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Isabel Furlan Jorge

    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI ; JORGE, ISABEL FURLAN ; OLIVEIRA, JOÃO VICTOR PAVESI DE . Ensino em tempo integral e segmentação da oferta: análise dos programas ETI e PEI na rede pública estadual de São Paulo REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 27 , p. 1/ 270078 - 29 , 2022. ISSN: 1809449X.
    • GIROTTO, EDUARDO ; PASSOS, FELIPE ; JORGE, ISABEL ; CARDOSO, VICTOR . Análise da Dinâmica das Matrículas no Ensino Médio na Rede Estadual de Educação de São Paulo (2007-2018) CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 22 , p. 1/ 1753 - 32 , 2022. ISSN: 16451384.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; JORGE, I. F. . Gestão e transparência de dados educacionais na rede estadual paulista (1995-2018): a hegemonia gerencial REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 36 , p. 1248 - 1272 , 2020. ISSN: 24474193.
    • JORGE, I. F. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Perfil e Condições de Trabalho dos Docentes da Rede Estadual de São Paulo a partir dos Microdados do Censo Escolar. In: 10º Encontro REDESTRADO BRASIL Autonomia do Trabalho Docente: caminhos para a sua organização político-pedagógica , 2019 , Recife. Anais do 10º Encontro Redestrado Brasil - Autonomia do Trabalho Docente: caminhos para sua organização político-pedagógica. : , 2019.
    • JORGE, I. F. ; LELIS, R. . Entrevista com José de Souza Martins. Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais, n. 3.. São Paulo : Humanitas , 2012 (Entrevista)
    • Nome do projeto: A Política Educacional na rede estadual paulista (1995-2018) (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Furlan-Jorge, I. , SILVA, R. B. B. , COUTINHO, L. C. S. , NOVAES, L. C. , SILVA, M. P. , FERNANDES, M. J. S. , SANTOS, M. J. , PENNA, M. G. O. , AVELAR, M. , SELEZNEVAS, R. A. , OSHIRO, R. M. , CROCHIK, L. , VEREDA, R. C. , OLIVEIRA, R. T. T. , MATTOS, R. , CAMARGO, R. B. , RAMOS, R. A. , XIMENES, S. B. , VENCO, S. B. , STOCO, S. , CARNEIRO, S. R. G. , ARELARO, L. R. G. , OLIVEIRA, J. V. P. , JACOMINI, M. A. , GIROTTO, E. D. , CORTI, A. P. O. , NASCIMENTO, A. P. S. , BARBOSA, A. , SILVA, B. F. , SANCHEZ, B. G. , MORAES, C. S. V. , SILVA, C. C. , PERRELLA, C. S. S. , BRUINI, E. C. , SANTOS, J. B. S. , PIOLLI, E. , GAMA, E. D. , ALENCAR, F. W. F. , SILVA, F. L. C. , SANTOS, F. V. L. , NASCIMENTO, I. S. , BELLO, I. M. , VIEIRA, J. M. , SILVA, J. A. , OLIVEIRA, S. C. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.
    • Nome do projeto: Dimensões objetiva e simbólica da (des)valorização docente: um estudo sobre os professores da rede pública estadual de São Paulo (2007-2017) (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Furlan-Jorge, I. , HEY, A. P. .
      Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a (des)valorização do trabalho docente na rede pública de ensino do Estado de São Paulo no período de 2007 a 2017. Para tanto, buscamos examinar o tema referido por duas dimensões: objetiva e simbólica. Em relação à primeira dimensão, desenvolvemos um estudo sobre a valorização docente por meio de microdados do Censo Escolar relativos ao perfil e às condições de trabalho dos professores. Em relação à segunda dimensão, investigamos o perfil especificado para os professores nos editais dos concursos públicos realizados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP); o discurso dessa Secretaria por meio do seu canal na plataforma de vídeos gratuita YouTube; imagens sobre o professor presentes em artigos, editoriais, reportagens do Jornal Folha de S. Paulo, veículo de comunicação que se voltou a promover uma doxa sobre a política de educação pública do Estado. Dessa forma, buscamos realizar uma análise do trabalho docente a partir do cruzamento entre o perfil daquele que é professor na rede estadual de São Paulo e as representações que se faz da docência (tanto negativas, quanto positivas), conjugando-se esses dois aspectos para o estudo da valorização do trabalho docente. Identificamos conexões que se estabelecem entre a dimensão objetiva e simbólica da valorização docente: a formação precarizada, as condições de trabalho, os baixos salários são fatores objetivos de desvalorização dos professores, e são também elementos que dão sustentação a uma valorização simbólica da docência que vai no sentido de reafirmar a necessidade de que o professor trabalhe de forma abnegada, cumprindo seu sacerdócio e a missão que lhes é atribuída pela sociedade - a formação do cidadão para a vida em sociedade.
    • Nome do projeto: Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2021) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Furlan-Jorge, I. , JACOMINI, M. A. , GIROTTO, E. D. , SILVA, F. L. C. , OLIVEIRA, J. V. P. , SOUZA, D. B. F. , VICENTE, H. B. L. , SOARES, M. O. , SANTOS, M. J. M. B. , VIÇOTI, M. A. S. , REZERA, D. N. , LOPES, W. J. .
      Descrição: O termo gentrificação escolar vem sendo utilizado por pesquisas no contexto internacional, sendo escassos, no entanto, as investigações no contexto brasileiro. De modo geral, o termo gentrificação caracteriza-se normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano? (BATALLER, 2012, p.10). No caso da gentrificação escolar, esta mudança se refere ao perfil dos estudantes matriculados em determinada unidade educacional. Em diferentes estudos, a mudança do perfil socioeconômico está também relacionada a mudança do perfil étnico-racial, diminuindo a população autodeclarada negra. Desde 2016, temos estudado o processo de implementação do Programa Ensino Integral (PEI) na rede estadual de educação de São Paulo. Criado em 2012, atualmente o Programa está presente em mais de 1000 escolas por todo estado de São Paulo, oferecendo jornadas ampliadas para milhares de estudantes. Nas pesquisas até aqui realizadas, é possível verificar que esta política educacional tem produzido mudanças significativas na rede estadual de educação de São Paulo, sendo uma delas a alteração no perfil socioeconômico dos estudantes nas escolas participantes do Programa. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Ensino Integral (PEI) na dinâmica da rede estadual de educação em São Paulo, com o intuito de verificar se a implementação do Programa tem produzido processos de gentrificação escolar nas unidades participantes e ampliando desigualdades escolares e socioespaciais. Para isso, realizaremos estudo longitudinal quali-quanti com unidades participantes do programa entre 2012 e 2021 em diferentes regiões do estado de São Paulo. Entre os resultados esperado, buscaremos produzir evidências que permitam aperfeiçoar a oferta de ensino integral em São Paulo considerando a busca pela equidade do direito à educação.
    • Nome do projeto: O 'jovem' Florestan e a educação (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Furlan-Jorge, I. , HEY, A. P. .
      Descrição: Uma obra como a de Florestan Fernandes, que se apresenta como uma das principais matrizes da sociologia brasileira, ainda se abre para novas leituras e novas tentativas de interpretação. Sendo assim, interessa-me empreender uma releitura de parte da obra de Florestan Fernandes, tendo em vista contribuir com a sistematização e interpretação da obra desse autor no que ela se relaciona com a educação. O tema da educação, por ter sido sempre tão caro ao sociólogo, é recorrente em sua obra. Dada a vasta produção do autor, optei por centrar minha análise nos trabalhos produzidos por Florestan no período de sua formação acadêmica (1941- 1953), estabelecendo, como marco inicial, a sua entrada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP) em 1941, e, como marco final, a defesa da sua tese de livre-docência em 1953. Pretendo desenvolver uma análise crítica e sistemática das obras do autor que se inserem no período delimitado, com o objetivo de compreender em que medida, em suas análises sobre o Folclore na cidade de São Paulo e sobre a Sociedade Tupinambá, Florestan Fernandes trata também do tema da educação, identificando as categorias sociológicas e as teses por ele empregadas ao analisar a educação. Trata-se de realizar uma análise internalista de obras selecionadas de Florestan Fernandes com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre a abordagem propriamente sociológica da educação realizada pelo autor.
  • Formação Acadêmica: 2
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
      • Curso: Ciências Sociais (Licenciatura)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: Ciências Sociais (Bacharelado)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O 'jovem' Florestan e a educação
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Bolsista pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP para trabalhar no projeto "Website Segurança e Cidadania: promovendo a prevenção da violência e a transparência no campo da segurança pública", desenvolvido pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP).
        Outras informações: Auxiliar de pesquisa
    • Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: ISSN:2237-2423
    • Consórcio de Informações Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: O Consórcio de Informações Sociais (CIS) é um sistema de intercâmbio de informações científicas sobre a sociedade brasileira. Tem como objetivo oferecer gratuitamente dados qualitativos e quantitativos resultantes de pesquisas sobre vários aspectos da vida social. Resultado de um convênio entre a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e o Departamento de Sociologia da FFLCH-USP, o CIS é coordenado pelo Prof. Dr. Brasílio Sallum Jr. Bolsa ATP-B concedida pelo CNPq. Projeto 550020/2011-0. Processo 371106/2011-7.
        Outras informações: Estagiário
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação do Desenvolvimento Administrativo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Estagiária
    • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professor Educação Básica II
    • Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).