma estratégia de inserção baseada na análise das condições da escola parceira que parte de um diálogo com a comunidade escolar. Entendemos que a interação dos projetos do PIBID - UFMS com a escola parceira deve partir de uma relação de parceria, sem tutelas de qualquer tipo, que valorize os conhecimentos dos docentes da escola, construídos ao longo de sua vida profissional. Estes conhecimentos, cuja origem é a prática docente reflexiva, devem estabelecer uma relação de complementaridade com os conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos em sua formação universitária. Deve ser salientado que o conhecimento docente é uma unidade construída a partir desta tensão dialética entre a prática docente reflexiva e sua sistematização acadêmica. Neste sentido, teoria e prática devem ser vistas em constante relação de complementaridade e contradição, não oposição ou negação, da qual emerge a síntese que é o saber docente. Nosso referencial teórico aponta para a superação da falsa dicotomia entre Prática e Teoria. A Teoria deve ser vista como a abstração construída sobre o real, mas que o molda ao mesmo tempo em que o descreve e o explica.
    • Nome do projeto: EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA-CULTURAL, ENSINO DE LÍNGUAS, TECNOLOGIAS E JUSTIÇA SOCIAL PRODUTIVA EM TEMPOS DILEMÁTICOS (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , FERNANDEZ, Jany Baena , MATIAS, Daniel Pereira , ANDRADE, A. V. F. , SILVA, N. L. , PEREIRA, J. O. , LOUBERET, M. , LOUREIRO, K. M. N. , NASCIMENTO, B. S. , MIAZAKI, M. T. , SONTAG, I. A. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como participantes voluntários (estudantes e docentes que atuam na graduação em Letras e na pós-graduação em Estudos de Linguagens da UFMS e docentes de Letras e de pós-graduação em Letras e afins de outras instituições de ensino superior) compreendem questões relativas à justiça social (TODD, 2007) considerando as implicações para a educação linguístico-cultural, ensino de línguas/linguagens e usos de tecnologias. A pesquisa orienta-se por base epistemológica que assume a língua/linguagem como sendo aquela que também se reconstrói a cada performatividade entre seus usuários e criadores fazendo emergir sentidos que podem ampliar os estudos sobre justiça social. Uma das vantagens das concepções teóricas selecionadas é que elas traduzem os tempos dilemáticos e partem do dissenso produtivo (RANCIÈRE, 2001) como possibilidade e não distanciamento de renegociações de conhecimento, significados entre pessoas e comunidades diferentes num encontro em que recursos, repertórios linguísticos, culturas, translíngues (GARCÍA;WEI, 2012, CANAGARAJAH, 2013), multimodais (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001), identitários, humanos e não-humanos (BRAIDOTTI, 2013, PENNYCOOK, 2018) problematizam oposições dualísticas (SOUSA SANTOS, 2008) e propiciam uma revisão de conceitos e práticas sociais. A metodologia é qualitativa e interpretativa assumindo também um espírito de natureza etnográfica que busca apreender intersubjetivamente o loci de enunciação dos participantes, suas apropriações, reconstruções de sentido e as implicações sociais das mesmas seguindo as referências teóricas que embasam esta pesquisa. Em outras palavras, os posicionamentos, contextos sócio-históricos, ontologias, epistemologias e metodologias (esta última de docentes) de natureza decolonial (DUSSEL, 2018, GROSFOQUEL, 2018, QUIJANO, 2018, MIGNOLO, 2018, dentre outros) dos participantes e as contingências são levados em consideração para a interpretação de suas interpretações/construção de sentidos. A partir dessa percepção de educação linguístico-cultural como um fenômeno vivo e interativo, que se transforma e modifica as identidades, espera-se o reconhecimento dos repertórios linguístico-culturas pré-existentes, emergentes, compartilhados nas performatividades dos participantes e que estão atrelados à possibilidade de expansão de conceitos em torno de justiça social.
    • Nome do projeto: RODAS DE LEITURA: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DISCURSIVA (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , FURLANETTO, E. L. A. , COSTA, K. F. , MARTA BANDUCCI RAHE , SA, MICHELE EDUARDA BRASIL DE SAM. E. B. , FERRRONY MARCIO CARDOSO FERREIRAEIRA, R. M. C. , BRUN, E. P. .
      Descrição: De acordo com Brun (2022):"No ensino de línguas/linguagens, o texto assume a centralidade como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas alicerçam a abordagem reflexiva e produtiva, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e recepção, para a aprendizagem e formação de alunos em todas as etapas de escolaridade. Apoiada nesse fundamento, a ação de extensão ?Rodas de Leitura: estratégias para o desenvolvimento da competência discursiva?, realizada por acadêmicos-estagiários de Letras, orientados por seus professores, com alunos da Educação Básica, em espaços da UFMS, visa ao desenvolvimento de habilidades para o uso significativo da linguagem, especificamente, em atividades de leitura/escuta, considerando várias mídias e semioses em campos/esferas de atuação social (BNCC)." Compreende 240 estudantes do Ensino Fundamental/Médio e 12 professores da Educação Básica de CG - MS.
    • Nome do projeto: Trans(de)colonialidades, letramentos e justiças plurais enredados em espaços digitais e impressos públicos (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , FERNANDEZ, Jany Baena , MATIAS, Daniel Pereira , ANDRADE, A. V. F. , SILVA, N. L. S. , PEREIRA, J. O. , LOUBERET, M. , LOUREIRO, K. M. N. , NASCIMENTO, B. S. , MIAZAKI, M. T. , SONTAG, I. A. .
      Descrição: Observa-se que repensar a educação crítica na formação de professores(as) tem se ampliado para a formação cidadã sulista e decolonial. No entanto, questões de sociedade requerem pesquisas que resivitem o papel da língua/linguagem (letramentos pluralizados), permeando a inerseccionalidade de várias questões que coloquem no horizonte as justiças plurais enredadadas e provisoriamente situadas. Essas preocupações coletivas carregam problemas locais-globais contra o patriarcalismo, capitalismo e formas existentes e emergentes de recolonizações (por que não) ou colonialismo interno (CUSICANQUI, 2020). As teorias críticas sulistas e decoloniais não são geográficas e sim epistêmicas, atravessadas, portanto, por questões de poder. Tal poder racializou pessoas, identidades, histórias, culturas, religiões, regiões, conhecimentos e modos de vida, dando força ao crescimento da economia global (MIGNOLO, 2018). Essa arquitetura deixou feridas/injustiças plurais que requerem renegociações de conhecimento, saberes e ações para desaprendermos as lógicas da modernidade ocidental. Estas estão presentes nos(as) radicalmente diferentes, como no Norte Global inclusive na América Latina, no Brasil e em outros países. Na América Latina, a continuidade da dominação apresenta-se como colonialidade de poder (QUIJANO, 2007). A colonialidade de poder (QUIJANO, 2007) merece problematizações, recuperando entrelaçamentos entre raça, etnia, gênero, classe, nacionalidade, instituições, estrutura social, violência nos âmbitos domésticos, familiares, escolares, trabalhistas, judiciais, migratórios, infantis, sexuais, esportivos, culturais, religiosos, criminais, policiais, militares, civis, urbanos, rurais e fronteiriços que deveriam envolver todas as pessoas e diálogos transnacionais entre os estados. Antes de se engajar em lutas é fundamental identificar quem, o que exerce opressão e sobre quem, o que, compreender mais expansivamente por que isso acontece do ponto de vista histórico, quem se beneficia dela. Redefinir o esperançar (FREIRE, 2005), que é trabalho sem esperar cair do céu para ações que não superem as diferenças (tampouco as celebrem), mas que a partir delas combatam o capitalismo, patriarcalismo e a recolonização em favor das pessoas, natureza e objetos em estado vulnerável. Para minimizar essas forças a um mundo onde muitos mundos possam coexistir com menos impactos daquelas, a desobediência epistêmica, segundo Mignolo (2021) é necessária. Justiças plurais e sutadas estão no front e requerem uma (auto)problematização de si e do(a) outro(a), ambos(as) coletivos(as) e ontoepistemicamente concebidos(as) e dilemáticos(as). Nessa assemblagem, cabem ainda o pós-humanismo crítico (BRAIDOTTI, 2018) com humanos, não humanos e os desumanos. Em que pese o fato de que o desafio é a incerteza, a contingência e o dilema na educação de cidadãos/cidadãs, pesquisas que não blindem o racismo estrutural, institucional, regional, comunitário e individual, o patriarcalismo (muito à tona pelas Aymaras bolivianas), e o capitalismo são necessárias (CUSICANQUI, 2020, GONZALEZ, 2020, FERREIRA, 2014, MENEZES DE SOUZA, 2019, 2021, NASCIMENTO, 2019, SANTOS, 2018, dentre outras pessoas). Esta pesquisa conta com metodologia qualitativa, interpretativista e intersubjetiva e tem como objetivo geral, compreender como autores(as) significam as trans(de)colonialidades, letramentos e justiças plurais enredados em espaços digitais e impressos públicos. Digo trans(de)colonialidades por contestar projetos centrados em perspectivas isoladas com ?verdade única? (GROSFOGUEL, 2013) e que carecem de (auto)questionamentos.
    • Nome do projeto: laboratório de Línguas (2011 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAKI, Nara Hiroko , Isabel Cristina Ratund , FRUBEL, A. C. M. .
    • Marília Mendes Ferreira ; TAKAKI, Nara Hiroko ; MÓR, Walkyria Maria Monte . Terceirização do ensino de língua estrangeira em escolas de ensino formal. 2009 - Participação em banca examindora de qualificação
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Morfosintasse e semântica da língua Inglesa I e II. 2009 - Ead
    • Flávia Melville Paiva ; TAKAKI, Nara Hiroko ; Auri Claudionei Matos Frübel ; Raimunda Madalena Araújo Maeda . Glossário de neologismos terminológicos em livros didáticos do ensino fundamental para uma perspectiva interdisciplinar. 2010 - Participação em banca examindora de qualificação
    • Isabel Cristina Ratund ; Auri Claudionei Matos Frübel ; Raimunda Madalena Araújo Maeda ; TAKAKI, Nara Hiroko . O dicionário na sala de aula de língua inglesa: uma ferramenta em uso ou desuso?. 2010 - Participação em banca examindora de qualificação
    • Ellen Galindo dos Santos ; TAKAKI, Nara Hiroko . O uso do computador nas aulas de língua inglesa: ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem?. 2010 - Participação em banca examindora de qualificação
    • Flávio Amorin da Rocha ; TAKAKI, Nara Hiroko . A abordagem comunicativa e o foco na forma: um estudo de caso. 2010 - Participação em banca examindora de qualificação
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Artigo submetido à Revista Linguagem & Ensino. 2010 - Parecer ad hoc da revista linguagem & ensino - qualis a2
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; Raimunda Madalena Araújo Maeda ; FRUBEL, A. C. M. ; ALONSO, S. S. . Glossário bilingue de ciências: uma contribuição parcelar. 2010 - Participação em banca examindora de qualificação
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; Lynn Mario T. M. de Souza ; LOPES, C. R. ; TAGATA, W. M. ; VALLE, A. A. L. . Narrativas transmidiáticas e convergência de mídias em prol da aprendizagem. 2011 - Participação em banca examindora de qualificação
    • TAKAKI, Nara Hiroko ; Lynn Mario T. M. de Souza ; MÓR, Walkyria Maria Monte ; Cecília Barão Alegretti . Pontes (ir)reais sobre abismos virtuais - questões do enisno e da aprendizagem de inglês e a presença das novas tecnologias. 2012 - Participação em banca examindora de qualificação
    • TAKAKI, NARA HIROKO . Entrevista com Nara Hiroko Takaki - Revista Scitis. 2015 - Entrevista escrita
    • TAKAKI, Nara Hiroko . Avaliação de material didático na área de língua estrangeira moderna - inglês. 2009 - Avaliação de material didático na área de língua estrangeira moderna - inglês
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura: Inglês e português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1989
      • Curso: Inglês e Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1988
    • Mestrado:
      • Curso: Letras modernas (Português e Inglês)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Atividades Ensino, Letras, Nível: Graduação Disciplinas ministradas Comunicação oral em Língua Inglesa Morfologia, Sintaxe da língua inglesa Língua inglesa: linguagem e contexto Tradução I e II Tradução do texto técnico em língua inglesa Inglês instrumental (Secretariado Bilingue, Turismo, Hotelaria) Prática de ensino: observações e estágios supervisionados Interpretação e produção de texto em língua portuguesa (Letras, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Administração, Farmácia) Comunicação e expressão em língua portuguesa (Letras, Fisioterapia, Biomedicina) Morfossintaxe e semântica da língua inglesa I e II (UNIP Interativa, SEPI (Sistema de Ensino Presencial Interativo)
        Outras informações: Professora titular
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Associação Cultura Inglesa:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 2007 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas Inglês básico a avançado
        Outras informações: Professora
    • Universidade Bandeirante de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas Língua Inglesa Literatura comparada (Ingesa e Norte-americana)
        Outras informações: Professora
    • Universidade do Grande ABC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas Língua Inglesa: Comunicação Oral Morfologia e Sintaxe da Língua Inglesa
        Outras informações: Professora
    • Cel-lep:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1990 ).
        Outras informações: Disciplinas ministrada Língua inglesa
        Outras informações: Professora
    • Yázigi:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1989 ).
        Outras informações: Disciplina minisrada Língua inglesa
        Outras informações: Professoa
    • CCAA:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1989 ).
        Outras informações: Disciplina ministrada Língua inglesa
        Outras informações: Professora
    • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas Língua Inglesa I Língua Inglesa II Língua Inglesa V Língua inglesa VI Língua Inglesa VII Língua Inglesa VIII Prática de Ensino da Língua Inglesa I Prática de Ensino de Lingua Inglesa II Prática de Ensino III Prática de Ensino IV Prática de ensino VIII Prática de ensino de Língua Inglesa IV Prática de Ensino de Línguas I Estágio Obrigatório em Língua Inglesa III Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa III Estágio Obrigatório em Língua Inglesa IV Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa IV Estágio Obrigatório IV Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I Trabalho de Conclusão de Curso II Tecnologias aplicadas ao Ensino de Línguas Tecnologias Aplicadas ao Ensino Códigos e Linguagens II Códigos, Linguagens e suas Tecnologias Curso de extensão: OFICINA DE INGLÊS INSTRUMENTAL: LEITURAS PARA O PRESENTE-FUTURO EM MUNDO CONTEMPORÂNEO Tecnologias Aplicadas ao Ensino
        Outras informações: Professora Adjunta III
    • ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS DE MATO GROSSO DO SUL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: membro
    • Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Avaliação de Projetos na Chamada FUNDECT/CNPq/UEMS Nº 06?2013 - PIBIC _ UEMS
    • REVISTA LEITURA (PPGLL- UFAL):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Papéis (UFMS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Polifonia (UFMT):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • International Journal of English and Literature:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Diálogos Interdisciplinares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Signotica (UFG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Primeira Escrita:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Revista Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: RBLA
    • Diálogos Interdisciplinares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Diálogos Educacionais em Revista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • PENSARES EM REVISTA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Journal of Media and Communication Studies (JMCS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: É uma das editoras do Journal of Media and Communication Studies (JMCS). Link: https://academicjournals.org/journal/JMCS
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • PAPÉIS (UFMS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Qualis A1- 2019
    • Calidoscópio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • REVISTA X:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • The Specialist:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Journal of Media and Communication Studies:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Letras Raras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Guavira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • Pesquisa e Ensino:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Revista de Estudos Híbridos na Área da Linguagem (REHAL),:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • (Coleção ?Linguagens para a Universidade? da Editora Contexto:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Membro de Comitê editorial da Coleção ?Linguagens para a Universidade?.
    • Community and Interculturality in Dialogue:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Community and Interculturality in Dialogue is a peer-reviewed scientific journal with a double-blind review system. Its purpose is to promote the dissemination of national and international research publications.The journal's website is: https://cid.saludcyt.ar/index.php/cid