Não autenticado |

Douglas Mendosa

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: política social, cidadania, estado, políticas públicas de saúde e política nacional de assistência social.

       

      Links:    

    • Políticas públicas de saúde
    • Cidadania e políticas sociais
    • Formulação e implementação de políticas públicas
    • Direito social à saúde
    • Tecnologias de reprodução assistida e (in) fertilidade: regulação, mercado e direitos
    • OLIVA AUGUSTO, MARIA HELENA ; Mendosa, Douglas . Tecnologias de reprodução assistida, regulação e monoparentalidade: entre a autonomia e o individualismo INTERDISCIPLINA , v. 10 , p. 129 - 152 , 2022. ISSN: 24485705.
    • MACHIN, ROSANA ; Mendosa, Douglas ; AUGUSTO, Maria Helena Oliva ; MONTELEONE, PEDRO AUGUSTO ARAÚJO . Assisted Reproductive Technologies in Brazil: characterization of centers and profiles from patients treated JORNAL BRASILEIRO DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA , v. 24 , p. n.3 - 240 , 2020. ISSN: 15180557.
    • MACHIN, R. ; AUGUSTO, M. H. O. ; Mendosa, Douglas . Cross-border reproduction: the reproductive market in Angola and Brazil Papeles Del Ceic-International Journal On Collective Identity Research , v. 2018 , p. 198 - 220 , 2018. ISSN: 16956494.
    • Mendosa, Douglas . Laboratório de Projetos Sociais da Universidade Federal de São Paulo NAU - A REVISTA ELETRÔNICA DA RESIDÊNCIA SOCIAL , v. 08 , p. 90 - 100 , 2017. ISSN: 22377840.
    • Mendosa, Douglas . RESENHA "Viver em risco: sobre a vulnerabilidade socioecômica e civil" de Lúcio Kowarick Tempo Social (USP. Impresso) , v. 23 , p. 305 - 311 , 2011. ISSN: 01032070.
    • MACHIN, R. ; AUGUSTO, M. H. O. ; Mendosa, Douglas . Biotecnologias, Tecnologias Reprodutivas e Mercado. In: Congresso da Associação Latinoamericana de Sociologia - Alas , 2017 , Montevideo. XXXI Congreso Alas 2017 - Acta Academica. Montevideo : Alas, 2017.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • MENDOSA, Douglas . Sociólogo avalia o Sistema Único de Saúde em dissertação de mestrado. : , 2007 (Entrevista)
    • MENDOSA, Douglas . VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS). 2014 (Parecer)
    • MENDOSA, Douglas . XII Colóquio Internacional sobre poder local. 2012 (Parecer)
    • MENDOSA, Douglas . Tecnologias de reprodução assistida e regulação. 2022 (Seminário)
    • Mendosa, Douglas . Política Nacional de Assistência Social. 2012 (Conferência)
    • Mendosa, Douglas . Sistema Único de Assistência Social (SUAS): agentes processos da recente política de assistência social no Brasil. 2011 (Seminário)
    • Nome do projeto: A Saúde na Encruzilhada ? Direito Social ou Bem de Consumo? (O dilema entre serviço público e lucro privado) (2001 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDOSA, Douglas , AUGUSTO, Maria Helena Oliva , GAMBAROTTO, Paola , THIBES, M. Z. , TARABOLA, F. S. .
      Descrição: O objetivo principal da pesquisa foi a investigação do processo de mudança que leva à conversão da aspiração ao bem estar físico e mental, tradicionalmente percebido como um direito social ? ligado à atuação estatal e vinculado ao dispositivo constitucional que garante aos doentes um tratamento equânime e o atendimento universal ?, em um direito de consumo, vinculado a questões de mercado. Tratou-se, portanto, de verificar, no que se refere às questões vinculadas à saúde pública, até que ponto há um processo efetivo de realização da determinação constitucional, ou se, por outro lado, o que está em curso é a manutenção de movimento detectado por vários pesquisadores, já há décadas, de ver mercantilizadas as questões relativas à saúde, tanto individual quanto coletiva.
    • Nome do projeto: Alternativas e Ambigüidades da Atenção Pública à Saúde: a trajetória recente da Saúde Pública em São Paulo, Brasil. (1999 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDOSA, Douglas , AUGUSTO, Maria Helena Oliva , COSTA, O. V. , CAMARGO, M. L. G. , MEDEIROS, L. T. S. , PICCHIA, P. M. .
      Descrição: A pesquisa ?Alternativas e Ambigüidades da Atenção Pública à Saúde: a trajetória recente da Saúde Pública em São Paulo, Brasil? é continuação de um estudo anterior que procurava ?examinar problemas relativos à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde, na cidade de São Paulo, focalizando a tentativa representada pelo Plano de Atendimento a Saúde (...). O interesse, quando de sua proposição, era o de identificar as tendências que, neste momento, se apresentam para a atuação estatal, quando, ao mesmo tempo, se ampliam o instrumental e o leque de informações, e diminuem expressivamente a capacidade de intervenção pública e as fontes de financiamento, necessárias para a implementação de práticas adequadas à solução dos problemas relativos à saúde da população.? Alcançou-se parcialmente os objetivos previstos nesta primeira etapa, já que, a própria delineação mais nítida da Saúde Pública em São Paulo, trouxe em seu bojo novas questões que necessitavam de uma atenção mais específica. Daí a necessidade da construção de uma problematização que abarcasse os objetivos previstos na primeira etapa mais as novas questões esboçadas. A nova conformação da pesquisa constitui um projeto mais amplo que, comparando o Sistema Único de Saúde e o Plano de Atendimento a Saúde ?supõe a articulação dessas duas preocupações: o âmbito mais inclusivo da análise, vinculado à análise das políticas públicas e das conseqüências advindas da incorporação de uma tecnologia sofisticada às práticas de saúde, e o exame de situações micro-sociais, fundado na observação das alterações que a incorporação, às práticas de saúde, de uma tecnologia médica cada vez mais sofisticada, trouxe à percepção de si e do outro, por parte tanto dos pacientes submetidos a essas prática quanto dos profissionais que fazem uso dessa tecnologia específica. A partir do exame dessas experiências ? PAS e SUS ? será buscada a articulação, até agora não alcançada, entre esses dois níveis.?
    • Nome do projeto: Formação das políticas de assistência e desenvolvimento social (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDOSA, Douglas .
      Descrição: Os novos contornos das políticas públicas de assistência social constituíram o tema deste projeto de pesquisa. No Brasil, especialmente nas duas últimas décadas do século XX, as formas de assistência ao(s) indivíduo(s) pobre(s) assumiram padrões distintos daqueles que haviam perdurado até então. Para além do fato de que após décadas de espontaneísmo e fragmentação a assistência social tenha obtido finalmente um caráter mais regular e padronizado, salta aos olhos a complexidade técnica e institucional de sua recente organização. O que se impõem à nossa análise não é tanto a emergência de um padrão de seguridade social nacional até então desconhecido dos brasileiros, posto que calcado na regularidade que só o estatuto de política pública pôde minimamente conferir. De fato, importa antes observar que ao mesmo tempo em que as ações de assistência social eram elevadas à condição de políticas públicas, surgia também, com bastante força, a necessidade de modificar o modelo de funcionamento e organização das mesmas.
    • Nome do projeto: O direito social à saúde na cidade de São Paulo (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDOSA, Douglas .
      Descrição: O objetivo dessa pesquisa foi o de compreender as configurações do direito social à saúde na cidade de São Paulo. As possibilidades dos cidadãos brasileiros para tornar efetivo esse direito, ao tentarem utilizar os serviços médicos prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi a principal questão deste projeto de pesquisa. O direito social à saúde foi inscrito na Constituição Federal de 1988. No entanto, as notícias constantes a respeito do ?caos na saúde? exigem uma outra perspectiva a respeito do que seja conquistar a saúde enquanto direito nesse momento. Acreditamos que na ?precária? e ?insuficiente? estrutura do SUS, há uma permanente construção do direito, pela ação dos sujeitos que o realizam a partir dessa estrutura. Ou seja, não é suficiente afirmarmos que o direito é negado na prática. Queremos descobrir como as pessoas recuperam a saúde e, por isso, permanecer na constatação do ?caos? é obstruir a possibilidade de conhecimento que o cenário atual permite. De modo sucinto, podemos dizer que nossa principal questão é: Como o direito social à saúde é concretizado em um sistema público caracterizado pela precariedade e pela insuficiência?
    • Nome do projeto: Tecnologias reprodutivas e (in)fertilidade: regulação, mercado e direitos (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDOSA, Douglas , AUGUSTO, M. H. O. , BARBOSA, Rosana Machin .
      Descrição: A incorporação de tecnologias médicas em saúde sexual e reprodutiva tem ocorrido aceleradamente no Brasil, principalmente a partir da segunda metade do século XX. As tecnologias reprodutivas (TRs) emergiram para tratar a infertilidade auxiliando casais inférteis a conceber, mas essas tecnologias também abriram novas possibilidades para aqueles que vivem outras formas de relacionamento, com parceiros do mesmo sexo a imaginar a possibilidade da reprodução. O desenvolvimento das TRs no país foi marcado por um contexto de baixa regulação. Para regular as práticas uma resolução do Conselho Federal de Medicina foi criada em 1992 e, regulou o campo até ser substituída pela resolução no.2013, em 2013, que amplia o acesso às técnicas para pessoas solteiras, casadas com parceiro de sexo diferente ou do mesmo sexo. Com essa mudança as técnicas deixam de estar voltadas para um problema de saúde (infertilidade) e passam a ser disponibilizadas para outras situações em que a reprodução não é possível. O enfoque do estudo é a relação entre a dimensão normativa, os sujeitos habilitados ao uso da tecnologia, o mercado e a perspectiva de direitos. Para tanto será realizado um levantamento dos serviços existentes no país e suas práticas (componente quantitativo) e uma investigação sobre o processo de mudança da normativa e a posição dos profissionais de saúde sobre esta por meio de entrevistas em profundidade (componente qualitativo).
    • Nome do projeto: A transnacionalização das empresas de reprodução assistida: produção e circulação de biovalores entre Espanha e América Latina (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDOSA, Douglas , MACHIN, ROSANA .
      Descrição: O objetivo deste projeto desta pesquisa é a identificação e análise das empresas espanholas de reprodução assistida que contribuem para a formação de cadeias globais de fertilidade a partir da internacionalização de sua atuação, em especial na América Latina. Para tanto, será necessário compreender a própria configuração dessas empresas, sua composição e estrutura, bem como seus movimentos de ampliação para outros continentes. Identificar e analisar o movimento dessas empresas implica em compreender a mobilidade e a mobilização de seus capitais constitutivos, percebendo-as como integrantes da bioeconomia da reprodução assistida isto é, daqueles processos que estão na base da criação e da valorização de biovalores e de mais-valor (life surplus). Estes processos ocorrem a partir de transações econômico-financeiras que mobilizam distintas forças de trabalho (doadores de esperma, de óvulos, gestantes de substituição, profissionais especializados); aparatos técnico-científicos (tecnologias, conhecimento científico, fármacos); diversos grupos de interesse, agências de intermediação e órgãos governamentais; além de empresas (clínicas, laboratórios, escritórios de advocacia, hospitais, empresas de transporte e logística) e fundos de investimento.
    • Nome do projeto: V Semana de Compreensão da Realidade Brasileira Contemporânea (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MENDOSA, Douglas , BRANCO, M. S. , HUERTAS, D. M. , PEREIRA NETO, M. L. , SOUZA, Claudia M. .
      Descrição: Semana de palestras aberta ao público com a presença de convidados para o debater temas relacionados à realidade nacional, à democracia, cidadania e direitos.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Instituto Via Pública:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Serviço Social da Indústria:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professor de Sociologia
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade Estadual do Norte do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professor Colaborador Doutor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professor da área Formação Humana e Compreensão Humana, subárea Sociologia.
        Outras informações: Professor Adjunto A
    • Pensamento & Realidade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).