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Flávio Bassi Junior

    • Mestre em Antropologia Social (Etnologia Indígena) pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Estudos Ameríndios, na área de Educação, com ênfase em Educação Popular e na área Socioambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: circulação de saberes e conhecimentos, povos e comunidades tradicionais, povos indígenas, comunidades quilombolas, educação popular, educação e saúde indígenas e direitos socioambientais. Tem trajetória de atuação profissional nas áreas socioambiental, de educação e de inovação social em organizações da sociedade civil no Brasil e no exterior, onde ocupou cargos de direção executiva, coordenação de projetos sociais e pesquisas. Possui bacharelado em Ciências Sociais (2015) e em Ciências Biológicas (2004), ambos pela Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • Antropologia
    • Bassi, F. ; FRANZIM, R. ; LOVATO, A. S. . Criatividade: mudar a educação, transformar o mundo.. São Paulo : Instituto Alana/Ashoka, 2019 . 175p. ISBN: 9788599848326.
    • Bassi, F. . Saberes na encruzilhada: experiências e sentidos da indigenização da ?cultura? no Brasil e no Pacífico Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais , v. 2 , p. 166 - 188 , 2012. ISSN: 22372423.
    • Bassi, F. . A potência e a alegria de agir.. A Importância da Empatia na Educação, v. 1, p. 6 - 11, 2016.
    • BASSI, F. . A Geopolítica da Saúde Indígena . Revista Sem Terra , São Paulo , 05 jan. 2005.
    • Bassi, F. . A licenciatura intercultural indígena como ponte entre domínios ontológicos: reflexões a partir dos modos de conhecer Paiter.. In: VI ReACT - Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia , 2017 , São Paulo. Anais da VI ReACT - Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia. São Paulo : ReACT, 2017. p. 217 - 241.
    • Bassi, F. ; GUERRERO, N. R. . Coral Gardens and Their Magic. São Paulo : Enciclopédia de Antropologia , 2016 (Verbete de enciclopédia)
    • Bassi, F. . A licenciatura intercultural indígena como ponte entre domínios ontológicos: reflexões a partir dos modos de conhecer Paiter. 2017 (Seminário)
    • BASSI-JR, F. ; BOTELHO, L. M. . VI Encontro Internacional Fórum Paulo Freire 2008. 2008 (Outra)
    • BASSI-JR, F. ; BOTELHO, L. M. . LEITURA ENTRE MUNDOS: Relato de uma experiência de Educação Popular indígena.. 2008 (Congresso)
    • Bassi, F. . Ciclo de debates promove diálogo sobre grupos étnicos no país. 2010 Rádio Cultura Brasil
    • Bassi, F. ; SANTOS, E. . Ministro e especialista divergem sobre a força do Estatuto da Igualdade Racial para defender direitos quilombolas. 2009 Amazonia.org e Instituto Humanitas Unisinos
    • Bassi, F. . Cinq conseils de pro.... 2012 Youphil.com
    • Bassi, F. . Fórum em Paris discute projetos de economia solidária. 2012 Rádio França Internacional - RFI
    • Bassi, F. . Seminário vai discutir o papel das comunidades tradicionais. 2010 Rádio CBN
  • Organização de eventos: 3
    • Bassi, F. . Entremundos - Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil. 2010 (Ocareté)
    • Bassi, F. . Seminário Latino-Americano de Diversidade. 2008 (Ashoka)
    • BASSI, F. . Seminário de Políticas Públicas voltadas à Saúde de Populações Vulneráveis no Estado de São Paulo. 2004 (Associação Ocareté; Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e FUNASA - Fundação Nacional de Saúde)
    • Nome do projeto: Entremundos - Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil (2010 - 2010
      Natureza: Outra
      Integrantes: BASSI, F. , RIBARIC, A. , COSTA FILHO, A. , KRENAK, A. , SANTOS, M. F. , TERENA, M. , SEGATO, R. L. .
      Descrição: ENTREMUNDOS: Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil foi um ciclo de debates inédito que buscou, numa perspectiva de formação coletiva, promover um diálogo plural sobre grupos étnicos no país de hoje. Proposto pela Ocareté, em parceria com o Núcleo Oikos e a Rede Puxirão, foi realizado entre os dias 23 e 26 de agosto de 2010 em Registro, no Vale do Ribeira/SP. Aliando métodos de educação popular aos debates, partimos da capacidade que esses grupos têm de se recriarem à sua própria imagem a partir de uma crescente leitura entre mundos, para revelar suas razões ancestrais capazes de fazer frente aos desafios da atualidade. Quisemos assim colaborar para a compreensão crítica de outros modos de ser e estar no nosso país para que este se alargasse de modo a permitir que nele tenham lugar, de fato, todos os mundos.
    • Nome do projeto: Manifesto à Interface - povo indígena Suruí-Paiter de Rondônia (2004 - 2004
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BASSI, F. .
      Descrição: Projeto idealizado por Flavio Bassi Junior junto com equipe de mais 11 graduandos de diversos cursos da USP e PUC-SP, em parceira com o povo Suruí-Paiter de Rondônia. Com orientação da antropóloga Profa. Betty Mindlin (PUC-SP) e supervisão da Profa. Mayana Zatz (USP).
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
      • Curso: License Santé et Sciences Sociales
        Nome da Instituição: Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse
        Ano de conclusão: 2005
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Ciências Biológicas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Ashoka:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Diretor
    • Ocareté Povos e Comunidades Tradicionais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2010 ).
        Outras informações: Fundador e Diretor executivo da Ocareté, uma associação civil sem fins econômicos que realiza trabalho de educação popular com povos e comunidades tradicionais: indígenas, quilombolas, ribeirinhos. Projetos concentrados em duas grandes áreas e grupos: (1) Comunidades quilombolas do Vale do Ribeira/SP; (2) Coordenação de projeto com comunidades indígenas Suruí-Paíter de Rondônia.
        Outras informações: Diretor executivo
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Integrante do Grupo de Trabalho Regional (Sudeste) para a Inovação e a Criatividade na Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), sob coordenação da socióloga Helena Singer, assessora especial do Ministro Renato Janine Ribeiro. O objetivo do GT é orientar o trabalho empreendido pelo MEC de mapear boas práticas educacionais em todo o Brasil que promovam a criatividade e a inovação na educação básica.
        Outras informações: Integrante
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).