Não autenticado |

Luciane do Nascimento Spadotto

    • Doutora e mestra em Letras pelo Programa de Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Universidade de São Paulo. Especialização em Comunicação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012). Graduação em Letras, com habilitação em Português e Italiano pela Universidade Federal do Paraná (2005). Pesquisa e estudos concentrados na área da Pragmática Linguística e do ensino e aprendizado de línguas.

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 2
    • PORCELLATO, A. M. ; NASCIMENTO-SPADOTTO, L. ; SILVA NETO, M. . Dalla ricerca alla didattica: proposte per promuovere la consapevolezza metapragmatica e la competenza interculturale nell?insegnamento di italiano L2 ad apprendenti brasiliani REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 1 , p. 135 - 161 , 2022. ISSN: 22388281.
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. ; Santoro, E. . Ordens e pedidos em língua italiana: um estudo da percepção de falantes nativos e aprendizes brasileiros Revisa Letrônica , v. 12 , p. 1 - 25 , 2019. ISSN: 19944301.
    • Santoro, E. ; NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Diversi modi di valutare la competenza pragmatica in L2: uno studio con apprendenti brasiliani di italiano. Valutazione e misurazione delle produzioni orali e scritte in italiano lingua seconda, v. 1, p. 59 - 70, 2020.
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. ; Santoro, E. . Modificatori e atti di supporto come strategie di mitigazione nelle richieste di parlanti nativi: un contributo per l'insegnamento dell'italiano L2.. Pragmatica e interculturalità in italiano lingua seconda., v. 1, p. 29 - 40, 2016.
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Ordens e pedidos em língua italiana: uma análise a partir da Teoria dos Atos de Fala. 2015 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Pedidos na perspectiva da Pragmática Cross-Cultural: atos de fala, cultura e cognição. 2019 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, L. . Ci Siamo! - Il Giornalino degli Studenti di Lingua Italina dell'UFPR. 2002 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, L. . Redimensionando a prática de ensino em LEM. 2004 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, L. . O uso da polidez linguística na comunicação organizacional em momento de crise. 2012 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Pedidos em Língua Italiana. 2013 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Richiedere in italiano: analisi di strutture e strategie. 2014 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Ordens e Pedidos em língua italiana: um estudo da percepção de falantes nativos e aprendizes brasileiros a partir da teoria dos atos de fala. 2014 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Pragmática Linguística e o Ensino Comunicativo de Línguas. 2014 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Ordens e Pedidos em língua italiana: um estudo da percepção de falantes nativos e aprendizes brasileiros a partir da teoria dos atos de fala. 2016 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Ordens e Pedidos em língua italiana: um estudo da percepção de falantes nativos e aprendizes brasileiros a partir da teoria dos atos de fala. 2016 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Ordens e Pedidos em língua italiana: um estudo da percepção de falantes nativos e aprendizes brasileiros a partir da teoria dos atos de fala. 2016 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Ordens e Pedidos em Língua Italiana: um estudo da percepção de falantes nativos e aprendizes brasileiros a partir da teoria dos atos de fala. 2017 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. ; Santoro, E. . La competenza pragmatica di apprendenti brasiliani di italiano: strumenti di valutazione a confronto. 2018 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. ; Santoro, E. . A avaliação da competência pragmática em uma segunda língua: um estudo com aprendizes brasileiros de italiano. 2020 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . O desenvolvimento da competência pragmática no ensino intercultural de italiano a brasileiros: o pedido de desculpas para avaliar a eficácia da instrução implícita e explícita.. 2021 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. ; PORCELLATO, A.M. . Dalla ricerca alla didattica: La pragmatica interculturale in classe.. 2021 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, L. . Monitor da Sessão de Comunicações. 2005 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano - Níveis I e II. 2007 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Supporto didattico all insegnamento della lingua italiana - Professores da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo. 2020 (Prefeitura de São Paulo - Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro de São Paulo)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano no Campus - Nível III. 2013 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano no Campus - Nível V. 2013 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano no Campus - Nível IV. 2013 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP)
    • NASCIMENTO, L. . Programa de Extensão CELIN - Extensão Universitária como Espaço Integrado para Ensino e Aprendizagem, Pesquisa e Formação de Professores de Línguas e Culturas Diversas. 2009 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano I e II. 2007 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . LICENCIAR - Redimensionando a prática de ensino em LEM. 2004 (Pró-Reitoria de Gradução da Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Ensinar italiano nos CELs em tempos de pandemia'desafios e novos caminhos. 2020 (Universidade de Sao Paulo)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano - Níveis I e II. 2007 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano: Língua e Cultura - Nível III. 2009 (CELIN - UFPR)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano: Língua e Cultura - Nível III. 2008 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano: Língua e Cultura - Níveis II e IV. 2009 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano: Língua e Cultura - Níveis II e IV. 2008 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano: Língua e Cultura - Níveis II, III e V. 2009 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano: Língua e Cultura - Nível III. 2008 (CELIN - UFPR)
    • NASCIMENTO, L. . Programa de Extensão Universitária do CELIN - Espaço Integrado para o Ensino e Aprendizagem, Pesquisa e Formação de Professores de Línguas e outras Culturas Diversas. 2010 (Centro de línguas e interculturalidade da Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano I. 2005 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano: Língua e Cultura - Nível Básico V. 2008 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano: Língua e Cultura - Nível Básico I. 2011 (Centro de línguas e interculturalidade da Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Conversação e Cultura Italiana - Nível I. 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano: Língua e Cultura VI. 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano: Língua e Cultura I. 2011 (Centro de línguas e interculturalidade da Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano II. 2005 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano no Campus - Nível VI. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano no Campus - Nível III. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano no Campus - Nível IV. 2013 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano no Campus - Nível V. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano III. 2005 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano II. 2006 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. ; FRANGIOTTI, G. A. . O desenvolvimento da competência pragmática e sociolinguística em classe de língua estrangeira. 2016 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. ; FRANGIOTTI, G. A. . O desenvolvimento de competência pragmática e sociolinguística em classe de língua estrangeira. 2018 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . L?italiano di oggi: lingua e cultura nella vita di tutti i giorni. 2018 (Serviço de Cultura e Extensão - FFLCH - USP)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . L?italiano di oggi: lingua e cultura nella vita di tutti i giorni. 2018 (Serviço de Cultura e Extensão - FFLCH - USP)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano II e Italiano III. 2006 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . L'italiano di oggi: lingua e cultura nella vita du tutti i giorni. 2019 (FFLCH - USP)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . L'italiano di oggi: lingua e cultura nella vita du tutti i giorni. 2019 (FFLCH - USP)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . L'italiano di oggi: lingua e cultura nella vita du tutti i giorni. 2019 (FFLCH - USP)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Insegnare l'italiano con i film. 2019 (Secretaria Estadual de Educação de Sao Paulo - Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro - Universidade de São Paulo)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano II e III. 2006 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO, L. . Italiano II. 2006 (Universidade Federal do Paraná)
    • NASCIMENTO-SPADOTTO, L. . Curso de Atualização - Muito além da gramática: o ensino de língua e cultura italianas nos CELs. 2021 (FFLCH - USP)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Licenciatura Português/Italiano
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Italiana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Letras - Língua, cultura e literatura italianas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 2012
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: PROLICEN - Programa Licenciar - Projeto de Ensino Pesquisa e Extensão Desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Orientação Profa. Lucia Sgobaro Zanette
        Outras informações: Professora de língua italiana
    • Indústria Química - Rochesa S/A:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2011 ).
        Outras informações: Contratada para desenvolver trabalhos relacionados a tradução de e-mails, documentos e todos material destinado à comunicação interna, atuando também como intérprete em reuniões e encontros, realizando tradução simultânea em reuniões e cursos ministrados dentro da empresa.
        Outras informações: Secretária Bilíngue
    • Centro Europeu - Profissões e Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de Italiano
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal do Espírito Santo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: - Língua italiana I - Língua italiana II - Língua italiana VII - Italiano instrumental
        Outras informações: Professora Substituta
    • Grêmio Politécnico da USP:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Professora de língua italiana
    • Centro de Línguas e Interculturalidade - UFPR:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de língua italiana
    • Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Italiano