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Regina Araujo de Almeida

    • Regina Araujo de Almeida concluiu a graduação em História no ano de 1976, Geografia em 1982, fez sua pós-graduação em Geografia Física (mestrado concluído em 1988 e doutorado em 1993), ambos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas ? FFLCH da Universidade de São Paulo. Foi Professora Doutora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH, campus USP Leste entre 2005 e 2007. Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Geografia da FFLCH - USP. Sua produção acadêmica inclui 14 capítulos de livros e artigos em periódicos, sendo 5 deles no exterior, 11 livros organizados e publicados, dentre eles um Atlas Ilustrado. Participou de congressos e reuniões científicas no Brasil e no exterior, com apresentação de trabalhos, participação em mesas e conferências proferidas, com 46 trabalhos publicados. Professora no curso de Pós-Graduação da FFLCH-USP, com orientação de 9 teses de doutorado e 17 dissertações de mestrado, total de 26 orientações concluídas. Coordenou inúmeros projetos de pesquisa nacionais e internacionais, além de orientar monografias e pesquisas de iniciação científica. Atua como docente e pesquisadora nas seguintes áreas: Cartografia Escolar, Cartografia Tátil, Ensino de Geografia, Geografia Indígena e Formação de Professores do Ensino Básico.

       

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    • Populações Indígenas
    • Cartografia, Percepção e Representação do Espaço
    • Geografia, Cultura e Turismo
    • Cartografia Escolar
    • Cartografia para Deficientes Visuais
    • Ensino de Geografia
    • ALMEIDA, R. A. . Finanças, Administração e Tecnologia para o Turismo - Caminhos do Futuro. São Paulo : Ministério do Turismo/IPSIS, 2007 . 60p. ISBN: 9788598741086.
    • ALMEIDA, R. A. . Ecoturismo - Caminhos do Futuro. São Paulo : Ministério do Turismo/IPSIS, 2007 . 48p. ISBN: 9788597841079.
    • ALMEIDA, R. A. . Passaporte para o Mundo - Caminhos do Futuro. São Paulo : Ministério do Turismo/IPSIS, 2007 . 60p. ISBN: 9788598741109.
    • ALMEIDA, R. A. . Ética, Meio Ambiente e Cidadania para o Turismo - Caminhos do Futuro. São Paulo : Ministério do Turismo/IPSIS, 2007 . 60p. ISBN: 9788598741062.
    • ALMEIDA, R. A. . Geografia e Cartografia para o Turismo - Caminhos do Futuro. São Paulo : Ministério do Turismo/IPSIS, 2007 . 76p. ISBN: 9788598741048.
    • ALMEIDA, R. A. . Cultura e Turismo - Caminhos do Futuro. São Paulo : Ministério do Turismo/IPSIS, 2007 . 56p. ISBN: 9788598741055.
    • ALMEIDA, R. A. . Hotelaria e Hospitalidade - Caminhos do Futuro. São Paulo : Ministério do Turismo/IPSIS, 2007 . 68p. ISBN: 9788598741024.
    • ALMEIDA, R. A. . Aprendiz de Lazer e Turismo - Caminhos do Futuro. São Paulo : Ministério do Turismo/IPSIS, 2007 . 36p. ISBN: 9788598741093.
    • ALMEIDA, R. A. . Aprendiz de Turismo. São Paulo : Instituto de Academias Profissionalizantes - IAP, 2001 . 66p. ISBN: .
    • ALMEIDA, R. A. ; ALVES FILHO, A. P. . Atlas Geográfico Ilustrado e Comentado. São Paulo : FTD, 2000 . 88p. ISBN: 8532243703.
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    • ALMEIDA, R. A. . Passport to the World. New York : Global Initiatives, Inc. , 2006 (Livro digital e impresso)
  • Trabalhos técnicos: 3
    • ALMEIDA, R. A. ; MYANAKI, Jacqueline ; STIGLIANO, Beatriz Veroneze . Community Tourism: People, Pride and Potencial in Caraguatatuba. 2004 (Outra)
    • ALMEIDA, R. A. ; MYANAKI, Jacqueline ; STIGLIANO, Beatriz Veroneze . Estudo de Caso: Turismo Sustentável na Mata Atlântica. 2003 (Outra)
    • ALMEIDA, R. A. ; MYANAKI, Jacqueline . CD-ROM - Estudo de Caso: Herança Cultural e Turismo. 2002 (Outra)
    • ALMEIDA, R. A. . An Interdisciplinary Approach to Improving Geographical Education to Both Sighted and Visually Impaired Students. 1992 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. ; CASTRO, Nair A Ribeiro de . O Lugar do Turismo no Curso de Graduação em Geografia: uma experiência em processo. 2002 (Seminário)
    • ALMEIDA, R. A. ; CASTRO, Nair Apparecida Ribeiro de ; MATIAS, Kátia Regina ; RODRIGO, Natasha Gracia ; SANTOS, Andréia Aparecida dos ; SOUZA, Antonio Mercês de ; MIRANDA, Cláudio Aparecido . Nas Trilhas da Pesquisa - Geógrafo do Turismo: que profissional é este?. 2002 (Congresso)
    • ALMEIDA, R. A. . Academia de Viagens e Turismo - Brasil (AVT-Br): conheça nossos programas e participe desta parceria. 2002 (Seminário)
    • ALMEIDA, R. A. ; CARMO, Waldirene Ribeiro Do ; SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de . Linguagem Gráfica Tátil no Ensino de Geografia. 2003 (Congresso)
    • ALMEIDA, R. A. . O Tratamento Gráfico da Informação Geográfica no Ensino e na Pesquisa. 1990 (Congresso)
    • ALMEIDA, R. A. . Knowing the Amazon Through Tactual Graphics. 1991 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. . Representing the Geographical Space for Visually Handicapped Students: a case study on map use. 1993 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. . Tactile Mapping for Visually Impaired Children. 1995 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. . Maps for and by Children: possible contributions by cartographers. 1995 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. . Mapas para e por Crianças In: I Colóquio de Cartografia para Crianças. 1995 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. . Mapping Memories and Places: a Cartography for and by the elderly. 1999 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. . Cartography and Indigenous Populations: a case study with brazilian indians from the Amazon region. 2001 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. . Mapas na Educação Diferenciada: experiências com professores e alunos. 2002 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. ; CÉSAR, Pedro de Alcântara Bittencourt ; STIGLIANO, Beatriz Veronese . Academia de Viagens e Turismo em São José dos Campos: um Estudo de Caso. 2003 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. ; LIU, Renata . A Educação para o Turismo e a Atuação do Terceiro Setor em Projetos Turísticos com Base Comunitária - Projeto Aprendiz de Ecoturismo - Ilha Grande. 2003 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. . O Espaço da História e o Tempo da Geografia: Representações da Cidade de São Paulo. 2004 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. ; CÉSAR, Pedro de Alcântara Bittencourt ; STIGLIANO, Beatriz Veronese . Academia de Viagens e Turismo: estímulo à participação comunitária e ao desenvolvimento sustentável. 2004 (Outra)
    • ALMEIDA, R. A. . Ethnocartography Applied to Environmental Issues. 2005 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. . Cartografia na Agenda 21 das Terras Indígenas do Estado do Acre. 2005 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. . A Cartografia Escolar na Educação Diferenciada: Experiências com a Formação de Professores. 2009 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. . O uso de laboratórios de Ensino de Geografia: o caso do LEMADI/ USP. 2011 (Conferência)
    • GAVAZZI, Renato ; ALMEIDA, R. A. . Ethnocartography and Native People in Acre, Brazil - Experiences with Participatory Mapping. 2011 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, R. A. . Bertin Graphic Semiology and its Relevant Contributions for Research and Teaching in Brazil. 2011 (Comunicacao)
    • SOUZA, José Camilo Ramos de ; ALMEIDA, R. A. . Case Study on School Cartography and Amazonian Riverine Communities. 2011 (Comunicacao)
    • FONSECA, Alexandre Vitor de Lima ; ALMEIDA, R. A. . A Cartographic Journey with Students from a Small Fisherman Town School in Maranhão State. 2011 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, R. A. ; MORAES, Paulo Roberto Andrade de . A Prática de Ensino na Formação do Professor de Geografia: uma experiência com projetos. 2010 (Conferência)
    • SOUZA, José Camilo Ramos de ; ALMEIDA, R. A. . Turismo do Conhecimento e Lazer: uma proposta de ensino de geografia na escola rural do Amazonas. 2010 (Simposio)
    • GAVAZZI, Renato ; ALMEIDA, R. A. . Etnocartografia, uma experiência com Mapeamento Participativo no Acre. 2010 (Simposio)
    • SOUZA, José Camilo Ramos de ; ALMEIDA, R. A. . Vazante e Enchente na Amazônia Brasileira: impactos ambientais, sociais e econômicos. 2010 (Seminário)
    • ALMEIDA, R. A. . Cartographic Education for School Teachers and Children: current and future challenges. 2009 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, R. A. . Avaliação e perspectiva da cartografia para crianças e escolares. 2007 (Seminário)
    • ALMEIDA, R. A. . A formação do professor de geografia nos movimentos sociais. 2007 (Congresso)
    • ALMEIDA, R. A. . Panorama da Cartografia Escolar na América Latina. 2009 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. . A Cartografia Escolar e Diversidades. 2009 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. A. ; CARMO, Waldirene Ribeiro Do ; SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de ; MORAES, Paulo Roberto Andrade de . LEMADI: Cartografia Táctil. 2009 Internet
    • ALMEIDA, R. A. ; CARMO, Waldirene Ribeiro Do ; SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de . TV Escola (MEC) Programa ?Salto para o Futuro? Série Cartografia Escolar. 2011 Internet
    • ALMEIDA, R. A. . Jornada Geoensino. 2009 (Laboratório de Ensino e Material Didático - DG - FFLCH - USP)
    • MIRANDA, Maria Elisa ; ALMEIDA, R. A. . Linguagens e Tecnologias na Aprendizagem de Geografia. 2011 (Universidade de São Paulo - FFLCH - Depto Geografia-Lemadi)
    • ALMEIDA, R. A. . GeoDigital'96 - Simpósio Internacional sobre Novas Tecnologias Digitais em Goegrafia e Cartografia. 1996 (USP - FFLCH - Departamento de Geografia)
    • ALMEIDA, R. A. ; SOUZA, José Camilo Ramos de . O globo na sala de aula. 2012 (Universidade Estadual do Amazonas)
    • ALMEIDA, R. A. ; CARMO, Waldirene Ribeiro Do . Cartografia Tátil. 2011 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS ? DEGEO)
    • Nome do projeto: Geografia na Escola Indígena: representações do espaço e da cultura guarani (2000 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , BARBOSA, Ana Gabriela Leirias , TIBÉRIO, Wellington .
      Descrição: Objetivos e descrição sumária: O projeto pretendeu analisar os conceitos de espaço, território e tempo na cultura Guarani (Mbyá e Nhandeva), permitindo a compreensão e documentação da Geografia na escola indígena, assim como elaborar material didático bilingüe em conjunto com professores, alunos e comunidade Guarani da Aldeia Krukutu, situada em Parelheiros. Os principais objetivos do projeto: Avaliação e sistematização de algumas experiências com educação indígena no Brasil (Acre, Amapá, Mato Grosso e região do Xingú), analisando como a Geografia tem sido abordada. Compreensão das representações simbólicas do espaço vivido nas aldeias Guarani, utilizando para isso a oralidade, o desenho e outras manifestações culturais (artesanato, textos, música, danças). Elaboração de material didático bilíngüe, contendo o conhecimento tradicional da comunidade Guarani a cerca da sua espacialidade (livro de mapas), de sua biogeografia (livro sobre a fauna e a flora) e de sua história. Explorar e pesquisar a utilização de materiais de apoio complementares aos livros (maquetes, modelos, fitas gravadas, painéis e outros), buscando a Geografia nas manifestações artísticas e culturais da comunidade. Resultados esperados/Indicadores de acompanhamento: Produção de materiais didáticos através da experiência conjunta com a comunidade Guarani, as escolas indígenas e o LEMADI; Publicação de 250 exemplares do livro ilustrado para distribuição gratuita junto às aldeias Guarani no Estado de São Paulo, além de apoio às escolas indígenas, particularmente a da Aldeia Krukutu; Parcerias com núcleos, museus e outros departamentos dentro da Universidade (MARI, MAE, Departamentos de Antropologia e Letras, Faculdade de Educação) e fora (ISA, CTI, CPI-SP, IAMA, CPI-Acre), trabalhando projetos conjuntos com entidades relacionadas a temática indígena;
    • Nome do projeto: Geografia e Cultura na Escola: uma cartilha para alunos do ensino fundamental (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , SILVA, David Maximino da , MICELLI, Fernando Fernandes , MOMESSO, Giórgio Lizandro , CRUZ, Lilian Cristina Marcheti Vieira da , SERON, Marcelo Eduardo .
      Descrição: Objetivos: O principal objetivo foi criar um material didático multidisciplinar que, de forma dinâmica, interessante e criativa, facilite a aprendizagem de conhecimentos gerais básicos sobre geografia, cultura e turismo, possibilitando ao aluno descobrir sua cultura local, as manifestações populares e folclóricas, as artes, os artistas e artesãos de sua comunidade. O material é destinado à alunos das escolas de ensino fundamental (3ª, 4ª, 5ª séries - crianças de 8 a 12 anos), visando estimular a aprendizagem de geografia e cultura através da percepção dos atrativos turísticos existentes nas comunidades. O material busca valorizar as atividades práticas de modo a motivar e despertar o interesse do aluno pelo tema. Atividades Desenvolvidas: Os bolsistas participaram das seguintes atividades, em conjunto com a equipe de coordenação: desenvolvimento do material pedagógico e didático a ser incluído na cartilha do aluno; criação do manual de orientação para o professor; visitas às escolas selecionadas, para o levantamento de dados e informações necessárias para elaboração da cartilha; organização e catalogação das informações geradas no desenvolvimento do projeto. realização de trabalho de campo na Vila de Pescadores de Picinguaba para entrevistar os moradores da área de estudo.
    • Nome do projeto: O Laboratório de Ensino e Material Didático: qualificação do professor e apoio ao ensino de 1º e 2º graus (1998 - 1999
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , GARCIA, Monica Regina Alves , JULIÃO, Paulo de Jesus , SANTOS, Antonio Marcos dos .
      Descrição: Objetivos de Relevância: Planejar e promover atividades que visam a educação continuada de professores do ensino de 1º e 2º Graus (cursos, palestras e oficinas); Produção e editoração do Boletim Geoensino (Boletim que publica artigos de professores, relatos de experiências, divulga eventos científicos e as atividades do Laboratório) e da Newsletter ; Desenvolver e organizar materiais didáticos para o ensino de Geografia; Atender e orientar alunos do ensino fundamental e médio na elaboração de pesquisas. Organizar o acervo do Laboratório (livros, slides, mapas, fitas de vídeo), para serem disponibilizados aos usuários; Atualizar e recuperar o acervo de material didático tátil-visual.
    • Nome do projeto: Núcleo de Estudos de Geografia e Educação Ambiental (1998 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , CARVALHO, Deborah Luciana Ribeiro de , SAMPAIO, Nora Keite Oliveira .
      Descrição: Objetivos de Relevância: - Apresentação de propostas de ensino participativo em Geografia e Meio Ambiente - Promoção de discussões sobre a qualidade de vida em áreas urbanas - Proporcionar maior integração entre a comunidade e as pesquisas em desenvolvimento na academia
    • Nome do projeto: O Laboratório de Ensino e Material Didático: qualificação do Professor e Apoio ao Ensino Fundamental e Médio (1999 - 2000
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , SILVANO, Alessandra Aparecida , SILVA, Fabiana Cunha da , SILVA, Márcio Alves da , GARCIA, Monica Regina Alves , JULIÃO, Paulo de Jesus .
      Descrição: Objetivos de Relevância: Planejar e promover atividades que visam a educação continuada de professores do ensino fundamental e médio (cursos, palestras e oficinas); Produção e editoração do Boletim Geoensino (Boletim que publica artigos de professores, relatos de experiências, divulga eventos científicos e as atividades do Laboratório) e da Newsletter ; Desenvolver e organizar materiais didáticos para o ensino de Geografia; Atender e orientar alunos do ensino fundamental e médio na elaboração de pesquisas. Organizar o acervo do Laboratório (livros, slides, mapas, fitas de vídeo), para serem disponibilizados aos usuários; Atualizar e recuperar o acervo de material didático tátil-visual.
    • Nome do projeto: O Laboratório de Ensino e Material Didático: qualificação do professor e apoio ao ensino fundamental e médio (2000 - 2001
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , SILVA, Fabiana Cunha da , SILVA, Márcio Alves da , SIQUEIRA, Adriano de , MACHADO, Walaci Henrique .
      Descrição: Objetivos de Relevância: Planejar e promover atividades que visam a educação continuada de professores do ensino fundamental e médio (cursos, palestras e oficinas); Produção e editoração do Boletim Geoensino (Boletim que publica artigos de professores, relatos de experiências, divulga eventos científicos e as atividades do Laboratório) e da Newsletter ; Desenvolver e organizar materiais didáticos para o ensino de Geografia; Atender e orientar alunos do ensino fundamental e médio na elaboração de pesquisas. Organizar o acervo do Laboratório (livros, slides, mapas, fitas de vídeo), para serem disponibilizados aos usuários; Atualizar e recuperar o acervo de material didático tátil-visual.
    • Nome do projeto: Geografia na Escola Indígena: representações do espaço e da cultura guarani (2000 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , SANTANA, Claudinei Lopes , OLIVEIRA, Luiz Henrique de .
      Descrição: Objetivos e relevância: O projeto teve como objetivo, analisar os conceitos de espaço, território e tempo na cultura Guarani (Mbyá e Nhandeva), permitindo a compreensão e documentação da Geografia na escola indígena, assim como elaborar material didático bilingüe em conjunto com professores, alunos e comunidade Guarani da Aldeia Krukutu, situada em Parelheiros. Atividades Desenvolvidas: Avaliação e sistematização de algumas experiências com educação indígena no Brasil (Acre, Amapá, Mato Grosso e região do Xingú), analisando como a Geografia tem sido abordada. Compreensão das representações simbólicas do espaço vivido nas aldeias Guarani, utilizando para isso a oralidade, o desenho e outras manifestações culturais (artesanato, textos, música, danças). Elaboração de material didático bilíngüe, contendo o conhecimento tradicional da comunidade Guarani a cerca da sua espacialidade (livro de mapas), de sua biogeografia (livro sobre a fauna e a flora) e de sua história. Explorar e pesquisar a utilização de materiais de apoio complementares aos livros (maquetes, modelos, fitas gravadas, painéis e outros), buscando a Geografia nas manifestações artísticas e culturais da comunidade.
    • Nome do projeto: Geografia e Cultura na Escola: uma cartilha para alunos do ensino fundamental (2000 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , MICELLI, Fernando Fernandes , GOMIDE, Maria Lúcia Cereda .
      Descrição: 1- Objetivos e descrição sumária: O objetivo do Projeto foi elaborar material didático para escolas de ensino fundamental (3ª, 4ª, 5ª séries - crianças de 8 a 12 anos), visando estimular a aprendizagem de geografia e cultura através da percepção dos atrativos turísticos existentes nas comunidades. O material desenvolvido inclui cartilha para o aluno e manual de orientação para o professor. O principal objetivo é criar um material didático multidisciplinar que, de forma dinâmica, interessante e criativa, facilite a aprendizagem de conhecimentos gerais básicos sobre geografia, cultura e turismo, possibilitando ao aluno descobrir sua cultura local, as manifestações populares e folclóricas , as artes, os artistas e artesãos de sua comunidade.
    • Nome do projeto: Geografia e Cultura na Escola: uma cartilha para alunos do ensino fundamental (2001 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , SILVA, David Maximino da , SILVA, Luciana Cordeiro da .
      Descrição: 1- Objetivos e descrição sumária: Elaboração de material didático para escolas de ensino fundamental (3ª, 4ª, 5ª séries - crianças de 8 a 12 anos), visando estimular a aprendizagem de geografia e cultura através da percepção dos atrativos turísticos existentes nas comunidades. O material inclui cartilha para o aluno e manual de orientação para o professor. O principal objetivo é criar um material didático multidisciplinar que, de forma dinâmica, interessante e criativa, facilite a aprendizagem de conhecimentos gerais básicos sobre geografia, cultura e turismo, possibilitando ao aluno descobrir sua cultura local, as manifestações populares e folclóricas , as artes, os artistas e artesãos de sua comunidade.
    • Nome do projeto: Produção de Material Didático para Capacitação de Monitores Ambientais e Culturais na Região do Vale do Ribeira/SP e Bairro do Bixiga/São Paulo - SP (2001 - 2002
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , COVACIC, Ana Cláudia , LIMA, Adriana Pereira de .
      Descrição: Objetivos e relevância O principal objetivo do projeto consistiu no desenvolvimento de material didático necessário à formação de monitores ambientais e culturais, proporcionando continuidade e fortalecimento das ações e projetos que já estão sendo desenvolvidos nas regiões selecionadas: Vale do Ribeira e entorno (sudoeste do Estado de São Paulo), com predominância de áreas naturais, unidades de conservação e de comunidades rurais com vocação para o ecoturismo, a educação ambiental, a pesquisa científica e as práticas de conservação e manejo sustentável. Bairro do Bixiga, cidade de São Paulo, que se destaca no cenário da metrópole pela vocação econômica para o lazer e entretenimento cultural e artístico, com presença de teatros, restaurantes e entidades de defesa do patrimônio cultural.
    • Nome do projeto: Geografia, Cultura e Meio Ambiente: uma cartilha para alunos do ensino fundamental (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , COVACIC, Ana Cláudia , LIMA, Adriana Pereira de .
      Descrição: Resumo do Projeto: O projeto visou a criação de uma cartilha que facilite a aprendizagem de conhecimentos básicos sobre o meio ambiente, abordando conceitos e propondo ações de preservação e recuperação. Utilizando como área de estudo a Vila de Pescadores de Picinguaba, o objetivo foi preparar um material didático que contenha informações sobre a História, a Geografia e a Cultura desta região, seu desenvolvimento e as transformações ocorridas no meio ambiente, assim como pesquisar e elaborar exercícios (jogos e atividades) para o ensino de Educação Ambiental. Outro objetivo foi desenvolver o manual do professor, com informações complementares e indicações bibliográficas. Objetivos e relevância: Preparar um material didático que contenha informações sobre a história e as expressões culturais de Picinguaba, seu desenvolvimento e as transformações ocorridas no meio ambiente; Pesquisar conceitos básicos sobre meio ambiente, buscando uma forma simples e clara de explicá-los; Pesquisar e elaborar exercícios (histórias, jogos e atividades) para o ensino de Educação Ambiental; Desenvolver o manual do professor, com informações complementares e indicações bibliográficas. Atividades Desenvolvidas: Os bolsistas participaram das seguintes atividades, em conjunto com a equipe de coordenação: coleta, organização e sistematização de informações sobre o Vale do Ribeira; desenvolvimento do material didático a ser incluído na cartilha do aluno; criação do manual de orientação para o professor; realização de trabalho de campo na Vila de Pescadores de Picinguaba para entrevistar os moradores da área de estudo organização e catalogação das informações geradas no desenvolvimento do projeto. testes e avaliação do material com alunos e professores da escola pública.
    • Nome do projeto: Etnocartografia: uma proposta para o uso de mapas na escola indígena (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , GAVAZZI, Renato , SILVA, Marcelo Machado .
      Descrição: O projeto tem como objetivo, dicutir uma proposta de produção e uso de mapas junto a populações nativas, particularmente professores de escolas indígenas. Este grupo utiliza a Cartografia por razões diferentes e de formas não convencionais. Os mapas são parte de sua vida e de seu trabalho. Os povos indígenas conhecem profundamente seu espaço geográfico e possuem interesse acentuado na aprendizagem e uso da linguagem cartográfica. Professores indígenas, de escolas situadas em áreas remotas da Amazônia, têm ensinado seus alunos a desenhar mapas para proteger suas terras, realizar diagnósticos ambientais e promover a preservação dos recursos naturais. Sem dúvida, existe uma necessidade de visualização do território indígena, transpondo para o papel uma percepção e um conhecimento aprofundado do espaço. Além de desenhar mapas mentais da terra indígena, é preciso conhecer também os mapas convencionais e digitais para representar o mundo em que vivem e suas várias dimensões, sejam elas materiais, físicas, sociais, culturais ou espirituais. As populaçoes ingígenas fazem parte de um grupo de usuários que possuem necessidades especiais quanto a linguagem cartográfica, que deverá respeitar sua identidade cultural e seus valores, principalmente pelo fato de serem bilingües. A proposta de uma etnocartografia é discutida no trabalho, assim como apresentados exemplos e experiências relacionadas com a construção e uso de mapas nas terras indígenas brasileiras, com especial referência às etnias atendidas pela Comissão-Pró Índio do Acre ? CPI. Em Rio Branco, Acre são ministrados cursos de formação para professores indígenas e agentes agroflorestais indígenas, onde é introduzida a linguagem dos mapas, seus usos e funções, assim como desenvolvidas idéias de aplicação destes recursos. Em 2002/2003, durante os cursos, foi discutida e planejada a Agenda 21 das terras indígenas, com a participação de professores, alunos e comunidade.
    • Nome do projeto: Núcleo de Apoio ao Ensino de Geografia para Professores de Educação Especial e Estudantes com Deficiência Visual (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de , CARMO, Waldirene Ribeiro Do , BITTENCOURT, Aline Alves .
      Descrição: Resumo do Projeto: Pesquisas sobre Ensino de Geografia para Portadores de Deficiência Visual são desenvolvidas no Laboratório de Ensino e Material Didático desde 1989, visando propor uma forma inovadora de ensino de Geografia para pessoas com necessidades especiais, destacando o papel da representação gráfica, especialmente dos mapas no processo de percepção do espaço e na aquisição de conceitos geográficos. Os resultados alcançados durante esses anos, levaram à implantação de um Núcleo permanente para atendimento a professores, profissionais e portadores de deficiência visual. Neste sentido, o objetivo principal do projeto é catalogar e restaurar o material que já existe, elaborar novos materiais (desenvolver um Atlas Tátil, por exemplo) e realizar avaliações do material com deficientes visuais, tendo como meta principal a manutenção e melhoraria do atendimento no Núcleo.
    • Nome do projeto: Educação para o Turismo (1995 - 2007
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , LEMOS, Maristela , CARMO, Waldirene Ribeiro Do , SILVA, Marcelo Machado .
      Descrição: O IAP - Instituto de Academias Profissionalizantes - foi criado em 1993 para gerenciar, no Brasil, a Academia de Viagens e Turismo - AVT. O IAP, entidade de utilidade pública federal, trabalha em cooperação com a iniciativa privada, educadores e governo. Visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público, a Academia de Viagens e Turismo desenvolve programas direcionados, que se destinam a alunos do ensino fundamental e médio, buscando uma ligação entre os estudos e as oportunidades profissionais. Os cursos que fazem parte dos programas oferecidos pela AVT buscam fornecer ao aluno da escola pública uma sólida formação geral, complementando seu curso regular com conhecimentos aplicados às áreas de Geografia, Cultura e Turismo, bem como desenvolver seu potencial valorizando sua criatividade e capacidade de resolução de problemas, além de preparar o jovem para os desafios do século, investindo em sua capacidade de comunicação e inovação, dando subsidíos para ampliar suas experiências. A Geografia na proposta da AVT tem como finalidade principal aguçar no aluno o interesse pelo ambiente que o cerca, acrescendo ao conteúdo escolar informações para que possa reconhecer os diversos elementos que formam as paisagens brasileiras, tanto em nível local quanto nacional, ampliando sua capacidade de interpretação do meio ambiente, nas diversas escalas de abordagem, de forma a contribuir para o desenvolvimento da atividade turística. Em 10 anos de existência, o Programa Academia de Viagens e Turismo do IAP apresenta evidências de melhoria da qualidade de formação de jovens e adultos na medida em que vem lhes proporcionando uma visão de futuro profissional, o que implica no resgate de sua auto-estima positiva ao acreditar em seu potencial e na possibilidade de melhoria de sua qualidade de vida e de seus familiares.
    • Nome do projeto: Capacitação de Monitores Culturais e Ambientais (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , SERON, Marcelo Eduardo .
      Descrição: RESUMO: O Projeto consiste no desenvolvimento de material didático para ser utilizado na formação de monitores culturais e ambientais, dando continuidade e fortalecendo ações e projetos que já estão sendo desenvolvidos na cidade turística de Embu das Artes e em uma comunidade carente no bairro do Capão Redondo ? SP/SP. OBJETIVOS E RELEVÂNCIA: O principal objetivo do projeto é desenvolver material didático para ser utilizado na formação de monitores culturais e ambientais na cidade de Embu e no bairro do Capão Redondo ? SP/SP. Em Embu já existe um projeto de agentes culturais, coordenado pela ÁGORA ? Associação para Projetos de Combate à Fome, esta associação, assim como a ONG que atua no Capão Redondo estarão iniciando uma parceria com o LEMADI - Laboratório de Ensino e Material Didático, pois necessitarão de suporte acadêmico-pedagógico. Outro objetivo é fornecer informações técnicas relacionadas à realidade cultural, ambiental e turística aos jovens das referidas localidades. A relevância do projeto consiste em oferecer aos jovens carentes das comunidades citadas uma alternativa de inserção no mundo do trabalho e de convívio social. ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO: Coleta, organização e sistematização de informações culturais, turísticas e ambientais das localidades de Embu e Capão Redondo ? SP/SP; Produção de materiais didáticos adaptados às regiões em questão, para uso na formação dos monitores culturais e ambientais; Organização de reuniões e oficinas de capacitação de agentes multiplicadores; Realização de vivências práticas nas áreas citadas anteriormente e em parques de São Paulo; Elaboração de um manual das vivências práticas realizadas.
    • Nome do projeto: Produção de Material Didático sobre a Agenda 21 das Terras Indígenas (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , SILVA, Marcelo Machado , VERTICCHIO, Gabriela .
      Descrição: RESUMO: Utilizando como modelo os materiais elaborados por professores e agentes agroflorestais indígenas do Estado do Acre, o projeto visa a produção de material didático sobre a Agenda 21 das Terras Indígenas. O material produzido será testado e utilizado em escolas públicas e escolas indígenas do Estado de São Paulo. OBJETIVOS E RELEVÂNCIA: O principal objetivo do projeto é produzir material didático sobre a Agenda 21 das Terras Indígenas. Sua relevância consiste na possibilidade de uso do material didático produzido em escolas públicas e escolas indígenas do Estado de São Paulo, tendo em vista que estas escolas não dispõem de produtos desta natureza. ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS: Organização e sistematização de trabalhos produzidos por agentes agroflorestais indígenas do Estado do Acre; Produção de materiais didáticos(Cartilha, CD ROM, Kit pedagógico) sobre a agenda 21 das terras indígenas; Teste do material didático produzido em escolas públicas e escolas indígenas do Estado de São Paulo.
    • Nome do projeto: Etnogeografia e desenvolvimento de Materiais Didáticos: uma experiência voltada à gestão ambiental das terras indígenas acreanas (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , GOMIDE, Maria Lúcia Cereda , CARMO, Waldirene Ribeiro Do , GAVAZZI, Renato , SILVA, Marcelo Machado .
      Descrição: Este projeto teve como objetivo geral contribuir para a gestão e a sustentabilidade das Terras Indígenas com o desenvolvimento de uma abordagem metodológica fundamentada na Geografia e centrada nos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas. Foi realizada uma oficina com professores indígenas do Acre em junho de 2009, utilizando técnicas de construção coletiva de elaboração de textos, ilustrações, mapas, entrevistas e depoimentos, visando a interação entre os saberes tradicionais e os conhecimentos acadêmicos. Nesta ocasião foram trabalhados diversos temas relacionados aos conhecimentos tradicionais a respeito da natureza. A partir destes materiais foi elaborada uma cartilha que será aplicada nas escolas indígenas.
    • Nome do projeto: Lemadi - qualificação do professor e apoio ao ensino fundamental e médio (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , CARMO, Waldirene Ribeiro Do , TEIXEIRA, Daniel Zungolo , CARVALHO, Lucas Silva de .
      Descrição: Resumo do Projeto: O Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia, tem como missão e principais objetivos: ? Atender e orientar alunos e professores do ensino fundamental, médio e superior, inclusive para consulta do acervo (livros, slides, mapas e fitas de vídeo); ? Promover a formação continuada de professores do ensino fundamental e médio, das redes pública e particular, oferecendo apoio didático e oportunidade para atualizar seus conhecimentos, bem como compartilhar suas experiências; ? Pesquisar e desenvolver materiais didáticos de apoio ao ensino de Geografia e áreas afins; Com o presente projeto objetivamos dar continuidade às atividades de atendimento aos usuários, promoção de cursos de extensão para professores, elaboração/confecção de materiais para uso didático, assim como a organização e manutenção do acervo.
    • Nome do projeto: Geografia, Cultura, Lazer e Turismo (2006 - 2007
      Natureza: Outra
      Integrantes: ALMEIDA, R. A. , FACCA, Thalita Sarmento , MACENA, Suelen Conrado .
      Descrição: Resumo O projeto proposto pretende definir roteiros turísticos e produzir mapas sobre a cidade de São Paulo, adaptados para pessoas com deficiência, além de desenvolver um banco de dados com mapas, textos e imagens, contendo todos os locais e serviços acessíveis às pessoas com deficiência, inclusive com informações sobre a existência de sinalização tátil, sonora e visual. Serão avaliados os materiais desenvolvidos e delineados roteiros de lazer e turismo, utilizando o patrimônio natural e histórico/cultural do município de São Paulo. Será iniciada a organização de um Manual de Acessibilidade, dirigido ao Lazer e Turismo, visando a conscientização das pessoas e empresas envolvidas, assim como a divulgação das normas técnicas para adaptação dos serviços e infra-estrutura para atendimento de pessoas com deficiência. O lazer e o turismo com acessibilidade não tem sido abordado adequadamente em São Paulo e no Brasil, existindo inúmeros obstáculos em relação à mobilidade, visão e audição que merecem a atenção de pesquisas acadêmicas. A maior parte das pessoas com necessidades especiais gostaria de viajar, conhecer lugares e desfrutar dos atrativos e atividades de lazer. A acessibilidade relacionada ao espaço físico e à informação, não somente resultará em grandes benefícios para o turismo, mas irá também agir diretamente no que diz respeito à integração social de pessoas com deficiência. O projeto será uma cooperação entre o Curso de Lazer e Turismo da EACH/USP Leste e o Curso de Geografia da FFLCH.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1982
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1976
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Física)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1988
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Física)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1985 - Atual ).
        Outras informações: Professor Doutor
    • International Cartographic Association:
      • Tipo de vínculo: Outro (1995 - 1999 ).
        Outras informações: Membro do Comitê Executivo da Associação Cartográfica Internacional - ACI/ICA, na catergoria de Vice-presidente
        Outras informações: Vice-Presidente
    • Usp Zona Leste:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professor Doutor