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João Paulo de Freitas Campos

    • É antropólogo, crítico, curador e professor de cinema. Graduado em Ciências Sociais pela UFMG (2016) e mestre em Antropologia Social pela USP (2019). Doutorando em Antropologia Social na USP, com co-orientação em Meios e Processos Audiovisuais (previsão de defesa em 2023). Professor no curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e na Academia Internacional de Cinema (AIC-SP). Estuda as aparições de cidades no cinema, com ênfase nos filmes de Adirley Queirós. É pesquisador dos núcleos de pesquisa Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA-USP, coord. John Dawsey) e História da Experimentação no Cinema e na Crítica (HECC-USP, coord. Rubens Machado Jr.). Participou do 18 Talents Buenos Aires (Universidad del Cine) como crítico de cinema. Já publicou mais de 50 críticas, ensaios e artigos em veículos independentes de arte e cinema, periódicos acadêmicos, catálogos de festivais de cinema e livros. Como crítico, edita a Zagaia em Revista, publicação independente dedicada aos debates sobre arte e política. É redator da Multiplot!, revista de crítica de cinema. Também é colaborador do site Cine Limite. Programou uma série de cineclubes, como o cinefronteira (MG), o cinecubo IAB-SP (SP) e o cineMOLA (SP). É co-fundador e curador do Cineclube Disgraça (CCSP). Já participou de vários processos curatoriais em festivais brasileiros, como Mostra de Tiradentes (assistente de curadoria e pesquisa), Festival de Diamantina (curadoria de longas e curtas), entre outros. Faz parte da comissão brasileira de curadoria do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (festcurtasbh) e do grupo de curadores do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Pará (Prêmio Jean Rouch).Tem experiência nas áreas de antropologia visual; antropologia da performance; história, teoria e crítica cinematográficas. Principais interesses de pesquisa: análise de filmes; teoria e crítica cinematográfica; cinema e cidades; periferias; cidades pós-coloniais; cinemas periféricos; cinemas pós-coloniais; cinema africano; cinema e performance; cinema brasileiro; documentário; filme etnográfico; cinema e espaço; cinema e desigualdade social; cinema e relações de classe; cinema comparado; cultura audiovisual; cineclubes e cineclubismo; antropologia visual; antropologia da performance; antropologia urbana; história das cidades; história do cinema; temporalidades.

       

      Links:    

    • Antropologia das Formas Expressivas
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Caveiras-Berrantes: Performance e Profecia em Era uma vez Brasília (2017) GIS - GESTO, IMAGEM E SOM - REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 8 , p. 1 - 37 , 2023. ISSN: 25253123.
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Movimento e espaço urbano em 'A cidade é uma só?' (2011) Rasante , v. 7 , p. 20 - 34 , 2022. ISSN: 25948946.
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . (Resenha) Práticas, conflitos, espaços: pesquisas em antropologia da cidade TESSITURAS: REVISTA DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA , v. 9 , p. 412 - 417 , 2021. ISSN: 23189576.
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Delírio Fantasma, ou os Tempos de 'Era uma Vez Brasília' Revista Iluminuras , v. 21 , p. 359 - 388 , 2020. ISSN: 19841191.
    • Mundos da morte: Representação e transição do morrer em Tolstói ARQUIVOS DO CMD , v. 3 , p. 57 - 78 , 2016. ISSN: 23185422.
    • poder da arte NOVOS DEBATES - FÓRUM DE DEBATES EM ANTROPOLOGIA , v. 2 , p. 263 - 269 , 2015. ISSN: 23580097.
    • Lucien de Rumbempré: a história de um fracasso REVISTA TRÊS [...] PONTOS (UFMG) , v. 9 , p. 51 - 59 , 2014. ISSN: 1808169X.
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. ; Vênus, Rita . Você é meu inimigo! Uma questão de filiação. 24º FestcurtasBH Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (Catálogo bilíngue), v. 1, p. 115 - 119, 2022.
    • MAIA, C. ; DUARTE, Daniel Ribeiro ; CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Pensar com a ruína. 24º FestcurtasBH Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (Catálogo bilíngue), v. 24, p. 65 - 70, 2022.
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Trilhas no caos. Catálogo 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, v. 26, p. 46 - 48, 2023.
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Fúria: imagens do Brasil a contrapelo. Catálogo forumdoc.bh 2020, v. 24, p. 210 - 213, 2020.
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Brasília em chamas: outras imagens da cidade modernista. In: XII Congresso Internacional AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Moviment , 2023 , Vila Real (Portugal). Anais do XII Congresso Internacional AIM. Vila Real : AIM, 2023. p. 12 - 12.
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Ceilândia, Cidade Aberta. In: 20º Congresso Brasileiro de Sociologia , 2021 , Virtual. Anais do 20º Congresso Brasileiro de Sociologia. Belém : SBS, 2021. p. 1 - 1.
    • Da nossa memória fabulamos nóis mesmos: a política da rememoração na obra de Adirley Queirós. In: II Colóquio Internacional Cinema e História , 2017 , São Paulo. II Colóquio Internacional Cinema e História (Anais). São Paulo : Escola de Comunicação e Artes - USP, 2017. p. 47 - 48.
    • Cinema do concreto: notas para uma antropologia da composição cinematográfica. In: 42º Encontro Anual da ANPOCS , 2018 , Caxambu. Anais do 42º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo : ANPOCS, 2018. p. 1 - 1.
    • MOTTA, T. . A encruzilhada das sobrevivências. In: II Seminário de estética e crítica de arte: arte e política, territórios em disputa , 2015 , São Paulo. II Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP Arte e Política: Territórios em Disputa. : , 2015. p. 137 - 138.
    • Cinema e território: estudo comparativo de práticas cineclubistas. In: II Seminário de estética e crítica de arte: arte e política, territórios em disputa , 2015 , São Paulo. II Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP Arte e Política: Territórios em Disputa. : , 2015. p. 75 - 76.
    • Boemia artística e paisagem urbana: o ruído vira-lata. In: Congresso Internacional Espaços Comuns e as Cidades de Exceção , 2014 , Belo Horizonte. Anais do Congresso Internacional Espaços Comuns e as Cidades de Exceção. Belo Horizonte : Marginália Comunicação, 2014. p. 119 - 121.
    • Heterotopias Urbanas: Arte, Paisagem e Rebelião em Belo Horizonte. In: 7º Seminário Mestres e Conselheiros: Agentes Multiplicadores do Patrimônio , 2015 , Belo Horizonte. 7º Seminário Mestres e Conselheiros: Agentes multiplicadores do patrimônio (Anais). : , 2015.
    • CASTRIOTA, L. B. ; SOUSA, V. P. ; SOUZA, I. V. A. S. ; MARTINS, F. A. . Economia local e desenvolvimento urbano: o caso do bairro Lagoinha, Belo Horizonte. In: Habitar 2014 , 2014 , Belo Horizonte. Anais do Habitar 2014. Belo Horizonte : IAB-MG; IEDS, 2014.
    • Boemia artística e paisagem cultural: o ruído vira-lata. In: 3º Colóquio ibero-americano de paisagem cultural, patrimônio e projeto , 2014 , Belo Horizonte. 3º Colóquio Ibero-Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e projeto (Anais). Belo Horizonte : IEDS; MACPS; IPHAN, 2014.
  • Outras Produções Bibliográficas: 42
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Fungos (Amanda Devulsky, 2022). Rio de Janeiro : Revista Multiplot! , 2023 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Mente aberta com corpo fechado (Caixa Preta, Bernardo Oliveira e Saskia, 2021). Rio de Janeiro : Revista Multiplot! , 2023 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Operário, Personagem Fantasma. Nova York : Cine Limite , 2022 (Ensaio)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Worker, Phantom Character. Nova York : Cine Limite , 2022 (Ensaio)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Os deuses da cidade (Os mestres loucos, 1955). Rio de Janeiro : Multiplot! , 2022 (Ensaio)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Os sonhos de gente pobre (Grade, 2022). São Paulo : Zagaia em Revista , 2022 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Cataclisma ou a poesia do fim (Avá: até que os ventos aterrem, 2022). São Paulo : Zagaia em Revista , 2022 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Como transar na pandemia de covid 19 com segurança (Seguindo todos os protocolos, 2022). São Paulo : Zagaia em Revista , 2022 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . O retorno do filme de gângster (Ingra!, 2022). São Paulo : Zagaia em Revista , 2022 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Deixa rolar (Qual é a grandeza?, 2022). : Zagaia em Revista , 2022 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Futuro vadio (Curtas jornadas noite adentro, 2021). São Paulo : Zagaia em Revista , 2022 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Fisionomia do apocalipse (A máquina infernal, 2021). Rio de Janeiro : Multiplot! , 2021 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Cinema da crueldade (Centelha, 2021). São Paulo : Zagaia em Revista , 2021 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Quem sou eu? (Marco, 2021). São Paulo : Zagaia em Revista , 2021 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Ossatura da desigualdade (Pão e gente, 2020). São Paulo : Zagaia em Revista , 2021 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Romper a fantasmagoria dos territórios (Território Suape, 2020). São Paulo : Zagaia em Revista , 2020 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Tragédia no paraíso ou o mundo feliz dos homens (As duas faces da felicidade, Agnès Varda). Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2021 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . ?Eu não sei. Tenho medo? ? Zagaia em Revista entrevista Dácia Ibiapina. SAO PAULO : Zagaia , 2020 (Entrevista)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . O que acontece quando um filme dança? (O Pagode de Amarante, 1984). São Paulo : Zagaia , 2020 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Noturno de Belo Horizonte (Vigília, 2020). São Paulo : Rasante , 2020 (Crítica de cinema)
    • O peso da duração. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • O risco de escutar, o risco de mostrar. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • Morada burguesa. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2018 (Crítica de cinema)
    • A harmonia da devastação. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • Um filme banal. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • O apocalipse segundo Adirley Queirós. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • Forjando pontes. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • Cristiano, um narrador. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro: uma montagem tensa. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • Melodrama em cinco atos. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2018 (Crítica de cinema)
    • O olhar publicitário ou a otimização da revolta. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2018 (Crítica de cinema)
    • Dois Gestos, Um Projeto: Panorama Sobre Alguns Curtas de Leon Hirszman. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2018 (Crítica de cinema)
    • Um surrealista no capitalismo tardio. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2018 (Crítica de cinema)
    • Cartografia de desejos. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • A imagem pode transformar?. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • Martírio ou três séculos de resistência Guarani-Kaiowá. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • À espera do silêncio. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • Relato de um corpo fora do lugar. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • forumdoc 20 anos (ou Duas Décadas de um Cinema Menor). Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • O último dia de um condenado qualquer. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2017 (Crítica de cinema)
    • Elogio ao espontâneo. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2016 (Crítica de cinema)
    • A bomba no supermercado. Belo Horizonte : Revista Rocinante , 2016 (Crítica de cinema)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Brasília em chamas: outras imagens da cidade modernista. 2023 (Congresso)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Movimento e espaço urbano em 'A cidade é uma só?' (2011). 2022 (Comunicacao)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Ceilândia, Cidade Aberta: a periferia como presença insurgente em 'A cidade é uma só?' (2011). 2022 (Comunicacao)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Ceilândia, Cidade Aberta. 2022 (Comunicacao)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Caveiras-berrantes: profecia e performance em Era uma vez Brasília (Adirley Queirós, 2017). 2021 (Comunicacao)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Ceilândia, Cidade Aberta. 2021 (Comunicacao)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Notas sobre o espaço em Era uma vez Brasília (Adirley Queirós, 2017). 2021 (Comunicacao)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Perambulação como presença insurgente nos filmes de Adirley Queirós: estética e política entre Ceilândia e Brasília. 2020 (Comunicacao)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Ceilândia no meio do mundo. 2020 (Comunicacao)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. ; FOSTER, L. ; Reis, F. V. ; PARENTE, L. . Curta-metragem no Brasil entre o experimental e o amadorismo. 2020 (Conferência)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. ; AUTRAN, A. ; IBIAPINA, Dácia . Imagens do Brasil a contrapelo: Zagaia conversa com Dácia Ibiapina. 2020 (Conferência)
    • Imagem dialética e cronotopo: escavando a dimensão espaço-temporal das imagens. 2019 (Seminário)
    • Imagem dialética como método. 2019 (Comunicacao)
    • Delírio fantasma ou os tempos de Era uma vez Brasília. 2019 (Comunicacao)
    • BARBOSA, A. ; SANTOS, Carolina Junqueira . Poéticas da imagem, imagens da memória. 2019 (Conferência)
    • 'Da nossa memória fabulamos nóis mesmos': a política da rememoração na obra de Adirley Queirós. 2017 (Comunicacao)
    • PAULA, A. F. M. . Harmony Korine e a potência da imagem etnográfica. 2016 (Congresso)
    • Literatura marginal contemporânea e o cânone. 2016 (Conferência)
    • Cineclube FAFICH e forumdoc.ufmg: cinema e extensão. 2015 (Conferência)
    • FÍGOLI, L. . Rebeliões poéticas: notas sobre um imaginário potente e transformador. 2016 (Congresso)
    • Rebeliões artísticas: estudo comparativo de um imaginário potente e transformador. 2015 (Comunicacao)
    • MOTTA, T. . A encruzilhada das sobrevivências. 2015 (Comunicacao)
    • Cinema e território: estudo comparativo de práticas cineclubistas. 2015 (Comunicacao)
    • Heterotopias urbanas: arte, paisagem e rebelião em Belo Horizonte. 2015 (Comunicacao)
    • A inversão como estratégia do imaginário: arte, rebelião e reinvenção em Belo Horizonte. 2015 (Comunicacao)
    • CASTRIOTA, L. B. ; SOUSA, V. P. ; SOUZA, I. V. A. S. ; MARTINS, F. A. . Economia local e desenvolvimento urbano: o caso do bairro Lagoinha, Belo Horizonte. 2014 (Seminário)
    • Boemia artística e paisagem cultural: o ruído vira-lata. 2014 (Congresso)
    • Boemia e rebeldia: os vira-latas de Belo Horizonte. 2014 (Congresso)
    • A produção coletiva da arte e o público: tópicos em Dostoiévski. 2012 (Seminário)
    • Boemia e rebeldia: os vira-latas de Belo Horizonte. 2014 (Seminário)
    • Lucien de Rumbempré: a história de um fracasso. 2013 (Seminário)
    • O poeta de Balzac: a trajetória de Lucien de Rubempré no campo literário parisiense. 2013 (Congresso)
    • CHAVES, G. M. ; NUNES, R. L. C. ; VAL, C. C. . Programa Caleidoscópio (TV Horizonte): Cineclubes. 2014 Televisão (TV Horizonte), internet
    • DAWSEY, J. C. ; CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . Napedra Origens. 2021 Youtube
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. ; Nwabasili, M. Q. ; Belico, E. . Curta-metragem no Brasil contemporâneo: variações estilísticas. 2022 www.curtametralha.com.br
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. ; GUERRA, N. ; MAAN, G. ; BOGADO, M. . Curta-metragem como ofício ontem e hoje. 2022 www.curtametralha.com.br
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. ; SOUTO, Mariana ; PINTO, R. A. ; MINEIRO, A. B. . Cinema e relações de classe. 2022 www.curtametralha.com.br
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. ; OLIVEIRA, B. ; SASKIA, S. . Trem fantasma: João Paulo Campos conversa com Bernardo Oliveira e Saskia sobre Caixa Preta, 2022. 2023 Revista Multiplot!
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. ; DEVULSKY, A. ; MARQUES, L ; GARCIA, P. B. . Recusa aos monumentos: conversa entre João Paulo Campos, Amanda Devulsky, Pedro B. Garcia e Luisa Marques sobre Vermelho Bruto, 2022. 2023 Revista Multiplot!
    • Cineclube FAFICH. 2015 Rádio
    • Sabotage: o maestro do Canão - estreia do documentário em Belo Horizonte, no Cineclube FAFICH. 2015 Rádio
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. ; Abreu, C. ; CIRINO, G. ; GARCIA, J. ; SCHOUTEN, A. M. . Antropologia benjaminiana, performance e experiência. 2021 Youtube
    • MODESTO, A. L. . IX Jornada de Ciências Sociais: A arte na cidade. 2012 (Programa de Educação Tutorial)
    • MODESTO, A. L. ; CASTRO, C. M. . X Jornada de Ciências Sociais: América Latina. 2013 (Programa de Educação Tutorial)
    • MODESTO, A. L. . V Graduação em foco. 2012 (Programa de Educação Tutorial)
    • CASTRO, C. M. . VI Graduação em foco. 2013 (Programa de Educação Tutorial)
    • MODESTO, A. L. . CinePET: Nova perspectiva dos colonizadores e colonizados. 2013 (Programa de Educação Tutorial)
    • BARRETO, D. B. . Sociologia de Boteco: Incesto e dominação masculina. 2012 (Programa de Educação Tutorial)
    • ANDRADE, K. V. . CinePET: Suicídio. 2014 (Programa de Educação Tutorial)
    • ANDRADE, K. V. . Sociologia de Boteco: Suicídio. 2014 (Programa de Educação Tutorial)
    • MODESTO, A. L. . CicloPET. 2012 (Programa de Educação Tutorial)
    • MODESTO, A. L. . CicloPET. 2013 (Programa de Educação Tutorial)
    • CASTRO, C. M. . CicloPET. 2014 (Programa de Educação Tutorial)
    • MODESTO, A. L. . Comemoração dos 71 anos do curso de Ciências Sociais - UFMG. 2012 (Programa de Educação Tutorial)
    • MODESTO, A. L. . PET Trajetória: Antonio Mitre e Vera Alice Cardoso. 2013 (Programa de Educação Tutorial)
    • CASTRO, C. M. ; BATISTA, N. F. . XI Jornada de Ciências Sociais: O som e o sentido - interfaces entre a música e as Ciências Sociais. 2014 (Programa de Educação Tutorial)
    • MODESTO, A. L. . CinePET: O novo mundo. 2012 (Programa de Educação Tutorial)
    • MODESTO, A. L. . CinePET: Incesto e a dominação masculina. 2012 (Programa de Educação Tutorial)
    • ROSE, I. S. ; PAULA, A. F. M. ; BATISTA, M. N. ; MARQUES, P. H. . Sessão do filme "Karaí ha'egui kunha karaí'eté: Os verdadeiros líderes espirituais", de Alberto Alvares. 2015 (Cineclube FAFICH // Coletivo Encontro dos Saberes // PPGAN/UFMG)
    • SA, R. . Mostra São Paulo Cinema Anônimo. 2018 (Centro Cultural São Paulo)
    • SA, R. . Mostra São Paulo Cinema Anônimo BH. 2017 (Fundação Clóvis Salgado)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . 2ª Mostra de Curtas do cinecubo IAB-SP. 2020 (Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo)
    • CAMPOS, J. P. F. ; CAMPOS, J. P. F. . 24º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. 2022 (Fundação Clóvis Salgado)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. . Mostra Curtametralha: Cinema e Ação. 2022 (Ponta de Anzol)
    • CASTRO, C. M. ; BATISTA, N. F. ; MARQUES, P. H. . PET Trajetória: Ronaldo de Noronha e Antonio Augusto. 2014 (Programa de Educação Tutorial)
    • CAMPOS, JOÃO PAULO DE FREITAS ; CAMPOS, J. P. F. ; Toro, V . Espaço no cinema - Cidades do Cinema. 2021 (Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo)
    • Nome do projeto: CinePET (2011 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPOS, J. P. F. , CASTRO, C. M. , BATISTA, N. F. , MARQUES, P. H. .
      Descrição: O CinePET é um projeto vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto busca resgatar a cultura cineclubista, promovendo eventos regulares em que acontecem exibições de filmes seguidos de uma curta palestra de um (ou mais) convidado(s) e um subsequente debate. Todos os eventos seguem temáticas específicas, de modo que as palestras e debates buscam uma construção epistêmica interdisciplinar através do diálogo entre o cinema e outras disciplinas da área das humanidades.
    • Nome do projeto: Lucien de Rumbempré: a história de um fracasso (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPOS, J. P. F. .
      Descrição: Esta pesquisa propõe uma análise sociológica do romance Ilusões Perdidas de Honoré de Balzac. A trajetória do protagonista Lucien de Rubempré no pré-campo ? ou protocampo ? literário francês no período da Restauração Francesa é analisada como uma objetivação feita por Balzac das próprias condições de produção literária de sua época, trabalhada e formalizada no romance. Assim, Lucien é concebido como uma espécie de alter ego de Balzac, personificando em seus dramas as lutas literárias e as constrições simbólicas e materiais da produção cultural da primeira metade do século XIX. O trabalho investiga a questão da autonomização do campo literário francês através do drama de Lucien de Rubempré, em um momento em que a literatura ainda era fortemente influenciada e dominada por imperativos externos ao campo de produção propriamente literária.
    • Nome do projeto: Rebeliões poéticas: estudo etnográfico sobre o Sarau Vira-Lata, de Belo Horizonte (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPOS, J. P. F. .
      Descrição: Este estudo focaliza as intervenções estético-políticas promovidas pelo movimento Sarau Vira-Lata que, desde 2011, organiza encontros de poesia em diversos pontos da cidade de Belo Horizonte. Essas intervenções urbanas são, de acordo com a nossa interpretação, ações ritualizadas de rebeldia ? no sentido que Max Gluckman (2011) dá aos ?rituais de rebelião? ?, que inventam novas paisagens culturais e canalizam insatisfações e acusações políticas, estreitando as relações entre poesia e vida, estética e política. Ao ocupar espaços públicos e convertê-los em palcos de rebeliões poéticas, estes jovens artistas exploram o poder da arte de transformar o real dado numa realidade reflexiva e criativa, em processo de constante reinvenção, aproximando-se das expressões artivistas contemporâneas. O foco do trabalho será, portanto, compreender as relações entre arte e espaço resultantes dessas intervenções, com o objetivo de analisar como esses atores buscam reinventar a cidade e a arte.
    • Nome do projeto: Alterando o paradigma do inventário de patrimônio: o sistema de fonte aberta Arches (2014 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: CAMPOS, J. P. F. , CASTRIOTA, L. B. , SOUSA, V. P. , SOUZA, I. V. A. S. , MARTINS, F. A. , FÍGOLI, L. , CARSALADE, F. L. , CAVALLIERI, J. .
      Descrição: Trata-se de projeto de ensino e pesquisa que procura adaptar o Projeto Arches, um sistema geo-espacial de informações, de fonte aberta, baseado na web, para inventário e gestão do patrimônio cultural, desenvolvido pelo Getty Conservation Institute (GCI) e o World Monuments Fund (WMF), para a realidade brasileira, utilizando-o para o ensino da Arquitetura e do Urbanismo e de Conservação e Restauro de Bens Móveis, além de produzir material didático para os alunos da graduação. Pretende-se analisar detidamente o sistema Arches, e utilizá-lo no âmbito da disciplina Patrimônio Cultural (ACR023), ministrada para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Conservação e Restauro de Bens Móveis, para se realizar, como projeto-piloto, o inventariamento cultural do bairro da Lagoinha, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte. Esse bairro ao mesmo tempo tradicional e degradado se presta à perfeição para a utilização de um inventariamento cultural em profundidade, que não só poderá constituir importante banco de dados sobre a região, mas também poderá subsidiar futuras intervenções para sua recuperação. Com o Arches estaremos introduzindo uma metodologia avançada que dialoga com outras plataformas e coloca o trabalho de nossos discentes em contato com uma comunidade internacional de usuários. Além disso, os dados coletados, a serem amplamente disponibilizados através da web, podem fornecer subsídios para a realização de projetos de intervenção em outras disciplinas, tanto no campo da Arquitetura, quanto do Urbanismo.
    • Nome do projeto: Cineclube FAFICH (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPOS, J. P. F. , ANDRADE, A. C. , PAULA, A. F. M. , MALTA, L. H. S. , GRECO, B. .
      Descrição: O Cineclube FAFICH é um projeto de extensão de alunos da FAFICH-UFMG. A proposta é realizar mostras de cinema de Belo Horizonte e região metropolitana, articulando debates, palestras e minicursos, com a finalidade de estabelecer uma relação profícua entre realizadores, especialistas e o público, num debate contínuo entre cinema e sociedade. Assim, o coletivo busca resgatar a cultura cineclubista na universidade e na cidade, colaborando para a democratização da cultura e valorização do cinema nacional.
    • Nome do projeto: Modernismo em disputa: lutas no campo artístico mineiro (1944-1970) (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPOS, J. P. F. , FÍGOLI, L. , NORONHA, R. , GUIMARÃES, João Ivo Duarte .
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar, da perspectiva da sócio-antropológica, um período chave do processo de constituição do campo das artes plásticas em Belo Horizonte, Minas Gerais, caracterizado por intensas lutas de concorrência entre agentes destacados do mundo artístico durante as décadas de 1940, 50 e 60. A pesquisa proposta constitui uma nova etapa do projeto de pesquisa iniciado em 2007 pelo Núcleo de Estudos em Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Minas Gerais (NECC-UFMG http://www.fafich.ufmg.br/necc), intitulado ?Campo artístico em Minas: tradição, modernidade e poder político?, que se debruçou sobre o período compreendido entre as décadas de 1910 e 1930, primeiro momento da formação do campo das artes plásticas em BH. A primeira etapa, encerrada em 2010, foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A seguir, a pesquisa se voltou para um momento peculiar do processo constitutivo do campo, marcado pela ?rebelião? de jovens artistas que, em 1936, se congregam numa exposição de artes plásticas de feições modernistas, conhecida como Salão do Bar Brasil, no intuito de dar vazão a expressões artísticas excluídas das exposições oficiais. O Salão do Bar Brasil dará inicio à mudança de rumos do mundo artístico em Belo Horizonte, provocando a criação dos Salões de Belas Artes da Prefeitura e, mais tarde, a vinda do pintor fluminense, Alberto da Veiga Guignard, em 1944. Assim, o campo artístico que se constituiu e expandiu durante as primeiras décadas do século XX em Belo Horizonte viu-se polarizado por posições estéticas e pedagógicas antagônicas: umas ditas ?acadêmicas? e outras ?modernistas?. As lutas artísticas que eclodiram na metade do século XX se organizaram em torno de duas grandes figuras que lideravam o mundo das artes locais. De um lado, o pintor Aníbal Pinto de Matos, cuja reputação foi construída nas décadas anteriores; do outro, o pintor Alberto da Veiga Guignard, recém-chegado à cidade, contava com o aval do então prefeito Juscelino Kubitscheck. Estes confrontos manifestavam, segundo a lógica própria do campo artístico em formação e nos códigos das linguagens artísticas, os conflitos ideológicos e políticos que atravessavam a sociedade brasileira na época, traduzidos nas disputas entre frações sociais tidas como ?tradicionais? e segmentos tidos como ?modernos?. A pesquisa focaliza, portanto, um período especialmente crítico, e acreditamos revelador, do campo artístico mineiro e especialmente o belo-horizontino, no qual ocorreram importantes transformações estruturais e ideológicas na sociedade mineira, buscando captar e explicitar a trama de relações estruturais, isto é, de posições e oposições dos agentes e das instituições artísticas, assim como os complexos processos sociais que desenharam as novas feições deste campo. A pesquisa visa explicitar um momento da história das artes plásticas mineiras que tem merecido a atenção sobre tudo de historiadores e críticos da arte, memorialistas, jornalistas etc., aguardando por uma análise sociológica crítica que permita compreender de uma nova angulação as transformações que experimentou o campo e as várias frações sociais e instituições que o constituem. Ao lado desse olhar estrutural, a pesquisa pretende contribuir para a compreensão das mudanças da sensibilidade dos agentes, ou seja, dos novos modos de ver e apreciar a produção artística moderna. Desse modo, pela via da análise das imagens, o estudo visa recuperar os esquemas do gosto artístico que informavam o ?olhar modernista?.
    • Nome do projeto: forumdoc.ufmg.2015 (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPOS, J. P. F. , LANNA, L. , RENA, P. , MAIA, P. , QUEIROZ, R. C. , MINEIRO, A. , MESQUITA, C. C. .
      Descrição: Há 15 anos consecutivos, o forumdoc.bh tem sido espaço para difusão, reflexão, atualização e partilha do cinema documentário em Belo Horizonte. Criado pelo esforço conjunto de professores e alunos da UFMG, o evento conta, desde a sua fundação, em 1997, com a parceria da UFMG, desenvolvendo parte de suas atividades no Campus. O presente projeto visa consolidar e intensificar esta parceria, desenvolvendo e prolongando, ao longo do ano, as ações realizadas de maneira concentrada durante o forumdoc.bh (realizado anualmente pela Associação Filmes de Quintal, no mês de novembro, no Cine Humberto Mauro e em diferentes espaços da UFMG). Oficinas, seminários e sessões comentadas de filmes, realizados a partir de um pensamento curatorial que busque identificar e enfrentar os principais vetores do debate sobre a questão do cinema documental, comporão as ações a serem desenvolvidas pelo Projeto
    • Nome do projeto: Arranjo Produtivo Local (A.P.L.) tradicional e revitalização urbana: o Projeto Lagoinha (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPOS, J. P. F. , CASTRIOTA, L. B. , SOUSA, V. P. , SOUZA, I. V. A. S. , FÍGOLI, L. , CARSALADE, F. L. , CAVALLIERI, J. , MARQUES, Y. L. , PEREIRA, H. D. L. , PEREIRA, A. F. .
      Descrição: Processos de revitalização urbana ao redor do mundo têm, via de regra, produzido expulsão da população e dos pequenos negócios locais, configurando o fenômeno denominado de gentrificação pela literatura especializada. Tradução literal do inglês gentrification, esse processo afetaria uma região ou bairro com profundas alterações das dinâmicas da composição do local, caracterizando-se pela instalação de novos tipos de usos e habitantes, que vêm substituir os antigos moradores de mais baixa renda. Essa expulsão é muitas vezes provocada pela própria valorização dessas áreas, que traz um aumento de custos e serviços, que dificulta a permanência dos antigos ocupantes. (ARANTES; VAINER; MARICATO, 2002; NOBRE, 2003; BIDOU-ZACHARIASEN, 2006.) Frente a isso, esta pesquisa, pretende investigar como o fortalecimento de um Arranjo Produtivo Local (A.P.L.) existente, mas ainda incipiente, que vincula ofícios tradicionais ao comércio de móveis e antiguidades, num bairro de Belo Horizonte que está prestes a receber uma intervenção de revitalização, poderia servir como base para o desenvolvimento local, contribuindo para minorar a gentrificação. Neste trabalho articulam-se as temáticas da preservação do patrimônio e da economia criativa, respondendo-se, assim, à diretriz do Plano da Secretaria da Economia Criativa, que aponta como ação a ser desenvolvida em conjunto com o IPHAN, o fomento e a promoção ?a arranjos produtivos tradicionais vinculados a bens tombados, registrados e/ou paisagens culturais? (MINC, 2011, p. 59). Com essa junção, acreditamos também poder desenvolver uma metodologia aplicável a outros casos que apresentem configurações semelhantes, demonstrando que a economia criativa (relacionada às artes e aos modos tradicionais de vida) pode, de fato, servir de ponto de apoio para reorganizar e re-significar positivamente os espaços urbanos. Para essa pesquisa, reuniu-se um grupo multidisciplinar de pesquisadores, ligados ao Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais, que já vêm trabalhando há mais de 15 anos com essa temática, e que, entre outros, foram os responsáveis pelo Projeto de Reabilitação Integrada da Lagoinha (1995/96) e pelo Projeto Mestres Artífices (2011), realizado em parceria com o IPHAN. Trata-se de equipe altamente experiente, que reúne pesquisadores das áreas de Arquitetura, Design, Antropologia, Psicologia e Direito. Metodologicamente o trabalho se articulará num cruzamento de pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e trabalhos de síntese e prospecção, sendo os dados levantados trabalhados inicialmente em bancos de dados criados e, posteriormente, em textos analíticos. Além disso, por se tratar de pesquisa aplicada, será dada especial ênfase à participação e retorno à comunidade envolvida, bem como à ampla difusão dos resultados. Em termos de infraestrutura, o Projeto tem à sua disposição a excelente estrutura oferecida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das mais bem equipadas do país. Como se mostrará a seguir, a pesquisa proposta utilizará uma rede de laboratórios já existentes, que oferecem uma boa base para desenvolvimento das atividades propostas, bem como os recursos materiais obtidos junto às agências de fomento para outros projetos de pesquisa. Cabe frisar que essa possibilidade é importante para o desenvolvimento da abordagem interdisciplinar, permitindo que o projeto de pesquisa não sofra limitações de infraestrutura e avance no sentido da verticalidade do conhecimento. Apesar de ainda não contar com recursos financeiros suplementares, o projeto já articulou a parceria com o Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (IEDS), instituição sem fins lucrativos sediada em Belo Horizonte, que desenvolve projetos ligados à sustentabilidade, atuando especialmente nas áreas do planejamento urbano, patrimônio, educação e cultura
    • Nome do projeto: O pensamento cinemático de Adirley Queirós: cinema, cidade e história entre Ceilândia e Brasília (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPOS, J. P. F. .
      Descrição: Este projeto objetiva investigar as relações entre cinema, cidade e história a partir da análise de quatro longa-metragens do cineasta brasileiro Adirley Queirós (Ceilândia-DF): A cidade é uma só? (2011); Branco sai preto fica (2014); Era uma vez Brasília (2017); e Mato seco em chamas (work in progress). Partimos da hipótese de que os filmes deste autor apresentam um pensamento sobre as cesuras de Brasília e o movimento de sujeitos subalternizados entre a cidade-monumento e sua extensa periferia. Nesta jornada, pretendemos construir uma abordagem para a análise de filmes que notabiliza, simultaneamente, as características formais da obra e a tematização ou crítica da vida social que esta apresenta. Para tanto, o presente experimento combina conceitos e métodos da antropologia da performance, antropologia visual e teoria e crítica de cinema.
    • Nome do projeto: O inferno do agora: uma leitura de Era uma vez Brasília (2017) (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPOS, J. P. F. .
      Descrição: Este projeto apresenta uma leitura do filme Era uma vez Brasília (2017), do cineasta Adirley Queirós, habitante da Ceilândia. A análise da obra é realizada através de um trabalho descritivo de sua mise en scène e da relação que estabelecemos no texto entre a obra do filósofo Walter Benjamin e o filme. Nesta jornada, partimos de uma perspectiva teórico-metodológica que procura pensar com as operações estéticas que o filme utiliza para compor arranjos de imagem e som. Diante da mise en scène, nos portamos como caçadores no encalço de uma presa: procuramos sinais e vestígios no ecrã e na banda sonora para pensar como o filme de Queirós constrói uma ?imagem dialética? (BENJAMIN, 2018) do presente histórico nacional. Pensando com o ?paradigma indiciário? de Carlo Ginzburg (1989) e com a teoria do conhecimento de Benjamin, descrevemos uma série de ?aparições?: terrenos baldios, histórias do passado, vislumbres do futuro, caveiras e outros elementos emergem na obra, tornando próxima ao espectador uma constelação de distâncias capazes de nos surpreender e nos despertar para uma situação infernal. O cinema se torna, nessa perspectiva, uma máquina que faz aparecer, apresentando ao espectador mundos e personagens distantes que podem subverter a história oficial ou as ?narrativas do progresso? (TSING, 2015). A nossa hipótese afirma que esta obra elabora uma imagem dialética do período entre o golpe de Estado de 2016 e o governo provisório de Michel Temer, nos dando a ver e escutar uma Ceilândia figurada como palco infernal da história em curso. Implodindo o tempo cronológico da história, subvertendo espaços reais e friccionando seus personagens, Era uma vez Brasília constrói uma contra-narrativa do progresso, nos mostrando as promessas não cumpridas da História brasileira recente.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Título: Rebeliões poéticas: estudo etnográfico sobre o Sarau Vira-Lata, de Belo Horizonte
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Programa de Educação Tutorial:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2015 ).
        Outras informações: Bolsista de pesquisa e extenção
    • Núcleo de estudos em cultura contemporânea:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2013 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisador colaborador
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Monitor de disciplinas obrigatórias e optativas do curso de graduação em Ciências Sociais, UFMG.
        Outras informações: Monitor
    • Projeto ARCHES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Descrição do projeto: trata-se de projeto de ensino e pesquisa que procura adaptar o Projeto Arches, um sistema geo-espacial de informações, de fonte aberta, baseado na web, para inventário e gestão do patrimônio cultural, desenvolvido pelo Getty Conservation Institute (GCI) e o World Monuments Fund (WMF), para a realidade brasileira, utilizando-o para o ensino da Arquitetura e do Urbanismo e de Conservação e Restauro de Bens Móveis, além de produzir material didático para os alunos da graduação. Pretende-se analisar detidamente o sistema Arches, e utilizá-lo no âmbito da disciplina Patrimônio Cultural (ACR023), ministrada para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Conservação e Restauro de Bens Móveis, para se realizar, como projeto-piloto, o inventariamento cultural do bairro da Lagoinha, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte. Esse bairro ao mesmo tempo tradicional e degradado se presta à perfeição para a utilização de um inventariamento cultural em profundidade, que não só poderá constituir importante banco de dados sobre a região, mas também poderá subsidiar futuras intervenções para sua recuperação. Com o Arches estaremos introduzindo uma metodologia avançada que dialoga com outras plataformas e coloca o trabalho de nossos discentes em contato com uma comunidade internacional de usuários. Além disso, os dados coletados, a serem amplamente disponibilizados através da web, podem fornecer subsídios para a realização de projetos de intervenção em outras disciplinas, tanto no campo da Arquitetura, quanto do Urbanismo..
        Outras informações: Bolsista de pesquisa, ensino e extensão
    • APL Lagoinha:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Entrada no projeto (para descrição do projeto, ver seção "projetos de pesquisa") em 2014, sob a orientação do prof. Leonardo Barci Castriota.
        Outras informações: Colaborador
    • REVISTA CAFÉ COM SOCIOLOGIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Parecer de artigo para a revista Café com Sociologia.
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Estudante de doutorado (pesquisador)
    • Academia Internacional de Cinema:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).