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Valter Alnis Bezerra

    • É Professor Doutor de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia do mesmo departamento. Coordena o projeto de pesquisa CNPq "Estilos de raciocínio científico" (IEA-USP, 2015-2017). É Licenciado em Física pelo Instituto de Física e Faculdade de Educação da USP em 1989. Obteve o Mestrado em Filosofia pela FFLCH-USP em 1994 e o Doutorado em Filosofia pela FFLCH-USP em 1999. Suas áreas de interesse são: teoria da racionalidade científica, teoria da justificação epistêmica, metateoria estruturalista, estilos de raciocínio científico, história da metodologia científica, mecanicismo, história da teoria do campo, fundamentos da mecânica quântica. Integrou os Projetos Temáticos Fapesp ?Estudos em Filosofia e História da Ciência? (FFLCH-USP, 2002 a 2004) e "Gênese e significado da tecnociência: Das relações entre ciência, tecnologia e sociedade" (IEA-USP / FEUSP / FFLCH / UFABC / Swarthmore / Lisboa / Lyon 1, 2012-2016). Entre 2002 e 2005 realizou pós-doutoramento no Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, com financiamento Fapesp. Foi bolsista do CNPq (mestrado) e Fapesp (doutorado). De 2006 a 2013 foi professor de Filosofia da Ciência e Epistemologia na Universidade Federal do ABC, no Centro de Ciências Naturais e Humanas. De 2004 a 2006 foi professor no curso de Filosofia da Faculdade de São Bento, em São Paulo, SP. É membro fundador da Associação Filosófica Scientiae Studia de Estudos sobre a Ciência e Tecnologia e membro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC).

       

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  • Artigos completos publicados em periódicos: 11
    • BEZERRA, V. A. . A revalorização filosófica da visão comum de mundo segundo Porchat e o equilíbrio reflexivo e a solução de problemas em metafilosofia DISCURSO - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA FFLCH DA USP , v. 50 , p. 147 - 167 , 2020. ISSN: 0103328X.
    • BEZERRA, V. A. . Por que o pluralismo interessa à epistemologia? REVISTA DE FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA , v. 6 , p. 187 - 208 , 2018. ISSN: 23179570.
    • BEZERRA, VALTER ALNIS . Racionalidade covariante: valores e coerência como constitutivos do conhecimento e da racionalidade científicos Scientiae Studia (USP) , v. 12 , p. 727 - 750 , 2014. ISSN: 16783166.
    • BEZERRA, V. A. . Valores e incomensurabilidade: meditações kuhnianas em chave estruturalista e laudaniana Scientiae Studia (USP) , v. 10 , p. 455 - 488 , 2012. ISSN: 16783166.
    • BEZERRA, V. A. . Estruturas conceituais e estratégias de investigação: modelos representacionais e instanciais, analogias e correspondência Scientiae Studia (USP) , v. 9 , p. 585 - 609 , 2011. ISSN: 16783166.
    • BEZERRA, V. A. . Notícia bibliográfica sobre Einstein na Internet Scientiae Studia (USP) , v. 3 , p. 741 - 744 , 2005. ISSN: 16783166.
    • BEZERRA, V. A. . Maxwell, a teoria do campo e a desmecanização da física SCIENTIAE STUDIA (USP) , v. 4 , p. 177 - 220 , 2006. ISSN: 16783166.
    • BEZERRA, V. A. . Schola quantorum: progresso, racionalidade e inconsistência na antiga teoria atômica. Parte II: crítica à leitura lakatosiana SCIENTIAE STUDIA (USP) , v. 2 , p. 207 - 237 , 2004. ISSN: 16783166.
    • BEZERRA, V. A. ; BARRA, E. S. O. ; BATISTA, I. L. . Regional maps of HOPOS activity and infrastructure. No. 5: Brazil. Report on HOPOS-related resources in Brazil Newsletter of the History of Philosophy of Science Working Group (HOPOS) , v. 6 , p. 7 - 16 , 2000. ISSN: 15279332.
    • BEZERRA, V. A. . Racionalidade, consistência, reticulação e coerência: o caso da renormalização na teoria quântica do campo Scientiae Studia (USP) , v. 1 , p. 151 - 181 , 2003. ISSN: 16783166.
    • BEZERRA, V. A. . Schola quantorum: progresso, racionalidade e inconsistência na antiga teoria atômica. Parte I: desenvolvimento histórico, 1913-1925 Scientiae Studia (USP) , v. 1 , p. 463 - 517 , 2003. ISSN: 16783166.
    • BEZERRA, V. A. . Estilos de raciocínio científico e o problema dos registros de teorização metacientífica. Filosofía e Historia de la Ciencia en el Cono Sur: Selección de trabajos del X Encuentro de la Asociación de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur, v. 1, p. 56 - 67, 2018.
    • BEZERRA, V. A. . Segredos do cosmos. Jornal de Resenhas: Seis anos - De abril de 1995 a abril de 2001, v. 1, p. 311 - 313, 2001.
    • BEZERRA, V. A. . Reticulação metodológica na ciência: O caso da renormalização nas teorias de campo de gauge. Filosofia e história da ciência no Cone Sul: 3° Encontro, v. , p. 461 - 470, 2004.
    • BEZERRA, V. A. . Rumo aos fundamentos . Jornal de Resenhas (Folha de S. Paulo) , São Paulo, SP , 12 abr. 2003.
    • BEZERRA, V. A. . Níveis de teorização em filosofia da ciência e a questão da responsividade à história da ciência: Uma proposta de análise a partir da metateoria estruturalista. In: VI Seminário de História e Filosofia da Ciência , 2014 , São Paulo, SP. Textos Completos - VI Seminário de História e Filosofia da Ciência. São Paulo / Santo André, SP : DF-FFLCH-USP/CCNH-UFABC, 2014.
    • BEZERRA, V. A. . Níveis de teorização em filosofia da ciência e a questão da responsividade à história da ciência: Uma proposta de análise a partir da metateoria estruturalista. In: VI Seminário de História e Filosofia da Ciência , 2014 , São Paulo, SP. Livro de Resumos - VI Seminário de História e Filosofia da Ciência. São Paulo / Santo André, SP : DF-FFLCH-USP/CCNH-UFABC, 2014.
    • BEZERRA, V. A. . Cento e vinte anos de redes: Da metáfora à estrutura. In: V Seminário de História e Filosofia da Ciência , 2012 , Santo André, SP. V Seminário de História e Filosofia da Ciência. Santo André, SP : Universidade Federal do ABC, 2012. p. 139 - 143.
    • BEZERRA, V. A. . Cento e vinte anos de redes: Da metáfora à estrutura. In: V Seminário de História e Filosofia da Ciência , 2012 , Santo André, SP. V Seminário de História e Filosofia da Ciência. Santo André, SP : Universidade Federal do ABC, 2012.
    • BEZERRA, V. A. . Núcleo e especializações da racionalidade: Alguns metaconstritores gerais sobre uma classe de modelos de racionalidade científica. In: III Congreso Iberoamericano de Filosofía de la Ciencia y de la Tecnología , 2010 , Buenos Aires. Libro de abstracts y resúmenes - III Congreso Iberoamericano de Filosofía de la Ciencia y la Tecnología. Buenos Aires : Universidad Nacional Tres de Febrero, 2010. p. 575 - 577.
    • BEZERRA, V. A. . Estruturas conceituais e estratégias cognitivas em ciência: Modelos tipo I, modelos tipo II, analogias e correspondência. In: IV Seminário de História e Filosofia da Ciência , 2010 , Ilhéus, BA. IV Seminário de História e Filosofia da Ciência - Resumos. Ilhéus, BA : Universidade Estadual de Santa Cruz, 2010. p. 1 - 5.
    • BEZERRA, V. A. . Estruturas conceituais e estratégias cognitivas em ciência: Modelos tipo I, modelos tipo II, analogias e correspondência. In: IV Seminário de História e Filosofia da Ciência , 2010 , Ilhéus, BA. IV Seminário de História e Filosofia da Ciência - Programação. Ilhéus, BA : Universidade Estadual de Santa Cruz, 2010. p. 1 - 16.
    • BEZERRA, V. A. . Mecânica, campos clássicos e campos quânticos: Traçando os contornos de um mapa histórico-epistemológico. In: II Escola de Física da UFABC , 2009 , Santo André, SP. II Escola de Física da UFABC. Santo André, SP : Fundação Universidade Federal do ABC, 2009. p. 8 - 9.
    • BEZERRA, V. A. ; TASSINARI, R. P. ; PESSOA JR, O. . Materialismo como hipótese de trabalho no estudo do conhecimento. In: VII Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva , 2006 , São Paulo. VII Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva. Marília, SP : Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva / Programa de Pós-Graduação em Filosofia - UNESP - Marília, 2006. p. 2 - 2.
    • BEZERRA, V. A. . A teoria do campo e a desmecanização da física. In: IV Encuentro de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur , 2004 , Buenos Aires, Argentina. IV Encuentro de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur - Libro de Resúmenes. Buenos Aires, Argentina : Asociación de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur, 2004.
    • BEZERRA, V. A. . A desmecanização da física e a teoria do campo. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2004 , Salvador, BA. Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia. Salvador, BA : Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2004. p. 450 - 450.
    • BEZERRA, V. A. . Coerentismo, justificação, protocolos e base empírica: Uma releitura do debate Neurath-Schlick-Carnap. In: VI Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul , 2008 , Montevideo, Uruguai. VI Encuentro de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur - Programa y Libro de Resúmenes. Montevideo, Uruguai : Associación de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur / Imprenta Gega s.r.l, 2008. p. 68 - 68.
    • BEZERRA, V. A. . Progresso, racionalidade e inconsistência na Antiga Mecânica Quântica, 1913-1925. In: III Simpósio Internacional Principia , 2003 , Florianópolis, SC. III Simpósio Internacional Principia - Homenagem a Willard Van Orman Quine. Florianópolis, SC : Núcleo de Epistemologia e Lógica (UFSC) / Principia (Revista Internacional de Epistemologia), 2003. p. 9 - 10.
    • BEZERRA, V. A. . Reticulação metodológica na ciência: O caso da renormalização nas teorias de campo de gauge. In: III Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul , 2004 , Águas de Lindóia, SP. Filosofia e História da Ciência no Cone Sul: 3o. Encontro. Campinas, SP : Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2004. p. 461 - 470.
    • BEZERRA, V. A. . Reticulação metodológica na ciência: O caso da renormalização nas teorias de campo de Gauge. In: III Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul , 2002 , Águas de Lindóia, SP. III Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul - Livro de Resumos. Campinas, SP : Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2002. p. 175 - 175.
    • BEZERRA, V. A. . Metodologia e metametodologia em Larry Laudan. In: X Colóquio de História da Ciência , 1997 , Campos do Jordão. Universalidade, Racionalidade e Progresso na Ciência. Campinas, SP : Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência - Unicamp, 1997. p. 77 - 78.
    • BEZERRA, V. A. . Racionalidade, consistência, reticulação e coerência: O caso da renormalização na teoria quântica do campo. In: X Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2002 , São Paulo, SP. Atas do X Encontro Nacional de Filosofia. São Paulo, SP : Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2002. p. 189 - 189.
    • BEZERRA, V. A. . Racionalidade covariante: O desafio de modelar racionalidades em fluxo numa ciência em transformação. In: I Simpósio Docente da UFABC , 2009 , Santo André, SP. Ciência, tecnologia e interdisciplinaridade. Santo André, SP : Proenergia Comunicações / Universidade Federal do ABC, 2009. p. 91 - 91.
    • BEZERRA, V. A. . Da metáfora à estrutura: Anotações para uma história do tema das redes em filosofia da ciência. : , 2012 (Preprint em preparação)
    • BEZERRA, V. A. . Nascimentos da física: A física moderna e a estrutura em larga escala do mecanicismo - Um convite e um programa. Parte II: O declínio do mecanicismo. : , 2011 (Preprint)
    • BEZERRA, V. A. . Nascimentos da física: A física moderna e a estrutura em larga escala do mecanicismo - Um convite e um programa. Parte I: A ascensão do mecanicismo. : , 2011 (Preprint)
    • BEZERRA, V. A. . Redes teóricas e evoluções teóricas: Conhecimento e racionalidade. : , 2007 (Preprint)
    • BEZERRA, V. A. . A rede teórica estruturalista dos modelos filosóficos de racionalidade científica: Um esboço. : , 2012 (Preprint)
    • BEZERRA, V. A. . Da teoria da coerência à racionalidade científica. : , 2011 (Preprint em preparação)
    • BEZERRA, V. A. . A rejeição do realismo local na mecânica quântica como um exemplo de reticulação axiológica na ciência. : , 2003 (Preprint)
    • BEZERRA, V. A. . Methodological reticulation in science: The case of renormalization in quantum field theory. : , 2002 (Preprint)
    • BEZERRA, V. A. . Coerentismo, justificação, protocolos e base empírica: Uma releitura do debate Neurath-Schlick-Carnap. : , 2011 (Preprint em preparação)
    • BEZERRA, V. A. . A filosofia da ciência de Thomas S. Kuhn: Uma introdução. : , 2007 (Texto didático)
    • BEZERRA, V. A. . Realismos e anti-realismos na filosofia da ciência. : , 2008 (Texto didático)
    • BEZERRA, V. A. ; BUNGE, M. . As leis das leis físicas. : American Journal of Physics (American Physical Society) , 2007 (Tradução)
    • BEZERRA, V. A. ; GIERE, R. N. . Usando modelos para representar a realidade. New York : Kluwer / Plenum , 2007 (Tradução)
    • EINSTEIN, A. ; BEZERRA, V. A. . Indução e dedução na física, in: Scientiae Studia - Revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência. São Paulo : Departamento de Filosofia da FFLCH-USP , 2005 (Tradução)
    • EINSTEIN, A. ; BEZERRA, V. A. . Geometria e experiência, in: Scientiae Studia - Revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência. São Paulo : Departamento de Filosofia da FFLCH-USP , 2005 (Tradução)
    • COMTE, C. ; BEZERRA, V. A. . Pode-se sustentar uma interpretação realista da teoria quântica?. São Paulo : , 1995 (Tradução)
    • MACLANE, S. ; BEZERRA, V. A. . Matemática: forma e função (Capítulos VI e IX). São Paulo : EDUSP , 1995 (Tradução)
    • BELL, J. S. ; PESSOA JR, O. ; BEZERRA, V. A. . Sobre o problema das variáveis ocultas em mecânica quântica. Campinas : CLE-UNICAMP , 1992 (Revisão técnica e revisão de provas)
    • REDHEAD, M. ; BEZERRA, V. A. . Da física à metafísica. Campinas : Papirus , 1997 (Tradução)
    • BEZERRA, V. A. . Scientific style: a Davidsonian perspective. 2018 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Sobre a aplicação de imagens filosóficas de ciência a estudos de caso em história da ciência. 2022 (Simposio)
    • BEZERRA, V. A. . A revalorização da vida comum segundo Porchat e o equilíbrio reflexivo em epistemologia. 2018 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Problemas como unidades epistêmicas e a estrutura de rede do conhecimento. 2018 (Simposio)
    • BEZERRA, V. A. . Comment on Thomas Uebel, 'Schlick and Wittgenstein: The theory of affirmations revisited'. 2016 (Simposio)
    • BEZERRA, V. A. . With richer netwiorks, towards wider contexts: Do the Architectonic and structuralism look promising as an interpretive tool for a richer, pluralist metascience?. 2017 (Comunicacao)
    • BEZERRA, V. A. . Por que o pluralismo interessa à epistemologia?. 2017 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Estilos científicos como mediadores e como referenciais: Fleck e Merleau-Ponty. 2017 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Styles of scientific thinking, belief systems and conceptual schemes: from Fleck to Davidson. 2016 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Por que o pluralismo interessa à filosofia?. 2016 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Estilos de raciocínio e o problema dos registros de teorização metacientífica. 2016 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Distinguindo registros: Estilos de raciocínio, unidades epistêmicas de mudança, unidades historiográficas e imagens de ciência. 2015 (Seminário)
    • BEZERRA, V. A. ; GOMES, L. L. . Chemical strategies: Mapping the values operating in the Chemical Revolution. 2015 (Comunicacao)
    • BEZERRA, V. A. . Estilo dedutivo de raciocínio científico e imagem dedutiva de ciência. 2015 (Comunicacao)
    • BEZERRA, V. A. . Networks and the ideal of deductive systematization: A study of philosophical images of science, their themes and tensions. 2015 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Racionalidade covariante: Valores e coerência como constitutivos do conhecimento e da racionalidade científicos. 2013 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . O estilo dedutivo como prática científica e como imagem de ciência: Pressupostos e limites. 2014 (Seminário)
    • BEZERRA, V. A. . Racionalidade científica: Contingência histórica e invariância filosófica. 2014 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . A física contemporânea vista de uma perspectiva histórica, pelo ângulo de seus temas formadores. 2014 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Breve viagem por alguns temas formadores da física contemporânea. 2014 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . O desafio de modelar racionalidades em fluxo numa ciência em transformação, ou: Alguns metaconstritores gerais sobre uma classe de modelos de racionalidade científica. 2009 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Anotações para uma reconstrução estruturalista dos modelos filosóficos de racionalidade científica. 2011 (Simposio)
    • BEZERRA, V. A. . Nós éramos felizes e não sabíamos: Algumas perplexidades da moderna filosofia da ciência, e a contribuição dada pelo enfoque de solução de problemas ao seu esclarecimento. 2001 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Ciência e arte: Um olhar filosófico sobre alguns paralelos, convergências e divergências. 2004 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Redes teóricas e evoluções teóricas: Conhecimento e racionalidade. 2006 (Comunicacao)
    • BEZERRA, V. A. . Mecânica, campos clássicos e campos quânticos: Traçando os contornos de um mapa histórico-epistemológico. 2009 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . A inevitabilidade da filosofia da ciência, ou: A ciência vista por dentro e por fora. 2008 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . A visão de mundo mecanicista versus a teoria do campo: Um caso riquíssimo de transição entre duas mega-estruturas conceituais na ciência. 2009 (Conferência)
    • BEZERRA, V. A. . Racionalidade covariante: O desafio de modelar racionalidades em fluxo numa ciência em transformação. 2008 (Conferência)
    • OLIVEIRA, J. L. ; BEZERRA, V. A. . A revolução astronômica dos séculos XVI e XVII: Uma proposta de mapeamento dos seus temas subjacentes. 2008 (Outra)
    • BEZERRA, V. A. . A tecnociência ultrapassa as fronteiras das comunidades científicas. 2014 Revista do Instituto Humanitas Unisinos, v. 14, n. 441, pp. 35-39, abr. 2014
    • Nome do projeto: A teoria coerencial da justificação epistêmica como mecanismo subjacente aos modelos de racionalidade científica (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEZERRA, V. A. .
      Descrição: Este projeto visa investigar as propriedades da teoria coerencial da justificação epistêmica, com vistas à sua aplicação aos modelos de racionalidade científica, incluindo o modelo reticulado de Larry Laudan, porém sem se restringir obrigatoriamente a este. Cabe destacar que a teoria coerencial (asociada a nomes como L. BonJour, Paul Thagard, E. Sosa, J. Dancy e outros) é entendida aqui como uma teoria da justificação epistêmica, mais do que como uma teoria da verdade. Pretende-se analisar e trabalhar as objeções correntes à teoria coerencial, construindo ao mesmo tempo um framework viável para descrever a estrutura e a dinâmica do conhecimento científico. A intenção é fazê-lo de uma maneira livre de pressupostos fundacionalistas, e ao mesmo tempo procurando resolver a aparente tensão entre coerentismo e empirismo. Nesse processo, é preciso defrontar-se também, entre outras questões recorrentes, com o debate internalismo versus externalismo.
    • Nome do projeto: História do mecanicismo e da Revolução Astronômica sob uma perspectiva temática (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEZERRA, V. A. , OLIVEIRA, J. L. .
      Descrição: Este projeto inclui um estudo do modelo temático de Gerald Holton para a história das idéias científicas, e fazem-se duas aplicações específicas desse modelo a episódios históricos. Uma delas é concernente ao mapeamento dos temas subjacentes à Revolução Astronômica dos séculos XVI e XVII, focalizando especialmente Copérnico e Kepler. Outra aplicação diz respeito ao mapeamento dos temas presentes na transição da física mecanicista (séculos XVII-XVIII) para a física mecanizada (séculos XIX-XX). Destaque especial é dado à gradual substituição de uma visão mecânica por uma visão em termos do conceito de campo.
    • Nome do projeto: Gênese e significado da tecnociência: Das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEZERRA, V. A. , OLIVEIRA, M. B. , MARICONDA, P. R. , KINOUCHI, R. , RAMOS, M. C. , GARCIA, S. G. , LACEY, H. M. , FERRAZ, M. S. A. , LECHOPIER, N. , GARCIA, J. L. , HEY, A. P. .
      Descrição: O objetivo central do projeto, a ser desenvolvido no período 2012-2016 com base nas realizações do período 2007-2011, é investigar os papéis desempenhados pelos valores éticos e sociais, sustentados por indivíduos e incorporados em instituições, nas práticas científicas e tecnológicas da atualidade. Esse objetivo desdobra-se em três conjuntos de pesquisas. O primeiro concerne à importância contemporânea da tecnociência, incluindo o impacto de sua pesquisa e desenvolvimento nos processos e na institucionalização da ciência; o segundo trata do desenvolvimento histórico da tecnociência; o terceiro desenvolve uma estratégia sociológica de abordagem transversal das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no Brasil. Dentre as questões do primeiro conjunto encontram-se: (a) as mudanças ocorridas em décadas recentes nos modos de produção social da tecnociência com o aumento do financiamento privado da pesquisa científica; (b) o modo como as mudanças afetam o status dos valores tradicionais da comunidade científica: objetividade, neutralidade e autonomia; (c) a função dos direitos de propriedade intelectual nesse processo; (d) problemas teóricos e práticos da biotecnologia; (e) avaliação do significado dessas mudanças a partir de alternativas às práticas tecnocientíficas e o papel da bioética e do ?princípio de precaução?. As investigações do segundo conjunto incluem: (a) a ideia do ?controle da natureza? e os valores do progresso tecnológico e seu impacto na formação da pesquisa científica moderna; (b) as relações entre a ciência e a tecnologia na modernidade, especialmente o papel representado pelas máquinas e pelas ideias mecanicistas, e pelo avanço da experimentação na ciência, e (c) o impacto de ideias da tradição do ceticismo no desenvolvimento da ciência moderna. O terceiro conjunto concentra-se no estudo da sociedade brasileira, contemplando: (a) o debate público sobre educação: a produção contemporânea da doxa na sociedade brasileira; (b) cultura digital e desigualdade: os usos sociais das novas tecnologias de informaçao e comunicação, e (c) instituições de produção, difusão e legitimação do conhecimento. Os três grupos de investigações serão reforçados pelo uso de um modelo de atividade científica, amplamente discutido e aceito pelos membros da equipe de pesquisa, que identifica as interelações entre a adoção, na pesquisa, de estratégias metodológicas particulares e a sustentação de valores éticos e sociais particulares. Além disso, o modelo será testado e complementado pela contraposição com as ideias de Otto Neurath e de outras abordagens da filosofia da ciência contemporânea. O segundo objetivo do projeto, não menos importante, é prático: continuar e expandir as atividades de organização de seminários, de publicação dos trabalhos relevantes e de participação regular em eventos, que reúnem, para uma discussão construtiva e racional, cientistas, filósofos e cientistas sociais brasileiros (e de outros países), de abordagens metodológicas e perspectivas éticas divergentes, de modo a assegurar que um amplo leque de pontos de vista sejam considerados nas investigações, e explorar como os resultados obtidos podem ter um impacto positivo na pesquisa científica, no ensino de ciências e na educação superior.
    • Nome do projeto: Estrutura e dinâmica do conhecimento científico na metateoria estruturalista (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEZERRA, V. A. .
      Descrição: Investigação teórica de alguns aspectos da metateoria estruturalista (MTE), incluindo suas aplicações ao estudo da estrutura e dinâmica do conhecimento científico em larga escala e da racionalidade científica. (a) A relação entre teoria e experimento, concebida em termos de modelos de dados, subestruturas empíricas ou modelos parciais (onde papel fundamental é desempenhado pelo funtor de Ramsey), e as classes de aplicações pretendidas. (b) As noções de rede teórica e de hólon teórico na MTE. (c) O papel dos links interteóricos em uma caracterização rigorosa do fenômeno da interdisciplinaridade dentro de hólons. (d) A questão do papel que pode ser desempenhado pelos valores na MTE, como elementos dotados de eficácia causal / dinâmica. (e) Utilização da MTE no metanível como ferramenta para um mapeamento dos metaconstritores gerais que permitem definir uma rede de modelos filosóficos de racionalidade.
    • Nome do projeto: Modelos filosóficos de racionalidade científica: seus aspectos epistemológicos e axiológicos (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEZERRA, V. A. , GOMES, L. L. .
      Descrição: Trata-se aqui de analisar alguns modelos de racionalidade científica propostos pela recente filosofia da ciência sob os seguintes aspectos: (a) Investigar o embasamento de modelos de racionalidade em teorias da justificação epistêmica, dedicando particular atenção à teoria coerencial como mecanismo subjacente ao modelo reticulacional de Laudan, entre outros. Inclui-se aqui uma análise crítica das abordagens propostas pela epistemologia ao fenômeno da presença de inconsistências em sistemas de crenças científicas. (b) Buscar uma melhor compreensão das usuais distinções descritivo/normativo e cinemático/dinâmico no âmbito da racionalidade científica, o que remete ao problema das relações entre história da ciência, historiografia e filosofia da ciência. (c) Investigação do papel desempenhado pelos valores cognitivos e sociais e pelas virtudes epistêmicas na modelagem da racionalidade científica.
    • Nome do projeto: Mecanicismo, mecânica e teoria do campo: aspectos estruturais, metodológicos e axiológicos (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEZERRA, V. A. , PASSERO, T. .
      Descrição: Utilizam-se aqui modelos historiográficos, tais como o modelo temático de Holton e a metateoria estruturalista, com o objetivo de mapear as seguintes dimensões: (a) Caracterização das múltiplas variantes do mecanicismo, com seus variados escopos e desdobramentos, quer como imagens de natureza ou como imagens de ciência, que predominaram na física e em outras áreas do conhecimento durante quase três séculos. (b) Estudo da transição, no final do século XIX e início do século XX, do mecanicismo para a era da física desmecanizada, onde papéis centrais são desempenhados pela teoria clássica do campo, pelas teorias da relatividade (restrita e geral) e, de modo geral, por um renovado ímpeto do programa de geometrização da física. (c) Investigação das transformações sofridas pela mecânica clássica até o século XX, no que diz respeito à sua estrutura e interpretação, seu estatuto cognitivo e metodológico, e o papel que ela ocupa dentro do edifício do conhecimento científico da modernidade.
    • Nome do projeto: Neurath ou a coesão da nuvem: A epistemologia singular de um positivista iconoclasta (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEZERRA, V. A. , RABELO, J. V. F. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa visa investigar a epistemologia extremamente original de Otto Neurath (1882-1945) ? filósofo da ciência, sociólogo, economista e, por fim, designer gráfico ? e seus desdobramentos. Este positivista lógico desde o primeiro momento ? integrante do Círculo de Viena, signatário do manifesto ?A concepção científica do mundo? (juntamente com Hahn e Carnap), ferrenho adversário da metafísica (que sempre considerou como desprovida de significado), protagonista do debate com Schlick sobre a constituição da base empírica, defensor da noção de ?ciência unificada? ? foi, ao mesmo tempo, proponente de algumas teses extremamente originais e que se afastam sobremaneira dos clichês interpretativos usualmente associados ao positivismo lógico. O pensamento de Neurath tem sido redescoberto e reavaliado nos últimos anos, como é bem atestado pela publicação de numerosos volumes a ele dedicados, o que se insere no contexto de um movimento generalizado de reavaliação do Empirismo Lógico como um todo. A epistemologia neurathiana é, a um só tempo, empirista, fisicalista, coerentista, holista, naturalizada, e possui uma dimensão sociológica e histórica. A imagem de ciência resultante incorpora traços como: o pluralismo metodológico; a reorientação rumo a uma visão não estritamente dedutiva de ciência; e a constituição da "base empírica" da ciência (ligada a uma determinada visão acerca da relação teoria-experiência) de tal forma a possibilitar uma forma peculiar de interdisciplinaridade que seria a "ciência unificada". Em muitos desses aspectos, o pensamento de Neurath desponta como um dos mais inovadores e criativos dentro do quadro da filosofia da ciência do século XX ? ainda mais se visto contra o pano de fundo proporcionado pela recepção do programa geral do empirismo lógico. Inegavelmente, sua epistemologia e sua filosofia da ciência apontam no sentido de uma imagem de ciência muito rica, flexível, nuançada e atenta às vicissitudes da práxis. Além da leitura do autor de uma perspectiva interna, prevê-se ainda a possibilidade de se ler Neurath estabelecendo um diálogo com determinadas linhas e vertentes da epistemologia que vicejariam décadas mais tarde, em particular com a epistemologia de Donald Davidson -- suas concepções sobre conhecimento, verdade, coerência, crença, interpretação e intersubjetividade -- e também com a metateoria estruturalista de Balzer, Moulines e Sneed.
    • Nome do projeto: Estilos de raciocínio científico (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEZERRA, V. A. , MARICONDA, P. R. , TOSSATO, C. R. , PESSOA JR, O. , PASSERO, T. , GOMES, L. L. , BARAVALLE, L. , BUENO, O. , SOUZA FILHO, O. M. .
      Descrição: Há diferentes estilos de raciocínio nas ciências: formas de conceber e investigar determinados domínios científicos, incluindo padrões de evidência, de inferência, e formas de constituição de objetos nessas áreas. Apresenta-se aqui um projeto de pesquisa empreendido por uma equipe de filósofos do Brasil e dos EUA, com duração de 36 meses (2015-2017), que tem como pressuposto central a tese de que a noção de estilo permite capturar aspectos relevantes da dinâmica da ciência que não seriam abarcados por outras noções metacientíficas como paradigmas, teorias, programas de pesquisa e tradições de pesquisa, e também possibilita a interpretação e a compreensão mais plenas do processo histórico de desenvolvimento do conhecimento científico e da prática científica. No curso da pesquisa, será realizada uma investigação em três frentes: (I) Uma reflexão filosófica teórica sobre a própria noção de estilo, tanto considerando as propostas já existentes na literatura quanto buscando o desenvolvimento de uma proposta própria. (II) Um mapeamento da variedade de estilos de raciocínio presentes na ciência (dedutivo, hipotético, experimental, estatístico, taxonômico, evolutivo, entre outros) e de suas características distintivas, bem como a exploração do seu potencial para a compreensão de aspectos da prática científica. Incluem-se aqui estudos de casos específicos. (III) A exploração dos desdobramentos possibilitados pela investigação teórica do item (I) e apoiada pelo mapeamento e pelos estudos de casos do item (II), no sentido de uma articulação de novos tipos de estilos (por exemplo, computacional-simulativo, imaginativo-teórico, instrumental). Serão também examinadas as conexões entre nossas concepções acerca dos estilos de raciocínio e as questões relacionadas já tradicionais em filosofia da ciência.
    • Nome do projeto: Metateoria estruturalista e filosofia da ciência (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEZERRA, V. A. , PASSERO, T. , GOMES, L. L. , ROMUALDO, J. R. , GOLDFARB, D. P. , PIMENTA, L. G. , SALIMENA, G. A. .
      Descrição: Investigação teórica, metafilosófica e por meio de estudos de caso da metateoria estruturalista (MTE). As perguntas mais gerais que proporcionam um pano de fundo ao projeto são: que papeis a MTE pode realizar de maneira fecunda em filosofia, de modo geral? Que convergências podem ser exploradas e parecem mais promissoras com outras concepções acerca da estrutura e dinâmica do conhecimento? Aspectos de especial interesse para o projeto incluem: (a) A relação entre teoria e experimento, concebida em termos de modelos de dados, subestruturas empíricas, modelos parciais e classes de aplicações pretendidas. (b) As noções de rede teórica e de hólon teórico na MTE como ferramentas para o mapeamento da estrutura do conhecimento científico em larga escala. (c) O papel dos vínculos interteóricos em uma caracterização rigorosa do fenômeno da interdisciplinaridade dentro dos hólons teóricos. (d) Estudo do papel filosófico que pode ser desempenhado pelos valores, pelos 'themata' e pelos estilos de pensamento dentro da MTE, como elementos dotados de eficácia causal, dimensão dinâmica e poder explicativo. (e) Utilização da MTE no metanível como ferramenta para um mapeamento dos modelos filosóficos de racionalidade. (f) Contextualização metafilosófica e colocação em perspectiva da MTE em relação ao panorama contemporâneo amplo das visões sobre o conhecimento filosófico, as imagens filosóficas de ciência e as ferramentas interpretativas recentes. Aqui, estudos são realizados visando nos familiarizarmos com diversos modelos de estrutura e dinâmica do conhecimento e diferentes concepções sobre a historiografia da ciência e a relação entre história e filosofia da ciência.
    • Nome do projeto: Mecanicismo, desmecanização e a ciência na passagem do século XIX para o século XX (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEZERRA, V. A. , PASSERO, T. , GOLDFARB, D. P. , NAMURA, F. M. .
      Descrição: Valemo-nos aqui de quatro modelos filosófico-historiográficos -- a concepção de imagens de natureza e imagens de ciência de P. Abrantes, o modelo temático de G. Holton, as concepções de estilo científico de I. Hacking, L. Fleck e O. Bueno, e a metateoria estruturalista de Balzer, Moulines e Sneed -- com o objetivo de realizar estudos de caso interpretativos sobre episódios da história da física (e, mais geralmente, da história da ciência) no final do século XIX e início do século XX. Atenção especial é dada às seguintes dimensões: (a) Caracterização das múltiplas variantes e mutações do mecanicismo, com seus variados escopos e desdobramentos, que predominaram na física e em outras áreas do conhecimento durante quase três séculos. Reveste interesse especial a investigação da tensão (e até inconsistência) entre formulações híbridas tardias do mecanicismo e o programa original. (b) Estudo da transição do mecanicismo para a era da física desmecanizada, onde papéis centrais são desempenhados pela teoria clássica do campo, as teorias da relatividade (restrita e geral), a mecânica estatística e, de modo geral, por um renovado ímpeto do programa de geometrização da física. Importantes debates da época sobre o atomismo e sobre o uso de modelos em ciência transcorrem diante desse pano de fundo (c) Investigação das transformações sofridas pela mecânica clássica e pela teoria do campo até o século XX, seja no que diz respeito à sua estrutura formal, seja na sua interpretação, seu estatuto cognitivo e metodológico, e o papel que elas ocupam dentro do edifício do conhecimento científico da modernidade tardia.
    • Nome do projeto: Racionalidade científica, imagens filosóficas de ciência e modelos de dinâmica (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEZERRA, V. A. , GOMES, L. L. , GOLDFARB, D. P. , SALIMENA, G. A. , CAMARGO, J. S. .
      Descrição: Neste projeto, trata-se de analisar as condições gerais de possibilidade de modelos de racionalidade científica, e perscrutar suas características fundamentais. Os principais focos de interesse do projeto são: (a) Determinar o registro ou nível de teorização metacientífica em que se pode colocar adequadamente a questão da racionalidade científica e, desse modo, formular modelos explicativos, interpretativos e/ou normativos a respeito dela. (b) Investigar o embasamento de modelos de racionalidade em teorias da justificação epistêmica, dedicando particular atenção à teoria coerencial. Dá-se atenção especial ao fenômeno da presença de inconsistências em sistemas de crenças científicas. (c) Buscar uma melhor compreensão das usuais distinções descritivo/normativo, interno/externo e cinemático/dinâmico no âmbito da racionalidade científico -- o que remete ao problema das relações entre história da ciência, historiografia e filosofia da ciência. (d) Investigação do lugar que pode vir a ser ocupado pelos seguintes elementos na teorização filosófica sobre a racionalidade científica -- valores cognitivos, valores sociais, 'themata' e estilos de pensamento ou de raciocínio.
    • Nome do projeto: Filosofia e História da Ciência Moderna à distância (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BEZERRA, V. A. .
      Descrição: Disciplina de graduação do primeiro semestre de 2020, oferecida à distância em plataforma própria a partir de Abril/2020, devido à pandemia de Covid-19. Site: http://bit.ly/fhcm2020 Canal de aulas em vídeo: http://bit.ly/canalfhcm2020 Blog: http://filosofiadacienciausp.wordpress.com Em virtude da pandemia de Covid-19 em 2020, reconfigurei toda a disciplina de graduação FLF0449 - Filosofia e História da Ciência Moderna, que eu inicialmente ministrava de forma presencial (até Março/2020), para que possa ser oferecida à distância a partir de Abril/2020. A ementa e o meu programa da disciplina, para o semestre I/2020, encontram-se em: http://filosofia.fflch.usp.br/sites/filosofia.fflch.usp.br/files/graduacao/progs_pdf/2020-1/FLF0449_1_2020.pdf Coloco no ar na página da disciplina (totalmente remodelada), no endereço http://bit.ly/fhcm2020, dentro do meu site, os materiais que produzo para o curso, dentro de uma gama variada de formatos, dentre os quais os principais tipos são: a) Slides em PDF ? com a preocupação de gerar arquivos o mais leves possível (o que nem sempre é fácil, devido à quantidade de iconografia, imagens e gráficos que se faz necessária). Os slides são novos, com muitas alterações substanciais feitas em relação ao oferecimento anterior da disciplina, para esta edição. b) Vídeos com as minhas aulas expositivas, no canal ?Filosofia e História da Ciência Moderna? do Youtube, em http://bit.ly/canalfhcm2020. c) Textos digitalizados em PDF, cumprindo as seguintes funções: (i) leituras básicas, (ii) textos complementares aos slides (geralmente sendo referidos neles), ou ainda (iii) leituras opcionais e suplementares ? estando todos os textos sempre em links abertos, para que todos e todas possam ter acesso fácil. d) Links para outros materiais como vídeos, animações e applets ? especialmente para ilustrar as simulações numéricas e visualizações gráficas, quando houver. A disciplina inclui, ainda, a realização e entrega, pelos alunos/as, de um certo número de atividades escritas. Nessas atividades, sempre proponho problemas interpretativos um pouco mais sofisticados, que requerem a interação entre pelo menos uma fonte primária, alguma fonte (ou fontes) secundárias, e algum referencial metacientífico/historiográfico específico, dentre os que vou apresentando. As videoaulas são colocadas no ar e ficarão disponíveis no canal ?Filosofia e História da Ciência Moderna?, no endereço http://bit.ly/fhcm2020, de forma permanente, para que cada um e cada uma possa assisti-las e revê-las quantas vezes quiser, e no horário compatível com sua rotina. Os vídeos podem ser assistidos em várias resoluções, de modo a não sobrecarregar as conexões dos estudantes. Estou à disposição para responder perguntas sobre a matéria e tirar dúvidas pelo email. Decidi colocar todo o material do curso em acesso livre.
    • Nome do projeto: Metateoria Estruturalista, Filosofia da Ciência e Metafilosofia (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEZERRA, V. A. , PASSERO, T. , GOMES, L. L. , ROMUALDO, J. R. , GOLDFARB, D. P. , PIMENTA, L. G. , SALIMENA, G. A. , NAMURA, F. M. , SILVA, D. M. , LOFRANO, F. C. , RABELO, J. V. F. .
      Descrição: O projeto "Metateoria Estruturalista, Filosofia da Ciência e Metafilosofia" tem como sua célula fundadora o grupo de pesquisa de mesmo nome (referido abreviadamente como MTE-FC-MF) que dirijo desde 2015 no Departamento de Filosofia da USP. A proposta central do projeto tem dois eixos principais. Em primeiro lugar, trata-se de investigar a aplicabilidade de modelos filosóficos de cunho formal - ou, no limite, formalizável em alguma medida - à elucidação de questões sobre estrutura e dinâmica do conhecimento científico, e em especial ao estudo da história da ciência, na condição de ferramentas interpretativas. Em segundo lugar, cabe pensar o estatuto desses modelos filosóficos, bem como suas complexas relações com a história, em perspectiva metafilosófica. A língua franca teórica comum às investigações específicas levadas a cabo pelo grupo é a Metateoria Estruturalista (MTE), concepção sobre a estrutura e dinâmica da ciência proposta originalmente por Balzer-Moulines-Sneed-Stegmüller, e posteriormente articulada por numerosos autores ao longo de meio século. O arsenal de ferramentas metacientificas com as quais o grupo está familiarizado - e que utiliza nas várias investigações individuais no âmbito do projeto - inclui os seguintes modelos de caráter formal: (a) a já mencionada MTE, (b) o modelo AGM (Alchourrón-Gärdenfors-Makinson) de revisão de crenças, (c) a teoria coerencial da justificação epistêmica, e (d) a concepção de "robustness" de Wimsatt, Boon e Nickles; inclui, ainda, os seguintes modelos semiformais: (a') o enfoque de solução de problemas de Laudan e outros, (b') o modelo reticulacional do mesmo Laudan, (c') a concepção de estilos de pensamento científico de Fleck, (d') o modelo temático de Holton, (e') o modelo de interação ciência-valores de Lacey, e (f') a concepção de imagens de natureza / imagens de ciência de Abrantes. O norte das atividades do grupo é dado, além da linguagem metateórica comum, e do conjunto de modelos filosóficos manejados, também por uma visão metafilosófica geral, marcada por aquilo que se pode denominar as "quatro complementaridades" - (1) entre descritivo e normativo; (2) entre diacrônico e sincrônico; (3) entre "externo" e "interno"; (4) entre formal e informal - com a dissolução das correspondentes quatro dicotomias filosóficas clássicas. Diversas investigações individuais dentro do projeto são voltadas para estudos de caso em história da ciência, história da metodologia e história das ideias científicas; outras são de cunho mais epistemológico e estrutural. Em cada uma delas, há um esforço, a cada passo, no sentido de - balizando-se pelos dois eixos mencionados acima - (i) explicitar com o máximo de rigor os referenciais metacientíficos utilizados; e (ii) colocar em perspectiva metafilosófica as interpretações formuladas, procurando enfrentar a questão sobre que tipo de conhecimento filosófico se está produzindo, e quais os modos de interação desse conhecimento com, por exemplo, o conhecimento histórico. O alvo da pesquisa é aportar elementos de uma imagem filosófica de ciência que seja metafilosoficamente robusta, plural, e capaz de ilustrar de que maneira o rigor formal dos modelos de análise, por um lado, e a contingência do objeto de estudo (a ciência, como criação humana, na história), por outro, não são, de modo algum, mutuamente excludentes.
    • ALVIM, M. H. ; AURANI, K. M. ; BEZERRA, V. A. ; BUENO, J. ; ITOKAZU, A. G. ; KINOUCHI, R. ; MARTIN, L. F. B. ; MATTOS, F. C. ; PANSARELLI, D. ; PELUSO, L. A. ; RAMOS, F. C. ; SILVA, P. T. ; VELASCO, P. N. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Filosofia. 2010 - Projeto pedagógico de curso de graduação
    • ALVIM, M. H. ; AURANI, K. M. ; BEZERRA, V. A. ; BUENO, J. ; ITOKAZU, A. G. ; KINOUCHI, R. ; MARTIN, L. F. B. ; MATTOS, F. C. ; PANSARELLI, D. ; PELUSO, L. A. ; RAMOS, F. C. ; SILVA, P. T. ; VELASCO, P. N. . Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Filosofia. 2010 - Projeto pedagógico de curso de graduação
    • BEZERRA, V. A. ; DIAS, D. R. ; KLINK, J. J. ; PELUSO, L. A. ; ROSA, D. S. ; SILVA, S. J. ; ZIMMERMAN, A. . Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências e Humanidades. 2009 - Projeto pedagógico de curso de graduação
    • ALTARUGIO, M. H. ; ALVIM, M. H. ; BASSANEZI, R. C. ; BEZERRA, V. A. ; BUENO, J. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; CARDOSO, V. C. ; COSTA, S. S. E. ; ELIAS, M. S. ; FAGUNDES, M. B. ; FALJONI-ALARIO, A. ; KINOUCHI, R. ; OLIVER, G. S. ; SANTOS, C. M. D. ; SILVA, M. P. ; SILVA, P. T. ; SILVA, R. L. F. ; TABOAS, P. Z. ; VELASCO, P. N. ; ZANOTELLO, M. . Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática. 2010 - Apcn de curso de pós-graduação
    • BEZERRA, V. A. ; CAIERO, R. C. ; SILVA, S. J. ; STIUBIENER, I. ; PINEZI, A. K. M. ; MORETTI, R. S. . Restruturação da Matriz Curricular do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. 2008 - Reestruturação de projeto pedagógico de curso de graduação
    • ALTARUGIO, M. H. ; BEZERRA, V. A. ; COSTA, M. A. ; CORREA, A. L. E. S. ; FENILI, A. ; IIRIARTE, E. A. A. ; LIMA, E. C. ; MARQUES, I. A. ; MATIAS, F. F. ; MATOS, M. B. ; MORETTI, R. S. ; PAVANI, G. S. ; SANCHEZ, A. M. N. ; SILVA, R. S. ; VERBISCK, N. V. . Plano de Desenvolvimento Institucional 2008-2012. 2008 - Plano de desenvolvimento instuitucional
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Em Física
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1989
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Mosteiro de São Bento de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Professor Doutor - Regime de Turno Integral
    • Scientiae Studia (USP) (1678-3166):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Universidade Federal do ABC:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2013 ).
        Outras informações: Professor adjunto
    • Scientiae Studia (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
        Outras informações: http://www.scientiaestudia.org.br/ http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-3166&lng=pt&nrm=iso ISSN: 1678-3166 (print); 2316-8994 (electronic)
    • Metatheoria - Revista de Filosofía e Historia de la Ciencia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: ISSN: 1853-2330 Site: http://metatheoria.com.ar/ Apoio institucional: Universidad Nacional Tres de Febrero (Argentina) *Metatheoria* intends to publish first-rate research in the field of philosophy of science ? including not only systematic, synchronic, and formal philosophy of science, but also historical, diachronic approaches to the field as well as historical epistemology, and history of science from a philosophical point of view that contribute to deepen our understanding of Science. The journal now welcomes submissions via the on-line portal (http://metatheoria.com.ar) or by email to the Editorial Secretariat (redaccion@metatheoria.com.ar). Editors-in-Chief: César Lorenzano (Tres de Febrero National University, Argentina) and Pablo Lorenzano (Quilmes National University, Argentina) Editorial Board: Valter Alnis Bezerra (ABC, Brasil), Otávio Bueno (Miami, EUA), Walmir Cardoso (São Paulo, Brasil), Christián Carman (Quilmes, Argentina), Mario Casanueva (Mexico City, Mexico), José Díez (Barcelona, Spain), Santiago Ginnobili (Buenos Aires/Quilmes, Argentina), José Luis Falguera (Santiago de Compostela, Spain), Roman Frigg (London, United Kingdom), Carlos López Beltrán (Mexico City, Mexico). *Metatheoria* is published twice a year (April and October).
    • Ágora - Papeles de Filosofía:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: ISSN: 0211-6642
    • Metatheoria - Revista de Filosofía e Historia de la Ciencia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: ISSN: 1853-2330
    • Redes (Bernal):
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: 2004: Revista de Estudios sobre la Ciencia y la Tecnología 2005: Revista de Estudios Sociales de la Ciencia
    • Springer International Handbooks in Education:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Foundations of Science (Print):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: http://www.springer.com/philosophy/epistemology+and+philosophy+of+science/journal/10699 ISSN: 1233-1821 (print version) ISSN: 1572-8471 (electronic version)
    • Universidade de São Paulo - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professor Doutor
    • Instituto de Estudos Avançados - USP:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2015 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador colaborador
    • Stanford Encyclopedia of Philosophy:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: http://plato.stanford.edu/ ISSN: 1095-5054
    • Synthese (Dordrecht):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Synthese (Dordrecht. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Cadernos de História e Filosofia da Ciência (UNICAMP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Série 4. Conselho editorial.
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).