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Christian Dennys Monteiro de Oliveira

    • Pós-Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Sevilha (Espanha - 2011); e, em Turismo Cultural, pela Universidade de São Paulo (Brasil - 2005). Doutor (1999) e Mestre (1993) em Geografia Humana (FFLCH-USP). Geógrafo (CREA-CE 42106) e Licenciado pela mesma Faculdade. É Professor Titular no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, onde atua, desde 2005, em Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado (PPGGEO). Pesquisador em Geografia Cultural, das Matrizes Religiosas e da Comunicação, trabalha com Imaginário Geográfico, Representações do Patrimônio, Turismo Religioso e Festividades Sacro-Profanas. Integra a Rede/Observatório de Paisagens Patrimoniais e Artes Latino Americanas (OPPALA), a Rede de Pesquisa em turismo Religioso do Nordeste e a Conference of Latin Americanist Geographers (CLAG). No Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) da UFC, desenvolve e orienta projetos em Geografia Cultural e Educativa, a partir de estudos de Religiosidade, Turismo e Questão Patrimonial. É editor-chefe da Revista GEOSABERES e Coordenador do Grupo de Pesquisa COLIGAR (Colóquios Interculturais de Geoeducação, Arte-Patrimônio e Religiosidade em Turismo). Entre os projetos aprovados no CNPq, destaca-se atualmente o Projeto "ESPAÇOS SIMBÓLICOS DO CARNAVAL ATLÂNTICO: Mapeamento Cognitivo do Patrimônio Afro-Latino nos Polos de Religiosidade Turística", 2023/2025 (Bolsa Produtividade Nivel2). Tem diversos artigos, capítulos e livros publicados, entre os quais se destacam: Basílica de Aparecida: (2001; 2021); Geografia da Cultura Carnavalesca (2007), Sentidos da Geografia Escolar (2010); Caminhos da Festa ao Patrimonio Geoeducacional (2012) e Religious Tourism an Heritage in Brazil (2017), Crônicas 2: Terra Carnavalesca (2023)

       

      Links:    

    • Estudos Geoeducacionais: Patrimônio Geográfico e Manifestações Culturais
    • Políticas Públicas, Território e Ambiente - Interfaces do Patrimônio Cultural e da Gestão do Turismo
    • Espaço Turístico e Religioso: Dimensões Locais e Globais
    • Espaço Simbólico dos Carnavais Latino (2020-2022) & Atlântico (2023-2025) - Mapeamento Cognitivo das Festas
    • Oliveira, C.D.M. de . Crônicas 2: terra carnavalesca. Fortaleza : Transiente, 2023 . 252p. ISBN: 9786585720007.
    • Oliveira, C.D.M. de . ATLAS MEMORIAL DOCENTE: Arte-Patrimônio e Cognição Emocional Geoeducativa. Santa Maria - RS : Arco Editores, 2022 . 114p. ISBN: 9786554170369.
    • SOUZA, J. A. X. ; Oliveira, C.D.M. de ; COSTA, O. J. L. ; DOZENA, A. ; MARIANO, N. F. . Paisagens patrimoniais e artes na América Latina. Sao Luís-MA : EDUEMA, 2022 . 298p. ISBN: 9788582272725.
    • Oliveira, C.D.M. de . Basílica de Aparecida: Um templo para Cidade-Mãe. Santa Maria - RS : Arco Editores, 2021 . 364p. ISBN: 9786589949220.
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . SACRALIDADE E SIMBOLISMO FEMININO NO ESPAÇO LATINO-AMERICANO Coleção Caminhos Simbólicos Volume 3. Curitiba : EDITORA CRV, 2021 . 86p. ISBN: 9786525107431.
    • Oliveira, C.D.M. de ; CAVALCANTE, T. V. ; SOUZA, J. A. X. . GEOSSANTUARIOS: METODOLOGIAS E DINAMICAS FESTIVAS. Fortaleza : IMRENSA UNIVERSITÁRIA - UFC, 2020 . 145p. ISBN: 9786588492192.
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; ROCHA, M. S.OCHA ; ARAGÃO, R. F. . PAISAGEM DE GIGANTES: totemismo, turismo e geopolítica da visibilidade Coleção Caminhos Simbólicos - Volume 2. Curitiba : EDITORA CRV, 2019 . 138p. ISBN: 9788544438497.
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; OLIVEIRA, C. I. S. . CRONEMAS CRÔNICAS, POEMAS E GRAVURAS DO TEMPO (2017-2019). Curitiba : EDITORA CRV, 2019 . 118p. ISBN: 9788544436554.
    • OLIVEIRA, CHRISTIAN DENNYS MONTEIRO DE ; Cavalcante, Tiago Vieira . Geoeducação em espaços simbólicos. Curitiba : Editora CRV, 2019 . 358p. ISBN: 9788544429129.
    • MOREIRA, F. M. P. ; CHAVES, L. O. ; OLIVEIRA, Christian D. M. de ; FREIRE, L. M. . Planos diretores e políticas culturais e territoriais. Mossoró : EDUERN, 2017 . 228p. ISBN: 9788576211877.
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; GONDIM, L. B. ; SILVA, L. R. T. ; MACHADO, Ivna ; CAVALCANTE, T. V. . Os Outros, Nós Somos: NEER (2006-2016). Timburi-SP / Fortaleza-CE : Cia do Ebook / EDUFC, 2017 . 1312p. ISBN: 9788555851001.
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Religious Tourism and Heritage in Brazil. New York : Springer, 2017 . 68p. ISBN: 9783319400839.
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Crônicas de uma Terra Carnavalesca. Timburi - SP : Cia do E-book, 2015 . 195p. ISBN: 9788568227541.
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Caminhos da festa ao patrimônio geoeducacional: como educar sem encenar geografia?. Fortaleza : Imprensa Universitária, 2014, 2014 . 237p. ISBN: 9788574851693.
    • VASCONCELOS JR., R. E. ; SEEMANN, J. ; SILVA, J. F. ; OLIVEIRA, Christian D. M. de ; OLIVEIRA, S. B. . Hierópolis: o Sagrado, o Profano e o Urbano. Fortaleza : Edições UFC, 2013 . 486p. ISBN: 9788572826037.
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . CAMINHOS DA FESTA AO PATRIMONIO GEOEDUCACIONAL. Fortaleza : EDUFC, 2012 . 200p. ISBN: 9788572825.
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Sentidos da Geografia Escolar. Fortaleza : EDUFC - Expressão Gráfica, 2009 . 120p. ISBN: 9788572823.
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Geografia do Turismo na Cultura Carnavalesca: O Sambódromo do Anhembi. São Paulo : Editora Paulistana, 2007 . 150p. ISBN: 9788599829103.
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Turismo Religioso. São Paulo : Aleph, 2004 . 102p. ISBN: 8585887958.
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Basílica de Aparecida: Um templo para a cidade-mãe. São Paulo : Olho D'água, 2001 . 206p. ISBN: 8585428783.
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    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . SANTUARIOS, ESPACIOS NATURALES Y LOS DESAFIOS A LA EDUCACIÓN PATRIMONIAL PARA LA FORMACIÓN DE LOS NUEVOS PROFESORES. 2011 (Comunicacao)
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    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; SEEMANN, J. ; DANTAS, E. W. C. ; CAETANO, A. G. N. ; BRANNSTROM, C. ; OFFEN, K. . 33º CONGRESSO INTERNACIONAL DA CONFERENCIA LATINO AMERICANA DE GEÓGRAFOS. 2015 (Universidade Federal do Ceará)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; COSTA, O. J. L. . LEGE=>LEGES 10 Anos do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos. 2016 (Departamento de Geografia)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . VI Colóquio do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER). 2016 (Universidade Federal do Ceará)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; COSTA, O. J. L. ; DOZENA, A. . 1º COLÓQUIO DO OBSERVATÓRIO DE PAÍSAGENS PATRIMONIAIS E ARTES LATINO AMERICANAS - OPPALA. 2018 (Universidades Federais do Ceará e Rio Grande do Norte e Universidade Estadual do Ceará)
    • Oliveira, C.D.M. de ; COSTA, O. J. L. . 2º COLÓQUIO DA REDE DO OBSERVATÓRIO DE PÁISAGENS PATRIMONIAIS E ARTES LATINO AMERICANAS. 2021 (UECE)
    • NEIMAN, Z. ; OLIVEIRA, Christian D. M. de . XII Encontro Nacional de Turismo com Base Local. 2012 (Universidade Federal de São Carlos)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Turismo e Recursos Ambientais na América do Sul. 2006 (CEBELA - Mestrado em Relações Internacionais para a América do Sul)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; Oliveira, Dennis . Metodologia da pesquisa de bens simbólicos. 2006 (Celacc - Especialização em Gestão de Projetos Culturais)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Turismo: Gestão da Cadeia Produtiva. 2008 (Universidade Aberta - Fundação Demócrito Rocha)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Dinamica dos Lugares Simbólicos: Patrimonio Turistico das Festas Religiosas. 2012 (Universidade Federal do Paraná)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Dinamica dos Lugares Simbólicos: Patrimonio Turistico das Festas Religiosas. 2010 (Universidade Federal de Goiás)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; CATRO, J. R. ; ROMANCINI, S. R. . Geografia das Festas e Festividades. 2013 (Universidade Federal do Paraná)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Técnicas em Fenomenologia. 2013 (Universidade Federal do Ceará)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Turismo religioso. 2006 (Departamento de História da UFC)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Elaboração de Monografias com Objetos Simbólicos. 2005 (Celacc)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; SOUZA, J. M. . Visitação: Praticas e Desafios do Turismo Geoeducativo na Grande Fortaleza. 2007
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; SOUSA, J. A. X. ; FERREIRA, L. . Serra da Ibiapaba - Avaliação Preliminar da Política de Turismo. 2008
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Panorama do Esino de Geografia no Ceará: vivência de obstáculos e superações. 2009
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Geopatrimonio dos Santuários Andaluzes. 2011
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . REPRESENTAÇÕES DO PATRIMÔNIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: O imaginário da festa religiosa frente à prática do professor de Geografia. 2012
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . TURISMO E PATRIMÔNIO GEOEDUCACIONAL: CONSTRUINDO INTERCÂMBIOS METODOLÓGICOS A PARTIR DO EVENTO ?TRASLADO DE LA VIRGEN DEL ROCÍO? PARA ALMONTE (HUELVA ? ESPANHA). 2013
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; NASCIMENTO, R. S. ; AGUIAR, J. H. . Relatório de Iniciação Científica do Projeto: DIMENSÕES TERRITORIAIS DO CARNAVAL. 2013
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; ARAUJO, J. F. M. ; OLIVEIRA, B. A. P. . REPRESENTAÇÕES DO PATRIMÔNIO IMATERIAL (FESTIVO E TURÍSTICO RELIGIOSO): Conflitos Imagéticos nos estudos populacionais e culturais da Geografia Acadêmica. 2014
    • ALMEIDA, M. G. de ; VARGAS, M. A. M ; OLIVEIRA, Christian D. M. de . Relatório de Atividades Executadas - RTE Edital Pró-Cultura ? 2010-2012 (CE). 2012
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; FARIA, J. F. . Projeto Imagem (paradidático eletrônico). 2007 (Didático-pedagógica)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; CAVALCANTE, T. V. . Guia de Educação Patrimonial -. 2007 (Didático-pedagógica)
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . Turismo de Inclusão - A Geografia dos Serviços e dos Equipamentos Turísticos. 2007 (Curso de extensão)
    • Nome do projeto: Recursos Midiáticos no Ensino Médio de Geografia (Fortaleza e RMF - CE): Vivências de Obstáculos e Superações (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , KONZEN, A. S. M. , ZANELLA, M. E. , OLIVEIRA, A. M. , FARIA, J. F. , FREITAS, J. R. , MACHADO, Ivna .
      Descrição: Este projeto - anteriormente denominado Panorama do Ensino da Geografia no Ceará: Vivências de Obstáculos e Superações - foi reconfigurado, a partir de janeiro de 2008, com o objetivo específico de investigar a presença/ausência dos recursos midiáticos no Ensino de Geografia em Fortaleza (particularmente nas escolas de ensino médio). Seu ponto de partida é o reconhecimento de um mosáico de práticas e discursos dominantes a respeito das possibilidades desses recursosno Ensino básico de Geografia. Todavia considera a dicotomia entre as mídias escolares e as do cotidiano discente. Daí ser proposta sistematização de uma amostragem de escolas públicas e particulares para verificaação dessas " práticas midiáticas" (na sala de aula e no cotidianos docênte e discente). Procurando assim interpretar como tais práticas reproduzem obstáculos e / ou gestão formas alternativas de superação. A investigação abre diferentes frentes de observação, reunindo alguns estudos desenvolvidos pelas disciplinas de prática como componente curricular na Licenciatura. A expectativa é elaborar um diagnóstico capaz de interagir com diversos aspectos concernentes ao Ensino Básico de Geografia (rendimentos escolar, disciplina discente, formação de imaginário geográfico, preparação para o vestibular, comprometimento escola-bairro, entre outros). A cidade de Fortaleza, como vetor midiático e comunicacional de um modelo de vida urbana ( de geograficidade, negativa ou positiva) para todo o Estado do Ceará, exerce um papel temático impar na reflexão sobre o conteúdo dessas mídias. Cabe, portanto ao projeto a delimitação de estragégias para verificação dessas vivências midiáticas em função dos conteúdos ubanos (simbólicos e materiais) que apresentão polaridade a partir das orientações estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em sua fase preliminar (2006/2007), o Projeto pretende estabelecer um relato geral dos desafio de formação do professor de geografia da rede municipal (de Fortalez
    • Nome do projeto: Religiosidade Turística e Espetáculos de Fé: Estratégias Geoeducacionais do Catolicismo Mariano nos Santuários do Ceará. (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , DANTAS, E. W. , COSTA, M. Clelia Lustosa da , CARVALHO, L. R. , OLIVEIRA, L. C. , SOUSA, J. A. X. .
      Descrição: A pesquisa RELIGIOSIDADE TURÍSTICA E ESPETACULOS DE FÉ, destina-se a uma investigação renovada do Turismo Religioso. Corresponde a uma etapa específica de investigação intra-regional na formação de uma rede de santuários (complexos centros de visitação e difusão da ação glocal do catolicismo). O Ceará concentra uma infinidade de manifestações populares e estruturas institucionais, onde a religiosidade organiza palcos privilegiados para os processos simbólico-territoriais de regionalização, a partir de práticas devocionais massivas. Os exemplos mais tradicionais de Juazeiro do Norte (no Cariri) e do Canindé e Quixadá (no Sertão Central) não perfazem exceções; incluem-se em um processo mais amplo de diversificação da cultura religiosa predominante. Na metrópole de Fortaleza e em São Benedito (na Serra Grande ou da Ibiapaba), dois Santuários de Fátima, de desenvolvimento bem mais recente, ganham destaque e reestruturam suas áreas de entorno. Outros locais de festividades similares são sacralizados, nas 9 regiões diocesana do Ceará. São essas ?novas áreas? de atração e irradiação que constituem uma polaridade de intervenções significativas. Intervenções geográficas básicas para compreender a articulação político-pedagógica territorial de um catolicismo mariano, cada vez mais cibernético e colonialista em um só tempo. Por isso mesmo merecedor de uma hermenêutica espacial, aqui identificado como campo geoeducativo de estudos dos espaços simbólicos. O estudo propõe a investigação desse processo sistematizando observação do intercâmbio entre as lideranças eclesiais e os agentes sociais (públicos, empresariais e civis) das respectivas localidades. Tal investigação, nesses dois espaços mítico-religiosos, considera a articulação de uma série de representações sócio-culturais e ambientais, como basilar na vivência religiosa contemporânea. Busca a ?descrição densa? um fenômeno mundano, mas extremamente técnico na capacidade política de conciliar as dimensões sagrada e profana
    • Nome do projeto: Imagem, Patrimônio e Santuários Cearenses: Avaliando Centros turístico-religiosos nas representações da Geografia Escolar. (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , ARAUJO, J. L. L. , OLIVEIRA, A. M. , ALMEIDA, M. G. de , BARBOSA, M. E. , MATOS, F. de O. .
      Descrição: A pesquisa IMAGEM, PATRIMÔNIO E SANTUÁRIOS CEARENSES corresponde a uma etapa específica de investigação intra-regional na formação de uma rede de santuários (complexos centros de visitação e difusão da ação pastoral do catolicismo). Etapa esta demarcada por uma observação sistemática das formas de representação que a aprendizagem geográfica escolar atribui a estes locais. O estado do Ceará concentra um número relevante de manifestações da religiosidade popular (o maior número entre os estados nordestinos), onde a religiosidade organiza palcos privilegiados para processos simbólico-territoriais de regionalização, a partir de práticas devocionais massivas. Os exemplos mais tradicionais de Juazeiro do Norte (no Cariri) e de Canindé e Quixadá (no Sertão Central) não perfazem exceções; incluem-se em um processo mais amplo de diversificação da cultura religiosa predominante. Na metrópole de Fortaleza e em São Benedito (na Serra Grande ou da Ibiapaba), dois Santuários de Fátima, de desenvolvimento bem mais recente, ganham destaque e reestruturam suas áreas de entorno. Outros locais de festividades similares são sacralizados, em nove regiões episcopais do Ceará. Privilegiamos aqui quatro dessas regiões para desenvolvermos essa análise e interpretação. Nestas, oito santuários foram listados: três metropolitanos (Fátima, Assunção, e Santa Edwirges) e sete interioranos (Fátima da Serra Grande ? São Benedito, Mãe Rainha - Sobral, Rainha do Sertão - Quixadá, São Francisco das Chagas ? Canindé, N. S. das Dores - Juazeiro do Norte e Menino Jesus de Praga ? Chorozinho, N. S. da Saúde em Tabuleiro do Norte). São essas ?novas áreas? de atração e irradiação que constituem uma polaridade de intervenções significativas. Intervenções geográficas básicas para compreender a articulação político-pedagógica territorial de um catolicismo, predominantemente mariano; cada vez mais cibernético e conservador, em um só tempo. Por isso mesmo merecedor de uma hermenêutica espacial, aqui identificad
    • Nome do projeto: Avaliação Geográfico-Pedagógica do Geopark Araripe: Interpretando as ?Distâncias? do Turismo e da Educação Patrimonial na Formação Docente (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , DANTAS, E. W. , SILVA, Edson Vicente da , ARAGAO, R. F. , PEAULVAST, J-P , CUMBRERA, M. G. , Lima, F.J.L.A.P .
      Descrição: A pesquisa propõe investigar as dificuldades na interação de três práticas espaciais contemporâneas: o turismo, a escolarização e a valorização patrimonial. Para o alcance desse propósito, lança mão de um mega projeto, de escala internacional, mas situado no coração do semiárido nordestino que, denominado Geopark Araripe. Sua demarcação específica focaliza a existência de um dilema ainda não devidamente enfrentado pelas políticas públicas das redes educacionais de ensino (notadamente a Rede Estadual e a Municipal): a experiência geográfica do professor da escola básica no conhecimento das unidades ambientais de conservação como fator fundamental de orientação das comunidades escolares, na proteção sistemática desses importantes bens patrimoniais da natureza. Os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, assim como outros estados da Região Nordeste, inscrevem-se no esforço de implantação de ações voltadas para um desenvolvimento sustentável.
    • Nome do projeto: Representações do Patrimônio na Geografia Brasileira - Calendário Cartográfico da Educação Patrimonial (2015 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , DANTAS, E. W. , OLIVEIRA, A. M. , SILVA, Edson Vicente da , SILVA, Luiz Rafael T. da , ALMEIDA, M. G. de .
      Descrição: O estudo sobre as representações do patrimônio, fundamentalmente imaterial, põe em destaque o desafio científico de interpretar a festa popular religiosa na prática pedagógica do professor de geografia. A festa popular e os eventos culturais, e suas dinâmicas socioambientais, costumam marcar profundamente a identidade das comunidades rurais e urbanas, brasileira. Contudo, a gestão desses sistemas do patrimônio cultural tende a ser marginalizado da organização dos conteúdos curriculares da disciplina geográfica (mesmo no ensino superior). Ainda considerando a busca de um ensino/aprendizagem mais "próximo" a realidade discente, o professor de geografia tem dificuldade em reduzir essa "distância" da realidade cultural. Que motivos levam a esse distanciamento pedagógico? Um imaginário que segrega a festa como um recurso não educativo, como mero costume primitivo? Ou planejamento tão reducionista que não o permite explorar, no acontecer das festividades, os diversos elementos conceituais de uma Geografia renovada? A possibilidade de avaliar qualitativamente essa contradição proximidade/distância conduziu-nos à escolha de oito cidades cearenses, entre os anos de 2010 e 2012 (Caucaia, Canindé, Chorozinho, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá, São Benedito, Sobral e Tabuleiro do Norte) que, ao longo do ano realizam importantes festejos religiosos, atraindo visitantes muito além de suas divisas municipais. Isso constituiiu a primeira etapa do trabalho que agora expandimos para as 27 unidades federativas brasileiras, trabalhando critérios comparativos de reconhecimento: 1 das iniciativas e projetos de educação patrimonial; 2- da sensibilidade estadual das universidades para essa questão na licenciatura em geografia. A metodologia proposta pretende selecionar municípios e escolas, dessa amplitude estadual (capital e interior) para desenvolver um sistema de entrevistas e registros fotográficos e documentais a respeito dos vínculos da geografia (escolar e acadêmicas) com as práticas culturais ao longo dos calendários letivos. Pretende-se, portanto, caracterizar, com base no conceito de geograficidade de Eric Dardel, o quanto o planejamento da geografia ensinada pode ser potencializado pela valorização pedagógica do patrimônio. Desde que o imaginário do professor de Geografia envolva as festas populares, os eventos artísticos culturais e os programas estaduais de ensino como conteúdo curricular da Geografia Escolar e Acadêmicas, nas 27 unidades federativas.
    • Nome do projeto: REPRESENTAÇÕES DO PATRIMÔNIO IMATERIAL (FESTIVO E TURÍSTICO RELIGIOSO): Conflitos Imagéticos nos estudos populacionais e culturais da Geografia Acadêmica (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de .
      Descrição: O estudo sobre as Representações do Patrimônio Imaterial dá continuidade ao desafio científico de interpretar grandes eventos da cultura popular (as festas sacro-profanas) ? na prática pedagógica (e formativa) do professor de geografia. Tais eventos e suas complexas territorialidades costumam marcar profundamente a identidade dos lugares, seja em escala regional ou nacional. Contudo, a gestão desses conteúdos, que abarca as manifestações culturais permanece marginalizada da Ciência Geográfica, conforme demonstrou-nos uma fase preliminar dessa investigação no estado do Ceará: REPRESENTAÇÕES DO PATRIMÔNIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR (2010-2012). Que motivos levariam a esse distanciamento pedagógico, a revelia da prioridade estratégica das questões patrimoniais? Somente um imaginário acadêmico que não inclui a festa no plano das prioridades territoriais? Ou certo reducionismo planejamento cultural dos eventos, capaz de realizar-se ignorando os avanços da Geografia renovada? A possibilidade de avaliar qualitativamente essa contradição proximidade/distância com base nos conteúdos de Geografia da População delimitamos o levantamento amostral reunindo Curso de Licenciatura em Geografia de 4 estados nordestinos, demarcados por uma regionalização ?atlântica? do Nordeste Equatorial. O objetivo é saber de que forma os currículos, projetos e pesquisas docentes examinaram tais manifestações referenciais, frente aos estudos de movimento populacional ? clássicos em Geografia - indicados conforme sua projeção cultural (religiosa, demográfica, ambiental e midiática), dentro e fora dos respectivos estados. Como fundamento teórico, adotamos os conceitos de geograficidade (Dardel, 2011), hibridismo (GARCIA CANCLINI, 2003; BURKE, 2006; HALL, 2007) e regionalismo crítico (JAMESON, 2010), para avaliar os obstáculos epistemológicos à representação patrimonial das festas religiosas no brasil, na amplitude desse território-rede (HAESBAERT, 2005). De que forma o planejamento das licenciaturas em
    • Nome do projeto: Turismo Educativo Local: Oficinas de Educação Patrimonial (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , NORONHA, I. A. , MARTINS, H. .
      Descrição: Incentivo a integração de Práticas docentes e escolares visando a cooperação entre agentes culturais populares (no interior da escola básica) e grupos de professores e alunos no acesso às dimensões educativas dos bairros e lugares vizinhos às escolas (visitação ao exterior próximo).
    • Nome do projeto: Dimensões Territoriais do Carnaval: Imaginário Turístico e Cartografia da Festa no Ceará. (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de .
      Descrição: Este projeto ? Dimensões Territoriais do Carnaval ? faz parte de um projeto maior de pesquisa ?A dimensão territorial das festas populares e do turismo: estudos comparativos do patrimônio imaterial nos estados de Goiás, Ceará e Sergipe? (Edital Pró-Cultura 02/2008 CAPES/MINC), que tem como objetivo desenvolver reflexões no campo da Geografia, sobre um tema que vem despertando atenção das mais diversas áreas das Ciências: a cultura. Devido ao seu caráter dinâmico a cultura se situa entre aqueles temas constantemente analisado, investigado, interpretado, enfim, pesquisado. No Ceará, onde se constata a diversidade de suas manifestações culturais, importantes contribuições foram produzidas considerando as festividades dos ciclos natalino e junino; o que vem facilitando o diálogo combinado e comparativo com os estudos efetuados nos estados parceiros (Goiás e Sergipe). Entretanto, o objetivo neste novo projeto, é desenvolver bases geográficas para percepção territorial e cartográfica a respeito daquela que é visibilizada como a maior e mais importante festa brasileira: o Carnaval. Portanto, o tema demanda novos olhares e ele não se esgota no que tange à valorização ou ao aproveitamento de bens culturais como fator de desenvolvimento econômico e de cidadania. O objetivo desse enfoque cultural e recorte na festividade carnavalesca é apresentar sua expressividade no território cearense; e, simultaneamente, produzir uma cartografia temática capaz de demonstrar uma tipologia de manifestações, em diferentes áreas do território estadual. A metodologia procura seguir as estratégias da pesquisa maior, fortalecendo os procedimentos analíticos de bancos de dados secundários e aplicação de caderno de entrevistas. Sempre pautada em uma investigação exploratória e qualitativa. E considerando as regionalidades (metropolitana e estadual) como escalas de recortes para o acompanhamento do estudo até a confecção de mapas turísticos do carnaval nas respectivas escalas.
    • Nome do projeto: ESTRATÉGIAS DA IRRADIAÇÃO DEVOCIONAL MARIANA: Formação de Banco de Dados e Imagens na Tipologia de Municípios-Santuário como subsídio à Política de Patrimônio Religioso (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , Henriques, J.M.P.M. , COSTA, O. J. L. , SEEMANN, J. .
      Descrição: A investigação proposta Estratégias da Irradiação Devocional Mariana encontra ressonância no conjunto estudos sobre as implicações publicitárias, turísticas e festivas de lugares simbólicos. A progressiva e envolvente formação de sua rede espacial demonstra, por intermédio da multiplicação santuários cristãos (de confissão católica) uma complexa trama de interações territoriais que, na escala municipal, põe em relevo muitas das questões patrimoniais de contemporaneidade. O núcleo da pesquisa, portanto, reside de construção de uma metodologia exploratória capaz de fornecer tipologias desse processo de modelagem de um bem religioso. Um bem cada vez mais integrado à dimensão patrimonial da cultura e da espiritualidade, na escala do mundo-lugar (MARANDOLA JR; HOLZER; OLIVEIRA, 2012) e na itinerância devocional que redesenha a fé cristã insígnias pós-modernas (DEBRAY, 2004). Alvo fundamental na avaliação do quanto se demanda, entre tantas políticas públicas atuais, uma política capaz de enfrentar os desafios culturais de promoção, diversidade, tolerância e gestão do patrimônio religioso.A questão geográfica chave, fonte de problematização desse estudo, está focada na representação contemporânea dos santuários católicos frente a municipalidade: Em que medida é possível reduzir a organização de uma manifestação religiosa, tão permanente e abrangente, à gestão primordial da Igreja que a promove? Logo: esse processo geohistórico ? marcantemente republicano na travessia do sec. XX ? é sustentável no Brasil do sec XX?São estratégias correntes do cristianismo pós-moderno, frequentemente ignorada na caracterização geográfica dos municípios: a midiatização, a turistificação e a carnavalização dos processo devocionais. Todas possivelmente emergentes dos centros polarizadores da irradiação devocional das crenças cristãs. Mas não tão perceptíveis nos lugares (cidades, vilas e localidades, ou municípios-santuário) que herdam a transmissão de tais devoções, em centros distantes dos
    • Nome do projeto: A Aprendizagem de Geografia através dos sentidos: construindo recursos didáticos e conhecimentos na prática com alunos deficientes visuais e/ou auditivos. (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , BARBOSA, M. E. , OLIVEIRA, A. M. .
      Descrição: O presente projeto intitulado ?O uso de recursos didáticos como subsídio no Ensino de geografia para estudantes deficientes auditivo-visuais?, é vinculado ao Laboratório de Estudos Geoeducacionais, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Visa discutir o ensino de Geografia e deficiências visuais e auditivas. O projeto será desenvolvido em escolas de ensino fundamental na SERIII (Fortaleza-CE), tendo como público alvo alunos que apresentem deficiência auditivas e visuais, beneficiando direta e indiretamente professores, gestores, estudiosos do tema e familiares. Serão desenvolvidas pesquisas para subsidiar a construção de recursos didáticos, a fim de, possibilitar melhorias nas relações professor x aluno e consequentemente, propiciar melhorias na aprendizagem.
    • Nome do projeto: A Aprendizagem da Geografia através dos Sentidos: criando estratégias de cooperação na construção de recursos didáticos cenográficos (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , MARTINS, H. , OLIVEIRA, A. M. , FREITAS, M. , SILVA, R. N. .
      Descrição: O presente projeto intitulado: A Aprendizagem da Geografia através dos Sentidos: criando estratégias de cooperação na construção de recursos didáticos cenográficos, amadurece a primeira versão dos trabalhos desenvolvidos em 2013 e inclui os desafios na formação para educação patrimonial (ambiental e cultural). Tras para as duas escolas que aceitaram manter a parceria de trabalho com o Laboratório de Estudos Geoeducacionais. Visa discutir o ensino de Geografia e deficiências visuais e auditivas. O projeto será desenvolvido em escolas de ensino fundamental na SERIII, tendo como público alvo alunos que apresentem deficiência auditivas e visuais, beneficiando direta e indiretamente professores, gestores, estudiosos do tema e familiares. Serão desenvolvidas pesquisas para subsidiar a construção de recursos didáticos, a fim de, possibilitar melhorias nas relações professor x aluno e consequentemente, propiciar melhorias na aprendizagem.
    • Nome do projeto: Paisagens patrimoniais em Quatro municipalidades Luso-Brasileiras: Proposta de Inovação à difuisão geográfica (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , COSTA, O. J. L. , SANTOS, M. G. L. S. M. P. , FERNANDES, J. L. J. .
      Descrição: A concepção proposta no intercâmbio de investigações interinstitucionais, entre Institutos e Universidades Portuguesas (Leiria e Coimbra) e Brasileiras (Federal e Estadual do Ceará) é desenvolver uma base de informações articuladas ao estudos comparativos de Paisagens Patrimoniais. A riqueza histórica das localidades portuguesas e a interdependência regional das cidades cearenses escolhidas para essa articulação favorecem um significativo avanço na perspectiva da Inovação acadêmica. Quatro cidades expressam quatro realidades patrimoniais abertas à constituição de um mosaico imagético (no turismo e na mídia), indispensável às novas estratégias de difusão geográfica. São elas: Elvas, localizada no sul do país, no Alentejo, na fronteira com Espanha. É uma pequena cidade, com cerca de 15 mil habitantes e em 2012 classificada Património Mundial da Unesco. A classificação deve-se, sobretudo, ao património militar setecentista, que deriva da sua posição estratégica entre as duas capitais ibéricas. Vila da Batalha, localidade vizinha de Leiria, cujo mosteiro é também Património da Humanidade da UNESCO. Trata-se de um pequeno centro urbano formado a partir da construção do Mosteiro, o qual resultou de um voto do Rei D. João I pela vitória sobre os castelhanos na batalha de Aljubarrota (1385). Icó, no Sertão Central do Ceará, marcada por um rico patrimônio edificado (tombado pelo IPHAN) sustenta características rurais da colonização sobre povos indígenas. Está integrada ao projeto ?Patrimônio Rural: Espaço e Simbolismo nos Sertões de Icó?, aprovado por meio de Chamada Pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação [MCTI] e o Ministério da Educação [ME], sob a coordenação do Professor Otávio José Lemos Costa. Viçosa do Ceará, na divisa com o estado Piauí, é o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente habitada por índios Tabajaras pertencentes ao ramo Tupi, anacé, arariú e croatá do ramo Tapuia. Viçosa foi antiga aldeia de índios dirigida por padres da Companhia de Jesus. Foi desbravada ao findar o século XVI, quando do contato dos índios com os franceses, vindos do Maranhão entre 1590 e 1604, data em que foram expulsos por Pero Coelho de Sousa, quando este fazia tentativas de colonização portuguesa no Ceará. Forma a principal referência do Patrimônio Histórico-Religioso regional, além de forte apelo aos desafios da conservação ambiental nas franjas serranas do estado cearense. A ideia fundamental desse estudo em parceria é compor uma metodologia que indique quais os elementos paisagísticos fundamentais na transformação de patrimônios localizados em localidades de referência macrorregional. Nos casos portugueses, a referência histórica e militar, na formação da identidade nacional, conduz o projeto articulador desse conjunto. Já na realidade sertaneja cearense, a conquista colonial de dois ambientes indígenas distintos (serras e sertões) denota uma referência profundamente contraditória na construção de diferentes identidades locais e regionais. São esses os pontos de partida para a aproximação investigativa de 4 pesquisas sistemáticas a respeito de localidades tão desafiadoras. Espera-se no fim dos trabalhos, a constituição de um modelo piloto de Exposição Fotográfica itinerante (com imagens recolhidas dos 4 municípios e apresentadas alternadamente em cada um deles) dos vínculos patrimoniais entre as localidades mencionadas e seus entornos regionais. O que permitirá a equipe avaliar o quanto a paisagem patrimonial também pressupõe olhares turísticos e midiáticos sensíveis.
    • Nome do projeto: TURISMO EDUCATIVO LOCAL: Oficinas de Mídias Científicas na Educação Patrimonial (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , ARAGAO, R. F. , MATOS, F. de O. , MONTEIRO, M. C. S. , SILVA, R. N. .
      Descrição: Esta ação de extensão dá continuidade a um trabalho de interação do Laboratório de Estudos Geoeducacionais (LEGE), por intermédio do antigo Grupo de Pesquisa em Comunicação Patrimonial e Representação do Espaço (COMPARE), fomentando a Educação Patrimonial pelas ações de intercâmbio (projetos midiáticos) e de visitação (turismo educativo) entre escolas públicas da rede de ensino de Fortaleza. Após as comemorações do cinquentenário do curso em 2013, uma nova demanda se formou diretamente relacionada ao maior envolvimento dos Professores de Geografia da Rede Pública estadual com a Revista GEOSABERES (ISSN -2178-0463) da Pós-graduação: ampliar os mecanismos de incentivo e sistematização de experiência com projetos de turismo educativo para que esse trabalho seja refletido e redigido para publicação na revista. Pensamos então em promover ? por intermédio da mesma escola com a qual temos trabalhados nesses dois anos, EEEM mariano Martins uma oficina de mídias científicas visando o incentivo à produção acadêmica qualificada de um maior número de professores da área. A iniciativa de extensão é ampliar a participação dos docentes do ensino básico de Geografia no intercâmbio de experiências turístico-educativas.
    • Nome do projeto: VI Colóquio do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER) (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , Gil Filho, S.F. , CAETANO, A. G. N. , ROMANCINI, S. R. , TEIXEIRA, S. K. .
      Descrição: Realização do VI Colóquio do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER), de 26 a 29 de novembro de 2016. Consultar http://www.6neerce.com.br. Pelo programa de Pós Graduação em Geografia do Centro de Ciências/ UFC O evento terá como tema central uma visita temática, interativa e metodológica sobre os estudos das Representações Culturais, entre 2006 e 2016. O foco das análises, nos 8 setores e 4 eixos de estudo tende a rever o avanço das discussões sobre representações e projetar novas abordagens socioculturais na Geografia Social e Cultural que entrelaça diversos projetos da rede NEER. As atividades do VI Colóquio compreenderão: mesas redondas, grupos de trabalho, exposição de painéis e de banners institucionais, oportunizando a participação de professores, pesquisadores, técnicos, representantes dos movimentos sociais, estudantes de doutorado, mestrado, graduação, entre outros
    • Nome do projeto: REDE OPPALA - Observatório de Paisagens Patrimoniais e Artes Latino-americanas (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , CAVALCANTE, T. V. , SOUSA, J. A. X. , COSTA, O. J. L. , SEEMANN, J. , RIBEIRO, F. A. , SILVA, L. R. T. , DOZENA, A. , CARBALLO, C. , FERNANDES, G. V. .
      Descrição: A parceria composta ao longo dos últimos 2 anos entre o Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) da UFC e o Laboratório de Estudos em Geografia e Cultura (LEGEC) resultou, após as comemorações dos 10 anos de LEGES (agosto de 2016) em um anteprojeto de trabalho conjunto e permanente. Não conseguimos finalizar o ano de 2016 com a efetivação desse trabalho a partir de um esboço ou rascunho do anteprojeto. Mas ficamos de retomar as conversações no início de 2017 visando explorar, ao longo do primeiro semestre do ano, ideias e buscas de informações que: a) operacionalizasse a natureza multidisciplinar do Observatório; b) aproveitasse iniciativas ligadas as artes cênicas, cinematográficas, literárias, musicais, etc. para desenvolver umadiscussão sobre paisagem e patrimônio; c) tivesse como amplitude espacial a relevância continental da América Latina. Essa última requisição justifica-se seja para interconectar aspectos geográficos internacionais, seja para consolidar as reinvenções do que patrimonialmente chamamos de latinidade. Trata-se de uma milenar essa herança cultural e legal do Império Romano Cristianizado, modernamente reeditada nas colonizações franco-ibéricas e mais recentemente validadas em iniciativas de articulação regional que põe a América Latina sempre na lista de prioridades nacionais.
    • Nome do projeto: Residência Pedagógica (2018 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , OLIVEIRA, A. M. , SILVA, V. E. G. , TORRES, M. V. , ARAUJO, R. A. .
      Descrição: O Programa de inserção dos Estagiários do Curso de Licenciatura em Geografia, na dinâmica da Escola básica, corresponde a versão 2018-2019 do Projeto de Residência Pedagógica, que atualmente inclui 29 alunos (24 bolsistas), 3 preceptores nas 3 escolas cadastradas e um trabalho de acompanhamento semana, totalizando 40 horas mensais até janeiro de 2020
    • Nome do projeto: ESPAÇOS SIMBÓLICOS DO CARNAVAL LATINO: Mapeamento Patrimonial da Teatralidade de Urbes Turísticas (América Latina) (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , CAVALCANTE, T. V. , COSTA, O. J. L. , OLIVEIRA, A. M. , DOZENA, A. , CARBALLO, C. , OLIVA, J. T. .
      Descrição: O presente estudo promove a realização de intercâmbios acadêmicos, em escala internacional. Seu foco e desenvolver uma Geografia do Patrimônio Cultural, na dimensão latino americana do continente tendo como objeto maior a compreensão das representações teatrais e literárias sobre as festividades do Carnaval, nas diferentes nacionalidades regionais. Tal campo de reflexões nasceu de uma parceria, iniciada em 2018, com o projeto colaborativo para formação de um Observatório de Paisagens Patrimoniais (UFC/UECE/UFRN), tendo as metodologias artísticas (gráficas, literárias, cenográficas, cinematográficas, corpóreas e musicais, etc.) papel estratégico na elaboração das pesquisas específicas. A referência artística desse estudo foi a dimensão teatral registrada por consagrados escritores de diferentes países/cidades do continente americano, nos quais o Carnaval se faz presente. O trabalho tem sua primeira etapa realizada a partir do olhar do escritor brasileiro Mario de Andrade a respeito do Carnaval das Cidades do Rio de Janeiro e Recife. A metodologia, para investigação do patrimônio carnavalesco, utiliza as referências teatrais de Patrice Pavis (2008) e paisagística de Giuliana Andreotti (2013) para caracterizar as marcas simbólicas da latinidade mais relevante dos carnavais dessa localidade. Como resultado, vem sendo construído uma representação gráfica e pictórica, capaz de mapear o Carnaval da América como arte e tecnologia de identidade latina.
    • Nome do projeto: REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO-NE (Dinâmicas Híbridas de Devoção e Turismo em Santuários-Terreiros) (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , SILVA, I. L. O. , MACHADO, I. C. B. , MALHEIRO, D. R. , ALVES, E. R. , XAVIER DE SOUZA, JOSÉ ARILSON , FRANCO, GERLAINE CRISTINA , LOPES, N. N. , MORAES, A. J. B. , SILVA, M. A. C. .
      Descrição: Projeto específico na integração a Rede: Dinâmicas Híbridas de Devoção em Santuários-Terreiros: (Em elaboração para o triênio 2021-2023) trata-se de uma projeto de investigação de composições inter-religiosas das práticas devocionais em Santuários Festivos de hegemonia católica que, por mecanismos diversos (concessão, tolerância cultural, incentivo patrimonial ou sincretismos históricos) absorveram a aceitação práticas litúrgicas de comunidades de fé em datas referenciais do calendário católico oficial. Para tanto, o projeto considera o conceito de hibridismo cultural um referente estratégico na demarcação dos processos de visitação turístico-religiosas em espaços devocionais aqui chamados de santuários-terreiros. São eles: Bairros litorâneos de Fortaleza no 14-15 de agosto; Bairros de sertanejos do Canindé 03/04 de outubro; Centro da cidade de Ocara 01/02 novembro; Devoções Marianas no Cariri, a partir do 02 de fevereiro; Tradição de N. S. de Fátima, Lourdes e Guadalupe em associação ao santos e santas populares, no interior do Ceará. Trata-se do um projetos que envolve etapas de 1 Caracterização das dinâmicas de lideranças alternas (muitas vezes marginalizadas) na construção da festividade (2020/2021); 2 Compreensão do processo de transformação turística e visibilidade devocional (especialmente no período de que sucede a Pandemia da Covid19) (2021); 3 Delineamento de uma proposta de integração de roteiros turísticos religiosos, em mapeamentos cognitivos dos valores culturais e devocionais, na escala do Estado do Ceará e da Região Nordeste (2022-2023)
    • Nome do projeto: DIMENSÕES ESSENCIAIS DA DOCÊNCIA EM SITUAÇÕES DE CRISE (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , ROCHA, M. S. , SILVA, I. L. O. , MALHEIRO, D. R. , ALVES, E. R. .
      Descrição: Essa iniciativa de sondagem de opiniões docentes do LEGES, em meio digital, corresponde a fase preliminar do projeto Dimensões Essenciais da Docência em Situações de Crise , que encaminha, para o período de 17/04/2020 a 01/05/2020, a aplicação do Formulário Google como questionário de um total de 18 perguntas, nomeado informalmente de Docência em Quarentena https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMq6Td9QCmSVxzf1_rYPER6KH8XBYJh54kJ7hQOD9JjztHvQ/viewform . Espera-se no prazo de 30 dias (15 da aplicação + 15 da análise) a elaboração de um relatório preliminar para formalização de outras fases do projeto até fins de maio de 2020.
    • Nome do projeto: MAPEAMENTO COGNITIVO DA ARTE-PATRIMÔNIO NO TURISMO GEOEDUCATIVO (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , CHASQUI, J. W. B. , MACHADO, I. C. B. , ALVES, E. R. .
      Descrição: Esta ação de extensão dá continuidade a um trabalho de interação do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) - por intermédio dos Grupos de Pesquisa e Estudos 1) Comunicação Patrimonial e Representação do Espaço (COMPARE); 2) Mapeamento Cognitivo em Latinidades e Africanidades (MACROMAPAS) - fomentando a Educação Patrimonial. Seu mote central é vincular, pelas ações de capacitação gráfica (projetos midiáticos) e de visitação (turismo geoeducativo) o intercâmbio criativo na capacitação de docentes e discentes da rede pública de ensino, tanto na Grande Fortaleza, como na Região da Serra da Ibiapaba. Após uma década de trabalho com as questões do Patrimônio Cultural e Ambiental e as demandas por sistematização de estudos nessa área, uma nova perspectiva para operacionalizar parceria dos Professores de Geografia com as áreas afins tornou indispensável o acesso as ferramentas gráficas do Mapeamento Cognitivo. Eventos (como os Colóquios da Rede do Observatório de Paisagens Patrimoniais e Artes Latino Americanas ? OPPALA) quanto Publicações do Laboratório (Revista GEOSABERES - ISSN -2178-0463, apontavem que já era o momento ampliar os mecanismos de incentivo e sistematização de experiência com projetos de turismo (geo) educativo, como espaço contínuo e qualificado dos atores da Educação Básica nas tecnologias gráficas das Ciências da Comunicação e Cognição. Pensamos então em promover ? por intermédio das mesmas escola as quais qual temos trabalhados nesses últimos (vide relação das cinco escolas no item 7 do Bloco 1) o incentivo à produção de Modelos Gráficos, em Atlas Cognitivos, capazes de associar de trabalhos de campo e estudos sistemático dos bens patrimoniais. A iniciativa de extensão é ampliar a participação dos docentes do ensino básico de Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Ensino Religioso, Educação Artística, Língua Portuguesa, Educação Física (e, posteriormente das demais Ciências Matemáticas e Naturais), na construção de registros gráficos (ATLAS COGNITIVOS) na sistematização de suas experiências geoeducativas em turismo e educação patrimonial.
    • Nome do projeto: Espaço Simbólico do Patrimônio nas Festas-Capitais: Intolerância ou Pluralismo Religioso? (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , CAVALCANTE, T. V. , MACHADO, Ivna , MATOS, F. de O. , COSTA, O. J. L. , SEEMANN, J. , SILVA, L. R. T. , BRAGA, C. B. A. B. , ROCHA, M. S. , DOZENA, A. , CORREA, A. M. , SILVA, I. L. O. , CARBALLO, C. , ANDRADE, J. O. , SANTOS, J. P. S. .
      Descrição: O estudo aqui proposto que busca interpretar as características de festas cristãs (católicas e evangélicas), em diferentes capitais brasileiras e períodos do ano civil. Seu principal foco de análise encontra-se nos estudos culturais e simbólicos de grandes eventos religiosos (procissões, marchas, peregrinações e caminhadas) capazes de relacionar ritos religiosos ao patrimônio imaterial das cidades. Para isso, foram selecionadas 14 festas de santos padroeiros e 14 versões locais do evento denominado Marcha Para Jesus, como campo de observação da identidade das festas. O propósito é utilizar uma metodologia qualitativa e memorial, capaz de transformar relatos sobre as festas em indicadores representativos de sua organização pluralista. Espera-se, no final do estudo a sistematização de uma cartografia simbólica dos eventos e a demonstração do quanto cada festa pode ser valorizada como patrimônio imaterial em função de seu nível de tolerância e abertura (ou não) para o diálogo inter-religioso.
    • Nome do projeto: PAISAGENS PATRIMONIAIS EM TEATRALIDADES CARNAVALESCAS DA AMÉRICA LATINA (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , COSTA, O. J. L. , SEEMANN, J. , DOZENA, A. , CARBALLO, C. , COSTA, J. C. Z. , OLIVA, J. T. , MATHEWSON, K. .
      Descrição: O presente plano de estudos corresponde a uma iniciativa de intercâmbios acadêmicos e projeção internacional de nossas inquietações com a geografia do Patrimônio, na América Latina. Tal campo de reflexões resultou, no início de 2017, em uma instigante proposição de consolidar um Observatório de Paisagens Patrimoniais (UFC/UECE/UFRN), tendo as metodologias artísticas (gráficas, literárias, cenográficas, cinematográficas, corpóreas e musicais) um papel estratégico na diversidade de interlocuções culturais. Desde 1994, partindo de estudos sobre o espaço da mitologia religiosa (na investigação de santuários católicos), desenvolvemos uma espacial atenção para como o rico potencial de investigações no âmbito das geografias culturais, abertas a questões da Comunicação e da Educação. O problema da identificação/recusa do Carnaval, como cenário exemplar de referência da latinidade, faz esse plano de estudo construir, no intercâmbio com pesquisadores de 6 praças acadêmicas (universidades) e 7 centros de documentação estático cultural (museus/institutos), uma caixa especulativa da Teatralidade Carnavalesca Latino-Americana. Por essa razão, a formulação do objetivo geral desse plano vem a ser:#61656;Desenvolver, em seis atos de visitação, uma experiência metodológica de caracterização do uso teatral das Festas Carnavalescas, como representação da Paisagem Patrimonial na América Latina. E neste desenvolvimento, descontínuo e progressivamente especulativo, alcançar os seguintes objetivos específicos:a)Identificar qual o espaço de registro e tratamento é dado ao patrimônio regional/nacional das festividades carnavalescas e aos autores/escritores que refletiram sobre esse teatro popular festivo;b)Caracterizar, nas Universidades (e Centros Culturais) em visita, a perspectiva predominante na contribuição dos autores/escritores/pesquisadores que trataram da Arte Carnavalesca, no Brasil, EUA, Argentina, México, Colômbia e Reino Unido;c)Avaliar o potencial dos Centros Culturais para promover políticas de comunicação patrimonial, fomentando a compreensão político-estratégica da cultura carnavalesca na latinidade; d)Indicar ícones e imagens simbólicas para compor anamorfose cultural da paisagem continental formas carnavalescas, tendo por modelo interpretativo referencial os Carnavais salvaguardados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco;e)Modelar uma coletânea de imagens (Álbum/Atlas) de paisagens patrimoniais carnavalescas na requalificação da urbanidade latino-americana.
    • Nome do projeto: Pantanais em Notícias: Imagens de um Santuário Regional na Imprensa metropolitana paulista (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , SOTILLI, D. , FACICANNI, E. .
      Descrição: Projeto envolvendo as áreas de Geografia, Turismo e Meio Ambiente. Cujo objetivo central foi avaliar a projeção túristica do Pantanal Sul-matogrossense na imprensa paulistana, para estabelecer a discussão sobre a construção mítica da região e sua insidência em um planejamento territorial e de marketing mais competente.
    • Nome do projeto: Geopatrimônio dos Santuários na Andaluzia (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , CUMBRERA, M. G. , Lopes Lara, Enrique , Vargas Sanches, Alfonso .
      Descrição: O estudo do Geopatrimônio tem representado uma estratégia global de conservação dos recursos naturais e cultuais. A reconfiguração de unidades de proteção, na escala internacional, visa a articulação de áreas especiais de registro da memória do planeta, associada às mais significativas transformações da cultura humana. A estruturação regional da Andaluzia contemporânea traz inúmeros exemplos técnicos de planificação desta articulação, no desenvolvimento de festas religiosas e eventos culturais como promotores da valorização patrimonial. Considerando o Turismo e a Educação Geográfica como mediadores decisivos na implementação dessa estratégia, delineamos esse projeto cujo objetivo central é: avaliar as transformações turísticas e educacionais dos "santuários" (lugares simbólicos) andaluzes, no intuito de estabelecer indicadores a sua valorização geopatrimonial. O Programa Master EURMED, da Universidade de Sevilha, vem desenvolvendo estudos sobre o planejamento turístico regional capaz de incorporar as variáveis da prática educativa de campo. Estas, tão caras e fundamentais na escolaridade da geografia, ganha nessa pesquisa uma dimensão analítica diferenciada. A partir da seleção de santuários tradicionais (religiosos) e naturais (paisagísticos), em diferentes províncias da Andaluzia, será possível mensurar, nos últimos 10 anos o papel desempenhado pelas visitas escolares no fortalecimento da conservação do geopatrimônio. Do ponto de vista empírico. Além da pesquisa documental, pretende-se avaliar in loco todo o conjunto de trabalhos desenvolvidos no Parque Nacional de Donana, no convívio com a grande Festa Religiosa de Nuestra Señora del Rocio (maio) e com a dinâmica urbana de seu entorno, polarizado pelas cidades de Sevilha, Huelva e Córdoba. É nas áreas que investigaremos as práticas educativas no uso desse geopatrimônio específico. Previsto para ser desenvolvido em 07 meses, o plano poderá representar um importante apoio a consolidação dos geossítios nordestinos,
    • Nome do projeto: ESTRATÉGIAS IBERO-ATLANTICAS NA IRRADIAÇÃO DEVOCIONAL MARIANA: O Turismo e Patrimonio Religioso em Municípios-Santuários da Fronteira Luso-Espanhola (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , ARAGAO, R. F. , Vargas Sanches, Alfonso , Garcia Delgado, F. J. , RIBEIRO, F. A. , SANTOS, M. G. L. S. M. P. .
      Descrição: A investigação proposta denominada ESTRATÉGIAS IBERO-ATLÂNTICAS NA IRRADIAÇÃO DEVOCIONAL MARIANA - encontra ressonância no conjunto estudos sobre as implicações publicitárias, turísticas e festivas de lugares simbólicos. A progressiva e envolvente formação de sua rede espacial demonstra, por intermédio da multiplicação santuários cristãos (de confissão católica) uma complexa trama de interações territoriais que, na escala municipal, põe em relevo muitas das questões patrimoniais de contemporaneidade. Centros devocionais interioranos e litorâneos de Portugal e Espanha (a exemplo de Fátima, Vila Viçosa, Loulé, Zaragoza, Andujar e Almonte). O núcleo da pesquisa, portanto, reside de construção de uma metodologia exploratória capaz de fornecer tipologias desse processo de modelagem de um bem religioso. E avaliar como esse bem compõe vínculos político-culturais na gestão dos países ibéricos em promover o acesso turístico de espanhóis em território português e de portugueses em território espanhol. Seriam os santuários marianos (e suas municipalidades regionais) núcleos de valorização patrimonial da cultura e da espiritualidade, na escala do mundo-lugar (MARANDOLA JR; HOLZER; OLIVEIRA, 2012) e no contexto do nomadismo pós-modernos (DEBRAY, 2004)? Alvo fundamental na avaliação do quanto se demanda, entre tantas políticas públicas atuais, o turismo religioso pode ser lido como um sistema modelador da continuidade simbólica de um projeto ibero-atlântico-latino-americano. Atuando em diversos em diferentes regiões luso-espanholas, mas sem perder de vista as rivalidades identitárias que historicamente definiram as tensões das fronteiras continental e de além mar dos dois países. E atualmente cooperam para incluir suas representações patrimoniais no circuito econômico/ecológico quebra das tenções exigidas pela identidade europeia. O tema do turismo religioso tem como alvo de análise um desenho administrativo capaz de enfrentar os desafios culturais de promoção, diversidade, tolerância e gestão do patrimônio religioso.
    • Nome do projeto: TURISMO E PATRIMÔNIO GEOEDUCACIONAL: CONSTRUINDO INTERCÂMBIOS METODOLÓGICOS A PARTIR DO EVENTO ?TRASLADO DE LA VIRGEN DEL ROCÍO? PARA ALMONTE (HUELVA ? ESPANHA) (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , LOPEZ, J. M. C. , GIMENEZ, J. E. .
      Descrição: Este plano de estudo corresponde a consolidação de reflexões acadêmicas sobre a espacialidade geográfico (geograficidade) da questão patrimonial. A oportunidade de acompanhar, no ano jubileu mariano (instituído pelo Vaticano), as festividades em torno do traslado da imagem da Virgem do Rocío, até a cidade de Almonte (província de Huelva ? Espanha), indica uma preocupação estratégica com os parâmetros conceituais do patrimônio imaterial. Considerando um evento extraordinário, agendado para ocorrer a cada sete anos; e, neste 2013, vinculado às homenagem de 200 anos de sua manifestação inicial, indagamos: Qual a projeção educativa deste evento, frente aos desafios turísticos e patrimoniais da devoção a Virgem na escala territorial da Andaluzia? Tratar-se ia de uma festividade estritamente voltada aos interesses da comunidade de Almonte; ou existiria uma reconstrução do imaginário regional capaz de atender interesses patrimoniais muito diversificados? Para atender a esses questionamentos, o estudo aponta três objetivos específicos traçados para o período de visita a Universidade de Huelva, junto ao Departamento de Didática das Ciências Sociais. a) Caracterização de toda a programação da Festividade do Traslado, entre agosto de 2012 e maio de 2013, envolvendo ida, permanência e volta da Virgem, de Almonte até a aldeia de El Rocio para a Romaria de Pentecostes. b) Elaboração de uma enquete sobre as expectativas de três comunidades escolares Almonte, voltada a estudantes do Ensino Médio (?ESO?) e sua aplicação em parceria com os professores de escolas conveniadas. c) Composição de um diagnóstico contextualizado da devoção rocieira por ocasião da efeméride do Traslado em relação à Crise Política e Econômico-Financeira que impacta o estado espanhol nos últimos 4 anos. Assim, procurar-se-á no decorrer do estudo a elaboração de uma tríplice estrutura de representações sociais da festividade do Rocío em Almonte, tendo por base: a percepção da programação, a construção da
    • Nome do projeto: A APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DOS SENTIDOS: Criando estratégias de cooperação na construção de recursos didáticos cenográficos (2012 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , SILVA, L. R. T. , BARBOSA, J. M. , PINTO, D. A. N. , ROCHA, M. S. , MATOS, M. P. .
      Descrição: O projeto de extensão A APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DOS SENTIDOS: Criando estratégias de cooperação na construção de recursos didáticos cenográficos nasceu com o objetivo de proporcionar inclusão de alunos deficientes auditivos e visuais nas escolas de ensino regular em que estudam, através de aulas interativas utilizando materiais cinematográficos. No projeto enviado a Pró-Reitoria de Extensão, haviam algumas metodologias planejadas e metas a serem alcançadas em determinado tempo. Só podemos trabalhar em uma escola por causa da quantidade de bolsa cedida (apenas uma), quando iria ser duas. Optamos pela Escola Monsenhor Dourado pela pouca estrutura proporcionada aos alunos. Pela questão da disponibilidade da escola e das bolsistas, conseguimos trabalhar com apenas uma sala, 2º ano do ensino médio.
    • Nome do projeto: PROJETO DE CRIAÇÃO DA REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO NO NORDESTE (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , SILVA, I. L. O. , ALVES, M. L. B. , ALVES, C. C. E. , BRUSSIO, J. C. , SILVA, S. K. M. , BARROS, M. S. B. , RAMOS, S. P. , LIMA, R. M. M. , SILVA, K. C. , ARAUJO, R. D. , ALCOFORADO, E. S. .
      Descrição: O projeto objetiva criar uma rede de pesquisa entre os professores/pesquisadores e colaboradores de nove estados do Nordeste brasileiro, para analisar os impactos que o enfrentamento da pandemia do coronavírus ocasionaram em locais de romarias que atuam como pólo de atração turística. A rede de pesquisa busca construir articulações entre universidades e alunos de pós-graduação, com o intuito de estimular o debate, fortalecer, ampliar e apoiar as iniciativas de pesquisas. Justifica-se, também, por favorecer a interlocução, a produção e o intercâmbio de conhecimento no campo do turismo religioso na região do nordeste brasileiro. Objetivos Específicos: a) Mapear os locais e sistematizar os trabalhos de pesquisa em áreas de turismo religioso no nordeste brasileiro de modo a propiciar o intercâmbio entre as diversas experiências de pesquisa; b) Analisar a dinâmica do turismo religioso em municípios considerados polos de atração turístico em nove estados do nordeste brasileiro, considerando seus nexos com o processo de desenvolvimento haja vista as ações globais e locais, e seus nexos com as políticas de turismo desenvolvidas no país; c) Incentivar a formação de novos grupos de estudo sobre turismo religioso não só nas universidades federais, como também nas universidades estaduais e institutos federais; d) Fomentar o desenvolvimento de estudos sobre turismo religioso intra e interestaduais visando a sua divulgação, intercâmbio de informações e aprofundamento das questões teórico-metodológicas entre os grupos de pesquisa. METODOLOGIA O método de pesquisa compreenderá a análise de dados teóricos a partir da revisão bibliográfica, e a análise de dados empíricos a partir da aplicação dos procedimentos metodológicos que se dará através de estudo de casos múltiplos em diferentes contextos. Os dados serão tabulados e analisados tanto os decorrentes da pesquisa teórica quanto da pesquisa empírica, fornecendo bases para a discussão acerca da validação dos instrumentos e estratégias utilizadas na obtenção dos dados. Os resultados serão discutidos e validados entre os grupos de pesquisas, agentes públicos, institucionais e sociais e a comunidade científica, através da divulgação dos dados em seminários nacionais e locais, em eventos científicos, relatórios e outras publicações. O processo de avaliação das atividades da pesquisa será permanente, feito em reuniões periódicas da equipe, seminários internos, de debates com a comunidade científica em seminários promovidos pelo núcleo da pesquisa e participações em eventos científicos
    • Nome do projeto: BONS JARDINS DE TOLERÂNCIA RELIGIOSA: Trabalhando o diálogo inter-religioso como estratégia da Formação Cidadã a partir da Escola Básica (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , ROCHA, M. S. , SILVA, M. A. C. .
      Descrição: O presente projeto intitulado BONS JARDINS DE TOLERÂNCIA RELIGIOSA: Trabalhando o diálogo inter-religioso como estratégia da Formação Cidadã a partir da Escola Básica dá continuidade a pesquisa desenvolvida no Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) sobre mesmo tema e inclui os desafios na formação para educação patrimonial (ambiental e cultural). Traz para as duas escolas que aceitaram manter a parceria de trabalho com o LEGES. Visa discutir a tolerância religiosa e o ensino de geografia com estudantes da escola básica da rede pública de ensino. O projeto será desenvolvido em escolas de ensino fundamental e médio na Secretaria Executiva Regional I (SERV), tendo como público alvo alunos que apresentem de diferentes níveis, beneficiando direta e indiretamente professores, gestores, a comunidade do bairro em geral e familiares. Serão desenvolvidas pesquisas e ações para subsidiar o debate e a prática da tolerância religiosa a fim de, possibilitar melhorias nas relações: professor x aluno, aluno x aluno, aluno x comunidade, família x aluno, escola x comunidade e consequentemente, propiciar melhorias na aprendizagem, na prática cidadã e no convívio social dos alunos.
    • Nome do projeto: TURISMO RELIGIOSO EM DESAFIOS IMAGÉTICOS: Reconstruções da experiência festiva e devocional em Geossantuários Nordestinos nos Tempos de (Pós)Pandemia (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , SILVA, I. L. O. , MACHADO, I. C. B. , ALVES, M. L. B. , BRUSSIO, J. C. , SILVA, S. K. M. , SILVA, K. C. , SOUZA, J. A. X. , LANZARINI, RICARDO , COSTA, ANA ANGÉLICA FONSECA , OLIVEIRA, L. A. , SILVA NETO, O. M. .
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa no campo do turismo religioso como fenômeno socioeconômico e cultural que tem demonstrado um grande crescimento no panorama mundial. Quatro centros de devoção, nos estados nordestinos do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, foram selecionados pela relativa interdependência das respectivas capitais (São Luís, Teresina, Fortaleza e Natal) para esta exemplificação sobre as mutações - possíveis e necessárias - na governança das ações culturais vinculadas à saúde coletiva. São eles: São José do Ribamar - MA, Santa Cruz do Milagres-PI, São Francisco das Chagas de Canindé-CE e Santos Mártires- RN. O objetivo principal da pesquisa é examinar dinâmicas devocionais e festivas de significados turísticos nos geossantuários de São José do Ribamar - MA, Santa Cruz do Milagres-PI, São Francisco das Chagas de Canindé-CE e Santos Mártires- RN, na perspectiva de integração imagética de suas experiências contemporâneas (pandêmicas e pós-pandêmicas). O estudo visa ainda contribuir com as políticas públicas de planejamento do turismo religioso no âmbito das cidades sede dos geossantuários em estudo: São José de Ribamar - MA, Santa Cruz dos Milagres - PI, Canindé - CE, Cunhaú e Uruaçu ? RN. Para a construção metodológica do presente projeto de pesquisa partimos do Modelo Metodológico Quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete (2016), visto que o objeto de estudo em foco lida diretamente com fenômenos sociais, em suas diversas dimensões e abordagens qualitativas, religiosas, turísticas, culturais, geográficas, compreendendo objetos de investigação complexos, dotados de historicidade e subjetividade. Pelas características que são investigadas pelas ciências sociais e as relações elementares que envolvem indivíduos e sociedade, a pesquisa qualitativa torna-se mais apropriada para compreender estes fenômenos.
    • Nome do projeto: Residencia Pedagógica - Subprojeto Geografia (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , OLIVEIRA, A. M. , TORRES, M. V. , ARAUJO, R. A. , COELHO, A. .
      Descrição: 1) Capacitação qualitativa e integrativa do licenciando com a Escola Básica; 2) Criação de núcleos de pesquisa e extensão nas práticas discentes escolares; 3) Fortalecimento das atribuições para o estágio nas licenciaturas; 4) Desenvolvimento de estratégias do ensino /aprendizagem de geografia para melhoria da Educação Integral e valorização de práticas transversais.
    • Nome do projeto: Mudanças climáticas e desafios socioterritoriais: vulnerabilidades e resiliência nos ambientes semiáridos e litorâneos do Ceará Descrição (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , SILVA, Edson Vicente da , DANTAS, E. W. C. , MEIRELES, A. J. A. , PEREIRA, A. Q. , GOMES, I. R. , SANTOS, J. O. , GORAYEB, A. .
      Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Geografia, fundado em 2004 e atualmente com o conceito 6 Capes, tem mantido o seu status de excelência em seus dezenove anos de história. Nesse período, formou cerca de 220 mestres e 150 doutores, profissionais atuantes em instituições de ensino superior, organismos de planejamento, empresas de geoprocessamento, instituições de conservação ambiental, editoras, organizações não-governamentais, movimentos populares e escolas públicas e privadas do ensino médio e fundamental. Diante desse quadro, o Programa tem como objetivo avaliar a vulnerabilidade de comunidades residentes nos ambientes semiáridos e litorâneos do Ceará, face os cenários das mudanças climáticas e os seus impactos nas seguranças hídrica, alimentar e energética desses povos. O projeto, portanto, integra um conjunto de ações que buscam atender os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Pesquisa e gestão estão associadas, uma vez que o objetivo do projeto dialoga com pesquisas de docentes e discentes componentes do Programa. É por tal motivo a importância do fortalecimento de parcerias internacionais, atentas aos temas socioambientais contemporâneos, passíveis de serem fomentadas por meio de doutoramentos sanduíches, pós-doutoramentos e visita de professores/pesquisadores de reconhecida produção. Todas essas atividades e ações, todavia, ainda podem ganhar amplitude, se levarmos em consideração as metas traçadas, atentas não somente à maior difusão do conhecimento geográfico, mas também à resolução de problemas e demandas da sociedade e do território.
    • Nome do projeto: ESPAÇOS SIMBÓLICOS DO CARNAVAL ATLÂNTICO: Mapeamento Cognitivo do Patrimônio Afro-Latino nos Polos de Religiosidade Turística (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , COSTA, O. J. L. , SANTOS, M. G. L. S. M. P. , DOZENA, A. , CARBALLO, C. , CHASQUI, J. W. B. , ALVES, M. L. B. , CASTRO, J. R. B. , BRUSSIO, J. C. , MARIANO, N. F. , PINHEIRO, J. A. B. .
      Descrição: O presente estudo promove a realização de intercâmbios acadêmicos, em escala internacional. Seu foco e desenvolver uma Geografia do Patrimônio Cultural, na dimensão latino-americana do continente tendo como objeto maior a compreensão das representações teatrais e literárias sobre as festividades do Carnaval, nas diferentes nacionalidades regionais. Tal campo de reflexões nasceu de uma parceria, iniciada em 2018, com o projeto colaborativo para formação de um Observatório de Paisagens Patrimoniais e Artes Latino-americanas, tendo as metodologias artísticas (gráficas, literárias, cenográficas, cinematográficas, corpóreas e musicais etc.) papel estratégico na elaboração das pesquisas específicas. A referência artística desse estudo foi a dimensão teatral registrada por consagrados escritores de diferentes países/cidades, nos quais o Carnaval se faz presente. O trabalho teve sua primeira etapa realizada a partir do olhar carnavalesco de modernistas como Mario de Andrade e Manuel Bandeira. Agora destacando a poética tropicalista em Tom Zé, Gilberto Gil e Caetano Veloso em suas interlocuções euro-africanas. A metodologia, para investigação do patrimônio carnavalesco, utiliza as referências teatrais de Pavis (2008) e Dubatti (2016), paisagística em Andreotti (2013) e comunicacionais em Ferrara (2008) e Gomes (2013) para caracterizar as marcas simbólicas mais relevante dos carnavais dessas localidades. Como resultado, vem sendo construído uma representação gráfica e pictórica, capaz de mapear o Carnaval na bacia do Atlântico como expressão multifacetada (cognitiva, coletiva, artística e tecnológica) de uma religiosidade turística, em permanente reelaboração festiva.
    • Nome do projeto: Projeções Semióticas da Mestiçagem Afro-Latina: Mapeando o Centenário Carnavalesco de Torres Vedras/Portugal (2023/24) (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Christian D. M. de , PINHEIRO, J. A. B. .
  • Outras produções técnicas: 2
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de ; Gomes, F.L.P. ; Oliveira, A. E. ; Araujo, B. . Almanaque de Festas Religiosas do Ceará. 2010 - Divulgação do patrimônio imaterial
    • OLIVEIRA, Christian D. M. de . XXII Congresso de Iniciação Científica II. 2014 - Avaliação externa de evento científico
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Terciarização do Espaço Metropolitano
        Ano de conclusão: 1986
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de Sevilha
        Ano de conclusão: 2011
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Professor Adjunto I
    • Centro Universitário Ibero Americano:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2002 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Eduvale de Avaré:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de Santo Amaro:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1994 - 1998 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Assunção:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1993 - 2000 ).
        Outras informações: Professor
    • EMEF Engº José Amadei:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1988 - 1993 ).
        Outras informações: Professor
    • Organizacao Santamarense de Educacao e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1991 - 1992 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • EEEF Assis Chateaubriand:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1987 - 1988 ).
        Outras informações: Professor Substituto
    • Colégio Santa Cruz:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Católica de Santos:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Professor Visitante
    • EEEF Pastor Valdemar Silva:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1988 - 1988 ).
        Outras informações: Professor Substituto
    • Patrimônio. Lazer & Turismo (UNISANTOS) (1806-700X):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Caderno Virtual de Turismo (UFRJ):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Mercator:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Revista Avaliação de Políticas Públicas ISSN 1984-3100:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Turismo ISSN 1984-5952:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Revista GEOSABERES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Mercator (UFC):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Universidad de Sevilla:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Colaborador
    • Geosaberes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Revista Científica Eletrônica do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFC
    • Aval - Revista Avaliação de Políticas Públicas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Revista da ANPEGE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Geousp (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Ra´e ga (UFPR):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Revista Turismo: Estudos e Práticas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Realização do Módulo Concentrado (48 horas/aaula - 3 créditos) da Disciplina DINAMICA DOS LUGARES SIMBÓLICOS, ministrada habitualmente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC, em uma parceria com a UFPR.
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade Federal de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Realização do Módulo Concentrado (48 horas/aaula - 3 créditos) da Disciplina DINÂMICAS DOS LUGARES SIMBÓLICOS, ministrada habitualmente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC, em uma parceria com a UFG.
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidad de Huelva:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Desenvolvimento de Projeto de pesquisa financiado pela Fundação Carolina de Espanha em 2013
        Outras informações: Bolsista
    • Geotextos (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Enlightening Tourism. A Pathmaking Journal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Geotextos (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial
    • Escola Monsenhor Dourado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2015 ).
    • Universidade Federal do Amazonas:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Disciplina - Tópicos Especiais na Pós Graduação em Geografia/UFAM
        Outras informações: Professor Associado III
    • Universidade Federal do Rio Grande do Norte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Secretaria Estadual de Educação Básica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Universidade Federal do Maranhão:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2021 - Atual ).
        Outras informações: Oferta da Disciplina DINÂMICA DOS LUGARES SIMBÓLICOS - IMAGINAÇÃO E PLANEJAMENTO aos alunos do Mestrado no Programa de Pós-graduação em Geografia - 2021.2
        Outras informações: Colaborador
    • Conselho Nacional de Saúde:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Universidade Federal do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).