Não autenticado |

Sylvio Henrique Neto

    • Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e mestrado em Pós Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo, pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, professor de relações internacionais do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e pesquisador visitante - Max-Planck-Institut für Ausländisches Öffentliches Recht und Völkerrecht. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: política exterior, relações internacionais, inserção internacional, norte-americana e comércio exterior.

       

      Links:    

    • Política Externa
    • Políticas Públicas
    • Mecanismos de formulação de Política Externa Norte-Americana
    • HENRIQUE NETO, S. . O PARADOXO DO ?MONISMO? ENQUANTO ?PLURALISMO?: OS DIREITOS HUMANOS POR JUSTIÇA E JUSTIFICATION Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD , v. 3 , p. 134 - 134 , 2014. ISSN: 23168323.
    • HENRIQUE NETO, S. . A Resposta Brasileira à Espionagem Americana ? O conflito entre Soberania, Segurança Nacional e Liberdades Civis.. In: 2º Seminário de Relações Internacionais: Graduação e Pós-graduação , 2014 , João Pessoa. Anais eletrônicos. : , 2014. p. 1 - .
    • HENRIQUE NETO, S. . Estratégias de defesa internacional do ?ethanol commodity?: o duplo-lobby da UNICA no Brasil e nos Estados Unidos. In: III Simpósio de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Programa ?San Tiago Dantas? (UNESP, UNICAMP e PUC/SP) , 2011 , São Paulo. Anais do III Simpósio de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Programa ?San Tiago Dantas? (UNESP, UNICAMP e PUC/SP). : , 2011.
    • HENRIQUE NETO, S. . Análise do Projeto de Lei nº 243/09 de autoria do Poder Executivo da Prefeitura do Município de São Paulo (LDO 2010).. 2009 (Consultoria)
    • HENRIQUE NETO, S. . Análise da Prestação de Contas do 2º Trimestre de 2009 da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.. 2009 (Consultoria)
    • HENRIQUE NETO, S. . Análise da Prestação de Contas do 3º Trimestre de 2009 da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.. 2009 (Consultoria)
    • HENRIQUE NETO, S. . Proposta de Emendas ao Projeto de Lei nº 243/09 de autoria do Poder Executivo da Prefeitura do Município de São Paulo (LDO 2010). 2009 (Consultoria)
    • HENRIQUE NETO, S. . Análise da Distribuição Institucional do Orçamento na Área de Transportes em 2009 no Município de São Paulo. 2009 (Consultoria)
    • Oliveira, M. F. ; HENRIQUE NETO, S. ; FIAMENGUI, F. ; CAMARGO, A. S. ; ANCONA, F. T . Análise dos Projetos de Leis que Modificam o Código Tributário Municipal de Marília/SP e Atualiza Monetariamente o Valor Venal dos Imóveis pelo IGM-M de 2005 a 2009.. 2010 (Outra)
    • HENRIQUE NETO, S. ; Oliveira, M. F. ; FIAMENGUI, F. ; ANCONA, F. T ; CAMARGO, A. S. . Pesquisa sobre Opinião Pública sobre Assuntos Políticos - Eleições 2010. 2010 (Outra)
    • Oliveira, M. F. ; HENRIQUE NETO, S. ; FIAMENGUI, F. ; PACINI, L. O ; CAMARGO, A. S. ; ANCONA, F. T . Relatório Técnico de Elaboração de Laudos e Análise do Plano Plurianual de Marília/SP - 2010-2013. 2011 (Outra)
    • FIAMENGUI, F. ; Oliveira, M. F. ; HENRIQUE NETO, S. . Radiografia dos Gastos Públicos com Mídia na Cidade de Marília - 2010. 2011 (Outra)
    • HENRIQUE NETO, S. ; FIAMENGUI, F. ; CAMARGO, A. S. ; ANCONA, F. T ; Oliveira, M. F. ; PACINI, L. O . LAUDO TÉCNICO COMPLEMENTAR SOBRE A AQUISIÇÃO DO BERÇÁRIO MUNICIPAL MÃE CRISTINA. 2010 (Relatorio_tecnico)
    • HENRIQUE NETO, S. ; Oliveira, M. F. ; CAMARGO, A. S. ; PACINI, L. O ; ANCONA, F. T ; FIAMENGUI, F. . Elaboração de Laudos e Análise do Plano Plurianual de Marília/SP - 2010-2013.. 2010 (Relatorio_tecnico)
    • HENRIQUE NETO, S. . A Resposta Brasileira à Espionagem Americana ? O conflito entre Soberania, Segurança Nacional e Liberdades Civis.. 2014 (Seminário)
    • HENRIQUE NETO, S. . Gestão de Riscos em Mídias Sociais. 2013 (Conferência)
    • HENRIQUE NETO, S. . Estratégias de Defesa Internacional do 'ethanol commodity': o duplo-lobby da Unica no Brasil e nos Estados Unidos. 2011 (Simposio)
    • HENRIQUE NETO, S. . Empreendedorismo na Universidade: o Núcleo das Empresas Juniores da Unesp. 2010 (Conferência)
    • HENRIQUE NETO, S. . Política Externa Comercial Brasileira: Análise do caso da Unica no processo de Formulação da Política Externa Comercial do Governo Lula. 2008 (Congresso)
    • HENRIQUE NETO, S. . Política Externa Comercial Brasileira: Análise do caso da UNICA no processo de formulação da Política Externa Comercial do Governo Lula. 2008 (Congresso)
    • HENRIQUE NETO, S. . Os Impactos da Revolução Bolivariana na cultura Wayuú. 2008 (Congresso)
    • HENRIQUE NETO, S. . Política Externa Comercial Brasileira: Análise do caso da UNICA no processo de sensibilização da Política Externa do Governo Lula. 2009 (Congresso)
    • HENRIQUE NETO, S. . V Semana de Relações Internacionais. 2007 (Conselho de Curso de Relações Internacionais)
    • HENRIQUE NETO, S. . Relatório Científico: Política Externa Comercial Brasileira: Análise do caso da UNICA no processo de formulação da Política Externa Comercial do Governo Lula. 2009
    • HENRIQUE NETO, S. . RELATÓRIO CIENTÍFICO: ESTRATÉGIAS DE DEFESA INTERNACIONAL DO ?ETHANOL COMMODITY?: O DUPLO-LOBBY DA UNICA NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS. 2011
    • HENRIQUE NETO, S. ; Oliveira, M. F. . Relatório de Bolsa de Apoio Técnico à Pesquisa Nível Médio. 2010
    • HENRIQUE NETO, S. . RELATÓRIO CIENTÍFICO: ESTRATÉGIAS DE DEFESA INTERNACIONAL DO ?ETHANOL COMMODITY?: O DUPLO-LOBBY DA UNICA NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS. 2012
    • PACINI, L. O ; FIAMENGUI, F. ; HENRIQUE NETO, S. ; ANCONA, F. T ; Oliveira, M. F. . Programa LicitaFácil - Um guia para o empresário paulista.. 2010 (Cartolha)
    • Nome do projeto: Política Externa Comercial Brasileira: Análise do caso da UNICA no processo de formulação da Política Externa Comercial do Governo Lula (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HENRIQUE NETO, S. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa destinado a compreensão dos mecanismos de formulação da Política Externa Comercial Brasileira, exercida no primeiro Governo Lula,e seus canais de representação institucionais. O projeto dedicou-se também ao mapeamento dos atores institucionais ligados a cadeia produtiva do etanol e seus respectivos interesses comerciais frente ao cenário agroindustrial brasileiro de 2002 a 2006.
    • Nome do projeto: ESTRATÉGIAS DE DEFESA INTERNACIONAL DO ?ETHANOL COMMODITY?: O DUPLO-LOBBY DA UNICA NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HENRIQUE NETO, S. .
      Descrição: Esta pesquisa buscará compreender como a UNICA (Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo) organiza-se para atuar na defesa dos interesses dos seus associados do setor sucroalcooleiro brasileiro, principalmente no tocante à construção de arranjos cooperativos internacionais facilitadores da liberalização do comércio de etanol, visando transformá-lo em uma commodity energética global. Para tanto, mapearemos suas estratégias de duplo-lobby, as quais consistem na manipulação dos mecanismos formais e informais de formulação e execução da política externa comercial agrícola no Brasil e nos Estados Unidos.
    • Nome do projeto: Projeto LicitaFacil (2010 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HENRIQUE NETO, S. , CAMARGO, A. S. , PACINI, L. O .
      Descrição: A busca por um diferencial competitivo é de grande importância para todas as empresas e, nesse sentido, a criatividade e o conhecimento técnico são elementos essenciais oferecidos por nossa equipe em conjunto com o CIESP e UNESP no suporte à participação das micro, pequenas e grandes empresas nas licitações públicas da região de Marília. Pensando em como expandir tal diferenciação, a Unesp Marília elaborou um sistema online de acompanhamento das licitações em tempo real. O Projeto desenvolveu um banco de dados de todos os Editais acompanhados, disponibilizando-os a todos os empresários interessados em participar da licitação de Marília e região.
    • Nome do projeto: Observatório da Gestão Pública (2009 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HENRIQUE NETO, S. .
      Descrição: Os objetivos primordiais do Observatório da Gestão Pública serão a prática do Controle Social e da Advocacia de Idéias e Projetos de Gestão Pública no âmbito municipal. Visando legar à sociedade de Marília e região, especificamente ao setor industrial, maior transparência nos gastos públicos e nos processos licitatórios de compras governamentais. Permitindo assim, a otimização dos gastos públicos em benefício da população, bem como a participação de um maior número de empresas em condições de igualdade nos processos de concorrência de venda ao setor público. Subsidiariamente, a experiência servirá também como projeto-piloto que, caso bem sucedido, poderá vir a integrar o rol de serviços oferecidos pela FFC-UNESP e IGEPRI para a população mariliense, consolidando assim o papel da universidade pública na sociedade civil brasileira, especificamente na cidade de Marília.
    • Nome do projeto: Intege - Assessoria em Internacionalização e Gestão de Projetos (2007 - 2009
      Natureza: Outra
      Integrantes: HENRIQUE NETO, S. , PACINI, L. O .
      Descrição: Mapeamento das potencialidades de inserção internacional de municípios; - Assessoria e elaboração de Projetos para internacionalização de municípios; - Inserção de municípios em Redes de Cidades; - Captação de recursos externos; - Desenvolvimento de Projetos de Cooperação Técnica Internacional identificando os temas objetos de internacionalização; - Realização de Projetos referentes ao Irmanamento de cidades; - Estabelecimento de convênios de cooperação a nível nacional e internacional; - Pesquisa de possibilidades de Irmanameto; - Elaboração de Diagnósticos de Cidades; - Identificação de possibilidade de Financiamento Externo.
    • Nome do projeto: ESTRATÉGIAS DE DEFESA INTERNACIONAL DO ?ETHANOL COMMODITY?: O DUPLO-LOBBY DA UNICA NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS (2010 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HENRIQUE NETO, S. .
      Descrição: Esta pesquisa buscará compreender como a UNICA (Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo) organiza-se para atuar na defesa dos interesses dos seus associados do setor sucroalcooleiro brasileiro, principalmente no tocante à construção de arranjos cooperativos internacionais facilitadores da liberalização do comércio de etanol, visando transformá-lo em uma commodity energética global. Para tanto, mapearemos suas estratégias de duplo-lobby, as quais consistem na manipulação dos mecanismos formais e informais de formulação e execução da política externa comercial agrícola no Brasil e nos Estados Unidos.
    • Nome do projeto: Implantação do Laboratório de Tecnologia e pesquisas na Área de Humanidades (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HENRIQUE NETO, S. .
      Descrição: Proporcionar condições para a consolidação, expansão e melhoria da qualidade das pesquisas na área de Humanidades, da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília, por meio do desenvolvimento de tecnologias opensource focadas em auxiliar a colaboração e inovação de trabalhos para pesquisas científicas.
    • Nome do projeto: A POLÍTICA EXTERNA CIBERNÉTICA NORTE AMERICANA: IMPLICAÇÕES DO CONFLITO ENTRE SEGURANÇA NACIONAL E LIBERDADES CIVIS. (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HENRIQUE NETO, S. .
      Descrição: A ubiquidade da internet oferece uma importante plataforma de comunicação global que conecta e permeia todas as esferas da vida pública e privada. Celulares, smartphones e computadores interconectados registram, a cada segundo, as informações sobre nossas conversas, ações, mensagens trocadas e posicionamentos geográficos. As informações são transmitidas por satélites de telecomunicação e cabos transatlânticos que se unificam numa infraestrutura digital global localizada, majoritariamente, em solo americano. A intrincada rede de computadores não somente favorece a comunicação global como permite, devido à sua simplicidade, que qualquer indivíduo com conhecimentos avançados possa gerar assimetrias de poder ao se utilizar de vulnerabilidades tecnológicas. Tais assimetrias, intensificadas pela massificação internet, induziram no decorrer de 20 anos à percepção de que não somente nossos computadores estão em risco como, também, tudo aquilo que se liga a World Wide Web. Berço da internet e extremamente dependente de seus recursos de telecomunicação, os Estados Unidos passaram a adotar - desde a 42ª Presidência - estratégias para a proteção de sua própria infraestrutura tecnológica. Com o impactante atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, o governo norte-americano presenciou a fragilidade física de sua infraestrutura, até então considerada de baixo risco e vulnerabilidade. A percepção de que a infraestrutura de um país poderia estar em risco em decorrência de sua complexidade e interdependência digital introduziu um novo paradigma na concepção da segurança nacional nos Estados Unidos: o combate ao terrorismo em todos seus meios, físicos e virtuais. Desta forma, o objetivo central da pesquisa será averiguar como e por quais meios o processo de securitização da internet das três últimas presidências, William J. (Bill) Clinton, George W. Bush e Barack Obama, pavimentou os caminhos para a nova Política Externa Cibernética Norte Americana da 44ª Presidência, estabeleceu juridicamente o Estado de vigilância contínua e avançou para dissipar o limiar das liberdades civis ao privilegiar os recursos de vigilância, compartilhamento e violação de informações não-consentidas
    • Nome do projeto: VIGILÂNCIA, MONITORAMENTO E COOPERAÇÃO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PANORAMA CIBERNÉTICO PARA A DEFESA DAS FRONTEIRAS BRASILEIRAS E ENTORNOS SUL-AMERICANOS (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HENRIQUE NETO, S. , OLIVEIRA, M. A. G. , MARQUES, A. A. , PAGLIARI, G. C. , SUAREZ, M. A. G. , VILLA, R. D. , GAMA NETO, R. B. , FERREIRA NETO, W. B. .
      Descrição: Considerando o contexto apresentado, o projeto se subdivide em dois grandes objetivos, que compreendem em primeiro lugar ajudar na construção de uma abordagem brasileira para a segurança e defesa cibernética do país e, em segundo lugar, a segurança de suas fronteiras e Entorno Regional Sul-Americano. Desta forma, a rede de pesquisa que integrará este projeto buscará produzir conhecimento nas áreas de C4IRV e defesa cibernética - tendo como foco o emprego deste arcabouço para a proteção e o controle das fronteiras terrestres e digitais brasileiras e sul-americanas, além de formar recursos humanos capacitados a assessorar o Estado no processo de reflexão, pré-avaliação e avaliação de políticas públicas voltadas para estas questões. O projeto, também fomentará o desenvolvimento de produtos e de tecnologias bem como seus respectivos empregos e aspectos práticos.
    • Graduacao:
      • Curso: Relações Internacionais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Estratégias de Defesa Internacional do "ethanol commodity": o duplo-lobby da Unica no Brasil e nos Estados Unidos
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Pós Graduação em Relações Internacionais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 12
    • SAGE - Empresa Júnior de Relações Internacionais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Profissional de Marketing
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Pesquisador bolsista
    • Câmara dos Deputados:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Estagiário de curta duração
    • Núcleo das Empresas Juniores da UNESP - Universidade Estadual Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Responsável pela Coordenação dos canais de comunicação da Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp com as empresas Juniores da Instituição. Idealizador da "Cartilha das Empresas Juniores" e co-autor de seus textos.
        Outras informações: Vice-Diretor de Comunicação
    • Instituto de Políticas Públicas de Marília:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Monografias Igepri:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade Federal de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Max-Planck-Institut für Ausländisches Öffentliches Recht und Völkerrecht:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador Visitante
    • Fundação Armando Álvares Penteado:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professor Visitante no Curso de Relações Internacionais da FAAP. Ministrou na Disciplina de Análise de Política Externa. ​
        Outras informações: Professor Visitante
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Relações Internacionais