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Paula Morgado Dias Lopes

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1985), DEA em Antropologia Social e Etnologia - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1987), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1994), doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em antropologia visual na Université Laval, Québec (2009). Entre 1989 e 1995 desenvolveu pesquisa entre os índios Wayana e Aparai do norte do Brasil, da qual resultou sua dissertação de mestrado e artigos na área de etno-medicina. Após essa data passou a se dedicar à antropologia visual, realizando pesquisa desta vez com os Wayana da Guiana Francesa entre 1996-2002. Desde 2006 desenvolve estudos sobre a relação entre a antropologia e as novas mídias, em especial a internet, com foco nos grupos indígenas Wayana (BR e GF) e grupos indígenas do Nordeste, além de realizar documentários na cidade de São Paulo. Em setembro de 2008 iniciou um estudo sobre auto-representação na Internet entre os Innus, povo indigena da costa leste de Québec, dentro de uma pesquisa mais ampla comparando experiências indígenas brasileiras e canadenses. Desde então interessa-se pelas experiências audiovisuais dos grupos indígenas no Brasil que incluem novos usos de comunicação na cibercultura. É membro do GRAVI (Grupo de Antropologia Visual) da USP, do CIÉRA (Centre interuniversitaire d?études et recherches autochtones) e da Associação Brasileira de Antropologia. Desde 1991 trabalha no LISA (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia) da USP como técnica especializada superior nas áreas de documentação, produção e curadoria de eventos e intercâmbios acadêmicos.

       

      Links:    

    • Etnologia e Antropologia Visual
    • MORGADO ; CAMARGO, E. . Tëwëhepïnephe lëken. Osepinonohnõko zairokenê. Tratando-se bem. Guia prático de termos e expressões relativas a sintomas clínicos em Wayana e Aparai. São Paulo : Humanitas/FFLCH-USP, 1998 . 94p. ISBN: 8586087289.
    • MORGADO, P. ; DIAS LOPES . Cinéma amérindien brésilien et utilisation du cyberspace. Pour qui? ANTHROVISION , v. 2 , p. 1 - 51 , 2014. ISSN: 21986754.
    • MORGADO ; BARROS, D. ; BAHI, A. A. . Dogonité et Internet : une lecture critique de l?essentialisation des identités Anthropologie et Sociétés , v. 34 , p. 69 - 86 , 2011. ISSN: 07028997.
    • MORGADO . Les Innus sur l'Internet: répresentations, identités et enjeux politiques Les Cahiers du CIERA , v. n.5 , p. 73 - 100 , 2010. ISSN: 19196474.
    • MORGADO . O lugar dos estudos de etnomedicina na antropologia Cadernos de Campo (USP) , v. 4 , p. 135 - 136 , 1994. ISSN: 01045679.
    • MORGADO ; BARROS, D. . La representatión Dogon y Wayana en la web francesa: subsídios para una crítica cultural Revista da Escuela de Antropología , v. XI , p. 33 - 34 , 2005. ISSN: 95067353.
    • MORGADO . Ensaio Visual. Favela do Real Parque, com Elenite Pereira. Imaginário (USP) , v. IX , p. 319 - 336 , 2005. ISSN: 1413666X.
    • MORGADO ; BARROS, D. . La representación Dogon y Wayana en la web francesa: subsídios para una crítica cultural Revista de Antropología Experimental , v. 10 , p. 45 - 60 , 2005. ISSN: 15784282.
    • MORGADO ; PEIXOTO, C. . Os bastidores dos festivais internacionais de filmes etnográficos Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ) , v. 11 , p. 71 - 88 , 2002. ISSN: 01049658.
    • MORGADO ; CAMARGO, E. . Le grand devisement du monde.Les Aparai: une minorité amazonienne La Mandragore. Revue des littératures orales , v. 1 , p. 155 - 172 , 2000. ISSN: 12914606.
    • MORGADO . Os Brasis Indígenas Humboldt (Ed. en Español) , v. 1 , p. 30 - 36 , 2000. ISSN: 00187615.
    • MORGADO . Berlim vê o Brasil: antropólogos e realizadores em foco Sexta Feira (São Paulo) , v. 6 , p. 205 - 208 , 1998. ISSN: 1415689X.
    • MORGADO . Resenha do filme São Paulo, Sinfonia e Cacofonia Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ) , v. 4 , p. 226 - 227 , 1997. ISSN: 01049658.
    • MORGADO . O pluralismo médico wayana-aparai: a intersecção entre a tradição local e a global Cadernos de Campo (USP) , v. , p. 41 - 69 , 1995. ISSN: 01045679.
    • MORGADO ; BARROS, D. . La representación dogon y wayana en la web francesa: subsidios para una critica cultural. Epistemologias y Metodologías. Perspectivas antropologicas, v. 1, p. 337 - 350, 2008.
    • MORGADO ; BARROS, D. . Dogon e Wayana na WEB: territórios virtuais e formas de apropriação do Outro (no prelo). Imagem-Conhecimento, v. , p. - , 2008.
    • MORGADO ; CAMARGO, E. . A escola e a evangelização: dois projetos paralelos entre os Wayana-Aparai. Povos Indígenas no Brasil 1991-1995., v. , p. 292 - 294, 1996.
    • MORGADO . O segmento indígena: o caráter pluriétnico da cultura indígena. Brasil, sua gente e sua cultura, v. , p. 15 - 28, 1999.
    • MORGADO . O sentido das missões entre os Wayana e Aparai do Paru. Transformando os deuses- os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil, v. , p. 315 - 380, 1999.
    • MORGADO . Entre o etnocentrismo e a alteridade . Humboldt Inter Nationes , Bonn, Alemanha , 01 abr. 2000.
    • MORGADO . Neue Tendenzen in Brasilianischen Dokumentarfilm? . Freiburg FilmForum 99 , Freiburg, Alemanha , 01 mai. 2099.
    • MORGADO . Antropólogos,cineastas e videomakers dialogando. . Boletim da ABA , São Paulo , 26 set. 2096.
    • MORGADO . Falando de vídeo/96 - resenha de vídeos antropológicos brasileiros . Informe da FFLCH/USP , Brasília , . .
    • MORGADO . Auto-representação Indígena. In: 4o Simpósio ABCiber , 2010 , Rio de Janeiro. 4 Simpósio ABCiber 2010. : , 2010.
    • MORGADO ; BARROS, D. . La representación Dogon y Wayana en la web francesa: subsídios para una crítica cultural. In: I Congreso Latinoamericano de Antropología , 2005 , Rosario. Anales - Primer Congreso Latinoamericano de Antropología. Rosario : , 2005.
  • Outras Produções Bibliográficas: 10
    • MORGADO ; Barbosa, Gabriel Coutinho . Os Wayana e Aparai - verbete da Enciclopedia do ISA. São Paulo : Instituto Sócio Ambiental , 2003 (Site)
    • MORGADO ; FERRAZ, A. L. ; CUNHA, E. T. ; SZTUTMAN, R. . Jean Rouch: subvertendo fronteiras. : , 2000 (Vídeo)
    • MORGADO ; BARROS, D. . Os Dogon e os Wayana na WEB. territórios e formas de apropriação do Outro. : , 2007 (CD-ROM)
    • MORGADO ; SENA, J. C. . Do São Francisco ao Pinheiros. : , 2007 (Vídeo)
    • MORGADO ; SENA, J. C. . Pelas Marginais. : , 2008 (Vídeo)
    • MORGADO . O que os filmes nos falam dos povos indígenas?. : , 2001 (Publicação avulsa)
    • MORGADO . Perfil: Cinéma du Réel. : , 2001 (Site)
    • MORGADO . Perfil: Festival de Popoli. : , 2001 (Site)
    • MORGADO ; BARROS, D. . Perfil: Bilan du Film Ethnographique. : , 2001 (Site)
    • MORGADO . A Razão e a Paixão: reflexão sobre os limites do conhecimento. Rio de Janeiro : Francisco Alves , 1988 (Tradução)
    • MORGADO . Réalité Autochtone. 2011 (Assessoria)
    • MORGADO . Catálogo da Coleção sonora de Manfred Rauschert. 1994 (Relatorio_tecnico)
    • MORGADO ; MATERIAL, C. . Especialização artesanal na área do rio Negro. 1987 (Relatorio_tecnico)
    • MORGADO . Avaliação Preliminar do Sistema Educacional entre os Wayana-Aparai. 1993 (Relatorio_tecnico)
    • MORGADO . Peut-o parler d?un cinéma autochtone brésilien?. 2012 (Conferência)
    • MORGADO . Antropologia Visual: conhecer para ver e ver para conhecer. 2013 (Conferência)
    • MORGADO . Internet e auto-representação indígena: discursos e paralelos políticos no Brasil e em Québec. 2010 (Comunicacao)
    • MORGADO . A Antropologia Visual: diálogos, fronteiras e desafios.. 2010 (Comunicacao)
    • MORGADO . La production autochtone au Québec sur l'Internet: le cas des Innu. 2009 (Comunicacao)
    • MORGADO . Le WEB et les peuples indigènes: nouvelles formes de représentation ?. 2009 (Comunicacao)
    • MORGADO . O Segmento Indígena e a Cultura Brasileira. 1990 (Conferência)
    • MORGADO . O Segmento Indígena e a Cultura Indígena. 1993 (Conferência)
    • MORGADO . O segmento Indígena e a Cultura Brasileira. 1994 (Conferência)
    • MORGADO . O segmento indígena e a Cultura Brasileira. 1995 (Conferência)
    • MORGADO . O Segmento Indígena e a Cultura brasileira. 1999 (Conferência)
    • MORGADO . Curandeirismo - Programa Livre. 1990 Rede Bandeirantes de Televisão
    • MORGADO . Itinerância da 3 Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 1996 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP/Interior Produções/Funarte)
    • MORGADO . Mostra brasileira de filmes e vídeo: Diálogo entre antrpólogos e Realizadores. 1996 (Laboratório de Imagem e som em Antropologia/Depto. de Antropologia/USP-Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP)
    • MORGADO . Film, Land-Brasilien. 1998 (Instituto Cultura Brasileiro de Berlim/Museu de Etnologia de Berlim)
    • MORGADO ; BARBOSA, A. . Itinerância da 5 Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 1998 (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da USP/Interior Produções/Funarte)
    • MORGADO . Os Brasis Indígenas - mostra de filmes e vídeos. 2000 (Instituto Goethe de São Paulo/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da USP/FFLCH-USP.LISA/USP)
    • MORGADO ; TGALLOIS, D. . Ka'a ete: os Waiãpi, povo da floresta. 1989 (Departamento de Antropologia/FFCLh-USP)
    • MORGADO ; MONTERO, P. . Nos bastidores da pesquisa de campo. 1991 (Departamento de Antropologia/FFLCH-USP)
    • MORGADO . Índios e Caboclos. Charles Wagley's Amazon Portrait. 1991 (Amazon Research-Training Program/University of Florida,Departamento de Antropologia/FFLCH-USP)
    • MORGADO ; LUCCA, L. . Um olhar antropólogico do lazer: Bixiga com rua da Consolação e Av. Paulista. 1992 (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia/Depto. de Antropologia-FFLCH-USP)
    • MORGADO ; ERMEL, P. . I Mostra de Documentários Musicais da América Latina. 2002 (Deto de Antropologia/FFLCH-USP/CINUSP)
    • SCHRITZMEYER, A. L. P. ; MORGADO . ?Direito Autoral, de Imagem, Som e produção de conhecimento. 2005 (Universidade de São Paulo/ CAPES)
    • MORGADO ; MAGNI, C. T. . GT Antropologia Visual: Antropologia Visual: particularidades, temas, campos e interfaces. 2006 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • MORGADO ; CARREÑO, G. ; PIZARRO, M. . Antropologias em campos e novas mídias: estudos, metodologias e práticas. 2005 (Associação Latinoamericana de Antropologia)
    • MORGADO . Manifesto Visual Pankararu. 2005 (FAPESP, LISA e Secretaria da Cultura de Diadema)
    • SENA, J. C. ; MORGADO . O Cinema de Québec. 2010 (Cinemateca Brasileira e CINUSP)
    • MORGADO ; RENESSE, N. . I° Simpósio Indígena sobre Usos da Internet no Brasil. 2010 (NHII, LISA, CAPES, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, Rede de Cooperação Alternativa)
    • MORGADO . Simpósio Especial Antropologia audiovisual ? a passagem à hipermídia:. 2012 (ABA)
    • MORGADO . Exposição Prêmio Pierre Verger. 2012 (ABA)
    • MORGADO . Mostra de Filmes Prêmio Pierre Verger. 2012 (ABA)
    • MORGADO . Mostra Múltiplos Brasis. 2013 (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará,Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
    • MORGADO . Mostra Múltiplos Brasis. 2013 (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará,Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
    • DIAS LOPES ; VALE, A. F. C. . Simpósio Especial: Transnacionalidade, pesquisa de campo, visualidades. 2014 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • DIAS LOPES ; CUNHA, E. T. ; CORADINI, L. ; ALBUQUERQUE, M. A. ; VALENTIN, J. A. . Prêmio Pierre Verger de Filme Etnográfico e Ensaio Fotográfico. 2014 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • DIAS LOPES ; NOVAES, S. C. ; HIKIJI, R. S. G. ; ABREU, C. C. ; GRUNVALD, V. ; GIESBRECHT, E. . Encontro Internacional de Antropologia Visual. 2014 (FAPESP, CAPES, FFLCH)
    • DIAS LOPES . Mesa Redonda Outras Linguagens - Encontro Internacional de Antropologia Visual. 2014 (FAPESP,CAPES e FFLCH)
    • MORGADO . O Olhar do Antropólogo. 1992 (Laboratório de Imagem em Antropologia/FFLCH-USP)
    • MORGADO . Oficina de Produção e Difusão das imagens: aprendendo a olhar para produzir. 2011 (Uiversidade de Chicoutimi, Canadá)
    • Nome do projeto: Os Wayana em formato hipermídia (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORGADO , Wanono-Gauthier, Nadine .
      Descrição: Esta pesquisa pretende atualizar material etnográfico sobre o povo indígena Wayana - situado no norte do Pará e sul da Guiana Francesa - onde foram colhidos dados para o mestrado e doutorado respectivamente -, bem como firmar cooperação entre pesquisadores de diversas instituições a fim de consolidar o campo teórico da antropologia e novas mídias. A ideia é explorar as possibilidades da hipermídia que se revela como linguagem privilegiada na Internet, permitindo tanto que os conhecimentos sejam difundidos de forma interativa, como em circuitos mais amplos. A pesquisa pretendida nesse estágio está conectada às discussões do projeto temático FAPESP em curso - ?A experiência do Filme na Antropologia?, coordenado pela Profa. Sylvia Caiuby Novaes, 2010-2014, .no 2009/52880 - no qual se problematiza a produção de conhecimento como expressão de um diálogo entre a teoria antropológica e outros campos como a arte, o filme, a fotografia e a música. A hipermídia permite estabelecer um diálogo muito interessante entre estes campos, através da qual são gerados produtos isolados que tanto podem ser lidos individualmente como podem compor um mesmo ambiente no qual são acionadas distintas linguagens. Este será o desafio ao propor uma nova leitura sobre os Wayana por mim estudados
    • Nome do projeto: A simbólica do contato vista através do estudo das tradições orais: o caso wayana-aparai (1990 - 1998
      Natureza: Outra
      Integrantes: MORGADO .
      Descrição: Para entender como se realiza na sociedade wayana-aparai o contato intraétnico e interétnico, são analisados os mecanismos da transmissão oral dos conhecimentos, no contexto do sistema de educação formal/escrita implantado pelos missionários do Summer Institute of Linguistics (SIL ) desde 1970, e atualmente com apoio da FUNAI. Dá-se ênfase ao estudo das transformações das formas de comunicação e de transmissão tanto do saber esotérico (especializado: xamanismo, encantações, linguagem dos anciões), quanto do saber técnico (produção material) e do saber sócio-cosmológico (as regras de conduta, os conhecimentos míticos e rituais de conhecimento público). Pesquisa desenvolvida em dois projetos temáticos: "História Indígena e do Indigenismo", 1990-1993 (coordenação de Dominique Gallois e Manuela Carneiro da Cunha) e "Sociedades Indígenas e suas fronteiras na região sudeste das Guianas", 1996-1998 (coordenação: Dominique Gallois e Lux Vidal).
    • Nome do projeto: ?Os Wayana e os viajantes: construindo imagens em mão dupla. (1999 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORGADO .
      Descrição: As imagens sobre os Wayana resultam, em grande parte, das inúmeras viagens empreendidas ao seu encontro, registradas a partir do século XIX até os dias de hoje. Situados em uma tríplice fronteira (Suriname, Guiana Francesa e Brasil), os Wayana, em cada região, estabeleceram relações particulares com o mundo que os rodeia. Esse estudo focaliza os Wayana do alto Maroni (GF) e busca investigar tanto a construção das imagens sobre eles, quanto as imagens por eles construídas, nos encontros com os grupos com os quais interagem (Brancos, Negros Marrons, Crioulos, Europeus e demais sociedades indígenas). A pesquisa se pauta em dois eixos: 1. na análise de documentos visuais sobre os Wayana (iconográficos, fotográficos e fílmicos) tanto produzidos por mim, durante o campo (1996-2002), quanto por outros pesquisadores e viajantes; 2. na análise das práticas e representações wayana que configuram suas relações de alteridade. Da mesma forma que os Wayana e os grupos com quem se relacionam não formam mundos separados (a mistura é estruturante da construção da identidade), as visões que se têm dos Wayana e que esses elaboram dos Outros configuram espaços de comunicação, de intersecções e resistências, misturas e limites, ou seja, construções de imagens em mão dupla. Pesquisa de doutorado desenvolvida com apoio do Projeto Temático FAPESP "Imagem em Foco nas Ciências Sociais". Coordenação: Sylvia Caiuby Novaes e Paulo Menezes.
    • Nome do projeto: Marginal Pinheiros: fronteiras, fluxos e deslocamentos em São Paulo (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORGADO .
      Descrição: Estudo que visa analisar o processo de urbanização, de um lado, e a percepção de quem vive, transita ou trabalha em alguns pontos da marginal Pinheiros, a segunda maior via expressa da cidade de São Paulo. Projeto desenvolvido no Projeto Temático Fapesp ?Alteridade, Expressões Culturais do Mundo Sensível e Construções da Realidade?. Coordenação: Sylvia Caiuby Novaes.
    • Nome do projeto: Do São Francisco ao Pinheiros: os Pankararu de São Paulo (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORGADO .
      Descrição: Esta pesquisa aborda os índios Pankararu, originários da aldeia Brejo dos Padres, próxima às margens do Rio São Francisco (sertão de Pernambuco) que começaram a migrar para São Paulo a partir de 1950, fugidos da seca, da fome e dos conflitos com posseiros de terra. Muitos se fixaram na favela do Real Parque, próximo ao Rio Pinheiros, onde somam cerca de 500 pessoas, num total de 1500 espalhados pelo município de São Paulo, em busca de sonhos e uma nova forma de vida. Durante dois anos acompanhamos as atividades da Ação Indígena Cultural Pankararu, na favela do Real Parque, que junto participou da elaboração do documentário "Do São Francisco ao Pinheiros" que pretende ser um caleidoscópio da visão Pankararu acerca dos continuos deslocamentos que se realizam entre a aldeia (em Pernambuco) e a cidade de São Paulo. Integra o Projeto Temático ?Alteridade, Expressões Culturais do Mundo Sensível e Construções da Realidade?. Coordenação: Sylvia Caiuby Novaes.
    • Nome do projeto: Especialização Artesanal no Alto Rio Negro (1982 - 1983
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORGADO .
      Descrição: Documentação, catalogação e estudo do acervo de peças da região do alto Rio Negro da coleção do Acervo plinio Ayrosa. Pesquisa que integra o Projeto coordenado por Lux Vidal e Dominique Gallois: A coleção etnográfica do Acervo Plinio Ayrosa do departamento de Antropologia da USP.
    • Nome do projeto: Ciberindios: novas e velhas formas de auto-representação (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORGADO .
      Descrição: Projeto que integra o Projeto TEMATICO FAPESP: A Experiência do Filme na Antropologia - Projeto FAPESP
    • Nome do projeto: A mídia televisiva e eletrônica entre os Dogon e os Wayana (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORGADO .
      Descrição: Estudo que visa analisar as interpretações que têm sido produzidas e difundidas sobre os Dogon e os Wayana em dois veículos de comunicação: de um lado, os programas transmitidos pela televisão francesa (documentários, reportagens, etc.) e, de outro, os sites de internet. Interrogamos sobre os sujeitos da produção (interesses e objetivos) e sobre seus alvos centrais nesses dois meios de comunicação, buscando apreender os ícones preferencialmente evocados para designar estes povos e quais são os segmentos da sociedade que os produzem e que os consomem. Pesquisa desenvolvida no Projeto Temático Fapesp ?Alteridade, Expressões Culturais do Mundo Sensível e Construções da Realidade?. Coordenação: Sylvia Caiuby Novaes.
    • Nome do projeto: Os Wayana e os ?viajantes do século XX?:construindo imagens em dupla mão - pesquisa bibliográfica (2000 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORGADO .
      Descrição: Levantamento das fontes visuais sobre os Wayana (com foco no grupo do alto Maroni, Guiana Francesa), raras ou inexistentes nos arquivos e bibliotecas brasileiras e, na atualização das fontes escritas. A literatura de viagem e o material fílmico reunidos enriqueceram de forma significativa o estudo sobre a imagem que desde o século XIX foi sendo construída pelo ocidente sobre o grupo, expressa em desenhos, gravuras, cartões postais, fotos e filmes.
    • Nome do projeto: ?Design et culture matérielle: la création et la concertation comme leviers de développement des individus et des communautés autochtones du Canada au Brésil (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORGADO , Woczikosky , NOVAES, S. C. , BELLEMARE, D. , KAINE, E. .
    • Nome do projeto: Vers un réseautage international de recherches et de partenariats pour l'empowerment des individus et des communautés autochtones (Canada/Brésil). (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORGADO , LADEIRA, M. I. , BELLEMARE, D. , KAINE, E. , HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: Ce projet concerne les peuples autochtones ainsi que le développement durable par la ressource créative, le développement social, la culture, l'identité, les relations interculturelles et internationales. L'ensemble des acquisitions, des partages de connaissances et des actions proposées par les partenaires du Brésil et du Canada vise à prioriser, par le biais d'échanges et d'actions émergeant de la ressource culturelle, l'atteinte d'un mieux-être des individus et des collectivités autochtones du Nord et du Sud. Par nos activités de recherche, nous tenterons de répondre aux questions suivantes : Si la création, qui définit l'humain, est considérée comme un levier de développement durable, quelle peut être la portée des actions créatives sur les individus et leurs communautés en regard de la transmission de leur culture? En quoi les perspectives interdisciplinaires tant théoriques que pratiques en anthropologie, en design, en art, en vidéo, en nTIC peuvent ouvrir de nouvelles voies d'identification dans les communautés autochtones en pleine mutation? Quelles sont les conditions de succès, et les obstacles, des processus de collaboration et de concertation entre experts universitaires et experts d'usage autochtones pour la cocréation et la coformulation de projets dans une dynamique Nord-Sud? Dans quelle mesure ces propositions favorisent l'établissement de plans d'actions à un niveau communautaire?En quoi les expériences croisées d'un réseautage international peut ouvrir la voie à de nouvelles recherches dans une perspective de développement durable et viable par et avec les communautés? La 1ère phase du développement de partenariat consiste à établir un inventaire des acteurs et des initiatives dans le domaine du développement social des communautés autochtones au Nord et au Sud et dans leurs collaborations internationales. Cet inventaire prendra la forme d'un répertoire de projets et mettra en perspective les différentes façons de faire au Canada et au Brésil. Elle mettra en lumière l'expertise du groupe de recherche Design et culture matérielle en matière de développement des individus et des communautés par la culture et la création et ce, sous l'éclairage des chercheurs brésiliens du Laboratoire de l'image et son en anthropologie, du Conseil de Travail Indigène et des partenaires autochtones du Nord et du Sud. La 2e phase en est une de recherche-action et de recherche-création sur le terrain. Cette activité s'avère un projet pilote et implique les experts d'usage autochtones et les experts universitaires dans la coformulation et la coproduction d'objets communicationnels pour fins de transmission culturelle. Ce volet conduira à l'élaboration conjointe de toutes les parties prenantes d'un guide des connaissances participatives acquises en transmission culturelle destiné aux communautés autochtones et aux communautés de recherché. La 3e phase verra la publication de ce guide remettant en question, sur un plan opérationnel, les fondements sur lesquels reposent les valeurs et les pratiques de développement social et communautaire pour les Premières Nations, en replaçant la culture, la création au coeur de ce processus. Cette phase consistera à diffuser les résultats de la recherche auprès de partenaires potentiels, de considérer des activités futures avec les communautés guaranies de l'État de Rio de Janeiro et certaines communautés autochtones du Canada. La diffusion consistera en présentations publiques des résultats dans les communautés participantes, à l'évaluation par ces communautés des productions et de la méthodologie proposée, à la participation au Festival de film de Paraty (Brésil) et au festival Présence autochtone de Montréal où un colloque international clôturera ce programme de développement de partenariat.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
      • Nome da Instituição: Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales
        Ano de conclusão: 1987
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Université Laval
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - Atual ).
        Outras informações: Tecnico especializado superior
    • Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Associação Brasileira de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - Atual ).
        Outras informações: Sócio Efetivo
    • Université Paris Diderot:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Bolsa sanduiche de doutorado CAPES
        Outras informações: Bolsista
    • (ABA)Associação Brasileira de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Université du Québec à Chicoutimi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
    • (ABA)Associação Brasileira de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
    • (ABA)Associação Brasileira de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
        Outras informações: Membro
    • (ABA)Associação Brasileira de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).