Não autenticado |

Denis Ricardo Carloto

    • Doutor em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH da Universidade de São Paulo - USP (2014). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007). Graduação - Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000). Atualmente é Professor Adjunto do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Porto Nacional. Coordenador do LABUTO - Laboratório de Pesquisa em Geografia Política e Usos do Território brasileiro. Experiência profissional como Professor de Geografia nos ensinos fundamental, médio e superior da rede pública e privada.

       

      Links:    

    • Geografia Política
    • Território e Sociedade: as desigualdades socioespaciais no Brasil
    • Ensino de Geografia para a educação básica
    • CARLOTO, Denis Ricardo ; PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch ; RODRIGUES, José Vicente Corrêa . Normas regulamentares do Estágio Supervisionado em Geografia - ESG. São Miguel do Iguaçu : Uniguaçu, 2003 . 45p. ISBN: .
    • PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch ; CARLOTO, DENIS RICARDO . EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E ARTE EM COMUNIDADES POBRES NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL, TOCANTINS, BRASIL INTERESPAÇO: REVISTA DE GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE , v. 3 , p. 70 - 82 , 2017. ISSN: 24466549.
    • PEREIRA, Carolina M. R. B. ; CARLOTO, Denis Ricardo . Reflexões sobre o papel social da escola Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia , v. 3 , p. 3 - 11 , 2016. ISSN: 23591870.
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Debate sobre o território na educação básica em Porto Nacional ? TO Interface (Porto Nacional) , v. 1 , p. 69-77 - 77 , 2015. ISSN: 18066062.
    • PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch ; CARLOTO, Denis Ricardo ; SILVA, Valéria Cristina Pereira da . Um olhar geográfico sobre as artes e sua contribuição ao ensino Boletim Paulista de Geografia , v. 1 , p. 83 - 96 , 2010. ISSN: 00066079.
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Um Debate sobre o Território e seus Desdobramentos Uáquiri (UFAC) , v. I-5/6 , p. 28 - 69 , 2006. ISSN: 18060218.
    • CARLOTO, Denis Ricardo ; CONTI, Janice . A Relevância do Ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental Saber em Debate , v. 3 , p. 67 - 81 , 2004. ISSN: 16778634.
    • CARLOTO, Denis Ricardo . TERRITÓRIO E ENSINO DE GEOGRAFIA. Educação, Economia e Território - O papel da educação no desenvolvimento., v. 1, p. 242 - 249, 2014.
    • CARLOTO, Denis Ricardo . The caracteristics of brasilian federalism. In: 2013 Annual Meeting of the Association of American Geographers , 2013 , Los Angeles, USA. 2013 Annual Meeting AAG. Washington, DC : AAG, 2013. p. 129 - 129.
    • CARLOTO, Denis Ricardo ; SILVA, E. P. . O TERRITÓRIO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO EM PORTO NACIONAL-TO. In: XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia , 2011 , Goiânia-GO. A produção do conhecimento e a pesquisa sobre o ensino de Geografia. : , 2011.
    • ROCHA, S. ; CARLOTO, Denis Ricardo . Os mitos da caverna - uma proposta teórico metodológica para analisar a gruta Casa de Pedra. In: II Simpósio sul-brasileiro de espeleologia , 2010 , Ponta Grossa-PR. II Simpósio sul-brasileiro de espeleologia. : , 2010.
    • CARLOTO, Denis Ricardo ; LOPES, V. ; OLIVEIRA, M. S. M. ; BRITO, I. ; Silva, J. F. . AIDS prevention and indigenous teacher training in the Upper Solimões river region: limits and possibilities.. In: XVII International AIDS Conference , 2008 , Mexico City. Universal Action Now. : , 2008.
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Espaço de Representação da comunidade árabe-muçulmana de Foz do Iguaçu-PR: da diáspora a multiterritorialidade. In: IV Seminário de Pós-Graduação em Geografia , 2005 , Curitiba-PR. IV Seminário de Pós-Graduação em Geografia. : , 2005.
    • CARLOTO, Denis Ricardo ; CONTI, Janice . A relevância do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. In: XIX Semana de Geografia , 2003 , Londrina. Interfaces do território: ambiente e cidadania. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2003.
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Reflexões sobre o uso da televisão no ensino de Geografia. In: V Encontro Nacional de Ensino de Geografia , 2003 , Presidente Prudente. V Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. Presidente Prudente : Editora da UNESP, 2003. p. 188 - 189.
    • CARLOTO, Denis Ricardo . O ensino de Geografia e Televisão: um estudo de caso sobre o Jornal Nacional.. In: 6º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia , 2001 , São Paulo. 6º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2001.
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Capacitação para Multiplicadores da Oficina de Monitoramento e Avaliação para Municípios do Incentivo. 2007 (Outra)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas. 2007 (Outra)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas. 2007 (Parecer)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Globalização: reflexões a partir do local. 2012 (Outra)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Território e ensino de Geografia. 2014 (Congresso)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Desigualdades nos usos do território: as metamorfoses do federalismo brasileiro. 2015 (Congresso)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Território, meio ambiente e estruturas rural-urbano-regionais na amazônia brasileira. 2016 (Seminário)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Território Usado: o elo perdido no federalismo brasileiro. 2016 (Congresso)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Debate sobre o território na educação básica em Porto Nacional - TO. 2016 (Outra)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Território Usado: o elo perdido no federalismo brasileiro. 2015 (Simposio)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Federalismo brasileiro e Território Usado. 2011 (Outra)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Os processos formativos e as diferentes linguagens na educação. 2011 (Outra)
    • CARLOTO, Denis Ricardo ; PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch . Geografia, Arte e Literatura: o estudo do lugar no ensino de Geografia. 2010 (Outra)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . O mundo como: fábula, perversidade e possibilidade. 2011 (Conferência)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . O Ensino de Geografia e a Televisão: um estudo de caso sobre o Jornal Nacional. 2001 (Outra)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Reflexões sobre o uso da televisão no Ensino de Geografia. 2003 (Outra)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Espaço de Representação da comunidade árabe-muçulmana de Foz do Iguaçu-PR: da diáspora a multiterritorialidade. 2005 (Seminário)
    • CARLOTO, Denis Ricardo ; PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch . Projeto de extensão em Geografia, Cultura e Cidadania: O Olhar Geográfico sobre a Cidade.. 2009 (Comunicacao)
    • CARLOTO, Denis Ricardo ; GIL FILHO, Sylvio Fausto . O ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO DA COMUNIDADE ÁRABE-MUÇULMANA DE FOZ DO IGUAÇU-PARANÁ.. 2007 (Outra)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . O ensino de Geografia e a televisão: um estudo de caso sobre o Jornal Nacional.. 2001 (Comunicacao)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Os espaços de aprendizagem na Escola de Tempo Integral. 2011 (Universidade Federal do Tocantins)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . II Semana Acadêmica do PARFOR de Porto Nacional: "Os processos formativos e as diferentes linguagens na educação".. 2011 (Universidade Federal do Tocantins)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . A Geografia e o Cinema Brasileiro: reflexões e debates sobre o filme Central do Brasil. 2004 (FAESI/UNIGUAÇU)
    • CARLOTO, Denis Ricardo . Controle Social/Promoção da Saúde/DST e Aids.. 2007 (UEA-Universidade do Estado do Amazonas e OGPTB-Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues.)
    • Nome do projeto: Saber Geográfico em Debate: para o exercício da metodologia da pesquisa geográfica. (2003 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTO, Denis Ricardo , PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch , ANJOS, Amancio Luiz Saldanha dos , PALHARES, José Mauro .
      Descrição: A proposta do presente projeto de extensão é buscar o desenvolvimento da atitude científica nos alunos e também professores desta Instituição através da experiência vivida por estes. O objetivo geral do projeto é estimular o exercício da pesquisa, desde a produção do projeto até a execução do mesmo, entre docentes e discentes do curso de Geografia. A aplicação prática do projeto depende e muito da metodologia empregada pelos professores participantes pois constitui-se em estratégias onde a essência do trabalho desenvolvido está na ação do educando sobre seu próprio cotidiano ou universo da pesquisa escolhido. A necessidade de pesquisa para a docência do ensino superior é um dos principais motivos que nos levaram a elaboração do mesmo. Acreditamos que a busca da qualidade para o curso de Geografia que tanto almejamos passa indiscutivelmente pela qualificação de docentes e discentes na pesquisa. Cabe ainda ressaltar que buscaremos como resultado a confecção de artigos científicos a serem desevolvidos pelos discentes com a orientação dos docentes para estruturarmos um número especial da revista Saber em Debate desta Instituição.
    • Nome do projeto: Calourada científico cultural - PARFOR (2009 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARLOTO, Denis Ricardo .
      Descrição: Proporcionar um espaço para discussões, debates e reflexões acerca das temáticas voltadas para o ensino e sua relação entre teoria e prática.
    • Nome do projeto: O olhar geográfico sobre a cidade e as manifestações artísticas e culturais: cinema, música, literatura e pintura na construção da cidadania (2009 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARLOTO, Denis Ricardo , PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch , SILVA, Valéria Cristina Pereira da .
      Descrição: Entendemos que o cinema, a literatura, a música e a pintura associada ao saber geográfico, podem educar, divertir e contribuir para a construção da cidadania de crianças e jovens excluídos socialmente e culturalmente. Compreender o que é a cidade é o primeiro passo para construção do cidadão e da idéia de cidadania. O projeto ?O olhar geográfico sobre a cidade e as manifestações artísticas e culturais: cinema, música, literatura e pintura na construção da cidadania? é um projeto de extensão da UFT apoiado, financiado e selecionado pela parceria MEC/MINc através do edital da PROEXT 2008, e têm como objetivo orientar os/as alunos/as de graduação do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional, capacitando-os/as para trabalhar com oficinas culturais e geográficas onde o saber acadêmico integra com o cinema, a música, a literatura, e as artes visuais na busca por linguagens que permitam a construção do conhecimento a partir das reflexões propostas pela arte. As oficinas culturais são voltadas para crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos e de 15 a 17 anos, selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Porto Nacional a partir do Cadastro Único de programas sociais do município, uma vez que buscamos crianças e adolescentes de baixa renda e preferencialmente filhos de beneficiários do Programa Bolsa Família que estão em situação de exclusão social e cultural e também crianças em situação de cumprimento de medidas socioeducativas e/ou em risco de trabalho infantil. É uma iniciativa pioneira e certamente contribuirá para aproximar a Universidade da sociedade, apostando numa linguagem mais agradável que a educação formal, trabalhando com um tema presente na vida de todos/as, que é a Cidade. Compreender a cidade a partir do cinema, musica, pintura e literatura, acreditamos que contribuirá para fortalecer os vínculos sociais e culturais de todos os envolvidos no projeto. Visite o sítio: http://www
    • Nome do projeto: Formação de professores de Geografia: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTO, Denis Ricardo , PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch , RODRIGUES, J. C. , CEZARI, E. J. , CAVALCANTI, L. S. , MORAIS, E. M. B. , SOUZA, V. C. .
      Descrição: Este projeto é parte integrante de um projeto de pesquisa coletivo em escala nacional que será desenvolvido por professores filiados ao Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica NEPEG da Universidade Federal de Goiás. O projeto coletivo tem como objeto analisar a formação de professores de Geografia no Brasil, no contexto das alterações desencadeadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação de professores de 2002. A análise centra-se no estudo dos projetos pedagógicos e nos depoimentos de alunos ingressantes, egressos e de professores formadores de cursos de licenciaturas em Geografia de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do país. A problemática da formação de professores de Geografia no contexto das DCNs requer considerações sobre o contexto político da educação brasileira; o cenário da implantação das políticas de formação de professores; e sobre os impactos já percebidos na formação de professores de Geografia em função dessas DCNs. Desta forma o presente projeto será desenvolvido segundo os parâmetros e diretrizes do projeto coletivo coordenado nacionalmente pelo NEPEG, porém na escala regional de ação, que neste caso ocorrerá no estado do Tocantins e será executada por um coletivo de professores da Universidade Federal do Tocantins - UFT dos campi de Araguaína, Palmas e Porto Nacional.
    • Nome do projeto: Do Lugar ao Território e suas representações na pesquisa geográfica (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTO, Denis Ricardo , PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa busca aprimorar conhecimentos e saberes sobre a ciência geográfica relacionando-a com o estudo do Lugar, do Território e das Representações Sociais, mediados pela cultura, arte, cidade e cidadania. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Título: Televisão e ensino de Geografia: uma relação viável.
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • União de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2005 ).
    • Colégio Estadual Dom Manoel Konner:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 - 2005 ).
    • Colégio Cenecista Flávio Dal Bo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Assessoria Administrativa
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Ministério da Saúde - Programa Nacional de DST/Aids:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Consultor Técnico
    • Universidade Federal do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Escola Família Agrícola de Porto Nacional-TO:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professor colaborador na área de Geografia nos ensinos Fundamental e Médio.
        Outras informações: Professor Colaborador
    • Interface (Porto Nacional):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Interface (Porto Nacional):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).