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Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena

    • Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo, professora de geografia - Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e pesquisador colaborador da Universidade Tecnológica Metropolitana. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia escolar e tátil, ensino de geografia, educação especial e inclusão.

       

      Links:    

    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Geografia. São Paulo : Frase, 2001 . 116p. ISBN: .
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . O estudo do meio como instrumento de ensino de Geografia: desvendando o Pico do jaraguá para deficientes visuais Paisagens (USP) , v. , p. 13 - 18 , 2001. ISSN: 14141434.
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Movimentos em defesa do meio ambiente. Sistema de Ensino Modulado Frase, v. 4, p. 1 - 7, 1998.
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Problemas Ambientais. Sistema de Ensino Modulado Frase, v. 4, p. 1 - 10, 1998.
    • CARMO, Waldirene R. ; SENA, Carla. C. R. Gimenes de . A CARTOGRAFIA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO E USO DE MAPAS TÁTEIS NO LEMADI-DG-USP. In: VI Colóquio Cartografia para Crianças e Escolares e II Fórum Latino-americano de Cartografia para Escolares , 2009 , JUIZ DE FORA. VI COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES e II FÓRUM LATINOAMERICANO DE CARTOGRAFIA PARA ESCOLARES. JUIZ DE FORA : UFJF/ICH, 2009. p. 1 - 12.
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Experiência na aplicação da cartografia tátil no ensino de Geografia. In: VI Colóquio Cartografia para Crianças e Escolares e II Fórum Latino-americano de Cartografia para Escolares , 2009 , Juiz de Fora. VI COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES e II FÓRUM LATINOAMERICANO DE CARTOGRAFIA PARA ESCOLARES. JUIZ DE FORA : UFJF/ICH, 2009. p. 1 - 16.
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; CARMO, Waldirene R. . A cartografia e a inclusão de pessoas com deficiência visual na sala de aula: construção e uso de mapas táteis no LAMDI - DG - USP. In: 12º Encontro de geógrafos de América Latina , 2009 , Montevideo. Anais do 12º Encontro de Geógrafos de América Latina. : , 2009.
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Cartografia tátil no ensino de geografia: uma proposta metodológica de desenvolvimento e associação de recursos didáticos adaptados a pessoas com deficiência visual. In: 12º Encontro de geógrafos de América Latina , 2009 , Montevideo. Anais do 12º Encontro de Geógrafos de América latina. : , 2009.
    • Jaime Tadeu Oliva ; SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Projeto São Paulo Faz Escola. São Paulo : Fundação Carlos Alberto Vanzolini , 2009 (Leitura Crítica Especializada)
    • CARMO, Waldirene R. ; SENA, Carla. C. R. Gimenes de . O uso de maquetes no ensino de conceitos de geografia física para deficientes visuais. 2005 (Outra)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Atlas histórico-geográfico da cidade de São Paulo: desenvolvimento e aplicação da cartografia tátil no ensino fundamental e médio. 2008 (Comunicacao)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; ALMEIDA, Regina A. ; OKA, Cecilia M. . Cartografia Tátil: a representação do espaço geográfico para deficientes visuais. 1992 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Regina A. ; OKA, Cecilia M. ; SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Uma metodologia de Ensino de Geografia para Deficientes Visuais. 1993 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Regina A. ; SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; OKA, Cecilia M. . Um programa de ensino da geografia para deficientes visuais - o exemplo da Amazônia. 1990 (Outra)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . A linguagem gráfica visual e tátil no ensino de Geografia. 1991 (Comunicacao)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; CARMO, Waldirene R. . Produção de mapas para portadores de deficiência visual na América Latina. 2005 (Congresso)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; Escorcio, Valéria R. B. . Projeto Redescobrindo São Paulo. 2001 (Congresso)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Enseñanza Primária. 1997 (Comunicacao)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . A Cartografia tátil e a mobilidade. 2000 (Comunicacao)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Novas tecnologias de construção de materiais dida´ticos e acessibilidade aos deficientes visuais. 2000 (Outra)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; OKA, Cecilia M. . La producción de representaciones gráficas, táctiles y audiotáctiles - histórico, trabajo actual y perspectivas futuras. 2000 (Congresso)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE MAPAS E GRÁFICOS PARA DEFICIENTES VISUAIS. 1994 (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E ASSOCIAÇÃO CARTOGRÁFICA INTERNACIONAL)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . GEODIGITAL'96 Simpósio Internacional sobre Novas Tecnologias Digitais em Geografia e Cartografia: aplicações no ensino e no planejamento ambiental. 1996 (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . ENCONTRO LATINO AMERICANO SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA DEFICIENTES VISUAIS - 5ª JORNADA DE CARTOGRAFIA TÁTIL. 2000 (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO e CAP/SP)
    • ALMEIDA, Regina A. ; SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Noções de Cartografia para o ensino de Geografia no 1º Grau. 1992 (Universidade de São Paulo)
    • ALMEIDA, Regina A. ; SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Noções de Cartografia para o ensino de Geografia do 1º Grau - turma 2. 1992 (Universidade de São Paulo)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Atividades Praticas para o uso de mapas em sala de aula. 1998 (Universidade de São Paulo)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; ALMEIDA, Regina A. ; OKA, Cecilia M. . Oficina de percepção sensorial: "Conhecendo nosso espaço através da visão, do tato, da audi~ção e do olfato". 1993 (Sociedade Brasileira para o Prograsso da Ciência)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; CARMO, Waldirene R. . Construindo mapas com texturas. 2003 (Universidade de São Paulo)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; OKA, Cecilia M. . Materiais didáticos e seus usos em geografia. 1997 (LEMADI, DG - USP)
    • ALBIOL, Claudia Ingrid ; BARRIENTOS, Teresa ; CARMO, Waldirene R. ; COLL, Alejandra ; CORREA, Pilar ; HUANTELEMO, Victor ; NOBILTA, Alicia ; PEREZ, Henrique ; PINO, Fernando ; SENA, Carla. C. R. Gimenes de . Taller Internacional da capacitación en cartografia táctil. 2003 (Organização dos Estados Americanos e Universidade Tecnológica Metropolitana)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; COLL, Alejandra ; CARMO, Waldirene R. ; BARRIENTOS, Teresa ; HUANTELEMO, Victor ; PEREZ, Henrique ; PINO, Fernando . II Taller internacional de capacitación en cartografía táctil. 2004 (Organização de Estados Americanos)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; PINO, Fernando ; PEREZ, Henrique ; HUANTELEMO, Victor ; COLL, Alejandra ; BARRIENTOS, Teresa . III Taller internacional de capacitación en cartografia táctil. 2006 (Organização de Estados Americanos)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; CARMO, Waldirene R. . Cartografía Tactil para professores de geografía, Historia y otras disciplinas afines. 2004 (Universidad Nacional de Cuyo)
    • COLL, Alejandra ; SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; CARMO, Waldirene R. ; BARRIENTOS, Teresa ; HUANTELEMO, Victor ; PEREZ, Henrique . Cartografía táctil como apoyo a la enseñansa de la geografia a personas ciegas e sordas. 2007 (IPGH e UTM)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; CARMO, Waldirene R. . A CARTOGRAFIA COMO RECURSO DE INCLUSÃO: CONSTRUÇÃO E USO DE MAPAS TÁTEIS. 2009 (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA)
    • CARMO, Waldirene R. ; SENA, Carla. C. R. Gimenes de . A Cartografia como ferramenta de inclusão na sala de aula: construção e uso de mapas táteis". 2008 (Associação de Geógrafos Brasileiros)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de ; CARMO, Waldirene R. . A CARTOGRAFIA TÁTIL E A INCLUSÃO NA SALA DE AULA. 2009 (DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA, FFLCH - USP)
    • SENA, Carla. C. R. Gimenes de . INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA. 2009 (INSTITUTO DE ACADEMIAS PROFISSIONALIZANTES)
    • Nome do projeto: Um programa de ensino da Geografia para deficientes visuais: uma metodologia inovadora aplicada ao estudo da Amazônia (1991 - 1992
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKA, Cecilia M. , ALMEIDA, Regina A. , Gelze S. S. de Campos , SENA, Carla. C. R. Gimenes de .
      Descrição: Com o objetivo propor uma forma inovadora de ensino da Geografia para deficientes visuais, destacando o papel da representação gráfica, especialmente dos mapas, no processo de percepção do espaço e na aquisição de conceitos geográficos. Para tanto, foi pesquisada, desenvolvida e aplicada uma linguagem gráfica visual e tátil dentro de um Programa de Ensino Integrado que valoriza a interdisciplinaridade na escola de 1º Grau. Neste programa a Amazônia foi utilizada como área teste da metodologia, sendo introduzida em seus diversos aspectos, ressaltando fatos, problemas e conflitos. Este estudo abrange um conjunto de materiais didáticos: mapas, maquetes, esquemas, modelos, livros de história, dicionário ilustrado, atividades e jogos, linha do tempo ilustrada e manual do professor, incluindo um texto sobre a Amazônia atual e o processo histórico desde o século XVI. No final do projeto foi oferecido um curso para professores e profissionais ligados a área de deficiência visual que foi ministrado pelas pesquisadoras.
    • Nome do projeto: Diseño y Producción de Cartografía para las Personas Ciegas de América Latina (2002 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO, Waldirene R. , COLL, Alejandra , PINO, Fernando , CORREA, Pilar , BARRIENTOS, Teresa , PEREZ, Henrique , HUANTELEMO, Victor , ALBIOL, Claudia Ingrid , NOBILTA, Alicia , MENARES, Maria Luisa , ALMEIDA, Regina A. , SENA, Carla. C. R. Gimenes de .
      Descrição: O projeto Diseño y Producción de Cartografia para las Personas Ciegas de América Latina foi desenvolvido no período de 2002 a 2006 por pesquisadores da Argentina, Brasil e Chile, com apoio financeiro da OEA Organização dos Estados Americanos. Os objetivos gerais do projeto foram: Apoiar as pessoas com deficiência visual no desenvolvimento de suas habilidades especiais por meio de materiais cartográficos e didáticos, tais como Atlas, mapas, cartas, sistemas gráficos tridimensionais, etc., com a finalidade de melhorar sua educação formal e permitir melhor mobilidade. Gerar e distribuir produtos representativos de informação temática (ecossistemas, aspectos sociais, econômicos e culturais) em diversas escalas (mundial, continental, nacional, regional e local). Durante os quatro anos foram elaborados diversos materiais cartográficos didático-táteis, com representações gráficas em várias escalas, acompanhados por guias de utilização, totalizando mais de 150 representações gráficas táteis: Conjunto de Mapas Físicos, Políticos, Densidade de População, Vegetação e Clima. (Representações do Mundo, da América Latina e dos diversos países membros da OEA) Materiais didáticos para ensino de Geografia; Esquemas de Características Gerais do Planeta Terra (Ciclo da Água, Placas Tectônicas, etc.) Maquetes para ensino de conceitos geográficos; Manual de Conceitos Geográficos, impresso em tinta e Braille, com as definições de cada conceito; Planos Urbanos de todas as capitais dos países da América Latina; Alfabeto Braille e Mapas Impressos. A equipe brasileira, alocada no LEMADI, produziu vários materiais que depois foram reproduzidos em plástico e as cópias foram enviadas para instituições e escolas que atendem pessoas com deficiência visual dos países Latino Americanos, juntamente com um questionário de avaliação para ser preenchido pelos professores responsáveis, visando o aperfeiçoamento dos materiais.
    • Nome do projeto: Cartografía Táctil en Latinoamerica: capacitación, sociedad y tecnología multimedial para la persona ciega del ciglo XXI (2002 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO, Waldirene R. , COLL, Alejandra , PINO, Fernando , CORREA, Pilar , BARRIENTOS, Teresa , PEREZ, Henrique , HUANTELEMO, Victor , ALBIOL, Claudia Ingrid , NOBILTA, Alicia , MENARES, Maria Luisa , SENA, Carla. C. R. Gimenes de .
      Descrição: No período de 2002 a 2005 desenvolveu-se no Lemadi DG USP, o projeto Cartografia Táctil en América Latina: capacitacion, sociedade y tecnología multimedial para la persona ciega del siglo XXI , com o apoio financeiro do IPGH - Instituto Panamericano de Geografia e História em conjunto com a UTEM - Universidad Tenologica Metropolitana do Chile e do CRICYT Centro Regional de Investigaciones Científicas e Tecnologicas da Argentina. Este projeto teve como objetivo discutir a metodologia de construção de representações gráficas táteis principalmente para o ensino de conceitos geográficos. Com a criação do Centro de Cartografia Tátil da América Latina, este projeto passou a complementar o descrito anteriormente, produzindo esquemas temáticos do ciclo da água, das camadas da Terra (com detalhe para a crosta terrestre) e da deriva continental. Esses temas foram escolhidos por serem trabalhados em escolas de ensino Fundamental e Médio e assim podem contribuir na melhoria da qualidade do ensino de Geografia para pessoas com deficiência visual.
    • Nome do projeto: Integrando los Sentidos en el Manejo de la Información Geoespacial, Mediante la Cartografía Táctil, con Especial Énfasis en las Personas Ciegas y Sordas de América Latina (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO, Waldirene R. , COLL, Alejandra , PINO, Fernando , BARRIENTOS, Teresa , PEREZ, Henrique , HUANTELEMO, Victor , SENA, Carla. C. R. Gimenes de .
      Descrição: Este projeto iniciou-se em 2006 com apoio financeiro do IPGH, em uma parceria entre a Universidade de São Paulo (LEMADI) no Brasil, a Universidade Tecnológica Metropolitana (Centro de Cartografia Tátil da América Latina) no Chile e a Universidade Nacional de Cuyo (Departamento de Geografia) na Argentina que posteriormente foi substituida pelo Colégio Nuestra Señora del Carmen de Cusco - Peru. O objetivo geral do projeto foi adaptar material cartográfico tridimensional e desenvolver novos processos de elaboração para os modelos de informação geográfica, orientados para as pessoas com deficiência auditiva e para pessoas com deficiência visual da América Latina. Como objetivos específicos podemos destacar: Discutir metodologias que permitam complementar a informação visual e tátil em novos modelos de representação geográfica; Desenvolver novos processos de construção de representações gráficas táteis orientadas para as pessoas com deficiência visual ou auditiva; Construir dois protótipos de mapas táteis para cada um dos países participantes (Brasil, Chile e Peru); Estudar a possibilidade de incorporar cor aos protótipos cartográficos construídos durante o ano de 2006 e preparar esses modelos (prototipos) para sua avaliação; Preparar e realizar cursos e/ou oficinas de capacitação para pais e professores sobre o uso de representações gráficas táteis; Estudar e desenvolver um guia com sugestões metodológicas para o ensino de Geografia voltado a estudantes com deficiência visual e/ou auditiva utilizando mapas táteis. O desenvolvimento do projeto deu-se com uma ampla discussão e posterior elaboração de um marco teórico sobre o ensino de Geografia para pessoas com deficiência visual e/ou auditiva utilizando a Cartografia Tátil. Foram construídos mapas físicos e políticos das regiões metropolitanas de Santiago do Chile, Cusco e São Paulo, utilizando a técnica de colagem de texturas, reproduziu-se cada base em plástico transparente que foram avaliadas por estudantes com defici
    • Nome do projeto: Cartografia Táctil como instrumento de apoyo para la movilidad espacil del ciego (1998 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKA, Cecilia M. , COLL, Alejandra , PINO, Fernando , CORREA, Pilar , BARRIENTOS, Teresa , PEREZ, Henrique , HUANTELEMO, Victor , ALBIOL, Claudia Ingrid , NOBILTA, Alicia , MENARES, Maria Luisa , ALMEIDA, Regina A. , SENA, Carla. C. R. Gimenes de .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo reunir pesquisadores da Argentina, Brasil e Chile para discutir metodologias de construção e reprodução de representações gráficas táteis para alunos com deficiência visual na América Latina. Durante o projeto foram elaborados mapas, gráficos e modelos que depois de avaliados serviram de base para a discussão de uma possivel padronização gráfica para mapas táteis.
    • Nome do projeto: Generación de cartografia táctil y material didáctico para la compreensión del calentamiento global y su relación con desastres naturales (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARMO, Waldirene R. , COLL, Alejandra , PINO, Fernando , BARRIENTOS, Teresa , PEREZ, Henrique , HUANTELEMO, Victor , SENA, Carla. C. R. Gimenes de .
      Descrição: O objetivo principal do projeto é compreender, a partir do ensino de Geografia a problemática do aquecimento global utilizando o material cartográfico tátil. Busca-se fortalecer a observação do entorno a partir do ponto de vista sensorial, associando imágens, textos e representações gráficas tanto visuais como táteis.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Seringueira cultivada no estado de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Física)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Física)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1997 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisas na área de ensino de Geografia e Cartografia para estudantes com deficiência visual.
        Outras informações: pesquisador
    • Fundação Bradesco:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 2008 ).
        Outras informações: professora de geografia
    • Colágio Olavo Bilac:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1991 ).
        Outras informações: Professor de Geografia do Ensino Médio e EJA
    • Escola Estadual A. F. Redondo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1994 ).
        Outras informações: Professora de Geografia do Ensino Médio
    • Universidade Tecnológica Metropolitana:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - Atual ).
        Outras informações: pesquisador colaborador
    • Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Geografia do Ensino Médio
        Outras informações: Professora de Geografia
    • Colégio São Domingos Sávio:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1993 ).
        Outras informações: Professora de Geografia e Oragnização Social e Política do Brasil para o ensino Fundamental.
        Outras informações: Professor de geografia