Não autenticado |

Patricia Trindade Nakagome

    • Professora Adjunta de Teoria da Literatura da Universidade de Brasília. Mestre e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Na graduação e no doutorado, realizou período sanduíche na Freie Universität Berlin. É editora científica da Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. É uma das líderes do grupo de pesquisa Leitores e Leituras na Contemporaneidade e integrante do Grupo de Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, ambos cadastrados no CNPq. Principais áreas de interesse: leitura, ensino de literatura e teoria literária. Contato: patricia.nakagome@gmail.com

       

      Links:    

    • NAKAGOME, P. T. ; ANDRADE, T. . Rubens Figueiredo: cartografia crítica. Brasília : Edições Carolina, 2021 . p. ISBN: 9786500277463.
    • ALMEIDA, D. M. ; SILVA, G. M. B. L. F. ; NAKAGOME, P. T. . Literatura e Infância: travessias. Araraquara : Letraria, 2018 . 211p. ISBN: 9788569395218.
    • HOSSNE, A. S. ; NAKAGOME, P. T. . Leitores e Leituras na Contemporaneidade. Araraquara : Letraria, 2019 . p. ISBN: 9788569395409.
    • Dalcastagnè, R. ; LICARIAO, B. ; NAKAGOME, P. T. . Literatura e Resistência. Porto Alegre : Zouk, 2018 . p. ISBN: 9788580490657.
    • MASSI, F. ; NAKAGOME, P. T. . Desumanização na literatura. São Paulo : Me Parió Revoluções, 2015 . 250p. ISBN: 9788568318034.
    • NAKAGOME, P. T. . Poética do encontro ALEA: ESTUDOS NEOLATINOS (IMPRESSO) , v. 26 , p. 1 - 17 , 2024. ISSN: 18070299.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Cenas de um discurso monstruoso REVISTA CRIAÇÃO & CRÍTICA , v. 36 , p. 52 - 77 , 2023. ISSN: 19841124.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Sobre o sorriso e a ignorância: sendas do ensino de literatura CONTEXTO - REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS , v. 2 , p. 76 - 91 , 2023. ISSN: 23589566.
    • DINIZ, L. G. ; NAKAGOME, P. T. . Leitura e experiência ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. 57 , p. 1 - , 2019. ISSN: 23164018.
    • NAKAGOME, P. T. . Algumas questões (muito pessoais) sobre a crítica literária hoje TERESA (USP) , v. 18 , p. 227 - , 2018. ISSN: 15179737.
    • NAKAGOME, P. T. . Educação e tecnologia: inovações pedagógicas - entrevista REVISTA COM CENSO ESTUDOS EDUCACIONAIS DO DISTRITO FEDERAL , v. 5 , p. 114 - , 2018. ISSN: 23592494.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE ; GARCIA, R. C. . Contar e cantar em cena: a música em Arena conta: Zumbi Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 18 , p. 156 - 168 , 2017. ISSN: 19806914.
    • NAKAGOME, P. T. . Jorge Amado e o sentido plural de revolução MISCELÂNEA (ASSIS. ONLINE) , v. 20 , p. 211 - 225 , 2017. ISSN: 19842899.
    • GARCIA, R. C. ; NAKAGOME, P. T. . Lendo o silêncio: O incolor Tsukuru Tazaki e Sono de Haruki Murakami CERRADOS , v. 25 , p. 80 - 96 , 2017. ISSN: 19829701.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE ; GARCIA, R. C. . O largo da Palma: o corpo além da aparência REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE) , v. 12 , p. 158 - , 2016. ISSN: 19814674.
    • GARCIA, R. C. ; NAKAGOME, P. T. . Mar à vista e mar além da vista VIA ATLÂNTICA (USP) , v. 27 , p. 341 - 355 , 2015. ISSN: 15165159.
    • NAKAGOME, P. T. . Literatura e/ou educação Via Atlântica (USP) , v. 28 , p. 89 - 103 , 2015. ISSN: 15165159.
    • GARCIA, R. C. ; NAKAGOME, P. T. . Herança de pele e sangue: a força da natureza na poesia do Urucungo Scripta UNIANDRADE , v. 13 , p. 85 - 107 , 2015. ISSN: 16795520.
    • NAKAGOME, P. T. . Memórias de família: uma leitura das obras autobiográficas de Graciliano Ramos Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online) , v. 05 , p. 192 - 202 , 2014. ISSN: 21751277.
    • NAKAGOME, P. T. ; MURAKAMI, R. Y. . Autoria em questão na era da cibercultura Revista Criação & Crítica , v. 12 , p. 150 - 160 , 2014. ISSN: 19841124.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . The Hunger Games: Mockingjay (resenha) Fronteiraz (São Paulo) , v. 12 , p. 167 - 171 , 2014. ISSN: 19834373.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Marinheiro, estrangeiro e viajante: a mudança do olhar em Marinheiro de primeira viagem Eutomia (Recife) , v. 13 , p. 432 - 445 , 2014. ISSN: 19826850.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Da estética da recepção à recepção estética REEL. Revista Eletrônica de Estudos Literários , v. 14 , p. 1 - , 2014. ISSN: 18099831.
    • OLIVIERA, F. A. M. ; NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE ; GARCIA, R. C. . Mares da África: Agostinho Neto e Mia Couto Contexto (UFES) , v. 26 , p. 68 - 90 , 2014. ISSN: 15190544.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE ; FRANCISCO, B. M. . A massa na literatura Estação Literária , v. 13 , p. 425 - 439 , 2014. ISSN: 19831048.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Compromisso e Croissants Revista Crioula (USP) , v. 14 , p. 1 - , 2014. ISSN: 19817169.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Rompendo fronteiras literárias: Leitura de O Anjo de Timor de Sophia de Mello Breyner Andresen Revista Crioula (USP) , v. 14 , p. 1 - 9 , 2014. ISSN: 19817169.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Testemunho realista do absurdo: uma leitura de Memórias do Cárcere de GRaciliano Ramos Revista de Letras (UNESP) , v. 54 , p. 179 - 191 , 2014. ISSN: 19817886.
    • NAKAGOME, P. T. . Mário de Andrade, Eça de Queiroz, J.K. Rowling: qual a ligação entre esses autores? Opiniães: revista dos alunos de Literatura Brasileira , v. 1 , p. 70 - 80 , 2014. ISSN: 21773815.
    • NAKAGOME, P. T. . Olhando a sociedade das margens: memórias de presos Estação Literária , v. 12 , p. 343 - 357 , 2014. ISSN: 19831048.
    • NAKAGOME, P. T. . Limite, literatura, lagosta: a ?crônica? de David Foster Wallace Estação Literária , v. 11 , p. 326 - 341 , 2013. ISSN: 19831048.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . A AUTORIA ANTES DA RECEPÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LITERATURA EM TIMOR-LESTE Linha d'Agua , v. 26 , p. 83 - 100 , 2013. ISSN: 01033638.
    • NAKAGOME, P. T. ; MURAKAMI, R. Y. . Transculturalidade, transformação: a relação dos fãs e dos estudantes com a literatura Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura , v. 19 , p. 71 - 86 , 2013. ISSN: 19808879.
    • MURAKAMI, R. Y. ; NAKAGOME, P. T. . A leitura literária, a escrileitura eletrônica: uma discussão a partir de 'O Ateneu' de Raul Pompéia Texto Digital (UFSC) , v. 9 , p. 145 - 161 , 2013. ISSN: 18079288.
    • NAKAGOME, P. T. . As tarefas de Eagleton Itinerarios (UNESP. Araraquara) , v. 37 , p. 211 - 212 , 2013. ISSN: 0103815X.
    • NAKAGOME, P. T. . Identidade docente em formação Linha d'Agua , v. 25 , p. 203 - 217 , 2012. ISSN: 01033638.
    • NAKAGOME, P. T. ; GARCIA, R. C. . Protagonismo negro, autoria branca: A revolta da cachaça e Arena conta: Zumbi Revista Estação Literária , v. 8A , p. 65 - 76 , 2011. ISSN: 19831948.
    • NAKAGOME, P. T. . O espaço das memórias: uma leitura da obra autobiográfica de Graciliano Ramos Revista do SELL , v. 3 , p. 589 - 610 , 2011. ISSN: 19833873.
    • NAKAGOME, P. T. . Estética e dinâmica da condição humana nas peças O Livro de Jó e Fim de Partida Cadernos de Pesquisa na Graduação em Letras , v. 3 , p. 127 - 138 , 2006. ISSN: 1807507X.
  • Capítulos publicados: 14
    • BARROS, I. L. ; NAKAGOME, P. T. . Desencontro na superfície: a literatura menor e a crítica maior. Lpinguas minoritárias e literaturas menores, v. , p. 157 - 174, 2024.
    • BRITO, A. C. C. ; SILVA, R. F. ; NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . A leitura é contagiante. Leitura(s), ensino e literatura na contemporaneidade: do necessário ao possível, v. , p. 154 - 176, 2023.
    • NAKAGOME, P. T. . Leitura presente: pelo silêncio e pela voz. Trânsitos, percursos e cisões: a literatura no tempo presente, v. 1, p. 13 - 23, 2022.
    • NAKAGOME, P. T. . Harry Potter e a crítica acadêmica. Harry Potter:caminhos interpretativos, v. , p. 95 - 107, 2021.
    • NAKAGOME, P. T. . Antonio Candido: o reconhecimento do professor. Candido, Schwarz & Alvim, v. 1, p. 69 - 79, 2019.
    • NAKAGOME, P. T. . A literatura infantojuvenil e a leitura de cabeça levantada. Literatura e Infância: travessias, v. 1, p. 202 - 206, 2018.
    • NAKAGOME, P. T. . Os caminhos da leitura: a reta e o círculo. Nas linhas de Ariadne: literatura e ensino em debate, v. , p. 131 - 142, 2017.
    • NAKAGOME, P. T. . Desumanização na cadeia, humanização pela escrita. Desumanização na literatura, v. , p. 105 - , 2015.
    • NAKAGOME, P. T. . Hope or Literary Value: Different Keys to Read Literature. Phoenix Rising from Contemporary Global Society, v. 1, p. 83 - 93, 2014.
    • NAKAGOME, P. T. . Língua portuguesa e literatura timorense: (re)construção de um país?. Linguagem, Estratégia e (Re)construção, v. , p. 193 - 2013, 2014.
    • NAKAGOME, P. T. . A formação continuada de professores de PLE no exterior. Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas, v. , p. 118 - 124, 2012.
    • NAKAGOME, P. T. . O papel do gênero crônica na formação do leitor no ensino médio. O gênero em diferentes abordagens discursivas, v. 3, p. 1 - 14, 2011.
    • NAKAGOME, P. T. ; OLIVIERA, F. A. M. ; WATANABE, G. . Interdisciplinaridade e Autoridade: Perspectivas em prol. da ação educativa em ambiente hospitalar. Atendimento Escolar Hospitalar: Saberes e Fazeres, v. 1, p. 183 - 192, 2011.
    • NAKAGOME, P. T. ; OLIVIERA, F. A. M. ; WATANABE, G. . Avaliação nas escolas hospitalares: Perspectivas para uma ação educativa eficaz. Atendimento Escolar Hospitalar: Saberes e Fazeres, v. 1, p. 139 - 148, 2011.
    • NAKAGOME, P. T. . 'Não é bom, mas é legal': a terceira via da valoração do literário na contemporaneidade. In: XIV Conresso Internacional da Abralic , 2015 , Belém. Caderno de resumos do XIV Conresso Internacional da Abralic. : , 2015.
    • NAKAGOME, P. T. . Escrita autobiográfica na formação continuada de professores de PLE. In: I CIPLOM , 2010 , Foz do Iguaçu. Anais do I CIPLOM. : , 2010. p. 918 - 925.
    • NAKAGOME, P. T. . Correção sistemática na comunicação oral: base da análise contrastiva de PLE para falantes de espanhol. In: I CIPLOM , 2010 , Foz do Iguaçu. Anais do I CIPLOM. : , 2010. p. 926 - 933.
    • NAKAGOME, P. T. . O que se diz que se gosta de ler antes de saber o que se deve dizer. In: 3 Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2014 , Maringá. Anais do 3 Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. : , 2014.
    • NAKAGOME, P. T. . A experiência do leitor literário na contemporaneidade: implicações para o ensino. In: XX Seminário do CELLIP , 2011 , Londrina. Anais do XX Seminário do CELLIP. : , 2011.
    • NAKAGOME, P. T. . Uma leitura literária do mundo: 'Os cismos' de Guimarães Rosa. In: XX Seminário do CELLIP , 2011 , Londrina. Anais do XX Seminário do CELLIP. : , 2011.
    • NAKAGOME, P. T. . Literatura como formação do homem: o leitor empírico em foco. In: VI EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP , 2011 , São Paulo. Anais do VI EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP. : , 2011.
    • NAKAGOME, P. T. . Brazilian Literary Criticism: Privilege in a Context of Social Inequality. In: 15th Triennial Conference of EACLALS , 2014 , Innsbruck. Uncommon Wealths: Riches and Realites. : , 2014.
    • NAKAGOME, P. T. . Hope or Literary Value: Different Keys to Read Literature. In: 6th Global Conference - Hope , 2014 , Praga. Hope - Probing the Boudaries. : , 2014.
    • NAKAGOME, P. T. . O que se diz que se gosta de ler antes de saber o que se deve dizer. In: 3 Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2014 , Maringá. Resumos dos trabalhos aprovados do 3 Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. : , 2014.
    • NAKAGOME, P. T. . A recepção do livro 'O anjo do Timor' pelo leitor timorense universitário. In: XVI Mostra de Pós-Graduação em Letras , 2012 , São Paulo. Caderno de resumos da XVI Mostra de Pós-Graduação em Letras. : , 2012.
    • NAKAGOME, P. T. . A experiência do leitor no ensino de literatura. In: I Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação , 2013 , São Cristóvão - SE. Anais do II Seminário de Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa. I Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação. : , 2013.
    • NAKAGOME, P. T. . Língua portuguesa e literatura timorense: (re)construção de um país?. In: V Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2013 , São Paulo. Caderno de resumos do V Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. : , 2013.
    • NAKAGOME, P. T. . Indicação de obras literárias: estamos preparados para isso?. In: XI Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP , 2012 , São Paulo. Caderno de resumos do XI Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP. : , 2012.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Lusophony in East Timor: between discourse and project. In: Colonialisms, Post-colonialisms and Lusophonies ? 4th International Congress in Cultural Studies , 2014 , . Colonialisms, Post-colonialisms and Lusophonies ? Proceedings of the 4th International Congress in Cultural Studies. : , 2014.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Professor, leitor (e bruxos): o ensino de literatura na contemporaneidade. In: XVIII Mostra de Pós-graduação em Letras , 2014 , São Paulo. XVIII Mostra de Pós-graduação em Letras. : , 2013. p. 147 - 147.
    • NAKAGOME, P. T. . Literatura comparada, experiência de leitura compartilhada. In: XIII Congresso Internacional da ABRALIC , 2013 , Campina Grande. ANAIS ABRALIC INTERNACIONAL. : , 2013.
    • NAKAGOME, P. T. . O leitor empírico na contemporaneidade: considerações e reflexões. In: IV Seminário de pesquisa dos alunos de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada , 2013 , São Paulo. Caderno de resumos do IV Seminário de pesquisa dos alunos de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. : , 2013. p. 8 - 8.
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . A experiência do leitor no ensino de literatura. In: ANAIS DO II SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA , 2013 , São Cristóvão - SE. Anais do ANAIS DO II SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. : , 2013. p. 552 - 557.
    • NAKAGOME, P. T. . O espaço das memórias: uma leitura da obra autobiográfica de Graciliano Ramos. In: 3 Simpósito Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM , 2011 , Uberaba. Resumos do 3 Simpósito Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. : , 2011.
    • NAKAGOME, P. T. ; PEREIRA, P. R. C. . A leitura de textos literários em contextos pedagógicos diferenciados. In: 3º Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFMT , 2011 , Uberaba. Resumos do 3º Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFMT. : , 2011.
    • PEREIRA, P. R. C. ; NAKAGOME, P. T. . A carta e o ensino de literatura. In: 3º Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFMT , 2011 , Uberaba. Resumos do 3º Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFMT. : , 2011.
    • NAKAGOME, P. T. . Da gramática normativa ao gênero discursivo: entre a continuidade e a ruptura. In: 18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2011 , São Paulo. Cadernos de Resumo do 18º Inpla. : , 2011.
    • OLIVIERA, F. A. M. ; NAKAGOME, P. T. . Gênero textual delineando o tempo escolar. In: 18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2011 , São Paulo. Cadernos de Resumo do 18º Inpla. : , 2011.
    • NAKAGOME, P. T. ; OLIVIERA, F. A. M. . Desafios do trabalho com gênero textual no ensino superior. In: 18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2011 , São Paulo. . Caderno de Resumos do 18º Inpla. : , 2011.
    • NAKAGOME, P. T. . Formação do leitor literário no contexto hospitalar. In: II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar , 2010 , São Paulo. Anais do II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar. : , 2010.
    • NAKAGOME, P. T. ; OLIVIERA, F. A. M. . Avaliação na escola hospitalar: entre o singular e o plural. In: II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar , 2010 , São Paulo. Anais do II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar. : , 2010.
    • OLIVIERA, F. A. M. ; NAKAGOME, P. T. . Apontamentos acerca da temática currículo em reuniões científcas latino-americanas dedicadas ao atendimento escolar hospitalar. In: II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar , 2010 , São Paulo. Anais do II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar. : , 2010.
    • NAKAGOME, P. T. . O papel do gênero crônica na formação do leitor no Ensino Médio. In: III EPED , 2011 , São Paulo. Livro de resumos do III Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. : , 2011.
    • NAKAGOME, P. T. . A formação continuada de professores de PLE no exterior. In: I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas , 2010 , São Paulo. Caderno de resumos do I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas. : , 2010.
    • OLIVIERA, F. A. M. ; NAKAGOME, P. T. ; WATANABE, G. . A interdisciplinaridade como proposta ao trabalho docente em ambiente hospitalar. In: VI Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar , 2009 , Niterói. Anais do VI Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar. : , 2009.
    • NAKAGOME, P. T. ; OLIVIERA, F. A. M. ; WATANABE, G. . Avaliação nas escolas hospitalares: perspectivas para uma ação educativa eficaz. In: IV Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar , 2009 , Niterói. Anais do IV Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar. : , 2009.
    • NAKAGOME, P. T. . Correção sistemática na comunicação oral: base da abordagem contrastiva de PLE para falantes de espanhol. In: I CIPLOM , 2010 , Foz do Iguaçu. I Congresso Internacioanl de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul. : , 2010.
    • NAKAGOME, P. T. . Escrita autobiográfica na formação continuada de professores de PLE. In: I CIPLOM , 2010 , Foz do Iguaçu. I Congresso Internacional de Professores de Língua Oficiais do MERCOSUL. : , 2010.
    • NAKAGOME, P. T. . A privação da liberdade na constituição do olhar narrativo. In: 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP , 2006 , São Paulo. 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2006.
    • NAKAGOME, P. T. . A experiência do cárcere e a literatura de memórias. In: I Encontro do Estudantes de Pós Graduação da FFLCH , 2007 , São Paulo. Anais do II Encontro do Estudantes de Pós Graduação da FFLCH. : , 2007.
    • NAKAGOME, P. T. . A verdade brasileira implícita na poesia de Francisco Alvim. In: XVII Fórum Aacadêmico de Letras - FALE , 2006 , São Paulo. Anais do XVII Fórum Aacadêmico de Letras. : , 2006.
    • NAKAGOME, P. T. . Estética e dinâmica da condição humana nas peças O livro de Jó e Fim de Partida. In: XVII Fórum Aacadêmico de Letras - FALE , 2006 , São Paulo. Anais do XVII Fórum Aacadêmico de Letras - FALE. : , 2006.
    • HOSSNE, A. S. ; OLIVEIRA, M. F. ; NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Leitores e leituras na contemporaneidade: entre o cânone e as novas tendências. Coxim : Editora UFMS , 2020 (Organização de dossiê)
    • HOSSNE, A. S. ; NAKAGOME, P. T. . Leitores e Leituras na Contemporaneidade. São Paulo : Literatura e Sociedade v.22, n.44 , 2017 (Organização de dossiê)
    • HASHIMOTO, L. ; NAMEKATA, M. ; NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Literatura e Cultura Japonesa em Diálogo. Brasília : Revista Cerrados n. 44 , 2017 (Organização de dossiê)
    • DINIZ, L. G. ; NAKAGOME, P. T. . Ecos da Leitura. : Veredas - Revista da Associação Internacional de Lusitanitas , 2019 (Organização de dossiê)
    • NAKAGOME, P. T. . Parecer ad hoc Itinerários. 2023 (Parecer)
    • NAKAGOME, P. T. . Parecer ad hoc Criação & Crítica. 2023 (Parecer)
    • NAKAGOME, P. T. . Parecer ad hoc FAPESP. 2021 (Parecer)
    • NAKAGOME, P. T. . Parecer ad hoc FAPESP. 2022 (Parecer)
    • NAKAGOME, P. T. . Parecer ad hoc FAPESP. 2023 (Parecer)
    • NAKAGOME, P. T. . Guia Digital PNLD 2023 - Práticas e acompanhamento da aprendizagem. 2023 (Assessoria)
    • NAKAGOME, P. T. . Guia Digital PNLD 2023 - Obras didáticas (Objeto 1). 2022 (Assessoria)
    • NAKAGOME, P. T. . Guia Digital PNLD 2021 Literário. 2022 (Assessoria)
    • NAKAGOME, P. T. . Por uma hermenêutica do sorriso. 2023 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Sobre o sorriso e a ignorância: sendas do ensino de literatura. 2022 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . ?Distorção da palavra e resistência pela palavra: o ataque a Julián Fuks. 2022 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Em busca do sorriso perdido: releitura da obra de Julián Fuks. 2022 (Comunicacao)
    • BARROS, I. L. ; NAKAGOME, P. T. . Partilha entre leitores: uma nova hermenêutica no ciberespaço. 2022 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . O elogio do professor. 2023 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Pelo direito a literaturas. 2021 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Minicurso: Literatura, leitura e criatividade. 2021 (Conferência)
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Pois é, a leitura do mundo precede a leitura da palavra. 2021 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . O amor à literatura. 2019 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Leitura literária: ignorância e emancipação. 2018 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . A leitura e os limites da democracia. 2018 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Leitura presente: pelo silêncio e pela voz. 2018 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . Leia como uma garota. 2018 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . Os jovens leitores e a leitura literária na escola. 2018 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . A literatura infantojuvenil e a leitura de cabeça levantada. 2017 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . Tal literatura, qual leitor?. 2017 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . A leitura da ironia, o risco do riso. 2017 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . A voz e o silêncio do outro: reflexões sobre o ensino de literatura. 2017 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . Antonio Candido: o reconhecimento do professor. 2017 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . O leitor plural e o convite à ação crítica. 2017 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Reflexões sobre educação e saúde: possibilidades e desafios. 2016 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . Massa de leitores, singularidade da leitura. 2016 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . Caminhos da leitura: a reta e o círculo. 2017 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . Literatura, memória e política: Graciliano Ramos e Jorge Amado. 2016 (Conferência)
    • NAKAGOME, P. T. . 'Não é bom, mas é legal': a terceira via na valoração do literário na contemporaneidade. 2015 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . Literatura como formação do homem: o leitor empírico em foco. 2011 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Teoria literária e educação: diálogos e conflitos. 2012 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . A formação continuada de professores de PLE no exterior. 2010 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Gêneros textuais delineando o tempo escolar. 2011 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Uma leitura literária do mundo: 'Os cismos' de Guimarães Rosa. 2011 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . A experiência do leitor literário na contemporaneidade: implicações para o ensino. 2011 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Hope or Literary Value: Different Keys to Read Literature. 2014 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Brazilian Literary Criticism: Privilege in a Context of Social Inequality. 2014 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . A lusofonia em Timor-Leste: entre o discurso e o projeto. 2014 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . A vida e a vida do leitor: valores na formação de uma categoria literária. 2014 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . O que se diz que se gosta de ler antes de saber o que se deve dizer. 2014 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Língua portuguesa e literatura timorense: (re)construção de um país?. 2013 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Literatura comparada, experiência de leitura compartilhada. 2013 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Indicação de obras literárias: estamos preparados para isso?. 2012 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . A experiência do leitor no ensino de literatura. 2013 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . A recepção do livro 'O anjo do Timor' pelo leitor timorense universitário. 2012 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . O papel do gênero crônica na formação do leitor no Ensino Médio. 2011 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. ; PEREIRA, P. R. C. . A leitura de textos literários em contextos pedagógicos diferenciados. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, P. R. C. ; NAKAGOME, P. T. . A carta e o ensino de literatura. 2011 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . A medida sócio-educativa de liberdade assistida entre a teoria e prática. 2006 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Estática e dinâmica da condição humana nas peças O livro de Jó e Fim de Partida. 2006 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . A privação da liberdade na constituição do olhar narrativo. 2006 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . A verdade brasileira implícita na poesia de Francisco Alvim. 2006 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Formação do leitor literário em contexto hospitalar. 2010 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Escrita autobiográfica na formação continuada de professores de PLE. 2010 (Comunicacao)
    • NAKAGOME, P. T. . Correção sistemática na comunicação oral: base da abordagem contrastiva de PLE para falantes de espanhol. 2010 (Comunicacao)
    • Dalcastagnè, R. ; Tennina, L. ; NAKAGOME, P. T. . VII Simpósio Internacional sobre Literatura Brasileira Contemporânea. 2016 (UnB)
    • HOSSNE, A. S. ; NAKAGOME, PATRICIA TRINDADE . II Jornada Leitores e Leituras na Contemporaneidade. 2017 (USP)
    • MANDAGARA, P. ; NAKAGOME, P. T. . II Jornada de Crítica Literária - Ecocríticas: Estados da Natureza. 2017 (Universidade de Brasília)
    • HOSSNE, A. S. ; NAKAGOME, P. T. . III Jornada Leitores e Leituras na Contemporaneidade. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • MATA, A. N. ; Dalcastagnè, R. ; NAKAGOME, P. T. . VIII Simpósio Internacional sobre Literatura Brasileira Contemporânea. 2017 (Universidade de Brasília)
    • NAKAGOME, P. T. ; ALMEIDA, D. M. ; BARRAL, G. M. ; OLIVEIRA, M. A. C. ; COSTA, R. S. . II Jornada de Estudos sobre Literatura Infantil e Juvenil e Representações da Infância. 2017 (Universidade de Brasília)
    • HOSSNE, A. S. ; NAKAGOME, P. T. . I Encontro de Pesquisas em Andamento do Grupo Leitores e Leituras na Contemporaneidade. 2021 ()
    • HOSSNE, A. S. ; NAKAGOME, P. T. . I Jornada Leitores e Leituras na Contemporaneidade. 2016 (USP)
    • HOSSNE, A. S. ; FRANZ, M. ; NAKAGOME, P. T. ; FRIGHETTO, G. N. ; MURAKAMI, R. Y. . O leitor e a leitura na contemporaneidade: aspectos e reflexões. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • NAKAGOME, P. T. . Avaliação em literatura: reflexões teóricas e possibilidades práticas. 2012 (FEUSP)
    • NAKAGOME, P. T. . Literatura para Criatividade e Intervenção. 2021 (Universidade de Brasilia)
    • NAKAGOME, P. T. . Oficina de escrita autobiográfica para professores. 2010 (Centro Cultural Brasil-Nicarágua)
    • NAKAGOME, P. T. ; LORENZETTI NETO, H. . Oficina de elaboração de material didático e avaliações. 2010 (Centro Cultural Brasil-Nicarágua)
    • NAKAGOME, P. T. . Facebook e wikipedia: como transformar vilões em aliados?.. 2013 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • NAKAGOME, P. T. . Material para o curso avançado de português. 2010 (Material didático)
    • Nome do projeto: Caminhos da leitura: a literatura e os jovens (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAKAGOME, P. T. , ALMEIDA, D. M. , BARRAL, G. M. , SILVA, A. M. , LUCENA, B. P. , VALERIO, G. M. F. , SILVA, M. A. N. , CABRAL, B. R. , FERREIRA, N. A. , BRITO, A. C. C. , BARROS, I. L. , BRANCO, L. V. C. , LOPES, S. G. , OLIVEIRA, A. P. G. .
      Descrição: O projeto Caminhos da leitura: a literatura e os jovens busca analisar práticas contemporâneas de leitura entre jovens, discutindo em que medida suas experiências dialogam com as formas tradicionais de leitura previstas pela crítica literária. Além de eles fazerem uso de novos meios para lerem e compartilharem suas leituras, muitos se interessam pelos chamados best-sellers, comumente deixados de lado pela crítica por serem considerados mero produto de mercado. Em nossa pesquisa, entendemos a necessidade de estabelecer um caminho entre a crítica e os adolescentes, levando em conta a complexidade do processo de leitura e do estabelecimento de critérios de valor. Para dar conta dessa tarefa, nosso projeto recorre a metodologia variada, nem sempre comum aos estudos literários. Alinhamos pesquisa empírica, análise crítica de títulos pouco pesquisados e a escrita de histórias de vida dos próprios pesquisadores do grupo, de modo a compreender melhor o processo de leitura na juventude. A partir da articulação de diferentes perspectivas sobre o a leitura dos jovens, estabeleceremos práticas de intervenção, com atividades de mediação junto aos estudantes do Ensino Médio e cursos de formação junto aos professores.
    • Nome do projeto: Os sentidos do ensino de literatura (o atravessamento da pandemia) (2021 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAKAGOME, P. T. , BRITO, A. C. C. , CARVALHO, L. A. S. , FERNANDES, M. M. F. N. , CRUZ, G. R. S. , COSTA, M. E. , FERREIRA, S. D. L. .
      Descrição: Os sentidos, o sentir, estão na base deste projeto. Com ele, buscamos encarar de frente a pergunta: Qual é o sentido do ensino da literatura num contexto de pandemia, do qual não temos qualquer distanciamento? Para lidar com esse problema terrivelmente singular que enfrentamos, propomos um projeto que se sustenta na negação daquilo que comumente se entende por projeto. Este é, em certa medida, um antiprojeto e, como tal, talvez apresente um objetivo central a princípio problemático e duvidoso. A própria execução do projeto é seu principal objetivo. Ou seja, o sentido não está no fim, nos achados colocados no papel. Mas no encontro, na existência de um grupo que se reúna para primeiramente manter-se vivo, depois para manter viva a pergunta sobre o sentido da pesquisa e, por fim, para tentar esboçar uma resposta, que aponte para a sobrevida da literatura, esse objeto resistente.
    • Nome do projeto: Leitores, leituras e literatura após a pandemia (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAKAGOME, P. T. , HOSSNE, A. S. , OLIVEIRA, M. F. , BRITO, A. C. C. , OLIVEIRA, A. P. G. , BARROS, I. L. , BRANCO, L. V. C. , LOPES, S. G. , ANDRADE, T. F. , ARAUJO, M. H. C. S. .
      Descrição: O projeto está sendo desenvolvido com apoio do CNPq ( Edital Universal 18/2021). Com a pandemia, fomos forçados ao distanciamento, ao trabalho e a estudos virtuais. Alterou-se o modo de lidarmos com o outro e, especificamente, de apresentarmos e discutirmos literatura. Nesteprojeto, temos o objetivo de rastrear as mudanças nos novos meios de circulação doliterário, como as lives disputadas por jovens e críticos consagrados, e nas produçõesliterárias recentes. Buscamos analisar se a modificação na forma de difusão da leituraimpactou sobre o discurso acerca da literatura e suas relações estabelecidas com e peloleitor. Portanto, questionamos: como a literatura sobreviveu à pandemia após a alteraçãosensível em seu modo de circulação? Alterou-se o modo de interação entre leitores e textosliterários? Mais do que mero diagnóstico, repetiremos nos estudos literários a pergunta posta às esferasda vida: o que aprendemos? Sendo propositivas no modo de olhar o literário, é possívelpensar em uma nova maneira de fazer crítica literária, de estabelecer relações acadêmicas ede ensino de literatura ao final do isolamento? Estaremos mais próximos do texto, doscolegas e estudantes? O que a pandemia terá nos ensinado sobre a leitura literária entreestudantes em todos os níveis escolares?
    • Nome do projeto: Literatura para criatividade e intervenção (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAKAGOME, P. T. , SILVA, A. F. , BRITO, A. C. C. , SOUZA, J. L. , CARVALHO, L. A. S. , LOPES, M. M. , FERNANDES, M. M. F. N. , PEREIRA, P. C. , CRUZ, G. R. S. , COSTA, M. E. , ABREU, N. M. .
      Descrição: O projeto é fruto de uma parceria entre o DEG/UnB e a SEEDF. Por meio de edital, nossa proposta foi selecionada para ofertar um curso para professores da Secretaria de Educação. Na atual fase, estamos acompanhando a implementação da proposta nas escolas e ampliando as investigações iniciadas no curso.Neste projeto, pensaremos a criatividade como forma da leitura literária e também como seu resultado. Para tanto, consideramos fundamental, antes de tudo, questionar se a criatividade é uma característica estimulada tanto em nossa formação quanto em nossa atuação. Isso implica, a nosso ver, numa urgente discussão sobre o papel do mestre (em diálogo com Rancière, 2015) e o sentido do ensino de literatura (em diálogo com Todorov, 2009). Assim, enfrentamos algumas questões de fundo: somos suficientemente criativos enquanto pesquisadores, professores e leitores para que possamos almejar uma relação com o texto mais criativa e criadora? Podemos e/ou desejamos ser criativos em nossa área? Lidaremos com essas e outras indagações para sinalizar alguns caminhos tanto para o ensino de literatura quanto para a leitura crítica. Para isso, estudantes de graduação e professores da educação básica encontram papel relevante em nosso projeto, partilhando experiências, pensando e criando juntos.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A privação da liberdade na constituição do olhar narrativo: Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos e Memórias de Um Sobrevivente de Luiz Alberto Mendes
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Lateinamerikanistik
        Nome da Instituição: Freie Universität Berlin
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Ano de conclusão: 2016
      • Nome da Instituição: Universidade de Coimbra
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Instituto de Oncologia Pediátrica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de Português e Inglês
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidad Nacional Agraria:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Leitora
    • Universidad Nacional de Ingeniaría:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Coordenadora do curso de português
    • Centro Cultural Brasil-Nicarágua:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Coordenadora
    • Colégio Monteiro Lobato:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professora de Redação e Literatura
    • Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professor
    • Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Revista Crioula (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista de Letras (UNESP. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Atuação em curso de formação de professores da rede pública de ensino organizado pela Unicamp. Orientação de trabalhos de conclusão de curso.
        Outras informações: Orientador educacional on-line
    • Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Professor Substituto
    • A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Literatura e Sociedade (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Ministra a disciplina Tópicos especiais em Literatura, linguagens e meios: O leitor e a leitura como desafios à crítica literária no Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura.
        Outras informações: Bolsista pós-doutorado
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Revista Trama (UNIOESTE. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • CERRADOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
    • ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Editora Científica da Revista.