Carolina Polezi
-
Resumo
-
Sou Carolina Polezi, professora, pesquisadora e bailarina. Doutora em Educação pela Unicamp, Mestre em Ciências Humanas pela USP e graduada em Geografia pela Unicamp. Atuei como professora no ensino formal e não formal em importantes instituições como a Kroton, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Universidade Estácio de Sá e como professora convidada em projetos no SESC, dentre outros. Atualmente desenvolvo pesquisas com Educação, Dança, Gênero, Movimento e Corpo, Subjetividade, Dança Inclusiva e Ciências Humanas, pensando um novo modo de ensinar e praticar dança de salão: a Condução Compartilhada - uma proposta que visa ampliar a participação da mulher, pessoas com deficiência e LGBTs na criação e condução dos movimentos da Dança de Salão. carolinapolezi@gmail.com | www.carolinapolezi.com.br
-
-
Artigos completos publicados em periódicos: 4
- POLEZI, Carolina ; PACHECO, Debora Reis . Discursos de verdade nas aulas da Dança de Salão: da condução do corpo aos espaços sociais REVISTA PRESENCIA. MIRADAS DESDE Y HACIA LA EDUCACIÓN , v. 6 , p. 179 - 194 , 2021. ISSN: 23937076.
- POLEZI, Carolina ; PACHECO, Debora Reis . EMPODERAMENTO DA MULHER-DAMA? CORPOS DESEJANTES NA DANÇA DE SALÃO Linha Mestra , v. 14 , p. 166 - 174 , 2020. ISSN: 19809026.
- POLEZI, Carolina ; MARTINS, ANDERSON LUIZ BARBOSA . Condução e contracondução na dança de salão Horizontes , v. 37 , p. 367 - 381 , 2019. ISSN: 2317109X.
- POLEZI, Carolina ; SILVEIRA, P. V. . Contracondutas no ensino e prática da Dança de Salão: a dança de salão queer e a condução compartilhada REVISTA PRESENCIA. MIRADAS DESDE Y HACIA LA EDUCACIÓN , v. 2 , p. 67 - 83 , 2017. ISSN: 23937076.
-
Capítulos publicados: 1
- POLEZI, Carolina ; PACHECO, Debora Reis . EMPODERAMENTO DA MULHER-DAMA? Corpos desejantes na dança de salão. Caderno de anais [do] VIII Seminário Conexões, v. , p. 235 - 237, 2019.
-
Textos em jornais de notícias/revistas: 2
- POLEZI, Carolina . Dança dos Noivos . O cerimonial , Campinas/SP , 01 dez. 2013.
- POLEZI, Carolina . Gênero, dança e condução compartilhada . Pandora Livre , São Paulo , 28 jan. 2016.
-
Trabalhos em Anais: 7
- POLEZI, Carolina . Dança de Salão em Rede: experimentos de dança telemática no espetáculo ?Ser Nordestino?. In: Associação Nacional de Pesquisadores em Dança , 2021 , Campinas. ANAIS DO VI CONGRESSO DA ANDA. : , 2021.
- POLEZI, Carolina . O BNDES e o financiamento da integração sulamericana: sistemas de engenharia na fronteira Brasil - Guiana Francesa. In: XV Encontro de Geografos da América Latina , 2015 , Havana - Cuba. Por una América Latina Unida y Sustentable. : , 2015.
- POLEZI, Carolina . O papel do BNDES na integração sul americana: Os financiamentos para obras de integração física da América do Sul.. In: XIV Encontro de Geógrafos da América Latina , 2013 , Lima - Perú. Reencuentro de saberes Territoriales Latinoamericanos. : , 2013.
- POLEZI, C. ; CATAIA, M. A. . Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. In: VI Semana da Geografia da Unicamp , 2010 , campinas. VI Semana da Geografia da Unicamp. : , 2010.
- POLEZI, C. ; CATAIA, M. A. . Território e compartimentação: a ação das empresas de telefonia móvel em São Paulo. In: XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp , 2008 , campinas. Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas : Unicamp, 2008.
- POLEZI, C. ; CATAIA, M. A. . Território e compartimentação: a ação das empresas de telefonia móvel em São Paulo. In: Encuentro Latino Americano de Estudiantes de Geografia , 2009 , Cidade do México. IV Encuentro Latino Americano de Estudiantes de Geografia - México. : , 2009.
- POLEZI, C. ; CATAIA, M. A. . Integração e compartimentação do espaço a partir da política das empresas: o caso das empresas de telefonia móvel no eixo Vale do Paraíba Paulista - Cidade de São Paulo - Cidade de Campinas. In: Congresso Interno de Iniciação Científica , 2008 , Campinas. Congresso Interno de Iniciação Científica. Campinas : Unicamp, 2008.
-
Apresentações de Trabalho: 14
- POLEZI, Carolina . Oficina Dança Inclusiva: uma proposta de Condução Compartilhada. 2018 (Conferência)
- POLEZI, Carolina . Condução Compartilhada e Dança de Salão: uma abordagem sob a perspectiva da Educação Somática - UNIP. 2017 (Conferência)
- POLEZI, C. . Dança de Salão Tradicional e Condução Compartilhada: experimentando dois métodos de ensino - UNICAMP. 2017 (Conferência)
- POLEZI, Carolina . Princípios de contato, escuta e comunicação: uma introdução a dança de salão e condução compartilhada - UNIP. 2016 (Conferência)
- POLEZI, Carolina . Workshop de Condução Compartilhada. 2015 (Outra)
- POLEZI, Carolina . Dinâmicas de Dança de Salão - UNIP. 2015 (Conferência)
- POLEZI, Carolina . Dinâmicas da Dança de Salão. 2014 (Conferência)
- POLEZI, Carolina . O Bndes e o financiamento da integração sulamericana: Sistemas de engenharia na fronteira Brasil-Guiana Francesa. 2015 (Congresso)
- POLEZI, Carolina . O papel do BNDES na integração sul americana: Os financiamentos para obras de integração física da América do Sul.. 2013 (Congresso)
- POLEZI, C. ; CATAIA, M. A. . Integração e compartimentação do espaço a partir da política das empresas: o caso das empresas de telefonia móvel no eixo Vale do Paraíba Paulista - Cidade de São Paulo - Cidade de Campinas. 2009 (Outra)
- POLEZI, C. ; CATAIA, M. A. . Integração e compartimentação do espaço a partir da política das empresas: o caso das empresas de telefonia móvel no eixo Vale do Paraíba Paulista - Cidade de São Paulo - Cidade de Campinas. 2010 (Outra)
- POLEZI, C. ; CATAIA, M. A. . Território e compartimentação: a ação das empresas de telefonia móvel em São Paulo.. 2008 (Congresso)
- POLEZI, C. ; SILVA, A. M. B. da . O território Brasileiro e São Paulo como centro dos círculos de informações: O caso da Empresa BDO Trevisan. 2008 (Outra)
- POLEZI, C. ; SILVA, A. M. B. da . O território Brasileiro e São Paulo como centro dos círculos de informações: O caso da Empresa BDO Trevisan. 2008 (Congresso)
-
Organização de eventos: 3
- POLEZI, C. . IV Semana da Geografia da Unicamp: ?Pensando a América Latina?. 2008 (Instituto de Geografia da Unicamp)
- POLEZI, Carolina ; PAZETTO, Debora . I Seminário de Dança de Salão Contemporânea. 2020 (Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC)
- POLEZI, C. . 4º Resistir com Arte: Mulheres e Dança. 2016 (Memorial da América Latina)
-
Curso de curta duração ministrado: 8
- POLEZI, Carolina . Laboratório de Condução Compartilhada. 2016 (O'Grupo - Dança de Salão Unicamp)
- POLEZI, Carolina . Workshop de Condução Compartilhada. 2015 (Cia de Dança 4 Tempos)
- POLEZI, C. . Condução Compartilhada: contracondutas para a dança de salão. 2018 (CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA CEFART)
- POLEZI, C. . DANÇA DE SALÃO - SESC GERAÇÕES. 2017 (SescSP)
- POLEZI, C. . DANÇA DE SALÃO - SESC GERAÇÕES. 2017 (SescSP)
- POLEZI, C. . Condução Compartilhada. 2017 (Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc))
- POLEZI, C. . Condução Compartilhada: contracondutas para a dança de salão. 2018 (SescSP)
- POLEZI, Carolina . Laboratório de Condução Compartilhada. 2015 (O'Grupo - Dança de Salão Unicamp)
-
Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
- POLEZI, C. . Dança e expressão corporal no contexto escolar. 2020 (Material didático)
-
Projetos de Pesquisa: 8
-
Nome do projeto: Integração e compartimentação do espaço a partir da política das empresas: o caso das empresas de telefonia móvel no eixo Vale do Paraíba Paulista - Cidade de São Paulo - Cidade de Campinas (2008
- 2010
Natureza: Pesquisa
Integrantes: POLEZI, C. .
Descrição: Buscamos compreender como as grandes corporações organizam e efetivam suas políticas territoriais de compartimentação do espaço em áreas de seu interesse. O nosso recorte será o das empresas de telefonia celular no Brasil, especialmente no estado de São Paulo, destacando-se o eixo rodoviário Vale do Paraíba paulista (BR116)/Cidade de São Paulo/Cidade de Campinas (Sistema Anhanguera-Bandeirantes). A cobertura que as operadoras de telefonia móvel realizam no território é bastante seletiva "em área", apesar de a maioria dos municípios brasileiros, sobretudo paulistas, possuírem acesso a esses serviços, todavia estes são agrupados em pontos que não abrangem a totalidade das circunscrições municipais. Assim, nosso projeto de pesquisa busca entender a relação entre o espaço herdado - na forma da maior concentração industrial do estado de São Paulo -, e a necessária fluidez informacional requerida para a ação das grandes empresas concentradas na área que objetivamos pesquisar. -
Nome do projeto: O território Brasilerio e São Paulo como centro dos círculos de informações: o caso da empresa BDO Trevisan (2007
- 2008
Natureza: Pesquisa
Integrantes: POLEZI, C. , SILVA, A. M. B. da .
Descrição: A pesquisa pretende contribuir para a análise dis círculos de informação no território brasileiro. Pretendemos indagar a importância de São Paulo como o principal centro de gestão do Brasil responsável por acolher, produzir, (re)organizar e distribuir informações necessária para a atuação de agentes que comandam o uso do território nacional. Para tanto, propomos como objeto de investigação compreender as ações da empresa de consultoria BDO Trevisan, a qual tem escritórios próprios espalhados pelas principais cidades do país, assim como tem sua matriz na cidade de São Paulo. A análise da BDO Trevisan tem especial importância por ser uma empresa brasileira de consultoria do ramo. Pesquisaremos a conformação da rede dessa empresa e os desdobramentos para o uso atual do território -
Nome do projeto: Condução Compartilhada: Caminhos rizomáticos e contracondutores na dança de salão (2017
- 2023
Natureza: Pesquisa
Integrantes: POLEZI, C. , MONTEIRO, Alexandrina .
Descrição: Nesta pesquisa, a dança de salão, tradicionalmente marcada por papéis de gêneroestereotipados e relações de poder desiguais, é analisada a partir de um resgate históricopara entender como essa prática tem sido uma ferramenta de treinamento e disciplina doscorpos de homens e mulheres ao longo de quase cinco séculos. Trazendo caminhos possíveisde pensar uma dança de salão outra, esta investigação propõe a Condução Compartilhada,um modo de pensar e dançar a dois que contraconduz as tradicionais dinâmicasestabelecidas entre os dançarinos, permitindo que ambos participem ativamente dacondução e proposição da dança, promovendo criatividade, sensibilidade e comunicação. Apartir dos conceitos deleuzianos de rizoma, devir e corpo sem órgãos e do conceitofoucaultiano de contraconduta, busca-se imaginar novas abordagens para a dança de salão,fundamentada em práticas de dança e ensino que possibilitem fissuras, transformações edevires. Para que isso ocorra, vamos refletir sobre como uma dança de salão rizomática temo potencial de produzir outros modos de subjetivar os sujeitos que dançam a dois ao abrircaminho para novas formas de comunicação e interação entre os dançarinos. A ConduçãoCompartilhada traz para o centro o debate sobre os processos de subjetivação que homense mulheres vêm sendo submetidos a partir das práticas com a dança de salão ao mesmotempo que promove outras maneiras de pensar o eu que dança, contribuindo para um fazertranscende a em um sentido mais amplo na dança a dois. -
Nome do projeto: O BNDES e o financiamento da integração sul americana: sistemas de engenharia na fronteira Brasil-Guiana Francesa. (2011
- 2014
Natureza: Pesquisa
Integrantes: POLEZI, C. .
Descrição: O presente trabalho busca compreender a importância que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ganha a partir de 2003 com as ampliações dos financiamentos voltados para a construção de sistemas de engenharia, não somente dentro do território nacional, mas também no exterior (sobretudo na América do Sul). Partindo do processo de integração física das nações sulamericanas e da instalação de solidariedades geográficas (Santos, 1996) entre as regiões do continente, procuramos analisar as complementaridades nos territórios envolvidos em financiamentos dos bancos de desenvolvimento, em especial o BNDES, no qual se articulam Estados e empresas privadas na produção de novos sistemas de engenharia no continente. Nesse sentindo, buscamos compreender as verticalidades e horizontalidades geradas no espaço continental, dando ênfase no caso da fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, onde foram instalados nos fixos geográficos que afetam diretamente a integração destes dois países (principalmente a Ponte Binacional Brasil-Guiana e a BR-156). -
Nome do projeto: Diversidade Cultural e Danças (2013
- 2013
Natureza: Outra
Integrantes: POLEZI, C. .
Descrição: Trabalhar a diversidade cultural e artística a partir do estudo nas diversas áreas de ensino (arte, educação física, literatura, história...) associado ao conteúdo pragmático definido pelo currículo escolar dentro de um projeto único de transdiciplinaridade dos conteúdos trabalhados em sala, assim como dinamizar as aulas criando uma nova fonte de conexão dos alunos com a instituição escolar e o corpo docente. O foco principal é estreitar as relações entre aluno e escola, proporcionando novas possibilidades de aprendizado e integração. -
Nome do projeto: Forró Queer (2018
Atual)
Natureza: Outra
Integrantes: POLEZI, C. .
Descrição: Aulas de Forró queer é uma proposta que acolhe todas as formas de viver, todas as sexualidades e todos os corpos na dança a dois, mostrando que essa prática é para todos. -
Nome do projeto: Projeto Superação (2018
Atual)
Natureza: Outra
Integrantes: POLEZI, C. .
Descrição: Professora responsável pelo projeto Superação que traz uma nova perspectiva ao corpo, movimento e expressão de pessoas portadoras de deficiências e idosos com Alzheimer -
Nome do projeto: Dança de Salão Contemporânea: Condução Compartilhada (2015
Atual)
Natureza: Outra
Integrantes: POLEZI, C. .
Descrição: Jogar um olhar contemporâneo para a dança de salão é o principal objetivo da oficina de Condução Compartilhada. Partindo das pesquisas de doutorado da Profa. Carolina Polezi e da experiência de Guilherme Akio, a oficina parte da utilização de técnicas da dança de salão tradicional para desconstruir a ideia de dança formada apenas por cavalheiro e dama, expandindo a dança ao propor que os dois dançarinos não precisam ter um gênero definido, sendo que ambos podem conduzir e ser conduzidos, se opondo a heteronormatividade e ao machismo vigentes na dança de salão. A oficina de Condução Compartilhada abre espaço para a singularidade e para o queer, quando pensa a dança como modo político ao buscar ?escapar? dos movimentos-padrão, fugindo de uma prática estereotipada e não crítica e trazendo um sentido pessoal de reflexão de colocar a si mesmo como compositor de movimentos. Ao modificar a conduta e com nossos corpos desenhar uma nova forma de dançar, expressamos através de movimentos nossa visão de mundo naquele instante efêmero do movimento.
-
Nome do projeto: Integração e compartimentação do espaço a partir da política das empresas: o caso das empresas de telefonia móvel no eixo Vale do Paraíba Paulista - Cidade de São Paulo - Cidade de Campinas (2008
- 2010
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: geografia
Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Título: Integração e Compartimentação do Espaço a partir da política das empresas: o caso das empresas de telefonia móvel no estado de São Paulo
Ano de conclusão: 2010
-
Curso: geografia
-
Mestrado:
-
Curso: Geografia (Geografia Humana)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2014
-
Curso: Geografia (Geografia Humana)
-
Doutorado:
-
Curso: Educação
Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Ano de conclusão: 2023
-
Curso: Educação
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 14
-
Universidade Estadual de Campinas:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
-
Universidade de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Livre (2011 -
2014
).
Outras informações: Mestrando
-
Tipo de vínculo: Livre (2011 -
2014
).
-
Prefeitura Municipal de Campinas:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2013 -
2013
).
Outras informações: Professora Formadora em Dança da Rede Municipal de Campinas pelo CEFORTEPE, sob a coordenação de Adriane Marques.
Outras informações: Formadora Social
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2013 -
2013
).
-
Prefeitura Municipal de Sumaré/SP:
-
Tipo de vínculo: Livre (2014 -
2016
).
Outras informações: Professora Ensino Fundamental
-
Tipo de vínculo: Livre (2014 -
2016
).
-
Escola Oficina do Estudante:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2015 -
2016
).
Outras informações: Oficina de Dança para os alunos do Ensino Fundamental II
Outras informações: Professora de Dança
-
Tipo de vínculo: Celetista (2015 -
2016
).
-
Estudio de arte Soniquete:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2014 -
2017
).
Outras informações: Professora de Dança
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2014 -
2017
).
-
SESC - Administração Campinas/SP:
- Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
- Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - Atual ).
-
Barracão da Dança:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2018 -
Atual
).
Outras informações: Professora de Dança Inclusiva
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2018 -
Atual
).
-
Involvent Escola de Dança:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2018 -
Atual
).
Outras informações: Professora de Dança de Salão
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2018 -
Atual
).
-
SESC Jundiaí:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 -
2018
).
Outras informações: Oficina de Dança de Salão Contemporânea: Condução Compartilhada ao longo do mês de julho/2018, A Condução Compartilhada busca questionar a heteronormatividade que rege as regras da dança de salão e propor uma modalidade em que ambos sejam condutores e conduzidos mutuamente, criando assim, uma nova forma de comunicação, técnica e expressão entre os corpos que dançam. Mostrar um olhar contemporâneo para a dança de salão é o principal objetivo da oficina de Condução Compartilhada. Partindo das pesquisas de doutorado da Profa. Carolina Polezi, a oficina utiliza de técnicas da dança de salão tradicional para desconstruir a ideia de dança formada apenas por cavalheiro e dama, expandindo esta arte ao propor que os dois dançarinos não precisam ter um gênero definido, ambos podem conduzir e ser conduzidos, se opondo a heteronormatividade e ao machismo vigentes na dança de salão. A oficina abre espaço para a singularidade e para o queer, além de possibilitar que a dança seja vista como um modo político ao buscar escapar dos movimentos padrões, fugindo de uma prática estereotipada e não crítica e trazendo também um sentido pessoal de reflexão de colocar a si mesmo como compositor de movimentos.
Outras informações: Professora de Dança
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 -
2018
).
-
Universidad Nacional Autónoma de Mexico:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2009 -
2009
).
Outras informações: Professora de Dança e Cultura Brasileira no CEPE (Centro de Ensiñanza para Extranjeros) na UNAM (Universidade Nacional Autónoma de México) ao longo do Intercâmbio Acadêmico e Cultural de um semestre proporcionado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).
Outras informações: Professora de Dança e Cultura Brasileira
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2009 -
2009
).
-
Universidade Municipal de São Caetano do Sul:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 -
Atual
).
Outras informações: Professora da disciplina de Dança de Salão do curso de especialização em Dança
Outras informações: Professor de Pós Graduação
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 -
Atual
).
-
Universidade Estácio de Sá:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 -
Atual
).
Outras informações: Professora de Dança Inclusiva
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 -
Atual
).
-
Kroton Educacional de Belo Horizonte:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2020 -
Atual
).
Outras informações: Professor da disciplina "Dança e expressão corporal no contexto escolar" do curso de pós graduação EAD "Educação e Arte".
Outras informações: Professor de Arte e Educação
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2020 -
Atual
).
-
Universidade Estadual de Campinas: