Não autenticado |

Debora Gomes Pereira Amaral

    • Doutoranda no programa de Pós-Graduação do Departamento de História da Universidade de São Paulo-USP e bolsista CNPq. Mestre pelo programa de Pós-Graduação do Departamento de História da Universidade de São Paulo-USP (2016). Possui graduação em Licenciatura em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (SP) (1998), graduação em História pela Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2011). Atualmente participa como pesquisadora do Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (LATHIMM-USP). É integrante do Projeto Temático 'Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa'. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Imagens Medievais e Modernas atuando principalmente nos seguintes temas: iconoclastia, imagens religiosas, inquisição espanhola.

       

      Links:    

    • AMARAL, DEBORA GOMES PEREIRA . Iconoclastia e milagre: a Passio Imaginis na Península Ibérica (séculos XIII-XVII) CONCINNITAS (ONLINE) (RIO DE JANEIRO) , v. 22 , p. 120 - 142 , 2021. ISSN: 19819897.
    • AMARAL, D. G. P. . . Guia do pesquisador americanista no Brasil Nuevo Mundo-Mundos Nuevos , v. 11 , p. 1-34 - , 2011. ISSN: 16260252.
  • Capítulos publicados: 2
    • AMARAL, D. G. P. . Imagem da imagem: a figuração da ação milagrosa de crucifixos na Espanha (séc. XV-XVII). Encontros com as imagens medievais: volume II, v. 2, p. 36 - 56, 2021.
    • AMARAL, D. G. P. . Nossa Senhora do Carmo e São Simão Stock combatendo a iconoclastia: figuração do poder milagroso da imagem em uma pintura portuguesa setecentista. Encontros com as Imagens Medievais, v. 1, p. 211 - 224, 2017.
    • AMARAL, D. G. P. . O poder milagroso do crucifixo: a pintura de Francisco Fernandez do antigo Convento dos Capuchinos da Paciência de Cristo de Madri. In: XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios , 2015 , Florianópolis. Caderno de Resumos XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios. : , 2015.
    • AMARAL, D. G. P. . Ultrajes al crucifijo o Cristo de las injurias (1647-1651): o converso judaizante em uma pintura do antigo Convento dos Capuchinhos da Paciência de Madri.. In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem , 2015 , Londrina. Caderno de resumos [do] V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem. : , 2015.
    • AMARAL, D. G. P. . A Iconoclastia nas Cantigas de Santa Maria. In: XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP 'História: da produção ao Espaço Público' , 2014 , Santos. Anais Eletrônicos XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. São Paulo : ANPUH-São Paulo, 2014.
    • AMARAL, D. G. P. . O poder milagroso do crucifixo: a pintura de Francisco Fernandez do antigo Convento dos Capuchinos da Paciência de Cristo de Madri. In: XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HIStTÓRIA , 2015 , Florianópilis. Anais Eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História. : , 2015.
    • AMARAL, D. G. P. . Ultrajes al crucifijo o Cristo de las injurias (1647-1651): o converso judaizante em uma pintura do antigo Convento dos Capuchinhos da Paciência de Madri.. In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem , 2015 , Londrina. Anais do V ENEIMAGEM II EIEIMAGEM (Religiões e Religiosidade). Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2015. p. 9 - 21.
    • AMARAL, D. G. P. . Santíssimo Cristo da Paciência: a Passio Imaginis em Madri no século XVII. 2021 (Congresso)
    • AMARAL, D. G. P. . As inscrições textuais em narrativas visuais de crucifixos milagrosos na Península Iberia (sec. XV-XVII). 2021 (Congresso)
    • AMARAL, D. G. P. . Virctus Sancta: Iconoclastia e Imagens Milagrosas. 2020 (Conferência)
    • AMARAL, D. G. P. . Cristo-Imagem: Presença real e a potencialidade 'vivente' da matéria sagrada. 2020 (Simposio)
    • AMARAL, D. G. P. . Santisimo Crucifijo del SAlvador de Valencia: a imagem milagrosa e a metamorfose da matéris. 2020 (Congresso)
    • AMARAL, D. G. P. . A imagem religiosa na obra Identidad de la imagen del S. Christo de S. Salvador de Valencia de Juan Bautista Ballester (século XVII). 2020 (Seminário)
    • AMARAL, D. G. P. . Imagem da Imagem: a figuração da ação milagrosa de crucifixos na Espanha (séc. XV-XVII). 2019 (Comunicacao)
    • AMARAL, D. G. P. . Cristo-Imagem: a Presença Real e o sofrimento das imagens ultrajadas. 2019 (Simposio)
    • AMARAL, D. G. P. . Imagens milagrosas e violência na conformação da sociedade cristã valenciana. 2018 (Comunicacao)
    • AMARAL, D. G. P. . A virtus sancta dos crucifixos valencianos profanados (séculos XIII-XV). 2017 (Comunicacao)
    • AMARAL, D. G. P. . A Agência das Imagens Milagrosas, uma aproximação da Antropologia por meio da lenda do Milagre do Cristo del Rescate de Valência (1539). 2017 (Comunicacao)
    • AMARAL, D. G. P. . O ornamental e a ornamentalidade das/nas pinturas da antiga Igreja do Convento dos Capuchinhos da Paciência de Madri. 2016 (Comunicacao)
    • AMARAL, D. G. P. . O poder milagroso das imagens religiosas e a iconoclastia em Portugal do século XVII. 2016 (Comunicacao)
    • AMARAL, D. G. P. . Imagens Sangrantes: a manifestação milagrosa das imagens de culto em uma pintura do mestre eborense Pedro Nunes (1586-1637). 2015 (Comunicacao)
    • AMARAL, D. G. P. . O poder milagroso do crucifixo: a pintura de Francisco Fernandez do antigo Convento dos Capuchinos da Paciência de Cristo de Madri. 2015 (Comunicacao)
    • AMARAL, D. G. P. . Ultrajes al crucifijo o Cristo de las injurias (1647-1651): o converso judaizante em uma pintura do antigo Convento dos Capuchinhos da Paciência de Madri. 2015 (Comunicacao)
    • AMARAL, D. G. P. . Nossa Senhora do Carmo e São Simão Stock combatendo a iconoclastia: a figuração do poder milagroso da imagem religiosa em uma pintura portuguesa setecentista. 2014 (Comunicacao)
    • AMARAL, D. G. P. . A Iconoclastia nas Cantigas de Santa Maria. 2014 (Conferência)
    • AMARAL, D. G. P. . A iconoclastia na pintura religiosa espanhola do século XVII: as pinturas retabulares do antigo Convento dos Capuchinos da Paciência de Cristo.. 2013 (Congresso)
    • AMARAL, D. G. P. . Profanación de un crucifijo (1647-1651): a violência e o sangue milagroso em uma pintura do mestre madrileno Francisco Rizi. 2015 (Congresso)
    • Nome do projeto: A hagiografia missionária na obra de Simão de Vasconcelos na segunda metade do século XVII (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, D. G. P. .
      Descrição: Orientador: Profa. Iris Kantor
    • Nome do projeto: Iconografia jesuítica do período colonial (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, D. G. P. .
      Descrição: Orientador: Prof. Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron
    • Nome do projeto: A ICONOCLASTIA NA PINTURA RELIGIOSA EUROPÉIA DOS SÉCULOS XVI E XVII (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, D. G. P. , PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: Tomando em consideração os diversos significados que as imagens religiosas poderiam assumir para os católicos, pretendemos analisar a questão da iconoclastia no princípio da Idade Moderna através da análise de cinco pinturas retabulares europeias, do século XVII, cujo tema principal é o ataque às imagens sagradas.
    • Nome do projeto: VIRTUS SANCTA: ICONOCLASTIA E IMAGENS MILAGROSAS NA PENÍNSULA IBÉRICA TARDO-MEDIEVAL (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, D. G. P. .
      Descrição: A região localizada na costa Ocidental da Península Ibérica e que hoje conhecemos como Comunidade de Valência foi marcada, durante a Idade Média tardia (séculos XIII ao início XVI), por controvérsias antijudaicas e pelo que a historiografia denomina de Reconquista Cristã. Em meio a estas contendas, as imagens religiosas tiveram importante papel, sobretudo no que diz respeito às relações dos cristãos com as comunidades judaicas e muçulmanas (e com os recém-convertidos ao cristianismo) , como podemos identificar nos diversos relatos sobre agressões de imagens por praticantes destas religiões e por conversos (acusados de serem hereges ), que resultaram em reações consideradas milagrosas. Esse é o caso dos episódios conhecidos como o Milagre do Santíssimo Cristo do Salvador (Figura 1), que teria sucedido em 1250 (derivando de duas outras lendas envolvendo imagens milagrosas, a Passio Imaginis do Cristo de Beirute e o Crucifixo de Nicodemos), o Milagre do Santíssimo Cristo do Grao (Figura 2), de 1411, e o Milagre do Cristo do Resgate (Figura 3), de 1519. Desta forma, considerando os diversos significados que as imagens religiosas poderiam assumir para os cristãos ? e não cristãos ? da Península Ibérica do final do medievo e as contradições e tensões daí resultantes, o objetivo desta tese é analisar estes três casos.
    • Nome do projeto: VIRTUS SANCTA: ICONOCLASTIA E IMAGENS MILAGROSAS NA PENÍNSULA IBÉRICA TARDO-MEDIEVAL (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, D. G. P. .
      Descrição: A região localizada na costa Ocidental da Península Ibérica e que hoje conhecemos como Comunidade de Valência foi marcada, durante a Idade Média tardia (séculos XIII ao início XVI), por controvérsias antijudaicas e pelo que a historiografia denomina de Reconquista Cristã. Em meio a estas contendas, as imagens religiosas tiveram importante papel, sobretudo no que diz respeito às relações dos cristãos com as comunidades judaicas e muçulmanas (e com os recém-convertidos ao cristianismo) , como podemos identificar nos diversos relatos sobre agressões de imagens por praticantes destas religiões e por conversos (acusados de serem hereges ), que resultaram em reações consideradas milagrosas. Esse é o caso dos episódios conhecidos como o Milagre do Santíssimo Cristo do Salvador (Figura 1), que teria sucedido em 1250 (derivando de duas outras lendas envolvendo imagens milagrosas, a Passio Imaginis do Cristo de Beirute e o Crucifixo de Nicodemos), o Milagre do Santíssimo Cristo do Grao (Figura 2), de 1411, e o Milagre do Cristo do Resgate (Figura 3), de 1519. Desta forma, considerando os diversos significados que as imagens religiosas poderiam assumir para os cristãos ? e não cristãos ? da Península Ibérica do final do medievo e as contradições e tensões daí resultantes, o objetivo desta tese é analisar estes três casos.
    • Nome do projeto: Figurar a imagem: sobre representações pictóricas de esculturas devocionais (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, D. G. P. , PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: O objetivo desta projeto de pesquisa é analisar representações pictóricas de esculturas devocionais, tomando como base um corpus iconográfico abrangendo um arco temporal que vai, grosso modo, do século XIII à passagem do século XVIII ao XIX. A escolha desses marcos cronológicos, que atropelam as periodizações tradicionais da História e da História da Arte, em sua separação entre o mundo medieval e o moderno, ou entre o gótico, o renascimento, o barroco e o rococó, justifica-se pelo interesse em examinar as permanências em relação ao tema estudado. Não é questão aqui das mudanças estilísticas, mas pensar o estatuto da imagem ? e mais particularmente da imagem sacra ? em diferentes momentos históricos, especialmente naqueles em que a imagem sacra teve um grande protagonismo. Nesse sentido, nossa proposta é dupla. Por um lado, dentro do que poderíamos entender como uma abordagem de caráter documental, tornada necessária em períodos em que não se dispunha de registro mais direto por meio de fotografia ou vídeo, examinar nestas pinturas os modos de uso de tais esculturas devocionais. Buscar responder a questões do tipo: em que locais essas esculturas eram consumidas; por que atores sociais; que gestos eram empregados etc. É certo que, apesar dessa preocupação documental, não se pode esquecer de que se trata, antes de mais nada, de representações, com lógicas, interesses e funções próprias, variando de acordo com cada contexto histórico. Por outro lado, segundo uma abordagem de natureza mais teórica, atentamono-nos à própria ontologia da imagem (ou da representação da imagem), partindo de questionamentos tais como: como se pensavam as imagens e as davam a ver? Como se distinguia uma imagem esculpida de um santo da visão/aparição desse santo ou de sua própria presença ?real?? Ou ainda: a distinção entre essas diferentes possibilidades de dar a ver um santo seria de fato necessária?.
    • Nome do projeto: O estudo de fontes visuais medievais no Brasil (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, D. G. P. , PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: O campo de estudo das imagens medievais no Brasil é relativamente recente, mas se encontra em franco crescimento, beneficiado pelo avanço das novas tecnologias, notadamente a internet, que têm permitido não só o acesso a fontes e à produção bibliográfica como também o intercâmbio entre pesquisadores. A pesquisa sobre imagens medievais realizada fora do eixo Europa-Estados Unidos, embora ainda sofra com dificuldades estruturais, apresenta a vantagem de oferecer um olhar renovado, descentralizado e liberto das questões identitárias/nacionais que norteiam muitos dos estudos realizados em solo europeu, somada à heterogeneidade das origens e formações dos pesquisadores brasileiros. O objetivo deste projeto coletivo de pesquisa é fomentar pesquisas individuais sobre fontes visuais medievais, incluindo não apenas obras conservadas in loco ou em instituições estrangeiras, mas também aquelas conservadas Brasil. Ele acolhe, portanto, pesquisas que analisam imagens ou séries de imagens, atentando para os contextos de produção e recepção, para as relações com o suporte, com a tradição textual e iconográfica, para a materialidade etc. Também são incluídas pesquisas que se dedicam ao estudo da utilização dessas fontes visuais como material didático para o ensino básico e médio e sua apropriação pelo público especializado e não especializado, em particular por meio das mídias digitais.
    • Nome do projeto: Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, D. G. P. , FRANCA, .
      Descrição: Descrição: O grupo Escritos sobre os novos mundos surgiu como um dos resultados de um grupo de pesquisa anterior, instalado no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica (CEDAPH), laboratório vinculado ao Departamento e à Pós-graduação de História da UNESP (Franca). Inicialmente voltado para a constituição de bancos de dados digitais de documentos serializáveis que interessam à história das construções culturais em língua portuguesa, o grupo sentiu necessidade de verticalizar as discussões relativas ao arcabouço teórico que utilizava para interrogar as séries documentais que vinha criando. Para tal, estabeleceu um amplo programa de estudos acerca de duas das principais linhagens teóricas que orientavam as pesquisas dos membros - o pós-estruturalismo de Michel Foucault e Paul Veyne e o pragmatismo de Richard Rorty - e ampliou a sua composição, incorporando pesquisadores que deparavam com problemas semelhantes. O resultado é a proposta que o leitor encontrará a seguir, onde procuramos, por um lado, definir as linhas gerais de um amplo plano de estudos que pretende estabelecer os procedimentos de abordagem de uma história, não fundada e não representacionista, da construção de padrões morais, uma história dos modos de produção da verdade em língua portuguesa; por outro lado, e complementarmente, explicitar os desdobramentos que pretendemos implementar nos novos bancos de dados a serem organizados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: Artes Plásticas
        Nome da Instituição: Fundação Armando Álvares Penteado (SP)
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: graduação
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).