Não autenticado |

Janice Gonçalves Alves

    • Possui graduação em Letras, licenciatura plena em Inglês-Português e suas Literaturas (1988 - Teresa Martin - SP), especialização em Tradução (2004 - Universidade de São Paulo), mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (2010 - Universidade de São Paulo), doutorado em Educação (2023 - Universidade de São Paulo). Participou como professora formadora junto às escolas Estaduais na implantação do Projeto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC - 2013 - 2016), na área de Língua Portuguesa e Letramentos. Participou como professora formadora junto às escolas municipais de São Paulo do Projeto de Inglês para Ensino Fundamental I (2012); participa do Projeto Nacional de Formação de Professores "Novos Letramentos, Multiletramentos em Línguas Estrangeiras".Foi docente na Faculdade Fernão Dias - Osasco, de 2007 a 2020, nos cursos de Pedagogia, Letras, Tecnólogos em Gestão Financeira, Tecnólogos em Recursos Humanos, Tecnólogos em TI, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa, Linguística Aplicada, Produção de Textos, Literatura Inglesa, Comunicação Empresarial, Conhecimento e Capital Intelectual. Participou como professora no Senac - Osasco - Programa Via Rápida, estudos de linguagem, no curso de formação para Gestor de Eventos. Atuou como professora de Língua Inglesa para o Ensino Médio e Ensino Fundamental I e II na rede Adventista de Educação. Atuou em consultoria na revisão metodológica e composição de materiais didáticos da editora: Casa Publicadora Brasileira e em atividade autônoma de tradução literária juvenil. Atualmente é docente do Centro Paula Souza, atuando nas disciplinas de Linguagem e Produção de Textos, Comunicação Empresarial, Português.

       

      Links:    

    • ALVES, J. G. . TEORIAS DOS NOVOS LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS: PERSPECTIVA CRÍTICA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Papéis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens Centro de Ciências Humanas e Sociais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , v. 22 , p. 8-29 - , 2018. ISSN: 24481165.
    • ALVES, J. G. . MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUAS: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS INSTITUCIONAIS Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias , v. 4 , p. 3 - , 2017. ISSN: 23589140.
    • ALVES, J. G. . Educação Línguística em contextos escolares multilíngues: dando corpo às práticas de alfabetização/letramento,. 2022 (Comunicacao)
    • ALVES, J. G. . Leitura Crítica: Lendo a palavra para ler o mundo. 2018 (Conferência)
    • ALVES, J. G. . EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM CONTEXTOS ESCOLARES MULTILÍNGUES: DANDO CORPO ÀS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO. 2021 (Comunicacao)
    • ALVES, J. G. . Educação Linguística em Contexto Multicultural: Políticas Públicas para o Ensino Fundamental I. 2020 (Comunicacao)
    • ALVES, J. G. . Educação Linguística em Contexto Multicultural: Políticas Públicas para o Ensino Fundamental I. 2019 (Comunicacao)
    • ALVES, J. G. . Multiletramentos em Língua Inglesa. 2016 (Conferência)
    • ALVES, J. G. . Educação Línguística no Ensino Fundamental I sob a perspectiva do Letramento Crítico. 2015 (Simposio)
    • ALVES, J. G. . A mercantilização do ensino de língua estrangeira nas escolas particulares de ensino fundamental e médio: aspectos filosóficos, metodológicos e sociais desta prática. 2008 (Seminário)
    • ALVES, J. G. . A Constituição Identitária dos sujeitos no mercado de terceirização de ensino de LE. 2008 (Comunicacao)
    • ALVES, J. G. . Ensino de Inglês e Multiletramentos Críticos: reflexões, demandas e desafios. 2009 (Comunicacao)
    • ALVES, J. G. . A terceirização do Ensino de Língua Inglesa dentro das escolas formais: reflexão com base nas teorias dos multiletramentos. 2010 (Comunicacao)
    • ALVES, J. G. . A Terceirização do Ensino de Língua Estrangeira nas Escolas de Ensino Formal. 2012 (Comunicacao)
    • ALVES, J. G. . A Terceirização do Ensino de Língua Estrangeira nas Escolas de Ensino Formal. 2012 (Conferência)
    • ALVES, J. G. . IV Encontro Nacional Developing New literacies in Cross-Cultural Contexts. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • ALVES, J. G. . Estudos dos professores investigados em suas respectivas regiões em suas formações docentes. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • ALVES, J. G. . O uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de línguas (LE e LM). 2011 (Universidade de São Paulo)
    • ALVES, J. G. . III Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • ALVES, J. G. . I Encontro Nacional Developing new Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • ALVES, J. G. . IV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia / Ciclo II - Os Estudos de Letramentos e o Contexto Brasileiro: Expandindo Interpretações. 2019 (Capes)
    • ALVES, J. G. . II Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
  • Atuação Profissional: 6
    • Associação Paulistana da Igreja Adventista:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 2009 ).
        Outras informações: Professor aulista
    • Faculdade Fernão Dias:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2020 ).
        Outras informações: Professor aulista
    • Senac - Osasco:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Atuação como professor-monitor no curso profissionalizante Via-Rápida de Gestão em Organização de Eventos.
        Outras informações: docência
    • Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Números disponíveis em http://www.faculdadefernaodias.edu.br/rafe/
    • Secretaria Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professor formador
    • Ministério de Educação e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - 2016 ).
        Outras informações: Professor formador