Não autenticado |

Virginia de Almeida Bessa

    • Pesquisadora colaboradora e professora permanente do programa de pós-graduação em Música da Unicamp, onde coordena o projeto de pesquisa "Conexões musicais transatlânticas: São Paulo na rota das companhias de teatro musicado (1914-1934)", com auxílio Jovem Pesquisador FAPESP. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo em cotutela com a Universidade Paris Nanterre. Possui bacharelado e licenciatura em História, licenciatura em Música e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Departamento de História da USP (PDS-CNPq, 2023-2024), no Instituto de Estudos Brasileiros da USP (PD-Fapesp, 2016-2021), e no Laboratório Mondes Américains da EHESS de Paris (BEPE-Fapesp, 2019-2020). Foi professora colaboradora (2020-2022) do IEB-USP no âmbito do PART (Programa de Atração e Retenção de Talentos da USP) e professora substituta de História da Música no Instituto de Artes da Unesp (2014-2015). Tem experiência na área de ensino e pesquisa em História, com ênfase em História da Cultura e História da Música, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Cultura Sonora, História de São Paulo (século XX), Música Popular, Teatro Musicado. É integrante do Laboratório História e Cultura Sonora (DH-USP), do Laboratório de Estudos da Música e do Som - LEMS (IA-Unicamp), do Grupo de Trabalho Músicas Populares Urbanas (ARLAC/International Musicological Society) e da Linha de Investigação em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo do Centro de Estudos Globais, da Universidade Aberta de Portugal. Atuou como editora e elaboradora de materiais didáticos de História e de Música e com formação de professores. É autora do livro A escuta singular de Pixinguinha (Alameda, 2010), contemplado com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música de 2010, e coeditora do livro Histórias das Músicas no Brasil (Anppom, 2023).

       

      Links:    

    • História e Música
    • História da Cultura
    • Brasil Colonial
    • Iconografia
    • Engenhos de Açúcar
    • História e Cultura Sonora
    • Música
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; PÉREZ GONZALEZ, J. . Histórias das Músicas no Brasil: Sudeste.. Vitória : Anppom, 2023 . 479p. ISBN: 9786599901638.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Pixinguinha ou la singularité d ' une écoute. Du choro à l ' industrie du disque. Toulouse : Presses Universitaires du Midi/Fapesp, 2019 . 324p. ISBN: 9782810706266.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . A escuta singular de Pixinguinha: História e Música Popular no Brasil dos anos 1920 e 1930. São Paulo : Alameda/Funarte, 2010 . p. ISBN: 9788579390630.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . ?Italiana nell?arte, americana negli affari?: Clara Weiss e a indústria da opereta entre a Itália e a América do Sul ArtCultura_Revista de História, Cultura e Arte Uberlândia , v. 25 , p. 87 - 105 , 2024. ISSN: 21783845.
    • BESSA, VIRGÍNIA DE ALMEIDA . « Italiana nell?arte, americana negli affari »: Clara Weiss and the Operetta Industry between Italy and South America BRÉSIL(S) - SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES , v. 22 , p. 1 - 22 , 2022. ISSN: 22570543.
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; PÉREZ GONZALEZ, J. ; MORAES, José Geraldo Vinci de ; MACHADO, C. . História e Cultura Sonora: a historicização das escutas e dos sons REVISTA DE HISTÓRIA , v. 182 , p. 1 - 18 , 2023. ISSN: 23169141.
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; MERVANT-ROUX, M. . O teatro, lugar onde se escuta: entrevista com Marie-Madeleine Mervant-Roux REVISTA DE HISTÓRIA , v. 182 , p. 1 - 12 , 2023. ISSN: 23169141.
    • BESSA, VIRGÍNIA DE ALMEIDA . O instrumental e o vocal na música popular brasileira: Vânia Bastos e Marcos Paiva em Concerto para Pixinguinha A música de: História pública da música do Brasil , v. 2 , p. 1 - , 2020. ISSN: 26753014.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . O moderno para além do Modernismo: atividade teatral na São Paulo de 1922 REVISTA DO CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO , v. 14 , p. 1 - 31 , 2022. ISSN: 24482773.
    • BESSA, VIRGINIA DE ALMEIDA . A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930 REVISTA DE HISTÓRIA , v. 179 , p. 1 - 33 , 2020. ISSN: 23169141.
    • BESSA, VIRGÍNIA DE ALMEIDA . O resto é ruído: escutando o século XX REVISTA DE HISTÓRIA , v. 162 , p. 383 - 390 , 2010. ISSN: 23169141.
    • BESSA, VIRGÍNIA DE ALMEIDA . O século da canção REVISTA DE HISTÓRIA , v. 157 , p. 203 - 211 , 2007. ISSN: 23169141.
    • BESSA, VIRGÍNIA DE ALMEIDA . Do palco ao disco: música caipira e construção de identidades na cidade de São Paulo OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 25 , p. 308 - , 2019. ISSN: 15177017.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Acervo em pauta: as edições de partituras do Acervo Pixinguinha Novos Estudos. CEBRAP , v. 103 , p. 229 - 236 , 2015. ISSN: 01013300.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Em busca da oralidade cantada: a canção brasileira no teatro musicado Plural Pluriel , v. 12 , p. online - , 2015. ISSN: 17605504.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . À escuta da cidade: Pixinguinha e a paisagem sonora carioca da Primeira República RITA , v. 1 , p. 1 - 19 , 2008. ISSN: 21026424.
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; GONZALEZ, J. P. . As histórias das músicas no diálogo entre as disciplinas e na fronteira entre os saberes. Histórias das Músicas no Brasil: Sudeste, v. , p. 8 - 16, 2023.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Imigração italiana e indústria operetística entre Europa e América do Sul. En, desde y hacia las américas. Músicas y migraciones transoceánicas, v. 1, p. 605 - 620, 2021.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Uma Babel nos palcos: teatro musicado na cidade de São Paulo. Cidade (dis)sonante: culturas sonoras em São Paulo (séculos XIX e XX), v. 1, p. 271 - 307, 2022.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . When the Italians Came on the Scene: Immigration and Negotiation of Identities in the Popular Theater of São Paulo in the Early 20th Century. Italianness and Migration from the Risorgimento to the 1960s, v. , p. 227 - 239, 2022.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Memória e esquecimento do teatro musicado em São Paulo. Pesquisa e Diálogo sobre o Brasil Contemporâneo (Cadernos do IEB), v. 13, p. 91 - 101, 2020.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Die Macht des Klangs: Avantgarde‐Musik und politischer Widerstand in Brasilien. Widerständigkeiten im ?Land der Zukunft?. Andere Blicke auf und aus Brasilien, v. , p. 181 - 190, 2013.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Paulo Freire: o mestre que ensinou o oprimido a ler o mundo. Rebeldes Brasileiros II - Educadores que desafiaram dogmas, v. 1, p. 12 - 57, 2011.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Imagens da escuta: traduções sonoras de Pixinguinha. História e Música no Brasil, v. 1, p. 163 - 214, 2010.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Paulo Freire . Coleção Rebeldes Brasileiros, Revista Caros Amigos , São Paulo , 10 abr. 2000.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Cultura sonora e experiências migratórias na São Paulo do início do século XX. In: XV Congreso IASPM-AL: Fronteras, Rutas & Horizontes em las Músicas Populares en América Latina , 2022 , Valparaíso Chile. XV Congreso IASPM-AL: Fronteras, Rutas & Horizontes em las Músicas Populares en América Latina. : , 2022. p. 57 - 57.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Italiana nell'arte, americana negli affari: Clara Weiss and the Operetta Industry Between Italy and South America. In: V Congreso ARLAC/IMS , 2022 , Jaén, Espanha. Actas eletrónicas del V Congreso ARLAC/IMS. : https://www.youtube.com/watch?v=K0vuhfR-alg&list=PLNmFk3O6-wleKp8djvSJMYmY03ZXZUINZ&index=3, 2022.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . The italians come on the scene : immigration and negotiation of identities in the popular theatre of São Paulo in the early twentieth century. In: L?Italie pour bagage. Migration, circulations et italianité. XIX-XXIe siècles , 2017 , Paris. L?Italie pour bagage. Migration, circulations et italianité. XIX-XXIe siècles.. : , 2017.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Os sons encantadores do Rio: indústria do entretenimento, reformas urbanas e cultura sonora na capital da Primeira República. In: Seminário João do Rio no século XXI: das ruas, das letras e das artes , 2021 , online. Seminário João do Rio no século XXI: das ruas, das letras e das artes. : , 2021. p. 10 - 11.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Géneros en disputa: teatro musical en la ciudad de São Paulo (años 1910 y 1920). In: .Genres of music theatre across labels , 2018 , Madri. Genres of music theatre across labels. Maadri : ICCMU, 2018. p. 15 - .
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Imigração italiana e indústria operetística entre Europa e América do Sul: o caso de São Paulo (1914-1934).. In: En, desde y hacia las Américas. Migracoines Musicales: Comunidades Transnacionales, Historia Oral y Memoria Cultural , 2019 , Madri. En, desde y hacia las Américas. Migracoines Musicales: Comunidades Transnacionales, Historia Oral y Memoria Cultural. Madri : Sedem, 2019. p. 15 - .
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; GONZALEZ, J. P. ; LIMA, G. S. . A música e sua difusão na cidade de São Paulo: influências recíprocas entre fonografia, rádio e teatro. In: IV Congresso ARLAC/IMS , 2019 , Buenos Aires. IV Congreso ARLAC/IMS. Buenos Aires : Universidad Catolica Argentina, 2019. p. 102 - 103.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Impactos do discurso historiográfico na produção musical popular: o caso Pixinguinha. In: XII Congresso de la IASPM-AL; IX Colóquio Internacional de Musicologia , 2016 , La Habana201. XII Congresso de la IASPM-AL; IX Colóquio Internacional de Musicologia. La Habana : Casa de Las Americas, 2016. p. 63 - 63.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . La escena musical paulistana: identidades y canción popular en la ciudad de San Pablo. In: VIII Congreso Chileno de Musicologia , 2015 , Valdivia. Convergencias, perspectivas y nuevas tendencias en los estudios sobre las músicas de hoy y del pasado. Vialdivia : Universidad Austral de Chile, 2015.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . La scène musicale paulistana: identités et chanson populaire dans le théâtre chanté de la ville de São Paulo (1914-1934). In: 31 Colloque Annuel IASPM-Canada , 2014 , Quebec. 31 Colloque Annuel IASPM-Canada. Quebec : Université Laval, 2014. p. 3 - 4.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934). In: IV EPOG (Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP) , 2009 , São Paulo. IV Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP. São Paulo : FFLCH, 2009. p. 1 - 10.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . O teatro musicado e a invenção do sertanejo: a canção caipira nos palcos brasileiros (1912-1934). In: XXV Simpósio Nacional de História , 2009 , . XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. Caderno de resumos.. Fortaleza : UFC/Anpuh, . p. 99 - 99.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Pixinguinha, Radamés Gnattali e o branqueamento da música popular brasileira. In: XIX Encontro Regional de História , 2008 , São Paulo. XIX Encontro Regional da ANPUH - Seção São Paulo. Poder, violência e exclusão. São Paulo : ANPUH-SP, 2008. p. 1 - 12.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . São Paulo futuro: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo. In: VIII Congreso de la Rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular, IASPM-AL , 2008 , Lima. VIII Congreso IASPM-AL. Alma Corazón y Vida. La canción poular y sus discursos analíticos. Lima : Pontificia Universidad Catolica del Peru, 2008. p. 33 - 33.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . A cena musical paulista: o teatro musicado em São Paulo nas décadas de 1910 a 1930. In: XXIV Simpósio Nacional de História. História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. , 2007 , São Leopoldo - RS. XXIV Simpósio Nacional de História. Caderno de Resumos.. São Leopoldo : Oikos, 2007. p. 206 - 206.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . À escuta de Pixinguinha: arranjo fonográfico e música popular. In: III Encontro Nacional da ABET. Universos da Música: cultura, sociabilidade e política de práticas musicais , 2006 , São Paulo. Universos da música: cultura, sociabilidade e política das práticas musicais. : , 2006. p. 294 - 299.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Pixinguinha e as imagens sonoras do Brasil: arranjo fonográfico e música popular nas décadas de 1920 e 1930. In: III Simpósio Nacional de História Cultural: Mundos da Imagem: Do Texto ao Visual , 2006 , . Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da Imagem: Do Texto ao Visual. : , 2006. p. 4625 - 4634.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Apontamentos para o estudo do arranjo na música popular brasileira: história, fontes e perspectivas de análise. In: VI Congreso de la Rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular , 2005 , Buenos Aires. Musica Popular, Exclusión/Inclusión Social y Subjetividad en America Latina. : , 2005.
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; SILVA, Alexandre ; HELENE, Daniel ; LEITE, Rosângela ; FERLINI, Vera L Amaral ; GUARINELLO, Norberto . Engenhos de Açúcar no Brasil Colonial. In: VI SICUSP , 1998 , São Paulo. VI SICUSP. : , 1998. p. 395 - 395.
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; HELENE, Daniel ; SILVA, Alexandre ; LEITE, Rosângela ; IANCSÓ, István . Engenho Colonial. In: XIV Encontro Regional de História , 1998 , São Paulo. Sujeitos na História: práticas e representações. : Edusc, 1998. p. 115 - 115.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Moderna Tradição. Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo. São Paulo : Theatro Municipal , 2023 (Nota de programa)
    • THOMAS, J. ; BESSA, Virgínia de Almeida . Retrato do disco como 'mediador fluido' das culturas políticas. : , 2023 (Tradução)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Música urbana brasileira em transformação. Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo. São Paulo : Theatro Municipal , 2023 (Nota de programa)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . A Arte de Silvia Goes. Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo. São Paulo : Theatro Municipal, Sustenidos , 2023 (Nota de programa)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . A Leveza e o Caos. Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo. São Paulo : Theatro Municipal , 2023 (Nota de programa)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Modernos.Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo. São Paulo : Theatro Municipal, Sustenidos , 2022 (Nota de programa)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Hercules Gomes, Pixinguinha, Gil e Tia Amelia.. São Paulo : Teatro Municipal de São Paulo , 2021 (Nota de programa)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; GONZALEZ, J. P. ; LIMA, G. S. . O passado audível: origens culturais da reprodução sonora. Campinas : Revista de Música Popular , 2020 (Tradução)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . La scène musicale paulistana: théâtre musical et chanson populaire dans la ville de São Paulo (1914-1934). In: Plural Pluriel: Revue des cultures de langue portugaise. Nanterre : CRILUS , 2014 (resumo)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Luciano Perrone. Enciclopedia Itaú Cultural. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Luiz Peixoto. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Vinícius de Moraes. Enciclopedia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Tom Jobim. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Otilia Amorim. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Nina Becker. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Moacir Santos. Enciclopedia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Luciano Gallet. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Lorenzo Fernandez. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . João Dias Carrasqueira. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Gaó. Enciclopéda Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Elsie Houston. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Clara Crocodilo. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Bonfiglio de Oliveira. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Badi Assad. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Baden Powell. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Armando Belardi. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Aracy Cortes. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2013 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Vanessa da Mata. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Uakti. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Toada. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Tetê Espíndola. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Tango Brasileiro. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Samba. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Polêmica Koellreutter versus Camargo Guarnieri. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Polêmica Willy Correa de Oliveira/Gilberto Mendes versus Rogério Duprat/Julio Medaglia. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Paraguassu. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Olga Praguer. ENciclopédia Itaú Culturall.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Oito Batutas. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Ná Ozzetti. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Monica Salmaso. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Maxixe. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Lívio Tragtenberg. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . De Chocolat. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Choro. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . André Abujamra. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2011 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Willy Corrêa de Oliveira. Enciclopedia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Sandra Peres e Paulo Tatit. Enciclopedia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Rogério Duprat. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Radamés Gnattali. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Paulo Freire. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Naná Vasconcelos. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Marlos Nobre. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Luiz Tatit. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Julio Medaglia. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . José Miguel Wisnik. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Iara Rennó. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Hélio Ziskind. Enciclopédia Cultural Itaú.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Francisco Mignone. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Hans-Joachim Koellreutter. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Flo Menezes.Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Damiano Cozzella.Enciclopédia Itaú Cultura.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Cláudio Santoro. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete.)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Cesar Guerra-Peixe. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Arnaldo Antunes. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Antonio Nóbrega. Enciclopedia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Alzira Espíndola. Enciclopedia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Alberto Nepomuceno. Enciclopédia Itaú Cultural.. : , 2010 (verbete)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; PACHECO, Ana Paula ; LOUREIRO, Mariana de Souza ; FILIZZOLA, Ana Carolina.B. ; WEFFORT, H. F. . Minha História. São Paulo : Humanitas , 2000 (relato)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Parecerista de trabalhos para o XXXIII Congresso da ANPPOM - Simpósio Música Popular. 2023 (Parecer)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Parecerista de trabalhos para o XXXIII Congresso da ANPPOM - Simpósio Música Popular e Interdisciplinaridade. 2023 (Parecer)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Assessoria ad hoc Fapesp (2 pareceres). 2021 (Assessoria)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Parecerista de trabalhos submetidos ao XXXI Congresso da ANPPOM. 2021 (Parecer)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Parecerista de comunicações enviadas ao XXVII Congresso da Anppom. 2017 (Parecer)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Parecerista de comunicações submetidas ao XXVIII Congresso da ANPPOM.. 2018 (Parecer)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Parecerista de comunicações submetidas ao XXIX Congresso da ANPPOM. 2019 (Parecer)
    • TONI, F. C. ; BESSA, Virgínia de Almeida . Comissão Técnica de Avaliação e Incorporação. Fundo Leon Kaniefsky, Coleção Cynthia Priolli, Coleção de FItas de eventos do Auditório Camargo Guarnieri.. 2018 (Consultoria)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Base de dados: teatromusicadosp.com.br. 2018 (Extensao_tecnologica)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Assessoria Técnica: Almanaque Abril 2004. 2003 (Assessoria)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Cosmopolitismo nos palcos: teatro musicado e globalização da cultura de massa na São Paulo do início do século XX. 2024 (Conferência)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Cultura sonora e experiências migratórias na São Paulo do início do século XX. 2022 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . 'Italiana nell'arte, americana negli affari': Clara Weiss and the Operetta Industry Between Italy and South America. 2022 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Teatro musicado em São Paulo. 2022 (Outra)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Teatro musicado e canção popular em São Paulo. 2021 (Seminário)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Os sons encantadores do Rio: indústria do entretenimento, reformas urbanas e cultura sonora na capital da Primeira República. 2021 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Podemos escutar Clara Weiss? O lugar dos arquivos sonoros no estudo do teatro musicado. 2020 (Seminário)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; LIMA, S. F. ; BONADIO, M. C. . Papéis Efêmeros na Cultura da Belle Époque Paulistana. 2018 (Conferência)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Teatromusicadosp: outils numériques pour l'étude de la circulation théâtrale à São Paulo (1914-1934). 2020 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Une scène en dispute : le théâtre musical et la présence italienne à São Paulo de l?entre deux guerres. 2019 (Conferência)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . La singularité d'une écoute : Pixinguinha et la musique populaire brésilienne. 2020 (Conferência)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Imigração italiana e indústria operetística entre Europa e América do Sul: o caso de São Paulo (1914-1934). 2019 (Congresso)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Conexões culturais transatlânticas. São Paulo na rota das companhias de teatro. 2019 (Congresso)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Teatro musicado e fonografia estrangeira na cidade de São Paulo. 2019 (Congresso)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Memória e esquecimento do teatro musicado em São Paulo. 2018 (Simposio)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Mário de Andrade e o teatro musicado na cidade de São Paulo (anos 1920 e 1930). 2018 (Seminário)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Géneros en disputa: teatro musical en la ciudad de Sao Paulo. 2018 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Do palco ao disco: Cornélio Pires, o teatro musicado e a construção da música caipira. 2017 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Mário de Andrade, Armando Belardi e as disputas pelo gosto musical na São Paulo dos anos 1920 e 1930. 2017 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Les Italiens entrent en scène : immigration et négociation d´identités dans le théâtre populaire de Sao Paulo au début du XXe siècle. 2017 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . El mestizaje en los discursos historiográficos sobre música académica, folclórica y popular en América Latina (Mesa Redonda). 2015 (Congresso)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . La escena musical paulistana: identidades y canción popular en la ciudad de San Pablo.. 2015 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Impactos do discurso historiográfico na produção musical popular: o caso Pixinguinha. 2016 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . La scène musicale paulistana: Identités et chanson populaire dans le théâtre chanté de la ville de São Paulo (1914-1934). 2014 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Pixinguinha e o branqueamento da música popular brasileira. 2010 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934). 2009 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Pixinguinha, Radamés Gnattali e o 'branqueamento' da música popular brasileira.. 2008 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . São Paulo futuro: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo. 2008 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . A cena musical paulista: o teatro musicado em São Paulo nas décadas de 1910 a 1930. 2007 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . A música como fonte de pesquisa histórica (palestra ministrada no I Ciclo de Palestras de História e Geografia da Uniesp/Faculdades Integradas Teresa Martin). 2006 (Conferência)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . À Escuta de Pixinguinha: Arranjo Fonográfico e Música Popular. 2006 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; FERLINI, Vera L Amaral ; GUARINELLO, Norberto ; HELENE, Daniel ; LEITE, Rosângela ; SILVA, Alexandre . Engenhos de Açúcar no Brasil Colonial. 1998 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; FERLINI, Vera L Amaral ; GUARINELLO, Norberto ; HELENE, Daniel ; LEITE, Rosângela ; SILVA, Alexandre . A importância do trabalho instrumental na formação do historiador.. 1998 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Pixinguinha: à escuta da cidade. Modernidade, brasilidade e relações raciais no mundo do entretenimento do Rio de Janeiro dos anos 20 e 30. 2004 (Seminário)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . 'Um bocadinho de cada coisa': trajetória e obra de Pixinguinha (palestra a convite do grupo de pesquisa MUSICS-UDESC).. 2006 (Conferência)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Pixinguinha e as imagens sonoras do Brasil: Arranjo fonográfico e música popular nas décadas de 1920 e 1930. 2006 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Apontamentos para o estudo do arranjo na música popular brasileira: história, fontes e perspectivas de análise. 2005 (Comunicacao)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Programa 'Primeira Página' - Rádio Roquette Pinto. 2011 Rádio Roquette-Pinto
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Programa 'Grandes Brasileiros' - Rádio Estadão. 2013 Rádio
    • CAMOZZI, A. ; BESSA, Virgínia de Almeida ; MACHADO NETO, Carlos Gonçalves ; MORAES, José Geraldo Vinci de . Juó Bananére e a poesia carcamana. 2020 Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; BORGES, B. ; FREITAS, J. ; COSTA, L. M. . A música caipira e a construção de identidades em São Paulo. 2020 Podcast Urbanidades, Centro de Estudos da Metrópole
    • MENEZES, M. E. ; BESSA, Virgínia de Almeida . Há um século, São Paulo tinha mais de cem salas. 2011 O Estado de S. Paulo
    • FERRAZ, A. ; BESSA, Virgínia de Almeida . O mago do catumbi. 2012 Carta Capital
    • ARANTES, J. T. ; BESSA, Virgínia de Almeida . Pixinguinha para francês ler (e ouvir). 2019 Agência Fapesp
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Melodia consagrada. 2013 Revista e (SESC-SP), n° 192
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; SANDRONI, C. . Pixinguinha um a zero. 2011 Revista Cult
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Canção Postal - 'Carinhoso'. 2021 Internet - Youtube
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Grandes fluminenses: Pixinguinha (episódio 2). 2022 Acontece no IFCS (canal do Youtube)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Teatro popular teve papel-chave na integração dos imigrantes italianos em São Paulo. 2022 Agência FAPESP
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; CHRIST, G. . Disputas escondem um pedaço da história do teatro musicado. 2018 Agência USP de Notícias
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; FONSECA, E. ; FELINTO, R. ; DORRICO, J. . Ideias - Live de lançamento da Revista do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP. 2022 Canal do SESC-SP no Youtube
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Coleção conta as histórias das músicas das regiões do Brasil. 2023 Jornal da USP
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Coleção explora diversidade musical das regiões do país. 2024 Revista Pesquisa FAPESP
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Programa 'USP Entrevista' - Rádio USP. 2003
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Programa 'Rádio Ao Vivo' - Rádio Jovem Pan. 2010 Rádio Jovem Pan
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; BINAZZI, B. . Giro 78 - O teatro no disco: paisagens cênicas e sonoras impressas em goma-laca entre Brasil, Portugal e Goa. 2023 Rádio Batuta - Instituto Moreira Salles
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; FRAGELLI, P. C. ; FRESCA, C. V. ; AVILA, D. P. . Jornadas de Estudos Interdisciplinares sobre Música - Música e Política. 2017 (IEB-USP)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; FRESCA, C. V. ; AVILA, D. P. ; TONI, F. C. . Pesquisa e Diálogo sobre o Brasil Contemporâneo. 2018 (Instituto de Estudos Brasileiros)
    • MACHADO NETO, Carlos Gonçalves ; BESSA, Virgínia de Almeida . Seminário de Estudos da Música e do Som. 2020 (Laboratório de Estudos da Música e do Som - Unicamp)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; MACHADO NETO, Carlos Gonçalves ; MORAES, José Geraldo Vinci de . Simpósio Temático Cultura sonora: prácticas y concepciones de escucha, sonoridades y musicalidades, no âmbito do XV Congresso IASPM-AL. 2022 (IASPM-AL)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; SANTOS, D. V. ; BOMFIM, C. C. . Curso Livre 'Arte em tempos de golpe: 1964/2016'. 2018 (Universidade Estadual Paulista - UNESP)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; CHECCHIA, C. . Orientação à Pesquisa Científica. 2012 (Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Primeiro Curso de Verão da Linha de Investigação Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo da Cátedra de Estudos Globais da Universidade Aberta. 2022 (Universidade Aberta)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Curso de Inverno 'Música e cultura sonora em São Paulo, no início do século XX'. 2021 (FFLCH-USP)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Cidade (Dis) Sonante: culturas sonoras em São Paulo (século XIX e XX). 2023 (SESC São Paulo)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Conversations in Portuguese on Sound and Image. 2022 (Georgetown University)
  • Relatório de Pesquisa: 1
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; LEITE, Rosângela ; HELENE, Daniel ; SILVA, Alexandre . Iconografia dos Engenhos no Brasil Colonial. 1999
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Sistema Anglo de Ensino. Obra em 4 v. para alunos do 2o ao 5o ano. 2006 (Edição)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Sistema Anglo de Ensino. Coleção ensino fundamental, 6o ano. 2010 (Edição)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Sistema Anglo de Ensino. Obra em 4 v. para alunos do 6o ao 9o ano. 2006 (Edição)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Sistema Anglo de Ensino. Obra em 4 v. para alunos de 5a a 8a séries. 2007 (Edição)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Sistema Anglo de Ensino. Obra em 4 v. para alunos de 6o a 9o ano. 2008 (Edição)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; APOLINARIO, M. R. . Araribá plus: História. 6o ano. 2014 (Elaboração dos originais)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; VICENTINO, Cláudio . Radix: História. 8o ano. 2015 (Edição)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; VICENTINO, Cláudio . Radix: História. 9o ano. 2015 (Edição)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Projeto Manacá. 2014 (Elaboração de atividades didáticas de música)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Teláris: Ciências (6o ao 9o ano) PNLD 2017. 2015 (Edição)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Compartilha História - Ed. Moderna. 2022 (Edição)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Viver História - Ed. Moderna. 2022 (Edição)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Viver a História. 2002 (Assessoria técnica)
    • BESSA, Virgínia de Almeida ; VICENTINO, Cláudio . Projeto Radix: História (5a a 7a séire). 2005 (Asessoria técnica)
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Constelação das Artes Itaú Educação - História da Música e Sonoridades Brasileiras. 2022 (Edição)
    • Nome do projeto: PET (Programa Especial de Treinamento). (1997 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BESSA, Virgínia de Almeida , GUARINELLO, Norberto , HELENE, Daniel , SILVA, Alexandre , LEITE, Rosângela , FERLINI, Vera Lucia Amaral .
      Descrição: Pesquisa bibliográfica e iconográfica sobre Engenhos de Açúcar no Brasil Colonial, realizada no âmbito do Programa Especial de Treinamento, financiado pela Capes. Resultou em dois volumes (inéditos) contendo material iconográfico referente aos engenhos de açúcar, bem como em uma reflexão acerca do imaginário em torno das senzalas no Brasil.
    • Nome do projeto: A cena musical paulistana: Teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934) (2007 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BESSA, Virgínia de Almeida .
      Descrição: Pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em História Social da USP (com bolsa Fapesp), em co-tutela com a Universidade Paris-Oueste Nanterre La Défense (bolsa PDEE-Capes). Investiga as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo das primeiras décadas do século XX. Procura compreender os palcos não apenas como meio de divulgação das canções de sucesso, mas também como espaço de invenção de uma identidade paulistana, a qual, por sua vez, retroalimentou a produção cancioneira de São Paulo. A pesquisa resultou em 1 artigo publicado em revista científica, 1 trabalho publicado em anais de Congresso, 5 comunicações em congressos e 1 base de dados (memoriadamusica.com.br/teatromusicado).
    • Nome do projeto: Um palco em disputa: teatro musicado, sociedade e cultura na São Paulo dos anos 1920 e 1930 (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BESSA, Virgínia de Almeida , GARCIA, Walter , LEBRE, A. C. S. , CARVALHO, A. M. G. .
      Descrição: Universo ainda pouco conhecido e estudado, o teatro musicado consumido na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX é objeto privilegiado para a investigação da cultura urbana do período e suas contradições. Sua estreita ligação com as transformações culturais e sociais experimentadas na capital paulista fez dele um palco de inúmeras disputas, que envolveram tanto a 'sociedade real' (formada por espectadores, dramaturgos, compositores, atores, críticos, produtores, agentes do poder público etc.) quanto a 'sociedade imaginária' representada em cena. Essas disputas se davam em diferentes esferas, das quais três principais são analisadas nesta pesquisa. No plano das representações, analisam-se as construções identitárias que, por meio dos personagens-tipo que cantavam em cena, ajudaram a estabelecer um gênero musical característico (identificado como 'caipira' ou 'sertanejo'), prefigurado no teatro e consumado no disco e no rádio, evidenciando as disputas em torno do significado de 'ser paulista'. No plano estético, examinam-se os embates em torno da definição dos gêneros musicados, os quais se referem não só aos modelos de escrita utilizados por dramaturgos e compositores, mas também aos horizontes de expectativas dos ouvintes /espectadores. Finalmente, no plano político-cultural, discute-se como o teatro musicado esteve no cerne de uma disputa na qual o programa modernista de construção de uma música nacional, defendido por Mário de Andrade, opunha-se tanto ao projeto conservador e italianizante dos professores do Conservatório Dramático e Musical, representado por Armando Belardi, quanto à nascente cultura de massa e seus produtos inclassificáveis. A pesquisa resultou na produção de 3 artigos publicados em revistas científicas, 3 capítulos de livro, uma base de dados (teatromusicadosp.com.br), 11 comunicações em congressos científicos, 3 projetos de Iniciação Científica.
    • Nome do projeto: São Paulo na rota das companhias estrangeiras de teatro musicado: alimentação da base de dados Teatro Musicado em São Paulo de 1914 a 1934 (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BESSA, Virgínia de Almeida , GODOI, V. V. .
      Descrição: A base de dados Teatro Musicado em São Paulo de 1914 a 1934 traz um inventário dos espetáculos teatrais encenados diariamente nos principais teatros da capital paulista entre 01/01/1914 e 31/12/1934. Disponível no endereço teatromusicadosp.com.br,seu sistema permite armazenar, filtrar e cruzar informações sobre as peças representadas(título, gênero e autoria); as companhias que as puseram em cena (nome e nacionalidade);data, número de récitas, local e idioma das encenações, entre outras. O repositório reúne ainda fichas biográficas de obras, teatros, companhias e pessoas (diretores, atores, encenadores, maestros, cenógrafos, maquinistas, etc.) relacionados a estas montagens. Tais fichas vêm sendo paulatinamente preenchidas. O presente projeto pretende dar continuidade à pesquisa já iniciada, recolhendo informações sobre companhias líricas populares italianas e companhias de teatro musicado espanholas e hispano-americanas que se apresentaram em São Paulo naquele período. Seu objetivo é investigar como a presença dessas trupes impactou a vida teatral e musical paulistana e a integrou a um mercado globalizado de bens culturais, por meio não só do repertório que traziam, mas também dos agentes que delas participavam, dos quais muitos acabaram se fixando na cidade.
    • Nome do projeto: Pixinguinha: à escuta da cidade: modernidade, relações raciais e música popular no mundo do entretenimento do Rio de Janeiro dos anos 20 e 30 (2002 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BESSA, Virgínia de Almeida .
      Descrição: Pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História Social da USP (bolsa CNPq). Investiga diversos aspectos do entretenimento no Brasil a partir do estudo da música popular e de sua articulação com outros gêneros de divertimento público produzidos e veiculados na cidade do Rio de Janeiro durante as décadas de 1920 e 1930. Seu objeto central é a trajetória do compositor, instrumentista, arranjador e maestro Alfredo Vianna da Rocha Filho, o Pixinguinha, nos diversos meios do entretenimento organizado do Rio de Janeiro em que atou, com ênfase em sua atividade como orquestrador. A pesquisa foi contemplada com a Primeira Menção Honrosa do Concurso Silvio Romero de Monografias (2008) e com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música (2010) Resultou em 1 livro (A escuta singular de Pixinguinha, traduzido para o francês pela Presses Universitaires du Midi, com financiamento Fapesp), 1 capítulo de livro, 1 artigo em periódico, 4 papers publicados em anais de congresso, além de diversas publicações nas mídias (entrevistas, resenhas, depoimentos etc.).
    • Nome do projeto: Som e escuta no teatro musicado de São Paulo (1914-1934) (2021 - 2024
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BESSA, Virgínia de Almeida , MORAES, José Geraldo Vinci de , MACHADO NETO, Carlos Gonçalves .
      Descrição: Se a música veiculada no teatro musicado já foi objeto de estudos e debates (Tinhorão, 1981; Gomes, 1998; Bessa, 2012; Fonseca, 2014), as dimensões sonoras mais amplas desse tipo espetáculo - que inclui não apenas o canto e a musica instrumental, mas a própria fala, as sonorizações cênicas, os ruídos da plateia, as características acústicas da sala, as técnicas auditivas (Sterne, 2003) do público - permanecem inexploradas. A compreensão do teatro como um lugar onde se escuta (Larrue e Mervant-Roux, 2016) só marginalmente ganhou espaço nas pesquisas brasileiras sobre as artes cênicas em geral, e o teatro musicado em particular. No entanto, sabe-se que o ouvido possui uma função tão fundamental quanto a visão na experiência teatral, e que os imaginários sonoros são tão importantes quanto os visuais para a compreensão da cultura de massa que nasce com a "sociedade do espetáculo" (Charle, 2012) gestada nasgrandes cidades do mundo ocidental na segunda metade do século XIX, da qual o teatro musicado é a expressão mais premente.Com base nas recentes contribuições teóricas dos Estudos do Som (ou Sound Studies), campo surgido em reação à hegemonia do visual no pensamento e no imaginário da sociedade ocidental, promovendo o que se convencionou chamar de acoustic turning das Ciências Humanas e Sociais, este eixo de pesquisa pretende produzir reflexões teóricas e análises históricas sobre a escuta e o som no teatro musicado da cidade de São Paulo. Em que medida a experiência acústica das grandes salas em que o público paulistano assistia a operetas, burletas, revistas, entre outros espetáculos cantados, moldou sua escuta musical? Inversamente, qual o impacto do registro mecânico do som e dos avanços nas técnicas de gravação na sua recepção dos espetáculos? Quais os limites das fontes sonoras para o estudo da experiência aural no teatro musicado?Eis algumas indagações que nortearão esse eixo de trabalho.
    • Nome do projeto: Conexões musicais transatlânticas: São Paulo na rota das companhias de teatro musicado (1914-1934) (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BESSA, Virgínia de Almeida , CARVALHO, A. M. G. , KUHL, P. M. , GONZÁLES VELASCO, C. , PAOLETTI, M. .
      Descrição: Este projeto vincula-se à criação da linha de pesquisa História Global do Teatro Musicado, cujo objetivo é promover investigações que relacionem as dimensões musical, histórico-cultural e transnacional daqueles gêneros teatrais em que a música integra a ação dramática. Embora o teatro musicado já tenha se consolidado como tema de pesquisa no Instituto de Artes da Unicamp, os estudos a ele vinculados centram-se na dramaturgia e em suas características locais ou nacionais, dispensando pouca ou nenhuma atenção aos elementos propriamente musicais e ao caráter cosmopolita desse tipo de espetáculo. Por meio do estudo da circulação de companhias estrangeiras de teatro musicado em São Paulo, seu repertório e sua influência sobre a produção musical local, esta pesquisa propõe examinar as conexões musicais entre São Paulo e outras grandes cidades do mundo no contexto de inserção do Brasil em um nascente mercado global de bens culturais. Seu ponto de partida é a base de dados Teatro Musicado em São Paulo, resultante de pesquisa anterior (Processo Fapesp n 16/051184-0), que reúne informações sobre a cena teatral da capital paulista entre 1914 e 1934 e continua a ser alimentada, constituindo um corpus com grande potencial exploratório de longo prazo. As ferramentas digitais que permitem não só a difusão do grande volume de dados, mas seu cruzamento, filtragem e quantificação, inserem a pesquisa no campo das Humanidades Digitais, e sua abordagem pressupõe a intersecção entre Musicologia, Estudos Teatrais e História Global. O projeto prevê ainda a constituição de uma rede internacional de pesquisadores voltados para a História Global do Teatro Musicado, por meio da realização de seminários de pesquisa, reuniões científicas e publicações coletivas.
    • BESSA, Virgínia de Almeida . Amigo do Aprendiz/Comgás. 2007 - Consultoria
    • BESSA, Virgínia de Almeida . História do setor de celulose e papel no Brasil. 2003 - Pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: Música (Licenciatura)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Materiais didáticos e ensino de Música na cidade de São Paulo: das políticas públicas às práticas escolares
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: História (Licenciatura)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
      • Curso: História (Bacharelado)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Langues et Littératures Romanes: Portugais
        Nome da Instituição: Université Paris-Ouest Nanterre la Défense
        Título: Le scène musicale paulistana: théâtre musical et chanson populaire dans la ville de São Paulo (1914-1934)
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A cena musical paulista. Teatro musicado em São Paulo. 1912-1934
        Ano de conclusão: 2012
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
      • Nome da Instituição: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
      • Nome da Instituição: Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales
        Ano de conclusão: 2020
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Mat Escola de Música:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: professora
    • Associação Lumiar:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: outro
    • Editora Scipione:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Edição de material didático de História - Ensino Fundamental.
        Outras informações: Assessora Técnica
    • Gráfica e Editora Anglo LTDA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2010 ).
        Outras informações: Editora de História (Fund. I e II, Médio)
    • União Nacional das Instituições Educacionais de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professora
    • Instituto Itaú Cultural:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2016 ).
        Outras informações: Redatora de verbetes para enciclopédia online (área: música brasileira).
        Outras informações: Redatora
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Professora Substituta
    • Coral do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Coralista
    • Diretoria Regional de Educação de Pirituba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Docência no curso 'Música na escola: conceitos e práticas'.
        Outras informações: Formadora - Área de Música
    • Revista de Historia (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • REVISTA ANGELUS NOVUS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc para Revista Angelus Novus.
    • CANTAREIRA (UFF):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc para Revista Cantareira.
    • REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc para a Revista do Instituto de Estudos Brasileiros da USP;
    • Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Pós-doutoranda
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • ORFEU:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Angelus Novus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Epígrafe - revista discente do Departamento de História da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • Per Musi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
    • Revista História e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
    • Universidade Aberta:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Investigadora Colaboradora na Linha de Investigação em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo do Centro de Estudos Globais / Conseil International de la Philosophie e des Sciences Humaines (CIPSH) da Universidade Aberta em Portugal (UAb).
        Outras informações: Investigadora
    • OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2022 ).
    • Música Popular em Revista (Unicamp):
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • BRESIL(S):
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • Université Paris-Ouest Nanterre la Défense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Bolsista PDEE-Capes. Doutorado em co-tutela (duplo diploma).
        Outras informações: Doutoranda
    • Per Musi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • Diálogos (UEM):
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
    • Revista Música:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).