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Antonio Carlos Santana de Souza

    • possui graduação em Letras (Português/Hebraico e respectivas Literaturas) pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é pesquisador do GELA do Departamento de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP e Professor Assistente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia, Lingüística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa e Lingüística e Diversidade Sócio-Cultural.

       

      Links:    

    • Lingüística Africana
    • Sociolingüística e Dialetologia
    • Lingüística Cognitiva
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    • SOUZA, A. C. S. ; RODRIGUES, M. L. . Ensino e Gramática Web Revista PÁGINA DE DEBATE: QUESTÕES DE LINGÜÍSTICA E DE LINGUAGEM , v. 1 , p. 1 - , 2009. ISSN: 19845227.
    • SOUZA, A. C. S. ; ZANOVELLO, D. F. . CONSIDERAÇÕES SEMIÓTICAS ACERCA DOS MANUSCRITOS DE ALUNOS REALIZADOS NAS CARTEIRAS, NA PAREDE, NOS CADERNOS: UMA ANÁLISE DOS NÍVEIS DE CONCRETIZAÇÃO WEB-REVISTA QUESTÕES DE LINGÜÍSTICA E DE LINGUAGEM , v. 1 , p. 1 - 26 , 2009. ISSN: 19845227.
    • SOUZA, A. C. S. . Teoria Semiótica WEB-REVISTA - QUESTÕES DE LINGÜÍSTICA E DE LINGUAGEM , v. 1 , p. 14 - 20 , 2009. ISSN: 19845227.
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    • SOUZA, A. C. S. . A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS SOCIAIS NUMA PESQUISA SOCIOLINGÜÍSTICA EM COMUNIDADES NEGRAS RURAIS Interletras (Dourados) , v. 2 , p. 1 - 13 , 2009. ISSN: 18071597.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 6
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    • SOUZA, A. C. S. . Plágio em Trabalho Universitário e o Papel do Educador . Jornal Imagem , Nova Andradina , 15 mar. 2008.
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    • SOUZA, A. C. S. . A variação de concordância de gênero entre o sujeito e o predicativo na linguagem do Cafundó. In: Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 1999 , Taubaté. Estudos Lingüísticos XXVIII. : , 1999. p. 208 - 214.
    • SOUZA, A. C. S. . Apresentação. Dourados : Projeto de Extensão , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SOUZA, A. C. S. ; Morais, E. V. . Implantação do Novo Site do Curso de Agronomia. 2005 (Assessoria)
    • SOUZA, A. C. S. ; PINTO, Cilena Pina . Projeto Político Pedagógico da Educação Escolar Indígena Guató. 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • SOUZA, A. C. S. . Projeto: Ler, Escrever e Conceber: Métodos do Texto em Português. 2002 (Elaboracao_de_projeto)
    • SOUZA, A. C. S. . Tradições Discursivas e Comunidades Quilombolas de Mato Grosso do Sul. 2007 (Comunicacao)
    • SOUZA, A. C. S. . Apontamentos acerca do comportamento da preposição DE entre SN's na fala de cominidades negras quilombolas de Mato Grosso do Sul. 2006 (Comunicacao)
    • SOUZA, A. C. S. ; SCHLIECK, Cleonice . Comunidade Afro-Brasileira Tia Eva em mato Grosso do Sul: caracterização Sócio-Histórica e Lingüística. 2006 (Simposio)
    • SOUZA, A. C. S. . Sociolingüística dos Quilombos de Mato Grosso do Sul. 2006 (Simposio)
    • SOUZA, A. C. S. . I ENCONTRO DE ANÁLISE DO DISCURSO: LIMITES E PERSPECTIVAS. 2007 (Pró-Reitoria de Extensão, Cultira e Assuntos Comunitários)
    • SOUZA, A. C. S. . Ler, escrever, conceber: métodos do texto em português. 2002 (União das Escolas Superiores de Cacoal)
    • SOUZA, A. C. S. . Lições de Gramática Normativa e Produção de Texto. 2007 (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
    • SOUZA, A. C. S. . INTRODUÇÃO À ANÁLISE DO DISCURSO: TEORIA E PRÁTICA. 2007 (Pró Reitoria de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários)
    • SOUZA, A. C. S. . História da África e Cultura Afro-Brasileira. 2007 (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
    • SOUZA, A. C. S. . História da África e Cultura Afro-Brasileira. 2008 (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
    • SOUZA, A. C. S. . Dialetologia da Língua Portuguesa. 2006 (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
    • SOUZA, A. C. S. . Variação e Mudança Lingüística. 2006 (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
    • RODRIGUES, M. L. ; SOUZA, A. C. S. . Introdução à análise do discurso: teoria e prática. 2006 (PROEC - UEMS)
    • SOUZA, A. C. S. . Introdução à pesquisa Sociolingüística. 2009 (Pró-Reitoria de Ensino - UEMS)
    • SOUZA, A. C. S. ; SCHLIECK, Cleonice . Comunidades Afro-Brasileiras Isoladas em Mato Grosso do Sul: Um Estudo Sociolingüístico dos Quilombos de Tia Eva e Furnas dos Dionísio. 2006
    • SOUZA, A. C. S. ; MACHADO, M. dos S. . Comunidade remanescente de quilombo São Miguel: primeiro diagnóstico da realidade lingüística, sócio-econômica e cultural. 2007
    • SOUZA, A. C. S. . VESTÍGIOS DE DIALETOS CRIOULOS DE BASE PORTUGUESA EM COMUNIDADES AFRO-BRASILEIRAS ISOLADAS EM MATO GROSSO DO SUL. 2007
    • SOUZA, A. C. S. ; NASCIMENTO, J. S. . A DESCRIÇÃO SEMÂNTICA DOS ADJETIVOS PRESENTES NO CORPUS DO PROJETO VESTÍGIOS EM MATO GROSSO DO SUL. 2009
    • SOUZA, A. C. S. . Métodos e Técnicas de Pesquisa - Redação Técnica. 2005 (Apostila)
    • SOUZA, A. C. S. . Dialetologia da Língua Portuguesa. 2006 (Apostila)
    • SOUZA, A. C. S. . Fonologia da Língua Portuguesa. 2008 (Apostila)
    • SOUZA, A. C. S. . Língua Portuguesa para o Curso de Matemática. 2005 (Apostila)
    • SOUZA, A. C. S. . Apostila de Língua Portuguesa para o Curso de Agronomia. 2005 (Apostila)
    • SOUZA, A. C. S. . Gramática Histórica e História da Língua Portuguesa. 2008 (Apostila)
    • SOUZA, A. C. S. . Morfologia da Língua Portuguesa. 2009 (Apostila)
    • SOUZA, A. C. S. . Bases para uma visão estruturalista da morfologia. 2008 (Apostila)
    • SOUZA, A. C. S. . Do Latim ao Português: estudos fonéticos/fonológicos. 2009 (Apostila)
    • Nome do projeto: Vestígios de Dialetos Crioulos de Base Portuguesa em Comunidades Afro-Brasileiras Isoladas - São Paulo (1995 - 1996
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, A. C. S. .
      Descrição: Bolsista de Iniciação Científica (CNPq) sob coordenação local da Profa Dra Margarida Maria tadonni Petter. Fazia parte do projeto ainda a Profa Dra Mary Francisca do Careno (Unesp/Assis) e os Profs Drs Alan Baxter (Universidade La Trobe, Austrália) e Dante Lucchesi (UFBA). O trabalho consistia na descrição da linguagem popular da língua falada em áreas remanscentes de quilombos, como Cafundó (SP), Vale do Ribeira (SP) e Helvécia (BA)
    • Nome do projeto: Educação Ambiental (Estudo do Meio) (1995 - 1995
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, A. C. S. .
      Descrição: Atuação junto às populações das cidades de Espírito Santo do Turvo e Vera Cruz no Estado de São Paulo para fins de auto-gerenciamento após o término do Projeto.
    • Nome do projeto: Catalogação Toponímica da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1993 - 1994
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, A. C. S. .
      Descrição: O projeto se dispõe a levantar, selecionar e catalogar o acervo bibliográfico fundamental sobre Toponímia do Brasil existente na FFLCH. As fontes foram as publicações da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro existentes no campus da USP - Butantã na Biblioteca da Geografia/História. Trata-se de publicações ainda não indexadas, cujo conteúdo abrange diversos campos de estudos para as ciências do nome.
    • Nome do projeto: Vestígios de Dialetos Crioulos de Base Lexical Portuguesa em comunidades afro-brasileiras isoladas - Mato Grosso do Sul (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, A. C. S. .
    • Nome do projeto: Análise da posição do adjetivo no sintagma nominal no Corpus do Projeto Vestígios em Mato Grosso do Sul (2007 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TERNOVOE, E. L. M. , NASCIMENTO, J. S. , REIS, R. C. P. , SOUZA, A. C. S. .
      Descrição: A ordem dos constituintes de frases declarativas em português é variável, embora se enquadre em geral no padrão SVO. Tanto o sujeito quanto o objeto podem ser representados por um sintagma nominal (SN), categoria sintática cuja estrutura lexical se apresenta diversificada em função do nome que lhe pode servir de núcleo. O SN é constituído por uma estrutura funcional que depende dos elementos que se encontram à esquerda do nome entre eles, artigos, possessivos, demonstrativos, quantificadores. Pode haver também modificação do sintagma através de adjetivos, os chamados adjuntos adnominais, que ocorrem, de preferência, à direita do nome. Os adjetivos partilham de algumas de suas propriedades, como a flexão, e a tradição gramatical refere-se a nomes adjetivos e nomes substantivos , sem levar em conta critérios para distingui-los. Neste Projeto de Pesquisa, a variação de ordem em língua portuguesa estará centrada nos adjetivos adnominais, que ocupam mais raramente a posição pré-nominal. Línguas como o português e o espanhol apresentam maior flexibilidade na ordem dos elementos do SN, sendo mais livre a posição que o adjetivo ocupa, se comparada à do inglês, por exemplo, que apresenta uma ordem bastante rígida: adjetivos sempre antepostos ao nome.
    • Nome do projeto: O percurso e o modo do movimento nas Línguas Africanas (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, A. C. S. .
      Descrição: Esta pesquisa trata da diferença entre as línguas africanas na expressão de eventos de movimento ao nível dos elementos semânticos e dos elementos linguísticos, tendo como ponto de partida os elementos semânticos modo e percurso do movimento transmitidos pelas construções verbais. Mais precisamente, analisar-se-à os elementos linguísticos que as línguas a serem estudadas usam para transmitir o modo e o percurso do movimento, e de que maneira o modo e o percurso estão distribuídos por esses mesmos elementos linguísticos. Em vista disso, pretende-se também analisar eventuais diferenças entre as línguas ao nível da conceitualização do movimento num determinado contexto.
    • Nome do projeto: Diversidade Sociolinguistica - Brasil/Canadá (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Modolo, M. , Ferreira, L. H. , SOUZA, A. C. S. .
      Descrição: Essa pesquisa trata da variação intralinguística, ou diversidade sociolinguística, essa é por ser ainda pouco estudada dentro do mesmo enquadramento o que institucionalizamos com a noção emergente de sociolinguística cognitiva. Se justifica a consequência lógica enunciada, sobretudo no contexto da cognição humana, tendencialmente vista como um fenômeno interno individual e invariável, e no contexto de uma teoria empenhada no estudo dos processos e funções cognitivos da linguagem, aparentemente mais individuais do que sociais. Esta pesquisa apresentará elementos da Sociolinguística e um programa de sociolinguística e quantitativa do português brasileiro e francês/inglês canadense centrado na questão da convergência ou divergência entre suas variedades.
    • Nome do projeto: Vestígios de Dialetos Crioulos de Base Lexical Portuguesa em Comunidades Afro-Brasileiras Isoladas - São Paulo (1998 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, A. C. S. .
      Descrição: Nesta pesquisa investigou-se a presença de elementos que poderiam atestar um processo de crioulização prévia na fala dos habitantes de comunidades afro-brasileiras rurais noEstado de São Paulol (em muitos casos, remanescentes de antigos quilombos).
    • Nome do projeto: Comunidades afro-brasileiras de Mato Grosso do Sul: uma abordagem descritivista (2004 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, A. C. S. .
      Descrição: Projeto desenvolvido em nível de Doutorado com desdobramentos na Universidade de Mato Grosso do Sul, Unidade de Cassilândia, onde desenvolvo Projetos de Pesquisa juntamente com acadêmicos de Graduação em duas frentes: 1ª. - Comunidades Afro-Brasileiras Isoladas em Mato Grosso do Sul: Aspectos Sociolingüísticos do Quilombo de Santa Tereza em Camapuã; 2ª. - Comunidades Afro-Brasileiras Isoladas em Mato Grosso do Sul: Um Estudo Sociolingüístico dos Quilombos de Tia Eva e Furnas do Dionísio.
    • Nome do projeto: O fenômeno quilombola em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul 1718-2008. Aportes para o debate sobre terras, educação e identidade étnica (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAZIL, M. C. , SOUZA, A. C. S. .
      Descrição: O Projeto O fenômeno quilombola em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul 1718-2008. Aportes para o debate sobre terras, educação e identidade étnica se inscreve na corrente de esforço acadêmico que busca a historicidade de parte das comunidades negras rurais existentes na região mato-grossense e sul mato-grossense. Pretendemos realizar uma análise crítica da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003 cujas diretrizes e bases da educação nacional determinou a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira . Ao contemplarmos o estudo histórico sobre os quilombos e o desencadeamento do processo de organização das comunidades negras centraremos análises sobre o Decreto Federal 4.887/034-2003 que conferiu ao INCRA a competência para a regularização fundiária das terras remanescentes de quilombo. As questões levantadas envolvem o processo de reconstrução identitária, a reflexão sobre o currículo escolar em mudança e a regularização fundiária das terras das populações negras rurais. Esta congruência de abordagem história, terra e educação partirá da epistemologia historicista privilegiando, sobretudo a definição dos fatos, fenômenos sócio-econômicos e seus encadeamentos necessários. Os dados serão coletados das instituições públicas, arquivos paróquias, cartórios, depoimentos. A partir da perspectiva dialética, do contexto multidisciplinar e do método comparativo, a inquirição e busca da historicidade dos núcleos populacionais de MT e MS deverá contribuir com a necessária reconstrução do passado das classes trabalhadoras, em geral, e com o processo de conhecimento das raízes históricas por parte das próprias comunidades protagonistas dos fatos, em especial.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Centro Universitário da Grande Dourados:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Teológica Batista Ana Wollerman:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Professor
    • União das Escolas Superiores de Cacoal:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de Cuiabá:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Cursos Modulares
        Outras informações: Professor
    • UNIVAG Centro Universitário:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Federal de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Professor Substituto
    • Escola Daniel Berg:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Professor Ensino Médio
    • Colégio Objetivo - Cuiabá:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Professor Ensino Médio
    • Centro Educacional Maria Auxiliadora:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Professor Ensino Médio
    • EEPSG Licínio Monteiro da Silva:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Professor Ensino Fundamental e Médio
    • Colégio Universitário - Taboão:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - 1998 ).
        Outras informações: Professor Ensino Fundamental e Médio
    • EEPSG Prof. Alípio de Oliveira e Silva:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1996 - 1997 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental e Médio
    • EEPG Profª Aparecida Ferreira Dourado de Carvalho:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1996 - 1997 ).
        Outras informações: Professor Ensino Fundamental
    • Colégio Villa Lobos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - 1997 ).
        Outras informações: Professor Ensino Médio
    • Essência Equipe de Ensino:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - 1997 ).
        Outras informações: Professor Ensino Fundamental e Médio
    • Associação Império do Sol e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1996 - 1996 ).
        Outras informações: Professor Ensino Médio
    • Colégio Universitário - Cotia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 1995 ).
        Outras informações: Professor Ensino Fundamental e Médio
    • EEPSG Prof. Fortunato Antiório:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1995 - 1995 ).
        Outras informações: Professor Ensino Fundamental e Médio
    • EEPSG Profª Maria Augusta Siqueira:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1994 - 1994 ).
        Outras informações: Professor Ensino Fundamental e Médio
    • EEPSG Prof. Dr. Luiz Lustosa da Silva:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1993 - 1993 ).
        Outras informações: Professor Ensino Fundamental e Médio
    • Ministério da Aeronáutica:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1988 - 1991 ).
        Outras informações: Soldado de 1ª Classe
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1993 ).
        Outras informações: Estagiário
    • Banco do Brasil S/A:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1992 ).
        Outras informações: Estagiário
    • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 - Atual ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2000 ).
        Outras informações: As pesquisas foram individuais e sob a orientação da Profa. Dra. Margarida Maria Taddoni Petter.
        Outras informações: Pesquisador
    • Web Revista Lingüística e Linguagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Página de Debates em Análise do Discurso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho de Consultores da Página de Debates em Análise do Discurso. Site: www.uems.br/padadi