Não autenticado |

Maria Helena da Nóbrega

    • Maria Helena da Nóbrega dedica-se a trabalhos voluntários: aulas on-line de português para refugiados no Instituto de Reintegração do Refugiado Adus (São Paulo); aulas presenciais de português para imigrantes na Biblioteca Sinhá Junqueira (Ribeirão Preto). É professora aposentada da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo. Lecionou na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, campus de Ribeirão Preto, e no Mestrado Profissional em Letras. Realizou pós-doutorado sobre Aprendizagem Baseada em Problemas, na Universidade de Roskilde (Dinamarca). Concluiu o doutorado na área de Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo, com bolsa de estudo Capes para pesquisa de um ano na Universidade de Oxford (Inglaterra). Fez o mestrado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É bacharel em Letras, habilitação Tradutor-Intérprete, pela Faculdade Ibero-Americana, São Paulo. Foi professora-leitora na Universidade de Aarhus (Dinamarca) e lecionou português para estrangeiros no Centro de Estudos Brasileiros (CEB) e na Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca (Espanha). Ministrou palestra para professores de português para estrangeiros na Universidade de Hanói (Vietnã) e minicurso na Universidade Normal de Pequim (China).

       

      Links:    

    • ESTUDOS DE LINGUÍSTICA APLICADA DO PORTUGUÊS
    • NÓBREGA, M. H. . Como fazer apresentações em eventos acadêmicos e empresariais: linguagem verbal, comunicação corporal e recursos audiovisuais. São Paulo : Atlas, 2009 . 157p. ISBN: 9788522456383.
    • NÓBREGA, M. H. . Estratégias de comunicação em grupo: como se apresentar em eventos empresariais e acadêmicos. São Paulo : Atlas, 2007 . 157p. ISBN: 9788522446322.
    • CONCÁRIO, MARCELO ; NÓBREGA, MARIA HELENA DA ; RAMOS, JOAQUIM COELHO . Modos de comunicação e aprendizagem de línguas no século XXI: desafios na internacionalização TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 59 , p. 2209 - 2231 , 2020. ISSN: 2175764X.
    • NÓBREGA, MARIA HELENA . MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS E TECNOLOGIA EDUCACIONAL EntreLetras (Online) , v. 9 , p. 52 - 68 , 2018. ISSN: 21793948.
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Orientandos e Orientadores no Século XXI: desafios da pós-graduação EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 43 , p. 1055 - 1076 , 2018. ISSN: 21756236.
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA . Recursos educacionais abertos para português para falantes de outras línguas Studia Universitatis Babe¿-Bolyai Philologia , v. 62 , p. 89 - 104 , 2017. ISSN: 12200484.
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Professores de língua materna e estrangeira na sociedade tecnológica: perspectivas atuais e tendências de mercado ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 46 , p. 550 - 560 , 2017. ISSN: 14130939.
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA . Políticas linguísticas e internacionalização da língua portuguesa: desafios para a inovação Revista de Estudos da Linguagem , v. 24 , p. 417 - 445 , 2016. ISSN: 01040588.
    • NÓBREGA, M. H. ; CAMPOS, M. I. B. . O mestrado profissional em Letras Língua Portuguesa , v. 9 , p. 54 - 55 , 2014. ISSN: 18083498.
    • NÓBREGA, M. H. . Intercâmbios educacionais e diversidade cultural: implicações para o ensino de português para falantes de outras línguas Revista Brasileira de Linguistica Aplicada , v. , p. 1 - 25 , 2014. ISSN: 19846398.
    • NÓBREGA, M. H. ; MANOLE, V. . Curso de português na Romênia: nas terras de Drácula Língua Portuguesa , v. 8 , p. 46 - 49 , 2013. ISSN: 18083498.
    • NÓBREGA, M. H. . Muito além da sala de aula Língua Portuguesa , v. ano 7 , p. 28 - 31 , 2012. ISSN: 18083498.
    • NÓBREGA, M. H. . O avanço da língua portuguesa Língua Portuguesa , v. 66 , p. 20 - 22 , 2011. ISSN: 18083498.
    • NÓBREGA, M. H. . Cenários para interações de português segunda língua Via Litterae , v. 2 , p. 490 - 502 , 2010. ISSN: 21766800.
    • NÓBREGA, M. H. . Ensino de português para nativos e estrangeiros: na prática, a teoria é outra Linha d'Agua , v. 23 , p. 20 - 33 , 2010. ISSN: 01033638.
    • NÓBREGA, M. H. . A comunicação feita por slides Língua Portuguesa , v. ano 4 , p. 48 - 51 , 2010. ISSN: 18083498.
    • NÓBREGA, M. H. . O impacto da comunicação eletrônica na produção de textos Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 38 , p. 145 - 156 , 2009. ISSN: 14130939.
    • NÓBREGA, M. H. . Concepções inovadoras de Jorge Luis Borges MOARA , v. 29 , p. 124 - 141 , 2008. ISSN: 01040944.
    • NÓBREGA, M. H. . Cinco pragas da redação empresarial Língua Portuguesa , v. III , p. 40 - 42 , 2008. ISSN: 18083498.
    • NÓBREGA, M. H. . A redação do correio eletrônico Língua Portuguesa , v. III , p. 40 - 43 , 2008. ISSN: 18083498.
    • NÓBREGA, M. H. . Formando leitores na sala de aula Revista do SELL , v. I , p. 1 - 13 , 2008. ISSN: 19833873.
    • NÓBREGA, M. H. . Sobre a incoerente expressão "dar nota" Revista Destart , v. , p. 58 - 59 , 1994. ISSN: .
    • NÓBREGA, M. H. ; SILVA, F. B. da . Algumas reflexões sobre a indisciplina Revista Estudos Acadêmicos Unibero , v. 6 , p. 81 - 82 , 1997. ISSN: .
    • NÓBREGA, M. H. . Decodificando a poética Revista de Semiótica e Comunicação , v. 3 , p. 73 - 84 , 1990. ISSN: .
    • NÓBREGA, M. H. . Jorge Luis Borges: o sentido latente no leitor Língua e Literatura (USP) , v. 20 , p. 137 - 142 , 1993. ISSN: 01014862.
    • NÓBREGA, M. H. . Sofistas: verdadeiros arquitetos linguísticos Estudos Acadêmicos Unibero , v. 2 , p. 48 - 50 , 1995. ISSN: .
    • NÓBREGA, M. H. . Ensino e humanização: a palavra na aula de língua materna Revista Língua e Literatura , v. 23 , p. 97 - 120 , 1997. ISSN: .
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Passaporte para intercâmbios internacionais: ensino de língua portuguesa na China. Macau e a língua portuguesa: novas pontes a Oriente, v. 1, p. 183 - 200, 2020.
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Aprendizagem baseada em problemas no ensino de português para falantes de outras línguas. Português para falantes de outras línguas: língua e cultura em tempos de perplexidade, v. 1, p. 60 - 72, 2020.
    • MELLO, G. L. ; NÓBREGA, MARIA HELENA DA ; KANEOYA, M. L. C. K. ; CINTRA, S. M. . Português para Falantes de Outras Línguas no Brasil e no Exterior. A diversidade de fazeres em torno da linguagem: universidades, faculdades e educação básica em ação, v. 1, p. 231 - 240, 2019.
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA . Atuação Profissional em Letras. Guia Bibliográfico da FFLCH/USP, v. 1, p. 1 - 8, 2017.
    • NÓBREGA, M. H. . Gramática no ensino de português para estrangeiros. Português como língua (inter)nacional: faces e interfaces, v. 1, p. 315 - 334, 2013.
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA ; ARAUJO, A. M. P. . Aprendizagem remota digital: desafio ou oportunidade? . Jornal da USP , São Paulo , 17 ago. 2020.
    • NÓBREGA, M. H. . Jornal da USP . Internacionalização da língua portuguesa , São Paulo , 04 mar. 2013.
    • NÓBREGA, M. H. . Sobre o passado e o presente . Revista Ensino Superior , São Paulo , 01 out. 2008.
    • NÓBREGA, M. H. . Sobre o cumprimento de prazos . Informativo do curso MBA Especialização em Administração , Ribeirão Preto , 01 set. 2000.
    • NÓBREGA, M. H. ; CARDOSO, E. de A. . A carnavalização da formatura . UNIBERO , São Paulo , 01 nov. 1997.
    • NÓBREGA, M. H. . Parabéns, realizadores do MOEDA! . MOEDA, o jornal da FEA/RP , Ribeirão Preto , 01 set. 1997.
    • NÓBREGA, M. H. . Currículo de letras e ensino de língua materna . UNIBERO , São Paulo , 01 out. 1997.
    • NÓBREGA, M. H. . Informatização: alfabetização da nova era . Newsletter - Jornal do Colégio Bandeirantes , São Paulo , 10 mar. 1994.
    • NÓBREGA, M. H. . Pós-graduação: um caminho necessário . UNIBERO - Boletim Informativo Mensal da FIA , São Paulo , 01 abr. 1994.
    • NÓBREGA, M. H. . Poesia Altos e Baixos . Jornal Álamo - Jornal de Integração da FIA , São Paulo , 01 abr. 1984.
    • NÓBREGA, M. H. . Conto Uma mulher diferente . Jornal Álamo - Jornal de Integração da FIA , São Paulo , 01 jun. 1983.
    • NÓBREGA, M. H. . Língua portuguesa de roupa nova . Gazeta de Ribeirão , Ribeirão Preto , 01 jan. 2009.
    • NÓBREGA, M. H. . Acordo ortográfico: acentuação . Gazeta de Ribeirão , Ribeirão Preto , 08 mar. 2009.
    • NÓBREGA, M. H. . Produção textual dos funcionários . USP Ribeirão , Ribeirão Preto , 02 jun. 2008.
    • NÓBREGA, M. H. . No escurinho do cinema . Gazeta de Ribeirão , Ribeirão Preto , 07 dez. 2008.
    • NÓBREGA, M. H. . Modismos linguísticos: ninguém merece! . Gazeta de Ribeirão , Ribeirão Preto , 16 nov. 2008.
    • NÓBREGA, M. H. . Get the warmest welcome at the International Spouses Group . Information & Debat , Aarhus Universitet , 11 ago. 2003.
    • NÓBREGA, M. H. . Planejamento estratégico para o ensino de cultura nos cursos de PFOL. In: Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa - 40 anos de estudos lusófonos na Romênia: desafios e perspectivas , 2014 , Bucareste. Livro de Resumos. Bucareste : Universidade de Bucareste, 2014. p. 16 - 16.
    • NÓBREGA, M. H. . Planejamento estratégico para a internacionalização educacional. In: Colóquio Internacional ANPOLL: 'A internacionalização da língua portuguesa: concepções e ações' , 2013 , Florianópolis. Programação e Caderno de Resumos. Florianópolis : UFSC, 2013. p. 7 - 7.
    • NÓBREGA, M. H. ; CONCARIO, M. . Pesquisas da linguística aplicada em pró da sociedade. In: I Encontro ensino-aprendizagem Centro de Línguas FFLCH/USP , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : Departamento de Geografia da FFLCH/USP, 2012. p. 98 - 99.
    • NÓBREGA, M. H. . Português língua materna e estrangeira: diálogos possíveis. In: I SIELP Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , 2011 , Uberlândia/MG. Caderno de Resumos. Uberlândia : UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2011. p. 141 - 141.
    • NÓBREGA, M. H. . A construção do ethos do professor de PL2. In: 1. Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas , 2010 , São Paulo. Programação e Caderno de Resumos. São Paulo : FFLCH-USP, 2010. p. 38 - 38.
    • NÓBREGA, M. H. . Formação de professor de português língua estrangeira: foco nas crenças. In: I Seminário Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato , 2010 , São Paulo. Programação e Resumos. São Paulo : FFLCH-USP, 2010. p. 41 - 41.
    • NÓBREGA, M. H. . Aprendendo a ensinar português língua estrangeira. In: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2010 , Taubaté - SP. Livro de Resumos. Taubaté : Casa Cultura, 2010. p. 297 - 298.
    • NÓBREGA, M. H. . Português língua estrangeira: muito além do Atlântico. In: 58. Seminário do GEL , 2010 , São Carlos. Resumo das Apresentações. : , 2010.
    • NÓBREGA, M. H. . Estratégias de comunicação em grupo. In: IV Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis , 2009 , Brasília. Memórias do IV Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis. Brasília : Conselho Federal de Contabilidade, 2009. p. 146 - 152.
    • NÓBREGA, M. H. . Reflexões sobre a metodologia do ensino de língua portuguesa. In: 6 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa , 1996 , São Paulo. 6. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. São Paulo : Instituto de Pesquisas Linguísticas Sede Sapientiae, 1996. p. 393 - 400.
    • NÓBREGA, M. H. . Por dentro da língua portuguesa ensinada lá fora. In: VIII Congresso Internacional de Português Língua Estrangeira (CONSIPLE) , 2009 , Ouro Preto. Caderno de Resumo do VIII Congresso Internacional de Português Língua Estrangeira (CONSIPLE). : , 2009.
    • NÓBREGA, M. H. . Como se apresentar em eventos acadêmicos e empresariais. In: V Jornada de Administração do Centro Universitário UniEvangélica , 2009 , Anápolis. Folheto de divulgação da V Jornada de Administração do Centro Universitário UniEvangélica. : , 2009.
    • NÓBREGA, M. H. . Hábitos de leitura: a construção do conhecimento no ambiente universitário. In: 57. Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) , 2009 , Ribeirão Preto. Caderno de Resumo do 57. Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). : , 2009.
    • NÓBREGA, M. H. . Estratégias de comunicação em grupo. In: IV Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis , 2009 , Brasília. Caderno de divulgação do IV Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis. : , 2009.
    • NÓBREGA, M. H. . Como se apresentar em eventos acadêmicos. In: I Encontro Internacional de Linguística: comunicação, cultura, educação - UNESP , 2008 , Assis. Folheto de divulgação do I Encontro Internacional de Linguística: comunicação, cultura, educação. : , 2008.
    • NÓBREGA, M. H. . O impacto da comunicação eletrônica na produção de textos. In: 56. Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) , 2008 , São José do Rio Preto. Caderno de Resumo - 56. Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). : , 2008.
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA . Preambulando e Alinhavando a Obra. Campinas : Pontes , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • NÓBREGA, M. H. ; CARDOSO, E. de A. ; CAMPOS, M. I. B. . Editorial. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • NÓBREGA, M. H. ; CAMPOS, M. I. B. ; CARDOSO, E. de A. . Editorial. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • NÓBREGA, M. H. . Apresentação. São Paulo : Paco Editorial , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • NÓBREGA, M. H. ; CAMPOS, M. I. B. . Editorial. São Paulo : SIBi - Sistema Integrado de Bibliotecas USP , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • NÓBREGA, M. H. . Análise funcional de advérbios e adverbiais modalizadores no texto jornalístico. : , 2000 (Tese de doutorado)
    • NÓBREGA, M. H. . O percurso filosófico de Jorge Luis Borges para a negação do tempo. : , 1992 (Dissertação de mestrado)
    • NÓBREGA, M. H. . Prefácio. Ribeirão Preto : , 1998 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • NÓBREGA, M. H. . Histórias do cotidiano. Aarhus (Dinamarca) : Universidade de Aarhus (Dinamarca) , 2002 (Resenha)
    • NÓBREGA, M. H. . Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo : Humanitas , 1998 (Resenha)
    • NÓBREGA, M. H. . Ensino de língua portuguesa: uma abordagem pragmática. São Paulo : Humanitas , 1997 (Resenha)
    • NÓBREGA, M. H. . Para entender a pós-graduação. São Paulo : Faculdade Ibero-Americana , 1995 (Resenha)
    • NÓBREGA, M. H. . Trabalhando a argumentação. São Paulo : Humanitas , 1995 (Resenha)
    • NÓBREGA, M. H. . O viajante questionador e o karma - Torkom Saraydarian. São Paulo : Aquariana , 1989 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, M. H. . Irritação: o fogo destruidor - Torkom Saraydarian. São Paulo : Aquariana , 1989 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, M. H. . A hierarquia e o plano - Torkom Saraydarian. São Paulo : Aquariana , 1990 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, M. H. . A carruagem flamejante e as drogas - Torkom Saraydarian. São Paulo : Aquariana , 1990 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, M. H. . Morte e renascimento: a suprema alquimia - Zulma Reyo. São Paulo : Aquariana , 1990 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, M. H. . O senso de responsabilidade na sociedade - Torkom Saraydarian. São Paulo : Aquariana , 1990 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, M. H. . A psicologia da cooperação e consciência grupal - Torkom Saraydarian. São Paulo : Aquariana , 1990 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, M. H. . Alexandria em meus sonhos - Nilton de Freitas Monteiro. São Paulo : Estação Liberdade , 1991 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, M. H. . As fomes de setembro - Marçal Aquino. São Paulo : Estação Liberdade , 1991 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, M. H. . Quem me tira pra dançar? - Nair Palhano Barbosa. São Paulo : Estação Liberdade , 1991 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, M. H. . Coivara da memória - Francisco J. C. Dantas. São Paulo : Estação Liberdade , 1991 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, M. H. . Um presente especial - Roger Patrón Luján. São Paulo : Aquariana , 1992 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, M. H. . Revista Cultura & Saúde. Sao Paulo : Faculdade Ibero-Americana , 1997 (Revisão de Texto)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Parecer para a Revista Intercâmbio. 2020 (Parecer)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Três Pareceres: Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - PIC/USP. 2020 (Parecer)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Parecer Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - PIC/USP. 2019 (Parecer)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA . Parecer para a Revista Educação & Realidade. 2019 (Parecer)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Parecer para a Revista Estudos Linguísticos. 2019 (Parecer)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Parecer para trabalho apresentado no IX EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos/USP. 2018 (Parecer)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA ; KAAL, A. . Dez pareceres para Association for Language Awareness - ALA 2018. 2018 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecer para a Revista Estudos Linguísticos. 2017 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecer para a Revista Linha D´Água. 2017 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecer para a Revista TradTerm. 2017 (Parecer)
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA . Parecer para a Revista Estudos Linguísticos. 2016 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecer para a Revista Estudos Linguísticos. 2015 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecer I Congresso Internacional de Estudos do Discurso - CIED. 2015 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecer para a Revista UNOPAR. 2015 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecer VI EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2014 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecer Revista Moara (ISSN 2358-0658). 2014 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecer para a Revista Filologia e Linguística Portuguesa. 2014 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecer sobre proposta de estágio de pós-doutoramento: Adair Vieira Gonçalves. 2013 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecer para a Revista TradTerm (CITRAT). 2013 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. ; NATALI, A. . A carreira nas alturas. 2011 (Assessoria)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecerista do Programa de Iniciação Científica do Uni-FACEF. 2010 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecerista do Programa de Iniciação Científica do Uni-FACEF. 2010 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecerista ad hoc do PIBIC CNPq do Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF). 2010 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecerista ad hoc Programa PIBIC CNPq do Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF). 2010 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Entrevista Rev. da Federação das Indústrias da Bahia: Estrangeirismos dificultam a comunicação. 2007 (Consultoria)
    • NÓBREGA, M. H. . Entrevista Gazeta de Ribeirão: Falar em público. 2007 (Consultoria)
    • NÓBREGA, M. H. . Entrevista Jornal A Cidade: Estrangeiros fazem curso de português. 2009 (Consultoria)
    • NÓBREGA, M. H. . Entrevista Jornal USP Ribeirão: português para estrangeiros no campus. 2009 (Consultoria)
    • NÓBREGA, M. H. ; BOGANTES, C. ; MARTINS, C. . Revista Diálogos Latinoamericanos - de 2002a 2006. 2002 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. ; GOLDSTEIN, Norma S. . Revista Linha D´Água - de 1997 a 2001. 1997 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. ; BREZOLIN, A. ; CARDOSO, E. de A. . Revista Tradução e Comunicação. 2001 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecerista ad hoc Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF). 2009 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecerista ad hoc de artigos submetidos por participantes do II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso e do VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal. 2008 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecerista ad hoc da Revista Eletrônica Domínios de Linguagem. 2007 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecerista ad hoc da 36. Revista Estudos Linguísticos. 2007 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecerista ad hoc da 34. Revista Estudos Linguísticos. 2005 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Resposta ao Recurso Impetrado à Questão da Prova de Português. 2005 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Resposta ao Recurso Impetrado à Questão da Prova de Português. 2005 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Parecerista ad hoc da Revista Estudos Linguísticos XXXIV. 2004 (Parecer)
    • NÓBREGA, M. H. . Preparando a bagagem para intercâmbios internacionais. 2013 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Internacionalização educacional: desafios e estratégias. 2013 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Planejamento estratégico para a internacionalização educacional. 2013 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. ; CONCARIO, M. . Oficina: Pesquisas da linguística aplicada em pró da sociedade. 2012 (Outra)
    • NÓBREGA, M. H. . Por dentro da língua portuguesa ensinada lá fora. 2009 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. . Como se apresentar em eventos acadêmicos e empresariais. 2009 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Acordo ortográfico: o contexto e as novas regras. 2009 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Hábitos de leitura: a construção do conhecimento no ambiente universitário. 2009 (Simposio)
    • NÓBREGA, M. H. . Plantão da língua portuguesa: o acordo ortográfico. 2009 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Bem-vindo ao acordo ortográfico. 2009 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Bem-vindo à reforma ortográfica. 2009 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Como se apresentar em eventos acadêmicos e empresariais: a linguagem verbal, a comunicação corporal e os recursos audiovisuais. 2009 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Estratégias de comunicação em grupo. 2009 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Como se apresentar em eventos acadêmicos. 2008 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Oratória. 2008 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . O impacto da comunicação eletrônica na produção de textos. 2008 (Simposio)
    • NÓBREGA, M. H. . Didática do ensino superior. 2008 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Como se apresentar em eventos empresariais e acadêmicos. 2008 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Estratégias de comunicação em grupo. 2008 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Português instrumental: textos em harmonia. 2007 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Estratégias de comunicação em grupo. 2007 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Estratégias de comunicação em grupo. 2007 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Estratégias de comunicação em grupo. 2007 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Estratégias de comunicação em grupo. 2007 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Formando leitores na sala de aula. 2007 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. . Didática do ensino superior. 2006 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Como falar em público. 2006 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Na ponta da língua: como se apresentar em eventos públicos. 2005 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Você tem a palavra: sugestões para falar em público. 2005 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Didática do ensino superior. 2005 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . A redação acadêmica. 2005 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Como fazer apresentações em eventos públicos. 2005 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Como fazer apresentações em eventos públicos. 2005 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Redação de trabalhos científicos. 2005 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Advérbios modalizadores segundo a gramática sistêmica. 2001 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. . Pela democracia na aula de língua materna. 2001 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. . Sobre a carreira acadêmica. 2001 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . O texto publicitário: a questão da prescrição gramatical. 1999 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Análise linguística de textos publicitários. 1999 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Semeando a pesquisa científica. 1999 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Prescrição gramatical X adequação linguística em textos publicitários. 1998 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. ; Gebara, A. E. . Ensino de 1. e 2. graus: desmistificando a língua portuguesa para o falante nativo - curso de aperfeiçoamento e atualização para professores. 1998 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. . O texto jornalístico: reflexão e propostas. 1998 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. . Pela valorização na aula de língua portuguesa. 1998 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. . Sobre o aproveitamento do texto jornalístico nas aulas de gramática. 1997 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. . O discurso jornalístico na escola - curso de aperfeiçoamento ou atualização para professores de 1. e 2. graus. 1997 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. . A questão da leitura: uma proposta para a sala de aula. 1997 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. . Ensino de língua materna e processo de humanização. 1997 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Reflexões sobre a metodologia do ensino de língua portuguesa. 1996 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. . Pela valorização do ensino de língua materna. 1996 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. H. . O estudante de Letras e o mercado de trabalho. 1995 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . A intertextualidade na música de Gabriel o pensador. 1994 (Conferência)
    • NÓBREGA, M. H. . Metamercado. 2007 TV Thathi
    • NÓBREGA, M. H. ; GIMENEZ, E. G. ; DUARTE, E. . Intercâmbios educacionais. 2014 Rádio USAL - Universidad de Salamanca
    • NÓBREGA, M. H. ; NAOE, A. . Alunos de Letras exploram as novas possibilidades do mercado de trabalho. 2015 USP Online
    • NÓBREGA, M. H. ; Ramos, Miriam . Abrace um Carreira - Escritor. 2016 Rádio USP FM
    • NÓBREGA, M. H. ; Ramos, Miriam ; TAKAHASHI, J. ; CONCARIO, M. . Abrace uma Carreira - Letras. 2016 Rádio USP FM
    • NÓBREGA, M. H. ; NAOE, A. . Nova disciplina foca no mercado educacional e editorial. 2016 Jornal da USP
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA ; LOURENCAO, G. O. . Entrevista no site da FFLCH/USP. 2016 http://comunicacao.fflch.usp.br/
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA ; TAKAHASHI, J. ; KRONKA, G. ; ANDRADE, P. ; OLIVEIRA, L. M. ; MOUTINHO, R. . Abrace uma carreira - Professor de Português para Estrangeiros no Exterior. 2016 Rádio USP e Jornal USP
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA ; SIQUEIRA, N. . Incentivo à leitura é promovido entre funcionários. 2017 Jornal do Campus
    • NÓBREGA, M. H. ; RAMOS, M. . II Semana USP de Ciência e Tecnologia. 2017 Rádio USP
    • NÓBREGA, MARIA HELENA ; Ramos, Miriam ; TAKAHASHI, J. ; BRANDAO, I. L. . Abrace uma carreira - Escritor. 2019 Rádio USP
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA ; AMARO, V. . Intercâmbios Educacionais: Revista do Ensino Superior de Macau. 2020 https://www.dses.gov.mo/hemagazine/index/index/book?id=29&lan=ptg
    • NÓBREGA, M. H. ; DUARTE, E. ; GIMENEZ, E. G. ; MARCOS, N. . Internacionalização da língua portuguesa. 2013 Radio Universidad (89.0 FM) - CEB/USAL - Brasil es mucho más que samba
    • NÓBREGA, M. H. ; BRAFF, M. . 3ª Festa do Livro do campus de Ribeirão Preto e do Concurso de Redação. 2008 (USP - campus de Ribeirão Preto)
    • BOGANTES, C. ; NÓBREGA, M. H. . Palestra Relações entre Desenvolvimento Econômico e Educação - Prof. Claudio Bogantes - Univ. de Aarhus (Dinamarca). 2004 (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade)
    • NÓBREGA, M. H. . Evento Cultural Exposição Leonardo Da Vinci e filme Se eu fosse você 2 - Alunos do curso Português para Estrangeiros. 2009 (Centro de Línguas - Ribeirão Preto)
    • NÓBREGA, M. H. . Evento Cultural Ritual Kuarup com índios kuikuros, do Parque Nacional do Xingu - alunos do curso Português para Estrangeiros. 2009 (Centro de Línguas - Ribeirão Preto)
    • NÓBREGA, M. H. . Evento Cultural Exposição Portinari: arte cercada de ciência e realidade por todos os lados - alunos do curso Português para Estrangeiros. 2009 (Centro de Línguas - Ribeirão Preto)
    • NÓBREGA, M. H. . Evento Cultural Peça de Teatro Roleta Russa - alunos do curso Português para Estrangeiros. 2009 (Centro de Línguas - Ribeirão Preto)
    • NÓBREGA, M. H. . Evento Cultural Museu Casa de Portinari e Catedral de Batatais - alunos do curso Português para Estrangeiros. 2009 (Centro de Língua - Ribeirão Preto)
    • NÓBREGA, M. H. . Contabilidade do Patrimônio Intelectual: balanço das obras lidas em 2006. 2006 (Departamento de Contabilidade FEA-RP)
    • NÓBREGA, M. H. . Contabilidade do Patrimônio Intelectual: balanço 2009. 2009 (Departamento de Contabilidade da FEA - Ribeirão Preto)
    • BOGANTES, C. ; MARTINS, C. ; NÓBREGA, M. H. . Língua portuguesa: um oceano de culturas. 2002 (Universidade de Aarhus; Instituto Camões; Ministério dos Negócios Estrangeiros)
    • NÓBREGA, M. H. . Filme EU TU ELES - com interpretação português-dinamarquês. 2003 (Universidade de Aarhus)
    • NÓBREGA, M. H. . Filme A HORA DA ESTRELA - com interpretação português-dinamarquês. 2003 (Universidade de Aarhus)
    • NÓBREGA, M. H. . Semana de Recepção aos Calouros - Integração dos alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis. 2010 (FEA-RP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto)
    • NÓBREGA, M. H. . Visita monitorada à exposição Animal. 2010 (Galeria de Arte Marcelo Guarnieri)
    • ARAUJO, G. A. ; OLIVEIRA, M. D. S. ; AMADO, R. de S. ; NÓBREGA, M. H. . I Seminário Internacional do GELIC. 2010 (Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa - USP)
    • AMADO, R. de S. ; GIL, B. D. ; NÓBREGA, M. H. . I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas. 2010 (Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa - USP)
    • NÓBREGA, M. H. . III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. 2011 (Universidade de Macau)
    • NÓBREGA, M. H. ; CARDOSO, E. de A. . IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. 2013 (Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás - Goiânia)
    • NÓBREGA, M. H. ; CARDOSO, E. de A. . Simpósio - IV SIMELP. 2013 (Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás - Goiânia)
    • NÓBREGA, M. H. ; KRONKA, G. ; GUIMARAES, M. . Mesa redonda: Aulas de português na República Tcheca e na Espanha: compartilhando experiências. 2015 (GE-PFOL Grupo de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas)
    • NÓBREGA, M. H. ; MARTINS FILHO, P. . Visita monitorada à Edusp para alunos de Atuação Profissional em Letras - http://www5.usp.br/101998/alunos-de-letras-exploram-as-novas-possibilidades-do-mercado-de-trabalho/. 2015 (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas)
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA ; HADDAD, C. T. . Visita Guiada à Imprensa Oficial. 2016 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA ; MADRUGA, C. F. . Palestra mensal do GE-PFOL/USP. 2016 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA ; SA, R. L. . Palestra mensal do GE-PFOL/USP. 2016 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA ; TAKAHASHI, J. ; KRONKA, G. ; ANDRADE, P. ; OLIVEIRA, L. M. ; MOUTINHO, R. . Abrace um carreira - Professor de Português para Estrangeiros no Exterior. 2016 (Rádio USP)
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA . Juventude tem concerto - para alunos estrangeiros da USP RP. 2017 (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto)
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA ; RIBEIRO, M. S. . Palestra para a pós-graduação: Inglês acadêmico e internacionalização. 2017 (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto)
    • NÓBREGA, M. H. . Cinema para Alunos Estrangeiros do campus de Ribeirão Preto. 2017 ()
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Visita dos estrangeiros à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. 2018 (Theatro Pedro II)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA ; BORGES, C. B. O. . Palestra mensal do GE-PFOL/USP. 2018 (Grupo de Estudos Português para Falantes de Outras Línguas - GE-PFOL)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA ; RAMOS, J. C. . Palestra mensal do GE-PFOL/USP. 2018 (Grupo de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas - GE-PFOL)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA ; WEISS, D. B. . Palestra mensal do GE-PFOL/USP. 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA ; RIBEIRO, M. S. ; PASSADOR, J. . Palestra com professores de Inglês: aprendizagem e aperfeiçoamento. 2018 (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/RP USP)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Atividade para alunos estrangeiros: Juventude tem Concerto. 2018 (Associação Musical de Ribeirão Preto)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Atividade para alunos estrangeiros: Juventude tem concerto. 2019 (Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Atividade para alunos estrangeiros: filme A vida invisível. 2020 (Cine Cauim - Ribeirão Preto)
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA ; SILVA, A. L. B. C. E. . Palestra mensal do GE-PFOL/USP. 2016 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • NÓBREGA, M. H. . Língua Portuguesa - Curso de graduação em administração a distância. 2007 (INEPAD - Faculdade Interativa COC)
    • NÓBREGA, M. H. . Vigiando a comunicação escrita. 2012 (Prefeitura do campus USP de Ribeirão Preto)
    • NÓBREGA, M. H. . Apresentação Oral em Contextos Profissionais. 2013 (Prefeitura do campus USP de Ribeirão Preto)
    • NÓBREGA, M. H. . Minicurso 'Professores de língua materna e estrangeira na sociedade tecnológica: perspectivas atuais e tendências de mercado'. 2016 (64. Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL))
    • NÓBREGA, M. H. . Professores de língua materna e estrangeira na sociedade tecnológica: perspectivas atuais e tendências de mercado. 2016 (64. Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL)
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA . Texto e Contexto Técnico-Administrativo. 2016 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária USP)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA . Minicurso Beijing University: Teorias e práticas do ensino de português para falantes de outras línguas. 2019 (Beijing Normal University Maxdo College)
    • NÓBREGA, MARIA HELENA DA . Proficiência na leitura e competência na escrita: práticas contextualizadas para o desenvolvimento profissional. 2019 (Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto)
    • DA NÓBREGA, MARIA HELENA . Minicurso 'A palavra é sua: sugestões e práticas para falar em público'. 2016 (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto)
    • NÓBREGA, M. H. . Relatório de Atividades do RDIDP 2011-2013. 2013
  • Projetos de Pesquisa: 11
    • Nome do projeto: Português Língua Estrangeira: Modos de Ensinar; Maneiras de Aprender (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NÓBREGA, M. H. , MADRID, R. L. , CAMPIAO, P. C. , CAVALCANTE, S. M. , CONRADO, R. S. , ANDRADE, P. , OLIVEIRA, L. M. , FIORINI, A. L. .
      Descrição: O projeto aborda a língua portuguesa para não nativos: português língua estrangeira (PLE) e português segunda língua (PL2). Duas perspectivas centrais norteiam a pesquisa: i) o viés teórico ? concepções sobre ensino e aprendizagem ? e ii) as questões didático-pedagógicas ? práticas na sala de aula. Para que as análises não se limitem ao contexto do ensino, toma-se como teoria de base a linguística aplicada crítica, cujas propostas buscam flagrar a linguagem em situações reais de uma dada prática social, para buscar compreender a complexidade da vida contemporânea e intervir sobre ela. A metodologia qualitativa vai do diagnóstico dos problemas à intervenção sobre eles, sendo este o objetivo final da pesquisa: compreender PLE e PL2 como práticas sociais não formatadas apenas pelo aprendizado linguístico, mas como construções permanentes para a inclusão decisiva e atuante do aprendiz na formação discursiva da cultura-alvo.
    • Nome do projeto: Ensino e Formação de Professores de Português Língua Estrangeira no Brasil - Programa Ensinar com Pesquisa (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NÓBREGA, M. H. , BARBOSA, K. C. .
    • Nome do projeto: Perfil de Professores de Português Língua Estrangeira (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NÓBREGA, M. H. , MADRID, R. L. , CAMPIAO, P. C. .
      Descrição: Há um crescimento exponencial do ensino de português língua não materna no Brasil e no exterior. Tal fato ocorre devido ao intenso trânsito entre os países, o que facilita a vinda de estrangeiros para trabalhar ou estudar no Brasil. Além disso, a cultura brasileira tem se tornado objeto de desejo de muitos estrangeiros, seduzidos pela música e, mais recentemente, pela produção cinematográfica divulgada no exterior. O fato auspicioso é que o Brasil alcançou respeito lá fora, e isso impulsiona o interesse pelo aprendizado formal do português brasileiro. O problema decorrente desse cenário é que não conhecemos o perfil dos professores que lecionam português língua estrangeira (PLE). Isso reduz consideravelmente a possibilidade de oferecer cursos de formação continuada que atendam às necessidades e interesses deles. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é fazer um levantamento do perfil de professores de PLE, sobretudo no tocante à formação profissional. De acordo com as pesquisas (ABRAHÃO, 2009; FURTOSO, 2009), tal formação deve ser iniciada na graduação, levando o futuro professor a reflexões progressivas sobre a atuação mais produtiva na área. Por outro lado, recomenda-se também que o aprimoramento deve ser ininterrupto (FÉLIX, 2009). Dessa forma, a delimitação da pesquisa tem como foco i) conhecer os professores que atuam em PLE em escolas de idioma na cidade de São Paulo e ii) analisar a formação desses profissionais, visando à formação continuada. Trata-se, portanto, de pesquisa exploratória, que adota como procedimentos metodológicos entrevistas semiestruturadas e questionários. Paralelamente à coleta de dados, serão lidos textos sobre propostas atuais para a formação de professor de PLE. O conhecimento dessas teorias auxiliará a reflexão sobre os dados coletados. Assim, partindo-se de uma base quantitativa, obtém-se o viés qualitativo da pesquisa. Como resultado, a pesquisa apresentará a) um levantamento quantitativo de professores de PLE em escolas de i
    • Nome do projeto: Crenças de professores sobre ensino e aprendizagem de português língua estrangeira (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NÓBREGA, M. H. , ROCHA, L. S. .
      Descrição: Este projeto objetiva detectar as crenças de professores de PLE. Nesse universo concreto, a delimitação da pesquisa diz respeito às crenças desses sujeitos, pois as convicções acerca de ensino, aprendizagem, língua estrangeira, influenciam decisivamente a prática docente. Essas concepções, somadas às experiências individuais, regulam, consciente ou inconscientemente, as ações e atitudes na escolha do método e na prática em sala de aula. O conhecimento das crenças dos profissionais que atuarão em PLE traz a possibilidade de agir sobre elas. Outro objetivo, portanto, é, a partir dessa reflexão, alcançar novas formas de atuação e arejamento dos métodos de ensino de PLE. Como procedimento metodológico, a pesquisa detecta as crenças dos professores por meio de questionário, interpreta as respostas e compara-as com outras pesquisas já realizadas sobre esse tema.
    • Nome do projeto: Intercâmbio educacional: oportunidades para estudantes brasileiros (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NÓBREGA, M. H. , FIORINI, A. L. .
      Descrição: A globalização influenciou todas as esferas de produção das sociedades contemporâneas e revolucionou o comércio, a economia, a comunicação, as relações pessoais, enfim, o cotidiano das pessoas. A educação não poderia ficar à margem desse movimento de mudanças. Dessa forma, a internacionalização educacional é fruto dessa avalanche de modificações promovidas pela globalização. Consequentemente, a internacionalização figura hoje como tema central nas universidades que se esforçam para manter competitividade científica e tecnológica. Várias ações concretizam as políticas de internacionalização educacional. Pesquisadores e professores promovem atividades de cooperação internacional, criando convênios interinstitucionais que superam problemas burocráticos, estruturais, financeiros, culturais e linguísticos. Dentre os aspectos positivos desse trânsito, destaca-se o estabelecimento de redes de pesquisa e a formação de profissionais aptos para os mercados interculturais emergentes. Qualquer que seja a perspectiva de análise, a internacionalização, assim como a globalização, parece ter vindo para ficar. A Declaração de Bolonha, de 1999, dá provas disso no mercado educacional europeu. O Mercosul também já iniciou políticas educacionais que buscam criar unidade para cursos de graduação e pós-graduação, com vistas a facilitar os trâmites legais para a circulação de professores e alunos além das fronteiras nacionalistas. Assim, a internacionalização se concretiza em projetos de pesquisa, associações, publicações conjuntas com pesquisadores estrangeiros etc. Nesse processo, vêm ganhando destaque os intercâmbios estudantis, nos quais o Brasil vem investindo continuamente, criando bolsas de estudo para promover a estada de estudantes no exterior. Em 2011, por exemplo, o governo federal lançou o Programa Ciência sem Fronteiras, que prevê até 75 mil bolsas de intercâmbio para alunos da graduação e pós-graduação nos próximos quatro anos (CAPES, s. d.). Este é precisamente o objeto deste projeto de pesquisa: os intercâmbios estudantis. Como delimitação, opta-se por investigar os intercâmbios para estudantes brasileiros. O objetivo primário é desvendar e analisar os programas de mobilidade disponíveis para os estudantes brasileiros: quais os programas institucionais de intercâmbios?; quais as bolsas oferecidas pelo governo?; quais os recursos disponibilizados pelos órgãos de fomento?; quais bolsas do exterior destinam-se a estudantes brasileiros?; quais empresas privadas oferecem intercâmbios?; quais os critérios de seleção?; quais os compromissos/deveres do intercambista? Essas e outras questões que surgirão durante a pesquisa compõem as perguntas da pesquisa. O percurso metodológico para respondê-las será a análise documental e entrevistas focadas e semiestruturadas. O corpus da análise documental será obtido basicamente via internet, nas informações disponibilizadas pelas instituições de ensino, pelo governo, pelos órgãos de fomento. Pesquisadores, funcionários e autoridades que lidam com esse tema serão entrevistados para revelar facetas inspiradoras sobre o tema. O objetivo secundário do projeto é ampliar o conhecimento do aluno sobre internacionalização e intercâmbio, incentivando-o a beneficiar-se do conhecimento adquirido. No final desta pesquisa de iniciação científica, o aluno deve perceber a importância de valorizar o percurso acadêmico desde e graduação e vislumbrar formas concretas de aperfeiçoar-se continuamente.
    • Nome do projeto: Atuação Profissional em Letras (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NÓBREGA, M. H. .
      Descrição: Este projeto busca analisar a diversidade de atuação para os profissionais de língua portuguesa, idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas e culturas, bem como demonstrar formas de integrar-se no mercado de trabalho. O objetivo é ampliar o conhecimento do estudante sobre sua atuação profissional na sociedade do conhecimento, sob a forte influência das tecnologias de informação e comunicação. Conhecendo o mercado empresarial, editorial e educacional, é possível criar plano de carreira adequado aos interesses e competências pessoais.
    • Nome do projeto: Tecnologia e Oportunidades Profissionais: atualize o seu futuro (2018 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: NÓBREGA, M. H. , SILVA, T. .
      Descrição: Resumo Este projeto tem como público-alvo alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Ribeirão Preto. O foco é avaliar o uso da tecnologia em contextos profissionais de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Economia Empresarial e Controladoria, em situações empresariais e educacionais. Partindo do pressuposto irrefutável de que a tecnologia domina todas as profissões, o objetivo é analisar influências e oportunidades no âmbito profissional em que o aluno quer atuar, bem como ampliar seus horizontes de atuação. Para isso, estuda-se o universo corporativo e o educacional, de maneira que o estudante possa definir seus interesses e estabelecer metas pessoais para obter êxito em seus objetivos profissionais. Justificativa São muitos os processos disruptivos da atualidade, e eles inevitavelmente promovem novas formas de fazer. Os exemplos abaixo ilustram atividades rotineiras no cotidiano das pessoas. É crucial que a escola acompanhe essas mudanças e prepare os futuros profissionais para a realidade que eles encontrarão no mercado de trabalho. Embora seja bastante difícil fazer uma prospecção do contexto laboral, é fundamental investigar, junto com os estudantes, as mudanças e as possibilidades de inovação criadas pelo uso da tecnologia, nas empresas e nas instituições de ensino. Essas reflexões devem ampliar a percepção do aluno sobre a sua atuação profissional, levando-o a reconhecer lacunas de mercado e possibilidades empreendedoras em organizações governamentais, industriais, comerciais, de serviços ou de terceiro setor. Objetivos O objetivo é preparar os estudantes para conectar os avanços tecnológicos com a sua atuação como consultor, gestor, contador, auditor fiscal, perito contábil, professor e outras ocupações no âmbito dos negócios e da educação. Tanto no setor público como no privado, o objetivo é analisar como os recursos tecnológicos alteram os processos comunicativos internos e externos das empresas e como eles interferem na relação ensino-aprendizagem.
    • Nome do projeto: Tecnologia e Oportunidades Profissionais: atualize o seu futuro (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NÓBREGA, M. H. , SILVA, T. .
      Descrição: Na modalidade pesquisa, este projeto tem como público-alvo alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Ribeirão Preto. O foco é avaliar o uso da tecnologia em contextos profissionais de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Economia Empresarial e Controladoria, em situações empresariais e educacionais. Partindo do pressuposto irrefutável de que a tecnologia domina todas as profissões, o objetivo é analisar influências e oportunidades no âmbito profissional em que o aluno quer atuar, bem como ampliar seus horizontes de atuação. Para isso, estuda-se o universo corporativo e o educacional, de maneira que o estudante possa definir seus interesses e estabelecer metas pessoais para obter êxito em seus objetivos profissionais. O objetivo é preparar os estudantes para conectar os avanços tecnológicos com a sua atuação como consultor, gestor, contador, auditor fiscal, perito contábil, professor e outras ocupações no âmbito dos negócios e da educação. Tanto no setor público como no privado, o objetivo é analisar como os recursos tecnológicos alteram os processos comunicativos internos e externos das empresas e como eles interferem na relação ensino-aprendizagem.
    • Nome do projeto: Recursos digitais nas aulas de língua portuguesa (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NÓBREGA, M. H. , AGLIO, M. , ALMEIDA, R. D. .
      Descrição: Trata-se de pesquisa sobre a utilização de recursos digitais nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental e médio.
    • Nome do projeto: Programa Ensinar com Pesquisa - Projeto: Crenças de alunos de Letras sobre ensino e aprendizagem de português língua estrangeira (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NÓBREGA, M. H. , SALDANHA, J. C. .
    • Nome do projeto: Ensino-aprendizagem de línguas com base em conteúdos específicos (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NÓBREGA, M. H. , CONCARIO, M. , DIAS, E. .
      Descrição: Vinculado ao projeto trienal de pesquisa do coordenador e às suas atividades de ensino, o projeto prevê o oferecimento de cursos e oficinas na área de ensino-aprendizagem de línguas segundo uma abordagem baseada em conteúdos específicos, relevantes para o público-alvo nesses cursos. Trata-se de um projeto a ser desenvolvido a médio/longo prazo, contemplando (1) o ensino de inglês para fins específicos (ensino médio e superior, incluindo pós-graduação); (2) o ensino de português para falantes de outras línguas (participantes de intercâmbio no câmpus de Bauru, dando suporte a iniciativas de internacionalização); e (3) atividades de reforço com alunos de ensino médio/técnico com a finalidade de aprimorar habilidades de leitura e produção de texto em língua portuguesa. Os cursos serão planejados e oferecidos por alunos de graduação, participantes desse projeto, sob orientação do coordenador, e serão monitorados por meio de ferramentas de avaliação que mensurem a satisfação dos participantes nesses cursos e dos alunos de graduação que participarão deste projeto. Em 2012 vêm sendo oferecidos cursos de extensão juntamente com orientação de alunos de graduação de modo a preparar a equipe que atuará no projeto. Um dos orientandos já está planejando o curso piloto de português para falantes de outras línguas, que será ministrado no segundo semestre de 2012 a fim de lapidar os cursos que serão oferecidos em 2103 para alunos estrangeiros que estejam no campus de Bauru. Além disso, já vem sendo cultivado contato com o Colégio Técnico local, e com outras escolas de ensino médio, para que sejam oferecidas oficinas de leitura e produção de texto em língua portuguesa para os alunos dessas instituições. Dessa forma, espera-se inserir alunos de graduação em Comunicação Social em atividades de ensino-aprendizagem de línguas, num contexto em que o coordenador do projeto e seus colaboradoes estão diretamente envolvidos com pesquisas na área de ensino de línguas e/ou formação de professores. Este projeto tem potencial para propor e implementar inovações curriculares na graduação e pós-graduação, principalmente por meio de cursos de inglês para fins específicos - a saber, cursos de nível avançado visando ao aprimoramento de produção oral e escrita dos alunos/docentes de forma a capacitá-los para participar de congressos internacionais e melhorar suas chances de publicar em inglês. Além disso, pode contribuir para a implementação de disciplinas de português para falantes de outras línguas, facilitando a integração de alunos/docentes estrangeiros na instituição.
    • NÓBREGA, M. H. . Relatório das atividades didáticas e de pesquisa em RTC (1994-1996). 1996 - Relatório
    • NÓBREGA, M. H. . Relatório das atividades didáticas e de pesquisa em RTC (1996-1998). 1998 - Relatório
    • NÓBREGA, M. H. . Relatório das atividades didáticas e de pesquisa em RTC (1998-2000). 2000 - Relatório
    • NÓBREGA, M. H. . Relatório de Afastamento sobre o Exercício do Leitorado na Univ. de Aarhus (Dinamarca - 2002 e 2003). 2004 - Relatório
    • NÓBREGA, M. H. . Relatório para Solicitação de Mudança de Regime de RTC para RDIDP. 2009 - Relatório
    • NÓBREGA, M. H. . Relatório de Atividades sobre o Exercício do Leitorado na Universidade de Aarhus no período de fev. 2002 a fev. 2003. 2003 - Relatório
    • NÓBREGA, M. H. . Atividades sobre o Exercício do Leitorado na Universidade de Aarhus: período fev. 2003 a jan. 2004. 2004 - Relatório
    • NÓBREGA, M. H. . Relatório de Atividades 2000-2002 com Plano de Pesquisa e CV apresentado à CERT. 2002 - Relatório
    • NÓBREGA, M. H. . Relatório das atividades realizadas no pós-doutorado na Univ. de Roskilde - Dinamarca. 2012 - Relatório
    • NÓBREGA, M. H. . Atividades do Biênio 2009-2011. 2011 - Relatório
    • NÓBREGA, M. H. . Participação no Convênio USP-USAL. 2014 - Relatório
    • NÓBREGA, M. H. . Projeto de pesquisa de pós-doutorado. 2011 - Relatório
    • Graduacao:
      • Curso: Tradutor-Intérprete
        Nome da Instituição: Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 1984
      • Curso: Licenciatura Plena
        Nome da Instituição: Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 1984
    • Mestrado:
      • Curso: Comunicação e Semiótica
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1992
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Roskilde University
        Ano de conclusão: 2012
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 1985
    • Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • University of Oxford:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Colaboração nas aulas de Tradução Inglês/Português do Prof. Dr. Thomas Earle.
        Outras informações: professora colaboradora
    • Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - 1991 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Aarhus University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: leitorado de língua portuguesa
    • Fundação p/ o Desenvolvimento e a Pesquisa em Admin., Contabilidade e Econo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1996 - 2008 ).
        Outras informações: Professora no curso de MBA, nas disciplinas: Metodologia da Pesquisa; Didática do Ensino Superior.
        Outras informações: Professora
    • Faculdade São Marcos:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (1993 - 1994 ).
        Outras informações: Professora em curso de Especialização
        Outras informações: Professora
    • Colégio Bandeirantes:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1994 ).
        Outras informações: Professora
    • Dialogos Latinoamericanos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2005 ).
        Outras informações: Trata-se de publicação da Universidade de Aarhus, Dinamarca.
    • Linha d' Água:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2001 ).
        Outras informações: Trata-se de publicação da Associação de Professores de Língua e Literatura (APLL).
    • Tradução e Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2004 ).
        Outras informações: Publicação do Centro Universitário Ibero-Americano.
    • Estudos Acadêmicos Unibero:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1998 ).
        Outras informações: Direção e coordenação editorial da revista da Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas.
    • Revista Eletrônica Domínios de Lingu@gem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Parecerista ad-hoc
    • Secretaria da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 1997 ).
        Outras informações: Capacitadora de Professores da Rede Pública
    • Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2007 ).
        Outras informações: professora de ensino a distância
    • Fundação Carlos Chagas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1988 - 1993 ).
        Outras informações: Equipe de correção de redação de vestibular
    • Faculdade Cásper Líbero:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Equipe de correção de redação de vestibular
    • Linha d´Agua:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Cargo: integrante do Conselho Executivo e Conselho Editorial.
    • Universidad de Salamanca:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Convite da FFLCH para cumprir convênio com a USAL. Professora contratada para dar aulas de português para estrangeiros no Centro de Estudios Brasileños (CEB), Servicio Central de Idiomas (SCI) e Faculdad de Filologia da Universidad de Salamanca (Espanha). Tiempo completo, 8 horas lectivas semanales.
        Outras informações: Professora leitora - com vínculo empregatício
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
    • Universidade de Bucareste:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Membro do Comitê Científico do Colóquio Internacional "Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa 40 anos de estudos lusófonos na Romênia: desafios e perspectivas" - Universidade de Bucareste - 11 e 12 de abril de 2014
    • Universidade Federal do Rio Grande do Norte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2022 ).
        Outras informações: Mestrado Profissional em Letras. Disciplina: Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional
        Outras informações: professora
    • Universidade Estadual do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2020 ).
        Outras informações: professora Ensino de PFOL
    • Association for Language Awareness:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Parecer para artigo 11/12/2018