Não autenticado |

Neusa Ines Philippsen

    • Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998), graduação em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional pelo Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Paranaense (2001), especialização em Língua Portuguesa - Teoria e Prática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência nas áreas de Letras/Linguística, com ênfase em Sociolinguística/Geolinguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa/Diacronia, atuando principalmente com os seguintes temas: Variedades e diversidades linguísticas, Estudos Semântico-Lexicais e Morfossintáticos, Gramática em uso e Processos ensino-aprendizagens. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras - Curso de Mestrado - Campus de Sinop e professora dos programas de pós-graduação stricto senso do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras) e do PROFLETRAS, na UNEMAT/Sinop; coordenadora do projeto "Diversidade e Variação Linguística em Mato Grosso/DIVALIMT" e membro dos grupos de pesquisa "Alma Linguae: Variação e Contatos de Línguas Minoritárias" e GEPLIAS (Grupo de Estudos e pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística), cadastrados no CNPQ; integrante da comissão editorial, responsável pelos Estudos Linguísticos, da Revista Norte@mentos da UNEMAT/Sinop, e membro do Conselho Editorial desta Revista e da Revista Acta Semiótica et Lingvistica.

       

      Links:    

    • Estudo das relações entre linguagem, instituição e sociedade.
    • Linguagem, cultura e ensino
    • Teorias da linguagem e ensino
    • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes
    • Estudos linguísticos
    • Língua, diversidade e variação linguística
    • SILVA, A. P. P. ; SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês ; PHILIPPSEN, N. I. . Formação, docência e práticas pedagógicas em linguagens: diferentes contextos em diálogo. Campinas : Pontes, 2018 . p. ISBN: 9788521700326.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; LIMA, J. L. . DIVERSIDADE E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MATO GROSSO. Cáceres : EDITORA UNEMAT, 2018 . 228p. ISBN: 9788579111761.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; PRECIOSO, A. L. . Ensino da gramática em uso e literatura infanto-juvenil - diálogos contemporâneos. Cáceres : UNEMAT, 2017 . 268p. ISBN: 9788579111471.
    • DIAS, M. P. L. ; PHILIPPSEN, N. I. ; STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; OLIVEIRA, Tania Pitombo de . Amazônia: visão caleidoscópica. Recife : Pipa Comunicação, 2015 . p. ISBN: 9788566530384.
    • TAVARES DE BARROS, FERNANDO HÉLIO ; MACHADO, LUCAS LÖFF ; HEIDMANN, GRASIELA VELOSO DOS SANTOS ; PHILIPPSEN, NEUSA INÊS . A alcunha galego no português de Santa Catarina: o que revelam os dados do ALERS / Galego as a Nickname in the Portuguese of Santa Catarina: Findings from ALERS Revista de Estudos da Linguagem , v. 26 , p. 1227 - 1276 , 2018. ISSN: 22372083.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Apontamentos sobre as variantes lexicais de porvinha no norte mato-grossense POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 24 , p. 139 - 151 , 2017. ISSN: 22376844.
    • NAEDZOLD, S. S. ; PHILIPPSEN, N. I. . A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA ALEMÃ NA FALA DOS BRASILEIROS: ESTUDOS PRELIMINARES SOCIODIALETO , v. 7 , p. 1 - 24 , 2017. ISSN: 21781486.
    • ALVARENGA, D. C. ; PHILIPPSEN, N. I. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS EM BARRA DO BUGRES, MATO GROSSO, BRASIL Educação,Cultura e Sociedade , v. 7 , p. 534 - 548 , 2017. ISSN: 22371648.
    • TAVARES DE BARROS, F. ; LÖFF MACHADO, L. ; PHILIPPSEN, N. I. . ALCUNHAS E (I)MIGRAÇÃO NO SUL DA AMAZÔNIA MERIDIONAL ORGANON , v. 32 , p. 1 - 15 , 2017. ISSN: 22388915.
    • OLIVEIRA, M. do S. C. de ; PHILIPPSEN, N. I. . Gramática, variação e ensino: proposições metodológicas e práticas pedagógicas Via Litterae , v. 8 , p. 77 - 97 , 2016. ISSN: 21766800.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; FARIAS, A. B. . MÍDIA, HUMOR E PRECONCEITO: PROGRAMA HUMORÍSTICO ZORRA TOTAL COMO ALIMENTADOR DE PRECONCEITOS Revista de Letras Norte@mentos , v. 9 , p. 142 - 162 , 2016. ISSN: 19838018.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; SANTOS, J. P. dos . O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ÂMBITO ESCOLAR: A POSIÇÃO DO PROFESSOR FRENTE ÀS SITUAÇÕES PRECONCEITUOSAS EM DUAS ESCOLAS NA CIDADE DE SINOP/MT/BRASIL Revista de Letras Norte@mentos , v. 9 , p. 121 - 141 , 2016. ISSN: 19838018.
    • FARIAS, A. B. ; PHILIPPSEN, N. I. . Tecer de uma discursividade: o desenvolvimento sustentável na prática do discurso jornalístico Estacao Cientifica (Macapa) , v. 6 , p. 105 - 116 , 2016. ISSN: 21791902.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; SANTIAGO-ALMEIDA, M. M. . APONTAMENTOS SOBRE AS VARIANTES LEXICAIS DE MISTURA NO NORTE MATO-GROSSENSE, BRASIL Revista da ABRALIN , v. 14 , p. 411 - 432 , 2015. ISSN: 16781805.
    • SANTIAGO ALMEIDA, Manoel Mourivaldo ; PHILIPPSEN, N. I. . As variantes lexicais de carne-seca no norte mato-grossense CALIGRAMA: REVISTA DE ESTUDOS ROMÂNICOS , v. 19 , p. 197 - 216 , 2014. ISSN: 22383824.
    • AZEVEDO, Antonio Tadeu ; PHILIPPSEN, N. I. . PROJETO ATLAS LINGUÍSTICO DO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO: REFLEXÕES SEMÂNTICO-LEXICAIS Acta Semiótica et Linguística , v. 19 , p. 158 - 173 , 2014. ISSN: 01024264.
    • BARROS, F. H. T. ; PHILIPPSEN, N. I. . O HUNSRÜCKISCH ENTRE O HOCHDEUTSCH E O PORTUGUÊS BRASILEIRO: O CASO DO RÁDIO NA COMUNIDADE TEUTO-GAÚCHA NORTE MATO-GROSSENSE Revista de Letras Norte@mentos , v. 6 , p. 110 - 133 , 2013. ISSN: 19838018.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; TOMÉ, Cristinne Leus . A FORMULAÇÃO ?DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL? NO DISCURSO JORNALÍSTICO SINOPENSE Línguas & Letras (Online) , v. 14 , p. 1 - 15 , 2013. ISSN: 19814755.
    • PHILIPPSEN, N. I. . O FALAR NORTE MATO-GROSSENSE: APONTAMENTOS SÓCIOSEMÂNTICO- LEXICAIS SOBRE A LEXIA BAMBURROU Acta Semiótica et Linguística , v. 17 , p. 159 - 173 , 2012. ISSN: 01024264.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; TOMÉ, Cristinne Leus . ?As Aventuras em um país do futuro?: cores e impressões Cadernos de Letras da UFF , v. 01 , p. 87 - 99 , 2012. ISSN: 1413053X.
    • SILVA FERNANDES, Hanna Verônica ; PHILIPPSEN, N. I. . O PODER DA PERSUASÃO NOS DISCURSOS POLÍTICOS: a 'realidade' da mídia Eventos Pedagógicos , v. 03 , p. 182 - 195 , 2012. ISSN: 22363165.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; CASTILHO, Ms Maria de Fátima . OS SUJEITOS SOCIAIS GRUPOS FAMILIARES E A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade , v. 12 , p. 78 - 103 , 2011. ISSN: 01049712.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; TOMÉ, Cristinne Leus . DIZERES DISCURSIVOS ?AQUI? VERSUS ?LÁ?: EIXOS DE CONSTITUIÇÃO INTERDISCURSIVA Linguasagem (São Paulo) , v. 17 , p. 1 - 12 , 2011. ISSN: 19836988.
    • PHILIPPSEN, N. I. . A Organização Interativa no Gênero Entrevista: uma abordagem heterogênea sobre as práticas discursivas e sociais Revista Ecos (Cáceres) , v. 006 , p. 81 - 87 , 2007. ISSN: 18060331.
    • PHILIPPSEN, N. I. . MEMÓRIA HISTÓRICO-CULTURAL: MANIFESTAÇÕES DISCURSIVAS DE IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS NORTE MATO-GROSSENSES Revista de Letras Norte@mentos , v. 01 , p. 1 - 10 , 2008. ISSN: 19838018.
    • Sousa, Wélia Leão de ; PHILIPPSEN, N. I. . MÚSICA: um recurso didático-metodológico para as aulas de Língua Portuguesa Revista de Letras Norte@mentos , v. 4 , p. 128 - 137 , 2009. ISSN: 19838018.
    • PHILIPPSEN, N. I. . A constituição do ethos na mídia impressa e a (re)dimensão do corpo na atividade humana CASA (Araraquara) , v. 7 , p. 1 - 9 , 2009. ISSN: 16793404.
    • PHILIPPSEN, N. I. . DESLIZAMENTOS FUNCIONAIS DO ITEM AGORA A GRAMATICALIZAÇÃO EM PROCESSO Revista Philologus , v. 49 , p. 64 - 82 , 2011. ISSN: 14136457.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Intertextualidade, Sentido e Subjetividade II Caderno de Língua e Literatura , v. II , p. 189 - 203 , 2001. ISSN: .
    • PHILIPPSEN, N. I. ; PEREIRA, S. C. G. . A formação inicial nos cursos de Letras: reflexões e implicações na prática de docentes de Língua Portuguesa. Formação, docência e práticas pedagógicas em linguagens: diferentes contextos em diálogo, v. 1, p. 47 - 71, 2018.
    • OLIVEIRA, M. do S. C. de ; PHILIPPSEN, N. I. . COMPETÊNCIA LEITORA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE FÁBULAS. PRÁTICAS DE ENSINO DE LINGUAGENS: EXPERIÊNCIAS DO PROFLETRAS, v. 1, p. 43 - 59, 2018.
    • TAVARES DE BARROS, F. ; LÖFF MACHADO, L. ; PHILIPPSEN, N. I. . Toponímia e (i)migração no Norte de Mato Grosso: os antropônimos em nomes de fazenda em Sorriso ? MT. DIVERSIDADE E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MATO GROSSO, v. 1, p. 71 - 100, 2018.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Diversidade e Variação Linguística em Mato Grosso (DIVALIMT): apresentação do projeto. DIVERSIDADE E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MATO GROSSO, v. 1, p. 14 - 24, 2018.
    • OLIVEIRA, M. do S. C. de ; PHILIPPSEN, N. I. . Sequência Didática e criação de Blog: em cena o gênero Fábula. Formação docente e ensino de Língua Portuguesa: resultados e perspectivas do/no Profletras ? Região Centro-Oeste, v. 4, p. 216 - 236, 2017.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; PRECIOSO, A. L. . Olhares contemporâneos: diálogos entre a gramática em uso e a literatura infanto-juvenil. ENSINO DE GRAMÁTICA EM USO E LITERATURA INFANTO-JUVENIL: diálogos contemporâneos, v. 3, p. 18 - 39, 2017.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Vieses sociossemântico-lexicais do falar norte mato-grossense. Textos da memória - a memória dos textos: homenagem à profa. Ângela Vaz Leão, v. 1, p. 139 - 149, 2015.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Matizes do falar norte mato-grossense: apontamentos sócio-semântico-lexicais sobre o item biscateiro. Amazônia: visão caleidoscópica, v. 1, p. 219 - 237, 2015.
    • Sousa, Wélia Leão de ; PHILIPPSEN, N. I. . Aprendizagem por projetos mediada pela música. Linguagens em foco: crenças, discurso e ensino, v. , p. 111 - 132, 2014.
    • WARMLING, K.R. ; PHILIPPSEN, N. I. . Criança, a alma do negócio: análise de propagandas direcionadas ao público infantil. Linguagens em foco: crenças, discurso e ensino, v. , p. 13 - 41, 2014.
    • TOMÉ, Cristinne Leus ; PHILIPPSEN, N. I. . Dizeres discursivos aqui versus lá: eixos de constituição interdiscursiva. ESTUDOS DO DISCURSO DE/EM MATO GROSSO, v. , p. 275 - 292, 2014.
    • BORGES, A. L. A. F. ; PHILIPPSEN, N. I. . Processo de Inclusão e Ensino-Aprendizagem do Aluno Cego no Ensino Regular: um estudo de caso. Nas entrelinhas do texto, v. 01, p. 19 - 47, 2012.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; BARIZON, L. C. B. ; OLIVEIRA, R. F. C. . Características do dialeto caipira - Morfologia. História do Português Paulista, v. 3, p. 219 - 234, 2012.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; REPEZUK, Luciana Costa . Na Trama de gestos discursivos e ideológicos: o tecer de sentidos no dizer de donas de casa. Cultura e Identidade: Discursos II, v. I, p. 123 - 146, 2009.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Mídia impressa: a importância da imprensa como fonte dialógica e formadora de opinião. Estudos discursivos em Mato Grosso: limiares, v. 04, p. 121 - 137, 2008.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Mídia Impressa e Interincompreensão: polêmicas regionais da atividade e da identidade. Cultura e Identidade Discursos, v. 01, p. 30 - 44, 2007.
    • PHILIPPSEN, N. I. . ESTUDO MORFOSSINTÁTICO NA REGIÃO NORTE MATO-GROSSENSE. In: V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística , 2018 , Salvador. Resumos. : , 2018.
    • ALECIO, P. F. ; PHILIPPSEN, N. I. . ANÁLISE DAS VARIEDADES/VARIANTES FALADAS POR INDIVÍDUOS QUE NASCERAM EM OUTRAS REGIÕES E ATUALMENTE RESIDEM EM SINOP ? MT. In: XVI Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2018 , Sinop. Caderno de Resumos. Sinop : UNEMAT, 2018. p. 79 - 80.
    • ATHAYDE, M. R. ; PHILIPPSEN, N. I. . AMPLIANDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: TRABALHO COM ORALIDADE E ESCRITA PELO VIÉS DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL. In: I Congresso Regional do Profletras ? Centro-Oeste , 2017 , Sinop. Anais do Congresso Regional do Profletras ? Região Centro-Oeste. Sinop : UNEMAT, 2017. p. 195 - 203.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Diversidade e variação linguística em contextos mato-grossenses. In: V SIMELP , 2017 , Lecce - Itália. De volta ao futuro da língua portuguesa Atas do V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Lecce - Itália : Universitá del Salento, 2015. p. 623 - 640.
    • SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês ; PHILIPPSEN, N. I. . Propostas de ensino da leitura e da escrita no âmbito do PROFLETRAS-Mato Grosso-Brasil: da formação docente às práticas de sala de aula. In: VI SIMELP , 2017 , Santarém- Portugal. Resumos do VI SIMELP. : , 2017.
    • ALVARENGA, D. C. ; PHILIPPSEN, N. I. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS EM BARRA DO BUGRES. In: XV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2017 , Sinop. Caderno de Resumos. Sinop : UNEMAT, 2017. p. 48 - 48.
    • ATHAYDE, M. R. ; PHILIPPSEN, N. I. ; PINHO, J. S. . SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA PRODUÇÃO TEXTUAL. In: XV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2017 , Sinop. CADERNO DE RESUMOS. Sinop : UNEMAT, 2017. p. 47 - 47.
    • PHILIPPSEN, N. I. . PRÁTICAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE DOCENTES EM LÍNGUA PORTUGUESA. In: VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2016 , Londrina. DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2016. p. 409 - 410.
    • PHILIPPSEN, N. I. . FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E LITERATURAS EM CONTEXTOS MATOGROSSENSES. In: VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2016 , Londrina. DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2016. p. 408 - 409.
    • PHILIPPSEN, N. I. . GRAMÁTICA, VARIAÇÃO E ENSINO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SOCIOCULTURAIS. In: VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas , 2016 , Londrina. DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2016. p. 103 - 103.
    • FINKLER, C. ; PHILIPPSEN, N. I. . O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE ESCRITA E AS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS. In: I Congresso Regional PROFLETRAS ? Centro-Oeste , 2016 , Sinop. PROFLETRAS - I Congresso Regional PROFLETRAS ? Centro-Oeste. Sinop : UNEMAT/SINOP, 2016. p. 55 - 56.
    • OLIVEIRA, M. do S. C. de ; PHILIPPSEN, N. I. . COMPETÊNCIA LEITORA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE FÁBULAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. In: I Congresso Regional PROFLETRAS ? Centro-Oeste , 2016 , Sinop. PROFLETRAS - I Congresso Regional PROFLETRAS ? Centro-Oeste. Sinop : UNEMAT/Sinop, 2016. p. 38 - 39.
    • ATHAYDE, M. R. ; PHILIPPSEN, N. I. . DO ORAL PARA O ESCRITO: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL COMO PONTO DE PARTIDA À PRÁTICA DE MULTILETRAMENTOS. In: I Congresso Regional PROFLETRAS ? Centro-Oeste , 2016 , Sinop. PROFLETRAS - I Congresso Regional PROFLETRAS ? Centro-Oeste. Sinop : UNEMAT/Sinop, 2016. p. 34 - 35.
    • FARIAS, A. B. ; PHILIPPSEN, N. I. . GÍRIA: O UNIVERSO LINGUÍSTICO DE DETENTOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO OSVALDO FLORENTINO LEITE ?FERRUGEM?. In: XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2016 , Sinop. Caderno de Resumos - XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Sinop : UNEMAT/Sinop, 2016. p. 51 - 51.
    • SANTOS, J. P. dos ; PHILIPPSEN, N. I. . A CONCORDÂNCIA VERBAL DE 1ª E 3ª PESSOAS DO PLURAL EM CINCO COMUNIDADES RURBANAS DE TERRA NOVA DO NORTE/MT. In: XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2016 , Sinop. Caderno de Resumos - XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Sinop : UNEMAT/Sinop, 2016. p. 46 - 46.
    • PHILIPPSEN, N. I. . NUANÇAS DO FALAR NORTE MATO-GROSSENSE: APONTAMENTOS SOCIOSSEMÂNTICO-LEXICAIS SOBRE O ITEM 'TARIMBA'. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA: LINGUÍSTICA APLICADA PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS , 2016 , Campo Grande (MS). ANAIS DO XI CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA LINGUÍSTICA APLICADA PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS. Campo Grande (MS) : CBLA, 2015. p. 1160 - 1171.
    • PHILIPPSEN, N. I. . O falar norte mato-grossense em foco: apontamentos sócio-semântico-lexicais sobre os itens balanço e balango. In: III CIDS: Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística , 2015 , Londrina. Anais do III CIDS: Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2015. p. 1399 - 1411.
    • ALVARENGA, D. C. ; PHILIPPSEN, N. I. . O PAPEL DO ENSINO SUPERIOR INDÍGENA E SUA RELAÇÃO COM A MANUTENÇÃO DA LÍNGUA MATERNA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS EM MATO GROSSO ? RESULTADOS E REFLEXOES. In: XIII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2015 , Sinop. Caderno de Resumos. : , 2015. p. 45 - 46.
    • FARIAS, A. B. ; PHILIPPSEN, N. I. . MÍDIA, HUMOR E PRECONCEITO: PROGRAMA HUMORÍSTICO ZORRA TOTAL COMO ALIMENTADOR DE PRECONCEITOS. In: XIII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2015 , Sinop. Caderno de Resumos. : , 2015. p. 44 - 44.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Diversidade e variação linguística em contextos mato-grossenses. In: V SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2015 , Lecce/Itália. Caderno de Resumos: Simpósios de 21 - 30. : , 2015.
    • PHILIPPSEN, N. I. . O falar norte mato-grossense em foco: apontamentos sócio-semântico-lexicais sobre o item balango. In: III CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística - variedade, atitudes linguísticas e ensino , 2014 , Londrina. III CIDS: Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: Caderno de Resumos. : , 2014. p. 414 - 414.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; SANTOS, G. V. dos ; QUENEHEN, V. C. S. . DIVERSIDADE E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MATO GROSSO ? DIVALIMT. In: XII CONAELL Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários ?Multiletramentos: educação, linguagem e sociedade? , 2014 , Sinop. Caderno de Resumos: XII CONAELL Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários ?Multiletramentos: educação, linguagem e sociedade?. : , 2014. p. 33 - 33.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa: um projeto contínuo sobre práticas teórico-metodológicas na formação e qualificação docente. In: I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do GELCO , 2014 , Goiás. I ENCONTRO INTERNACIONAL E VII ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM DO CENTRO-OESTE (GELCO). : , 2014. p. 144 - 144.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês . LINGUÍSTICA APLICADA: FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NO CONTEXTO NORTE MATO-GROSSENSE. In: I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do GELCO , 2014 , Goiás. I ENCONTRO INTERNACIONAL E VII ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM DO CENTRO-OESTE (GELCO). : , 2014. p. 143 - 143.
    • PHILIPPSEN, N. I. . O falar norte mato-grossense em foco: apontamentos sócio-semântico-lexicais sobre o item porvinha. In: IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística e XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística - SILEL , 2013 , Uberlândia. Resumos das Comunicações Aprovadas (Linguística). : , 2013.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Apontamentos sócio-semântico-lexicais sobre o falar norte mato-grossense. In: XI Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - Letras na contemporaneidade: ensino, tendências e diálogos , 2013 , Sinop. Caderno de Resumos. Sinop : UNEMAT, 2013. p. 11 - 12.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; TOMÉ, Cristinne Leus . O desenvolvimento sustentável na prática do discurso jornalístico: ditos e não-ditos. In: ABRALIN EM CENA , 2012 , Cuiabá. ABRALIN em Cena Mato Grosso. Rio Grande do Norte : UFRN / Biblioteca Central Zila Mamede, 2012. p. 1 - 14.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Variações diatópicas e aspectos de natureza sociocultural na região norte de Mato Grosso. In: II Congresso Internacional de Linguística Histórica , 2012 , São Paulo. SESSÕES DE COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS. : , 2012. p. 315 - 315.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; TOMÉ, Cristinne Leus . O desenvolvimento sustentável na prática do discurso jornalístico: ditos e não-ditos. In: ABRALIN em CENA MT , 2012 , Cuiabá. Abralin Curitiba 2011. Natal RN : Top Gráfica, 2012. p. 113 - 114.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; TOMÉ, Cristinne Leus ; SOUZA, Isabela Augusta Andrade . As aventuras em um país do futuro: fala, cores e impressões. In: V Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura - V ENALIHC , 2011 , Cáceres. Caderno de Resumo. : , 2011.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; BATISTOTE, Maria Luceli Faria . TECERES DISCURSIVOS NA REGIÃO NORTE MATO-GROSSENSE: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO DISCURSO JORNALÍSTICO. In: IV ENALIHC - Encontro Nacional das Ciências da Linguagem, História e Cultura , 2009 , Sinop. IV ENALIHC - Encontro Nacional das Ciências da Linguagem, História e Cultura. : , 2009.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; ROQUE-FARIA, Helenice Joviano . DISCURSO MIDIÁTICO E HETEROGENEIDADE ENUNCIATIVA: PROPOSTAS DE LEITURA EM SALA DE AULA. In: VII Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários; XII Encontro de Professores de Inglês , 2009 , Sinop. Revista de Letras Norte@mentos. : , 2009.
    • PHILIPPSEN, N. I. . LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE USOS DE LINGUAGENS. In: VII Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários; XII Encontro de Professores de Inglês , 2009 , Sinop. Revista de Letras Norte@mentos. : , 2009.
    • PHILIPPSEN, N. I. . Mídia Impressa e Heterogeneidade: polêmicas da esfera da atividade extrativa madeireira no espaço discursivo-enunciativo da Amazônia Legal. In: VI Seminário de Linguagens - Linguagens: meios, formas e práticas , 2006 , Cuiabá. Mídia Impressa e Heterogeneidade: polêmicas da esfera da atividade extrativa madeireira no espaço discursivo-enunciativo da Amazônia Legal. : , 2006.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; VIEIRA, Marcos Antonio Moura . Mídia Impressa e Heterogeneidade: polêmicas da atividade e da identidade no espaço discursivo-enunciativo da Amazônia Legal. In: 58ª Reunião Anual da SBPC , 2006 , Florianópolis. Reunião Anual da SBPC, 58. : , 2006.
    • PHILIPPSEN, N. I. . O embate entre o singular e o universal: perspectivas bakhtinianas para reconhecer relações de forças desiguais propagadas pela mídia. In: II Seminário Educação e Estudos da Linguagem , 2005 , Sinop. Caderno de Resumo- II Seminário Educação e Estudos da Linguagem. : , 2005. p. 25 - 25.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; LEVANDOWSKI, Sandra Regina Boeff . O Uso do Conhecimento Científico na Construção do sentido. In: Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários , 1998 , Marechal Cândido Rondon. Revista da JELL- Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. : Gráfica Escala, 1998. p. 90 - 90.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; OLIVEIRA, J. B. . ROTEIRO PARA ENTENDER SOCIOLINGUÍSTICA. Sinop : UNEMAT , 2018 (Resenha)
    • PINHO, J. S. ; VACARIO, M. ; PHILIPPSEN, N. I. . ENTREVISTA COM MARCOS BAGNO: O que (não) ensinar na escola. Refletir é necessário para uma (re) educação sociolinguística. Londrina : UEL , 2017 (Entrevista)
    • PHILIPPSEN, N. I. . APRESENTAÇÃO. Sinop : UNEMAT , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • ROCHA, C. H. ; SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês ; PHILIPPSEN, N. I. . APRESENTAÇÃO. Sinop : UNEMAT , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • ATHAYDE, M. R. ; PHILIPPSEN, N. I. . ANÁLISE LINGUÍSTICA: afinal, a que se refere?. Juara/MT : UNEMAT , 2016 (Resenha)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês ; BAGNO, M. . ENTREVISTA COM MARCOS BAGNO: NADA POR ACASO, UM OLHAR SOBRE INQUIETAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS. Sinop : UNEMAT , 2016 (Entrevista)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Avaliação de artigo à revista Linha D'Água. 2018 (Consultoria)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Conselho Consultivo dos Anais do Profletras. 2017 (Parecer)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Conselho Consultivo dos Anais do Conaell. 2017 (Parecer)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Parecer sobre um artigo submetido à Revista Educação, Cultura e Sociedade. 2017 (Consultoria)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Parecer sobre 01 artigo científico submetido à Comissão Editorial da Revista Veredas. 2017 (Consultoria)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Parecer sobre artigo científico submetido à Comissão Editorial da Revista Acta Semiótica et Lingvistica. 2016 (Consultoria)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Consultora ad hoc em avaliação de quatro artigos submetidos à 18º edição da Revista Norte@mentos. 2016 (Consultoria)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Parecerista Ad hoc , emitindo 01 parecer dos artigos submetidos ao v. 7, n.2 (19. ed.), jun./jul. 2016.. 2016 (Consultoria)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Consultoria Ad hoc à obra 'Estudos geossociolinguísticos brasileiros e europeus: uma homenagem a Michel Contini'. 2016 (Consultoria)
    • FIGUEIREDO JUNIOR, S. R. ; PHILIPPSEN, N. I. . Revisão da obra 'Profissionais de Letras: 1001 possibilidades'. 2015 (Outra)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Parecer sobre artigo científico submetido à Comissão Editorial da Revista Acta Semiótica et Lingvistica. 2015 (Consultoria)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Consultora ad hoc em avaliação de artigo submetido à 16º edição da Revista Norte@mentos. 2015 (Consultoria)
    • BATISTA, M. F. B. M. ; DIAS, M. P. L. ; PHILIPPSEN, N. I. . Comitê Científico. 2014 (Outra)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; OLIVEIRA, Tania Pitombo de ; PEREIRA, M. F. D. ; PRECIOSO, A. L. ; ALVES, Henrique Roriz Aarestrup ; Sobrinho, Genivaldo Rodrigues . Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Licenciatura em Letras. 2014 (Assessoria)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Consultora ad hoc em avaliação de artigo submetido à 14º edição da Revista Norte@mentos. 2014 (Consultoria)
    • SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês ; SILVA, R. R. ; PHILIPPSEN, N. I. ; PRECIOSO, A. L. ; MANTOVANI, A. A. ; Sobrinho, Genivaldo Rodrigues ; ALVES, Henrique Roriz Aarestrup ; OLIVA DOS SANTOS, Luzia Aparecida ; CRUZ, M.C. da ; STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; OLIVEIRA, Tania Pitombo de ; DIEL, Jeferson Odair . Desenvolvimento do projeto do Mestrado Acadêmico APCN em Letras do campus universitário de Sinop. 2014 (Elaboracao_de_projeto)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Consultora ad hoc em avaliação de artigo submetido à 13º edição da Revista Norte@mentos. 2014 (Consultoria)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; MANTOVANI, A. A. ; Sobrinho, Genivaldo Rodrigues ; ALVES, Henrique Roriz Aarestrup ; PRECIOSO, A. L. ; SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês ; OLIVA DOS SANTOS, Luzia Aparecida ; PEREIRA, M. F. D. ; SILVA, R. R. ; FREYTAG, Rosane Salete ; STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; OLIVEIRA, Tania Pitombo de . XII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - CONAEL 2014. 2014 (Consultoria)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Verificação e conferência de equivalências entre disciplinas da Matriz Antiga e da Matriz Nova, referentes ao histórico de todos os alunos matriculados no Curso.. 2014 (Outra)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Consultora ad hoc nas avaliações de artigos submetidos à 12º edição da Revista Norte@mentos. 2013 (Consultoria)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE. 2010 (Parecer)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Estágio Supervisionado e Formação Continuada. 2007 (Outra)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; KIST, Eliane ; LEVANDOWKI, Sandra Regina Boeff . Dinamizando Bibliotecas Escolares. 1998 (Elaboracao_de_projeto)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; MOESCH, Neiva ; PROKOSKI, Aparecida . A Importância do Regate das Plantas Medicinais entre Família e Escola. 2001 (Elaboracao_de_projeto)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; LECORE, José ; SILVA, Rose Márcia . Escola Limpa, Povo Limpo. 2003 (Elaboracao_de_projeto)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; BERTI, Margot Kirsch ; MISTURINI, Vanilza Candida Moita . I CONPOE (Concurso de Poesias). 2003 (Elaboracao_de_projeto)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Só da Gente (Informativo Escolar). 2003 (Elaboracao_de_projeto)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Interação entre Escola e Comunidade. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Preconceito linguístico - tema de redação para o ENEM. 2018 (Conferência)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Estudo morfossintático na região norte mato-grossense. 2018 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . A colonização do Norte de Mato Grosso: perspectivas, desafios, enfrentamentos e realidade. 2018 (Conferência)
    • FISCHER, R. M. ; MACULAN, J. L. ; PHILIPPSEN, N. I. . Análise da mudança no paradigma pronominal em duas escolas de Mato Grosso. 2017 (Comunicacao)
    • FISCHER, R. M. ; PHILIPPSEN, N. I. . Variação na concordância verbal em textos e na fala de alunos de 7º ano de uma escola estadual de Mato Grosso. 2017 (Comunicacao)
    • DORMEVIL, M. R. A. ; PHILIPPSEN, N. I. . Sociolinguística Educacional:a variação linguística como ferramenta de ensino na produção textual. 2017 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Diversidade, variação e contatos linguísticos no espaço amazônico norte mato-grossense. 2017 (Conferência)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês . Propostas de ensino da leitura e da escrita no âmbito do PROFLETRAS - Mato Grosso - Brasil: da formação docente às práticas de sala de aula. 2017 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Gramática, variação e ensino. 2016 (Conferência)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Práticas teórico-metodológicas na formação e qualificação de docentes em Língua Portuguesa. 2016 (Congresso)
    • PHILIPPSEN, N. I. . O desenvolvimento das competências de escrita e as práticas de multiletramentos. 2016 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Do Oral para o Escrito: a variação linguística no processo de produção textual como ponto de partida à ampliação da competência comunicativa. 2016 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Competência Leitora e Produção Textual de Fábulas: uma proposta de sequência didática. 2016 (Comunicacao)
    • SANTOS, J. P. dos ; PHILIPPSEN, N. I. . A concordância verbal de 1ª e 3ª pessoas do plural em cinco comunidades rurbanas de Terra Nova do Norte/MT. 2016 (Comunicacao)
    • FARIAS, A. B. ; PHILIPPSEN, N. I. . Gíria: o universo linguístico de detentos do sistema penitenciário Osvaldo Florentino Leite 'Ferrugem'. 2016 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Variação Linguística e Ensino. 2015 (Conferência)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Pesquisa como princípio pedagógico: articulando e construindo conhecimento na educação básica. 2015 (Conferência)
    • ALVARENGA, D. C. ; PHILIPPSEN, N. I. . O papel do ensino superior indígena e sua relação com a manutenção da língua materna e cultura dos povos indígenas em Mato Grosso - resultados e reflexões. 2015 (Comunicacao)
    • FARIAS, A. B. ; PHILIPPSEN, N. I. . Humor e Preconceito: programa humorístico Zorra Total alimentador de preconceitos. 2015 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Diversidade e variação linguística em contextos mato-grossenses. 2015 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Nuanças do falar norte mato-grossense: apontamentos sócio-semântico-lexicais sobre o item tarimba. 2015 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . O falar norte mato-grossense em foco: apontamentos sócio-semântico-lexicais sobre o item balango. 2014 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Diversidade e variação linguística em Mato Grosso - DIVALIMT. 2014 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa: um projeto contínuo sobre práticas teórico-metodológicas na formação e qualificação docente. 2014 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Relações entre língua e espaço em áreas de migração recente no Mato Grosso. 2014 (Conferência)
    • PHILIPPSEN, N. I. . O falar norte mato-grossense em foco: apontamentos sócio-semântico-lexicais sobre o item porvinha. 2013 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Apontamentos sócio-semântico-lexicais sobre o falar norte mato-grossense. 2013 (Conferência)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Descrição e História do Português Brasileiro. 2013 (Seminário)
    • BARROS, F. H. T. ; PHILIPPSEN, N. I. . O Hunsrückisch rio-grandense entre o Hochdeutsch (alemão padrão) e o português brasileiro: o caso do rádio na comunidade teuto-gaúcha-norte-mato-grossense. 2012 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . O falar norte mato-grossense: aspectos semântico-lexicais. 2012 (Conferência)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; TOMÉ, Cristinne Leus . O desenvolvimento sustentável na prática do discurso jornalístico: ditos e não-ditos. 2012 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Variações diatópicas e aspectos de natureza sociocultural na região norte de Mato Grosso. 2012 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Abordagem geo-sócio-linguística na região norte de Mato Grosso: inter-relações. 2010 (Conferência)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; BATISTOTE, Maria Luceli Faria . Teceres Discursivos na Região Norte Mato-Grossense: Reflexões sobre o Desenvolvimento Sustentável no Discurso Jornalístico. 2009 (Comunicacao)
    • BORGES, ANA LÚCIA DE ANDRADE FENILI ; PHILIPPSEN, N. I. . Linguística Aplicada e a inclusão do aluno DV no ensino regular. 2009 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Linguística Aplicada e Ensino: reflexões sobre usos de linguagens. 2009 (Conferência)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Mídia Impressa e Heterogeneidade: polêmicas da atividade e da identidade no espaço discursivo-enunciativo da Amazônia Legal. 2006 (Outra)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Mídia Impressa e Heterogeneidade: polêmicas da esfera da atividade extrativa madeireira no espaço discursivo-enunciativo da Amazônia Legal. 2006 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Análise Dialógica do Discurso. 2006 (Conferência)
    • PHILIPPSEN, N. I. . O uso do conhecimento lingüístico na contrução do sentido. 1998 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. . A importância das marcas internas do texto para a compreensão do sentido. 1998 (Comunicacao)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; OLIVEIRA, A. A. Adil ; AZEVEDO, Antonio Tadeu . IV Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários: Literativo. 2006 (UNEMAT)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; OLIVEIRA, Tania Pitombo de . IV ENALIHC ? Encontro Nacional das Ciências da Linguagem, História e Cultura. 2009 (UNEMAT)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Cerimônia de Comemoração dos 20 anos da UNEMAT em Sinop. 2010 (UNEMAT)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; XAVIER, P. A. M. H. ; OLIVEIRA, Tania Pitombo de . I Encontro Comemorativo da UNEMAT do Dia Nacional do Surdo. 2014 (UNEMAT)
    • STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; PHILIPPSEN, N. I. . VI Seminário de Informática na Educação: inovações tecnológicas e suas complexidades nas diferentes modalidades de ensino - VI SIES. 2015 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; PHILIPPSEN, N. I. . Orientações Básicas de como atender alunos com deficiência visual em sala de aula. 2015 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês ; Sobrinho, Genivaldo Rodrigues . XIII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - a Leitura e a Escrita na Sociedade Contemporânea: (re)pensando a formação docente. 2015 (UNEMAT/Sinop)
    • STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; PHILIPPSEN, N. I. . VII Seminário de Informática: tecnologias, tendências, sociedade e educação - VII SIES. 2017 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês ; PHILIPPSEN, N. I. ; OLIVEIRA, Tania Pitombo de ; SILVA, Rosana Rodrigues . I Seminário de Pesquisa em Letras. 2017 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SOUZA, A. C. S. ; PHILIPPSEN, N. I. ; SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês . Workshop Diversidade e Variedade Linguística no Espaço Amazônico. 2017 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês ; PHILIPPSEN, N. I. ; OLIVEIRA, Tania Pitombo de ; SILVA, R. R. . II Seminário de Pesquisa em Letras. 2018 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês ; SCHWEIKART, J. F. ; JUSTINA, Ms Terezinha Della ; Sobrinho, Genivaldo Rodrigues ; LUZ, Graci Leite Moraes da . IX Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários "Linguagem, Ciência e Ensino: desafios globais e locais". 2011 (UNEMAT e Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB)
  • Curso de curta duração ministrado: 15
    • PHILIPPSEN, N. I. . Linguística Aplicada: da teoria à sala de aula. 2009 (Unemat)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Língua, discurso e textualidade: tratamento(s) didático(s). 2011 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Princípios Teóricos da Linguística Aplicada. 2011 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Fundamentos sócio-linguísticos para o ensino de língua materna. 2012 (UNEMAT)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; SANTOS, G. V. dos . Leitura e Produção de Texto: perspectivas e possibilidades na era digital. 2014 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Variação linguística e ensino. 2015 (UNEMAT)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Sequências didáticas para o Oral e Escrita:apresentação de um procedimento. Joaquim Dolz, Michele Noverraz, Bernard Schnewly. 2016 (Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant'ana da Silva Freire)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Linguistica Textual. 2008 (União das Faculdades de Alta Floresta - UNIFLOR)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Teoria Semântica e Semântica do Porftuiguês. 2008 (FASIPE- Faculdade de Sinop)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Gêneros Discursivos. 2008 (FASIPE- Faculdade de Sinop)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Análise do Discurso: da origem à vértice crítica. 2007 (FASIPE- Faculdade de Sinop)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Produção de textos: estratégias dinamizadoras. 2009 (UNEMAT)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Produção de textos: estratégias dinamizadoras. 2009 (UNEMAT)
    • PHILIPPSEN, N. I. ; ROQUE-FARIA, Helenice Joviano . Discurso Midiático e Heterogeneidade Enunciativa: propostas de leitura em sala de aula. 2009 (UNEMAT)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Linguística Aplicada: da teoria à sala de aula. 2009 (UNEMAT)
    • PHILIPPSEN, N. I. . Diversidade e Variação Linguística em Mato Grosso. 2017
    • PHILIPPSEN, N. I. . Revista de Letras Norte@mentos. 2016
    • Nome do projeto: Interação entre Escola e Comunidade (2004 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. .
      Descrição: Estimular a participação da família na escola.
    • Nome do projeto: Escola Limpa, Povo Limpo (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , LECORE, José , SILVA, Rose Márcia .
      Descrição: Conscientizar a clientela escolar da importância da manutenção do espaço físico.
    • Nome do projeto: I CONPOE (Concurso de Poesias) (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , BERTI, Margot Kirsch , MISTURINI, Vanilza Candida Moita .
      Descrição: Incentivar a produção oral e verbal de poesias.
    • Nome do projeto: A Importância do Resgate das Plantas Medicinais entre Família e Escola (2001 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , MOESCH, Neiva , PROKOSKI, Aparecida .
      Descrição: Projeto que visa conscientizar a comunidade carente da importância do cultivo de plantas medicinais para melhoria da qualidade de vida.
    • Nome do projeto: O Discurso da Terra: sentidos sobre a escola (2006 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , CASTILHO, Ms Maria Fátima , HAMMES, Ederson Halair , STRAUB, Ilário , LORENZETTI, Josemar Pedro , PERUZZO, Ester Sofia .
      Descrição: Nesta proposta de pesquisa objetivamos investigar o funcionamento discursivo dos trabalhadores rurais assentados na posição de pais e também dos professores das escolas, evidenciando efeitos de sentido sobre a escola de modo a compreender como a educação, enquanto prática social, produz sentidos no discurso do trabalhador rural. Como questão norteadora desta pesquisa propomos estudar qual o discurso produzido pela/na escola dentro dos assentamentos da Reforma Agrária no Norte de Mato Grosso.
    • Nome do projeto: Saberes da Terra: Do Discurso Dos Sujeitos Sociais À Multiplicidade De Saberes Para A (Re) Significação Do Currículo Da Educação Do Campo (2007 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , CASTILHO, Ms Maria Fátima , LORENZETTI, Josemar Pedro , OLIVEIRA, Tania Pitombo de .
      Descrição: Esta proposta de pesquisa tem sua importância na continuidade ao desafio proposto com o projeto em desenvolvimento desde 2004 ?Discurso da terra: sentidos sobre a escola?, de estabelecer o entrelace de pesquisas, no Curso de Pedagogia/UNEMAT-Sinop. O principal objetivo do projeto é evidenciar no discurso dos sujeitos sociais, como efeitos de sentidos, a importância e as especificidades do campo pela multiplicidade de saberes, conhecimentos e experiências, que entrelaçam as práticas educativas escolares com a vida dos sujeitos para a construção social do currículo.
    • Nome do projeto: Saberes da Terra: Do Discurso Dos Sujeitos Sociais À Multiplicidade De Saberes Para A (Re) Significação Do Currículo Da Educação Do Campo (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , OLIVEIRA, Tania Pitombo de , CASTILHO, Ms Maria de Fátima , MULLER, José Luiz , SILVA, Ivone Cella .
      Descrição: Esta proposta de pesquisa tem sua importância na continuidade ao desafio proposto com o projeto em desenvolvimento desde 2004 Discurso da terra: sentidos sobre a escola , de estabelecer o entrelace de pesquisas, no Curso de Pedagogia/UNEMAT-Sinop. O principal objetivo do projeto é evidenciar no discurso dos sujeitos sociais, como efeitos de sentidos, a importância e as especificidades do campo pela multiplicidade de saberes, conhecimentos e experiências, que entrelaçam as práticas educativas escolares com a vida dos sujeitos para a construção social do currículo..
    • Nome do projeto: TECER DE UMA DISCURSIVIDADE NA REGIÃO NORTE MATO-GROSSENSE DA AMAZÔNIA LEGAL: contextos e possibilidades de desenvolvimento frente a sustentabilidade. (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , OLIVEIRA, Tania Pitombo de , LUZ, Graci Leite Moraes da , CASTILHO, Ms Maria de Fátima , SILVA, Ivone Cella , BATISTOTE, Maria Luceli Faria , TOMÉ, Cristinne Leus , SOUZA, Isabela Augusta Andrade , STRAUB, Sandra Luzia Wrobel , GRUNENNVALDT, Ana Carrilho Romero , GRUNENNVALDT, José Tarcísio , CANAN, Ivan , TRUGILLO, Edneuza Alves .
      Descrição: A presente proposta dará continuidade e densidade às atividades do Grupo de pesquisa Educação e Estudos de Linguagem que se apresenta interdepartamental, multidisciplinar e interinstitucional. Este trabalho tem como objeto compreender a discursividade posta na região norte mato-grossense, inserida na Amazônia Legal, na formulação ?desenvolvimento sustentável? por meio dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso e, assim, evidenciar a constituição de um espaço de dizer em suas relações político-jurídico-ambientais e econômicas que possibilite apreender os efeitos de sentidos que circulam nesta região.
    • Nome do projeto: TECER DE UMA DISCURSIVIDADE NA REGIÃO NORTE MATO-GROSSENSE DA AMAZÔNIA LEGAL: contextos e possibilidades de desenvolvimento frente a sustentabilidade. (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , OLIVEIRA, Tania Pitombo de , LUZ, Graci Leite Moraes da , TOMÉ, Cristinne Leus , SOUZA, Isabela Augusta Andrade , STRAUB, Sandra Luzia Wrobel , GRUNENNVALDT, Ana Carrilho Romero , GRUNENNVALDT, José Tarcísio .
      Descrição: A presente proposta dará continuidade e densidade às atividades do Grupo de pesquisa Educação e Estudos de Linguagem que se apresenta interdepartamental, multidisciplinar e interinstitucional. Este trabalho tem como objeto compreender a discursividade posta na região norte mato-grossense, inserida na Amazônia Legal, na formulação ?desenvolvimento sustentável? por meio dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso e, assim, evidenciar a constituição de um espaço de dizer em suas relações político-jurídico-ambientais e econômicas que possibilite apreender os efeitos de sentidos que circulam nesta região.
    • Nome do projeto: O Discurso da Terra: sentidos sobre a escola (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , CASTILHO, Ms Maria Fátima , STRAUB, Ilário , SILVA, Josiany Sotolani da .
      Descrição: Nesta proposta de pesquisa objetivamos investigar o funcionamento discursivo dos trabalhadores rurais assentados na posição de pais e também dos professores das escolas, evidenciando efeitos de sentido sobre a escola de modo a compreender como a educação, enquanto prática social, produz sentidos no discurso do trabalhador rural. Como questão norteadora desta pesquisa propomos estudar qual o discurso produzido pela/na escola dentro dos assentamentos da Reforma Agrária no Norte de Mato Grosso.
    • Nome do projeto: Projeto Educação Ambiental (2007 - 2007
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , SANTOS, A. L. , MARTINS, I. F. , BONI, H. L. A. D. , BORELI, R. , SILVA, S. , NASCIMENTO, F. , DAMASCENO, L. , ANDRIONI, I. , CARLI, S. A. , LICZKOWSKI, N. T. , DIAS, E. , GARCIA, J. C. , SILVA, P. L. , SILVA, V. L. , CARANDINA, E. E. F. , ZANIBONEI, J. A. E. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo fazer da Educação Ambiental objeto de reflexão, estudo e prática de forma mais aprofundada, potencializando os alunos e a comunidade no exercício da cidadania e na mudança de atitude em relação ao meio ambiente e na construção de um ambiente mais agradável que venha a contribuir para a qualidade de vida de todos.
    • Nome do projeto: Projeto de História do Português Paulista (PHPP-Projeto Caipira 2) (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , ALMEIDA, M. M. S. , JUBRAN, C. C. A. S. , LIMA-HERNANDES, M. C. , CASTILHO, A. T. , SCHREINER, C. , TOLEDO NETO, S. A. , SOUSA, M. C. P. , SIQUEIRA, L. F. , VASCONCELOS, C. A. , NETTO, W. F. , PAGOTTO, E. G. , XAVIER, V. R. D. , KEWITZ, V. , CARNEIRO, R. V. A. , GOMES, R. C. G. E. .
      Descrição: O PHPP-Projeto Caipira 2 é um conjunto articulado de Subprojetos situados na Área da Linguística Histórica do Português e, portanto, na linha de pesquisa Estudos Diacrônicos e Sincrônicos do Português centrados nos objetivos de (a) coletar, organizar e disponibilizar corpora diacrônicos do Português Paulista, de modo a apoiar pesquisas sobre essa variedade; (b) analisar tais corpora em três eixos: (i) estudo da variação e mudança gramatical, dos ângulos funcionalista; (ii) estudo da formação das variedades culta e popular e da difusão da popular na região do Médio Tietê, paralelamente ao traçado sócio-histórico do Português Paulista; (iii) estudo de gêneros discursivos e de processos de construção textual, sob as perspectivas crítico-discursiva e textual-interativa. Assim estruturado, o PHPP pretende promover um diálogo entre teorias linguísticas, indispensáveis nas pesquisas contemporâneas da Linguística Histórica. O projeto constitui-se a partir do chamado Projeto para a História do Português de São Paulo, proposto, organizado e coordenado por Ataliba Teixeira de Castilho, em 1975, na USP. Desde então, o Projeto expandiu-se pelo país, com o envolvimento de equipes regionais, dando origem ao atual Projeto de História do Português Brasileiro (PHPB), de que participam, além de São Paulo, mais onze Estados. O PHPP reestruturou-se em 2007, com financiamento da FAPESP, na modalidade Projeto Temático de Equipe (2007-2010). Em 2011, a coordenação do Projeto foi assumida por Clélia Cândida A. Spinardi Jubran (UNESP/SJRP), como titular, e por Manoel M. Santiago-Almeida (USP), como suplente. Em 2012 o PHPP - Projeto Caipira foi novamente aprovado pela FAPESP como Projeto Temático de Equipe (2012-2017, Proc. 2011/51787-5), contando também com bolsas do CNPq, FAPESP, UNESP e USP.
    • Nome do projeto: A constituição do léxico norte mato-grossense na perspectiva geolinguística: abordagens sócio-semântico-lexicais (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , ALMEIDA, M. M. S. .
      Descrição: Este projeto, que se fundamenta nos princípios da Geolinguística contemporânea e da Sociolinguística Variacionista, se propõe a refletir sobre a língua portuguesa falada em quatro cidades do norte mato-grossense (Vera, Santa Carmem, Sinop e Cláudia), e visa a apresentar como resultados a transcrição, catalogação, registros e análises de variantes lexicais em uso pelos sujeitos moradores dessas cidades. Para tanto, utilizar-se-á de recursos teórico-metodológicos que permitam a documentação da diversidade linguística lexical desses espaços geográficos no presente e, por conseguinte, descrever um recorte da linguagem efetivamente usada pela comunidade para representar o mundo que a cerca.
    • Nome do projeto: História e variedade do português paulista às margens do Anhembi (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , SANTIAGO ALMEIDA, Manoel Mourivaldo , SANTOS, Miquéas Nunes dos , MOTA, Camila , PIRES, Cibélia Renata Silva , ANDRADE, Elias Alves de , VIOLA, Wanderléia Silva Carvalho .
      Descrição: Este projeto (antes chamado: "Formação e expansão do português paulista ao longo do rio Tietê até Mato Grosso a partir do séc. XVI", com início em 2006, que compõe o Projeto de História do Português Paulista - PHPP/Projeto Caipira: Projeto Temático de Equipe/FAPESP/Processo 06/55944-0.) tem o objetivo de coletar e analisar aspectos linguísticos no nível do léxico e da fonética , históricos e sócio-culturais que serviram de base na formação e expansão da variedade linguística nascida em núcleos familiares paulistas ainda nos séculos XVI e XVII. Dessa variedade surgiu o chamado dialeto caipira que, a partir do século XVIII, se expandiu para o centro-oeste do Brasil em particular para a chamada Baixada Cuiabana-MT, foco dos estudos que resultaram em duas teses (uma de doutorado, em 2000, e outra de livre-docente, em 2009) , tendo como um dos caminhos as águas do rio Tietê, antigo Anhembi, dentre outras vias fluviais e terrestres. Para tanto, serão examinados materiais escritos e orais, a princípio, em oito municípios paulistas que têm sua origem datada no período histórico eleito..
    • Nome do projeto: MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE MULTFOR (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , OLIVEIRA, Tania Pitombo de , ALVES, Henrique Roriz Aarestrup , SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês , SILVA, Rosana Rodrigues , Sobrinho, Genivaldo Rodrigues , SILVA, Ivone Cella , MANTOVANI, A. A. , PRECIOSO, A. L. , BUCHARDT, A. T. , OLIVEIRA, E. C. de , ZUBLER, E. P. P. , SILVA, L. da , PEREIRA, S. C. G. , SILVA, A. P. P. , COCCO, M. H. .
      Descrição: O projeto tem como meta desenvolver uma investigação a partir de propostas de formação continuada assistida desenvolvidas com professores da rede pública de ensino, tendo como suporte metodológico a pesquisa colaborativa e como aporte teórico estudos que discutem a formação do professor atuante na área da linguagem, ancorados, especialmente, nos princípios crítico-reflexivos (SCHÖN, 1983; ZEICHNER, 2003). Também pretende compreender como os multiletramentos e tecnologias interferem nas práticas sociais. O termo formação continuada assistida encerra em seu significado mais amplo o trabalho realizado pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO), unidades administrativas da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) e pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu PROFLETRAS/Unidade da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Campus de Sinop). A formação continuada assistida é compreendida pelos integrantes deste estudo como o trabalho realizado por estes dois segmentos que priorizam o acompanhamento sistemático e permanente das ações de formação em estreito relacionamento com a concepção de investigação ação-reflexão-ação, ou seja, com a responsabilidade de promover mudanças no contexto educacional por meio de ações interventivas. Agrega pesquisas em andamento e concluídas de conclusão de curso, iniciação científica e mestrado acadêmico e profissional. Cerca de dez publicações e participações em eventos nacionais e internacionais resultaram do projeto no primeiro ano de desenvolvimento.
    • Nome do projeto: Diversidade e variação linguística em Mato Grosso - DIVALIMT (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , JUSTINA, Ms Terezinha Della , DIAS, M. P. L. , AZEVEDO, Antonio Tadeu , JUSTINA, Olandina Della , SCHWEIKART, J. F. , BARROS, F. H. T. , LIMA, J. L. , SANTOS, G. V. dos , LUZ, G. L. M. .
      Descrição: Este projeto, que se fundamenta nos princípios da Geolinguística contemporânea e da Sociolinguística Variacionista, dá continuidade às atividades de investigação desenvolvidas nas mesmas linhas de pesquisa na UFMT e USP, desde 2010. Dentre os principais objetivos destacam-se refletir sobre a língua portuguesa e línguas minoritárias faladas em Mato Grosso e sintetizar resultados de pesquisa geo-sociolinguísticas em áreas geográficas mato-grossenses distintas, assim como em temáticas também distintas Para tanto, busca observar o comportamento linguístico regional e compor um banco de dados on-line, com ênfase em contatos de variedades, línguas minoritárias, crenças, atitudes linguísticas, incorporação de anglicismos e história do português em contexto de migração, especialmente de sulistas. O presente projeto, atualmente, mantém estreita relação de diálogo com o projeto Para a História do Português Brasileiro-Mato Grosso-PHPB-MT em andamento na UFMT. Como resultados, além do banco de dados on-line, têm surgido orientações na graduação, pós-graduação, iniciação científica e produções bibliográficas.
    • Nome do projeto: Práticas Docentes e Formação: mapeamento e análise do processo formativo e do fazer docente dos professores da área de linguagens do ensino público estadual das regiões norte e noroeste mato-grossenses (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , PEREIRA, S. C. G. , AUGUSTO, R. S. M. , DONATTI, R. , LUZ, J. da , SALLES, V. N. , OLIVEIRA, C. M. de , SILVA, A. P. P. , SILVA, L. da , SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês , REY, K. L. F. , ZUBLER, E. P. P. , OLIVEIRA, E. C. de , BUCHARDT, A. T. , SCHWEIKART, J. F. , JUSTINA, Olandina Della , MUELLER, G. R. .
      Descrição: Este projeto tem, como principal objetivo, mapear as competências e habilidades dos professores da Área de Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física), pertencentes aos polos dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPROs), que atuam na rede estadual de ensino público das regiões norte e noroeste mato-grossenses. Pretende-se, pois, investigar, em que medida, os processos e práticas formativas vivenciadas pelos professores da referida área, em formação inicial e contínua, os qualificaram/qualificam para o exercício do trabalho docente frente às atuais demandas da escola contemporânea, como também, para as exigências da realidade mato-grossense, no que diz respeito à melhoria do quadro de fracasso escolar dos alunos, notadamente, nas disciplinas da Área de Linguagens e suas Tecnologias. Além disso, a pesquisa permitirá fortalecer o diálogo necessário entre a Universidade, os CEFAPROs e as escolas de Educação Básica, especialmente, à inovação nas práticas de ensino e estudos científico-tecnológicos. Como resultados, pretendemos identificar alternativas teórico, conceitual e metodológicas contextualizadas com as atuais questões da sociedade mato-grossense para o desenvolvimento sociolinguístico na perspectiva dos multiletramentos, posto a compreensão de que o conjunto de ações aqui delineado potencialize a formulação de políticas públicas educacionais no que se refere à constituição de um cenário formativo consoante à modernidade, contextualizado e inovador, principalmente, para docentes que atuam com alunos dos segundo e terceiro ciclos do ensino fundamental e ensino médio.
    • Nome do projeto: Centro de Educação e Tecnologia Assistiva: Atividades extensionistas (CETA-EXT) (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , OLIVEIRA, Tania Pitombo de , STRAUB, Sandra Luzia Wrobel , TRUGILLO, Edneuza Alves , XAVIER, P. A. M. H. , DIAS, M. A. D. , SOUZA NETO, J. de , BRUGNERA, E. , OGAWA, R. , ALENCAR, L. K. U. , STRAUB, J. L. , MALAQUIAS, C. M. .
      Descrição: O Projeto de Centro de Educação e Tecnologia Assistiva: atividades extensionistas que propomos dará continuidade e densidade às atividades do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq "Educação Científico-Tecnológica e Cidadania" (ECTeC) que se apresenta com caráter interdepartamental, multidisciplinar e interinstitucional. Este Projeto, por meio de ações extensionistas, tem como objeto melhorar a qualidade de vida e de ensino do educando cego, com visão subnormal, surdo e deficiente auditivo no acesso à educação básica e ao ensino superior, e fomentar discussões para a melhoria da qualidade de ensino e de políticas públicas para a educação inclusiva. A nossa proposta se evidencia pela qualificação de professores, gestores, estudantes, comunidade em geral, pela responsabilidade social, cidadania, pela democratização de acessos e de permanência de estudantes no ensino.
    • Nome do projeto: Estudos Terminológicos e Linguístico-Culturais de Anglicismos nos Esportes (ESTERLINC) (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , JUSTINA, Ms Terezinha Della , JUSTINA, Olandina Della , GRUNENNVALDT, José Tarcísio , SCHWEIKART, J. F. , STRAUB, J. L. , SILVA, J. B. L. , CRUZ, C. G. , DEON, E. R. S. Z. .
      Descrição: O projeto de pesquisa será conduzido por uma perspectiva interdisciplinar e congrega pesquisadores de Língua Inglesa, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Educação Física e Sociologia do Esporte para estudar a linguagem dos esportes, especialmente os termos oriundos da língua inglesa. Tem como propósito descobrir os significados linguístico e culturais bem como os formatos que os termos assumem ao serem usados por falantes do Português do Brasil. O apoio teórico considerará os escritos sobre as áreas em questão e atenta para a compreensão linguístico cultural de uso dos termos e estudos terminológicos pelos quais as unidades serão sistematizadas e organizadas sob o viés da terminologia.
    • Nome do projeto: OBSERVATÓRIO DA PROFISSÃO DOCENTE NO MERCOSUL (OPD MERCOSUL): Estudo Comparativo de Formação e Políticas da Profissão Docente no MERCOSUL: vínculos entre formação-serviço, investigação e experiências inovadoras (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês , FREYTAG, Rosane Salete , SILVA, A. P. P. , KAPITANGO-A-SAMBA, K. K. , NEGREIRO, C. L. , CARVALHO, J. W. P. , IOOCA, F. A. S. , SOUZA, I. A. A. , OLIVEIRA, R. A. C. .
      Descrição: O Projeto OBSERVATÓRIO DA PROFISSÃO DOCENTE NO MERCOSUL (OPD MERCOSUL), é uma Rede Colaborativa de Investigação-Formação-Serviço sobre políticas públicas de formação e desenvolvimento profissional docente, para realizar atividades conjuntas de estudos comparativos, formação-serviço, investigação teórica e aplicada sobre modelos, currículos de formação inicial e contínua, valorização profissional e políticas públicas da profissão docente que possam resultar em promoção de intercambios de profesores-pesquisadores e estudantes em formação docente (licenciandos, mestrandos, doutorandos, pos-doutorandos). Bem como, uma Rede de troca de conhecimentos e experiências inovadoras da profissão docente, visando ainda, subsidiar a tomada de decisão em políticas da profissão docente. Na sua primeira fase, objetiva implementar o 1º Subprojeto denominado Estudo Comparativo de Formação e Políticas da Profissão Docente no MERCOSUL: vínculos entre formação-serviço, investigação e experiências inovadoras. Participam do OPD-MERCOSUL Instituições de Ensino Superior e Professores-Pesquisadores do Brasil, Argentina, Paraguay e Uruguay.
    • Nome do projeto: Revista de Letras Norte@mentos (2009 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , SILVA, Rosana Rodrigues .
      Descrição: A Revista de Letras Norte@mentos é uma revista eletrônica, com publicação semestral, voltada aos Estudos Linguísticos e Literários, de iniciativa do Departamento de Letras e do Núcleo Manuel Cavalcanti Proença, da UNEMAT, Campus de Sinop, e possui avaliação Qualis-B2 pela Capes. A revista objetiva divulgar produções científicas e produções artísticas livres, destinando espaço para publicações de diferentes IES do Brasil. Com isso, promove o debate intelectual não apenas no meio acadêmico do Norte de Mato Grosso, como também acena positivamente para as ações da pesquisa científica rumo à descentralização dos Estudos da Linguagem.
    • Nome do projeto: Para a História do Português Brasileiro-Mato Grosso-PHPB-MT (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PHILIPPSEN, N. I. , ANDRADE, Elias Alves de , ALMEIDA, M. M. S. , COX, M.I. P. , LIMA, J. L. , TOMANIN, C. R. , CARDOSO, V. F. , LOPES-DAMÁZIO, L.R. .
      Descrição: O PHPB-MT visa ao estudo da variante do português trazido pelos bandeirantes paulistas para Cuiabá e Mato Grosso, através das monções, à cata do índio para escravização e, após, à procura do ouro, abundante nas duas regiões. Trata-se de projeto interinstitucional desenvolvido entre a UFMT e a UNEMAT, por intermédio de seus programas de pós-graduação em Letras, Linguística, a propósito de aspectos concernentes à filologia, sintaxe do texto, sociolinguística, dialetologia e análise do texto, dentre outros, cujos resultados estarão disponíveis no site: www.phpb-mt.br sob a forma de teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros, capítulos de livros, artigos e textos, manuscritos ou impressos, editados ou não. O PHPB-MT está vinculado ao PHPB nacional, coordenado pelo Prof. Dr. Ataliba de Castilho, da USP.
    • PHILIPPSEN, N. I. ; PRECIOSO, Adriana Lins ; JUSTINA, Olandina Della . Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Inglesa e Literaturas. 2009 - Projeto de extensão
    • PHILIPPSEN, N. I. . Estudos em Análise do Discurso. 2009 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. . IV ENALIHC - Encontro Nacional das Ciências da Linguagem, História e Cultura. 2009 - Evento científico nacional
    • PHILIPPSEN, N. I. . Grupo de Estudos em Análise de Discurso. 2009 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. . Grupo de Estudos em Análise de Discurso. 2010 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. . Sessão de Comunicações intitulada 'Formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas'. 2013 - Evento científico nacional
    • PHILIPPSEN, N. I. . Coordenação da Sessão de Comunicações: Análise do discurso, linguagem e historicidade no XI Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2013 - Evento científico
    • HOFFMANN, A. ; PHILIPPSEN, N. I. ; SILVA, R. S. da ; BOEING, K. C. . Membro de Comissão Eleitoral para Membros Substitutos do Colegiado do Curso de Letras. 2014 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. ; SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês ; ZUBLER, E. P. P. ; WEBER, M. ; MELO, A.M. ; ROQUE-FARIA, Helenice Joviano ; WANG, T.M.E ; BUOSE, V. L. O. P. ; BABINSKI, E.X.L. . I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste. 2014 - Evento científico
    • XAVIER, P. A. M. H. ; STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; PHILIPPSEN, N. I. . Curso de Multiletramento em Libras. 2014 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. . Coordenadora da mesa-redonda 'Processos educacionais e as tecnologias na Educação Básica'. 2015 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. . Coordenadora da mesa-redonda 'Tecnologias assistivas na educação e no mercado de trabalho: experiência de vida'. 2015 - Evento científico
    • STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; PHILIPPSEN, N. I. ; XAVIER, P. A. M. H. . Colaboradora no Curso de Instrutores para Surdos. 2015 - Projeto de extensão
    • STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; XAVIER, P. A. M. H. ; PHILIPPSEN, N. I. . Colaboradora no Curso Multiletramentos em Libras. 2015 - Projeto de extensão
    • STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; PHILIPPSEN, N. I. ; XAVIER, P. A. M. H. . Colaboradora no Orientação básica de como atender o aluno deficiente auditivo/surdo em sala de aula. 2015 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. . Mediadora da conferência 'O que o Atlas Linguístico do Brasil tem a dizer para o ensino de português'. 2015 - Evento científico nacional
    • STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; PHILIPPSEN, N. I. . Colaboradora no Curso 'Orientação e mobilidade para atendimento à pessoa deficiente visual'. 2015 - Evento científico
    • STRAUB, Sandra Luzia Wrobel ; PHILIPPSEN, N. I. . Colaboradora no Curso Multiletramentos em Libras - Intermediário. 2015 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. . Coordenadora do GT 07 - Leitura Discursiva e Metacognição no I Congresso Regional do PROFLETRAS - Centro-Oeste. 2016 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. ; SILVA, I. ; SANTOS, E. A. ; MAIA, M. R. . Coordenação da Comunicação Coordenada 'Gramática, variação e ensino: práticas pedagógicas e socioculturais'. 2016 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. ; SEGANFREDO-SANTOS, Leandra Inês ; PRECIOSO, A. L. ; ROQUE-FARIA, Helenice Joviano ; SANTOS, G. V. dos . Coordenação do Simpósio 'Formação e práticas docentes no processo de ensino e aprendizagem de Línguas e Literaturas em contextos mato-grossenses. 2016 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. . Coordenadora da sessão de comunicações e relatos de experiência durante o VII Seminário de Informática: tecnologias, tendências, sociedade e educação - VII SIES. 2017 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. . Avaliação do trabalho intitulado 'A formação docente e o uso de tecnologias em sala de aula' durante o VII Seminário de Informática: tecnologias, tendências, sociedade e educação - VII SIES. 2017 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. . Avaliação do trabalho intitulado 'Programa Cidade Digital em Sinop/MT: a inclusão digital e a melhoria no acesso aos serviços públicos' durante o VII Seminário de Informática: tecnologias, tendências, sociedade e educação - VII SIES. 2017 - Evento científico
    • PHILIPPSEN, N. I. . Avaliação do trabalho intitulado 'Relato de experiência: produção de poesia - protesto 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual' durante o VII Seminário de Informática: tecnologias, tendências, sociedade e educação - VII SIES. 2017 - Evento científico
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia Habilitação Orientação Educacional
        Nome da Instituição: Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Paranaense
        Título: Prática de Ensino sob Forma de Estágio Supervisionado na Habilitação em Orientação Educacional
        Ano de conclusão: 2001
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
        Título: Relatório de Estágio Supervisionado de 1º e 2º Graus
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos de Linguagem
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
        Ano de conclusão: 1999
    • Escola Estadual Osvaldo Paula:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - 2007 ).
    • Superintendência Nacional da CNEC:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Professora
    • Escola Estadual São Vicente de Paula:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2002 - 2003 ).
    • Escola Estadual Domingos Francisco Zardo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Escola Estadual Santo Agostinho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Escola Estadual Shirley Saurin:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2002 ).
        Outras informações: Professor titular e Orientadora Educacional
    • Escola Municipal Jean Piaget:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2000 - 2002 ).
    • Universidade do Estado de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Escola Estadual Enio Pipino:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2007 - 2008 ).
    • Faculdade de Sinop:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • União das Faculdades de Alta Floresta:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Integrante do quadro de Docentes, ministrando aulas no Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, em conformidade com a Resolução 01/2003 da SESU/MEC.
    • Revista de Letras Norte@amentos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Responsável pelas Edições de Estudos Linguísticos
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Pesquisadora/Estudante de Doutorado
    • Revista de Letras Norte@mentos:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista de Letras Norte@mentos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Participação como consultora ad hoc na avaliação de artigo submetido à Revista de Letras Norte@mentos, referente a 13ª edição de 2014.
    • Revista Estudos da Língua(gem):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Parecerista ad-hoc do V.12, n.2, com ISSN 1808-1355 - versão impressa e ISSN 1982-0534 - versão online, com avaliação e emissão de parecer sobre artigo submetido à publicação na revista.
    • Universidade do Estado de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Universidade Federal de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Revista de Letras Norte@mentos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Participação como consultora na avaliação de artigo submetido à Revista de Letras Norte@mentos, referente a 17ª edição de 2015.
    • Acta Semiótica et Linguística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Integrante do Conselho Consultivo.
    • Eventos Pedagógicos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Parecerista Ad hoc. [80101003] - Teoria e Análise Linguística [80104002] - Sociolinguística e Dialetologia [80106005] - Linguística Aplicada
    • Editora da Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Eventos Pedagógicos:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Acta Semiótica et Linguística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Parecer sobre um artigo científico submetido à Comissão Editorial deste periódico.
    • Veredas. Revista da Associação Internacional de Lusitanistas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Parecerista da Revista Veredas na avaliação de um artigo.
    • Revista Educação, Cultura e Sociedade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Parecer sobre um artigo científico submetido à Comissão Editorial deste periódico.