Não autenticado |

Edgar Teodoro da Cunha

    • Edgar Teodoro da Cunha é professor do Departamento de Ciências Sociais da UNESP (Campus Araraquara) e faz parte do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na mesma instituição. Possui mestrado (2000) e doutorado (2005) em Antropologia Social e Pós-Doutorado (2009-10), na Universidade de São Paulo. Em 2015 foi Visiting Scholar na University of Oxford. Atualmente coordena o NAIP - Núcleo de Antropologia da Imagem e Performance, na UNESP, e é pesquisador associado do GRAVI - Grupo de Antropologia Visual e do NAPEDRA - Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama, ambos da USP. É autor de ?Índio imaginado? (Alameda, 2016), co-autor do livro "Antropologia e Imagem" (Zahar, 2006), e co-organizador das coletâneas "Escrituras da imagem" (Edusp, 2004) e "Imagem-conhecimento" (Papirus, 2009) e ?A experiência da imagem na etnografia? (Terceiro Nome, 2016). Dirigiu ainda os documentários "Jean Rouch, subvertendo fronteiras" (2000), "Ritual da Vida" (2005) e "Mbaraká, a palavra que age" (2011). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, Performance, Etnologia e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de imagem, Bororo, Ritual, Performance, Cinema, Documentário, Filme Etnográfico, Fotografia, Iconografia, Memória, Patrimônio.

       

      Links:    

    • Filme Etnográfico
    • Cinema Documentário
    • História Indígena
    • Antropologia Visual
    • Etnologia
    • Antropologia da Performance
    • Cinema Brasileiro
    • Antropologia Visual
    • Antropologia da Performance
    • Etnologia
    • Cultura, Democracia e Pensamento Social
    • Diversidade, Identidades e Direitos
    • BARBOSA, A. ; CUNHA, E. T. ; HIKIJI, R. S. G. ; CAIUBY NOVAES, S. . A experiência da imagem na etnografia. São Paulo : Terceiro Nome, 2016 . p. ISBN: 9788578161972.
    • CUNHA, E. T. . Índio imaginado. São Paulo : Alameda, 2016 . p. ISBN: 9788579394164.
    • CUNHA, E. T. ; BARBOSA, A. ; HIKIJI, R. S. G. . Imagem-Conhecimento: Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas : Papirus, 2009 . 319p. ISBN: 9788530808785.
    • CUNHA, E. T. ; BARBOSA, A. . Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor, 2006 . 60p. ISBN: 8571109362.
    • CUNHA, E. T. ; CAIUBY NOVAES, S. ; BARBOSA, A. ; HIKIJI, R. S. G. ; SZTUTMAN, R. ; FERRARI, F. . Escrituras da Imagem. São Paulo : EDUSP/FAPESP, 2004 . 224p. ISBN: 8531408369.
    • CUNHA, E. T. ; CAIUBY NOVAES, S. . Landscapes of memory: the first visual images of the Bororo of Central Brazil VIBRANT (FLORIANÓPOLIS) , v. 16 , p. 1 - 22 , 2019. ISSN: 18094341.
    • CUNHA, E. T. . Autoria, subjetividade e interculturalidade: sobre algumas experiências de cineastas indígenas no Brasil QUADERNI DI THULE , v. 36/37 , p. 236 - , 2014. ISSN: 11268611.
    • CAIUBY NOVAES, S. ; CUNHA, E. T. ; HENLEY, P. . The First Ethnographic Documentary? Luiz Thomaz Reis, the Rondon Commission and the Making of (1917) Visual Anthropology (Journal) , v. 30 , p. 105 - 146 , 2017. ISSN: 08949468.
    • CUNHA, E. T. . O som e o sentido no diálogo intercultural Revista ICCI - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens , v. 1 , p. 20 - 30 , 2013. ISSN: 21824622.
    • SZTUTMAN, R. ; PAES, F. S. ; CUNHA, E. T. . Maybury-Lewis por Maybury-Lewis Revista de Antropologia (USP. Impresso) , v. 45 , p. 479 - 497 , 2002. ISSN: 00347701.
    • CUNHA, E. T. ; SZTUTMAN, R. ; MACEDO, V ; FERRARI, F. . Campo e contracampo: a tela caleidoscópica de Nelson Pereira dos Santos Sexta Feira (São Paulo) , v. 3 , p. 12 - 23 , 1998. ISSN: 1415689X.
    • CUNHA, E. T. ; EL FAR, A. ; FREHSE, F. ; ALMEIDA, R. R. M. ; DIAS JR, C. M. . Entrevista com Ruth Cardoso Cadernos de Campo (USP. 1991) , v. 7 , p. 149 - 166 , 1998. ISSN: 01045679.
    • CUNHA, E. T. ; EL FAR, A. ; FREHSE, F. ; ALMEIDA, R. R. M. ; MIRANDA, A. P. M. ; ARAÚJO, M. M. . Entrevista com Alba Zaluar Cadernos de Campo (USP. 1991) , v. 8 , p. 125 - 137 , 1999. ISSN: 01045679.
    • CUNHA, E. T. . Images and Research among the Bororo of Mato Grosso, Brazil Visual Anthropology (Journal) , v. 23 , p. 311 - 329 , 2010. ISSN: 08949468.
    • CUNHA, E. T. ; FERRAZ, A. L. C. ; HIKIJI, R. S. G. . O vídeo e o encontro etnográfico Cadernos de Campo (USP) , v. 14/15 , p. 287 - 298 , 2007. ISSN: 01045679.
    • CUNHA, E. T. . Comunicación, traducción y alteridad: imágenes e investigación entre los Bororo de Mato Grosso, Brasil Revista Chilena de Antropología Visual , v. 8 , p. 60 - 74 , 2006. ISSN: 0717876X.
    • CUNHA, E. T. . A imagem do índio no cinema brasileiro Mnemocine , v. 1 , p. 3 - , 2000. ISSN: 19806590.
    • CUNHA, E. T. . Índio imaginado: cinema, identidade e auto-imagem Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ) , v. 12 , p. 39 - 50 , 2001. ISSN: 01049658.
    • CUNHA, E. T. . Um céu de estrelas: ou sobre o inferno terreno Sexta Feira (São Paulo) , v. 2 , p. 198 - 201 , 1998. ISSN: 1415689X.
    • CUNHA, E. T. . Imagens e o olhar das ciências sociais: a trajetória do GRAVI Cadernos de Campo (USP) , v. 5/6 , p. 281 - 286 , 1997. ISSN: 01045679.
    • HENLEY, P. ; CAIUBY NOVAES, S. ; CUNHA, E. T. . Un peu de lumière dans les ténèbres? Une évaluation des films de l´expédition Matto Grosso de 1931 en tant que reportages ethnographiques. Ciné-expéditions - une zone de contact cinématographique, v. , p. 211 - 242, 2022.
    • BARBOSA, A. ; CUNHA, E. T. ; HIKIJI, R. S. G. ; CAIUBY NOVAES, S. . Apresentação. A experiência da imagem na etnografia, v. , p. 9 - 18, 2016.
    • CUNHA, E. T. . A intermitência das imagens: exercício para uma possível memória visual Bororo. A experiência da imagem na etnografia, v. , p. 247 - 260, 2016.
    • CUNHA, E. T. . Ritual, performance e imagens entre os bororo do Mato Grosso. Antropologia e Performance, v. , p. 1 - 504, 2014.
    • CUNHA, E. T. . O som e o sentido no diálogo intercultural. Antropologia, Arte e Sociedade, v. 1, p. 49 - 57, 2012.
    • CUNHA, E. T. ; BARBOSA, A. . Antropologia, Imagem e Cinema. Culturas Digitais, v. , p. 79 - 111, 2011.
    • CUNHA, E. T. . Comunicação, tradução e alteridade: imagens e pesquisa entre os Bororo do Mato Grosso. Imagem-Conhecimento: Antropologia, Cinema e outros diálogos, v. , p. 177 - 198, 2009.
    • CUNHA, E. T. . Funeral Bororo em imagens: Major Reis e outros realizadores. Estudos de Cinema Socine VII, v. , p. 217 - 224, 2006.
    • CUNHA, E. T. . Índio no Brasil: imaginário em movimento. Escrituras da Imagem, v. , p. 101 - 120, 2004.
    • CUNHA, E. T. . Imagem de índio: etnografia, autoria e representação. Estudos de Cinema III, v. , p. 447 - 453, 2003.
    • CUNHA, E. T. . Ritual, cena e panorama sonoro: experiências de uso de imagens entre os Bororo do Mato Grosso, Brasil. In: Encontro Internacional de Antropologia e Performance , 2013 , São Paulo. Anais do Encontro Internacional de Antropologia e Performance. São Paulo : FFLCH/USP, 2013.
    • CUNHA, E. T. . Imagens, ritual e performance entre os Bororo do Mato Grosso. In: XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais , 2011 , Salvador. Anais XI Conlab. : , 2011.
    • CUNHA, E. T. . Reis, Lévi-Strauss e Foerthman: políticas da alteridade e documentário no Brasil. In: XII Encontro Internacional da Socine , 2008 , Brasília. XII Socine - Cadernos de Resumos. Brasília : Finatec/UnB, 2008. p. 83 - 83.
    • CUNHA, E. T. ; HIKIJI, R. S. G. ; FERRAZ, A. L. C. ; BUHLER, M. S. . O vídeo pelo outro - os usos do vídeo na pesquisa etnográfica. In: VI Reunión de Antropología del Mercosur , 2005 , Montevidéu. VI RAM - Identidad, Fragmentación y Diversidad. Montevidéu : Universidad de la República, 2005.
    • CUNHA, E. T. . Autoria e subjetividade: sobre duas experiências documentais de realizadores indígenas. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul , 2007 , Porto Alegre. RAM. Reunião de Antropologia do Mercosul. Porto Alegre : UFRGS, 2007.
    • CUNHA, E. T. . Autoria e subjetividade: sobre duas experiências documentais de realizadores indígenas. In: 30º Encontro Anual da Anpocs , 2006 , Caxambu. Programa e Resumos - 30º Encontro Anual da Anpocs. São Paulo : Anpocs, 2006.
    • CUNHA, E. T. . Imagem e etnografia: questões a partir de experiências de uso do vídeo entre os Bororo do MT. In: 25ª Reunião Brasileira de Antropologia , 2006 , Goiânia. 25ª RBA - Saberes e práticas antropológicas, desafios para o século XXI. Goiânia : UCG/UFG, 2006.
    • CUNHA, E. T. ; FERRAZ, A. L. C. ; HIKIJI, R. S. G. . Video workshops: a discussion with brazilian visual anthropologists. In: 10th RAI International Festival of Ethnographic Film , 2007 , Manchester. Visual Anthropology in Latin America. : , 2007.
    • CUNHA, E. T. . Bororo funeral in images: the construction of meaning through sensitive strategies. In: Beyond Text? Image:Voice:Sound:Object - Synaesthetic and Sensory Practices in Anthropology , 2007 , Manchester/UK. Beyond Text? Image:Voice:Sound:Object. Manchester : Manchester University, 2007.
    • CUNHA, E. T. . Autoria e subjetividade: duas experiências documentais de realizadores indígenas. In: X Encontro da Socine , 2006 , Ouro Preto. Resumos X Encontro da Socine. Ouro Preto : Socine, 2006.
    • CUNHA, E. T. . Comunicação, tradução e alteridade: imagens e pesquisa entre os Bororo do Mato Grosso. In: Simpósio Internacional Tradução e Percepção: Ciências Sociais em diálogo , 2006 , São Paulo. Programa e Resumos. São Paulo : FFLCH-USP, 2006. p. 28 - 28.
    • CUNHA, E. T. . Filme e etnografia: questões a partir de uma experiência de realização entre os Bororo do MT. In: O (in)visível, o i(ni)maginável e o (in)audível - percepção e tradução nas Ciências Sociais , 2005 , São Paulo. Percepção e Tradução nas Ciências Sociais - Caderno de Resumos. São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2005.
    • CUNHA, E. T. . Major Reis e o Funeral bororo. In: IX Encontro da Socine , 2005 , São Leopoldo/RS. Socine - Caderno de Resumos. : , 2005. p. 19 - 19.
    • CUNHA, E. T. . Vídeo e etnografia: a experiência bororo. In: I Congresso Latinoamericano de Antropologia , 2005 , Rosario - Argentina. I Congresso Latinoamericano de Antropologia. Rosario - Argentina : Universidad Nacional de Rosario e Associação Latinoamericana de Antropologia, 2005.
    • CUNHA, E. T. . Imagem de Índio: Vídeo, Autoria e Representação. In: V Encontro Anual da SOCINE , 2001 , Porto Alegre/RS. Caderno de Resumos. : SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, 2001. p. 25 - .
    • CUNHA, E. T. . Índio Imaginado: Cinema, Identidade e Imagem Especular. In: IV Encontro Anual da SOCINE , 2000 , Florianópolis/SC. IV Encontro Socine. : SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, 2000. p. 20 - .
    • CUNHA, E. T. . Representações da Alteridade: o Funeral Bororo e suas Imagens. In: XXIV Reunião da ABA , 2004 , Recife/PE. Programa e Resumos. : ABA - Associação Brasileira de Antropologia, 2004. p. 175 - .
    • CUNHA, E. T. . Cinema e imaginação: a imagem do índio no cinema brasileiro dos anos 70. In: XXII Reunião da ABA , 2000 , Brasília/DF. Programação e Resumos. : ABA - Associação Brasileira de Antropologia, 2000.
    • CUNHA, E. T. . Pesquisa de campo e imagens entre os Bororo do Mato Grosso. In: XXIII Reunião da ABA , 2002 , Gramado/RS. Programa e Resumos. : ABA - Associação Brasileira de Antropologia, 2002.
    • CUNHA, E. T. . Imagem de índio: etnografia, autoria e representação. In: XXV Encontro Anual da ANPOCS , 2001 , Caxambu/MG. Programa e Resumos. São Paulo/SP : ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2001. p. 64 - .
    • CUNHA, E. T. . Pesquisa de campo e imagens entre os Bororo do Mato Grosso. In: VIII Reunião da ABANNE , 2003 , São Luís/MA. Programa e Resumos. São Luis/MA : UFMA, 2003. p. 80 - .
    • CUNHA, E. T. . Diálogo intercultural e subjetividade: experiências com vídeo entre os Bororo do Mato Grosso.. In: XXVII Encontro Anual da ANPOCS , 2003 , Caxambu/MG. Programa e Resumos. São Paulo/SP : ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2003. p. 77 - 78.
    • CUNHA, E. T. . Representações da alteridade: os Bororo e seus espelhos. In: VII Encontro Anual da SOCINE , 2003 , Salvador/BA. Caderno de Resumos. Salvador/BA : UFBA/FACOM, 2003. p. 17 - .
    • CUNHA, E. T. . A imagem do índio no cinema brasileiro: história e identidade. In: 50ª Reunião Anual da SBPC , 1998 , Natal/RN. Anais. : SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1998. p. 356 - 356.
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad-Hoc Fapesp. 2020 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Fapesp. 2019 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Revista Sociologia e Antropologia - PPGAS UFRJ. 2019 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Rau - Revista de Antropologia da UFSCar. 2019 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Proa - Revista de Antropologia e Arte. 2019 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Proa - Revista de Antropologia e Arte. 2018 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Congresso de Iniciação Científica da UNESP 2. 2017 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Congresso de Iniciação Científica da UNESP 1. 2017 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Revista R@u (Ufscar) 2. 2017 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Revista Etnográfica (Portugal). 2017 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc PIBIC 3. 2017 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc PIBIC 2. 2017 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc PIBIC 1. 2017 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Edital PROPG Cultura Acadêmica. 2017 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Revista Campos (UFPR). 2017 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Revista R@u (Ufscar) 1. 2017 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Relatório final PIBIC. 2017 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Pró-Reitoria de Pesquisa - Unesp. 2016 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Unesp - Edital Livros. 2015 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Revista Mana (RJ). 2015 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Fapesp. 2015 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Pró Reitoria de Pesquisa - Unesp. 2015 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Pró Reitoria de Pesquisa - Unesp. 2015 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2013 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Fapesp. 2014 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Editora UFPR. 2014 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc Fapesp. 2013 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc para CEPEU-FCL-UNESP. 2013 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc para Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado do Amazonas. 2012 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad Hoc para Cadernos de Arte e Antropologia. 2013 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad hoc para The Journal of the Royal Anthropological Institute (UK). 2012 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad hoc para Revista Perspectivas (UNESP). 2012 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad hoc para Revista Vibrant - Virtual Brazilian Anthropology (ABA). 2012 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad hoc Revista Sociedade e Cultura (UFG). 2011 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad hoc Revista de Antropologia (USP). 2011 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad hoc Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ). 2011 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad hoc Revista Proa de Antropologia e Arte (UNICAMP). 2010 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad hoc Revista Habitus (IFCS-UFRJ). 2010 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad hoc Revista Saúde e Sociedade (FSP-USP). 2008 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad hoc Revista Anthropologicas (UFPE). 2008 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad hoc Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ). 2006 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Parecer Ad hoc Revista Cadernos de Campo (USP). 2002 (Parecer)
    • CUNHA, E. T. . Consultor Mostra de Cinema e Vídeo Brasis Indígenas. 2000 (Consultoria)
    • CUNHA, E. T. . Rastros, tempo e corporalidade Bororo. 2018 (Comunicacao)
    • CUNHA, E. T. . Arquivos da memória: imagens Bororo, sismologia e sintoma. 2018 (Comunicacao)
    • CUNHA, E. T. . Imagens Bororo: reencontro, sobrevivência e memória. 2017 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. ; CAIUBY NOVAES, S. . O filme Matto Grosso de 1931 e sua recepção contemporânea. 2017 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Imagens ameríndias: agência, memória e subjetividade. 2016 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Imagens ameríndias: agência, memória e subjetividade. 2016 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Desafios da pesquisa com imagens nas Ciências Sociais. 2015 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Cineastas indígenas: experiências e possibilidades. 2014 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Cineastas indígenas: autoria, subjetividade e interculturalidade. 2014 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. . Ritual, imagem e memória entre os Bororo do Brasil Central. 2014 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. ; MATTOS, C. A. ; PIAULT, M. ; QUEIROZ, R. C. ; MONTE-MOR, P. . Mesa Redonda ?Balanço: Balanço: Caminhos da Antropologia Visual, novas perspectivas e desafios?. 2013 (Simposio)
    • CUNHA, E. T. . Cineastas indígenas: autoria, subjetividade e interculturalidade. 2013 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. ; CAIUBY NOVAES, S. . Landscapes of memory: visual images of the Bororo of Central Brazil. 2013 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. . Mesa Redonda ?Cinema, Antropologia e Imagem?. 2013 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. . Jovens na aldeia e na cidade em diferentes experiências de apropriação do vídeo. 2013 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. . Índios e jovens urbanos em diferentes experiências de apropriação do vídeo. 2013 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . A sobrevivência das imagens: personagens indígenas, biografia e imaginário. 2013 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Cineastas indígenas: autoria, subjetividade e interculturalidade. 2013 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Ritual, imagem e memória entre os Bororo do Brasil Central. 2013 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Autoria, subjetividade e interculturalidade: sobre algumas experiências de realizadores indígenas. 2013 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. ; CAIUBY NOVAES, S. . O filme Matto Grosso, the Great Brazilian Wilderness (1931). 2012 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Narrativas e visualidades em duas experiências de apropriação do vídeo. 2012 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. ; CAIUBY NOVAES, S. . O filme 'Matto Grosso' (1931) e a recepção Bororo contemporânea. 2012 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Autoria, subjetividade e interculturalidade:sobre algumas experiências realizadores indígenas. 2012 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Antropologia Visual e Performance: algumas experiências fílmicas entre os Bororo e Kaiowá. 2012 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Filme etnográfico e formas expressivas ameríndias. 2012 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . A sobrevivência das imagens: a propósito de algumas imagens Bororo. 2011 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Paisagem sonora Bororo e narrativas audiovisuais. 2011 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. . Imagens, ritual e performance entre os Bororo do Mato Grosso. 2011 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Autoria y subjetividades - algunas experiencias documentales de indígenas de Brasil. 2011 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. . O som e o sentido no diálogo intercultural. 2011 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Ritual, cena e panorama sonoro: experiências de uso de imagens entre os Bororo do Mato Grosso. 2011 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. . Cláudia Andujar - imagens do invisível. 2011 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Ritual Bororo: paisagem sonora e narrativas audiovisuais. 2010 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . O funeral Bororo: ritual, performance e imagens. 2010 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. . Ritual Bororo: paisagem sonora e narrativas audiovisuais. 2009 (Simposio)
    • CUNHA, E. T. . Cinema e Ciências Sociais. 2009 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . O audiovisual e a pesquisa de campo. 2007 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Etnografia e Imagem com a apresentação do filme. 2007 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . O documentário como instrumento nas Ciências Sociais. 2007 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Autoria e subjetividade: sobre duas experiências documentais de realizadores indígenas. 2007 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Etnografia e Imagem. 2007 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Autoria e subjetividade: sobre duas experiências documentais de realizadores indígenas. 2006 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Comunicação, tradução e alteridade: imagens e pesquisa entre os Bororo do Mato Grosso. 2006 (Simposio)
    • CUNHA, E. T. . Cinema e Antropologia. 2006 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Ritual da Vida, debate sobre o filme. 2006 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . A questão indígena no Brasil. 2006 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Ritual da vida - processo de realização. 2005 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Panorama Bororo: ritual e vida atual. 2005 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. . O filme etnográfico: questões, dilemas, experiências. 2005 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Funeral Bororo - uma experiência fílmica. 2005 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . O ritual funerário dos bororo do MT. 2005 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. ; HIKIJI, R. S. G. ; FERRAZ, A. L. C. ; BUHLER, M. S. . O vídeo pelo outro - os usos do vídeo na pesquisa etnográfica. 2005 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Filme e etnografia: questões a partir de uma experiência de realização entre os Bororo do MT. 2005 (Simposio)
    • CUNHA, E. T. . Vídeo e etnografia: a experiência Bororo. 2005 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Major Reis e o Funeral Bororo. 2005 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . O uso do audiovisual como ferramenta na antropologia. 2005 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . A questão indígena na sala de aula. 2005 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Cinema e Imaginação: a imagem do índio no cinema brasileiro dos anos 70. 2000 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Índio Imaginado: cinema, identidade e imagem especular. 2000 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Imagem de Índio: etnografia, autoria e representação. 2001 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Pesquisa de Campo e Imagens entre os Bororo do Mato Grosso. 2002 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Representações do Contato e Imagens entre os Bororo do Mato Grosso. 2003 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Diálogo Intercultural e Subjetividade: experiências com vídeo entre os Bororo do Mato Grosso. 2003 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Representações da Alteridade: os Bororo e seus espelhos. 2003 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Representações da Alteridade: o funeral Bororo e suas imagens. 2004 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Cinema brasileiro e temática indígena. 2001 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Artes indígenas. 2000 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Artes indígenas e experiências de mediação. 2000 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Artes Indígenas e Arqueologia: experiências de mediação. 2000 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . O índio no cinema. 2000 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Pesquisa de campo em antropologia. 2001 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. ; SZTUTMAN, R. . Processo de produção do vídeo Jean Rouch, subvertendo fronteiras. 2001 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Sobre o filme Jean Rouch, subvertendo fronteiras. 2002 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Documentário e Antropologia. 2002 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Documentário e Antropologia. 2003 (Conferência)
    • CUNHA, E. T. . Imagem de Índio: vídeo, autoria e representação. 2001 (Congresso)
    • CUNHA, E. T. . Cinema e imaginação: a imagem do índio no cinema brasileiro. 1999 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. . Cinema e imaginação: a imagem do índio no cinema brasileiro. 1998 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. . Moquém cultural: uma leitura de 'Como era gostoso o meu francês'. 1997 (Seminário)
    • CUNHA, E. T. . Bororo na tela. 2017 Revista Pesquisa FAPESP
    • CUNHA, E. T. . Podcast Edgar Teodoro da Cunha. 2017 Rádio USP
    • CUNHA, E. T. ; BARBOSA, A. . Mostra de Cinema e Vídeo "O Índio: representação e auto-imagem". 2000 (MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo)
    • CUNHA, E. T. ; BARBOSA, A. ; BARCELOS NETO, A. ; HIKIJI, R. S. G. . Simpósio Internacional "Tradução e Percepção - Ciências Sociais em Diálogo". 2006 (Universidade de São Paulo)
    • CUNHA, E. T. . Sessões CinedocGV - exibição filme "Elevado 3.5" e debate com Maira Buhler e Paulo Pastorelo. 2007 (Fundação Getúlio Vargas)
    • CUNHA, E. T. . Sessões CinedocGV - exibição filme "Cartola" e debate com Hilton Lacerda. 2007 (Fundação Getúlio Vargas)
    • CUNHA, E. T. . Sessões CinedocGV - exibição filme "Serras da Desordem" e debate com Andrea Tonacci. 2007 (Fundação Getúlio Vargas)
    • CUNHA, E. T. . Sessões CinedocGV - exibição filme "Fabricando Tom Zé" e debate com Décio Matos Jr.. 2007 (Fundação Getúlio Vargas)
    • CUNHA, E. T. . Sessões CinedocGV - exibição filme "Retrato de Classe" e debate com Gregório Bacic. 2007 (Fundação Getúlio Vargas)
    • CUNHA, E. T. . Sessões CinedocGV - exibição filme "Do luto à luta" e debate com Evaldo Mocarzel. 2007 (Fundação Getúlio Vargas)
    • CUNHA, E. T. . Sessões CinedocGV - exibição filme "Hércules 56" e debate com Silvio Da-Rin. 2007 (Fundação Getúlio Vargas)
    • CUNHA, E. T. . Sessões CinedocGV - exibição filme "Do outro lado do rio" e debate com Lucas Bambozzi. 2007 (Fundação Getúlio Vargas)
    • CUNHA, E. T. . Sessões CinedocGV - exibição filme "Vlado, 30 anos depois" e debate com João Batista de Andrade. 2007 (Fundação Getúlio Vargas)
    • CUNHA, E. T. . Sessões CinedocGV - exibição filme "Atos dos homens" e debate com Kiko Goifman. 2006 (Fundação Getúlio Vargas)
    • CUNHA, E. T. . Sessões CinedocGV - exibição filme "Vocação do poder" e debate com Eduardo Escorel. 2006 (Fundação Getúlio Vargas)
    • CUNHA, E. T. ; MENDONCA, J. M. B. . RBA - GT 13 - Imagens e Sociedades: balanço crítico das possibilidades analítico-interpretativas na antropologia visual. 2008 (ABA - Associação Brasileira de antropologia)
    • CUNHA, E. T. . Socine - ST Cinema no Brasil: primeiras décadas (coordenação Sessão: Cinema no Brasil. 2008 (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual)
    • CUNHA, E. T. ; ATHIAS, R.M. . Anpocs - Fórum "Imagens e sociedade: leitura, produção e interpretação nas Ciências Sociais". 2008 (Anpocs)
    • CUNHA, E. T. ; CARREÑO, G. ; GUARINI, C. . RAM - GT 51 - Antropología e Imagenes. 2009 (UNSAM - Universidad Nacional de San Martín)
    • CUNHA, E. T. . Anpocs - Fórum 07 - Produção de Imagem, Leitura e Interpretação nas Ciências Sociais. 2009 (Anpocs)
    • CUNHA, E. T. ; BARBOSA, A. ; RAPOSO, P. . Mesa "Performance e Filme Etnográfico" no VI Simpósio Imagens da Cultura/Cultura das Imagens. 2010 (UNiversidade Aberta e Universidade de Múrcia)
    • CUNHA, E. T. ; CAMPOS, R. ; COLE, A. ; VEDANA, V. . Mesa "Cultura Visual e Sonora" no 7º Seminário Internacional Imagens da Cultura/Cultura das Imagens. 2011 (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • CUNHA, E. T. . Grupo de Trabalho "Imagem, Som e Performance" no Encontro Internacional de Antropologia e Performance. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • CUNHA, E. T. ; PEGGION, E. A. . Ameríndia. 2011 (Universidade Estadual Paulista)
    • CUNHA, E. T. ; CAIUBY NOVAES, S. . Mesa Redonda 'Antropologia Visual'. 2012 (Departamento de Antropologia, Política e Filosofia e CEIMAM (UNESP))
    • CUNHA, E. T. . Mostra Etnodoc. 2012 (NAIP - Núcleo de Antropologia da Imagem e Performance - UNESP)
    • CUNHA, E. T. ; PEGGION, E. A. . Exibição do filme O Samba do Lenço. 2014 (NAIP - Núcleo de Antropologia da Imagem e Performance)
    • CUNHA, E. T. ; VALE, A. F. C. . Grupo de Trabalho "Antropologia e Práticas Audiovisuais" no Encontro Internacional de Antropologia Visual. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • CUNHA, E. T. . Grupo Temático "Diversidade, identidades e direitos" no Seminário Internacional Democracia, Diversidade e Desigualdade. 2014 (Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais/FCL-UNESP)
    • CUNHA, E. T. ; SCHREIBER, Y. . Encontros do NAIP com Yara Schreiber. 2015 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • CUNHA, E. T. ; BARBOSA, A. . Encontros do NAIP com Andréa Barbosa. 2015 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • CUNHA, E. T. . Encontros do NAIP com Alice Villela. 2016 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • CUNHA, E. T. . Encontros do NAIP com Fernando Camargo. 2016 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • CUNHA, E. T. ; PEGGION, E. A. . Mostra Itinerante do Prêmio Pierre Verger/ABA. 2017 (Núcleo de Antropologia da Imagem e Performance)
    • CUNHA, E. T. ; MACEDO, V ; GOLDSTEIN, I. S. . V Colóquio de Cinema e Arte da América Latina. 2017 (Universidade Federal de São Paulo)
    • CUNHA, E. T. . Encontros do NAIP com Shayna Pidori. 2017 (Núcleo de Antropologia da Imagem e Performance)
    • CUNHA, E. T. . Encontros do NAIP com Francirosy Barbosa. 2017 (Núcleo de Antropologia da Imagem e Performance)
    • CUNHA, E. T. . Grupo de Trabalho "Povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. 2017 (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais)
    • CUNHA, E. T. . Grupo de Trabalho - Grafia, Arte e Imagem (debatedor). 2017 (IV Seminário de Antropologia da UFSCar)
    • CUNHA, E. T. ; VILLELA, Alice ; GONCALVES, M. A. T. ; CARDOSO, V. Z. . As formas do sensível e o conhecimento antropológico. 2018 (Universidade Estadual de Campinas)
    • CUNHA, E. T. ; GIAMPAOLI, M. . Encontros do NAIP com Michelangelo Giampaoli. 2015 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • CUNHA, E. T. . O Uso da Câmera em Pesquisa de Campo. 2006 (CPDOC)
    • CUNHA, E. T. . Introdução a Edição de Vídeo para Pesquisadores. 2006 (CPDOC)
    • CUNHA, E. T. . Antropologia e Imagem - Documentário e Filme Etnográfico. 2008 (Departamento de Antropologia - USP)
    • CUNHA, E. T. ; BARBOSA, A. . Oficina fotográfica "Pimentas nos olhos não é refresco". 2009 (Universidade Federal de Guarulhos)
    • CUNHA, E. T. . Cinema documentário e etnográfico. 2010 (Instituto IDD)
    • CUNHA, E. T. ; BARBOSA, A. ; CAIUBY NOVAES, S. . Antropologia Visual. 2002 (Departamento de Antropologia - USP)
    • CUNHA, E. T. . Antropologia Visual. 2013 (FAAP)
    • CUNHA, E. T. . Fotografia documental, antropologia visual, cinema. 2013 (Universidade Positivo)
    • CUNHA, E. T. ; BARBOSA, A. ; CAIUBY NOVAES, S. . Antropologia Visual - Oficina de Produção. 2003 (Departamento de Antropologia - USP)
    • CUNHA, E. T. ; BARBOSA, A. ; CAIUBY NOVAES, S. . Antropologia Visual - Documentário e Filme Etnográfico. 2003 (Departamento de Antropologia - USP)
    • CUNHA, E. T. . Antropologia Visual: introdução a pesquisa com imagens. 2011 (Centro Acadêmico Florestan Fernandes e PET Ciências Sociais da UNESP)
    • CUNHA, E. T. . Projeto Cinema e Imaginação: a imagem do índio no cinema brasileiro. Relatório Científico I (FAPESP). 1998
    • CUNHA, E. T. . Projeto Cinema e Imaginação: a imagem do índio no cinema brasileiro. Relatório Científico II (FAPESP). 1998
    • CUNHA, E. T. . Projeto Cinema e Imaginação: a imagem do índio no cinema brasileiro. Relatório Científico III (FAPESP). 1999
    • CUNHA, E. T. . Projeto Imagens do contato: representações da alteridade entre os Bororo do Mato Grosso. Relatório Científico I (FAPESP). 2002
    • CUNHA, E. T. . Projeto Imagens do contato: representações da alteridade entre os Bororo do Mato Grosso. Relatório Científico II (FAPESP). 2003
    • CUNHA, E. T. . Projeto Imagens do contato: representações da alteridade entre os Bororo do Mato Grosso. Relatório Científico III (FAPESP). 2004
    • CUNHA, E. T. . Projeto Cinema e Imaginação: a imagem do índio no cinema brasileiro. Relatório Científico IV (FAPESP). 1999
    • Nome do projeto: Projeto Temático "Alteridade, Expressões Culturais do Mundo Sensível e Construções da Realidade" (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. , BUHLER, M. S. , SCHREIBER, Y. , MARRAS, S. A. , HIKIJI, R. S. G. , CASTRO, R. C. A. , ERMEL, P. B. , MENEZES, P. R. A. , LEITE, M. L. M. , KIM, J. H. , SZTUTMAN, R. , TUTTOILMONDO, J. V. , PUZZO, G. M. F. , FERREIRA, F. C. B. , BARROS, D. D. , BARCELOS NETO, A. , CAIUBY NOVAES, S. , BARBOSA, A. , FERRAZ, A. L. C. , PAES, F. S. .
      Descrição: As diferentes propostas que compõem esse projeto têm seu foco de investigação centrado em temáticas e universos empíricos específicos pesquisados a partir de algumas questões teóricas e metodológicas que podem ser classificadas em três linhas: 1. Traduções da alteridade 2. Expressões culturais do mundo sensível. 3. Linguagens e narrativas. Neste Projeto Temático estaremos investigando diferentes vias de acesso ao tema da alteridade, sempre tendo em vista as mediações do olhar lançado ao outro. Assim, a primeira linha proposta, estimulada pelas reflexões levantadas pelos autores pós-modernos, diz respeito aos modos pelos quais se têm construído esta alteridade nos relatos textuais, fílmicos, videográficos ou na web. Procuramos investigar o que há de específico em cada uma dessas linguagens e, ao mesmo tempo, quais são os espaços de intersecção entre elas. A segunda linha, mais tipicamente antropológica, procura abordar a questão do outro e de seu fazer artístico de um ponto-de-vista êmico, enfocando os processos subjacentes a este fazer num contexto cultural específico. A terceira perspectiva, procura analisar estes discursos ou mesmo produzi-los, buscando a compreensão da relação entre real e construção do real estabelecida por eles.
    • Nome do projeto: Projeto Temático "Imagem em Foco nas Ciências Sociais" (1997 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. , LEITE, M. L. M. , FERRARI, F. , MACEDO, V , SCHREIBER, Y. , HIKIJI, R. S. G. , ERMEL, P. B. , MENEZES, P. R. A. , BUHLER, M. S. , SZTUTMAN, R. , TUTTOILMONDO, J. V. , PUZZO, G. M. F. , FERREIRA, F. C. B. , BARROS, D. D. , CAIUBY NOVAES, S. , BARBOSA, A. , FERRAZ, A. L. C. , PAES, F. S. .
      Descrição: Projeto de pesquisa centrado em investigações que tomam a imagem como foco privilegiado, abrangendo também o áudio-visual. Os projetos propostos foram agrupados em três grandes blocos: 1. Pesquisas que tenham como resultado a produção de audiovisuais, em vídeo, fotografia e CD-ROM. 2. Pesquisas centradas na questão da representação em imagens fílmicas e fotográficas. 3. Pesquisas que nos permitam a criação de metodologia adequada para a catalogação de audiovisuais e a criação de bancos de dados. Nosso objetivo, nestes três grandes blocos, é demonstrar a pertinência da análise e produção de audiovisuais por parte de cientistas ligados à área de Ciências Sociais. São análises e produções que reconstroem/reelaboram o real através de fotografias, filmes documentários ou ficção. Imagens e sons que nos sensibilizam de modo racional e/ou afetivo e com as quais transformamos nossa relação e percepção da realidade. No entanto, exatamente por estarmos investigando imagens e sons, deveremos enveredar pela autonomia relativa deste universo sócio-cultural, com as especificidades que lhe são inerentes, sem entendê-lo como mero reflexo de uma realidade sócio-cultural.
    • Nome do projeto: Projeto Temático "As Populações Tradicionais Podem Gerenciar Áreas de Conservação? Uma Experiência na Reserva Extrativista do Alto Juruá" (1994 - 1994
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. , ALMEIDA, M. W. B. , BROWN JR, K. , CARNEIRO DA CUNHA, M. M. L. .
      Descrição: Projeto coordenado por Manuela Carneiro da Cunha (USP), Keith S. Brown Jr. (UNICAMP - Instituto de Biologia) e Mauro W. B. de Almeida (UNICAMP - Instituto de Ciências Sociais). Teve o objetivo de pesquisar a primeira Reserva Extrativista implantada no Brasil no contexto do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. O projeto envolveu geólogos, pedólogos, botânicos, zoólogos, antropólogos e historiadores. Resultou em uma ampla base de dados sobre o sistema abiótico e biótico, incluindo dados georeferenciados sobre a biodiversidade e sobre a população humana. Contou com ativa participação dos residentes da Reserva Extrativista, e abrangeu ainda as populações indígenas vizinhas (Ashaninka, Kaxinawá, Katukina e Jaminawa). Parte dos resultados do projeto estão incluídos no livro 'A Enciclopédia da Floresta'
    • Nome do projeto: Cinema e Imaginação: A Imagem do Índio no Cinema Brasileiro dos Anos 70 (1997 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. .
      Descrição: Esta dissertação é resultado de pesquisa acerca da representação do índio em alguns filmes brasileiros da década de 70. Abordo inicialmente um conjunto de imagens sobre o índio que demarcam uma tradição imagética de referência mais ampla, procurando evidenciar alguns temas que dialogam com os filmes analisados. Em seguida passo a discussão do conjunto fílmico, composto pelos seguintes títulos: Iracema, de Carlos Coimbra; Ubirajara, de André Luiz Oliveira; Iracema, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna; Como era gostoso o meu francês, de Nelson Pereira dos Santos e Uirá de Gustavo Dahl. Vários são os elementos daí resultantes: a recolocação da questão da dualidade colonizador/colonizado e da antropofagia cultural; os limites do filme enquanto possibilidade de reconstrução histórica e o significado disso em relação ao debate intelectual contemporâneo ao filme; questionamentos sobre a construção de alegorias nacionais e identidades coletivas. A produção fílmica em foco reflete o imaginário das sociedades que produzem esses filmes, tendo um caráter projetivo, de uma auto-reflexão através do outro. Dessa forma, o índio no cinema aparece como elemento que tem funcionado como repositório de imagens que dizem respeito mais a nossa própria sociedade, daqueles que olham e reconstróem esse passado indígena, do que propriamente às sociedades que aparecem imaginadas na tela
    • Nome do projeto: Imagens do Contato - Representações da Alteridade e os Bororo do Mato Grosso (2000 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. .
      Descrição: Este trabalho tem como tema as representações do contato relativas aos bororo do Mato Grosso construídas por meio de imagens, em especial as iconográficas, literárias e cinematográficas. A pesquisa envolveu material de arquivo, revisão bibliográfica e a realização de uma aproximação do contexto atual de contato centrada na produção de imagens. Este contexto de relações interculturais no qual os bororo estão imersos, me levou a trabalhar questões relativas ao contato, comunicação, identidade e auto-imagem e a processos de construção de representações sobre a experiência do contato e de alteridades. A produção de imagens é pensada como um elemento estratégico e aglutinador dessas questões em uma prática concreta, que permite fundamentalmente focar a comunicação como meio de acesso a múltiplas formas de conceber e compreender o mundo.
    • Nome do projeto: Ritual e Imagens: O Funeral Bororo (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. .
      Descrição: O propósito deste projeto é abordar o contexto ritual do Funeral Bororo introduzindo o instrumento audiovisual como elemento privilegiado de reflexão sobre o lugar da construção de representações sobre o ritual situados em um contexto mais amplo de comunicação interétnica, em que representações circulam e assumem sentidos particulares. Ou seja, pensar nas implicações e problemas associados ao processo de construção fílmica de contextos tão particulares como o funeral dentro de uma perspectiva de circulação de imagens mais ampliada. Assim questões como tradução, linguagem, processos de construção de sentido envolvendo contextos interculturais serão fundamentais durante o processo de realização da pesquisa e de seu resultado final em formato fílmico.
    • Nome do projeto: Banco de Dados de Imagem e Som do LISA/USP (2000 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. , BARBOSA, A. , MORGADO, P. , PAES, F. S. , VANZOLINI, M. , SILVA, A. C. V. , FLESSATI, C. .
      Descrição: O projeto realizou pesquisa no âmbito da catalogação de acervos audiovisuais, construiu um vocabulário controlado de indexação dos materiais e instrumentalizou o acervo para pesquisa por meio do desenvolvimento de um software específico para esta finalidade. Projeto coordenado por Edgar Teodoro da Cunha e Andréa Barbosa
    • Nome do projeto: O vídeo pelo outro (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. , FERRAZ, A. L. C. , BUHLER, M. S. , HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: O projeto, que integra o Projeto Temático "Alteridade, expressões culturais do mundo sensível e construções da realidade", tem como objetivo a discussão de questões metodológicas e epistemológicas que surgem da proposta de apropriação do vídeo pelos grupos pesquisados. Os quatro pesquisadores envolvidos no projeto de pesquisa trabalham em contextos etnográficos distintos, mas, em comum, propuseram para os sujeitos pesquisados o aprendizado da produção de imagens e construção de narrativas em vídeo. Interessa-nos discutir as implicações da inserção do uso do vídeo a) na construção da interação pesquisador/pesquisado e b) nos processos de produção de conhecimento e de comunicação. Discutimos semelhanças e diferenças entre a pesquisa com o vídeo e as abordagens mais convencionais da pesquisa etnográfica. Entre as questões discutidas, estão as possibilidades de compartilhar a produção de narrativas e conhecimento, a discussão sobre a autoria do vídeo etnográfico e a concepção da pesquisa como intervenção
    • Nome do projeto: O Funeral Bororo: Ritual, Performance e Imagens (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. .
      Descrição: O propósito deste projeto é construir uma reflexão sobre o ciclo funerário bororo a partir de elementos analíticos como ritual, estética e performance. Uma abordagem dessa natureza permitirá, a meu ver, uma compreensão original sobre os sentidos internos e a lógica das performances rituais e ainda das perspectivas heurísticas do uso de imagens em contexto de análise ritual. Para tanto tomamos as imagens sobre o funeral e seu processo de realização como um par fundamental para a compreensão e análise desse contexto.
    • Nome do projeto: Projeto Temático ?Antropologia da Performance: Drama, Estética e Ritual? (2008 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. , DAWSEY, J.C. , MÜLLER, R. P. .
      Descrição: Esta proposta de projeto temático surge como um desdobramento da própria história do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama (Napedra) um dos grupos de estudo e pesquisa do PPGAS da USP num momento de articulação entre diversos grupos de pesquisa no Brasil voltados aos estudos de performance na antropologia, com destaque à inclusão, como membros do Napedra, de professores e alunos do Instituto de Arte (IA), da Unicamp. Nessa interface, onde encontram-se pesquisadores do IA (Unicamp), que aprofundam o seu diálogo com a antropologia, e os do PPGAS (USP), que buscam conhecimentos em estudos de performance, configura-se uma proposta de projeto temático. Cremos que o processo interdisciplinar de elaboração deste projeto evoca o próprio surgimento da antropologia da performance, nos anos de 1960 e 1970, quando Richard Schechner, um diretor de teatro virando antropólogo, faz a sua aprendizagem antropológica com Victor Turner, um antropólogo que, na sua relação com Schechner, torna-se aprendiz do teatro. Os projetos individuais apresentados neste Projeto Temático podem ser vistos como desdobramentos, ou ecos criativos, do diálogo entre Schechner e Turner. Apresentam-se como tranças uma das noções sugestivas de Schechner reunindo e, até mesmo, tensionando linhas de estudo a respeito de drama, estética e ritual. São estas as três linhas mestras a partir de quais o Projeto Temático se constitui. O que chama atenção é a trança que cada projeto elabora na discussão da performance. Através do debate interdisciplinar que aqui se propõe, procura-se contribuir para a formação de um campo de pesquisa. Supõe-se, nesse caso, não apenas a relevância da antropologia da performance para o estudo das variadas formas de ação simbólica no Brasil, mas, também, a relevância dessas formas para se repensar questões da antropologia da performance
    • Nome do projeto: Projeto Temático "A experiência do filme na Antropologia" (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. , SZTUTMAN, R. , FERRAZ, A. L. C. , BARBOSA, A. , CAIUBY NOVAES, S. , FERREIRA, F. C. B. , HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: Este projeto temático centra-se na reflexão acerca das relações entre Antropologia e outros campos como a arte, o teatro e, especialmente o cinema. A relação com este último se inicia nos primórdios da invenção do cinematógrafo e da própria disciplina antropológica. Estes encontros iniciais marcam as primeiras descobertas das possibilidades de contato e contágio. Após mais de um século, as tensões são tantas quanto as efetivas aproximações entre as áreas. O objetivo deste projeto é, pois, refletir sobre as experiências de apropriação dessas áreas pela antropologia (e, por vezes, vice-versa) a partir da teoria antropológica, e também experimentar as possibilidades deste encontro, por meio da realização de filmes etnográficos
    • Nome do projeto: Personagens indígenas: biografia, auto-representação e imaginário (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. .
      Descrição: A produção fílmica de autores indígenas tem trazido novidades, no Brasil, quanto aos seus aspectos formais e narrativos. Recentemente, um conjunto de filmes de autores em grande parte formado no projeto Vídeo Nas Aldeias, tem trazido à luz filmes não apenas centrados na construção de um nós coletivo, cultural, marca de boa parte dos filmes de autoria indígena anteriores. Agora trazem sujeitos indígenas construídos nos filmes em suas singularidades, em seu cotidiano, como personalidades que operam dentro de um contexto cultural específico. Estes filmes constroem imageticamente e narrativamente personagens desses sujeitos do mundo real, criando novas possibilidades de leitura e de engajamento a espectadores de culturas diferentes das indígenas. Estes espectadores, acostumados a formas narrativas baseadas no dispositivo em que o personagem é elemento chave para sedimentar o processo de projeção da audiência no filme, têm nessas novas utilizações a possibilidade de um mergulho no universo construído filmicamente. Não se trata nesses filmes de experiências de construção biográfica simplesmente, mas do uso das possibilidades narrativas segundo referências que fazem parte da história do cinema e da linguagem audiovisual, como forma de atingir um patamar de comunicação intercultural mais ampliado.
    • Nome do projeto: Projeto Temático "História Indígena e do Indigenismo no Brasil" (1992 - 1994
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. , MONTEIRO, J. M. , SAEZ, O. C. , AMOROSO, M. R. , COHN, C. , PEGGION, E. A. , COFFACI, E. , CARNEIRO DA CUNHA, M. M. L. .
      Descrição: Projeto Temático com foco na história indígena e do indigenismo no Brasil. O projeto teve participação de pesquisadores da USP, UNICAMP e UNESP, colaboração do Arquivo Nacional e apoio financeiro da FINEP, BID-USP e FAPESP (Projeto Especial), de 1988 a 1992. Um de seus resultados foi a fundação do Centro de Apoio à Pesquisa da História Indígena e do Indigenismo, na USP
    • Nome do projeto: Ritual, performance e imagens e os Bororo do Mato-Grosso (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. .
    • Nome do projeto: Cineastas indígenas: autoria, subjetividade e interculturalidade (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. .
    • Nome do projeto: Imagens ameríndias: agência, memória e subjetividade (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. , VASCONCELOS, A. L. F. , SIMOES, D. S. , GIAMPAOLI, M. , PEREIRA, M. A. , LOPES, G. R. , FEROLDI JUNIOR, M. L. , MIOTTI, M. , NAGAMI, I. C. .
    • Nome do projeto: Cinecampus (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CUNHA, E. T. , BEZZON, R. F. A. , SILVA, R. B. , JARDIM, L. B. , FEROLDI JUNIOR, M. L. , MIOTTI, M. , NAGAMI, I. C. , GERMANN, M. C. P. , SILVA, L. T. , SOUZA, F. F. .
    • Nome do projeto: Cinecampus (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CUNHA, E. T. , BEZZON, R. F. A. , FEROLDI JUNIOR, M. L. , MIOTTI, M. , NAGAMI, I. C. , SILVA, L. T. , MAFFI, A.J. , LIMA, P. , OLIVEIRA, M. A. A. , GALHARDO, G. C. , VICENTIM, G. .
    • Nome do projeto: Imagem, performance e regimes de visualidade (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CUNHA, E. T. , BEZZON, R. F. A. , SILVA, R. B. , PIRES, L. E. , SALGADO, R. J. S. Q. , JARDIM, L. B. , BARBARA, J. G. .
    • CUNHA, E. T. . Aproximações entre antropologia visual e antropologia da performance. 2010 - Visita técnica
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Bibliografia Indexada sobre Etnociência na Amazônia
        Ano de conclusão: 1995
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universitat de Barcelona
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: University of Oxford
        Ano de conclusão: 2015
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
  • Atuação Profissional: 21
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Associação Brasil 500 Anos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Supervisor monitoria
    • Faculdade Anhembi Morumbi:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdades Integradas Cantareira:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Professor
    • Cadernos de Campo (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2000 ).
    • Fundação Getulio Vargas - SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Coordenador executivo curso de pós-graduação
    • Associação Brasileira de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Sócio efetivo
    • Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2013 ).
        Outras informações: Sócio
    • Cadernos de Campo (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2000 ).
    • Cinemateca Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - Atual ).
        Outras informações: Professor Assistente Doutor
    • Revista Conexões Parciais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 2238-0159
    • Cadernos de Arte e Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 2238-0361
    • Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
    • Revista ICCI - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 2182-4622
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2013 - 2016 ).
        Outras informações: Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
        Outras informações: Professor colaborador
    • Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Membro Comissão de Imagem e Som
        Outras informações: Colaborador
    • Revista Sem Aspas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • GIS - Gesto, Imagem, Som - Revista de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Revista de Antropologia Visual:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).