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Alexandre Araujo Bispo

    • Doutor (2019) e Mestre (2012) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Bacharel (2010) e Licenciado (2015) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas multidisciplinares sobre práticas de memória de pessoas "comuns". Neste sentido trabalha com colecionismo fotográfico amador de família e práticas memoriais de mulheres; consumo de fotografia amadora, cultura visual amadora, arquivos pessoais e cultura urbana no século XX. No trato com os arquivos pessoais, assunto da tese de doutorado diagnostiquei a importância social do arquivo Nery Rezende, implementei seu tratamento arquivístico e negociei a doação do conjunto documental ao Museu Paulista da USP. Nery Rezende (1930-2012) foi uma mulher negra das camadas populares que "arquivou a própria vida" e deixou um testemunho incomum sobre suas tentativas de "integração social" à sociedade paulistana entre as décadas de 1940 e 2000. Adicionalmente atuo como curador, crítico e educador independente tendo contribuído especialmente com o campo da produção curatorial, critica e educativa no campo da artes visuais e antropologia das populações afro-brasileiras. Sou membro do grupo de pesquisa CNPq Coletivo ASA USP: Arte, Saberes e Antropologia liderado pela professora Dra Fernanda Arêas Peixoto. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSB -CNPq liderado pela professora Dra Maria Aparecida de Oliveira Lopes. Membro Grupo de Estudos Djumbai Artes e Patrimônio Cultural Africanos e Afrodiaspóricos. Lecionei no magistério superior na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira - UNILAB (2023)Centro Universitário Assunção - 2021-2022 e Middlebury School in Brazil (2020). Sou membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte; Diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do Centro Cultural São Paulo (2014-2016). Colaborador na empresa Consenso, Cultura, Memória e Educação desde 2016. Pesquisador Social no Projeto de Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Matriz Bantu na Região Metropolitana de São Paulo da Universidade Federal de São Paulo i Instituto Latino Americano de Tradições Bantu (2020 e 2022). dralexandrebispo@gmail.com

       

      Links:    

    • BISPO, Alexandre Araujo ; CHIARELLI, T. . Metrópole: Experiência Paulistana. São Paulo : Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2017 . 214p. ISBN: 9788582560891.
    • BISPO, Alexandre Araujo ; PEIXOTO, F. A. ; GORELIK, A. ; AGUERO, A. C. ; BALLENT, A. ; JAGUARIBE, B. ; GARCES, E. K. ; PAVONY, G. R. M. ; AGUILAR, G. ; CACERES, G. ; WISNIK, G. ; GUERRERO, G. ; VALLEJO, G. ; PONTES, H. ; MYERS, J. ; LIRA, J. T. C. ; ODONNELL, J. ; CAIMARI, L. ; CARVALHO, M. A. R. ; LIMA, N. T. . Cidades Sulamericanas como arenas culturais. São Paulo : Edições SESC, 2019 . 381p. ISBN: 9788594931603.
    • BISPO, Alexandre Araujo . Recordações do sol e do mar: fotografia de passeios ao litoral paulista (1920-1950). Artes Saberes Antropologias, v. 1, p. 1 - 302, 2021.
    • BISPO, Alexandre Araujo . Educação sentimental: Alice Rezende, uma artista negra na década de 1950, entre o consumo e a produção cultural. Mulheres e o ensino de arte no Brasil, v. 1, p. 1 - 163, 2023.
    • BISPO, Alexandre Araujo ; BITTENCOURT, R. ; SANTOS, V. S. ; DAMASCENO, J. ; LIMA, D. ; CONDURU, R. ; FARIAS, J. B. ; ALMEIDA, A. B. ; CARDIM, M. ; JOVINO, I. S. ; OLIVEIRA, R. D. . OS CLIENTES NEGROS DO ESTÚDIO LIMERCY FORLIN: POÇOS DE CALDAS 1950-1980. 3 NEGRAS IMAGENS FORMAÇÃO A PARTIR DO ACERVO IMS, v. 1, p. 1 - 182, 2023.
    • BISPO, Alexandre Araujo ; GARTENFELD, A. ; ASBURY, M. ; SILVA, D. F. ; MORENO, G. . Histories of Unfulfilled Matters: About Biography, Affective Naming, and Memory. Melee, v. 1, p. 27 - 38, 2021.
    • BISPO, Alexandre Araujo ; ZERVES, E. ; COSTA, H. ; MAUAD, A. M. ; DOROTINSKY, D. ; SCWARCZ, L. ; LEIVA, G. ; CHIARELLI, T. ; CORTES-ROCCA, P. ; TVARDOVSKAS, L. S. ; CUARTEROLO, A. ; AGUIAR, C. A. ; COSTA, E. ; GLUZMAN, G. ; FABRIS, M. ; CORREA, A. S. ; SCHAFFLER, L. ; STEWART, D. ; MENDES, R. ; ZARATTINI, M. . Fotografia de mulher: afetividade, vida moderna e integração social. Mulheres fotógrafas/Mulheres fotografadas Fotografia e Gênero na América Latina, v. 1, p. 237 - 247, 2021.
    • BISPO, Alexandre Araujo ; PEIXOTO, F. A. ; BALLENT, A. ; CACERES, G. ; WISNIK, G. ; AGUILAR, G. ; PAVONY, G. R. M. ; PONTES, H. ; GUERRERO, G. ; ODONNELL, J. ; CAIMARI, L. ; GARCES, E. K. ; CARVALHO, M. A. R. ; ANSOLABEHERE, P. ; VALLEJO, G. ; MARINS, P. C. G. ; AGUERO, A. C. ; MYERS, J. ; LIRA, J. T. C. ; VIEIRA, T. R. . San Pablo. El edificio Martinelli y la euforia vertical. Ciudades Sudamericanas como arenas culturales, v. , p. 174 - 191, 2016.
    • BISPO, Alexandre Araujo ; SOBRAL, D. ; TIBURI, M. ; REZZUTTI, P. ; ROMERO, E. ; FEGHALI, J. . Dossiê 97: Para jamais esquecer. "Tem que manter isso aí, viu?", v. , p. 104 - 108, 2019.
    • BISPO, Alexandre Araujo . Fotografia como resíduo biográfico: memória familiar, cultura urbana e sociabilidade (1920-1960). Vida & Grafias, narrativas antropológicas entre biografia e etnografia, v. V 69, p. 09 - 416, 2015.
    • BISPO, Alexandre Araujo . Inventário das artes: sensibilidade frente a novas identidades . Contemporary And América Latina , São Paulo , 14 dez. 2020.
    • BISPO, A. A. ; BISPO, Alexandre Araujo . Outros fundamentos filosófico-culturais: ética e estética africana e afro-brasileira em diáspora . SP-Arte , São Paulo , 17 ago. 2020.
    • BISPO, Alexandre Araujo ; BISPO, A. A. . Conversa com Deri Andrade . Contemporary And América Latina , São Paulo , 12 out. 2020.
    • BISPO, A. A. ; BISPO, Alexandre Araujo . As reencarnações de uma mulher negra: pessoa-coisa-pessoa . ZUM , São Paulo , 17 nov. 2020.
    • BISPO, Alexandre Araujo . Depois do fogo: a trajetória de um material educativo . E Online , São Paulo , 12 ago. 2020.
    • BISPO, Alexandre Araujo . Cultura Visual de luta: Todo poder ao povo! . E Online , São Paulo , 31 jul. 2020.
    • BISPO, Alexandre Araujo . 'ABUNDÂNCIA' E VULNERABILIDADE: FOMENTO, CRIAÇÃO E CIRCULAÇÃO DAS ARTES NEGRAS ENTRE 2016 E 2019 . Omenelick 2º Ato , São Paulo , 10 jun. 2020.
    • BISPO, Alexandre Araujo . Entre criação, documento e edição: a fotografia nas artes negras . Zum Revista de Fotografia , São Paulo , 04 mar. 2020.
    • BISPO, Alexandre Araujo ; PATRICIO, M. . 'El fascismo es un fantasma que insiste en no abandonarnos? . Arcadia , Bogotá - Colombia , 26 jun. 2019.
    • BISPO, Alexandre Araujo . Financiamento público Artes negras: futuro incerto . Contemporary And America Latina , Brasil , 10 fev. 2020.
    • BISPO, Alexandre Araujo . Contra a solidão da 'Negra' . https://www.sp-arte.com/ , São Paulo , 26 jul. 2019.
    • BISPO, Alexandre Araujo . Sidney Amaral Corpo cotidiano: afetividade, violência e liberdade expressiva . Contemporary And , , 22 abr. 2018.
    • BISPO, Alexandre Araujo . Eneida Sanches Transe e Deslocamento de Dimensões . Contemporary And , , 14 mai. 2018.
    • BISPO, Alexandre Araujo . O QUE OFERECER: MOISÉS PATRÍCIO E AS POTENCIALIDADES POLÍTICAS DO GESTO CRIADOR . Omenelick 2 º Ato , , . .
    • BISPO, Alexandre Araujo . Arte Afro-brasileira para quê? . Omenelick 2 º Ato , , . .
    • BISPO, Alexandre Araujo . Mãos de ouro: A tecelagem da memória em Sônia Gomes . Omenelick 2º Ato , , . .
    • BISPO, Alexandre Araujo . VEJO QUE NUNCA FUI PICASSO . Omenelick 2º Ato , , . .
    • BISPO, Alexandre Araujo . Repressão contra religiões afro-brasileiras parece ter ficado no passado . Uol Notícias Opinião , , 11 out. 2015.
    • LOPES, F. ; BISPO, Alexandre Araujo . Presenças: A performance negra como corpo político . Art Bazaar , , 08 abr. 2015.
    • BISPO, Alexandre Araujo ; BISPO, Alexandre Araujo . Composições célebres para uma localidade que perde harmonia . Ponto Urbe , NAU-USP , . .
    • BISPO, Alexandre Araujo ; PAIVA, A. S. . HISTÓRIAS DE INCOMPLETUDES: SOBRE A MORTE, O MORRER E OS MORTOS NA POÉTICA DE ARTISTAS NEGROS CONTEMPORÂNEOS. In: JORNADA ABCA 2020 RESISTÊNCIAS POÉTICAS: ARTE, CRÍTICA E DIREITOS HUMANOS , 2021 , Bahia. RESISTÊNCIAS POÉTICAS: ARTE, CRÍTICA E DIREITOS HUMANOS. Bahia : Universidade Federal do Sul da Bahia, 2020. p. 10 - 206.
    • BISPO, Alexandre Araujo . Sempre ao sul: animais míticos sob a movimentação dos ventos. : , 2024 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo . A linha dá o ponto/A linha dá o caminho. : , 2023 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Camélias: Yara Dewachter. São Paulo : Não há , 2022 (Artes Visuais)
    • FELINTO, R. A. ; BISPO, Alexandre Araujo ; LOPES, F. . Outros tons para o debate afro-diaspórico na arte e a fortuna da cor (EDITORIAL). Santa Catarina : Revista APOTHEKE , 2021 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Escrita, leitura e leitores negros: São Paulo, 1920-1950. São Paulo : Sesc São Paulo , 2023 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Das margens do desejado às surpresas do possível: revisitar 33. São Paulo : Sesc São Paulo , 2022 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; SILVA, C. R. . Atividade que não cessa: antecedentes e consequências da arte sacra dos terreiros. São Paulo : Paço das Artes , 2022 (Artes Visuais)
    • FELINTO, R. A. ; BISPO, Alexandre Araujo ; LOPES, F. . Outros tons para o debate afro-diaspórico e a fortuna da cor (Organização do Dossiê). Santa Catarina : Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina , 2021 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Rubem Valentim em Revista Manifesto contra a subalternidade cultural. : , 2019 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Dossiê 97: para jamais esquecer. São Paulo : Laboratório Gráfico do CCSP , 2019 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Raízes familiares: encontros femininos, fotografia e fabulação afetiva. São Paulo : Laboratório Gráfico do CCSP , 2018 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Contar a vida: corta, cola, amplia e compartilha. São Paulo : Laboratório Gráfico do CCSP , 2018 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Modos de entrar, modos de sair. São Paulo : Independente , 2017 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; FELINTO, R. A. . http://www.goethe.de/ins/br/lp/kul/dub/med/eps/es15337650.htm. : , 2015 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; FELINTO, R. A. . AFRO-BRAZILIAN ART FOR WHAT?S SAKE?. : , 2016 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; FELINTO, R. A. . Afro-brasilianische Kunst - wozu?. : , 2016 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; FELINTO, R. A. . Arte Afrobrasileira para quê?. : , 2016 (Artes Visuais)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Geografia Cósmica. : , 2001 (Arte)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Arte Política e Democracia. 2023 (Parecer)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Anais do Museu Paulista.. 2024 (Parecer)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Programa de Bolsa de Produtividade da UEMASUL. 2023 (Parecer)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Parecer ad hoc para o processo de seleção da III Semana Acadêmica de Pesquisa, Extensão e Inovação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).. 2023 (Parecer)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Parecer ad hoc para o processo de seleção da V Semana Acadêmica de Pesquisa, Extensão e Inovação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).. 2022 (Parecer)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Capoeira ? Revista de Humanidades e Letras.. 2022 (Parecer)
    • BISPO, Alexandre Araujo . A ?Cidade morena? e o controle social: o racismo como instrumento do marketing urbano, submetido ao n. 3 - (ISSN: 2675-8334).. 2022 (Parecer)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Código de submissão 128476 para a revista Horizontes Antropológicos (ISBN 0104-7183), edição de n° 67 ? Antropologias, artes e políticas. 2023 (Parecer)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Parecer para artigo submetido à 30ª edição da revista Dobras da Associação Brasileiras de Pesquisas em Moda. 2020 (Parecer)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Parecer para artigo submetido à 26ª edição da revista Ponto Urbe. 2020 (Parecer)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Parecer para artigo submetido à 25ª edição da revista Ponto Urbe. 2019 (Parecer)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Culturas visuais: pessoas, coisas,lugares, práticas culturais 1900-1950. 2021 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; ALMEIDA, A. B. ; DAMASCENO, J. ; BITTENCOURT, R. . 'Os clientes negros do Estúdio Limercy Forlin: Poços de Caldas 1950-1980'. 2022 (Comunicacao)
    • BISPO, Alexandre Araujo . A domicialização do arquivo pessoal Nery Rezende: das casas de aluguel à casa peramente. 2022 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo . GUILHERME DE ALMEIDA E A IDENTIDADE PAULISTA. 2023 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Práticas de memória na arte contemporânea afro-brasileira. 2023 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; MIRANDA, J. ; CARVALHO, J. . Arte afrobrasileira e africana: desafios conceituais. 2023 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; PEIXOTO, F. A. ; FERREIRA, L. F. ; LOPES, M. A. O. ; GLOBO, P. R. . Arte, experiência social e afro-sacralidades. 2015 (Seminário)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Educação sentimental: Alice Rezende, uma artista negra na década de 1950, entre o consumo e a produção cultural. 2023 (Seminário)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Curadorias vulneráveis: experiência e rotina. 2021 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Vontade de saber: comentando o que eu gosto em Foucault. 2020 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; HANASHIRO, C. . ?Colonialismo e globalização no fazer artesanal?. 2022 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Monumento discretíssimo: o arquivo Nery Rezende das casas de aluguel ao Museu Paulista da USP. 2022 (Comunicacao)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; NDEMBWEMIN, L. P. B. . Rainha Ginga e Beatriz Kimpavita: África Central reencarnada no mundo Atlântico. 2022 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; PAIVA, A. S. ; SILVA, L. C. B. ; SILVA, G. D. ; VELAME, J. V. ; PORTELA, C. H. B. . COORDENADOR GT01: Artes Plásticas e Visuais. 2022 (Congresso)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; PEREIRA, E. . Entre criação, documento e edição: a fotografia nas artes negras. 2021 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; LOPES, M. A. O. . ?Cosmogonias do sagrado: mediunidades africanas reencarnadas no mundo Atlântico?. 2021 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; LOPES, M. A. O. . ?Arte afro-brasileira?. 2021 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; LOPES, M. A. O. . O professor como intelectual na sociedade contemporânea - Uma leitura das ideias de Milton Santos. 2021 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; LOPES, M. A. O. . O Sagrado na Arte Afro-brasileira. 2021 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; LOPES, M. A. O. . Cosmologias do sagrado: mediunidades africanas reencarnadas no mundo Atlântico.. 2021 (Outra)
    • BISPO, Alexandre Araujo . A domicialização do arquivo pessoal Nery Rezende: de casa em casa até o museu. 2020 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; FELINTO, R. A. ; CARNEIRO, A. . Curadorias Vulneráveis. 2020 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; MORTMER, J. C. . Fotografia como resíduo biográfico: memória familiar, cultura urbana e sociabilidade (1920-1960). 2018 (Comunicacao)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; RODNEY, P. . Instrumentos e Objetos de Culto recolhidos pela Missão. 2018 (Conferência)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; SANTOS, D. V. ; IKE, E. . Representatividade negra na música. 2018 (Outra)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; CARDIM, M. . Afetividades, família, comunidades e resistência negra. 2018 (Comunicacao)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Fotografia de mulher: afetividade, vida moderna e integração social. 2017 (Comunicacao)
    • BISPO, Alexandre Araujo . A mnemonic box for the study of modern Brazilian black women: Nery Rezende's personal archives (1948-1967). 2019 (Comunicacao)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Arquivar a si mesmo e guardar a cidade: sociabilidade, fotografia e lazer entre 1926-1967. 2010 (Comunicacao)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; MOTTA, A. ; CARMO, D. . Ruínas Negras: Reimaginando a história através das artes. 2018 Facebook
    • DOUEK, D. ; BISPO, Alexandre Araujo . Entrevista sobre minha pesquisa de mestrado: Mapas fotográficos: memória familiar, sociabilidade e transformações urbanas, São Paulo 1920-1960. 2019 Canais Digitais do SESC
    • BISPO, Alexandre Araujo ; ALEXANDRE, M. ; PROFANA, V. . Fé na arte. 2022 Instituto Moreira Salles
    • BISPO, Alexandre Araujo . Arte e Educação: curador discute temas em exposição afro no Sesc Pinheiros. 2014 Canal ACHEOCURSO
    • BISPO, Alexandre Araujo ; BISPO, Alexandre Araujo ; BISPO, A. A. ; ANTONACCI, M. A. . Gabinete Clóvis Moura: Memória, Pesquisa e Preservação de um Acervo Bibliográfico. 2011 (Núcleo Clóvis Moura - Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo - FESP)
    • BISPO, A. A. ; BISPO, Alexandre Araujo ; BISPO, Alexandre Araujo . É nóis na fita: provérbios afro-brasileiros uma homenagem a Mãe Stella de Oxóssi. 2011 (Casa da Palavra de Santo André)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; BISPO, Alexandre Araujo . Africanofagias Paulistanas. 2011 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Afro como ascendência Arte como procedência. 2014 (Cubo Preto e Sesc Pinheiros)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Passagens entre África e Brasil. 2014 (CECAFRO PUC/SP)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; MOTTA, A. . EM TRÊS TEMPOS: MEMORIA, VIAGEM E ÁGUA. 2019 (Centro Cultural do Tribunal de Contas da União)
    • BISPO, Alexandre Araujo . SESC BERTIOGA: 70 anos à Beira Mar. 2018 (SESC BERTIOGA)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; LOPES, M. A. O. ; LIMA, S. F. ; PRADO, E. ; WALDMAN, T. C. . Monumentos em queda, efemérides em ascensão: conhecimento, imaginação e memória em debate. 2020 (Núcleo de Antropologia Urbana da USP e Laboratório de Pesquisa Social)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; BERTH, J. ; KACULA, T. . Margens de 22: Presenças Populares. 2022 (Serviço Social do Comércio)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; DEWACHTER, Y. . Camélias: Yara Dewachter. 2022 (Biblioteca Mário de Andrade)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Romance Familiar. 2023 (Espaço 8)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; BISPO, A. . A linha dá o ponto/A linha dá o caminho. 2023 (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e Galeria Luís Maluf)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Religiões afro-brasileiras: candomblé,umbanda e educação artística. 2007 (UNESP-)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; GIOVANNI, J. R. ; SILVA, R. F. ; ROSA, A. ; NABOR JUNIOR, J. ; BARRETO, R. ; SILVA, K. ; FAJARDO, J. P. ; DOUGLAS, E. ; KIMBROUGH, W. A. ; MACEDO, M. ; SANTOS, J. . Curso de Formação de Educadores para exposição: Todo poder ao povo: Emory Douglas e os Panteras Negras. 2017 (SESC SÃO PAULO)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; ROBERTO, C. ; SILVA, A. O. ; MUNIAGURRIA, L. A. ; BORGES, L. ; PORTO, T. ; CHIARELLA, M. . Curso de Formação de Educadores da Exposição: 14ª Bienal Naïfs do Brasil. 2017 (SESC SÃO PAULO)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; CARDIM, M. ; BANDEIRA, I. ; GIOVANNI, J. R. ; PEREIRA, D. P. ; VALENTE, M. V. ; NOGUEIRA, T. ; MATUCK, B. ; SANTOS, J. . Curso de Formação de Educadores da Exposição: Corpo a Corpo da fotografia à transmissão ao vivo. 2019 (SESC SÃO PAULO)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; MACHADO, J. ; GOYATA, J. V. ; PAPAVERO, C. ; MARANHAO, F. ; ALEIXO, V. ; BENICIO, S. L. ; SANTOS, R. ; HERACLITO, A. ; COELHO, B. . Curso de Formação de Educadores da Exposição: Ounjé Alimento dos Orixás. 2019 (SESC SÃO PAULO)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Como organizar arquivos pessoais de pessoas ?comuns? (oficina). 2020 (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Missão de Pesquisas Folclóricas: Memória e Cultura Afro-Brasileira. 2021 (Casa Mário de Andrade)
    • WALDMAN, T. C. ; BISPO, Alexandre Araujo . CONSTRUÇÕES DO IMAGINÁRIO MODERNISTA DA INDEPENDÊNCIA. 2022 (Casa Mário de Andrade)
    • BISPO, Alexandre Araujo . O sagrado como arte afro-brasileira: gênese estética e reencarnações poéticas. 2023 (Centro de Pesquisa e Formação do Sesc)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; PRATES, V. . Corpos: expressões artísticas e experiências sociais diversas COORDENAÇÃO. 2023 (Instituto Moreira Salles e Secretaria Municipal de Educação)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; PRATES, V. . A corporeidade na produção artística e na vida contemporânea: quem muito se mistura se perde (CORDENAÇÃO). 2023 (Instituto Moreira Salles e Secretaria Municipal de Educação)
    • BISPO, Alexandre Araujo . Cultura afro-brasileira para professores. 2011 (SESC Belenzinho)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; BISPO, Alexandre Araujo . História do Cabelo. 2011 (SESC Belenzinho)
    • BISPO, Alexandre Araujo . História da Arte Periférica do moderno ao contemporâneo. 2017 (Sesc Vila Mariana)
    • BISPO, Alexandre Araujo ; VALENTINI, L. . Práticas de arquivo: conceitos e táticas para artefatos de memória. 2017 (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
    • BISPO, Alexandre Araujo . Todo poder ao povo! Emory Douglas e Panteras Negras. 2017 (Material educativo)
    • Nome do projeto: Projeto de Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Matriz Bantu Etapa 2 (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BISPO, Alexandre Araujo , BORTOLETO, M. J. , NDEMBWEMIN, L. P. B. , SANTOS, F. F. , SILVA, H. , FAUSTINO, D. M. .
      Descrição: Objeto: inventariar terreiros de candomblé de matriz bantu na cidade de São Paulo. 3. Justificativa: O presente projeto é fruto da iniciativa do Instituto Latino-Americano de Tradições Bantu (ILABANTU) em cooperação com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UNIFESP) e com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O ILABANTU é uma associação civil, tradicional, filantrópica e assistencial, de direito privado, sem fins, de caráter sociocultural, cujo enfoque prioritário consiste em promover a manutenção, preservação e formação de agentes multiplicadores dos saberes e fazeres tradicionais das religiões de matriz africana, em especial a de origem bantu. O Instituto, nos últimos anos, vem desenvolvendo uma ação de conhecimento e preservação das línguas bantu, que reflete a organização de uma filosofia do ser humano, da coletividade humana e da relação destes com a natureza e o universo. Atividade fundamental, na medida em que, embora os povos bantu tenham sido os primeiros a atracarem no país, são ainda pouco conhecidos pela maioria da população brasileira. Desconhecimento que está atrelado tanto ao racismo com relação às culturas africanas e afro-brasileira, o que, por sua vez contribui com o crescimento da intolerância religiosa. Tornam-se urgentes as ações que promovam a democracia e o fortalecimento político dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana no Brasil. Este projeto pretende oferecer uma pequena, mas não menos importante, contribuição ao possibilitar a criação de uma rede das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana na cidade de São Paulo, por meio da elaboração de um aplicativo de coleta e de alimentação de dados em um site de georreferenciamento. Neste sentido, o projeto se justifica pela possibilidade de preservar um importante patrimônio imaterial, podendo ainda atuar em defesa da coletividade e de entes públicos e privados, coibir danos causados por preconceito, discriminação e por toda forma de intolerância correlata. 4. Objetivo-Geral: Mapear os terreiros de candomblé do município de São Paulo para que seja possível sistematizar a quantidade, localização, organização, condições de documentação, situação do território santo (incluindo a questão de posse e propriedade sobre a área) e os aspectos socioculturais e demográficos que envolvem a comunidade inventariada. Busca-se, ainda, aprofundar o conhecimento sobre a distribuição socioespacial destas comunidades religiosas de acordo com: localização geográfica, fundadores e lideranças, diversidade cultural (nações) e situação fundiária. 5. Objetivos Específicos: aprofundar o conhecimento sobre a realidade das religiões de matriz africana; oferecer subsídios georreferenciais para elaboração de políticas públicas; realizar o georreferenciamento dos territórios; construir acervo acerca das religiões de matriz africana no município de São Paulo; promover seminário para a apresentação do inventário; elaborar guia de ILABANTU
    • Nome do projeto: Projeto de Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Matriz Bantu na Região Metropolitana de São Paulo (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BISPO, Alexandre Araujo , SANTOS, R. R. C. G. , BRAGA, L. , NEPOMUCENO, N. , GONCALVES, T. A. V. , ALEXANDRE, C. , SILVA, L. S. , BORTOLETO, M. J. , SOUSA, V. M. .
      Descrição: Mapear os terreiros de candomblé do município de São Paulo para que seja possível sistematizar a quantidade, localização, organização, condições de documentação, situação do território santo (incluindo a questão de posse e propriedade sobre a área) e os aspectos socioculturais e demográficos que envolvem a comunidade inventariada. Busca-se, ainda, aprofundar o conhecimento sobre a distribuição socioespacial destas comunidades religiosas de acordo com: localização geográfica, fundadores e lideranças, diversidade cultural (nações) e situação fundiária.
    • BISPO, Alexandre Araujo ; RIBAS, E. M. ; MARTINS, E. R. . Plano de organização e tratamento arquivístico do arquivo pessoal Nery Rezende (1930-2012). 2014 - Organização de documentação de arquivo pessoal
    • BISPO, Alexandre Araujo . 'O morar paulistano'. 2013 - Pesquisa iconográfica
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Instituto da arte do futebol brasileiro-museu do futebol:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Atuei junto a equipe de orientadores de público,entrevistando,dando cursos de formação,produzindo material de apoio.
        Outras informações: Serviços operacionais
    • Museu Afro Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2008 ).
        Outras informações: A função compreendia a pesquisa e preparação de roteiros temáticos pelo acervo de longa duração;acompanhamento de grupos escolares de todas as faixas etárias;acompanhamento de grupos espontaneos;pesquisa para legendagem de peças e obras de arte do acervo;produção e pesquisa do caderno Uma visita ao Museu Afro Brasil;curso de formação de professores e aplicação de visitas com oficinas de criatividade;participação em atividades especiais como o dia da Consciencia Negra.
        Outras informações: Serviço Educativo
    • Centro Cultural do Banco do Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Serviço Educativo
    • Serviço Social do Comércio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Serviço Educativo
    • Instituto Itaú Cultural:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Serviço Educativo
    • Senac São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Docência
    • Instituto Cultural Banco Santos:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Mab FAAP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Serviço Educativo
    • Fundação Bienal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Serviço Educativo
    • Associação Brasil Connects:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Serviço Educativo
    • Sesc Belenzinho:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Serviço Educativo
    • Galeria Marilia Razuk:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Produção de montagem
    • Kavantan Projetos Culturais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Produção de montagem
    • OSCIP VIA CULTURAL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Docência
    • Museu Paulista da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Trata-se de pesquisa iconográfica realizada em revistas de variedades, arquitetura, engenharia e decoração entre 1920-2010 para o módulo "Gosto se aprende" da exposição "O morar paulistano" 2013. Esse levantamento iconográfico buscou recuperar a permanência de três elementos decorativos ao longo do tempo: folha de acanto, balaústre e coluna. O objetivo foi reunir essas imagens, além de frases de efeito, como indicadores da formação de um gosto por decoração. Foram pesquisadas em ordem cronológica as revistas: Ilustração Brasileira -1921-1949; Almanaque das Senhoras 1949; Casa e Jardim 1966-2010; Casa Moderna 1960; Arquitetura e Construção 1980-1990;
        Outras informações: Pesquisador
    • Revista Omenelick 2 Ato:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2016 ).
    • Centro Cultural São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Museu da Abolição IBRAM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Participei deste comitê interinstitucional que, então, trabalhava na implementação do Museu da Abolição em Pernambuco. Á época eu representava o Centro Cultural São Paulo - CCSP - detentor da coleção Missão de Pesquisas Folclóricas1938. A posse dessa coleção, bem como os cuidados de conservação e preservação a ela dedicados era uma referência de gestão de acervos para o museu. Por outro lado havia o desejo de repatriar digitalmente o conjunto material relativo aos xangôs, casas de religiões de matriz africana localizadas em Recife como um meio de devolver às populações de terreiro parte de sua história.
    • CONSENSO CULTURA MEMÓRIA E EDUCAÇÃO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Empresa na qual atuo eventualmente em projetos ligados a educação e cultura como assessoria, organização de cursos, curadoria de exposições, pesquisa e produção de conteúdo.
        Outras informações: coordenador de projetos
    • TOMARA EDUCAÇÃO E CULTURA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Atuei como pesquisador no desenho do Plano Museológico de implementação do Museu do Palácio Campos Elíseos
        Outras informações: Prestador de serviços
    • Serviço Social do Comércio - Araraquara:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Atuei como curador educativo exercendo a função de coordenador pedagógico da equipe de educadores que trabalhou na exposição: Corpo a corpo: a disputa das imagens da fotografia à transmissão ao vivo. O trabalho consistiu na construção de um curso de formação de educadores que durou 15 dias; no levantamento e indicação de nomes de palestrantes e no acompanhamento quinzenal da equipe educativa com foco na discussão de textos sobre educação, arte e cultura. Entre os autores discutidos estavam Paulo Freire, bell hooks e Wright Mills.
        Outras informações: Prestador de serviços
    • SESC IPIRANGA SÃO PAULO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Atuei como curador educativo/coordenador pedagógico da exposição OUNJÉ Alimento dos Orixás. Nesta função construi o curso de formação de educadores que durou 15 dias e realizei semanalmente reuniões com a equipe educativa nas quais discutíamos textos teóricos em torno dos temas da abordados na exposição, além de textos do feminismo negro e educação.
        Outras informações: CURADOR EDUCATIVO/COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
    • SESC PINHEIROS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Curador educativo/coordenador pedagógico da exposição Todo o poder ao povo: Emory Doulglas e os Panteras Negras. Entre as funções desempenhadas estavam a construção do curso de formação de educadores e o acompanhamento pedagógico semanal.
        Outras informações: CURADOR EDUCATIVO/COORDENADOR PEDAGÓGICO
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2022 ).
        Outras informações: Pesquisador Social
    • Ponto Urbe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: A Revista Ponto Urbe (ISSN 1981-3341) é um periódico acadêmico, online, plurilíngue, semestral e gratuito organizado pelo Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LAbNAU-USP) e vinculado ao Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, Brasil. Criado em 2007, o periódico objetiva incentivar a circulação do conhecimento científico no campo da Antropologia Urbana em diálogo com os debates antropológicos mais amplos. A Ponto Urbe tem como missão editorial proporcionar um espaço de difusão da produção acadêmica inédita realizada por pesquisadores(as) de diferentes graus de formação, regiões e instituições do país e do exterior. O periódico dispõe das seguintes seções: Artigos, Dossiês Temáticos, Cir-kula (voltada a artigos de outras disciplinas que dialogam com a Antropologia Urbana), Traduções (de textos raros ou atuais, não disponíveis em português), Entrevistas (com pesquisadores(as) referência na Antropologia Brasileira), Etnográficas (relatos de campo resultados de pesquisas em andamento) e Resenhas. As submissões são recebidas em fluxo contínuo e destinadas a revisão por pares do tipo duplo-cego. Os dois números são publicados anualmente na última semana dos meses de julho e dezembro.
    • Centro Universitário Assunção:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2021 - 2021 ).
        Outras informações: EMENTA Dentro do enfoque dos estudos culturais, a cosmopercepção africana é abordada através de um panorama descritivo, frente a um posicionamento filosófico e político sobre a ancestralidade e as religiões de matrizes africanas no Brasil como núcleos dos milenares saberes de África. OBJETIVOS Discutir perspectivas de cosmopercepções de matrizes africanas e afro-brasileiras. Compreender o respeito às diferenças culturais e religiosas. Refletir aspectos do discurso anti-racialista e o combate à intolerância religiosa. Pesquisar fontes de tempos recentes e remotos para entendimento amplo das conexões religião-cultura-sociedade negro-africanas. 2. INTEGRAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS Antropologia Cultural ? História da Arte Africana ? História da África: da antiguidade à época moderna ? História do Negro no Brasil. 3. PROGRAMA (vide verso) 4. TÉCNICAS E MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS Apresentações com data-show. Aulas dialogadas e expositivas. Análises documentais. 5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Avaliação escrita. Desenvolvimento de paper ou pré-projetos de pesquisa ou de produção cultural. Fichamento. Seminários em grupos. Produção de material didático 6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA THORNTON, John K. ?Religiões africanas e o cristianismo no mundo atlântico?. In: A África e os africanos na formação do mundo atlântico (1400-1800). Tradução Marisa Rocha Morta. Rio de Janeiro, Editora Campus / Elsevier, 2004. IROBI, Esiaba. O que eles trouxeram consigo: carnaval e persistência da performance, estética africana na diáspora. Tradução de Victor Martins de Souza. In: ANTONACCI, Antonieta; AZEVEDO, Amailton. Diásporas. Projeto História: revista do Programa de Pós-Graduação em História Social. São Paulo: EDUC, 2012. LEITE, Fabio. Valores civilizatórios em sociedades negro-africanas. África, [S. l.], n. 18-19, p. 103-118, 1997. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i18-19p103-118. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/africa/article/view/74962. Acesso em: Acesso: 10.mai
        Outras informações: Professor contratado
    • Middlebury College:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Embora criadores de arte negros existam no Brasil desde o século 18, foi apenas nas últimas três décadas que essa presença tem transformado o campo das artes visuais. Entre meados da década de 1990 e o presente, acompanhando outras mudanças da sociedade brasileira, cresceu também o número de artistas visuais negra/os. Para além de apenas um dado estatístico, cada vez mais esses artistas questionam com suas obras os silenciamentos e invisibilidades narrativas a que vem sendo paulatinamente relegados na história oficial da arte brasileira. Nessa história negras e negros aparecem como temas para o olhar branco e não como sujeitos, agentes de sua própria história, como pessoas e não coisas. Do holandês Albert Eckhout (1610-1666) ao modernismo da Semana de Arte Moderna de 1922, a temática negra foi uma constante difundindo uma série de estereótipos de longa duração acerca de africanos e afro-brasileiros: exótico, escravo, coisa, sexualmente animalizado, ignorante e inculto, racialmente inferior, feios e sujos etc. Embora esses estereótipos não sejam exclusividade do Brasil, na sociedade brasileira eles levam parte da população negra à morte, sendo o racismo ambiental apenas um dos efeitos perversos de tal comportamento. A atual situação da pandemia de Covid-19 é, nesse sentido, exemplar. Partindo dessas preocupações, o objetivo do curso é mostrar como alguns artistas negros contemporâneos interpretam a sociedade brasileira e suas contradições históricas. Se, tradicionalmente, para discutir a arte brasileira, é comum tomar os artistas brancos, entre os quais Ligia Pape, Ligia Clark e Hélio Oiticica como parâmetros e modelos de análise, trata-se, neste curso, de inverter essa narrativa conhecida também fora do Brasil, de modo a pôr no centro os artistas negros e as questões que ela/es colocam para a arte e para a sociedade brasileira, na qual mais de 50% da população é negra.
        Outras informações: Professor contratado
    • Universidade da Integração da Lusofonia Afrobrasileira:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Professor substituto das disciplinas:1. Arte Africana e Afro-brasileira na Educação nos Países da Integração2. Lugares de memória e Práticas Pedagógicas Afro-brasileiras e Indígenas3.Artes e Diásporas Africanas4. África: cultura, Sociedade e os Desafios da Modernidade
        Outras informações: Professor substituto
    • Fundação São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2022 ).
        Outras informações: Ministrei a disciplina de "Religião, Cultura e Sociedades Africanas" no curso de Pós Graduação História da África: Educação, Cultura e Relações Internacionais
        Outras informações: Professor