Não autenticado |

Camila de Lima Gervaz

    • Doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana, do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo. Bacharela e Licenciada em Letras, com habilitações em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo. É professora, revisora, e autora de materiais didáticos. Atua na formação de professores desde 2014. Afiliada à Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAD), à Associação Brasileira de Hispanistas (ABH) e à Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP). Participa do grupo de pesquisas Linguagem, Educação e Virtualidade da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • Tendências teóricas e metodológicas no ensino e aprendizagem de espanhol em diferentes contextos
    • GERVAZ, C. L. ; GOES NETO, A. F. . Diversidade na Escola: Experiências com a lei 11.1645/08. São Paulo : Gráfica da FFLCH, 2015 . 68p. ISBN: 9788575062678.
    • GERVAZ, C. L. ; BRAGA, A. C. A. . A história e a cultura latino-americana nas aulas de espanhol Intersecciones â013 revista da APEESP , v. 3 , p. 18 - 25 , 2018. ISSN: 23579994.
    • GERVAZ, C. L. . O jogo do urutu, ou uma proposta de jogo colaborativo para a alfabetização e letramento REVISTA LEETRA INDÍGENA DA UFSCAR , v. 12 , p. 4 - 10 , 2014. ISSN: 2316445X.
  • Capítulos publicados: 4
    • GERVAZ, C. L. . "Yo, periodista": análise à luz da condição Pós-método de um trabalho desenvolvido a partir de textos jornalísticos. Espanhol no Ensino Superior: práticas pedagógicas e reflexões docentes, v. 1, p. 371 - 390, 2024.
    • Mayrink, M. F ; Echenique, M ; GERVAZ, C. L. . A formação de professores para o uso das tecnologias digitais: construindo espaços no currículo de letras. Currículo, contextos de ensino e formação de professores de espanhol, v. 1, p. 134 - 166, 2024.
    • GERVAZ, C. L. . Revisitando a prática docente: reflexões sobre um curso de língua espanhola desenvolvido em contexto pandêmico. Pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas com tecnologias: percursos reflexivos e metodológicos, v. , p. 105 - 128, 2022.
    • GERVAZ, C. L. ; FONSECA, R. S. . Temática Indígena na Escola: Linguagens e Memória. Diversidade na escola: experiências com a lei 11.645/08, v. , p. 59 - 68, 2015.
    • GERVAZ, C. L. . A argumentação e a construção da imagem-pública no discurso institucional. In: XX FALE - Fórum Acadêmico de Letras , 2009 , Jataí. Caderno de Resumos - XX FALE. Jataí : Gráfica Jataí, 2009. p. 39 - 40.
    • BAIXEIRAS, X. R. ; CONDE, V. G. ; AREAN-GARCIA, N. ; GERVAZ, C. L. . No Brasil. Páginas de um diário. Santiago de Compostela : Mar Maior (Galáxia Editorial) , 2015 (Revisão de tradução)
    • GERVAZ, C. L. ; CRUZ, E. S. ; SOUZA, D. T. R. ; ZIBETTI, M. L. T. . Formação de professores e saberes docentes: trajetória e preocupações de uma pesquisadora da docência ? uma entrevista com Ruth Mercado. São Paulo : Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP , 2014 (Tradução)
    • GERVAZ, C. L. . METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EMERGENTES PARA O EMPODERAMENTO E A PARTICIPAÇÃO: EXPERIÊNCIAS COM O METAVERSO GATHER TOWN NAS AULAS DE ELE.. 2023 (Comunicacao)
    • GERVAZ, C. L. ; ECHENIQUE, M. T. ; UETI, L. S. ; BOLIVAR, L. G. D. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS PARA O SÉCULO XXI: INTERFACES ENTRE TECNOLOGIAS E ENSINO. 2023 (Simposio)
    • GERVAZ, C. L. . Tecnologias emergentes para o empoderamento e a participação: experiências com o metaverso Gather Town nas aulas de língua espanhola. 2023 (Comunicacao)
    • GERVAZ, C. L. . Tecnologias emergentes para o empoderamento e a participação: propostas para a aula de ELE. 2023 (Comunicacao)
    • GERVAZ, C. L. . La vida y la muerte son una fiesta. 2019 (Conferência)
    • GERVAZ, C. L. . Del plurilingüismo en España a la situación de las lenguas indígenas en Brasil. 2018 (Conferência)
    • GERVAZ, C. L. . SP y CDMX ¿territorios indígenas? Políticas lingüísticas, memoria y los topónimos de las ciudades. 2017 (Comunicacao)
    • GERVAZ, C. L. . Empoderamento e diversidade linguística, Lei 11.645, TICs e educação: múltiplas possibilidades, múltiplos letramentos. 2015 (Seminário)
    • GERVAZ, C. L. . Por uma análise discursiva das denominações do aborto: um tema 'na fronteira da lei e do tabu'. 2014 (Comunicacao)
    • GERVAZ, C. L. . Os direitos sexuais e reprodutivos, o discurso neoliberal e discursos institucionais: possíveis intersecções. 2014 (Simposio)
    • GERVAZ, C. L. ; GOES NETO, A. F. . Políticas Linguísticas e o ensino de línguas estrangeiras: algumas experiências com línguas indígenas no Brasil. 2014 (Outra)
    • GERVAZ, C. L. . América Latina, a 'Nossa América'? - A construção de uma identidade latino-americana pelo seu nome 'próprio'. 2014 (Conferência)
    • GERVAZ, C. L. . A (re)construção da imagem-pública no discurso institucional. 2009 (Comunicacao)
    • GERVAZ, C. L. . A argumentação e a construção da imagem-pública no discurso institucional. 2009 (Comunicacao)
    • GERVAZ, C. L. . Participação na Estada Lingüística d'Estiu 2019. 2019 Acadèmia Valenciana de la LLengua
    • GERVAZ, C. L. . I EPED - Encontro de Pós Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • GERVAZ, C. L. ; GOES NETO, A. F. ; RIBEIRO, J. P. ; CIOLA, L. B. ; FONSECA, R. S. . Mini curso. 2014 (Centro Ángel Rama)
    • GERVAZ, C. L. ; GOES NETO, A. F. . Cineclube Centro Ángel Rama - As ditaduras hispânicas. 2014 (Centro Ángel Rama - FFLCH/USP)
    • SILVEIRA, A. ; GERVAZ, C. L. . Ciclo de Palestras "O guarani: língua que nos une". 2015 (Centro Ángel Rama de Estudos Latino-americanos da Universidade de São Paulo)
    • LIMA, F. B. ; CRUZ, E. S. ; SILVA, S. G. ; CABRAL, G. G. O. ; GERVAZ, C. L. . Jornada APEESP 2016. 2016 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • CELADA, M. T. ; GERVAZ, C. L. ; GOES NETO, A. F. ; GRANGEIRO, G. C. ; MORALES, M. C. ; VIEIRA, W. S. ; NASCIMENTO, F. Z. ; ROCHA, D. O. ; ARIABO, L. K. ; MANDALA, P. S. . Curso Relações entre línguas na escola - Troca de saberes com a universidade. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • GERVAZ, C. L. ; SOUZA JUNIOR, J. R. ; MUBARAC, C. O. ; ARAUJO JUNIOR, B. J. . Jornada Apeesp 2019. 2019 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • CELADA, M. T. ; RODRIGUES, F. C. ; FANJUL, A. P. ; OLIVEIRA, A. P. F. ; MIGUEZ, A. ; ARAUJO JUNIOR, B. J. ; GERVAZ, C. L. ; BRIANEZZI, D. ; MOREIRA, G. ; SOUSA, G. N. E. ; SOUZA JUNIOR, J. R. ; SOKOLOWICZ, L. ; SILVA, M. M. A. ; COSTA, M. ; VICTURI, N. S. ; ELIAS, N. ; GASPARINI, P. ; BOTTARO, S. E. G. . 4º Congresso Latino-americano de Glotopolítica. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • HOSIASSON, L. J. ; VERNECK, B. ; GERVAZ, C. L. ; MUBARAC, C. O. ; ARAUJO, E. C. ; VASCONCELLOS, E. M. M. ; BORGHI, G. L. N. ; PESSOA, J. C. C. ; NEVES, G. B. ; GONCALVES, J. H. R. ; FIGUEIREDO, L. F. ; SANTOS, M. S. ; REIS, M. S. ; GUANAES, M. M. ; MEDAIL, N. A. ; QUEIROS, O. D. ; SILVA, S. L. A. . XI Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2024 (FFLCH/USP)
    • LIMA, F. B. ; CRUZ, E. S. ; SILVA, S. G. ; CABRAL, G. G. O. ; GERVAZ, C. L. ; CELADA, M. T. . A MP 746/16 e o lugar das Línguas Estrangeiras no Ensino Médio. 2016 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • GERVAZ, C. L. ; GOES NETO, A. F. ; FONSECA, R. S. ; RIBEIRO, J. P. ; CIOLA, L. B. . Mini-curso Políticas Linguísticas e os Povos Indígenas da América Latina. 2014 (Centro Ángel Rama de Estudos da Literatura e da Cultura Latino-Americanas)
    • GERVAZ, C. L. ; GOES NETO, A. F. . Políticas Linguísticas e os Povos Indígenas da América Latina. 2015 (Centro Ángel Rama de Estudos Latino-americanos (USP), Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • GERVAZ, C. L. ; GOES NETO, A. F. . O ensino de línguas indígenas no Brasil: Relatos de experiências e reflexão sobre as prácticas. 2016 (Centro de Enseñanza de Lenguas Extranjeras de la Universidad Autónoma de México)
    • GOES NETO, A. F. ; GERVAZ, C. L. . As línguas indígenas no Brasil: um breve histórico de suas relações com o português na região amazônic. 2016 (Centro de Enseñanza de Lenguas Extranjeras de la Universidad Autónoma de México)
    • CELADA, M. T. ; FONSECA, C. ; GERVAZ, C. L. ; MATIAS, M. ; PARRA, A. . Las lenguas en la Enseñanza Superior: quiero hacer intercambio y necesito hacer español - ¿Cómo prepararme para ese acontecimento??. 2017 (Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • GERVAZ, C. L. ; ECHENIQUE, M. T. . El uso de ChatGPT como recurso didáctico en las clases de español: límites y posibilidades. 2023 (Instituto Federal de Brasília - Campus Ceilândia)
    • GERVAZ, C. L. ; ECHENIQUE, M. T. . IAgora, você? Propostas de ensino e aprendizagem de línguas com o uso de Inteligência Artificial. 2023 (Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP))
    • GERVAZ, C. L. ; SIQUEIRA, E. J. . Os recursos digitais ao alcance de docentes e aprendizes. 2014 (UFSCar - Universidade Federal de São Carlos)
    • GERVAZ, C. L. . Espanhol Básico. 2012 (Apostila de ensino de língua espanhola)
    • Nome do projeto: O mapa como texto e o texto como mapa da cidade: por uma análise discursiva dos nomes das estações de metrô da Cidade do México e de São Paulo. (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GERVAZ, C. L. , FANJUL, A. P. .
    • Nome do projeto: Interrupção voluntária da gravidez versus aborto: duas representações discursivas de um mesmo objeto? (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GERVAZ, C. L. , FANJUL, A. P. .
      Descrição: O projeto analisa a construção do objeto discursivo aborto por meio da observação dos processos de co-referência, reformulação e retomada. Com base nestes fenômenos, analisados sob uma perspectiva semântica, pretende-se identificar escolhas lexicais afetadas por uma materialidade histórica e, caso seja necessário, quantificar regularidades dos processos supracitados. A abordagem teórica utilizada será a semântica da enunciação (Guimarães, 12:2005), que compartilha conceitos teóricos com a análise do discurso como, por exemplo, o de sujeito. Para tal empreitada, parte-se do pressuposto de que se trata de um processo de resignificação deste objeto em discursos que, embora almejem neutralidade por pertencerem ao âmbito científico, conduzem-no às ideologias marcadas ou não nos textos analisados. Há deste modo uma tensão entre um discurso de caráter explicativo, o que é próprio do gênero, a saber, cartilhas e folhetos explicativos sobre os direitos reprodutivos, e sequências argumentativas que apresentam tais ideologias. Trata-se de um estudo qualitativo que visa à comparação dos referidos processos em dois países, a saber, o Brasil e o México
    • Nome do projeto: Formação de professores de ELE para o uso das tecnologias emergentes para o empoderamento e a participação. (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GERVAZ, C. L. .
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica com o projeto "Interrupção Voluntária da Gravidez" versus "Aborto". Duas representações discursivas de um mesmo objeto?
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica
    • Escola Móbile:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2020 ).
        Outras informações: Atuação como Professora Especialista de Língua Espanhola para o Ensino Fundamental II. Como docente, produziu materiais didáticos, avaliações, organizou e ministrou oficinas e palestras.
        Outras informações: Professora Especialista de Língua Espanhola
    • Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Atuação como Professora Especialista de Língua Espanhola para o Ensino Médio e em Cursos de Extensão oferecidos pela FAACG.
        Outras informações: Professora Especialista de Língua Espanhola
    • Colégio Morumbi Sul:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Atuação como Professora Especialista de Língua Espanhola para o Ensino Fundamental II e Médio.
        Outras informações: Professora Especialista de Língua Espanhola
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Estudante de pós-graduação